VIOMUNDO

Minas Sem Censura: Carone preso, traficante de cocaína em liberdade

29 de maio de 2014 às 16h58

PRISÃO POLÍTICA NA MINAS TUCANA

Da judicialização da política à politização da justiça

Do Minas Sem Censura

Há quatro meses e nove dias preso, o diretor proprietário do blog “Novo Jornal”, Marco Aurélio Carone, teve hoje seu pedido de libertação julgado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, negado.

Sua advogada, Sandra Moraes Ribeiro, em memorial apresentado ao TJ, sintetizou – de forma equilibrada, porém contundente – o caráter político de seu encarceramento.

Primeiro, porque na peça acusatória apresentada pelo próprio Ministério Público, o caso foi considerado também como de ordem política, como se nota nos trechos destacados pela citada advogada:

“(…)

O caso possui, ademais, um inquestionável viés politico, dado que, pelo que indicam as investigações, a quadrilha também explorava o veio da politica, disseminando documentos falsos com nomes de pessoas conhecidas, tendo sido responsável pela contrafação do que ficou conhecido como Lista de Furnas.

(…)

Trocando em miúdos, a quadrilha poderia vir a prejudicar o PT da mesma maneira indevida como já estava prejudicando o PSDB.

De sorte que, também por tal motivo, se nos afigura conveniente a custódia cautelar, para que sejam prevenidos eventuais desdobramentos políticos ilegítimos, com o uso de informações falsas circulantes acerca caso os quadrilheiros, para tentar beneficiar indevidamente qualquer partido em detrimento de qualquer outro, principalmente por se tratar de ano de eleições presidenciais.

(…)”.

Não resta dúvida que a prisão preventiva não se destinava à apuração e investigação do suposto crime. Mas, “prevenir” ataques políticos!

Ora, se a moda pega, qualquer governante, parlamentar, ou mesmo juiz poderá solicitar a prisão de qualquer desafeto, sob o argumento de se evitar “acusações falsas”. No entanto, se as acusações forem falsas, têm – os acusados – muitos meios para se defender.

Em segundo lugar, argumenta Sandra Ribeiro, existem outras medidas prévias que tolheriam o acusado, de tentar ou perpetrar seus supostos ataques a eventuais desafetos: desde a limitação formal de seus contatos, de seu trânsito por determinados lugares e outras atitudes.

A rigor não se vê, na conduta de Carone, nenhum potencial ofensivo que não possa ser coibido pelos direitos legais e constitucionais dos supostos ofendidos.

Sexagenário, ele comparece às audiências em ambulâncias, sofre com sua condição de hipertenso, encontra-se debilitado por outras doenças.

Estranho é que, por exemplo, os pilotos que transportavam 400 quilos de cocaína, em aeronave de um deputado e um senador mineiros, foram presos em flagrante, e agora estão livres.

Pasmem: tráfico de drogas e prisão em flagrante…

São vários os casos em que sentenciados por crimes de morte ou lesões corporais estão livres em Minas e no Brasil. Centenas de inquéritos que envolvem queixas de calúnias e difamações aguardam anos para serem concluídos e nenhum, repetimos, nenhum acusado está em prisão cautelar. Carone é o único caso no Brasil!

Porém, o caso de Carone teve uma celeridade que comprova a suspeição: sua prisão é de claro interesse da cúpula tucana em Minas Gerais.

A politização do judiciário é uma ameaça à democracia!

Pedido de revogação da prisão do jornalista Marco Aurélio Carone by Conceição Lemes

 Leia também:

‘Ordens superiores’ impedem visita a preso: ‘Segurança do Estado’

Rogério Correia: “Inquérito contra jornalista é fantasioso, peça de ficção”

Preso diz que oferta de delação em MG buscava comprometer petista

Deputado: Jornalista sob pressão para assinar falsa acusação sofre infarto

Rogério Correia: Prisão em MG é para proteger Azeredo, Pimenta e Aécio

 

34 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Polyana Maria Costa

20/09/2014 - 18h58

Os candidatos deveriam ser avaliados para serem candidatos, pois certas condutas de tais não condiz e não poderiam de forma alguma representar o povo já que as atitudes dos mesmos se revelam sem caráter íntegro para ocupar um cargo tão sério e escolher por tantas questões para melhoria do povo brasileiro.

