Janio de Freitas: Votar de novo a maioridade penal é demonstração de minoridade política, moral, democrática e cultural

Tempo de leitura: 3 min

EDUARDO CUNHA/ENTREVISTA

A idade do atraso

por Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo, 05/07/2015  02h00

Repetir a votação sobre maioridade penal, com disfarçante alteração do texto, para transformar em vitória a sua derrota 24 horas antes, não é a principal função dessa já conhecida ousadia de Eduardo Cunha. Não importa se impensado ou mesmo inconsciente, ainda assim o maior sentido dado ao ato é o de demonstração da minoridade política, moral, democrática e cultural do Brasil.

No vocabulário dos garotos carentes, um país “dimenor”.

É inimaginável que um gesto sequer parecido possa ser feito na Câmara de algum dos países, digamos, adultos, seja ou não desenvolvido. No Brasil, além de feito, é aceito pela quase totalidade dos deputados, é repetido (antes no projeto sobre financiamento privado de campanhas eleitorais, agora no da maioridade penal) e outra vez aceito. Adendo brasileiramente supérfluo: o que estava em votação não era um projeto de lei, comum, era um texto da Constituição.

A rigor, foram dois os textos constitucionais questionados no ato e na aceitação. Um, o que proíbe a votação, “na mesma sessão legislativa”, de “emenda rejeitada”. Outro, o que veda “emenda tendente a abolir os direitos e garantias constitucionais”, como muitos consideram a maioridade de 18 anos, que a Câmara manteve e logo depois baixou para 16 anos.

No século 21, estamos no mesmo baixio político, moral e cultural de muitas dezenas de anos atrás, quando o relógio da Câmara era parado às 23h58, para que entrassem pela madrugada a disputa e a votação cujo prazo se encerrava à meia-noite. Congressistas adulteravam resultados dando votos fraudulentos por vários outros. Em textos votados e aprovados fora substituída ou retirada uma palavra determinante. Coisas de país atrasado. E, vê-se, ainda aí.

Entre os pouquíssimos que se manifestam sobre a validade, ou não, do artifício de Eduardo Cunha, alguns propõem o recurso imediato ao Supremo Tribunal Federal; outros, só ao término do processo de votação no Senado, porque o Supremo recusaria pronunciar-se sobre matéria ainda pendente de decisão do Poder Legislativo.

A discussão é ociosa. A redução da maioridade foi levada à segunda votação com o argumento de ser um projeto diferente. A diferença: dos crimes especificados para responsabilização penal já aos 16 anos, foram retirados do projeto derrotado o roubo com violência e o tráfico de drogas, ficando os crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Mas a emenda constitucional não é sobre os crimes. É sobre as idades, presentes e iguais nas duas propostas levadas a votação. E nesta igualdade, essência das duas emendas, é que se configura a dupla apreciação proibida pelo texto constitucional.

Consumada a votação do projeto apenas maquiado, trata-se de ato acabado. O questionamento é a esse processo parlamentar, a ser examinado em confronto com a proibição da Constituição. O teor da proposta, idade alterável ou não, é discussão à parte.

A importância da definição do Supremo vai além da idade penal mínima. Os tumultuosos procedimentos da Câmara atual recaem sobre decisões importantes para milhões de famílias, para o Tesouro Nacional, para o próprio Congresso. E integram, como um dos fatores de estímulo, a degradação de condutas e procedimentos em que o atraso adota a pregação de violência, discriminações e retrocessos que o país já tem demais.

Leia também:

Rodrigo Vianna: Cunha, os ditadores em miniatura e a gravidade da hora


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Se o jornalismo brasileiro ainda não está a chafurdar por completo na lama, é porque ainda temos jornalistas da estirpe de um Jânio de Freitas.

