VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

UOL dá notícia sobre Bill Gates e depois desmente

19 de abril de 2011 às 19h45

19/04/2011 – 17h35
Bill Gates entra no Brasil sem visto, é notificado pela Polícia Federal e, na madrugada, deixa o país

Paula Litaiff

Especial para o UOL Notícias

Em Manaus

Bill Gates fazia turismo na Amazônia, mas não tinha visto de turista e teve de voltar para casa

Bill Gates, pai do Windows e da Microsoft , teve de deixar o Brasil na madrugada desta terça-feira depois de ter sido notificado pela Polícia Federal no Amazonas. Ele e integrantes de sua equipe não tinham o  visto de turista no passaporte, uma exigência brasileira para visitantes dos Estados Unidos. O grupo, segundo foi informado à PF, passava férias num hotel de selva no Amazonas.

O grupo de apoio do empresário, formado por sete pessoas, foi detido na última sexta-feira (15) por agentes federais quando faziam (sic) um passeio de barco no rio Negro, próximo a Manaus. No momento da detenção, os americanos estavam sem a presença de Gates, mas se identificaram como funcionários da  Microsoft e pediram para os agentes da PF contatarem a embaixada americana no Brasil.

Segundo a Polícia Federal, eles não tinham nem mesmo documentos de identificação, e a embarcação não tinha autorização da Marinha  para navegar em águas brasileiras, uma vez que os tripulantes estavam ilegais no país. Depois de quase 12 horas detido, o grupo foi liberado com a condição que deixasse o Brasil em três dias (ênfase do Viomundo).

Como não conseguiram voo ontem, eles embarcaram às 2h de hoje num voo com destino a  Miami. Segundo a Polícia Federal,  o grupo infringiu a Lei 6.815/80 e seus integrantes devem responder a processo administrativo.

No retorno para os Estados Unidos, Gates acompanhou a equipe. Não é a primeira vez que o empresário passa férias no Amazonas, ele já esteve no Estado em 2007 e 2009. Nas duas viagens, ficou em hotéis de selva na Zona Rural de Manaus ou em cidades do interior do Amazonas.

PS do Viomundo: Depois do vergonhoso comportamento da comitiva do presidente Obama durante visita ao Brasil, este episódio mostra que a Amazônia… é deles.

Leia aqui “Obama prova que o Brasil é mesmo a casa da mãe Joana”

*****

O próprio UOL volta atrás, pelo menos parcialmente, na notícia:

19/04/2011 – 21h34 / Atualizada 19/04/2011 – 21h50
Superintendência da PF no Amazonas diverge da direção do órgão sobre caso de Bill Gates no Brasil

Paula Litaiff

Especial para o UOL Notícias

Em Manaus

Após informações de que o empresário Bill Gates, pai do Windows e da Microsoft , teria deixado o Brasil na madrugada desta terça-feira (19) depois que sua equipe foi notificada pela Polícia Federal no Amazonas, as PFs do Estado e de Brasília divergem sobre a questão. Na última sexta-feira (15), um grupo de sete pessoas que estavam com Gates foi detido durante um passeio de barco no rio Negro, próximo a Manaus,por falta de um visto específico para este tipo de atividade. Todos tinham o visto de turismo.

Em nota, a PF de Amazonas afirma que “em razão da divergência documental, que no Brasil caracteriza infração administrativa, os 7 tripulantes – todos de nacionalidade norte-americana–, foram autuados e notificados para deixar o país em 3 dias, conforme preceitua a Lei 6.815/80”. O grupo teria embarcado às 2h de hoje num voo com destino a  Miami.

Já a PF de Brasília informou que o grupo de Gates se regularizou e que permanece no país após a notificação. Em entrevista ao site do jornal “A Crítica”, o superintendente da PF, Sérgio Fontes, disse que após a detenção e notificação dos sete tripulantes do iate “Silver Cloud”, que compõe a comitiva de Gates, o grupo deixou o Brasil em menos de 24 horas para regularizar a situação do visto e retornou. Fontes afirma que Gates estava com a situação regularizada e não deixou o Brasil.

