Congresso quer entregar terceiro maior mercado aeronáutico do mundo

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aviao

Bie Bie Brazil

13/11/2014

Os EUA e a Europa agradecem: o Congresso e a desnacionalização do mercado aeronáutico brasileiro

Mauro Santayana, no Jornal do Brasil, sugerido pelo Marciano Brito 

Acordo “costurado” ontem, no Senado, permitiu a aprovação, em comissão especial, de medida provisória que prevê subsídios à aviação regional, da forma como pretendia a Azul Linhas Aéreas.

Isso evitou que o projeto viesse a beneficiar indiretamente, fabricantes estrangeiros de grandes aviões, como a Boeing e a Airbus, e ajudou a indústria brasileira, por meio da Embraer, que, no entanto, adquire boa parte das peças de suas aeronaves no exterior.

A surpresa ficou por conta de uma alteração feita de última hora no texto, aprovando a compra de até 100% do capital de companhias de aviação brasileiras por estrangeiros, indo contra o que se pratica em boa parte do mundo.

Se nossas grandes empresas, como a Gol, forem totalmente desnacionalizadas, o que ocorrerá quando gerentes norte-americanos ou europeus começarem a destratar funcionários nacionais de companhias aéreas aqui adquiridas, ou fizerem o mesmo com viajantes brasileiros em nossos aeroportos?

Ou se a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, ou as autoridades do Governo Federal tiverem suas regras contestadas, e forem processadas em tribunais de Atlanta ou Forth Worth, onde ficam situadas sedes de empresas estrangeiras, quando tentarem fazer valer sua autoridade, ou tomarem alguma decisão que contrarie, eventualmente, interesses de grupos como a Delta e a American Airlines?

Isso, sem falar de outros riscos, ligados à segurança nacional, como a entrada clandestina de pessoal ou de equipamento não autorizado de outras nações em nosso território, caso a maioria das ações – e o comando de nossas companhias de aviação – venha a ficar em mãos estrangeiras, como se pretende, sem a exigência, ao menos, de uma maioria de capital nacional.

Mas o pior de tudo é a cabotinice, a cessão apressada de vantagens, com o mais absoluto desprezo pelos critérios de isonomia e reciprocidade.

Nem na Europa, nem nos Estados Unidos, empresas estrangeiras de aviação — incluídas as brasileiras — podem voar no mercado doméstico, e está vedado ao capital estrangeiro o controle de companhias locais de aviação. Na União Européia, empresas de fora desse grupo de países não podem adquirir mais de 49.9% das ações. E nos EUA, toda uma legislação protege o mercado com a intenção expressa de “garantir a proteção dos consumidores e dos empregos nos Estados Unidos.”

Enquanto isso, no Brasil, queremos abrir, graciosamente, com uma canetada, aquele que já é o segundo maior mercado do mundo em número de aeroportos, e será, segundo a IATA — Associação Internacional de Transportes Aéreos –, depois dos EUA e da China, o terceiro maior mercado doméstico do planeta, em 2017, daqui a apenas três anos, sem exigir absolutamente nada em troca.

O mercado brasileiro de aviação passou de 37,2 milhões de passageiros de avião em 2003, para mais de 100 milhões de passageiros em 2012, 88,7 milhões deles transportados em voos domésticos e 18,5 milhões nas rotas internacionais. O número alcançado em 2012 representou uma proporção de 55 passageiros transportados no modal aéreo para cada 100 habitantes no Brasil, enquanto que em 2003 essa mesma proporção era de 21 para 100.

É esse gigantesco negócio, com um enorme potencial de lucro e crescimento, que estamos entregando, de mão beijada, aos estrangeiros. Isso, caso não seja vetado o dispositivo apresentado ontem, pelo relator da MP 652, o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, que revoga a parte do Código Brasileiro de Aeronáutica, que exige que ao menos quatro quintos do capital votante das companhias aéreas instaladas no Brasil pertençam a cidadãos brasileiros.