Antonio

Jânio de Freitas mais uma vez expõe sem rodeios o que somos, da mesma forma que Mino Carta dias atrás.
Somos um país de boçais e imbecis onde tudo se resolve com carnaval, cerveja e futebol.
O momento que vivemos mostrou a nós e ao mundo que a cordialidade do brasileiro era uma falácia.
Somos um povo carregado de ódio e ignorância, um povo que pensa no seu bem estar momentâneo.
Uma população que prefere ser tangida por um “pai” a lhe dizer o que e quando fazer.
Os mais humildes não tem grande culpa por agirem dessa forma. Foram obrigados por séculos de exploração.
Culpa cabe à classe média, alta e média alta que não passam de idiotas colonizados que pensam em Miami como centro do mundo quando não é o maior puteiro latino-americano.
Uma classe média que compra veículos por cinco vezes mais do que custam e dólares ou em euros e só compra porque também pratica margens de lucro vergonhosas em suas empresas.
Conheço algumas que passaram e passam por dificuldades para vender ao exterior. Venderiam e teriam preço competitivo se não praticassem as margens de lucro que praticam.
Uma classe média que admite calada um CADE inútil que permite que uma rede de supermercados domine mais de 70% do comércio de alimentos e de eletrodomésticos em um aglomerado como São Paulo e ainda corre para comprar pelo menor preço oferecido por uma das redes que controla.
O fundador dessa rede é muito elogiado por seu empreendedorismo e capacidade blá blá blá… principalmente por ter “apoiado” o Lula. Apoiou coisa nenhuma, queria estar de bem para o golpe que queria dar no sócio estrangeiro usando o BNDES, aliás como sempre fez ao tempo do Delfim ministro.
Um povo boçal e ignorante ao extremo, incapaz de discernir, de fazer uma análise crítica das promessas e os atos dos proxenetas aboletados em todos os partidos.
Infelizmente o governo Dilma está por horas, dias talvez.
O cerco se fechou, a Folha de hoje mostra quem ganha e quem perde com a saída de Dilma.
A mesma Folha mostra também que o presidente do TCU foi recebido em almoço pelo canalha que é dono do pasquim. O que tem a ver o c… com as calças?
Assim que decidirem a divisão do butim, quem fica com o que e quando, o golpe será dado.
Democraticamente, como gostam de repetir.
Democracia coisa nenhuma! Nunca tivemos democracia neste país, quem pensa o contrário não sabe o que é democracia que começa por postura republicana de todos que ocupam cargos públicos.
O que temos no Brasil é exatamente o contrário, a começar pelo judiciário venal e partidarizado politicamente.
A presidente Dilma erra e errou em manter o Zé no Ministério da Justiça, esse sujeito mostrou o que é quando foi vereador em São Paulo e mais, advogou para Daniel Dantas. Precisava?
O que fez ele no ministério quando das manifestações, agressões tipificadas no código penal e mentiras propagadas pela imprensa mais canalha que existe no mundo? Nada! Visa um cargo no supremo, talvez consiga se o Moro não lhe passar a perna. Aliás, esse juiz e seus auxiliares é um exemplo perfeito do que é nossa justiça.
A presidente acredita que vive em um país democrático, que todos agem e agirão de forma republicana.
De boas intenções o inferno está cheio!
Quem empurrou Eduardo Campos para a oposição? Os vagabundos do PT que em diferem dos vagabundos de outros partidos por uma única coisa. Não sabem nem souberam roubar!
Renan que hoje fustiga o governo iria ser cassado por seus pares o que só não ocorreu pelo incansável trabalho do Mercadante que cabalou votos para evitar que esse patife fosse expulso do senado. Explica por q
Alguns membros do PT são notórios larápios, outros se revelaram e entre eles cito José Dirceu. Ele não poderia ter feito o que fez! Palocci é um patife desde que ocupava a prefeitura de RB. A grande surpresa foi ver José Dirceu envolvido até o pescoço. Agora sai dizendo através dos seus advogados que os contratos eram legais.
Todos os contratos em São Paulo nos últimos vinte anos também eram e são legais, porém, muito bem feitos porque os governantes de São Paulo roubam a vinte anos e ninguém põe a mão neles.
A inabilidade da presidente é absurda, ganhou a eleição por uma margem apertada e acha que pode tudo.
Os conselheiros que escolheu foram os piores possíveis.
Ela acredita e eu também que faz o certo. Não adianta quando gente próxima dela está preocupada com cargos e verbas.
O apoio que ela acredita ter pode ser comparado ao apoio que Goulart acreditava ter, acreditava nos auxiliares que tinha. Deu no que deu.
Para mim o problema não é Dilma continuar ou não se do outro lado houvesse um Itamar ou alguém que fosse brasileiro.
O grande problema é que do outro lado estão abutres, velhacos, proxenetas prontos para entregar a soberania do país por alguns trocados que irão garantir a sobrevivência dos seus descendentes.
O problema é ver que este país perderá a sua última chance de alcançar uma efetiva soberania e em alguns meses seremos um México um pouco maior.

    Nelson

    Excelente texto, Antônio. Parabéns.

    Você tem razão quando afirma que “Os mais humildes não tem grande culpa por agirem dessa forma. Foram obrigados por séculos de exploração”. Os que devem ser cobrados, em primeiro lugar, são os das classes média e alta, que não precisariam se corromper, pois são dotados das condições materiais que os permite viver sem recorrer à corrupção. Porém, o que vemos é a corrupção mais grossa, mais abjeta e que mais prejuízos nos traz grassa justamente nestas classes.

    Nelson

    “O problema é ver que este país perderá a sua última chance de alcançar uma efetiva soberania e em alguns meses seremos um México um pouco maior.”

