Altamiro Borges: “Tenho horror a CPI”, disse ex-presidente do PSDB; no caso da merenda, tucanos seguem a lição

Tempo de leitura: 5 min

Captura de Tela 2016-06-26 às 11.40.47

A farsa da CPI da máfia da merenda em SP

Por Altamiro Borges, em seu blog

Os tucanos detestam CPIs – como confessou o falecido coronel Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, em um vídeo que a mídia amiga já tratou de arquivar.

Eles só gostam de comissões parlamentares de inquérito para desgastar os adversários políticos e para achacar os supostos envolvidos em mutretas.

Quando há risco de virarem alvos, eles fazem de tudo para sabotar as investigações.

Prova disto ocorre – pela enésima vez – em São Paulo.

Nesta quarta-feira (22), houve a primeira sessão da “CPI da Merenda” na Assembleia Legislativa do Estado.

Há inúmeras provas de que tucanos de alta plumagem, a começar do presidente da Alesp, o moralista sem moral Fernando Capez, roubaram a comida das escolas.

A sessão, porém, deixou evidente que a CPI será uma farsa.

Foi eleito para presidi-la o deputado Marcos Zerbini, um tucano famoso pelo servilismo diante de Geraldo Alckmin.

Dos nove membros da CPI, oito pertencem à tropa de choque do governador. O PSDB, que nunca caiu na conversa fiada do tal “republicanismo”, sequer permitiu que o único deputado da oposição, o petista Alencar Santana Braga, fizesse parte do colegiado.

Os secundaristas, que ocuparam as escolas e a própria Alesp, reagiram à patética encenação. Diante dos protestos, Marcos Zerbini encerrou intempestivamente a sessão e informou que utilizaria a prerrogativa regimental para indicar o relator da matéria.

Ou seja: tudo indica que a “investigação” não vai dar em nada, que a máfia da merenda não será punida e que o “picolé de chuchu” seguirá incólume.

Apesar do inicio lastimável, os secundaristas prometem manter a pressão e a bancada da oposição, composta por PT e PCdoB, já anunciou que reforçará as investigações.

Na sessão desta semana, os petistas apresentaram requerimento pedindo a convocação de Fernando Capez e de assessores de Geraldo Alckmin – como Fernando Padula, ex-chefe de gabinete da Secretaria de Educação, e Luiz Roberto Santos, o Moita, ex-chefe do gabinete de Casa Civil.

Estes e outros tucanos aparecem nas gravações colhidas pela Operação Alba Branca, do Ministério Público e Polícia Civil, sobre a máfia da merenda. Marcos Zerbini, porém, rejeitou o requerimento.

A bancada da oposição pretende insistir nestas convocações e já estuda ingressar na Justiça para ampliar a sua participação na CPI.

Para quem já não se lembra do caso da máfia das merendas – até porque a mídia chapa-branca evita dar destaque para o assunto –, a Operação Alba Branca foi deflagrada em janeiro deste ano.

Ele tinha como foco a Coaf, uma cooperativa agrícola acusada de superfaturar o preço dos produtos da merenda escolar vendidos ao governo estadual e a 22 prefeituras de São Paulo.

No curso das investigações, a Polícia Civil descobriu o envolvimento de vários políticos do PSDB – inclusive do presidente da Alesp.

Em sua delação premiada, o lobista Marcel Ferreira deu detalhes sobre a participação de Fernando Capez e de vários integrantes do governo de Geraldo Alckmin.

Eles teriam recebido propinas em que contratos que somaram mais de R$ 32 milhões.

Os estudantes secundaristas, que no ano passado deram uma aula de cidadania ao ocupar dezenas de escolas contra o projeto de reestruturação do ensino de Geraldo Alckmin, passaram a exigir a punição dos corruptos da máfia da merenda.

A torcida organizada do Corinthians, “Gaviões da Fiel”, também levou o assunto para os estádios de futebol.

Após vários protestos de rua e da ocupação do plenário da Alesp, em maio último, os deputados governistas se viram obrigados a aceitar a criação da CPI.

Agora, porém, eles manobram para transformá-la numa farsa.

Daí a importância da intensa pressão da sociedade. Para ajudar neste esforço reproduzo abaixo o nome dos integrantes da comissão de inquérito. Não custa pressioná-los e denunciá-los:

— Marcos Zerbini (titular), Orlando Morando (suplente) – PSDB

— Barros Munhoz (titular), Carlão Pignatari (suplente) – PSDB

— Estevam Galvão (titular), Cezinha de Madureira (suplente) – DEM

— Adilson Rossi (titular), Caio França (suplente) – PSB

— Jorge Caruso (titular), Jooji Hato (suplente) – PMDB

— Gilmaci Santos (titular), Wellington Moura (suplente) – PRB

— Coronel Camilo (titular), Marta Costa (suplente) – PSD

— Delegado Olim (titular), Antonio Salim Curiati (suplente) – PP

— Alencar Santana (titular), Luiz Turco (suplente) – PT

Captura de Tela 2016-06-26 às 11.52.06

Gravação mostra líder tucano Sérgio Guerra sabotando CPI, diz PF

do Jornal do Brasil

A Polícia Federal afirma que um vídeo gravado por câmeras de segurança comprovaria uma reunião entre o então presidente do PSDB e senador Sérgio Guerra (PE) e o então diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e empreiteiros para paralisar a CPI da Petrobras, em 2009.

Na gravação, Guerra afirma que “não vamos polemizar”, diz que tem “horror a CPI” e que considera “deplorável” um deputado “fazendo papel de polícia”.

