Jeferson Miola: Merval faz da mídia um álibi para a delinquência

Tempo de leitura: 4 min

merval-imortal

A Veja é um partido político disfarçado de revista; Merval faz da mídia um álibi para a delinquência

por Jeferson Miola, enviado pelo autor, na Carta Maior

O lixo semanal da revista Veja traz na capa um close do rosto desfigurado do Lula com uma chamada ameaçadora: “A vez dele”. No subtítulo, faz alusão a supostas revelações do empreiteiro da OAS, que incriminariam Lula. De sobremesa, a revista oferece uma chanchada: “como o filho Lulinha ficou milionário”.

A Veja não surpreende; iludidos são aqueles seres humanos de boa fé que ainda se surpreendem com a vilania daquela revista. A Veja apenas ensina que a patifaria, o ódio e o desprezo de classe não têm limites.

Empregando linguagem asquerosa, a revista investe contra Lula com um desrespeito inaceitável a um ex-Presidente. Em qualquer democracia, ensejaria à condenação pelo crime de ofensa à honra: “Léo [Léo Pinheiro, da OAS] e Lula são bons amigos. Mais do que por amizade, eles se uniram por interesses comuns. Léo era operador da empreiteira OAS em Brasília. Lula era presidente do Brasil e operado pela OAS. Na linguagem dos arranjos de poder baseados na troca de favores, operar significa, em bom português, comprar. Agora operador e operado enfrentam circunstâncias amargas”.

O empreiteiro desmentiu a revista, que ainda assim manteve a circulação.

A atuação partidária da Veja não é novidade. Para a revista, ter status de “empresa de comunicação serve de fachada para o crime”. A quatro dias da eleição de outubro de 2014, Veja antecipou em dois dias seu lixo semanal trazendo na capa Dilma e Lula em close e a chamada “Eles sabiam de tudo” [sic], com um subtítulo espalhafatoso baseado em suposto depoimento do doleiro-criminoso Youssef.

Tanto antes como agora, a revista não baseia suas infâmias em fatos concretos, mas simplesmente em mentiras e elucubrações que satisfazem a obsessão patológica de desmoralizar Lula, Dilma e o PT.

Não é só a Veja que usa a “liberdade de expressão” como álibi para a prática criminosa. Este é o método da mídia oposicionista e seus servos ideológicos. Merval Pereira, do jornal O Globo, é um praticante contumaz dessa técnica.

Na coluna de sábado 25.07 [“O diálogo inviável”] Merval perpetrou um repertório de acusações que decerto lhe foi servido pelo seu colega FHC no chá da tarde na Academia Brasileira de Letras:

1. “… o PT revelou-se um partido que adota meios corruptos para fazer política, e usa o Estado para financiar seus esquemas, com o objetivo de dominar a máquina pública pelo maior tempo possível;

2. o PT … é, até que se prove o contrário, o único [Partido] que sequestrou o Estado brasileiro para montar um esquema de domínio político na tentativa de se perpetuar no poder;

3. … o PT inaugurou uma nova fase da corrupção brasileira, muito mais danosa à democracia por que se alimenta da própria máquina do Estado para continuar dominando-a indefinidamente;

4. … para, através do desvio de recursos do Estado brasileiro, controlar a vida partidária nacional e desvirtuar o sistema de coalizão partidária através de distribuição de verbas ao Legislativo, envenena o nosso sistema democrático, desmonta a convivência harmônica entre os Poderes da República, quebra o sistema de pesos e contrapesos próprio da democracia representativa;

5. Como partido organizado e bem comandado, o PT transformou a roubalheira generalizada em instrumento de controle político. O que mudou nos anos petistas é que a roubalheira nas principais áreas do governo foi monopolizada pelo esquema político que almeja a hegemonia. Sem mudar essa postura diante da democracia, não há razão para a busca de um diálogo”.

