Jornal do Brasil denuncia sabotagem da economia

Tempo de leitura: 2 min

CONSPIRAÇÃO CONTRA A PÁTRIA

O Jornal do Brasil mantém a confiança nachefia do estado Democrático

Jornal do Brasil, sugerido por Neide Pacheco

30/05 às 16h15 – Atualizada em 30/05 às 16h29

O mundo inteiro passa por uma crise econômica e social, decorrente da ganância dos banqueiros, que controlam o valor das moedas, o fluxo de crédito, o preço internacional das commodities. Diante deles, os governos se sentem amedrontados, ou cúmplices, conforme o caso e poucos resistem.

A União Europeia desmantela-se: o fim do estado de bem-estar, o corte nos orçamentos sociais, a desconfiança entre os países associados, a indignação dos cidadãos e a incapacidade dos governantes em controlar politicamente a crise, que tem a sua expressão maior no desemprego e na pauperização de povos. Se não forem adotadas medidas corajosas contra os grandes bancos, podemos esperar o caos planetário, que a irresponsabilidade arquiteta.

A China, exposta como modelo de crescimento, é o caso mais desolador de crescente desigualdade social no mundo, com a ostentação de seus bilionários em uma região industrializada e centenas de milhões de pessoas na miséria no resto do país.

Isso sem falar nas condições semiescravas de seus trabalhadores – já denunciadas como sendo inerentes ao “Sistema Asiático de Produção”. Os Estados Unidos, pátria do capitalismo liberal e neoliberal, foram obrigados a intervir pesadamente no mercado financeiro a fim de salvar e reestruturar bancos e agências de seguro, além de evitar a falência da General Motors.

Neste mundo sombrio, o Brasil se destaca com sua política social. Está eliminando, passo a passo , a pobreza absoluta, ampliando a formação universitária de jovens de origem modesta, abrindo novas fronteiras agrícolas e obtendo os menores níveis de desemprego de sua história.

Não obstante esses êxitos nacionais, o governo está sob ataque histérico dos grandes meios político-financeiros. Na falta de motivo, o pretexto agora é a inflação. Ora, todas as fontes demonstram que a inflação do governo anterior a Lula foi muito maior que nos últimos 10 anos.

O Jornal do Brasil, fiel a sua tradição secular, mantém a confiança na chefia do Estado Democrático e denúncia, como de lesa-pátria, porque sabota a economia, a campanha orquestrada contra o Governo – que lembra outros momentos de nossa história, alguns deles com desfecho trágico e o sofrimento de toda a nação.

Leia também:

Luciano Martins Costa: Jornalões festejam o “desastre” na economia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Cirino Gomes

SÓ NÃO ESTA VENDO QUEM NÃO QUER!

A CORRUPÇÃO QUE É A MAIOR RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DO DESEMPREGO, DA MISÉRIA, DA VIOLÊNCIA E DA PROMISCUIDADE, ESTA GENERALIZADA.
Só quem não acompanha política, ou não presta atenção em nada, não sabe que todas as passeatas foram manipuladas e usadas como palanque eleitoral.

É muito fácil notar que a CPI, os impeachment e a lava jato, não passaram de espetáculos teatrais, e só serviram para dar mais despesas, serviram para uns fazerem média, e para outros ganharem votos!

Quer provas?

Com o impeachment, a Dilma e o Color ganharam mais uma aposentadoria, continuam exercendo cargo público e impunes, sem devolver um centavo!

SOMENTE OS EMPRESÁRIOS METIDOS EM FALCATRUAS FIZERAM DELAÇÃO PREMIADA E DEVOLVERAM PARTE DOS VALORES ROUBADOS, MAS NENHUM POLÍTICO, OU SEUS FAMILIARES DEVOLVERAM UM CENTAVO DOS VALORES QUE ROUBARAM.
E MUITOS DESTES LADRÕES NEM PROCESSADOS FORAM.

O BRASIL QUE É O PAÍS MAIS RICO DO PLANTE TERRA, TEM MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE FALCATRUAS, CORRUPÇÕES, DESVIOS, SUPERFATURAMENTO, APROPRIAÇÃO INDÉBITAS E ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS.
E AS CADEIAS E PRESÍDIOS CONTINUAM SUPERLOTADOS, DE ANALFABETOS, POBRES, PRETOS E PUTAS, SEM PARENTES IMPORTANTES, SEM EIRA SEM BEIRA!

E ATÉ A ESTADIAS DOS PRESOS, ESTÃO SENDO SUPERFATURADAS, PARA GERAR LUCROS AOS INTEGRANTES DO CRIME POLITICO ORGANIZADO, POIS ALGUNS POLÍTICOS DIZEM, QUE CADA PRESO DAQUELES QUE ESTÃO EMBOLADOS E PEQUENO CUBÍCULOS, CUSTAM MAIS DE CINCO MIL REAIS AOS COFRES PÚBLICOS, MELHOR DIZER, CUSTA ESTE VALOR EXORBITANTE, PARA O POVO QUE PAGA IMPOSTO.

COMO PODE SER ISSO, SE A MAIORIA DOS TRABALHADORES BRASILEIROS GANHAM EM MÉDIA MIL REAIS MENSAIS, E COM VALOR TÃO IRRISÓRIO, PRECISAM SE MANTER E SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS?

E O BRASIL CONTINUA FALINDO OS TRABALHADORES CONTINUAM PERDENDO SEUS DIREITOS.

BOA PARTE DA POPULAÇÃO DESEMPREGADA. PASSANDO PELAS MAIS DIVERSIFICADAS NECESSIDADES, ALGUNS PASSANDO ATÉ FOME, MAS PAGANDO A MAIOR TAXA TRIBUTARIA DO PLANETA, PARA BANCAR AS MORDOMIAS E AS RAPINAGENS DESTES POLÍTICOS USURPADORES “AUTORIDADES PICARETAS” E SEUS FAMILIARES.