Por outro lado, informações do hotel onde estava o empresário e a equipe dão conta que ele deixou o Amazonas nessa madrugada. A informação foi confirmada por fontes que atuam no setor de migração da Polícia Federal no Amazonas.

Não é a primeira vez que Gates passa férias no Amazonas –ele já esteve no Estado em 2007 e 2009. Nas duas viagens, ficou em hotéis de selva na zona rural de Manaus ou em cidades do interior do Amazonas.

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

67 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Luís

23/04/2011 - 21h44

PF cata 7 gringos sem documento e os chuta pra fora em 72 h. Conclusão do Viomundo? "A Amazônia é deles!". PQP, qual o limite da distorção e manipulação no bloguismo progressista?

Detalhe que essa nota não é minha, mas do Idelber Avelar num dos seus shares do Google Reader.

Responder

Fabio SP

22/04/2011 - 12h22

In a world full of walls and fences, nothing is better than windows and gates.

Responder

Junior

21/04/2011 - 19h38

Ele é dono do Windows, software que roda nos computadores da PF do Brasil, logo sabe como passar pelo firewall sem ser detectado. xD

Responder

juares

21/04/2011 - 11h43

Srs., esqueçam a Amazônia, já não temos o controle há muito tempo! Esperem alguns anos e entenderão o que estou falando.

Responder

    Scan

    22/04/2011 - 02h41

    Quantos anos, precisamente?
    Teremos que esperar mesmo ou você vai nos dar alguma dica de bastidor?
    Ah! Conta pra gente, vá! Você não devia fazer segredo e nos deixar na mais crassa ignorância. Derrame sua abençoada luz sobre nós, pobres mortais…
    Bleargh! Cada um que aparece.

SILOÉ

21/04/2011 - 02h01

Estranho !!!… De quem era o barco? Eles estavam sozinhos no barco sem guia ? por quê?
Que tipo de equipamentos tinha no barco ? Sem passaportes, então não era uma viagem turística!!!
Qual a finalidade? e o porquê do desmentido?
Há que se investigar…

Responder

drica

20/04/2011 - 22h32

muita gente de mal humor com bill gates. Oras, mas "gates" não é portão?
e "bill" não é o mesmo que conta a ser paga ou, também, lei?
Foi por aí que entrou o home da microsoft que, ao invés
de liberar o windows pra quem precisa, impõe o uso casado com
um bocado de software desnecessário e caro, e depois dá uns trocados pros pobres pra
pagar menos imposto. Mas uma vez o home da lei, da conta e dos portões.
7 estrangeiros sem visto e ainda recebem mais três dias pra passear?
Parece a história do cara que pôs a mão na coxa da moça no cinema
e ela o ameaçou: "se não tirar a mão em 24 horas…"

Responder

Cristiana Castro

20/04/2011 - 14h02

Vamos ver se agora o pessoal entende a " preocupação" da OEA com o bem-estar das tribos indígenas. Qto mais km2 de território desabitado, melhor. Por mim, concretava aquilo tudo e fazia um estacionamento…

Responder

Jair

20/04/2011 - 12h12

A Superintendência da PF no Amazonas desmente a história e a culpa é do UOL?

Responder

Renato

20/04/2011 - 11h43

AAAaaahh entendi. O hotel que recebeu os gringos, sem ao menos fazer um mísero cadastro, vai ficar numa boa… Os caras têm três dias para sair do país – tempo suficiente para tirar uma dúzia de fotos, passar emails e etc – e o raio do hotel, pousada ou sei lá o que seja não recebe uma penalidade sequer… Imagina se fosse lá ou na europa…

Tá fo#$%%

Responder

Ignez

20/04/2011 - 10h56

Gozado… e as invasões agressivas, devastadoras e escancaradas da OTAN no Norte da África, agora? E as distorções da mídia sobre essa invsão? Causam a mesma indignação? Pelo que li, quem distorceu a notícia foi a UOL. O Bill Gates estava legalmente nos hotéis de selva. De repente, assim, do nada, lembrei da Ley de Medios e do PNBL…

Responder

Fernando

20/04/2011 - 09h36

E aquela lei do abate?