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Comentários

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Antonio David

Esse Congresso Nacional é uma vergonha. Já está passando da hora de se banir da vida pública esse bando de entreguistas famigerados. Chega de tantos brasileiros com o complexo de vira-latas…!!!
Antonio David.

Mário SF Alves

“A mim parece-me bem. Privatize-se Machu Picchu, privatize-se Chan Chan, privatize-se a Capela Sistina, privatize-se o Pártenon, privatize-se o Nuno Gonçalves, privatize-se a Catedral de Chartres, privatize-se o Descimento da Cruz, de Antonio da Crestalcore, privatize-se o Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, privatize-se a Cordilheira dos Andes, privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E, finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo… E, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.””

José Saramago.

Obs.:

O texto acima trata-se de um registro de José Saramago, sobre as privatizações, em Cadernos de Lanzarote – Diário III, págs. 147 e 148.

Fonte:http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/jose-saramago-privatizacoes-cadernos-lanzarote.html

_________________________________
Privatize-se tudo, mas, por favor, só não privatizem a ABL, a Academia de Brasileira de Letras Bélicas, hoje mais do que nunca pertencente ao Estado profundo, ao “deep state”, dos Marinho.

renato

Estou sentindo um certo “já perdemos”.
Vão todo mundo tomar na tarraqueta.
Esta inhaca não pode ser entregue…
Meu Pai, que era um analfabeto dizia:
Em tempos de carência, você não vende
nada…Sempre tem alguem esperto para
tomar o que é teu..
Depois as coisas melhoram, e você não
se recupera mais..

DUDE

Dilma pode vetar a alteração.

E é isto que esperamos.

Costa

Nacionalismo tolo…

monge

Tiririca não disse nada? E o pesce(peixe) Eita!

monge

Congresso? Nós temos um? representam o que e quem? Quem sabemos muito bem héhéhé!
Ah! Brasil seu congresso é uma desgraça!

    Mauro Assis

    Uai, monge, o congresso que nós elegemos, e que é a nossa cara, gostemos ou não. A vantagem da democracia é que a gente (quase) nunca consegue eleger alguém pior que nós mesmos.

Urbano

A ordem dada e na qual havia a palavra ierda, pelo visto, foi uma das poucas coisas corretas daquele tempo (e quiçá de toda a existência do que chamaram de ierda), pois a maioria que sempre povoou nunca mereceu um ‘abjetivo’ diferente, não.

    Urbano

    Voltaram a encampar a página do comentário a ser deletado. Uns pulhas…

    Urbano

    A Internet virou big brother de fascistas…

O Mar da Silva

Como sempre o PSDB e seu comportamento entreguista. Cadê os sindicatos do setor? Vão esperar quietos?

clodoaldo

Caramba esse nosso congresso só faz m…, não dá uma dentro e por cima ainda diz que o povo não sabe o que quer. Voto aberto a todos do legislativo, para que nós (povo) saibamos o que nossos “criadores” de leis estão efetivamente fazendo.

abolicionista

O nome disso é privataria. Logo os aviões começaram a cair, esperem só… desgraça anunciada.

    abolicionista

    Ops, “comeração”… Isso aconteceu com as ferrovias na Inglaterra. Esperem só…

    Mauro Assis

    Abolicionista,

    Como se as nossas companhias atuais não derrubassem elas mesmas seus aviões…

Zé Brasil

Fazendo um comentário ao post encaminhado de nossa colega Helenita quando esbarrei numa tecla e o comentário foi para o espaço, volto ao tema:

1. É num momento como este que pessoas com um mínimo de senso crítico entendem a virulência como foi tratada a tramitação da medida que permitiria a participação popular nas decisões do congresso conforme consta na CF 1988 e nunca regulamentado. A pressão da mídia, tal e qual na PEC 37, foi imensa dando voz a este tipo de político entreguista e apátrida que não tem qualquer compromisso com o povo brasileiro e sim, com os que o colocam lá via poder econômico.