SE DEPOIS DE TANTAS PASSEATAS, CPI; IMPEACHMENT E LAVA JATO, ALGUÉM CONHECER UM POLÍTICO, OU QUALQUER UM DE SEUS FAMILIARES QUE TENHA DEVOLVIDO UM CENTAVO DOS VALORES ROUBADOS, POR GENTILEZA ME INFORME.

E AS VERBAS ARRECADAS NA LAVA JATO, EM NADA ESTA BENEFICIANDO A POPULAÇÃO, POIS OS POLÍTICOS CONTINUAM DIZENDO, QUE FALTA VERBAS PARA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E MORADIA, QUE SÃO AS NECESSIDADES BÁSICAS EM UMA SOCIEDADE.

E PARA QUEM NÃO SABE; FOI O PRÓPRIO SERGIO MORO, QUE FALA EM PACOTE CONTRA A CORRUPÇÃO, QUEM CRIOU A MEDIDA HUMANITÁRIA, PARA CONCEDER O BENEFICIO DE PRISÃO DOMICILIAR, AO LULA QUE CONTINUA TRILIONÁRIO, AOS DEMAIS POLÍTICOS CORRUPTOS, E AOS SEUS FAMILIARES LADRÕES E FANTASMAS.

E O SERGIO MORO FOI DENUNCIADO, POR ESTAR USANDO AS VERBAS ARRECADAS NA LAVA JATO EM CAIXA DOIS, MAS PARA SE JUSTIFICAR; DISSE ALTO, CLARO E EM BOM SOM, PARA O MUNDO TODO OUVIR, QUE CAIXA DOIS NÃO É CRIME

PARA GANHAR VOTOS E SE ELEGER, BOLSONARO DIZIA, QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERIA UMA COVARDIA CONTRA OS TRABALHADORES.

E DIZIA, QUE SÓ COM AS VERBAS DO NIÓBIO E DO GRAFENO, O BRASIL SERIA UMA POTÊNCIA, MAS DEPOIS DE ELEITO PARECE QUE SE ESQUECEU DESTE DETALHE E DE SUAS PROMESSAS.

POIS ESTA USANDO VERBAS PÚBLICAS E PAGANDO POLÍTICOS USURPADORES E CORRUPTOS DA SUA MESMA LAIA, PARA VOTAREM A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

E NÃO EXPLICA, PARA ONDE ESTÃO INDO AS VERBAS DAS PRIVATIZAÇÕES, DO NIÓBIO E DO GRAFENO.

E o Brasil que é o país mais rico do planeta terra, continua falindo e os trabalhadores continuam sendo escravizados.

Mas os simplórios, ao invés de defender seus direitos, a Pátria e o futuro de seus descendentes, continuam se digladiando e se ofendendo, para defender os algozes da Nação!

Enquanto isso, os políticos e seus familiares que nada produzem, continuam se fingindo de adversários, roubando de conluio, impunes, se enriquecendo a cada dia mais, e se acobertando entre eles!

É GOLL….. BRASIL ZIL, ZIL, ZIL…. O CAMPEÃO DA CORRUPÇÃO, DAS FALCATRUAS, DOS ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS, DOS DESVIOS DE VERBAS E IMPUNIDADE

João Cirino Gomes

Quanta discrepância:
Olhe ai para hipocrisia e delonga dos canalhas que se fazem de cegos, e continuam criando projetos para desviar verbas publicas e encher linguiça!

Quem desviou, roubou, superfaturou e se tornou bilionário da noite para o dia, não foi punido nem devolveu um centavo daquilo que surrupiou: O pai de família que faz passeatas, para reivindicar seus direitos é preso e punido, e vai ter que pagar multa para se ver livre da prisão;
E seu suor, “dinheiro” vai servira para ampliar as mordomias dos verdadeiros bandidos!

Dilma diz que as manifestações são legitimas; Se as manifestações são legítimas, que O PT, que é governo esta esperando para atender o clamor da população?

São muitos hipócritas; querem usar as manifestações para queimar seus adversários políticos! E esta patifaria que chamam de estratégia, já vem de longas datas!

Podem todos investigar; poderemos fazer denuncias e mais denuncias: Enquanto houver a lei de imunidade e o foru privilegiado, só pobre vai bater com os costados atrás das grades!

Por isso sou a favor do abaixo assinado pelo fim da imunidade e foru privilegiado!

Pois a lei de imunidade, só serve para acobertar políticos corruptos e os integrantes de suas quadrilhas, e o foru privilegiado só serve para facilitar as negociatas e vendas de sentenças!

Exemplo > é Daniel Dantas o sócio do Lulinha, filho genial do Lula, ser solto, e o juiz, ser promovido a ministro!

Acordem! Na época da copa muitos projetos serão votados da noite para o dia e por debaixo dos panos!

Depois da copa, os idiotas que estavam feito tontos gritando gol, vão acordar e passar a reclamar protestar e pedir socorro!

Continuem acreditando eternamente em quem lhes engana constantemente!

Ou então> http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

O resto; sinto muito, mas é só lorota para desviar a atenção desta população, daquilo que realmente lhes interessa!

João Cirino Gomes

A ganância dos políticos brasileiros é cega, difícil de controlar.

Alem de terem o maior salário do planeta, os políticos brasileiros exercessem vários cargos ao mesmo tempo; com direito a bateladas de mordomias, e aposentadorias, duas férias por ano, décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto, com direito a vestimentas, verbas para combustível, verbas para moradia, cartão corporativo, e tem a lei de imunidade e o foru privilegiado para roubarem, desviarem, superfaturarem e se acobertarem.
Não fossem estas discrepâncias; seriamos o país mais rico do universo em todos os sentidos!

Para que haja democracia e justiça social, vamos lutar pelo fim da imunidade e do foru privilegiado!

Precisamos de renovações, com novos partidos e novos políticos!

Quem luta por justiça, precisa saber que as atuais eleições não passam de embromações…

O governo deveria esclarecer a população, e o voto deveria ser facultativo!