Responder

Fabio Passos

31/05/2014 - 17h17

Quem critica aécio never vai parar na cadeia.
Sob silêncio cúmplice dos canalhas do PiG

Mas quem vende cocaína, se for amigo(fornecedor?) do aécio never… vive livre e tranquilo.

Responder

    luith santos -Goethe-Br.

    12/10/2014 - 14h55

    …O AÉTICO, DIGO AÉCIO(DO LATIM AÉTICO,IRREVERENTE),DISSE QUE SE FOSSE ELEITO FARIA COM O BRASIL O QUE ELES FIZERAM COM MINAS GERAIS…-DEUS NOS LIVRE DE TAMANHA MALDIÇÃO…-QUEM CONHECE O VALE DO JEQUITINHONHA,,JACINTHO,STO. ANTONIO DO JACINTHO,STA MARIA, PALMÓPOLIS (BANANEIRA),ANDRÉ FERNANDES,SALINAS,PEDRA GRANDE, E POR AÍ,TODAS AS GERAIS,TUDO JOGADO PRAS TRAÇAS ENTREGUES A MÁ SORTE DE VIVER SOB “A BATUTA DO PSDB”…AINDA BEM QUE EXISTE S. PAULO ,BAHIA,RIO DE JANEIRO, ETC….-A ELEIÇÃO DE UM PETISTA,É A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA AQUELA GENTE…-AOS QUE AMAM AS MINAS GERAIS: SHALLON ! …-GOETHE- BR.

Urbano

31/05/2014 - 12h12

A oposição ao Brasil juntou o útil (opositor preso) ao agradável (o traficante disponível)… De escassez, basta a de água em Sampa. Inclusive, está com forte odor de que tenha sido adredemente preparada para a Copa. Tira-se pelo cruzar de braços ao longo do processo, pois situação igual não ocorre do dia pra noite, não.

Responder

ricardo almeida

31/05/2014 - 04h11

Atentado a democracia vergonha e a imprensa bem quietinha canalhas.

Responder

Maria Helena

30/05/2014 - 20h26

Em Minas é assim quando o desafeto não desaparece, é preso.

Responder

J Souza

30/05/2014 - 20h18

O Aécio foi acusado de traficar cocaína? O título da reportagem, acima da foto do mesmo, pode passar a impressão de que foi. Ou é apenas uma manchete “a la Folha” ou “a la Estadão”?

Responder

    J Souza

    30/05/2014 - 20h22

    E antes que alguém fique “indignado” com o comentário, devo esclarecer que o mesmo não quer dizer que sou a favor da prisão do jornalista.

    Sagarana

    31/05/2014 - 04h22

    Mas os traficantes foram presos em Minas Gerais ou no Espirito Santo? Foram presos pela polícia mineira ou por federais? Foram soltos pela justiça mineira ou pela federal? Será que o Aécio já é Presidente da República?

    El Cid

    31/05/2014 - 14h20

    … eu achava que você estava “fingindo de inocente”, mas depois de ver o seu texto, você está “fingindo de égua” mesmo… tsc, tsc, tsc !

Marcos F. L.

30/05/2014 - 19h41

o SITE NOVOJORNAL FOI RETIRADO DO AR E O PERFIL PORRA SERRA TAMBÉM.

Responder

Francisco

30/05/2014 - 19h33

O povo brasileiro certamente está solidario a todo aquele que milita na imprensa libertária, mas…

Cadê seu sindicato? Um jornalista consegue transformar um casal em Brasilia em uma “manifestação”, acho que os jornalistas indignados com a censura (perdão, a palavra é essa) somam mais que um casal, certo?

Já passou do tempo de alisar o problema da liberdade de expressão no Brasil (perdão, a expressão é essa). Mas o povo não tem nenhum motivo para capitanear um movimento que é melhor percebido pela categoria profissional dos jornalistas. Acredito que nem todos ganham os mesmos 5 milhões que Galvão Bueno, certo?

