O acordo em Minas: Pimentel apoia Hélio Costa

Tempo de leitura: 2 min

PT nacional enquadra o de MG por apoio a Helio Costa

da Folha de S. Paulo

O comando de campanha de Dilma Rousseff enquadrou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e ele vai anunciar na segunda-feira seu apoio à candidatura de Hélio Costa (PMDB) ao governo mineiro. Além disso, negocia com Patrus Ananias sua indicação para ser vice de Hélio Costa, tendo Pimentel como candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-ministro das Comunicações.

Com essa chapa, petistas e peemedebistas acreditam ser possível derrotar o governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), candidato do tucano Aécio Neves, que cresceu nas pesquisas encomendadas pelos dois partidos para definir o nome da base aliada no palanque único em Minas a favor de Dilma.

Segundo a Folha apurou, Dilma e sua equipe cobraram, na terça-feira, que Pimentel determinasse que seus aliados em Minas parassem de colocar empecilhos à aliança em torno de Costa. O petista e ex-prefeito de Belo Horizonte repetiu que em nenhum momento trabalhou com a possibilidade de confrontar uma decisão do presidente Lula e da direção nacional do PT em favor da aliança com o PMDB, mas que precisava seguir o roteiro traçado entre os dois partidos para a escolha do cabeça de chapa em Minas Gerais.

Segundo esse roteiro, depois dos resultados das pesquisas, dirigentes do PT e do PMDB mineiro se reuniriam no domingo, dia 6, para definir os nomes dos candidatos a governador, vice e senador. Hélio Costa ficou à frente de Pimentel nas duas pesquisas, mas sempre dentro da margem de erro. Na pesquisa Sensus para o PT, Pimentel teria 27,7% contra 21,4% de Anastasia, e Costa teria 31,1% contra 20,5% do tucano.
Na pesquisa do Ibope para o PMDB, Pimentel pontua de 24% a 29% nos cenários, e Costa varia de 28% a 32%. Integrantes do PT mineiro dizem, porém, que vão insistir até o último momento na indicação de Pimentel, sob a alegação de que o petista tem mais chances de vitória.

Eles disseram à Folha que o limite dessa insistência é uma possível intervenção da direção nacional do PT em favor do senador Hélio Costa. Por essa razão, a direção nacional do PT convocou todos os integrantes do Diretório Nacional para ter “quorum máximo” na reunião do dia 11, que antecede as convenções do PMDB e do PT.

A estratégia é ter votos suficientes para derrubar as tentativas dos diretórios estaduais de Minas e do Maranhão de lançarem candidatos que possam ameaçar a aliança em torno de Dilma.

No Maranhão, o PT local quer apoiar o candidato do PC do B, Flavio Dino, e não Roseana Sarney (PMDB).

“Se um Estado estiver em desacordo com a política nacional, a instância decisória é o Diretório Nacional”, disse o secretário nacional de Mobilização do PT, Jorge Coelho.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0306201010.htm


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mauricio

Patrus e Helio costa ja tiveram sua vez e epoca perderam a eleições para o PSDB de Eduardo AZEREDO por isto agora é PIMENTEL, LULA pelo amor de DEUS não interfira na decisão do PT de Minas, PIMENTEL é o MELHOR candidato para Minas Gerais. PIMENTEL é pessoa mais preparada para enfrentar qualquer candidato, junto com DILMA iremos trabalhar por um PAÍS melhor!!!!!!!!!!!

    Sagarana

    Ô coitado…

Jairo_Beraldo

A liberdade, é a grandeza de poder fazer escolhas. Mas, se essas escolhas não tiverem consequências, se nos permitirmos voltar atrás em assuntos cuja natureza não admite isso, a nossa liberdade ficaria esvaziada. Estaremos anulando a nossa personalidade, porque somos aquilo que fazemos com as nossas escolhas. É com elas que traçamos o nosso caminho e nos definimos.

Rodrigo Carvalho

Pimentel entregou a Prefeitura de BH por um propjeto pessoal. Eu e algumas pessaos mais próximas não votaremos nele. A candidatura ao governo mineiro tinha que ser do Patrus Ananias.

Guilherme Souto

Toco, isso que o Patrus Ananias sofreu com esse acordo. Coisas do jogo político…

Agora o Pimentel, saindo para o senado, se ganhar, tem mais chance de se cacifar para uma próxima eleição. Se perder, sendo do comando da campanha da Dilma, tem toda a chance de ser figura de primeiro escalão do governo federal, o que lhe dará, da mesma maneira, chance de se cacifar da mesma maneira.

E o Patrus Ananias saí de cena para o ostracismo, infelizmente!

