Atentado à democracia: Gilmar entra com nova ação para calar Nassif; é a quarta

Tempo de leitura: 2 min

A perseguição implacável de Gilmar, um juiz acima da lei

por Luis Nassif, no GGN 

Gilmar Mendes e Sérgio Moro têm várias coisas em comum. Atropelam os procedimentos e a compostura jurídica, são poupados pela mídia e pelos colegas, e reagem a qualquer crítica abrindo ações contra os críticos.

Trata-se de um atentado grave à democracia. Os abusos de ambos são reconhecidos por todo o meio jurídico. Mas, amparados ou pela mídia ou pelo clamor público, valem-se disso para despertar solidariedade ou intimidar o Judiciário e partir para a perseguição implacável dos críticos, valendo-se de seu poder de Estado.

Acabo de ser alvo da quarta ação de Gilmar.

Assim como sua extraordinária influência sobre o Judiciário colocam-no a salvo de qualquer ação, deveria valer também para impedir ações contra terceiros, especialmente contra os críticos.

Como um juiz de 1a instância de Brasília – ou um desembargador – se sentirá julgando um processo de um Ministro do Supremo, poderoso e vingativo, com influência junto ao presidente da República, a tribunais superiores, a magistrados que lecionam em seu instituto, à mídia e a políticos em geral?

Gilmar tem um problema pessoal comigo. Deixou claro quando, na própria sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que não conseguiu bloquear a posse de Dilma, passou cinco minutos me ofendendo com injúrias de toda espécie. Abri um direito de resposta no Blog, avisando que não responderia no mesmo tom porque tinha mais respeito pelo meu blog do que ele pelo TSE.

A partir daí, começou a jogar no seu campo de uma forma pouco valente, porque escudado em seu cargo de Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), dono de um Instituto que emprega juízes e Ministros. E contra um jornalista que não dispõe sequer da retaguarda proporcionada por uma grande empresa.

Pergunto ao meio jurídico e aos colegas jornalistas: quem segura Gilmar?

Para não enfrentá-lo, seus colegas do Supremo e do TSE preferem tratá-lo como uma curiosidade, uma pessoa desequilibrada que fica aspergindo ofensas a torto e a direito. Tratam seu comportamento como se fosse uma inconveniência a ser ignorada, e não como um comprometimento grave à imagem do Supremo.

Seu comportamento é escandaloso, humilhante para o país, humilhante para os jornais que o preservam, para seus colegas que se intimidam com seus esbirros.

A imprensa o poupa de todas as maneiras. Com exceção de explosões eventuais do Procurador Geral da República (PGR), o único freio a Gilmar tem sido a crítica dos blogs. E sobre eles ele joga o peso do seu cargo e sua influência no Judiciário.

Essas ações de Gilmar custam tempo e recursos de suas vítimas. Mas fazem um estrago maior nos seus pares e na mídia, que aceitam em silêncio resignado a desmoralização que impõe ao Supremo e à Justiça e, por consequência, ao Brasil.

PS – Vou fechar para comentários, porque até comentários são utilizados como argumento na ação proposta por ele.

PS2 – Comentários liberados


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dilton Araujo

Gilmar Mendes é uma das duas maiores vergonhas do judiciário brasileiro. A outra é Sérgio Moro.

Elielson

O nosso judiciário está cheio de ratos que não nos representam. Por quê não nos representam? Muito simples, por ser imparcial. Como exemplo cito o Gilmar e o Moro. Mas existem inúmeros desses outros dentro do judiciário. Não adianta a gente apontar somente para os políticos “não são todos”, se a justiça “não toda ela, pois existem juristas e membros dela que merece a tirada de chapéu”, é aliada deles no mesmo quesito. Eu ralo todos os dias cumprindo com minhas obrigações, pagando impostos, estes que acaba bancando todos esses falsos moralistas desde o salário até o funeral. Em momento de crise, por quê tanta viajem internacional, jantares caríssimos do Gilmar e Moro? Se saísse do bolso deles, aposto que mal sairia de Brasilia ou Curitiba. Então, senhor ministro Gilmar, vossa excelência tem sorte e se utiliza desse feito, pelo fato de está numa república de bananas, caso contrário, o senhor já estava a muito tempo, pedindo voto pelo PSDB no MT.

lulipe

Quer dizer que o Gilmar Mendes – ao procurar se defender na justiça de ataques sofridos pelo blogueiro, exercício esse que é um dos pilares de uma sociedade democrática – , está cometendo um atentado à democracia??? Faz-me rir…..