Enquanto isto, a votação do financiamento de campanhas, em que pese o placar de 6×1 quanto a sua aprovação no STF, ele aguarda, pasmem, o resultado do pedido de vistas ao processo de um dos juízes daquele tribunal. Isto mesmo: – já está aprovado por 6×1 no plenário e o sujeito pede vistas, o que pode levar anos para acontecer ou até mesmo caducar, sei lá eu não afeito a questões jurídicas.

2. Um segundo ponto que me espanta no caso do setor aéreo é como uma questão desta importância que afeta nossa segurança de espaço não haja qualquer participação da Aeronáutica neste processo. Isto pode?

No caso de contencioso entre países, se houver uma ordem do país de origem para deixarem suas aeronaves no chão parando todo o tráfego aéreo do Brasil? Este assunto vai na mesma linha do tão prazerosamente utilizado Sistema GPS, nunca se esqueçam que é uma aplicação militar! O seu uso civil aqui no País permeia fortemente desde o setor elétrico, pasmem, até em sua proteção e controle, passando por navegação marítima, transportes de carga e uma centena de outras aplicações. É só o gringo desativar a banda civil do GPS e bye-bye Bra”z”il! Zona completa

Alguém com mais dados e conhecimentos específicos gostaria de desenvolver este ponto aqui no blog?

Mário SF Alves

MP 652:

“…revoga a parte do Código Brasileiro de Aeronáutica, que exige que ao menos quatro quintos do capital votante das companhias aéreas instaladas no Brasil pertençam a cidadãos brasileiros.” Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, relator.

_______________________________________

FlexExTREMEbeiro ou flexa apressadamente ligeira no coração da imensa maioria dos brasileir@s?

Quando, como, onde, de onde? Congresso [que, a exemplo do jornalão televisivo, é, igualmente rotulado como sendo] Nacional/PSDB do Pará.

Pará… o aparentemente distante e inofensivo Pará.

PóPará, senador!
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Nacional??? Genuinamente nacional? Ou tão somente “made by USA and others associates partners”?

Luiz G. simões

Esse senador Frecha Ribeiro é um tremendo corrupto, alterar a legislação como ele pretende,seria um flechada contra o interesse nacional, Ele é um entreguista!

FrancoAtirador

.
.
PROJETO NO SENADO LIMITA DIREITO DE GREVE

DOS SERVIDORES PÚBLICOS A 40% DA CATEGORIA

E PROÍBE MOVIMENTO NOS PERÍODOS ELEITORAIS.

(http://jornalggn.com.br/blog/roberto-bitencourt-da-silva/danos-sociais-a-vista-ameacado-o-direito-de-greve-no-servico-publico)
.
.

Manoel

Isso mesmo, temos q fazer ampla campanha . Esses congressistas
De Brasília não valem nada. Tenho certeza que
A presidente vetará esse crime lesa pátria .
Não se pode seguir exemplo do PSDB qd vendeu
a vale do Rio Doce

    Mário SF Alves

    Vendeu ou doou?

    Resposta mais próxima da realidade: Doou.

    Doou a ESTATAL e junto dela, num ÚNICO PACOTE, parte significativa do território brasileiro e das riquezas a ele inerentes.

    ____________________________-
    Afinal, nesse embróglio todo, que vantagens as Marias, os Mários, os Jooẽs, as Joanas, os Josés, os Januários, as Januárias, os Santayanas e os Jânios levam?

    PSDB… humm… nisso se fez história. Uma história indigesta, subserviente, irresponsável, socialmente, politicamente e economicamente indefensável. Suspeitíssima, mas, ainda assim, história. A mesmíssima história. E não se dão por vencidos; querem por que querem continuar fazendo-a.