Neo-tupi

Quem melhora a vida do povão no Maranhão são as políticas do governo federal, qualquer que seja o governador. O mesmo acontece em Minas, e nos demais estados. No Rio, o povão do Complexo do Alemão, Rocinha, Cidade de Deus, Baixada Fluminense, São Gonçalo, tem um governador que não é lá essas coisas (Sérgio Cabral), mas está tirando o pé da lama e saindo do sufoco, porque o governador segue as políticas federais.
Além disso, no Maranhão, mesmo que o PT faça aliança institucional com Roseana, o eleitor ainda tem a opção de votar no Flavio Dino (PCdoB), se quiser. Nem vejo razão para tanta discussão lá. Pode-se fazer a aliança institucional, e quem não quiser embarcar no apoio, que faça sua campanha de forma dissidente. O PT do Maranhão pode ser inteligente e fazer como o PMDB Nacional, que se divide, e acaba elegendo no congresso as maiores bancadas.
O PT de Minas deveria se concentrar nas eleições legislativas, e Patrus deveria ser candidato a deputado para fazer uma bancada mineira grande na câmara, como Aécio fará. O tamanho das bancadas é que pesam na composição dos ministérios. Hélio Costa só foi ministro das comunicações porque o PMDB mineiro tinha votos no congresso.

Antonio Beraldo

É importante a mobilização de Pimentel em tôrno de Hélio Costa.
Assim mostra-se capaz de UNIR e não apenas dividir para enfraquecer. Se eleito senador, terá 08 anos para provar a todos os Brasileiros e a seus conterrâneos Mineiros que não apenas é um ente desestabilizador, mas ao contrário, sabe UNIR quando forças retrógradas – PSDB/DEM – querem manipulá-lo para vencerem.

    Jairo_Beraldo

    Helio Costa, é formado no PIG, como Antoni Britto era. Britto desestabilizou o RS. Penso que Costa fará o mesmo em MG.

    Neno Fogaça

    Brito era aliado de FHC, como grande parte dos Pmdebistas daqui do estado. São periquitos em plumagem de tucano. O palanque do Fogaça, candidato a governador, será de Serra.

    Sagarana

    não fará porque perderá.

Jairo_Beraldo

Apesar deste jogo, o presidente Lula mantém a calma.

setepalmos

Não gosto do Hélio Costa.
Toda a sua história em apoio a interesses hegemonicos de grupos de mídia é visível ao simples olhar, desde antes até por durante a sua atuação como Ministro.

Mas é aquela história: "Vão-se os anéis, mas ficam os dedos"

Caso o PT fosse radical em suas políticas de aliança, não teria sobrevivido à crise do mensalão, que como efeito prático teve a aliança PT/PMDB a plano federal.

Governar é a arte do possível.

luis

Redução de danos. É o que resta. Depois da lambança de 2008 em BH, por que exigir cabeça de chapa para o PT? O mesmo discurso pró-Lacerda serve agora pró-Hélio. E há grande diferença: entre o populismo e o neoliberalismo tucano, eu voto no primeiro.

Neo-tupi

O Pimentel matou a candidatura própria do PT em 2008, quando tinha 99,9% de fazer o sucessor e entregou de graça uma vitória a Aécio Neves. Nesse arranjo, Pimentel só seria um candidato a governador realmente forte se Aécio o apoiasse. Na capital, Pimentel vence, mas no interior ele entra em desvantagem em relação a Anastasia, porque o eleitor não petista não enxerga diferença entre ele e Anastasia, tanto que muitos farão o voto Dilmasia , e aí prevalece o peso da máquina de Aécio, que sabe-se lá porque é bem avaliado. Agora é tarde.
Sou mineiro, mas vivo no Rio. Meu candidato do coração seria Patrus. Na falta de um candidato de esquerda, se votasse em Minas, votaria no enrolão e conservador Hélio Costa, assim como vou votar em Sérgio Cabral do PMDB, no Rio, por falta de um candidato de esquerda que não seja sectário. Nem de longe gosto do Sérgio Cabral, e não tenho qualquer afinidade político-ideológica com ele. Mas ele foi bem melhor, tanto politicamente como administrativamente, do que os governos demo-tucanos e Garotinho, e é muito melhor do que a alternativa Gabeira, que está com arco de apoio de dar medo, daquele pessoal barra-pesada neoliberal do sistema financeiro tucano. Cabral teve a virtude de vestir a camisa das políticas e programas federais que beneficiam a população mais pobre, e foi essa população que mais ganhou com o governo dele.
Helio Costa, em MG, deve fazer um governo semelhante ao de Sergio Cabral no Rio.

    Paulo Morais

    Em Minas, pela falta de opção, terei de votar em Vanessa Portugal (PSTU). Impressionante o quanto Pimentel conseguiu entregar a prefeitura para os mineiros. Agora o PT fica sem a PBH, sem o governo do Estado e ainda deixará Patrus escondido nesta eleição. É triste!