Tinha que ter mandado um míssel no avião do Bill ao entrar ilegalmente no nosso país.

Responder

waleria

20/04/2011 - 08h03

No minimo, seu Bill Gates et caterva, teriam que ter imediatamente ido pro xilindró – e de lá, retirado pela embaixada dos USA direto para a terra deles.

No minimo.

Mas afinal, temos justiça no Brasil?
Temos lei e cidadania aqui?

Responder

waleria

20/04/2011 - 08h00

Tão vendo como tenho razão?

É por isso que só uso Linux.

Responder

gilberto

20/04/2011 - 07h41

Tinha que levar eles pra passar uns dias no Urso Branco em PVH…nossa guantanamo….kkkkk

Responder

ana db

20/04/2011 - 06h37

Imaginem qual o tratamento o brasileiro recberia nos USA dos malas da alfandega e ou policiais da fronteira com o mexico? Reciprocidade já!

Responder

Melinho

20/04/2011 - 06h28

No telejornal da Record, a Ana Paula Padrão (era mais bonita antes da cirurgia plástica) disse que o Bill Gates era o único da equipe da Microsoft que tinha visto de entrada.

Finalmente, o que aconteceu? Querem tirar a do Bill Gates da seringa?

Responder

Antonio Pereira

20/04/2011 - 00h58

As autoridades brasileiras devem ser rigorosas na aplicação das leis em cima desses gringos (americanos e europeus), muitos, ou a maioria, ainda tratam o Brasil com desprezo, portanto aplique-se o mesmo tratamento que oferecem aos brasileiros quando visitam os seus países.

Responder

iza

19/04/2011 - 23h06

Tinha que meter na cadeia todo eles, como os gringos fazem com qualquer brasileiro que entra nos states sem documentação.
Na PF agora só tem cagão?

Responder

    Carmem Leporace

    20/04/2011 - 07h20

    ui ui ui ui ui ui…. que medinha… ui ui ui ui…..

    Bruno

    20/04/2011 - 10h50

    Carmen, relaxa, a "iza" sofre da inveja de rico típica do brasileiro. Quer a prisão do cara porque entrou sem visto no País só porque ele é rico, ianque, etc.

    A atitude foi certa: tem mais é que mandar embora ao invés de ocupar celas da PF com transgressões menores como essa.

    Observação: Bill Gates é um cara sensacional. Um dos poucos que dá a parte de sua fortuna um destino realmente filantrópico. E antes que digam que é pra abater imposto, eu sei que, no caso dele, TAMBÉM o é. Mas os bilhões da Fundação Bill e Melinda Gates são MUITO mais bem gastos que o de qualquer outros, bilionário ou não, doa; ele põe em EDUCAÇÃO.

    Renato

    20/04/2011 - 11h49

    Larga mão de ser "oreia", Bruno.

    Tinha que ter metido cadeia neles, sim!!!! E, além disso, ter cobrado uma fiança astronômica de cada um!!! O que se perdeu foi uma ótima oportunidade de se subsidiar uma ou duas lanchas novas para PF / AM.

    Bruno

    20/04/2011 - 16h38

    Deveríamos ter sequestrado eles e pedido resgate? Não, obrigado, eu prefiro a forma democrática.

    Leider_Lincoln

    07/05/2011 - 07h36

    Entre nos Estados Unidos indocumentado, pelo Arizona por exemplo, e aí você verá a "forma democrática"…

    Nelson

    21/04/2011 - 16h06

    Nesta história de doações e fliantropia da parte de milionários, salvo poucas exceções, o que se vê é a prática do "dar com uma mão e tirar com a outra".
    Melhor dizendo e exemplificando, primeiro eles, os multimilionários, sugam, subtraem, extorquem, surrupiam ou afanam mesmo R$ 1.000.000,00 à sociedade, para depois doarem R$ 50.000,00 à mesma e, assim, poderem gozar da fama de grandes beneméritos públicos.

