Altamiro Borges: Caso do Porsche de Eike Batista desmoraliza o Judiciário

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-02-26 às 11.20.19

Porsche desmoraliza o Judiciário

Por Altamiro Borges, em seu blog

Os ilustres membros do Judiciário – o mais hermético dos poderes da República e também o mais corrupto, segundo vários estudos –, adoram os holofotes midiáticos. No geral, prevalece uma relação promíscua entre estes dois aparelhos de hegemonia na sociedade.

Os juízes nunca investigam os barões da mídia, nunca punem os impérios midiáticos nos casos de desrespeito à Constituição e ainda garantem sentenças favoráveis ao setor – como agora, na condenação do blogueiro Miguel de Rosário, perseguido pelo censor Ali Kamel, diretor de jornalismo da poderosa Rede Globo.

Na outra ponta, os veículos de imprensa não acionam suas equipes de “jornalistas investigativos” para apurar denúncias de irregularidades no Poder Judiciário.

Há uma relação de sedução e medo entre estes dois aparatos. Muito raramente ela é quebrada, como agora com a patética história do juiz Flávio Roberto de Souza, flagrado ao volante de um luxuoso Porsche apreendido do empresário-trambiqueiro Eike Batista.

A cena ocorreu na manhã desta terça-feira (24), no Rio de Janeiro. O juiz Flávio Roberto de Souza, titular da 3ª Vara Federal Criminal, foi visto dirigindo o Porsche Cayenne, avaliado em R$ 495 mil, que pertencia a Eike Batista.

O veículo tinha sido apreendido pela Polícia Federal no início de fevereiro como parte das investigações sobre os crimes financeiros cometidos pelo empresário. O juiz exibicionista, responsável pelos processos contra o ricaço, agora será alvo de investigação da Corregedoria do Tribunal Regional Federal.

Apesar do flagrante, Flávio Roberto de Souza ainda tentou posar de inocente. “É uma situação normal. O carro ficou guardado em local seguro, longe de ser suscetível a qualquer dano”, justificou-se à imprensa.

Mas ninguém parece que acreditou muito na sua “história” – nem mesmo seus compadres do Poder Judiciário.

Segundo matéria da Folha, “o caso do Porsche criou mal-estar entre juízes e desembargadores federais. Desembargadores do TRF ouvidos pela Folha e que pediram que não fossem identificados dizem que o juiz feriu regras da Lei Orgânica da magistratura, do Código de Processo Civil e da Lei de Improbidade Administrativa. Nenhuma delas prevê explicitamente uso de bens apreendidos por magistrados. Há entendimento de que o juiz não pode ‘ter à sua disposição os bens de um réu’. Quando um bem é apreendido, o juiz deve eleger um ‘fiel depositário’ para resguardá-lo e impedir sua deterioração. Souza solicitou ao Detran, no dia 11, que o Porsche e um Hilux, também de Eike, ficassem à disposição do juízo. À garagem do condomínio em que mora o juiz, além do Porsche, foi levado uma Land Rover de Thor, filho de Eike”.

Para Eliana Calmon, ex-corregedora nacional da Justiça – que ficou famosa por denunciar a existência dos “bandidos de toga” e até se aventurou na política, mas foi derrotada na eleição para o Senado na Bahia –, o flagrante do juiz ao volante do Porsche mancha a imagem do Judiciário.

“Considero este caso extremamente grave. A conduta do juiz é absurda e desmoraliza o Poder Judiciário… Isso deixa o juiz em situação de suspeição e atenta contra a credibilidade da Justiça, que deve ser preservada”, afirma.

O mesmo juiz já havia chamado a atenção ao criticar o réu fora dos autos. Em novembro passado, ele afirmou que Eike Batista nutria o “sonho megalomaníaco de se tornar o homem mais rico do mundo”.

Pelo jeito não era só o empresário-trambiqueiro que nutria este sonho.

Quantos outros juízes não ambicionam os holofotes da mídia e a riqueza?

Leia também:

Notícia falsa de que Dilma vai fazer busto para executado se espalha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sidnei Brito

Não demora muito, e esse juiz – retratado como um justiceiro linha dura em jornais do Rio – estará sendo aplaudido em restaurantes do Leblon.
É só esperar!

Léo

A receita federal deveria fazer uma devassa nos bens apreendidos deste 2000.

FrancoAtirador

.
.
A Mídia-Empresa Fascista só tenta ferrar as pessoas ou as instituições
das quais não pode se beneficiar economicamente e, de igual forma,
politicamente, quando atuam contra a Ideologia do Neoliberalismo.
.
.

Leandro_O

Se fosse só essa do Porsche era um alívio. Mas ficou provado que Deus é brasileiro e é juiz, não foi isso?

    Léo

    O Cara se apossa de dois carrinhos do Eike e um pianinho, não deveria ser preso em flagrante, por furto, ou robo?

    Conheço historia de uma dona de casa desempregada, no interior de São Paulo, que por ter furtado um pote de margarina de supermercado para alimentar seu filhinho, passou um ano na prisão.

Serralheiro velho

Depois do mensalao e da lava -jato falar em manchas na justica virou lugar comum.Para mim este juiz eh o mais perfeito retrato da justica que temos :cara, ineficiente, seletiva pppp, extrema corrupcao. O pior lugar para procurar mitigar a corrupcao epidemica do Brasil

Marcos Araújo

Quem é Ivar Luiz Schmidt, líder do movimento Comando Nacional dos Transportes? Seria um caminhoneiro legítimo ou um empresário interessado apenas no seu próprio bolço?

Segundo o LINKEDIN:

Ivar Luiz Schmidt
Sócio da Roda Brasil Transportes e representante comercial da MANOS Implementos Rodoviários
Mossoró e Região, BrasilTransporte/Caminhões/Trens
Atual
Roda Brasil Transportes Ltda

Formação acadêmica
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
Bacharelado, Administração
2010 – 2013

Olhando na linha do tempo do FACEBOOK, percebe-se que não houve ou foram apagadas todas as postagens do ano de 2014 (ano da campanha a presidência), porque será?
Nos outros anos encontram-se postagens contra o governo em vários tópicos.

Se os caminhoneiros tem este cara como líder, serie este um movimento isento ou direcionado a desestabilizar o governo Dilma e o país?

    Léo

    Ta na hora do Governo Federal e Estaduais, se unirem em reestruturar a malha ferroviaria, para transporte de mercadorias, e não ficar o tempo todo sendo chantageado por empresarios gananciosos do transporte.

    Duvido que motorista autonomo lidera greve. 90% é motivado por empresarios.

Franco

Somente quem não conhece o poder judiciário pode ter a ilusão de sua lisura.

sagarana

Desmoraliza esse juiz.

Julio Silveira

Isso é o Judiciário Brasileiro, o mais patrimonialista dos poderes. Não por acaso o Brasil sustenta um das mais vergonhosas culturas, onde as prerrogativas do estado são assimiladas como uma unção pelos detentores de cargos públicos, em tempo integral.

Deixe seu comentário

Leia também