Roberto Gomes

È trite ter que apoiar Helio Costa ao inves de Patrus ou Pimentel, mas se isso for para a vitoria de Dilma, com muito pesar ,a vamos a luta, melhor Helio Costa em MG que Serra no Brasil.
mas infelismente estamos entregando de mais para o PMDB

Filipe Rodrigues

Os petistas não podem se comportar como ovelhas, o partido precisa eleger uma grande bancada no congresso e pra isso precisa ter candidatura própria em estados importantes. Se o Pimentel não for candidato a governador, o Patrus será.

    Jairo_Beraldo

    Mas a questão…MG tem nomes no PT que competem para se elegerem para o congresso?

George Marcos

O PT não entregue tudo…. Vamos a Luta em Minas.

simonebh

Patrus é a única e melhor solução! É também uma questão de respeito para com um político correto e competente, sem demagogia. Com ele virão alguns milhões de votos para Dilma. Os mineiros devem ABRIR OS OLHOS para votar.

José Roberto-SP

Como temos visto o Brasil cresceu -deixou de estar deitado eternamente em berço esplendido- a vida do brasileiro melhorou, e muito, mas não foi pelas administrações estaduais e nem das municípais, foi em razão da federal, por isso se almejamos mais crescimento, mais progresso temos que dar continuidade num programa de governo que deu certo, portanto, aliança se faz necessária. Tem um ditado que diz: às vezes é preciso perder o anel a perder o dedo.

Rodrigo Carvalho

O candidato ao governo estadual deveria ser Patrus Ananais. Pimentel entregou a prefeitura de BH pois márcio lacerda é Aécio. O nome é Patrus.

    alexandre

    Claro que devo concordar. mas o patrus foi defenestrado na convenção. parece que o Pimentel anuncia sua candidatura no dia sete(segundo o novojornal.com). A versão a folha é furada . Apenas a tentativa constante de desgastar indiretamente o governo federal e o partido PT.
    o candidATo vai ser o Pimentécio mesmo. Talvez cause um rompimento na aliança PMDB-PT nacional. talvez isso esteja de acordo até com a vontade do LUla . vamos ver. momentos decisivos.

Francisco Xavier

Até onde o PT e Lula querem chegar? Eles confiam no Hélio Costa? O ex-funcionário da Globo não terá nehum pudor em abandonar um governo do PT em uma eventual situação de crise. No Maranhão o PT e o Lula também vão meter os pés pelas mãos? O que é isso? Só compreendo esta situação se apelar para minha maior frustação: "o PT ficou igualzinho aos outros" … não resta nenhuma esperança? Não venham me dizer que sou ingênuo, pois eu aprendi que para governar são necessários acordos, concessões etc., mas será necessário ceder MInas quando temos candidatos bastante qualificados e competitivos?
Francisco

    Paulão

    O mais importante é o projeto Brasil, pré-sal, cultura, sáude,,que o governo federal continue com o PT, isso é o que importa

    Jairo_Beraldo

    Mas seria interessante fazer um bom numero de deputados federais e senadores. Para não ficar mendigando apoio dos mercenarios da politica. Aqui em GO, difilmente faremos mais que 1 deputado. Senador, nem pensar. tem uma briga interna no PT goiano, que é insolucionável, infelizmente.

    Leider_Lincoln

    O Grande Jogo, meu caro, não está nos governos estaduais, mas no congresso. Penso que a estratégia do PT é aumentar a bancada na Câmara e sobretudo, no Senado. Álvaro Dias, Sérgio Guerra, Arthur Virgílio, Lúcia VÂnia, Marconi Perillo e muita buona gente vai ficar de fora, e será substituída por petistas, pcdobistastas, pdtiststas e psbistas. Foi no Vongressoque o governo, nestes 8 anos, mais enfrentou frustrações. A Dilma terá uma vida mais facil; a estratégia é boa.

    Vinícius Vitoi

    Leider, concordo com a necessidade de renovar o congresso. Acho que acontecerá aos poucos. Bons governates serão um grande avanço para realizações do próximo governo. É por causa disso que ainda espero a indicação do Patrus para o governo de Minas. Faço torcida para os mineiros comprarem a briga…allons enfats das alterosas… Agora é Patrus… Força, determinação….

Vinícius Vitoi

Mineiros…comecem a Campanha Patrus Governador… Minas precisa se destacar… Patrus Governador das Alterosas… Alons Enfant…. Não deixem esmorecer a peleja… A Dilma ganha e precisa de bons governadores e isso começa com MINAS…

simonebh

Votarei na Dilma, com certeza. Mas aqui em Minas EU decido em quem quero votar: evidentemente que NÃO será no hélio …osta. Parece que se esqueceram que mineiro não aceita imposições. Libertas quae sera tamen!