O tucano, que morreu em 2014, era um dos integrantes da comissão. As informações são da Folha de S. Paulo.

A reportagem teve acesso a relatório da PF com a transcrição das conversas, que ocorreram no escritório de um amigo do lobista Fernando Soares, o Baiano, também presente.

Em sua delação premiada, Costa disse que Guerra pediu R$ 10 milhões para enterrar a CPI e que o pagamento foi feito pela empreiteira Queiroz Galvão.

Segundo a Folha, participam da reunião um então executivo da Queiroz Galvão, Ildefonso Colares Filho, e um da Galvão Engenharia, Erton Medeiros.

Presos na Operação Lava Jato em novembro de 2014, ambos foram soltos em 2015 por ordem do Supremo Tribunal Federal.

Ouvidos sobre o vídeo, Costa e Baiano teriam interpretado, segundo a reportagem, um determinado trecho da gravação como sendo um acerto velado de pagamento.

Eles conversavam sobre a defesa da Petrobras contra uma empresa que apresentava problemas. Guerra comenta: “Acho que a defesa não foi completa, a defesa não foi [o advogado] Antônio Fontes?”.

Depois, pergunta: “E aí, como é que tá [inaudível] bem?”. Colares responde: “Dando suporte aí ao senador, tá tranquilo”. Guerra diz: “Conversa aí entre vocês”.

Guerra deixa clara sua disposição em não avançar na CPI, segundo a transcrição. O tucano afirma inclusive que seu então colega de partido, o senador Álvaro Dias (atualmente PV-PR), queria mandar “algumas coisas pro Ministério Público”, mas que ele tentaria “controlar isso”.

De acordo com a Folha, Guerra também chega a questionar Costa sobre atrasos nas obras e acusações de sobrepreço.

O então executivo da Petrobras cita custos, exemplificando com a mão de obra, e diz que não havia irregularidades. “Aí você vai na obra lá, tem refeitório com ar-condicionado, nutricionista e tal. Custa mais caro, custa.”

Guerra o tranquiliza: “Nossa gente vai fazer uma discussão genérica, não vamos polemizar as coisas. […] Eu tenho horror a CPI, nem a da Dinda [possível referência à investigação contra o então presidente Fernando Collor] eu assinei, é uma coisa deplorável, fazer papel de polícia. Parlamentar fazendo papel de polícia”.

Em nota, o PSDB informou que “não conhece a gravação e por isso não comentará, mas reitera seu apoio às investigações da Lava Jato”.

A Queiroz Galvão informou que “não tem conhecimento do suposto vídeo e de seu conteúdo” e que não comenta investigações em andamento.

A Galvão Engenharia nega as acusações e disse que Erton Medeiros já deu esclarecimentos às autoridades.

Leia também:

Laura Carvalho: Como o golpe de Temer contraria as ruas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Enquanto isso, Tucanos Paulistas e Mídia Jabá do PSDB-SP

empurram o Boi Aécio para a Correnteza do Rio de Piranhas.
.
https://twitter.com/tuttyvasques/status/743838780134670340
.
.

Serjão

É o supra-sumo da ironia a CPI da merenda acabar em pizza.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… Era uma vez um Moro Mau e 03 porquinhos: Legislativo, Judiciário e agora Executivo…
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… Era uma vez um Moro Mau e 03 porquinhos: Legislativo, Judiciário e agora Executivo… Há uma charge muito interessante em que a justiça aparece sendo conduzida por um cachorro loco… Loco ? Moro…
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
A Província de São Paulo é Uma Fábula!

https://pbs.twimg.com/media/Cl6WxgLXIAAU5pe.jpg

https://twitter.com/ProletarioNews/status/747200372985430016
.
.

Marat

As Madames dos Jardins-SP (as pessoas da sala de jantar!?) dizem que os “marmanjos” são grandões demais para serem alunos e quererem merenda… não perceberam que graças ao Lula aumentaram de tamanho e peso!

Marat

Mas é claro que não vai dar em nada… Afinal, estamos na província de São Paulo, e aqui o povinho burro e ignorante tem medo da máfia do psdb… Imaginem o boçal do Dória prefeito… não duvido. Ainda mais agora que darão um jeito de o boneco de cera não ganhar… Lixo absoluto. SP é o esgoto do Brasil!!! ooops… ato falho: da Republiqueta Maçônico-Teocrática Golpista do brazil

maria nadiê rodrigues

O roubo sabido da merenda escolar no estado mais rico do Brasil, envolvendo caciques do Governo estabelecido, é uma coisa deveras deprimente. Trata-se de mexer com a alimentação de pessoas carentes, que precisam dela para renderem mais nas escolas. Hoje em dia, de tanto se propagar amor aos animais, uma pessoa pode ter sua vida devastadas se filmada condenando um cão a sofrer de fome.
Fosse o PT de Hadad o mestre da roubalheira, o mundo saberia, e não passaríamos um dia sem que o prefeito de São Paulo não estivesse numa saia justa.
São dois pesos e duas medidas sempre que se precisa avaliar, investigar, e condenar um tucano ou um petista. Para eles, tudo chega a contento. Para os petistas, só injustiça combinada com a imprensa maldita, que não se envergonha nunca de produzir factoides e mentiras.
Desenvolvem-se mais tramas para que o impeachment seja aprovado, agora com a mão pesada de Teori, ao enviar Lula para Moro, atendendo a Globo, Janaína, tucanos, etc.

Deixe seu comentário

Leia também