VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Ivan Seixas: “O ‘Capitão Lisboa’ deu a paulada final que matou meu pai”

27 de março de 2012 às 16h46

À esquerda, Ivan Seixas, tendo atrás a imagem do pai assassinado. À direita, Davi Araújo/Capitão Lisboa que os torturou

por Conceição Lemes

Nessa segunda-feira, jovens do Movimento Levante da Juventude fizeram protestos em várias cidades brasileiras para escrachar ex-agentes da ditadura militar. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o alvo foi David dos Santos Araújo. Aqui e lá, as manifestações ocorreram, respectivamente, na frente da sede e da filial da sua empresa de segurança privada

David dos Santos Araújo, nas ações de repressão do DOI-CODI-SP, utilizava o nome de Capitão Lisboa. Ele está envolvido na tortura e morte de Joaquim Alencar de Seixas. Ainda torturou Ivan e abusou sexualmente de Ieda, filhos de Joaquim. Na ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal de São Paulo contra vários ex-torturadores, essas atrocidades estão detalhadas. Abaixo a parte diz que respeito a David Araújo.

Identificado como um dos responsáveis pela morte  de Joaquim Seixas

Era  o torturador que mais batia; como Ivan descobriu a sua identificação

Lisboa a Ivan:  “Não tenho medo de você”. Como abusou sexualmente de Ieda

Em  função das manifestações dessa segunda-feira do Levante da Juventude, Ivan Seixas acabou “reencontrando” o seu torturador, um dos assassinos de seu pai e estuprador de sua irmã. Resolvi entrevistá-lo então.

Tentei ouvir também David Araújo sobre tudo isso. Liguei para a sua empresa, a Dacala, deixei recado, mas não houve retorno.

Atualmente, Ivan Seixas preside o Condepe-SP (Conselho Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana).

Viomundo — Como foi ver os jovens se manifestando na frente da empresa do policial que o torturou, matou o seu pai e abusou sexualmente da sua irmã?

Ivan Seixas — Uma emoção muito grande ver a juventude do meu país outra vez nas ruas por uma causa tão justa. Emocionei-me muito vendo o rosto de meu pai sendo empunhado por gente com a idade que eu tinha quando vi meu pai nas salas de tortura antes de ele ser assassinado pelo “Capitão Lisboa”.  E, como é característica dos covardes, David dos Santos Araújo se escondeu, agora, dos jovens.

Viomundo — Você sabia do paradeiro dele e o que  fazia?

Ivan Seixas — Sabia que  era dono de uma empresa de segurança privada, mas nunca tive a preocupação de saber mais sobre ele ou sobre os outros do naipe dele. Sei que ele é o mantenedor do advogado do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, como noticiaram os jornais. Essa gente se lambuzou de dinheiro dos empresários que financiaram as torturas e com o sangue de brasileiros e brasileiras.

Viomundo —  Sabe como ele matou seu pai?

Ivan Seixas — Outros torturadores me disseram depois que o “Capitão Lisboa”  deu a paulada final que matou meu pai. Foi ele também que cometeu violência sexual contra minha irmã mais velha, que foi presa junto com minha mãe e minha outra irmã.

Viomundo –Como ele te torturou?

Ivan Seixas –– Ele se revezava com os outros torturadores para torturar meu pai ao mesmo tempo que me tortu ravam. Ele me torturou muito, ficou em pé sobre meu peito quando eu estava pendurado no pau-de-arara e quebrou uma vértebra de minha coluna com uma paulada.

Viomundo — Depois que  saiu da prisão, você  já esteve cara a cara com ele?

Ivan Seixas — Em 1990, durante os interrogatórios da CPI das Ossadas de Perus, na Câmara de Vereadores de São Paulo, eu e a Amelinha Teles fomos colocados frente a frente com esse cara para reconhecer  o  tal “Capitão Lisboa”, visto que ele negava.

Quando a Amelinha Teles disse que o reconhecia como sendo o torturador “Capit ão Lisboa”, sua resposta cínica :”Eu não conheço essa mulher. Eu nunca torturei mulher feia“.

Depois foi minha vez. Ele ficou furioso quando eu disse que ele era o torturador e  me conhecia, pois eu tinha dado um murro em sua cara e o jogdo longe. Ele ficou furioso e acabou por  reconhecer que tinha interrogado meu pai.

Viomundo — Agora que David Araújo/Capitão Lisboa está escrachado, qual a tua expectativa?