Clara

TUDO tem limite, o PT, tradicional em minas, acabou desde a aliança com Marcio Lacerda. Recuso-me a engolir Hélio Costa ou Antonio Anastasia.

Edna Duarte

Sinceramente, sou filiada ao PT não voto no Helio Costa., votaria no Pimentel. Acho que estão acabando com o PT mineiro. Já fizeram aquela aliança absoluta (PT-PSDB- PPS) para eleger Marcio Lacerda (prefeito de BH). O que ganharam com isso. O PT tinha condições de eleger um prefeito do PT, já que as administrações petista em BH foram execelentes.

    Paulão

    Nesta parte concordo com vc, no que diz respeito a prefeitura, mas quanto ao projeto Brasil, não se pode arriscar não, que o Brasil continue sendo governo por este projeto maravilhoso

    Itamar

    Eu também não entendo essa rixa entre Patrus e Pimentel. Foram prefeitos de BH com excelente aprovações mas, vem o Pimentel e entrega a prefeitura da Capital para o Márcio Lacerda (cupincha de Aécio). Aí começa o enfraquecimento do PT Mineiro, dois ótimos candidatos e uma direção Nacional do PT, jogando em lado opostos.
    Agora, me faça um favor, aquentar uma coligação para eleger um almofadinha do PIG, disfarçado de político, é brincadeira. A tendência do "Collor" Mineiro é ganhar, pena que não irá encontrar opositor competente na disputa, caso o PT apoie o "Globo Prateado Mineiro".

Marcos

Eu até concordo que o plano federal é mais importante. Mas tudo tem um limite. Sou filiado ao PT, e não concordo com essa coligação. Se fosse Pimentélcio, o candidato, anularia meu voto. Agora, Hélio (GLOBO) Costa, nenhuma chance.
Mas o que vai acontecer com a maioria da base do PT em Minas é anular o voto tanto para deputador, senador e governador. O PT, parece que esqueceu que se formou graças às suas bases e agora vem com uma determinação, de cima para baixo e que todos engula. Estão enganados. Não somos uma turma de subservientes.

    Jairo_Beraldo

    O PT, quando Lula era "espancado", se escondeu para não "serem respingados". Lula enfrentou, junto com Dilma, e agora pagam o preço pela covardia. E a campanha federal será Lula x PSDB, e não PT x PSDB!

jbmartins não Golpe

Este Jogo Politico é nescessario, senão a vaca vai para o brejo.

Tweets that mention O acordo em Minas: Pimentel apoia Hélio Costa | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Luís Henrique – Lula, André Vargas. André Vargas said: O acordo em Minas: Pimentel apoia Hélio Costa – http://tinyurl.com/23c47df (via @viomundo) […]

dukrai

o posteAsia é tão ruim que periga perder até para o Hélio Bosta, mas pode ganhar e aí deixa o Patrus abraçado com o afogado Hélio Bosta e o Pimentel brigando por uma vaguinha no Senado com o Itamar Franga, porque o Aócio Never já está eleito. A mesma hipótese com a chapa puro sangue do PT, Pimentel governador e Patrus senador, com mais chance ainda do posteAsia se eleger por causa da divisão de votos de PT e PMDB.
Na dúvida, vale o que está dizendo a matéria, Hélio Costa pra governo, Patrus de vice, Pimentel pro Senado e Dilma faturando todas, parabéns Lulinha!

    Geloca

    Eu fico muito mal com isto. O Hélio Costa é de uma insignificância, de uma mediocridade, de uma incompetência e, por último, mas não não menos importante, nada confiável, do meu ponto de vista. Sinceramente, eu entendo que o regional não pode superar o nacional, mas que é duro, é…será que eu dou conta de tapar o nariz e votar?

    dukrai

    concordo plenamente, mas quando penso no posteAsia, que é pau mandado da Andrea, que por sua vez é quem manda no governo de MG sem nunca ter ganho um voto porque o playboy das alterosas está ocupado com coisas mais importantes, eu arrepio e votaria até no Porcão, se ele estivesse vivo.

Romério Rômulo

azenha:
desculpe o comentário fora do ponto, mas o nassif já desmascarou o tal dossiê "contra" a filha do serra. trata-se de luta interna tucana.
romério

    alexandre

    mas isso que o azenha relata é real,parece. Só que é um desdobramento,não a origem da história. pelo menos é o que se deduz de um post subsequente do mesmo Nassif.