O Presidente Lula nomeou diretamente dois presidentes da Petrobrás – José Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli. A Presidente Dilma nomeou Maria das Graças Foster e Aldemir Bendine. Durante os 16 meses de frenético espetáculo jurídico-midiático da Operação Lava Jato que começou em março de 2014, nenhuma autoridade da Petrobrás designada diretamente por Lula e Dilma estão indiciadas ou são suspeitas.

As pessoas da própria Petrobrás implicadas na corrupção, como se sabe, são cinco ou seis funcionários de carreira de uma empresa que tem no seu quadro funcional quase 250 mil empregados.

Entre os outros mais de sessenta envolvidos no escândalo que foram arrolados até o momento pelo Judiciário, apenas um deles é do PT, o ex-tesoureiro. Os demais são empresários, lobistas, consultores, doleiros, além de agentes políticos que pertencem ao PMDB, PP, PSB, PSDB e que representam a maioria dos políticos implicados.

Apesar disso, o espetáculo jurídico-midiático promove intencionalmente uma narrativa desequilibrada e desproporcional para desmoralizar o PT.

Merval precisa comprovar a materialidade das imputações feitas ao Partido. Elas são de tal gravidade que, se verdadeiras, implicariam na proscrição e banimento de qualquer organização com as características por ele arroladas. Caso o colunista da Globo não comprove suas palavras levianas, não resta outro caminho que não um processo judicial pela ofensa desferida a quase um milhão e seiscentos mil pessoas filiadas ao PT.

Para a revista Veja, o caminho é o mesmo, e deve começar pela apuração do crime cometido na véspera do segundo turno eleitoral de 2014, até hoje sem resultados conhecidos.

Nunca antes na história do Brasil o ambiente esteve tão intoxicado pelo reacionarismo e por práticas fascistas que difundem ódio e intolerância. É essencial agir-se urgentemente contra essa realidade usando os remédios da democracia, das leis e da Constituição.

Leia também:

Saul Leblon: Governo Dilma cortou direitos enquanto torrava R$ 85 bi em juros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Messias Franca de Macedo

… É de provocar asco, o “imortal:
E aquela cara de criança birrenta chupando pirulito de jiló!…

Vade retro Satanás!
Que me perdoe o Satanás!

carmen silvia

Penso ser obrigação do Partido dos Trabalhadores processar merval por essas acusações.Diante do que estamos vivendo é irresponsabilidade dos acusados permanecerem inertes, é a democracia e o próprio destino do país que estão em jogo. Não é mais possível os dirigentes do partido e mesmo o ex presidente Lula permanecerem passivos diante dessas ameaças cotidianas. Eu não tenho confiança no julgamento da população diante do massacre religiosamente desferido contra o partido seu governo e governantes, precisaríamos estar vivendo em outro estágio civilizatório pra não ocorrer essa contaminação. A hora dos discursos e réplicas em jornais já passou, torna-se urgente ações que pelo menos indique uma de mudança de rumo no quadro atual.

Urbano

O que vejo de mais proeminente na oposição ao Brasil é a sua irmandade, tanto na burrice, quanto nos seus princípios escatológicos…

abolicionista

Desculpe, mas o fascismo já venceu essa luta. Resta resistir ao máximo, mas não vejo muita esperança no futuro político do país, para ser sincero. Talvez daqui a alguns séculos…

Messias Franca de Macedo

“Estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil”, diz Roberto Amaral
26/jul/2015, 14h33min

Roberto Amaral: “Nós metemos na cabeça que essa gente não formava mais opinião. Nos descuidamos e ficamos assistindo à construção de um monopólio ideológico, destilando conservadorismo de manhã, de tarde e de noite.”

[ ?resize=800%2C533 ]

Roberto Amaral esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular”.