A população precisa saber que o voto pertence ao partido e não ao candidato!

Esta é uma das formulas, quero dizer, maracutaia das raposas velhas, que pretendem permanecer no poder a qualquer custo, por isso, as alianças entre os partidos!

Desta maneira, boa parte dos eleitores nem percebem que são obrigados a votar, e eleger sempre os mesmos corruptos!

Abaixo-assinado pelo fim da imunidade e impunidade.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

Luís Carlos

JB está de prabéns pela iniciativa corajosa de não alinhamento a pauta única, orquestrada pelos grandes meios de comunicação. Sem veículos como o JB tudo parece muito natural, ser tramas articuladas intencionalmente pelos editores de grandes jornais, revistas e TVs. A denúncia do JB desnuda o ardil e mancomunação de especuladores, jornalistas e seus lacaios para impor sua ideologia de violência e desinformação.

Sagarana

“O Jornal do Brasil, fiel a sua tradição secular, mantém a confiança na chefia…” Como se esse “Jornal do Brasil” que aí está tivesse algum coisa com aquele saudoso JB que não existe mais.

trombeta

Direita sem voto é um saco.

Parabéns ao JB pela honestidade.

Edgar Rocha

Terrível é que o Governo Brasileiro nem foi tudo isto durante a gestão do PT. Mas, naquilo que deveria ser questionado, aquilo que numa oposição séria serviria de munição, simplesmente não se toca no assunto: a paralisação da reforma agrária, a falta de critérios na ampliação da fronteira agrícola, o desrespeito e a impunidade de criminosos contra as lideranças do campo e os indígenas, o avanço da impunidade na corrupção, o avanço do crime organizado… tudo isto poderia ser visto como pontos fracos e incoerências que a própria esquerda haveria de reconhecer. Não tocar nestes assuntos é admitir o que já sabemos: a direita faria ainda pior e não está disposta a mudar nada nestes temas, a não ser agravá-los! Resta para a oposição questionar o valor das conquistas que verdadeiramente ocorreram e devem ser mantidas e ampliadas, usar o discurso ridículo de que não foi o Governo petista autor de nada, tentar desqualificar os pontos positivos, etc. Enfim, estamos entre a cruz e a espada. Tenho certeza de que, fora a possibilidade de um ato anti-democrático (não quero falar em golpe, pra não deixar os conspiranoicos com as lombrigas acesas de felicidade), uma sucessão de jogo sujo, digamos, ou então uma crise insustentável, de fazer o Serra cantar Chimbalaiê e rebolar na praça de tão feliz, dificilmente o PT sairá do poder nesta década. E, infelizmente, não será por mérito total seu. Há muita gente descontente com os nós ainda amarrados (principalmente o apoio ao Governo recebido de setores mais conservadores e desinteressados em mudar o que se deve).

Regi capelari

Estou quase acreditando nesse jornal.

Julio Silveira

Brasil pobre é bom para a minoria exclusivista, que tem no excesso de oferta de mão de obra barata, quase escrava, a possibilidade para se colocar como Deuses, por terem empregos para ofertar e tanta gente para concorrer, mas apenas uns poucos para conquistar. Tabalhador com familia a perigo aceita qualquer humilhação para levar, pelo menos, o sustento da familia, vira carneiro, trai a classe e a propia cidadania, faz qualquer negócio. É assim que essa turma, quase sempre carola, gosta. Explorar o semelhante aviltando a relação capital – trabalho. Valorizando demais seu capital, desqualificando o trabalho e o trabalhador. Não foi a toa que criaram essa armadilha, essa farça seus agente chamados agentes financeiros, eles semi deuses, filhos do Deus mercado.

Urbano

Jornal do Brasil… uma Dádiva de Deus!

guilherme

Até quando este país vai ficar submetido aos interesses dos mesmos grupos. Tem uma turma que se acha dono do país.

J.Carlos

Esta estratégia, de criar o caos econômico, vem sendo praticado pela minoria conservadora há décadas, sendo a derrubada do governo constitucional e democrático de Salvador Allende o exemplo mais conhecido. No livro “Fórmula para o caos”, com base exclusivamente em documentos da CIA, o historiador Moniz Bandeira relata como fazem para por em prática esta criminosa estratégia golpista.

Major

ATÉ TU, JOE?

Joe Biden e o Brasil:

O vice-presidente americano se disse impressionado após a reunião mantida com a presidente brasileira. “Nos últimos 15 anos vocês demonstraram para o mundo que é possível ter democracia e desenvolvimento dos quais todos se beneficiam. E essa é a magia do que vocês fizeram aqui, o que a presidente de vocês está fazendo agora e a razão pela qual ela pode ter uma influência tão incrível e bem além deste país”, acrescentou.

Francisco Hugo

O enterro da lei 5.250, de 9 de fevereiro de 1967, no STF, foi o primeiro ato da tragicomédia do mensalão encenada pelos ministros amestrados do Merval .
Postei a respeito, à época, mas a censura dos blogs sujos comeu solta: todos comemoravam o fim da Lei de Imprensa, dita maldita porque do tempo da ditadura, tal como, por exemplo, o Estatuto da Terra.
Só valia comentário a favor.
Comemoravam o que jamais haviam lido/conhecido (o nome de tal prática é “festividade”).
A Direita ficou livre para pular na jugular do Lula etc etc etc …
Impunemente!
Responsabilizar os autores de desmandos midiáticos, agora, é “atentar contra a liberdade de expressão”.
O despreparo ideológico dos parlamentares em geral é publico e notório. O dos petistas, assustador.
E o dos blogueiros sujos (salvo honrosas exceções)?
O golpe militar em Honduras em 2009, reconhecido como tal até por resolução da ONU; o do Paraguai… e o do STF (em curso) não são novidade para quem acompanha a evolução do modus operandi do Departamento de Estado.
Faço isso desde quando, menino, quis saber sobre o USIA/USIS. Anos 60.
Caminhoneiros parando a nação, mulheres de classe média alta em passeatas batendo em panelas vazias (só assim pegam em panelas), caras-pintadas, rosários/terços/orações… a Direita e o DE não são muito criativos.
À medida que os povos colonizados vão preferindo governos “por eles”, restam à Direita e ao DE golpes a via Judiciário e o terrorismo midiático. Não quer dizer que descartaram intervenções militares e assassinatos de lideranças populares.
Terrorismo é ato de guerra contra civis.
Atos de guerra não se caracterizam apenas pelo uso de bombas e similares.
A informação e a contrainformação também são atos de guerra.
Os milicos que patrocinaram a Lei de Imprensa sabiam disso.
Senão, vejamos aí abaixo;
(Quem aplaudiu o enterro sem ler o defunto, leia agora. Para “desmilitarizar” a Lei, pouca coisa precisava ser mudada/cortada.)