Ivan Seixas — Acho ótimo que os jovens saiam às ruas para fazer,  mais uma vez, a boa política dos indignados. Não podemos aceitar o esquecimento como norma. Não podemos deixar que o massacre de “hoje” tome o lugar dos de “ontem”, e o esquecimento os apague. Isso não faz bem ao país.

Leia também:

Jovens fazem atos contra torturadores, pela Comissão da Verdade

 

51 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

normando Barbosa

29/06/2014 - 00h37

de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,o homem chega a desanimar de virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto.

RUI BARBOSA

Responder

Loocky

17/04/2012 - 00h04

Boa noite, gostei de ler essa publicação pois conheci um pouco mais das atrocidades desse período. Estive em uma palestra de Ivan Seixas na faculdade onde estudo História, e de fato não podemos ficar com isso somente na lembrança, e sim reivindicar que a anistia seja anulada e que os torturadores sejam punidos. Parabéns aos que dispuseram de algo tão importante mas ao mesmo tempo sangrento período de nossa história. Sou a favor do boicote aos serviços desse crápula que torturou e matou o pai dele e estuprou a sua irmã.

Responder

    Claudio

    16/08/2012 - 22h07

    bla bla bla bla bla…

Renato

11/04/2012 - 12h33

Ótimo, então vamos revogar a lei da anistia e julgar os sequestradores e torturadores de embaixadores, assaltantes de bancos da década de 60 e assassinos que jogaram bombas contra um cabo. O mesmo peso para os dois lados.

A comissão da verdade tem que existir sim, apenas para o país resgatar a memória e um deles é lembrar o motivo pela qual existiu a revolução de 64. Brasil seria um país socialista. Eu não seria dono de empresa, não seria empreendedor. Viva a revolução 64. O motivo do atentado a bomba no aeroporto de Recife, os sequestros e torturas dos embaixadores, os assassinatos de Julios Prestes, as mortes dos gerentes da metarlugica aonde o Lula praticadas pelo sindicato o qual o mesmo liderava. Tudo isso precisa ser lembrado, não só os excessos cometidos por uns pequenos números de loucos..

Responder

    AlexRio

    11/05/2012 - 02h34

    Como sabe que seria? Sua justificativa para concordar com essas atrocidades feitas por dementes e psicopatas é uma hipótese? Pode dar o nome da tua empresa pra eu nunca passar por perto?

    Claudio

    16/08/2012 - 22h11

    bla bla bla bla… quanta coisa falsa… acredita em tudo q lê… continua assistindo ai sua REDE GLOBO. Midia manipulada!

CC.Brega.mim

28/03/2012 - 21h54

conceição,
ótima entrevista.
mas precisa corrigir aí um erro..

"Resolvi <entrevistá-lo> então."

Responder

    Conceição Lemes

    28/03/2012 - 22h45

    Obrigada, CC. Vou corrigir já. bjs

Ricardo Oliveira

28/03/2012 - 13h28

Expor esses criminosos, repetidas vezes e de forma sistemática, é fundamnetal para alertar a população. Mais ainda, o Movimento do Levante Popular da Juventude, deve também e urgente expor as empresas que financiavam a tortura naqueles anos. As organizações globo estão entre os maiores financiadores dos porões de tortura, assim como folha de SP e outros mais. Manifestações, também, na porta deles.

Responder

Nivaldo

28/03/2012 - 11h00

VAMOS PROIBIR O FUNCIONAMENTO DA EMPRESA DESSE TORTURADOR!!! QUANTO NÃO TEM SONEGADO DE IMPOSTOS EM TODOS ESTES ANOS? QUANTAS RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS RESPONDE?

Responder

luiz pinheiro

28/03/2012 - 10h40

“Se a Lei da Anistia era ampla, geral e irrestrita como é que pode, 30 anos depois, ter efeito retroativo justamente para restringir direitos, mesmo se falando de um ato jurídico perfeito? Por mais que setores radicais esperneiem, não há como furtar da anistia a sua característica fundamental de tratado do perdão… nesse sentido, concordo com a posição coerente do Ministro Nelson Jobim para quem uma coisa é o direito à memória e outra é o revanchismo… o Brasil realizou, de longe, a transição democrática mais pacífica entre todas as ditaduras da América Latina. Negociação política que se encontra assentada nas bases sólidas da Lei de Anistia. Repito, deveríamos neste momento celebrar os resultados auspiciosos do diploma legal em vez de ficar enviando muxoxos injustificáveis na imprensa em nome de uma causa que visa a embargar o futuro sob o pretexto de resgatar o passado”.
Pronunciamento feito no plenário do Senado pelo ex-líder do DEM, o já desmascarado Demóstenes Torres.