Censura sim, é coisa que tem sentido ser denunciada durante Copa, pois ganha com o olhar do estrangeiro. Á rua, pois!

Responder

Maria Helena Correa

30/05/2014 - 16h04

Cadê a manifestação do Sindicato? o que tem a dizer a OAB? E o Ministério Público Estadual? o Federal? Falta ir se queixar ao Bispo! Já pensou se o Ah-é-sim agora resolve também processar e prender os comentaristas dos blogs que o criticam? Tamos lascados!

Responder

Marcelo Figueiredo

30/05/2014 - 15h18

Viver no Aocioquistão é difícil demais. Será que não existe nenhum jurista com culhões pra acabar com essa safadeza?

Responder

Luís Carlos

30/05/2014 - 13h34

Com Barbosa, poderiam se aposentar outros tantos no judiciário, a começar por MG.

Responder

traficantes soltos

30/05/2014 - 12h43

Jornalista preso, traficantes soltos: todos três, …

Responder

Alex Oliveira

30/05/2014 - 12h42

Andava me perguntando como estava a situação de Carone… Visto que há algum tempo não se falava nele…Tudo como dantes no quartel dos neves…

Responder

Juízes corruptos

30/05/2014 - 12h40

E a prescrição do processo contra os ladrões do PSDB, também.

Responder

Mário SF Alves

30/05/2014 - 12h24

Preso [vítima de sequestro administrativo?]: MARCO AURÉLIO FLORES CARONE.
Motivo: princípio da precaução??????????????????????????
Fundamentação legal: Nenhuma??? Domínio do fato??? Ou apenas “o jeito Barbosa de ser” sendo inaugurado naquelas Gerais do esquartejamento do Tiradendes???
__________________________________
“Ou seja, Excelência, o que não podemos é assistir a esse triste quadro, de total violação de direitos, sem que seja oportunizado ao ora Paciente o direito à presunção da inocência e de que sejam preservados seus direitos constitucionais de ampla defesa, contraditório, presunção da inocência e direito de expressão.”

Direito à presunção da inocência? Ora, mas isso não é do rito de administração do Direito? É possível ignorar um dos princípios fundamentais do Direito?

Peraí, já não vimos algo parecido antes?
__________________________________________
Epa! Paciente????? Cada uma.

Responder

    luith santos -Goethe-Br.

    12/10/2014 - 14h32

    …A MINHA ESPERIENCIA COMO OBSERVADOR AO LONGO DE MAIS DE SESSENTA ANOS,(DE OBSERVAÇÃO)…ME AUTORIZA A AFIRMAR QUE, POTENCIA DE ALÉM FRONTEIRAS,COM A CUMPLICIDADE DE LEZA-PÁTRIAS UZEIROS NO REAL SENTIDO DA PALAVRA,E A INÉRCIA DE “OTORIDADES”,NÃO ADMITEM QUE O BRASIL TENHA PERSONALIDADE PRÓPRIA…PENSE COM A SUA PROPRIA CABEÇA E EXPRESSE AO MUNDO O SEU ATÉ ENTÃO, LÍVRE DIREITO DE PENSAR OU DECIDIR OS CAMINHOS DO SEU PRÓPRIO DESTINO…ESSES”LARANJAS”,NAÕ CONSEGUEM CONCEBER UM bRASIL LIVRE,ANDADO COM AS PRÓPRIAS PERNAS SEM SUBSERVIENCIA…-ASSIM COMO A IMPRENSA VENEZUELANA (GRANDE MÍDIA)…INVERTIA A VERDADE ÁS VISTAS DO MUNDO DESINFORMANDO AO POVO VENEZUELANO E AO MUNDO E ERA OVACIONADA PELAS DEMAIS IMPRENSAS DAS REPUBLIQUETAS E O POVO REVIDAVA NAS URNAS ASSIM
    COM O O FAZ ATÉ HOJE…-ORA A VENEZUELA É UM POUCO MAIOR DO QUE O PARÁ..AO PASSO QUE O BRASIL É DE DIMENSÕES CONTINENTAIS…NÃO É FÁCIL POLITIZAR UMA NAÇÃO,CUJO ÔBA ÔBA MANIPULA GRANDE PARTE DA JUVENTUDE, QUEBRANDO A PRINCÍPIO O CONCEITO DE FAMÍLIA ,PÁTRIA, NAÇÃO…-ESTÁ CERTO QUEM DISSE QUE PARTE DA JUVENTUDE(A MÁ ORIENTADA ),PENSA COM A CABEÇA DA GLOBO E JA NÃO TEM VONTADE PRÓPRIA…E GRANDE PARTE DA IMPRENSA É CON IVENTE COM O SILENCIO IMPOSTO…CALAR A VERDADE É FAZER PREVALECER A MENTIRA…ELES QUEREM QUE O bRASIL VOLTE AO ESTADO DE COLÔNIA SEM AO MENOS TEREM RESPONSABILIDADES PARA COM OS COLONIAIS…-AOS QUE AMAM ESTE “TORRÃO” SABAT SHALLON !…-GOETHE-BR.