DOS ABUSOS NO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E INFORMAÇÃO

Art . 12. Aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticarem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos às penas desta Lei e responderão pelos prejuízos que causarem.

Parágrafo único. São meios de informação e divulgação, para os efeitos dêste artigo, os jornais e outras publicações periódicas, os serviços de radiodifusão e os serviços noticiosos.

Art . 13. Constituem crimes na exploração ou utilização dos meios de informação e divulgação os previstos nos artigos seguintes.

Art . 14. Fazer propaganda de guerra, de processos para subversão da ordem política e social ou de preconceitos de raça ou classe:

Pena: de 1 a 4 anos de detenção.

Art . 15. Publicar ou divulgar:

a) segredo de Estado, notícia ou informação relativa à preparação da defesa interna ou externa do País, desde que o sigilo seja justificado como necessário, mediante norma ou recomendação prévia determinando segredo confidência ou reserva;

b) notícia ou informação sigilosa, de interesse da segurança nacional, desde que exista, igualmente, norma ou recomendação prévia determinando segredo, confidência ou reserva.

Pena: De 1 (um) a 4 (quatro) anos de detenção.

Art . 16. Publicar ou divulgar notícias falsas ou fatos verdadeiros truncados ou deturpados, que provoquem:

I – perturbação da ordem pública ou alarma social;

II – desconfiança no sistema bancário ou abalo de crédito de instituição financeira ou de qualquer empresa, pessoa física ou jurídica;

III – prejuízo ao crédito da União, do Estado, do Distrito Federal ou do Município;

IV – sensível perturbação na cotação das mercadorias e dos títulos imobiliários no mercado financeiro.

Pena: De 1 (um) a 6 (seis) meses de detenção, quando se tratar do autor do escrito ou transmissão incriminada, e multa de 5 (cinco) a 10 (dez) salários-mínimos da região.

Parágrafo único. Nos casos dos incisos I e II, se o crime é culposo:

Pena: Detenção, de 1 (um) a (três) meses, ou multa de 1 (um) a 10 (dez) salários-mínimos da região.

Art . 17. Ofender a moral pública e os bons costumes:

Pena: Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa de 1 (um) a 20 (vinte) salários-mínimos da região.

Parágrafo único. Divulgar, por qualquer meio e de forma a atingir seus objetivos, anúncio, aviso ou resultado de loteria não autorizada, bem como de jogo proibido, salvo quando a divulgação tiver por objetivo inequívoco comprovar ou criticar a falta de repressão por parte das autoridades responsáveis:

Pena: Detenção de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa de 1 (um) a 5 (cinco) salários-mínimos da região.

Art . 18. Obter ou procurar obter, para si ou para outrem, favor, dinheiro ou outra vantagem para não fazer ou impedir que se faça publicação, transmissão ou distribuição de notícias:

Pena: Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa de 2 (dois) a 30 (trinta) salários-mínimos da região.

§ 1º Se a notícia cuja publicação, transmissão ou distribuição se prometeu não fazer ou impedir que se faça, mesmo que expressada por desenho, figura, programa ou outras formas capazes de produzir resultados, fôr desabonadora da honra e da conduta de alguém:

Pena: Reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, ou multa de 5 (cinco) a 50 (cinquenta) salários-mínimos da região.

§ 2º Fazer ou obter que se faça, mediante paga ou recompensa, publicação ou transmissão que importe em crime previsto na lei:

Pena: Reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa de 2 (dois) a 30 (trinta) salários-mínimos da região.

Art . 19. Incitar à prática de qualquer infração às leis penais:

Pena: Um terço da prevista na lei para a infração provocada, até o máximo de 1 (um) ano de detenção, ou multa de 1 (um) a 20 (vinte) salários-mínimos da região.

§ 1º Se a incitação for seguida da prática do crime, as penas serão as mesmas cominadas a êste.

§ 2º Fazer apologia de fato criminoso ou de autor de crime:

Pena: Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa de 1 (um) a 20 (vinte) salários-mínimos da região.

Art . 20. Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena: Detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa de 1 (um) a 20 (vinte) salários-mínimos da região.

§ 1º Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, reproduz a publicação ou transmissão caluniosa.

§ 2º Admite-se a prova da verdade, salvo se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

§ 3º Não se admite a prova da verdade contra o Presidente da República, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Câmara dos Deputados, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Chefes de Estado ou de Governo estrangeiro, ou seus representantes diplomáticos.

Art . 21. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:

Pena: Detenção, de 3 (três) a 18 (dezoito) meses, e multa de 2 (dois) a 10 (dez) salários-mínimos da região.

§ 1º A exceção da verdade somente se admite:

a) se o crime é cometido contra funcionário público, em razão das funções, ou contra órgão ou entidade que exerça funções de autoridade pública;

b) se o ofendido permite a prova.

§ 2º Constitui crime de difamação a publicação ou transmissão, salvo se motivada por interesse público, de fato delituoso, se o ofendido já tiver cumprido pena a que tenha sido condenado em virtude dele.