    SILOÉ

    21/04/2011 - 18h46

    Quanta ilusão!!!

    Scan

    22/04/2011 - 02h48

    Exatamente! Como fazem, nos EUA, com qualquer um que não tenha visto.
    Reciprocidade serve justamente pra isso.
    Claro que os colonizados não concordam, mas eles são 4%. Como 4% é quase margem de erro de pesquisa, eles não contam.

Pedro1

19/04/2011 - 22h30

Atitude louvável da PF. Me interessa mesmo, assim como outros comentaristas, é saber como ele entrou.

Responder

    GilTeixeira

    20/04/2011 - 08h14

    Exatamente o que eu estava pra postar.
    Como foi que ele entrou?

    paulo a

    20/04/2011 - 10h47

    Ele foi "liso"

    SILOÉ

    21/04/2011 - 18h49

    Será que eles foram convidados pelo PV???
    Perguntar não ofende!!!

Roberto Locatelli

19/04/2011 - 22h27

A PF agiu guiada pelo complexo de vira-latas, ao dar três dias aos gringos.

Responder

Marat

19/04/2011 - 22h03

E isso sem a "intermediação" do Gilmarzão… Gilmarzão não é mais o mesmo…

Responder

Marat

19/04/2011 - 22h02

Isso aqui é a casa da Mãe Joana!
Outra coisa, o "negócio da China" não existe mais, assim como o "jeitinho brasileiro"… hoje quem dá as cartas é o jeitinho estadunidense!

Responder

priscila presotto

19/04/2011 - 21h53

A PF agiu corretamente.Se todo mundo usa visto pq ele não?
Audácia do bofe!

Responder

Carmem Leporace

19/04/2011 - 21h42

Petrobras: Pode faltar gasolina em alguns postos
Preço do etanol anidro, que é misturado ao combustível, disparou por causa da entressafra e pode provocar desabastecimento …………. Essa JK de saias….

Momento mágico …. esse nuncadantes…..

Responder

    Pedro1

    19/04/2011 - 22h25

    Responda-me rápido. O que a Petrobrás tem a ver com o preço do álcool?

    Carmem Leporace

    20/04/2011 - 07h19

    Vocês vão """bombar""" em 2012 nas eleições em São Paulo…

    SILOÉ

    21/04/2011 - 18h51

    Do jeito que seu partido está implodindo, com certeza!!!

    Leider_Lincoln

    07/05/2011 - 07h38

    Me lembro que você, adotando os nomes de Ubaldo e Henderson Souza, ficou falando a mesma coisa sobre as chances da Dilma…

    edv

    20/04/2011 - 11h56

    Entressafra é bem menos pior e natural do que apagão com racionamento de 8 meses e festa das eletros privatizadas, némez?

    Esse seu Carmem…

Ana cruzzeli

19/04/2011 - 21h32

Estou pasma…
Nem sei o que dizer sobre esses imperialistas.
Por outro lado…
Quanto mais passam os dias, quanto mais passam os anos, mais orgulho tenho das nossas autoridades, verdadeiros guardiões do nosso estado de direitos.
Muito bem, policia Federal. Sem dó nem piedade.

P.S. Revistaram os miliantes para saber se não estavam levando semente, animais pequenos ou outras coisinhas no retorno para casa ?

Responder

    SILOÉ

    21/04/2011 - 18h58

    Eles não estavam atrás de sementes, o negócio dele é outro. Quem sabe implantação de Chips em Indígenas. Viajar é comigo mesmo!!!

guy

19/04/2011 - 21h32

Se fosse deles , eles não teriam que ir vazar mesmo com uns dias de delay.

Responder

mucio

19/04/2011 - 21h25

Deveria ter sido preso, não é assim que fazem com os brasileiros nos USA? Reciprocidade, soberania e ALTIVEZ.