    Vera lucia mello nunes

    Que tal parar de ver o JORNAL NACIONAL e ler mais?
    Ou quem sabe sair do MBL?

Joao Maria

Fora gilmar dantas abdelmasih.

Joao Maria

Juiz fora da lei em Curitiba. Ministro fora da lei em Brasilia. Parece que se enfureceu ao ser chamado pelos comentaristas de : Beiçola, beiçudo, beiços do cão, beiços do capiroto. Isso prova que acessa os blogs alternativos.

Gersier

Esse sujeito, cria de um tal de ACM, aquele que acreditava ser o dono da Bahia, que mandava tocar fogo em cartórios onde corriam processos contra ele ou amigos e nada acontecia porque estava na presidência um tal de fgagac, que a pedido do primeiro, contrariando pareceres e desrespeitando a prioridade votado pelos juristas, colocou esse desqualificado no stf. Taí o resultado, um bossal que acredita ser dono do mundo. Eita paisinho de quinta.Quando teremos no Brasil homens sérios para escorraçar tipos como esse?

    nico

    Desmodeu ou satanás, como queiram, já está na terra e não sabíamos. Ele está em forma de ministro do supremo tribunal federal. Aquele lugar cheira a enxofre.

marco

Pois senhor Nassif,isso decorre em grande parte,NA FALTA DE OUTORGA QUE ESSES E ESSAS PESSOAS ,POSSUEM.Estão acima das leis,pois não existe FORO para julga-los.Todos eles.São tão idênticos,que parecem cúmplices.

PEDRO LUIZ TODERO

Bolsonaro quer mídia. Mídia para se tornar conhecido. É sim junto com Dória candidato a presidente em 2018.Esses dois estão loucos pelo poder.Pelo poder farão o que for preciso. O resto é conversa.

Rita Isabel

A mídia brasileira faz escolhas péssimas, quem quiser informação de qualidade tem de procurar entre Blogs e Agências de Notícias estrangeiras informação completa e isenta, ou o outro lado da história. O jornalista Luís Nassif é uma pessoa qualificadíssima, infelizmente não tem mais o programa na Tv, é um AUTODIDATA NO DIREITO, consegue discutir premissas em nível estrito, melhor que muito juiz de direito. E tem uma coisa bem legal não censura comentários, como advogada tenho muita vergonha do que o Ministro está fazendo, é um desrespeito a liberdade de pensamento e expressão da Constituição que ele prometeu defender. Força Senhor e Senhora Nassif.

EDILBERTO PIRES

Embora não possuidor de conhecimentos, de cultura no campo jurídico, como leigo, estranho é de estranhar quando o elemento, da causa se julga acima de tudo e de todos, com todo ess pomposidade e floreado de brigão, JB, deu a senha quando afirma na ocasião da 470 ” Ele presidente, não teria medo dos capangas do Gmendes lá do Mato Grosso” que tem por trás das letras? seria de buscar conhecimentos de ocorridos com fazendeiros sobretudo os que pegos em trabalhos escravos e filhos de fazendeirão levados a prisão derrepente por alguma atitude estranha, nem tanto, logo se resolve assim papos informais jornal de boteco, não se prova, é como fogo de monturo, se tem fumaça tem fogo, alguém dizia que correu muita grana para soltura do escravagista filho e ninguém sabe ninguém viu e tudo certo e o cara ameaçando não esconde uma montanha de consciência pesada?? /SOU REQUIÃO ABUSO DE PODER DEVE SIM SER PUNIDO COM SEVERIDADE- PERCEBE-SE como a faz urgente aprovação de PEC de ABUSO DE AUTORIDADE. PRECISA DE PIOR EXEMPLO///DATA VENIA UAI!!!

Erivelton

“….aceitam em silêncio resignado a desmoralização que impõe ao Supremo e à Justiça e, por consequência, ao Brasil.” Basta ver o último ataque aos membros do Tribunal Superior do Trabalho e à Justiça do Trabalho, quando afirmou, nesta segunda-feira, 3, que o TST é ‘laboratório do PT’ e que conta com ministros simpatizantes e indicados pela CUT – Central Única dos Trabalhadores. Lamentável.

Deixe seu comentário

Leia também