Art . 22. Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou decoro:

Pena: Detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa de 1 (um) a 10 (dez) salários-mínimos da região.

Parágrafo único. O juiz pode deixar de aplicar a pena:

a) quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;

b) no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

Art . 23. As penas cominadas dos arts. 20 a 22 aumentam-se de um têrço, se qualquer dos crimes é cometido:

I – contra o Presidente da República, Presidente do Senado, Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Chefe de Estado ou Govêrno estrangeiro, ou seus representantes diplomáticos;

II – contra funcionário público, em razão de suas funções;

III – contra órgão ou autoridade que exerça função de autoridade pública.

Art . 24. São puníveis, nos termos dos arts. 20 a 22, a calúnia, difamação e injúria contra a memória dos mortos.

Art . 25. Se de referências, alusões ou frases se infere calúnia, difamação ou injúria, quem se julgar ofendido poderá notificar judicialmente o responsável, para que, no prazo de 48 horas, as explique.

§ 1º Se neste prazo o notificado não dá explicação, ou, a critério do juiz, essas não são satisfatórias, responde pela ofensa.

§ 2º A pedido do notificante, o juiz pode determinar que as explicações dadas sejam publicadas ou transmitidas, nos termos dos arts. 29 e seguintes.

Art . 26. A retratação ou retificação espontânea, expressa e cabal, feita antes de iniciado o procedimento judicial, excluirá a ação penal contra o responsável pelos crimes previstos nos arts. 20 e 22.

§ 1º A retratação do ofensor, em juízo, reconhecendo, por termo lavrado nos autos, a falsidade da imputação, o eximirá da pena, desde que pague as custas do processo e promova, se assim o desejar o ofendido, dentro de 5 dias e por sua conta, a divulgação da notícia da retratação.

§ 2º Nos casos deste artigo e do § 1º, a retratação deve ser feita ou divulgada:

a) no mesmo jornal ou periódico, no mesmo local, com os mesmos caracteres e sob a mesma epígrafe; ou

b) na mesma estação emissora e no mesmo programa ou horário
…………………………………………………………………………………………………………………
DO DIREITO DE RESPOSTA

Art . 29. Tôda pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade pública, que fôr acusado ou ofendido em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de informação e divulgação veicularem fato inverídico ou, errôneo, tem direito a resposta ou retificação.

§ 1º A resposta ou retificação pode ser formulada:

a) pela própria pessoa ou seu representante legal;

b) pelo cônjuge, ascendente, descendente e irmão, se o atingido está ausente do País, se a divulgação é contra pessoa morta, ou se a pessoa visada faleceu depois da ofensa recebida, mas antes de decorrido o prazo de decadência do direito de resposta.

§ 2º A resposta, ou retificação, deve ser formulada por escrito, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias da data da publicação ou transmissão, sob pena de decadência do direito.

§ 3º Extingue-se ainda o direito de resposta com o exercício de ação penal ou civil contra o jornal, periódico, emissora ou agência de notícias, com fundamento na publicação ou transmissão incriminada.

Art . 30. O direito de resposta consiste:

I – na publicação da resposta ou retificação do ofendido, no mesmo jornal ou periódico, no mesmo lugar, em caracteres tipográficos idênticos ao escrito que lhe deu causa, e em edição e dia normais;

II – na transmissão da resposta ou retificação escrita do ofendido, na mesma emissora e no mesmo programa e horário em que foi divulgada a transmissão que lhe deu causa; ou

III – a transmissão da resposta ou da retificação do ofendido, pela agência de notícias, a todos os meios de informação e divulgação a que foi transmitida a notícia que lhe deu causa.

§ 1º A resposta ou pedido de retificação deve:

a) no caso de jornal ou periódico, ter dimensão igual à do escrito incriminado, garantido o mínimo de 100 (cem) linhas;

b) no caso de transmissão por radiodifusão, ocupar tempo igual ao da transmissão incriminada, podendo durar no mínimo um minuto, ainda que aquela tenha sido menor;

c) no caso de agência de notícias, ter dimensão igual à da notícia incriminada.

§ 2º Os limites referidos no parágrafo anterior prevalecerão para cada resposta ou retificação em separado, não podendo ser acumulados.

§ 3º No caso de jornal, periódico ou agência de notícias, a resposta ou retificação será publicada ou transmitida gratuitamente, cabendo o custo da resposta ao ofensor ou ao ofendido, conforme decisão do Poder Judiciário, se o responsável não é o diretor ou redator-chefe do jornal, nem com êle tenha contrato de trabalho ou se não é gerente ou proprietário da agência de notícias nem com ela, igualmente, mantenha relação de emprego.

§ 4º Nas transmissões por radiodifusão, se o responsável pela transmissão incriminada não é o diretor ou proprietário da empresa permissionária, nem com esta tem contrato de trabalho, de publicidade ou de produção de programa, o custo da resposta cabe ao ofensor ou ao ofendido, conforme decisão do Poder Judiciário.

§ 5º Nos casos previstos nos §§ 3º e 4º, as empresas têm ação executiva para haver o custo de publicação ou transmissão da resposta daquele que é julgado responsável.

§ 6º Ainda que a responsabilidade de ofensa seja de terceiros, a empresa perde o direito de reembôlso, referido no § 5º, se não transmite a resposta nos prazos fixados no art. 31.

§ 7º Os limites máximos da resposta ou retificação, referidos no § 1º, podem ser ultrapassados, até o dôbro, desde que o ofendido pague o preço da parte excedente às tarifas normais cobradas pela emprêsa que explora o meio de informação ou divulgação.

§ 8º A publicação ou transmissão da resposta ou retificação, juntamente com comentários em caráter de réplica, assegura ao ofendido direito a nova resposta.

Art . 31. O pedido de resposta ou retificação deve ser atendido:

I – dentro de 24 horas, pelo jornal, emissora de radiodifusão ou agência de notícias;

Il – no primeiro número impresso, no caso de periódico que não seja diário.