    Creio que não podemos descartar essa possibilidade. O FHC nos deixou de joelhos diante do poderio do grande capital, nacional e estrangeiro. Posição que só sairemos em décadas, se agirmos com muito espírito patriótico e de entrega à causa coletiva. Como esses são atributos escassos, atualmente, temo que nunca nos colocaremos em pé outra vez.

    Já o PT, que nos prometia um “vôo de águia” em direção a uma sociedade mais justa e solidária e não demonstra reação condizente aos ataques de que padece, parece que vai acabar por nos oferecer apenas um breve e desalentador “vôo de galinha”. Vôo que poderá, realmente, nos levar a fazermos companhia aos mexicanos.

lulipe

Agora um texto de quem realmente entende do assunto:

http://www.conjur.com.br/2015-jul-05/provacao-pec-maioridade-penal-constitucional

CaRLos

Estamos diante de uma conspiração engendrada por todos os poderes constituídos ou não. Só não vê quem não quer. Os mesmos veículos enxotaram Getúlio, quase JK e Jango. Quase fizeram com Lula. Quanto à Dilma, estão esperando somente o momento. Não adianta nada dizer para o PT acordar, porque o próprio PT quer dormir o sono letárgico.

Messias Franca de Macedo

DA SÉRIE ‘ACREDITE SE QUISER’!

[DINAMITE! NITROGLICERINA PURA! HECATOMBE?!…]

Globo acusa Eduardo Cunha de corrupção

Postado em 5 de julho de 2015 às 1:22 pm

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/globo-acusa-eduardo-cunha-de-corrupcao/

FrancoAtirador

.
.
Na Instância Máxima do Poder Judiciário,
.
quem ainda está sustentando a Legalidade
.
são os Ministros do Supremo Tribunal Federal
.
Ricardo Lewandowski, Luiz Roberto Barroso,
.
Teori Zavaski e, em parte, Marco Aurélio Mello.
.
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=294963)
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=294893)
(http://jornalggn.com.br/noticia/stf-obriga-moro-a-dar-gravacoes-de-delacoes-aos-advogados)
.
.

lulipe

O Jânio entende de prática legislativa e de Direito o tanto quanto o lula entende de Literatura Francesa, ou seja, nada, apenas tem como compromisso escrver sua coluna todo dia, então escreve qualquer coisa…Vamos a quem entende do assunto:

http://www.conjur.com.br/2015-jul-05/provacao-pec-maioridade-penal-constitucional

    Nelson

    Isso, isso, isso! – como diz o Chaves.

    O Jânio de Freitas de nada entende, realmente. Tanto não entende que precisou de alguns poucos parágrafos e umas poucas linhas para nos explicar o que fez o Sr Cunha, por duas vezes, absurdamente, e a vergonha que é para nosso país a pouca ou quase nenhuma reação dos que se arvoram democratas empedernidos.

    Já o(a) Sr(a) Lulipe, que adora se apresentar como farol a nos guiar em meio a tanta ignorância, como não entendeu o texto – se é que o leu – já sai atirando para todo lado. Atitude típica de quem não consegue esconder que sua arrogância supera em muito seu conhecimento e sabedoria.

Messias Franca de Macedo

… SOBRE MAIS UM CANALHA ENGANADOR!
DESTA FEITA, “A PENÚLTIMA MOLECAGEM”:
“A próxima (molecagem) está sendo forjada em alguma masmorra imunda incrustada no cérebro dessa gente torpe e irresponsável!”

Os DEMoTucanos José (S)erra, o ‘Aécio Furnas Forever’ et caterva “devem estar orgulhosos deste mais novo pupilo!

Do time escroto no qual atua (sic) também o fascista mirim a $oldo – e de traços orientais!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Ação de Igor Gilly contra Dilma nos EUA foi montagem? por Alceu Castilho

DOM, 05/07/2015 – 11:15

Por Alceu Castilho

De sua página pessoal no Facebook

Igor Gilly conseguiu pautar a imprensa com uma farsa. Sim, ele estava lá, incrivelmente, de boina, na Califórnia, bem pertinho de Dilma. As imagens são verdadeiras. Mas quem disse que todo o áudio é verdadeiro?
A partir do 0:55…
[ https://www.youtube.com/watch?t=23&v=yBv3_tZQMs0 ]
(…)
Foi Igor Gilly quem disse. E ele mente. E todo mundo acredita. A imprensa não desconfia. E por quê? Porque nos tornamos um bando de crédulos, de simplórios. Praticando um jornalismo de registro, acrítico, bancando fontes que não são confiáveis. Como Igor Gilly.
(…)
Igor Gilly enganou o Brasil inteiro. Somos todos bobos.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/acao-de-igor-gilly-contra-dilma-nos-eua-foi-montagem-por-alceu-castilho