    É como dizem: “o uso do cachimbo…”

Pisquila

Pode ver que por detrás disso aí algumas “malas” mudaram de mãos. Entregues provavelmente pelos agentes da CIA no Brasil, que andam daqui pra ali na maior desenvoltura.

    Julio Silveira

    Nisso você pode estar coberta de razão, politicos brasileiros costumam se vender por umas verdinhas até para legalizar golpe de estado.

Mauro Assis

Eu acho difícil que pelo fato das companhias aéreas passarem a ser estrangeiras elas passem a prestar um serviço ainda pior que as

    Julio Silveira

    Meu caro, o texto foi bem claro quanto a possiveis consequencias que podem acarretar essa medida. A questão é um pouco maior e não se restringem as cercanias de nossos umbigos.

    Mário SF Alves

    Vale relembrar:

    1) “O mercado brasileiro de aviação passou de 37,2 milhões de passageiros de avião em 2003, para mais de 100 milhões de passageiros em 2012, 88,7 milhões deles transportados em voos domésticos e 18,5 milhões nas rotas internacionais.”

    2) “É esse gigantesco negócio, com um enorme potencial de lucro e crescimento, que estamos entregando, de mão beijada, aos estrangeiros.”
    __________________________
    “Estamos” vírgula!

    _______________________________
    É disso que se trata. Não da ad aeternum, crônica e manjadíssima desmoralização neoliberal da qualidade dos serviços prestados.

    De novo por esse viés, Mauro? Pombas! Mas nem que a cow tussa!

    Mauro Assis

    Mário,

    A passagem aérea do Brasil é a mais cara do planeta, as companhias aéreas nos tratam como gado.

    Capitalismo nelas!

    Mário SF Alves

    Ao Mauro Assis,

    “Capitalismo nelas!”???

    Pode ser. Mas não assim. Não a toque de caixa. Não desse jeito, quase que às escondidas.

    Lembra o discurso de choque de capitalismo que emoldurou a campanha do falecido Mário Covas à presidência da República em 1989? Pois é. Puro fogo de palha.

    Quando tiveram a chance, e por longuíssimos 8 anos, fizeram o quê, mesmo?

    Na melhor e na mais generosa das hipóteses promoveram um choque de desestatização; daninha, aviltante, temerosa, subserviente, suspeita e publicamente e politicamente injustificável. Tudo no já famoso e inesquecível limite da irresponsabilidade.

    Assim não dá, assim não pode.

    PSDB, insustentabilidade social, este é o seu nome.

Wendel

Era comum este tipo de entreguismo no governo FHC, mas no governo PT, é muito estranho.
Se bem que deste Congresso, cujas maiorias são vendidas, pode-se esperar tudo.
Temos que esperar que a Dilma vete esta cláusula,plois do contrário, o que veremos é nada mais a desnacinalização deste setor, como foi o da navegação, telefonia, e outros.
Enreguismo neste governo, não é admissível, jamais !!!!!!!!!!!!!!!!

Julio Silveira

Não, fala sério, no DNA desses politicos brasileiro só pode ter mistura com DNA de camarão, por que esses cerebros estão cheios de excrementos. Vão ser inconsequentes assim lá no mundo da Lua.

Emanoel

É o que sempre digo para as pessoas, votar só não basta. é importante estarmos atentos e se for o caso brigar mesmo, para que os ladrões de gravatas não entregue o que é nosso!

Helenita

Esse desgraçado Flexa Ribeiro não engana ninguém; é um preposto das potências estrangeiras contra toda e qualquer medida de soberania do Brasil… Esse pulha foi diplomata no circuito Roma, Londres, Paris, além de seu servilismo criminoso perante os EEUU.
O triste é ver que esse verme é eleito e reeleito pela sofrida população do Estado do Pará; de fato combina bem com o governo de lá, o malsinado Simão Jatene…

    Manoel

    Perfeito, esse pulha para se eleger compra muito pião
    é essa a pratica do PSDB no Pará. E preciso investigar esses
    Cachorros .

