Incrível: O papo de compadres em Joanesburgo

Tempo de leitura: 3 min

Globo-CBF: tudo nos conformes.

por Adilson Filho, no blog E Agora?

“No final o bandido casa com o mocinho, e o best -seller vai pra milésima edição” (Raul Seixas)

Ontem Ricardo Teixeira foi ao programa “Bem amigos especial” para selar a paz entre a velha comadre e a entidade. Aliás, nunca o nome desse programa caiu tão bem como ontem: Bem amigos. Que alegria, como eles se entendem bem.

E do encontro entre os amigos especiais, ontem, já saiu o primeiro acordão, publicado na primeira página de O Globo: O torcedor precisará ter paciência, já que o principal é a renovação. Esse é novo ditame que teremos que professar, é a tônica que permeará a cobertura da grande a seleção: paciência.

Agora, meus amigos, percebam a incongruência disso tudo e como eles acham que as pessoas são marionetes, bonecos que eles manipulam pra lá e pra cá, do dia pra noite, pra repetir o que eles querem.

A seleção que Dunga pegou em 2006, foi talvez a renovação de maior impacto já acontecida no futebol brasileiro. Com a aposentadoria de dinossauros consagrados vindos de um fracasso rotundo como Dida, Cafu, Roberto Carlos, Zé Roberto, Emerson e Ronaldo, houve renovação em todos os setores do time: no gol, nas duas laterais, no meio de campo e no ataque. No entanto, apesar de ganhar tudo que disputava, a seleção era cobrada jogo a jogo com um rigor absolutamente excessivo e nunca antes visto, com todas as distorções que eu já estou até cansado de falar. Não foi pedido nenhuma paciência nesse momento delicado do nosso futebol.

Muito pelo contrário, nesse ano a cobrança recrudesceu, baixando ao nível de ataques pessoais, comparações malditas, incitação pra que as pessoas torcessem contra, intrigas descabidas, pressão, pressão e mais pressão…só não fizeram colocar bomba no vestiário do Brasil.

Quando a seleção sai da copa vem a enxurrada final, ataques por todos os lados de todas as maneiras, incitando sempre o torcedor a ser rude e intolerante com esse grupo. O tecido do bom senso foi esgarçando de uma tal maneira que os jogadores desembarcaram como traficantes de alta periculosidade, como se tivessem feito um grande mal à nação – foram escoltados por policiais pois corriam o risco de serem linchados.

Agora, no dia seguinte, de forma singela e educada,os representantes da Globo-CBF vem pedir ao torcedor para ter paciência pois passaremos por uma renovação.

Ou seja, os senhores doutores que mandam no futebol brasileiro, sem sequer esperar o defunto que golpearam esfriar, vem pedir, na cara mais deslavada desse mundo, a esse mesmo torcedor — que eles colocaram com os nervos a flor da pele incitando ao ódio — para desligar de tudo e ter paciência e generosidade com a sua seleção. Como se as pessoas tivessem um botãozinho no cérebro que pudessem apertar da noite pro dia: ligue 1 para odiar e ficar transtornado; ligue 2 para ter longanimidade e paciência. E o mais esdrúxulo disso tudo é que o argumento que usam para fazer tal pedido é mentiroso e hipócrita, já que sabemos que renovação não será total e a principal, que “cortou na carne”, foi feita em 2006.

Pra terminar não posso deixar de registrar um trecho da conversa dos amigos especiais, pois nos dá uma boa noção de como funciona o modus operandi dessa gente:

Renato Maurício Prado pergunta: Presidente, o senhor em algum momento pensou em mudar alguma coisa, no que foi feito?

Ricardo Terra Teixeira responde: Vocês da Globo que viajam muito sabem, quando o avião está no ar passando pelo Atlântico, você pode até querer voltar, mas percebendo que não tem gasolina vê que é melhor deixá-lo seguir até o destino final.

Carlos Eduardo Galvão Bueno comenta: “Tá respondido, não precisa dizer mais nada”

Renato Maurício Prado (fechando o olho e colocando os dentes pra frente): risos…

Ricardo Terra Teixeira suspira pensando: Ufa, falei.. mas acho que agora minha barra limpou.

Carlos Eduardo Galvão ainda faz mais uma pergunta: E o senhor consegue perceber hoje alguma coisa que tenha faltado, que sentiu vontade de ter nesse período?

Renato Maurício Prado responde (pelo amigo especial) : “Mais gasolina pro avião poder voltar, né presidente?!”

Por fim todos caem no riso. Ao final da entrevista, como é de praxe, todos os amigos sairiam para um bom jantar na noite fria de Joanesburgo.

No mais, fica tudo nos conformes, a paz é reestabelecida , o poderoso chefão do futebol brasileiro devolve a seleção nacional a Galvão Bueno e Renato Maurício Prado. E o jogo do poder, que na verdade é um belo jogo de comadres, segue empatado e equilibrado: Globo 1X1 CBF.