§ 1º No caso de emissora de radiodifusão, se o programa em que foi feita a transmissão incriminada não é diário, a emissora respeitará a exigência de publicação no mesmo programa, se constar do pedido resposta de retificação, e fará a transmissão no primeiro programa após o recebimento do pedido.

§ 2º Se, de acordo com o art. 30, §§ 3º e 4º, a empresa é a responsável pelo custo da resposta, pode condicionar a publicação ou transmissão à prova de que o ofendido a requereu em juízo, contando-se desta prova os prazos referidos no inciso I e no § 1º.

Art . 32. Se o pedido de resposta ou retificação não for atendido nos prazos referidos no art. 31, o ofendido poderá reclamar judicialmente a sua publicação ou transmissão.

§ 1º Para êsse fim, apresentará um exemplar do escrito incriminado, se fôr o caso, ou descreverá a transmissão incriminada, bem como o texto da resposta ou retificação, em duas vias dactiloqrafadas, requerendo ao Juiz criminal que ordene ao responsável pelo meio de informação e divulgação a publicação ou transmissão, nos prazos do art. 31.

§ 2º Tratando-se de emissora de radiodifusão, o ofendido poderá, outrossim, reclamar judicialmente o direito de fazer a retificação ou dar a resposta pessoalmente, dentro de 24 horas, contadas da intimação judicial.

§ 3º Recebido o pedido de resposta ou retificação, o juiz, dentro de 24 horas, mandará citar o responsável pela empresa que explora meio de informação e divulgação para que, em igual prazo, diga das razões por que não o publicou ou transmitiu.

§ 4º Nas 24 horas seguintes, o juiz proferirá a sua decisão, tenha o responsável atendido ou não à intimação.

§ 5º A ordem judicial de publicação ou transmissão será feita sob pena de multa, que poderá ser aumentada pelo juiz até o dobro:

a) de Cr$10.000 (dez mil cruzeiros) por dia de atraso na publicação, nos casos de jornal e agências de notícias, e no de emissora de radiodifusão, se o programa fôr diário;

b) equivalente a Cr$10.000 (dez mil cruzeiros) por dia de intervalo entre as edições ou programas, no caso de impresso ou programa não diário.

§ 6º Tratando-se de emissora de radiodifusão, a sentença do juiz decidirá do responsável pelo custo da transmissão e fixará o preço desta.

§ 7º Da decisão proferida pelo juiz caberá apelação sem efeito suspensivo.

§ 8º A recusa ou demora de publicação ou divulgação de resposta, quando couber, constitui crime autônomo e sujeita o responsável ao dobro da pena cominada à infração.

§ 9º A resposta cuja divulgação não houver obedecido ao disposto nesta Lei é considerada inexistente.

Art . 33. Reformada a decisão do juiz em instância superior, a empresa que tiver cumprido a ordem judicial de publicação ou transmissão da resposta ou retificação terá ação executiva para haver do autor da resposta o custo de sua publicação, de acordo com a tabela de preços para os seus serviços de divulgação.

Fabio Passos

A situacao e muito ruim para a “elite” branca e rica.
PiG-psdb caminham para a extincao em 2014.

Os golpistas estao desesperados.

Gerson Carneiro

A oposição e a velha mídia nativa querem criar uma crise econômica aqui para se sentirem na Europa.

Paulo

Quais seriam as medidas corajosas para “interromper” a gestação do golpe?
Ah, que bobeira minha!
Uma revolução popular para a tomada do poder.
Uai, mas o poder está na mão de que partido?
Tá, mas não está! Essa tal democracia é muito assim, “democrática”.
Seria só uma revoluçãozinha de leve, nada violenta!
Assim, meio como um golpe preventivo contra os conspiracionistas!

Ok, ok!

Quem que a gente prende primeiro?

Os Marinho?

lulipe

Que sabotagem, os dados não são fornecidos pelo próprio governo???

    abolicionista

    Gente, o lulipe tá lendo! ;)

    Paulo

    E quando a “sabotagem” é a própria ação do lulopetismo em recriar os “campeões nacionais”?

    A matéria jornalística está na Carta Capital (acho que ela não pertence ao PIG, não é?) e não sei por qual razão esqueceram de colocar o Eike como os seu “??” bilhões de reais emprestados pelo BNDES. A quantia está assim, como “??”, porque existe uma celeuma entre os atores para definir o quanto de fato foi emprestado. Um, o empresárioX, diz que foi algo em torno de 1 bi, o BNDES acha que fica entre 7 e 9 bi. Lógico, os conspiradores agentes do PIG afirmam que passou de 13.

    13?

    Nossa, que coincidência!

    Pois é! Sabotaram a economia e ninguém sabe quem foi.

    http://www.cartacapital.com.br/economia/fim-do-campeonato-8287.html

    Eunice

    Sim e não. Os dados todos lemos. Alguns ssabem interpretar e aceitar. Outros os usm para detonar perspectivas, salvaguardar interesses espúrios, sair à frente de negócios truculentos deixando a conta pro pova, aterrorizando. Amir Khair é de minha confiança. É realista.

Sr.Indignado

Muito bomo texto, só faltou dar nome aos bois.

É preciso dizer que a inflação é paradoxal. Quanto mais se fala nela e mais ela aparece nos planejamentos estratégicos, mais ela existe. Mesmo que não existam razões para tal.

O PIG e alguns partidos de direita se valem da sazonalidade dos preçoes para anunciar uma inflação. Parte da definição da inflação diz respeito ao crescimento e parte ao crédito que se dá nela (existem outras). Então há uma vulnerabilidade na definição que é apreoveitado por esses grupos que não estão nem aí para o povo.

O Banco Central precisa criar mecanismos que permitam por na cadeia e banir do sistema monetário CPFs e CNPJs que atuam desta maneira. Precisa responder o porquê se articulam dessa maneira e como eles agem, seus consultores, articuladores.