Regina Fe

Pode parecer teoria da conspiração, mas olhando para 2018, como não pensar em algo acontecendo para influir nas eleições, como quase ocorreu em 2006. Quando ocorre um acidente, o mais atingido é o governo federal, isso já se viu. As empresas aéreas não podem ser controladas por estrangeiros.

Regina Fe

Precisa ser vetado, ou daqui a pouco a aviação aérea brasileira será como sistema de telefonia, nas mãos de empresas estrangeiras e com péssimos serviços. Poque se em seus países de origem essas empresas prestam um serviço razoável, no Brasil não fazem o mesmo, destratam o consumidor e enviam os polpudos lucros advindos dos preços exorbitantes que praticam. O sistema aéreo brasileiro se mostrou eficiente na Copa, não precisa ser comandado por estrangeiros. Queria saber o que motivou esse deputado do PSDB. Essa turma não desiste. Enquanto a Petrobrás está no noticiário, aproveitam para entregar o espaço aéreo, já que não conseguiram entregar o pré sal. Isso tem de ser vetado. Não é só a questão das empresas aéreas, mas a nossa soberania que correria risco, como bem assinalou o Sr Mauro Santayana. As empresas aéreas, nas mãos de estrangeiros poderiam ser usadas para sabe_se lá quais coisas. Veta, Dilma.

    Dinarte Araujo Neto

    Regina Fe este verme do Flexa Ribeiro, execrável que foi envolvido em 2004 numa operação fraudulenta de licitações e cujo processo foi engolido nas prateleiras empoeiradas da corrupção, está sendo cúmplice de uma agenda que se utiliza do espaço aéreo Brasileiro cada vez mais, por jatos da Geoengenharia Climática Internacional, financiada pela corporatocracia anglo-americana, que decidiu implementar a Nova Ordem Mundial enfraquecendo os Estados, Países e seus Governos mais nacionalistas, e utilizam a pretexto do combate ao ´efeito estufa´ jatos lançando rastros químicos que se expandem e provocam manipulação climática conforme as táticas deles, ora buscam gerar tempestades e desastres, ora provocam estiagens prolongadas em especial no Estado de São Paulo para enfraquecer nosso estado mais rico e assim o restante do País. Nesta Agenda nefasta está embutido enfraquecer a saúde das populações e do meio ambiente, além de incentivar o desmatamento da Amazônia e as queimadas que sofremos nas épocas de estiagens. O efeito estufa é um grande negócio e estratégia para esta Elite nefasta.

Vitor

Observem o vôo de um tucano(ave), é curto;observem os vôos dos tucanos(político) entreguistas, é golpe.

J.Carlos

RECEITA DO PSDB PARA O BRASIL FRACASSA NO MUNDO, DIZ NOBEL DE ECONOMIA:

http://outraspalavras.net/destaques/ajuste-fiscal-por-que-nao-seguir-a-europa/

    Mário SF Alves

    Tem de dizer isso pra eles. Ah, como se isso adiantasse alguma coisa, né, não?

    Dizer mais o quê? Tudo o que tinha pra ser dito já foi dito.

    Em casos como esse, talvez, só a instituição de um Juri Popular resolva.

    Afinal, tiveram 1,2 décadas pra prepararem suas respectivas justificativas e defesas. E isso é tempo pra dedéu.

    Quem sabe nos convençam.

    Quem sabe nos convençam de que o que fizeram e que querem continuar fazendo foi patriótico, sensato, transparente, minimamente honesto, legítimo e verdadeiramente inevitável?

    Com a palavra eles, suas excelências, os judicialmente inalcansáveis e incansáveis privataristas!

Zilda

Esses quinta-coluna!……….O povo precisa saber dessas informações.Não pode continuar mandando para o Congresso esses entreguistas.

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