Bernardo

Essa turma do PT de SP quer impor aos petistas do MA fazer campanha para os Sarney ou os de Minas fazer campanha para o Hélio Costa. O que achariam, se tivessem de fazer campanha a governador para o Quércia ou o Maluf? Para nós do MA é até pior, porque em SP, nenhuma destas figuras tem o controle, quase que absoluto, dos aparelhos de estado e dos negócios no estado, que detem a família Sarney no MA. Independente da decisão do dia 11/06, a militância social do PT no MA,dos sindicatos urbanos e rurais, das ongs, dos estudantes e de outros movimenos populares, seguirá com Flávio Dino. O ato de violênica e desrespeito contra o PT do MA não resolverá o problema da gigantesca rejeição da candidata do PMDB. É um corpo grangrenado para o qual a DN do PT lamentavelmente insiste em fazer transfusão de sangue.

    Paulão

    O Dino pode até boa votação na capital e Imperatriz, mas não o suficiente para se eleger, Sarney manda por lá e temos q conviver com isso, qualquer governo seja direita ou esquerda fhc ou Lula tem que ter Sarney

Hugo Albuquerque

O grande ponto dessa questão é a guinada que o PT deu no sentido de se tornar um partido meramente institucional. Isso já vem de 2002, quando, naquela ocasião, optou-se por uma estratégia institucionalóide, desprovida, no entanto, de qualquer tática racional para tanto. Deu no que deu. O que muda agora é que o partido se assumiu enquanto força institucional e está traçando suas táticas em cima disso. Fez a aliança com o PMDB – hoje, uma confederação de oligarcas regionais – porque sabe que eles querem relativamente pouco – ter vagas no Congresso, vencer eleições estaduais – enquanto o PT ficaria com a hegemonia nacional e o controle do Senado – onde novamente os fatores reais de poder vão desconstruindo jabuticabas jurídicas, como a história de um Federalismo baseado em estados, algo incondizente com a história brasileira e, muito embora, a Constituição Brasileira tenha fortalecido os municípios, ainda restam problemas.

    Alice Casasanta

    Quequieisso???!!!!!! Com o acordo pró Helio Costa, estou sem candidato pra governador. No Helio …osta (pra culminar, o nome dele tem rima pobre) eu definitivamente não voto. Não sei porque sismaram com o nome dele, quando o Fernando Pimentel goza de muito mais prestígio. O Helio Costa é bonitão, fala bem (era radialista) mas nunca falou a linguagem do PT. Os comandos de campanha querem a vitória a qualquer preço, e fazem acordos que vão comprometer a ética no futuro. Será que foi bom negócio? Duvido!!!!!!!!!!!! Como eu, muita gente ficou sem candidato. Obrigaga pelo espaço

Marcos

Incrível os comentários dos militantes petistas. Quem tudo quer, com nada fica.
O mais importante é a eleição de Dilma para a presidência.
Não dá nem para comparar a importância do governo federal com o estadual.
Está certo o PT em enquadrar o PT mineiro.
Ou será que os militantes mineiros se esquecem que não é apenas as urnas que serão enfrentadas?
Só para lembrar: o PT vai ter que enfrentar Marco Aurelio Mello, Gilmar Mendes e grande parte do TSE. Tem que ter político para afrontar os golpitas. E ter o PMDB do lado é uma baita segurança.

    Beto Crispim – BH

    Marcos, se não é petista e muito menos mineiro, provavelmente não sabe o que está escrevendo. Em MG em 2002 e 2006 fomos para o sacrificio. O PMDB nesta eleição, tem 8 Diretórios apoiando o Serra, Em Estados onde o PT já tem o governo ou possibilidade de vencer, o PMDB não abriu mão de lançar candidato e inclusive em oposição ao PT, Bahia, RS e Pará, só para ficar em alguns. Em MG, Hélio Costa tem o maior indice de rejeição e logo, como nas duas outras que disputou, vai cair nas pesquisas. Pimentel e Patrus, seriam os candidatos que mais dariam um bom palanque a Dilma. Ah, vários prefeitos do PMDB já aderiram á candidatura de Anastasia. Hélio Costa não tem nem de longe o controle do PMDB no Estado. Bom, se for uma decisão de Partido, irei cumprir, mesmo sabendo que será um erro.

    IV Avatar

    Vc tem razão,,,que o Brasil continue nas mãos do PT por uns 20 anos,,inclusive o MA melhorou com Lula, na era FHC o povo passava fome,,de que adianta o governo do MA nas mãos da esquerda e o Brasil nas mãos de Serra e demos
    A eleição de Dilma não está garantida, não podemos bobear, esta é a verdade
    Tenham juizo

    Jairo_Beraldo

    Só temo ter o TEMER do lado…é temeroso.