Responder

    assalariado.

    28/03/2012 - 21h07

    Luis Pinheiro, da para voce explicar porque voce deu visibilidade a este pronunciamento do ex- lider do DEM. Não consegui acompanhar o seu raciocinio. Existe um segundo sentido (de sua parte), sobre este discurso do ex- lider do DEM?

    Obrigado.

    luiz pinheiro

    29/03/2012 - 09h47

    O pronunciamento do Demóstenes resume os argumentos daqueles que encaram a impunidade do tortutrador como cláusula pétrea da lei da anistia. É fruto da cabeça de um pseudo-jurista que na verdade não passa de um criminoso desqualifcado e hipócrita, esse Demóstenes. Foi simplesmente por este motivo que resolvi divulgar esse prionunciamento dele. Para mostrar como são sórdidos os sofismas deste tipo de gente. Sinceramente, Assalariado, eu fiquei foi muito surpreso – e decepcionado -com a repercussão negativa que o post provocou. É possível que eu não tenha sido muito claro, reconheço, por ter deixado a explicação sobre a autoria do discurso para o fim do comentário. Mas é possível também que esteja faltando inteligência, ou paciência, a muitos comentaristas aqui do blog. Aposto que muitos nem leem os comentários até o final, achando que já sabem de tudo desde antes de ler. Lamentável, é o que eu acho.

    assalariado.

    29/03/2012 - 18h59

    Luiz Pinheiro, estou satisfeito e aliviado com sua resposta. Clareou o duplo sentido que tive sobre esta sua colocação. Realmente, até eu estava escrevendo um comentário 'meio nervoso' a respeito deste comentário. Depois cancelei. Talvez como voce mesmo disse, se estivesse colocado a ultima linha, logo no começo do comentário. Daria outra interpretação.

    Abraços.

    Miguel

    28/03/2012 - 21h14

    o cretino tem a audacia de chamar de "negociacao politica" a imposicao da absurda lei da anistia.

ratusnatus

28/03/2012 - 10h35

Todo o dia, as 09:20 na CBN, propaganda da souza Cruz para quem interessar possa.

Responder

LuizP

28/03/2012 - 07h52

Ainda dá para achar os clientes da Dacala em cache: :www.dacala.com.br/clientes.php+dacala+clientes&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br” target=”_blank”>http://webcache.googleusercontent.com/search?q=ca…” target=”_blank”>:www.dacala.com.br/clientes.php+dacala+clientes&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Responder

Laura

28/03/2012 - 06h07

Oi Conceição!
Há como saber do Ivan ou por outras vias se o capitão Lisboa continuava no DOI- CODI em 1974?
Eu tenho quase certeza que foi ele quem comandava a equipe que me torturou em 1974.
Um de meus amigos que foi preso comigo achou que foi ele tambe´m que o torturava diretamente.
Esse esculacho está servindo para isso tambpem. Colocar na midia sa cara de quem nos torturou.

Responder

    Conceição Lemes

    28/03/2012 - 10h04

    Laurita, vou perguntar. bj

marcola

28/03/2012 - 02h57

Devemos divulgar e, principalmente, boicotar as empresas que sustentam e patrocinam esses criminosos.

Responder

ronaldo

27/03/2012 - 22h33

Conceição e Azenha, parabéns pela matéria, pelos documentos e colaborar com a denúncia desse torturador – ainda – impune.

Responder

Genghis Khan

27/03/2012 - 21h52

Eu acho que todos os blogs sujos deveriam publicar a lista das empresas que contratam a empresa desse 'capitão'. Todos os dias. Até que elas, uma a uma, resolvam rescindir os contratos. Precisamos quebrar a espinha de gente dessa estirpe e nada melhor do que começar atacando o bolso.

Responder

Armando do Prado

27/03/2012 - 21h48

Canalha covarde!

Min. Cardoso, vamos à luta contra esses canalhas que sobreviveram? (rato também sobrevive).

Responder

Horridus Bendegó

27/03/2012 - 21h39

Tenho 50 anos de idade, mas vou me unir ao Movimento Levante da Juventude!

Será meu maior ato de civismo pelo Brasil em minha vida!

Responder

Fabio_Passos

27/03/2012 - 21h25

A verdade é que somos passivos demais diante destes crimes monstruosos que permanecem impunes.
Que bom que o Levante Popular da Juventude teve a iniciativa e a coragem de enfrentar este e outros torturadores covardes.