Responder

Marcelo Fraga

19/04/2011 - 21h05

Só falta mudar o nome para Amazon Rainforest.

Responder

Gustavo Pamplona

19/04/2011 - 21h04

Vocês acham que bilionários como o Bill Gates pegam aviões comerciais?

No mínimo… no mínimo ele veio como o seu avião/jatinho particular (isto se não tiver mais outros) e deu uma "engalobada" nas torres de controle aéreo do Cindacta 4 (o da região amazônica)

Amigos… nem mesmo os EUA conseguem controlar bem o tráfego áereo deles… esqueceram do 11/Set?

Além é claro de pequenos aviões que cruzam as fronteiras com o México levando as drogas que eles consomem.

Responder

Bonifa

19/04/2011 - 21h03

No século dezessete, os portugueses se sentiram no dever de construir uma fortaleza em Roraima, para defender o seu território do Brasil do assédio holandês e inglês. Ganharam. Foram excelentemente bem sucessidos.

Responder

helena catin

19/04/2011 - 20h56

É a reciprocidade CARACU da tia Carmela onde os norte americanos entram com a primeira parte e nós com o resto porque somos mesmo o resto como nos ensinaram a presidentE Dilma e seus porquinhos amestrados em recente visita do dono do mundo, com o auxílio luxuoso de Patriot , o tapetinho do EUA!

Responder

    Pedro1

    19/04/2011 - 22h27

    A Polícia Federal não mandou eles embora?

    E Dilma acaba de bater de frente com o FMI. Sim, ela é de direita…

Regina Braga

19/04/2011 - 20h55

Arrogantes por natureza,mais que beleza…Votaram prá casa as pressas…Com os barquinhos sem identificação,será que era vergonha? Vergonha de serem arrogantes?Vergonha de estarem com o Bill?Ou de serem ladrões invadindo um outro país?Nem pensar, a Amazônia é nossa e o pré-sal tbém.

Responder

Ricardo R.

19/04/2011 - 20h55

Azenha,

Nos EUA, o processo de deportação de um indivíduo ilegal no país pode demorar no mínimo uma semana. As vezes pode demorar meses. No caso do Bill Gates, acho que a PF foi até rápida.

O que eu quero realmente saber foi COMO o Gates e seus empregados ou amigos entraram no Brasil, provavelmente pela Amazônia. Isto eu gostaria MUITO de saber!

Responder

Marcos C.Campos

19/04/2011 - 20h41

Eles devem estar achando que a Amazônia é área de lazer internacional . Não apareceu assim em mapas de escola nos EUA ?

Responder

    Luís

    19/04/2011 - 22h14

    Se você está se referindo àquele email em que mostra um mapa com a amazônia separada do Brasil e como área internacional (http://www.novomilenio.inf.br/humor/0111f002.jpg), eu tenho que lhe dizer que esse email não passa de hoax.

    Pedro1

    19/04/2011 - 22h29

    Pelo que já vi, essa história é lenda urbana. Mas é verdade que nos EUA a uma política (arrogância?) fortíssima de não olharem além da fronteira do país.

    ana db

    20/04/2011 - 06h42

    Com o poder belico que possuem não existem fronteiras para os USA. Onde tiver petroleo e AGUA eles se apossarão, tudo em nome dos direitos humanos e democracia. E o PiG (globo, Folha, Estadão, Veja e cia) trata de fazer lavagem cerebral no povo brasileiro para a entrega de nossas riquezas aos gringos.