Hugo Albuquerque

O grande ponto dessa questão é a guinada que o PT deu no sentido de se tornar um partido meramente institucional. Isso já vem de 2002, quando, naquela ocasião, optou-se por uma estratégia institucionalóide, desprovida, no entanto, de qualquer tática racional para tanto. Deu no que deu. O que muda agora é que o partido se assumiu enquanto força institucional e está traçando suas táticas em cima disso. Fez a aliança com o PMDB – hoje, uma confederação de oligarcas regionais – porque sabe que eles querem relativamente pouco – ter vagas no Congresso, vencer eleições estaduais – enquanto o PT ficaria com a hegemonia nacional e o controle do Senado – onde novamente os fatores reais de poder vão desconstruindo jabuticabas jurídicas, como a história de um Federalismo baseado em estados, algo incondizente com a história brasileira e, muito embora, a Constituição Brasileira tenha fortalecido os municípios, ainda restam problemas.

De qualquer modo, essa estratégia atual pode até ter a lógica (intrínseca) que faltava em 2002 ou mesmo em 2006, mas é só um reflexo de como a esquerda lida mal com as instituições e por isso fracassa mesmo quando tem razão e meios para pôr o que pretende em prática. O PT poderia ter optado por uma política de duas frentes, via movimentos sociais e por dentro do Estado, afinal, a própria Constituições de 88 abre flancos interessantes para a criação de uma democracia participativa. O PT, que sempre errou por pensar demasiadamente por fora, hoje pensa exageradamente por dentro. O que aconteceu em Minas faz parte desse contexto: Apoia-se um candidato qualquer no plano estadual e volta-se as baterias para a disputa do Senado e da Câmara – há quem diga que isso é um sinal de amadurecimento do PT, via superação do velho hegemonismo, mas trata-se de mais do mesmo, um "hegemonismo pragmático", onde a estratégia segue uma lógica formal de alinhamento estanque. Basta ver a turminha da coordenação da candidatura de Dilma indo ao Maranhão para "unir o partido" em torno da candidatura…Roseana Sarney.

    Neo-tupi

    O projeto do PT é nacional, por reformas, por distribuição de renda. Isso não se faz apenas em prefeituras e em Estados. Isso se faz na Presidência da República e no Congresso.
    Eu entendo sua frustação regional, mas nem tudo é perfeito.
    O PT precisa ver-se como parte de um todo, de um projeto maior, já que não consegue hegemonia. A idéia de trocar poder federal por regional é boa para conseguir reformas que transformem a sociedade.
    Em vez de brigar por governos estaduais onde há confronto com aliados, é melhor concentrar fogo em fazer uma bancada forte, colocando os nomes com mais votos para o Congresso. Se a esquerda fizer uma bancada grande, o governo será mais de esquerda e menos de centro.
    Getúlio Vargas, quando voltou em 50, também tinha o apoio de um partido mais de esquerda (o PTB) e o PSD das oligarquias regionais.

Ramon

Dureza ter que engolir a candidatura de Hélio Costa né? Um dos ministros mais traíras do governo Lula…
Dilma têm que fazer valer à pena. Mas vamos-que-vamos! Dilma vencendo no primeiro turno!

    Beto Crispim – BH

    Vai ser dureza Ramon. Fazer campanha para o "muleque de recados da Rede Globo". Bom, vamos nessa e garantir a vitória de Dilma e quem sabe nos livrar dele, já que para governador ele não vence mesmo.

    alexis

    Acho que a Dilma não perde votos se fossem separados o Global Helio Costa e um representante efetivo do PT e da esquerda mineira. Prefiro Patrus, mas acho que Pimentel levaria também o governo.

Ubaldo

Parece que o Fernando Pimentel se deu mal depois que o Luiz Lanzetta, seu contratado, não conseguiu levar adiante o dossiê falso contra Serra por interferência do Rui Falcão.

Essas alianças que o PT faz seguem as regras do Lula que disse claramente que se preciso for, nos aliamos até com o Judas. Ele segue o lema de vale tudo pelo poder e se preciso se alia com Collor, Sarney, Jader e Renan.

    Beto Crispim – BH

    É Ubaldo o que falar de Arruda, que era o vice predileto do Serra? E do Kassab? ACM Neto? Efrain de Moraes? Yeda Crusius, Joaquim Roriz, Quercia? Bom meu caro, os paoiadores de serra daria uma "ficha corrida".

    Marcos Doniseti

    Exatamente como faz José Serra, que se alia com o Clã ACM, Roberto Jefferson, Orestes Quércia e cia. ilimitada.

    Sarney foi Presidente do Senado, na época do governo FHC, com o apoio dos tucanos. Jáder Barbalho e ACM, idem. Renan Calheiros foi Ministro da Justiça do governo FHC. E se não fosse pelo veto de Mário Covas, então governador de SP, o PSDB teria desembarcado de 'mala e cuia' no governo Collor.

    Logo, fiquem quietos, tucanos, pois vocês não tem moral para jogar pedras em ninguém.