Enquanto isso vamos fazer nosso papel de formiguinha, boicotar quem sobe os preços. Subiu, anoto na minha lista negra e compro do concorrente, compro no exterior ou abandono o produto. Vamos lá gente.

Luiz Carlos S Moreira

Se pelo menos o Jornal do Brasil resolvesse daqui por diante publicar a verdade sobre o Brasil, sua política e economia, eu voltaria a ler jornais.

Miranda Afonso

Quando vejo a propaganda do PSDB na televisão, falando da inflação nas alturas, que vai melhorar, qualificar mais mão de obra Brasileira, bom, esses caras devem estar pensando que o povo Brasileiro sofre de aminésia profunda, que esqueceu o que governo dele fez, eles queriam acabar com as Escolas Técnicas Federais e no final do mandato do governo deles a inflação ja estava beirando os dois dígitos.

souza

parabéns ao jornal do brasil.
avante governo brasileiro.

Sérgio Pestana

É verdade, não podemos nos enganar: a nossa democracia, com todos seus problemas, não pode ficar refém desses lesas-pátrias. De testes em testes estão desqualificando os anseios e as expectativas da sociedade até poderem estabelecer as bases como se deu em 1964, quando o governo se viu manietado, sem condições mínimas de conduzir o país pela aglutinização política das forças reacionárias e conservadores então em conluio com as forças armadas e seus acólitos na imprensa. O roteiro está cada dia mais claro e se os movimentos sociais, os sindicatos,o povo e seus representantes mais sérios, estiverem novamente desorganizados, o Brasil corre sério risco de virar uma republiqueta tão ao gosto desses neogolpistas. O perigo está rondando o país e os últimos eventos e falsas informações demonstram cabalmente as intenções desses vendilhões. As provocações são diárias. As mentiras, as deturpações, as manipulações são cotidianamente ditas e escritas nos grandes veículos de informação, incluindo-se também as redes de televisão e as radiodifusoras. Toda atenção e cuidado é pouco. Estamos lidando com profissionais do golpismo.

LEANDRO

Ah…então devo acreditar no falido JB? Nem o governo tá acreditando…

“Banco Central faz leilão para conter alta do dólar”

Leia

Este vídeo mostra como o PSDB governa.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KGZE2vrkw7M#!

Willian

Quem é o dono do Jornal do Brasil?

    Zanchetta

    Chapa branca!

Angélica Vieira.

PARABÉNS ao JB, expondo a verdade.

Valcir Barsanulfo

O PIG,mais o sistema financeiro, mais os neo liberais do Brasil, só trabalham pela catástrofe. Quanto pior, melhor, é o lema desses derrotados.

valmont

As famiglias donas da midia e seus associados sao grandes especuladores. Eles sao os maiores interessados na alta dos juros e na eleicao do playboy tucano. Querem desestabilizar o Brasil, sempre visando seus lucros particulares.

Jose Mario HRP

Não estamos tão mal na foto.
Olha de quem nós estamos ganhando
E agora Global?

Panino Manino

Agora ficou sério!
Para um jornal desses chegar ao ponto de fazer um editorial denunciando campanha contra o país, é que tem coisa feia acontecendo.

Joel Miranda

Amigos
Os escorpiões do PIG vão nos matar!
Esta denúncia do Jornal do Brasil é um grito de alerta ao povo brasileiro, precisamos tomar coragem, abrir o bico, se não estas forças capitalistas selvagens vão naufragar o projeto Brasil!
Estamos criando mais de 150mil empregos por mes, desde o início do governo Lula, chegando à metade do governo Dilma, não é possível que o povo brasileiro se deixe levar por estes escorpiões, prontos a nos picar e a nos matar!
Fazer política de redução do consumo, aumentando juros, quando mais da metade da população precisa de bens e serviços, é crime de lesa pátria!

Joel

José Souza

Grande parte do que ocorre com a Europa e outros países no mundo todo, inclusive o Brasil, deve ser debitado ao Ex-Presidente dos EUA, Sr. Richard Nixon. Foi ele que fez o acordo com a China. Ofereceu máquinas/equipamentos industriais e a garantia do fornecimento das matérias primas e propôs ao governo chines que entrasse com a mão-de-obra (abundante) para produzir de tudo e, barato. Depois retirou o padrão ouro das transações internacionais e o substituiu pela moeda americana,o dolar. Daí pra frente teve início a maior transferência de linhas de produção, no todo ou em parte, para aquele país, inicialmente e depois para quase toda a Ásia. Reverter esse quadro ficou difícil. Estamos colhendo os espinhos das rosas plantadas por aquele Sr.. Até quando não sabemos e acredito que ainda vai piorar.

abolicionista

Um adendo: a crise não decorre da “ganância dos bancos”, mas de uma necessidade intrínseca ao sistema capitalista: a produção acelerada de acumulação, a valorização do valor. É falacioso culpar os banqueiros por fazerem aquilo que sempre fizeram os capitalistas. As regras do capitalismo não estão na constituição, elas seguem os ditames da forma mercadoria e a dinâmica da acumulação: são essas regras pétreas que assujeitam os sujeitos, e não o contrário.

LEANDRO

Tudo uma armação, igual a inflação na Argentina. Se a inflação não existe porque o BC aumentou os juros? Porque o pib não decola? Porque das privatizações desenfreadas? Esse JB tá querendo é morder uma parcela da verba governamental que vai para concorrência.

ricardo

Sejamos bonzinhos. Fiquemos bem calados enquanto o governo leva a economia para o buraco. Sigamos o modelo da Argentina. Que mal há em contar uma mentirinha ou outra para o bem da pátria e do povão. Se a inflação bater na casa dos 20%, vamos acreditar e fazer acreditar que esse índice não passa de 5%.Enquato os EUA se revigoram, aceleramos nossa marcha em direção ao buraco da estagflação. Visivelmente, bateu o desespero nos chapa-branca. Ainda que calem toda a imprensa livre, não poderão modificar os preços dos procutos nas gôndolas dos super-mercados. E não adianta “ameaçar” com o retorno do portento de Garanhuns. Ele é tudo, menos burro. Não vai entrar em canoa furada.