Por jornalista Marco Weissheimer
O Brasil está assistindo ao crescimento de uma onda conservadora e autoritária, de cunho fascista, que pode lançar o País em um grave retrocesso político, econômico e social nos próximos anos. Toda vez que o país se deixou dominar pelo pensamento de direita, acabou sendo tomado pelos valores do autoritarismo, que vem das raízes escravocratas das nossas chamadas elites, preguiçosas, incultas e profundamente perversas. A advertência é do cientista político, escritor e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular” (Altadena Editorial) .
(…)
O ovo da serpente e o embrião fascista
“O ovo da serpente tem uma característica especial: ele não tem casca, mas sim uma película muito fina e transparente que permita que se veja o embrião se desenvolvendo. O que quero dizer com essa metáfora é que nós estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil. Está em nossas mãos a decisão.
(…)
“Não devemos nos iludir com os compromissos democráticos da direita”
“Ninguém deve se iludir com os compromissos democráticos e legalistas da direita brasileira. É uma direita que sempre apelou para o golpe e para o desvio democrático. Está aí a história dos anos 50 e 60 repleta de exemplos disso. Ela não tem compromisso com a democracia. Seu único compromisso é com seus interesses de classe. E, lamentavelmente, parece que a burguesia no Brasil tem mais consciência de classe do que muitos setores proletários.”
(…)

FONTES [LÍMPIDAS!]:

http://www.sul21.com.br/jornal/estamos-vendo-o-desenvolvimento-de-um-embriao-fascista-no-brasil-diz-roberto-amaral/

e aqui

http://www.ocafezinho.com/2015/07/27/roberto-amaral-e-preciso-esmagar-o-embriao-fascista-agora/

Messias Franca de Macedo

… Idem para o outro fasciterrorista midiático Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária impune!
ENTENDA I

… Desde o início da divulgação de mais uma capa e matéria criminosas do folhetim fascista que responde pela alcunha de ‘veja’, eu comentei:

… A cena do crime [impune] que interessa ao esgoto da fasciterrorista ‘veja’:
(…)
A narrativa criminosa dos mafiosos Civitas reverberada e amplificada nos comentários do Alexandre Garcia!
Durante toda a próxima semana “na espera da próxima edição do folhetim da MARGINAL”!
Idem para o comportamento dos(as) demais ‘penas amestradas’ a $oldo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa!
(…)

“Não deu outra!”

O cinismo e a irresponsabilidade criminosos do terrorismo empreendido, sistematicamente, pelo Garcia “das organizações (sic) Globo”!
No programete de hoje, o panfletário e boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia reverberou o factóide desmoralizado no prelo da ‘veja’ IMUNDA!
E associou ao “Petrolão da OAS” [uma suposta] reforma num sítio do presidente Lula!
Idem a uma [suposta] reforma num apartamento do presidente Lula!
(…)

E o assassinato de reputação e a apologia ao golpe de Estado e ao ódio ao PT veiculados através da ondas eletromagnéticas de emissoras de rádio, reles concessões públicas do Estado brasileiro!…

Wendel

Até que se prove o contrário, o que o governo tem é medo……….., medo………., medo……., e mais medo do PIG, senão já haveria de ter tomado medidas para lavar sua honra !!!
Mas………….

Julio Silveira

No Brasil com uma justiça tão avacalhada e perniciosa quanto aqueles que ela pretensamente se propoe julgar, fica facil assumir esses tipos de comportamentos, coisa para quem o ilicito é algo comum, corriqueiro. Surpreende-me que nessa nossa sociedade onde os valores tão distorcidos (por conta de formadores de conceitos distorcidos como esses), as pessoas que se propoem serem de bem ainda não tenham percebido a correlação das ações desse tipo com as mais sordidas praticas adotadas pelas marginálias das mais baixas escalas e escolas morais. Francamente as vezes fico pasmo com a ousadia desses que ousam se surpreender quando as vitimas são os proprios, não vêem o quanto estimulam a concorrência.

FrancoAtirador

.
.
DEFESA DE JOÃO VACCARI NETO
.
A Verdade sobre o ex-Tesoureiro do PT e sua Família
.
(https://verdadesobrevaccari.files.wordpress.com/2015/06/defesa-de-joao-vaccari-neto-versao-completa-para-impressao.pdf)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também