    Ubaldo

    Só o PT mantém ligações e ainda reintegra em suas fileiras partidárias políticos corruptos após vir à tona os escândalos.

    Paulo

    Quem precisa de dossiê, Ubaldo???
    Tá tudo no Google!
    "Dossiês é coisa de desesperado o que, definitivamente, não ;e o caso da candidatura Dilma.
    O resto nem merece resposta. A hipocrisia do seu texto já fala por si só. (quem são os seus "Santos"? )
    Aliás, graças a essa história de Dossiê, pela primeira vez na História (talvez da humanidade) um cantidato (Alckmin) teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Bastou cair a máscara.

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, há pelo menos UMA ´prova deste dossiê, que não seja a palavra e alguém ligado ao PSDB? Preste atenção. Aqui isso não cola.

    Jairo_Beraldo

    Essa historia de "dossiê dos aloprados do PT", sr. ubaldo, é para ter factóides para que a grande mídia não noticie os crimes eleitorais de Serra.

    Milton Hayek

    Fábio de Oliveira Ribeiro disse:
    4 de junho de 2010 às 11:10

    Os típicos cidadãos da classe média paulista e paulistana que votam no Serra adoram se comparar aos novaiorquinos e aos norte-americanos. Mas eles só fazem isto porque se sentem deuses entre seres bestiais (os seres bestiais, evidentemente, são nordestinos miseráveis que eles odeiam em segredo, porque em público eles não são racistas). Todavia, nos recantos mais escuros de suas almas os cidadãos de classe média sabem a verdade (que eles são apenas baratas latino-americanas para os gringos graúdos que eles idolatram e querem imitar).

    O que os membros da classe média paulista e paulistana farão quando os nordestinos tiverem o seu padrão de vida? Eles vão lotar as ante-salas dos psicólogos, mas quando descobrirem que foram a um psicólogo descendentes de nordestinos eles vão começar a pular das janelas de seus apertamentos caríssimos.

    Por ora a mediocridade da classe média só tem matado os pobres e nordestinos. Mas logo ela vai matar a própria classe média e não poderemos fazer nada para salvá-la.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/06/0

Helbert

Um absurdo. A grande maioria dos petistas mineiros nao irao fazer campanha para Helio Costa e se der bobeira apoiarao Anastasia. Sou petista mas entre Helio Costa e Anastasia, eu fico com Anastasia.

    Beto Crispim – BH

    Faz isso não meu caro. Dificil engolir Hélio Costa, mas Anastasia é a perpetuação do projeto Aécio Neves em Minas.

Manedentista

Será que a memória do Fernando Pimental está falhando, ou será conchavo, simplesmente? Será possível, que um antigo combatente ao regime militar (que inclusive foi perseguido e preso) agora está querendo que seu partido esqueça a própria identidade e princípios, apoiando um antigo agente da USAID? E ainda por cima, quer que o integro Patruz embarque nessa?

Edson

Espero que não ocorra tal manobra do PT Paulista (EUA). O PT Paulista se acha o dono do mundo, a última cereja do bolo… espero que o PT Mineiro tenha coragem de enfrentar o PT Paulista como fez o PT de Fortaleza…
É bom lembrar que em São Paulo, sob a mesma ótica do PT paulista, existem o candidato SKAF do PSB que deveria também se juntar ao candidato Aloizio Mercadante… qual a diferença? Ou vamos ter dois candidatos em São Paulo e Minas Gerais ou apenas um e cada estado.

Hélio Jacinto

Aécio ao que tudo indica não conseguira fazer seu sucessor, alem de encontrar serias dificuldades para se eleger Senador por MG.

maria utt

helio costa é o serra das gerais. vai vendo….

luis

Minas carece de projeto. Diminuir disparidades regionais; superar a depêndencia de exportações de produtos primários; desenvolver uma política industrial que agregue valor às "suas" comodities; realizar uma política agrária e agrícola voltada para a pequena produção familiar; reverter a "minimização" da máquina administrativa, feita pelos tucanos em desfavor da saúde, da educação e do meio-ambiente. Mais do que nomes, exige-se conteúdo. Aí, meus caros, a "oposição" em Minas está devendo. Se for para fazer a mesma "cáca" que os tucanos fazem, então deixa o Anastasia lá. Sai mais barato para o povo.