Bertold

Que virada! Falido, o J.B.Online dá a impressão de ser um blog “sujo”. Quando tinha jornal impresso e razoável circulação não era assim.

João Pedro

Achei que o Jornal do Brasil tinha acabado!!!

J Souza

Quem paga a publicidade controla a informação.
De modo geral, são estes os principais:
– as cervejarias;
– os bancos (incluindo as subsidiárias, como os cartões de crédito e seguradoras);
– as grandes construtoras; e
– as montadoras de automóveis.

E agora, parece que quem controla a informação, controla o governo.
Ao contrário do Lula, a Dilma lê jornais e revistas… e assiste a rede globo, coitada!
Não vou me surpreender se qualquer dia desses ela e o Mantega aparecerem pedindo autógrafos para o Reinaldo Azevedo e o Merval Pereira…

    J Souza

    P.S.: O Brasil é a 6ª economia mundial desse jeito. Se aqui houvesse investimento em educação básica e reforma agrária, seria a 2ª ou 3ª.

jaime

De qualquer forma, não deixa de ser gratificante a constatação de que começa a haver uma fissura na opinião do PIG, embora o Jornal do Brasil hoje seja apenas uma sombra daquilo que já chegou a ser.

Antonio Morais

É isso que as pessoas de bem, jornalistas, artistas, intelectuais, enfim, pessoas importantes, tem que fazer. Denunciar esse crime contra o Brasil.

Mauricio Mulazani Rebonato

Em Curitiba, onde moro, o preço do alcool caiu de 2,09/1,99 para 1,79/1,69. Creio que o combustível seja um alimentador da inflação. Talvez esta queda seja ilusória. Mas juntando com baixa do preço da energia elétrica, tudo isto não seria uma cacetada nesta maldita inflação, que os jornalões, com exceção do JB, torcem para que suba. No mais, quando leio estes mesmos jornalões, só costumo ler sobre, esportes, cinema, porque o resto é rídiculo.

Francisca Sandra Sampaio Sales

A vontade do PIG é essa mesmo. Se tem uma pessoa que se diz cantor da massa aparece em programa falando que mereceu ser torturado. Coitada da Marília Gabriella de boca aberta, não acreditando no que estava ouvindo. E ele afirmando: Eu mereci!!!!!!! Sei não viu. Olhe se tiver armação nisso tudo.

Roldão Arruda: A Comissão da Verdade e as viúvas da ditadura – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Jornal do Brasil denuncia sabotagem da economia […]

    Jorge

    PARABENS “JORNAL DO BRASIL”!

jaime

Como dizem lá pelas plagas dos hermanos: “se o governo tem o poder de emitir moeda (coisa que já nem tem mais), quem tem a máquina de remarcar preços são os empresários”.
Já é assim desde há algum tempo. Aquelas tentativas do Sarney, por exemplo, de congelamento de preços, foram respondidas pelo empresariado com o sumiço das mercadorias, coisa que acontece hoje na Venezuela. A Argentina também está tendo que fazer umas “contas de chegar” com o empresariado para não sucumbir ao boicote.
Aqui, não há juros ou privatizações que bastem.
Quando empresas de todo o tamanho manipulam o Estado a seu bel prazer e escancaram o conflito capital X trabalho sem o menor rubor facial, podemos começar a reler sobre a época do feudalismo.
É o neo-feudalismo chegando.
Aliás, não era nessa época em que havia gente que cobrava pedágio para se poder atravessar os feudos?

Luciano Martins Costa: Jornalões festejam o "desastre" na economia – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Jornal do Brasil denuncia sabotagem da economia […]

Uélintom

“abrindo novas fronteiras agrícolas”, e isso lá é motivo de comemoração? Isso significa que os coronéis latifundiários estão mais poderosos do que nunca. O que são essas “novas fronteiras”? São áreas de preservação ambiental sendo destruídas, são terras pertencentes a povos originários sendo tomadas ao custo de muito sangue. E quando falam “agrícola” a gente imagina um trabalhador rural no cultivo de algum alimento que compramos nas feiras-livres – ledo engano: na verdade trata-se de alguma das monoculturas de exportação, cana para álcool ou soja para alimentar gado, nada de alimento humano.
Eu seria estúpido se não reconhecesse que houve um avanço (senão mesmo uma transformação) na condição de vida dos mais pobres nos últimos 10 anos. Mas daí a concordar com os rumos que isso está tomando há uma grande distância. Diferentemente do jornal, não tenho confiança cega em ninguém, e por isso não concordo com as políticas de desenvolvimento que beneficiam as grandes construtoras e os latifundiários às custas da vida de povos inteiros, como está acontecendo com os povos indígenas.
Torço para que a esquerda volte a tomar o controle do Governo nas mãos! Porque ser de esquerda significa ser solidário com os mais fracos, significa ser a favor da vida.

Paulo Brasil

O que ha de fazer contra esse golpismo é a qualificaçao desses atos como Crime Contra a Economia Brasileira e colocar na cadeia esses golpistas. Os de sempre.

Roberto Locatelli

Realmente, há enormes semelhanças entre o quadro político atual e a situação antes do golpe de 1º de abril de 1964. A direita, novamente, quer o golpe, já que perde nas urnas.

    jeferson damascena

    Concordo, Sr. Locatelli. Me parece que alguns setores da elite da sociedade brasileira ainda não “acordaram” para o fim da ditadura militar e jamais se ajustaram a viver na democracia.

Jose Mario HRP

O que precisamos é votar logo a “Lei do Médios” no Congresso.
Daí haverá mais vozes nessa maracutaia da PIG, vozes que rebaterão essa sacanagem global/estadona/folhetinesca/zeroordinária!
KKKKKK….

Deixe seu comentário

Leia também