Caracol

Pois é, prezado Janio de Freitas, e aí eu pergunto a você, logo em seguida a meu abraço e agradecimento por seu artigo, eu pergunto a você:
Como é que ficamos? Como é que ficamos, eu e você, além de aparvalhados, perplexos e perdidos nesse nosso Brasil que a cada dia que passa, desconheço mais e mais? Porque, Janio, esses crápulas do Congresso foram eleitos pelo “sistema”, eles têm representação na socied…, digo, no mercado, gostemos ou não, eles estão lá em legalidade, muito embora eu não lhes reconheça legitimidade, pois estão lá mais comprados e vendidos do que propriamente eleitos.
Não será esta situação uma prova contundente e cabal de que a redução da maioridade penal é ridícula, sendo apenas mais um crime perpetrado por esses energúmenos? Pois, ora, como é que poderíamos concordar com a penalização dos “di menor” enquanto esses adultos todos estão impunes e soltos pelo Congresso, não é mesmo? Olha, eu até poderia concordar com a redução da idade penal caso estes patifes ADULTOS estivessem em cana. Mas enquanto isso não acontece… sou contra.
Se prenderem esses deputados e senadores bandidos e criminosos eu serei a favor, mas primeiro, penalizemos os adultos.
A questão seria então: há sistema prisional que chegue pra prender brasileiro adulto bandido? Parece que não. Não seria então o caso de soltar os honestos dentro do Maracanãzinho e prender o resto no lado de fora?
Porque, Janio, a cada dia que passa eu percebo que tem mais bandido no Brasil do que minha vã consciência conseguia imaginar…

marta

Eu fico a cada dia mais desanimada. E receio ter que dar razão, um dia desses, aos que sentem esse tal “complexo de vira-latas”. Afinal de contas, parece uma espécie de maldição. O Brasil ganhou todas as oportunidades para sair dessa minoridade, a economia nunca foi tão bem como nos dois primeiros mandatos do governo Lula, ganhamos respeito internacional em todos os sentidos, os indicadores sociais melhoraram a olhos vistos, tudo apontava para que saíssemos dessa eterna minoridade citada pelo articulista. Mas não foi o que aconteceu. Retrocedemos. Será que estamos realmente amaldiçoados a ser eternamente uma república de bananas em que os cunhas e caiados e renans, editora abril e globo, os frias, moros e delegados golpistas, etc, fazem o que bem entendem e escarnecem de quem quer avançar?

Álvares de Souza

São tempos aterradores os que estamos vivendo, tão graves ou piores dos que ocorreram sob o regime militar que se muniu de leis espúrias para justificá-los. Hoje, a desfaçatez, a manipulação e a empulhação são as armas dos que agridem diuturnamente a Constituição, sob as vistas e, quem sabe, a omissão deliberada e igualmente mascarada, dissimulada, daqueles que, por erros crassos, ou por igualmente interesses os mais espúrios, lograram assento na Corte Maior. como defensores últimos da nossa Carta Mãe.

Joel Miranda

Amigos, Eduardo Cunha é o pior político que apareceu nos últimos tempos, no Brasil, tem cara de “sabido”, parece “cafajeste”!

Julio Silveira

Eduardo Cunha virou idolo da Veja, da Globo, e de outros instrumentos midiaticos corporativos que reiteradas vezes dizem a que vieram e para quem vieram. Pior ainda e ver como a propaganda da Veja, aqui no estado, diz que ele esta com cada vez maior aprovação, fazendo comparação com o governo em queda, é o cumulo do cinismo. E mostra muito do carater desse grupo. É como dizer que esse grupo defende ate punguista desde que lhe entregue um pouco do resultado de seu crime. Infelizmente tem gente que ainda acredita que esses canalhas que manipulam, cada vez menos gente felizmente, pensam no bem estar da sociedade.

    cicero lima

    A VEJA, GLOBO, ESTADÃO, FOLHA E OUTROS, SÃO FARINHA DO MESMO SACO E CORRUPTOS.

    Messias Franca de Macedo

    Prezado e consciente Júlio Silveira,

    à titulo de singela ilustração, o boçal [pseudo-]jornalista *Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária” considera o [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” “um gênio da política”!
    * e ex porta-voz da ditadura militar
    O Garcia “dos Marín(hos)” todos os dias vomita o ódio figadal aos governos trabalhistas através das ondas potentes do rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’!
    No programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!
    Aqui em Feira de Santana-Bahia os comentários panfletário-terroristas são retransmitidos pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade 970 AM.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].
    E, agora, também a $erviço do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Felicidades!

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

Deixe seu comentário

Leia também