ZePovinho

19/04/2011 - 20h39

Eu conheci um tenente do Exército Brasileiro,no começo dos anos 90(governo Collor) que acabava de chegar de um longo perído na Amazônia.Esse tenente me disse que,durante uma patrulha para revidar os ataques das FARC a soldados brasileiros(o EB matou vários guerrilehiros das FARC porque eles atacaram e mataram soldados brasileiros.Detalhe que o tenente me disse:um dos soldados brasielros morreu porque acendeu um cigarro no meio da noite,na selva,e foi alvejado) encontrou um quartel do Exército dos EUA dentro do território brasileiro.O quartel era todo eletrificado.Ele notificou ao seu comandante.Aconteceu na região conhecida como "Cabeça do Cachorro".
Foi o que esse tenente me disse o que me permitiu compreender porque Collor demitiu o então Comandante da Amazônia,General Thaumaturgo(lembram??).Esse general abriu o bocão na época e disse que estavam internacionalizando a Amazônia.
O Bill Gates não é o único que faz isso.Já ouvi de outro ex-militar,,em 2010,que encontrou propriedades de americanos vigiadas por forças privadas(com armas) dentro do território brasileiro.Isso também está acontecendo na Patagônia e deve ser por causa dessas coisas que aprovaram uma lei,às pressas,proibindo a compra de terra por estrangeiros no Brasil.
Se o Bill Gates não se registrou é porque estava fazendo negócios sujos em território brasileiro.Ele devia ter sido preso e forçado a explicar bem direitinho o que fazia dentro do Brasil.

Responder

    ana db

    20/04/2011 - 06h47

    Com essa mentalidade de vira-lata, os militares brasileiros não estão a altura do Brasil, de hoje, muito diferente do país subdesenvolvido de 1964 que vivia curvado ao imperio e era objeto de piada no primeiro mundo. A mentalidade ainda é a da velhacaria de fraudão reformada que se borra de medo de militar dos USA.

    raul soares

    20/04/2011 - 08h13

    Dar crédito aos militares brasileiros (não todos) é o mesmo
    que acreditar na cia e no fbi…, paranoia com a função de justificar,
    novas verbas e gastos.

Bonifa

19/04/2011 - 20h38

Quem assiste aos programas da Discovery, ou da National Geografic pela TV, sabe que quando se trata de Amazônia, geralmente todos eles falam da Amazònia peruana.

Responder

Gerson

19/04/2011 - 20h35

Casa da Maria Joana mas não toda hora.

Responder

Reg

19/04/2011 - 20h32

Cadê as Forças Armadas?
Estão lá somente de enfeite?
Por quê a Polícia Federal deu três dias a eles?
Certamente roubaram o que puderam na cara dos órgãos que deveriam defender a Amazônia.
No exterior, brasileiros nem saem dos aeroportos.
Complexo de vira-latas as Forças Armadas e a Polícia Federal.
Vergonha, vergonha, isto é uma vergonha.
Complexados, fracos, medrosos.
Adjetivos que as forças armadas e a Polícia federal merecem.
Fico imaginando o que a frança e seus robôs de merda devem estar fazendo em nosso mar territorial, por conta da mentirosa operação do avião que caiu.

Responder

LUCAS

19/04/2011 - 20h25

19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO… qual sociedade é composta por selvagens? http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/0

Responder

Ana Giulia ZORTEA

19/04/2011 - 20h17

Ele entrou sem visto mas porque alguem deixou. Quando eu fui nos EUA fazer uma clinica de natação minha mae teve que ir a Sao Paulo pego uma fila enorme pra ve se conseguia o visto, e quando chegamos la ainda passamos por mais uma entrevista pra saber o que a gente ia fazer la correndo o risco de mesmo com o visto ter que voltar . e se o pessoal do EUA tambem precisa de visto pra entra no Brasil como ele passou pelo aeroporto sem esta entrevista?Alguem só pode ter ajudado ou fez que nao viu que ele nao tinha o visto só porque era o Bill Gates. ta errado temos que trata eles como somos tratados .

Responder

Leonardo Câmara

19/04/2011 - 20h12

E deles uma vírgula…

Responder

@joildo

19/04/2011 - 20h09

Vergonhoso

Responder

vangelis54

19/04/2011 - 20h06

Pense, se alguém fosse flagrado sem visto, além da entrada ilegal no pais deles? Isso é o que se chama de reciprocidade, não?

Responder

Deixe uma resposta