    Conceição Lemes

    12/10/2014 - 17h57

    Editar | Histórico | Spam | Lixeira

Julio Silveira

30/05/2014 - 10h54

Como é hipócrita essa “justiça brasileira” sempre trabalhando de braços dados com seus alinhados do conservadorismo que sustentam seus privilégios.

Responder

Wladimir

30/05/2014 - 10h10

O Judiciário Mineiro mantem o Carone preso por “censura prévia”?!? O cara tá preso sob o argumento de se previnir “…eventuais desdobramentos políticos ilegítimos…”?!?! Só pode ser piada do MP e do Judiciário mineiros! Vejam o mal que o atual presidente do Supremo causou à Justiça do nosso país; nos dias de hoje mais uma “prisão política”

Responder

Ronaldo

30/05/2014 - 09h33

Quanto ao caso do helicoptero cheio de cocaina, quero fazer uma correção: os atores principais estão todos soltos, mas o coadjuvante, o helicoptero, está preso!!!!!

Responder

jeanette

30/05/2014 - 08h08

Lamento pelo Carone, e pelos outros jornalistas e blogueiros que são calados por Minas Gerais afora. Por essas bandas é assim que as coisas funcionam.

Responder

Dudu, o outro

30/05/2014 - 00h22

CARONE PRESO E AÉCIO SOLTO? QUE ABSURDO, MEU!

Responder

Sagarana

29/05/2014 - 22h10

Os Poderes são INDEPENDENTES. Simples assim. Vamos confiar no Judiciário.

Responder

Roberto Locatelli

29/05/2014 - 21h53

Carone é um preso político, assim como Dirceu e Genoino. Estão presos porque a mídia tucana assim o deseja, e os juízes obedecem.

Responder

Mário SF Alves

29/05/2014 - 20h43

Um bom teste para avaliar a índole de um político deveria ser trocar de lugar com juiz de futebol.

Coisa assim de apitar um campeonato inteiro.

Bastava isso e a gente saberia de pronto se o cara é democrata ou é ditador.

Responder

Paulo Brasil

29/05/2014 - 20h00

Pra que o Brasil tem leis se um juiz as interpreta a seu bel prazer.

As leis são somente para pppp.

Responder

    renato

    29/05/2014 - 22h50

    Para ppppppppp, (eles vão achar um jeito de nomear desafetos).. e este blogueiro..
    Que até agora não entendi por que esta preso!!!
    Mas já não estou entendendo a Justiça…
    Se fujo para lá encontro bandido, se corro para cá Juizes, está ficando
    dificil, acho que vou procurar um advogado!!

    luith santos -Goethe-Br.

    12/10/2014 - 15h52

    …A MEU VER, QUANDO OS PROCURADORES ,JUIZES E MINISTROS DO SUPREMO FORE M ELEITOS PELO VOTO POPULAR ISTO DEIXARÁ DE EXISTIR…(OPINIÃO PESSOAL)…-GOETHE-BR.

Urbano

29/05/2014 - 19h43

Logo com a sucursal da staf…

Responder

Gersier

29/05/2014 - 17h42

Judiciário tucano atendendo os desejos do bebum demagogo e censor que ainda tem o desavergonhamento de querer criticar a Presidenta Dilma.

Responder

Deixe uma resposta