Maria A.M.Branco

No Maranhão o PT deve resistir e apoiar Flávio Dino, voto Dilma mais neste caso estou com o PT aguerrido do meu estado, companheiros, não se curvem, não apoiem nem que o Lula mandar vocês apoiar a Roseana Sarney, queremos ver essa família do mal longe, muito longe do Maranhão, sou eleitora do Lula desde sua 1ª eleição para a presidência, Lula ficou refém do PMDB, esse partido não lança candidato próprio para presidência prefere apoiar os candidatos de outros partidos pra tirar proveito, cargos,ministérios,etc. Dep. Domingos Dutra, RESISTA.

klaus

Se Hélio Costa vencer, o PT pode ficar oito anos fora do governo de Minas e terá uma participação secundária em seu governo. Caso vença Anastasia, o PT será o principal voz das oposições no estado e seu candidato ao governo na próxima eleição terá grande chance. Entre ser secundário durante oitos anos e ser o principal partido de oposição e com grande chance de vitória, acho que não há dúvida da escolha petista. Hélio Costa que se vire. Dá pra imaginar a militância petista nas ruas pedindo votos para o Marinho's Boy?

    Leider_Lincoln

    Não, não dá. Nem no Maranhão pedindo votos para os Sarney. Deve ser a omelete mais indigesta da história olítica brasileira, desde que o PCB apoiou vargas em 1950…
    Aqui em Goiás, pelo jeito vamos de Íris Rezende;

    Beto Crispim – BH

    Meus pesames…

    Beto Crispim – BH

    Não dá. Vamos resistir.Porém, se as lideranças se curvarem e se sujeitarm a uma decisão da Nacional, defendo que não devemos boicotar ou criar "constragimentos" para a campanha da Dilma no Estado. Resistir até o ultimo minuto, tentar convercer nossas lideranças no debate e no argumento.

    Leider_Lincoln

    Eu não sei por que negativaram o comentário do Klaus. A análise dele faz muito sentido e não é ofensiva. Compare-a com o amontoado de m. que saiu dos dedos dos criadores do personagem Ubaldo, por exemplo.

Gustavo

Reproduzo o comentário que fiz alhures: Não confio no senhor Pimentel, que deveria deixar de malabarismos e filiar-se logo ao PSDB, partido com o qual ele tem mais identidade. Lamento a lambança pimentécio nas eleições de belo horizonte, que representou um retrocesso para a cidade, hoje governada por um cidadão que – entre outras proezas – sugere ao governador que envie quatro policiais para cada professor grevista a fim de dar cabo às manifestações. Minas Gerais já perdeu. Perdeu a oportunidade de pela primeira vez – não é exagero meu – ter um governo popular e democrático com o Patrus. Agora, sinceramente não consigo ver diferença entre os três principais candidatos que aí estão. Apesar de que creio que o Pimentel poderá representar um risco maior para os movimentos sociais, com os quais ele não parece guardar qualquer proximidade. Como já disse, ele deveria se filiar ao PSDB ou ao DEM que têm mais a cara dele. Ou quem sabe fundar novo partido com o Aecinho.

    Melchíades A. Prado

    É isto aí, Gustavo. Já que o Patrus não foi indicado para ser o candidato de Lula a presidência, ele deveria ser o escolhido como candidato para governar Minas. Com o apoio do Lula, ele certamente se elegeria. Pimentel foi um bom prefeito, mas pisou na bola quando foi engambelado pelo Aecinho e perdeu a sucessão na PBH para um tucano enrustido, o M. Lacerda.
    O PT deve endurecer o jogo e lançar o Patrus para vencer com meu voto, o seu e da maioria dos mineiros!

Marat

A imprensa brasileira estava fazendo de tudo para "mostrar" que havia um racha entre PT e PMDB em Minas… Terão de ver seu candidato levar uma surra e perder já no primeiro tuno. De quebra, terão de ver o enorme eleitorado mineiro votar em massa na Dilma!

alexis

Seria uma pena!

O PT ja entregou a prefeitura de BH e agora vai perder a chance de governar o Estado.
O Pimentel deve isso ao povo de Minas Gerais. Faça um segundo palanque e tenho certeza que vai ganhar.

jura

Patrus, vice? Ele tinha que ser governador, no mínimo senador.

Quem merece ser vice é o Pimentinha, que mandava propaganda da prefeitura de Belô até pra morador de São Paulo.

    Jairo_Beraldo

    Patrus não foi um bom prefeito de BH….então……………

    Beto Crispim – BH

    um excelente prefeito, perdemos nas Prévias, fazer o que?

    alexis

    Previas com menos da metade dos possiveis eleitores…..defesa do "status quo" após entrega da prefeitura de BH, mas sem reflexo popular
    A população está com Patrus, que é a melhor lembrança do PT em Minas Gerais e que abriu caminho para o jeito PT de governar. Aliás, o Patrus teria que ser candidato a Presidente…quem sabe depois destes próximos anos de PAC, a nova mensagem seja novamente o social.

    Beto Crispim – BH

    Também acho…

Reinaldo

http://www.youtube.com/watch?v=YgkM4jZcZfM

Deixe seu comentário

Leia também