Responder

FrancoAtirador

27/03/2012 - 20h11

.
.
Mais do que indignante, era nojento, repugnante, revoltante

ver que esses psicopatas sádicos andavam soltos, rindo por aí…

Até ontem…

Porque hoje, finalmente, raiou outro dia…

Apesar De Você
(Chico Buarque de Holanda)

Interpretação: Chico Buarque e MPB4
Programa "Ensaio" da TV Tupi (1970)

Amanhã vai ser outro dia…

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
De "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria

Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia

Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai se dar mal, etc e tal
La, laiá, la laiá, la laiá

[youtube xbH2E1XfscA http://www.youtube.com/watch?v=xbH2E1XfscA youtube]

Responder

Leider_Lincoln

27/03/2012 - 19h59

E bora pressionar as empresas que contratam a firma de segurança deste crápula!

Responder

Flavio Lima

27/03/2012 - 19h52

Torturador tem que ir pra cadeia, nem mais nem menos.

Responder

Julio_De_Bem

27/03/2012 - 19h50

Tem que ter muito sangue frio pra saber o endereço do cara que matou seu pai e estuprou sua irmã e não fazer nada. Sinceramente eu não esperaria a justiça do Brasil não.

Responder

Mateus_Beatle

27/03/2012 - 19h30

Não esqueceremos!
Como escreveu Paulo Henrique Amorim: "Piche como os jovens: aqui mora um torturador".

Responder

pperez

27/03/2012 - 19h08

Esses monstros descobertos no seu habitat passando-se por pessoas de bem não podem continuar impunes!
Alô ministro Cardozo vai continuar cego,surdo e mudo?
ALô Maria do Rosário aproveita esta onda de indignação da sociedede e detona de vez todos eles!

Responder

Urariano Mota

27/03/2012 - 19h04

A fala de Ivan Seixas expressa verdade e denúncia.
E o trabalho de Conceição Lemes é indispensável neste momento.

Responder

Jairo_Beraldo

27/03/2012 - 18h51

"Atualmente, Ivan Seixas preside o Condepe-SP (Conselho Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana)."
Que marmota é esta?
"CONDEPE é órgão do governo do Estado de São Paulo que mantém as relações institucionais com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades ligadas à justiça, cidadania e direitos humanos. Coordena, no âmbito estadual, a aplicação de medidas socioeducativas, a defesa dos direitos dos consumidores, acesso à medicina social e de criminologia, questões fundiárias, acesso à justiça e promoção da cidadania."

Responder

Carlos Coutinho

27/03/2012 - 18h40

No site do Exercito Brasileiro tem uma entrevista com o Delegado David onde ele cinicamente está tendo direito de resposta em um site governamental.
http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha;j

Responder

    Armando do Prado

    27/03/2012 - 21h50

    E quando esse exército, que tem passado sujo, vai tomar tento? Min. da Defesa, está na hora de por ordem na bagunça destes insubordinados.

    AlexRio

    11/05/2012 - 02h37

    Seu link não dá em lugar nenhum, infelizmente.

adriana

27/03/2012 - 18h31

Cadeia e publicidade para ele e para todos os outros torturadores e seus financiadores! Que eles não possam mais sair às ruas sem serem reconhecidos e apontados como o que realmente são: assassinos!!!

Responder

Richard

27/03/2012 - 18h19

É um escárnio um ser abjeto como esse desfilar em liberdade por nossa democracia

Responder

angelo

27/03/2012 - 18h02

"…Eu nunca torturei mulher feia“

Cínico cretino. Porém burro, confessou ser torturador.

Responder

    Felipe

    27/03/2012 - 21h12

    Infelizmente já se vão 21 anos desde que ele confessou isso com a certeza da impunidade… Espero que ele seja preso antes que morra

Eduardo Oliveira

27/03/2012 - 17h42

Não há noite tão longa que não encontre o dia.

Responder

Aldemiro Ricardo

27/03/2012 - 17h38

Lendo estes depoimentos e venda a cara do indigitado dá vontade de vomitar. Como é possível alguém cometer tantos atos bárbaros e ainda ficar por ai rindo como se não tivessem nenhuma culpa no Cartório. É pra vomitar ou não?

Responder

    João Vieira

    27/03/2012 - 18h44

    É pra vomitar, sim… em cima do torturador covarde.

José Ruiz

27/03/2012 - 17h28

A não condenação desses crimes é um soco na boca do estômago… é como se a vítima sofresse a agressão todos os dias em que a sociedade fica em silêncio…

Responder

trombeta

27/03/2012 - 16h58

Cadeia para esse assassino!

Responder

    Claudio

    16/08/2012 - 22h02

    Vai caçar o q fazer!

Deixe uma resposta