Até 2014, e não se esqueçam: Eles contam com você torcedor!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

leosfera

E esse logotipo ridículo? Eu faço melhor no Paint. O Brasil começa mal a organização de 2014!

Fernando

A boa coisa dessa tragédia toda é que o grande público pode perceber a canalhice deste Mauricio Prado, que sempre ficou meio escondido fazendo o bom mocinho global, mas é pior que o cala a boca Galvão. Ele é metido a entender de tenis, de formula 1, de futebol mas não agrega nada com seus comentarios idiotas. E o pior, o cara "se acha"!!!!

flavio marcio

Ontem assisti o Eduardo Galeano na TV Brasil falando sobre futebol.
Ele, definiu bem os "mestres do universo do futebol" : são amos que lidam com grandes businesses, tem leis e tribunais próprios e não prestam contam de seus atos à sociedade.
Sua sordidez tem no infinito o seu único limite.
A internet também deve servir para solapar a sua soberba e poder desmedidos sobre nós, comuns torcedores mortais! Vamos denunciar e azucrinar esta caterva toda também tomando parte de articulações como os foruns sociais da Copa do Mundo que estão despontando nas cidades tendo em vista 2014!

    francisco.latorre

    tv brasil bombando.

    melhor resenha noturna da copa.

    arraso.

    ..

Giovani Montagner

exato. o problema do futebol brasileiro chama-se ricardo teixeira. enquanto este senhor estiver desfrutando das benesses do seu cargo vitalício, porque ninguém tem peito de concorrer contra ele, o futebol brasileiro não será sério, sobreviverá apenas no jogo dos bastidores e nas transações dos jogadores para o exterior.

Guilherme Scalzilli

Dunga e Globo: tudo a ver
A seleção brasileira foi desclassificada porque era um time fraco, instável e mal dirigido. Dunga partiu de uma boa idéia tática, mas não possui experiência nem formação técnica para aplicá-la. Arrogante, pensou que faria desse catado de jogadores-de-empresários um grupo competitivo. Acreditou quem quis.
Ao defender o péssimo Dunga, parte da esquerda caiu na armadilha da imprensa corporativa, que anteviu o fracasso de seu protegido e decidiu abandoná-lo para não afundar com ele. A CBF desfruta de apoio descarado das Organizações Globo (e tácito de outros veículos), que prestigiou Dunga durante quatro longos anos, enquanto ele aceitava as convocações impostas por Ricardo Teixeira e seus apaniguados.
Dunga é apenas o inocente útil que dá aparência de legitimidade a um empreendimento obscuro que usa o nome do país para enriquecer uma súcia de oportunistas. Os torcedores podem aproveitar a oportunidade para indagar seu papel nessa gigantesca farsa.

Marco Nascimento

Ese trecho transcrito é repulsivo, mas ele não está lá muito exato. Achei o vídeo, tá no finalzinho: http://www.youtube.com/watch?v=-_jsSOxg3Iw&fe

vitor oliveira

Até em programa esportivo a globo faz novela de péssimo gosto. Atores com textos e expressões prontas, e o objetivo de selar as pazes entre os donatários da seleção.

Em tempo: agora, o que é decepcionante até o momento é o silencio dos jogadores da seleção quanto a esta saraivada de críticas em cima de Dunga. Não era um grupo fechado? não roeram o osso junto? e agora na hora de defender o técnico? só vai ser robinho mesmo?

jbmartins

Covardia, é uma pena que estes Nobres Covardes não passem por blogs que dizem a verdade, vendo este jogo de comadres, lembro da tal CPI do futebol, daria para passar a limpo estas jogadas, que visam o Lucro e a ilusão dos torcedores Brasileiros, mais a CPI estava sendo manobrado por quem? nada mais que um Tucano querendo uns minutos no Jornal Nacional, pronto resolvido niguem deve nada.

@faltorpan

Peraí. Só um detalhe: Quando Dunga foi escolhido pelo Ricardão (Teixeira) para aprender a profissão de técnico de futebol na seleção brasileira, esse pacto Globo-CBF havia sido revogado? Claro que não. Dunga, como antes dele, "coisas" como Falcão (que virou comentarista da nave-mãe), Lazarento, Leão, Luxa… todos haviam passado pelo crivo dos "parceiros". Não é porque o Dunga saiu que vale agora falar no são Dunga. Ele também havia sido incensado pela nave-mãe e pelos interesses econômicos de Ricardão, Globo e a própria Fifa. Ficar contra a Globo, contra a CBF, contra a Fifa, é fácil; difícil é ficar a favor do Dunga apenas porque "inimigo de meu inimigo deve ser tratado como meu amigo".

    José

    BRASIL X HOLANDA OS VERDADEIROS CULPADOS PELA DERROTA DO BRASIL
    http://www.youtube.com/watch?v=gG2N58pBbBE

    INACREDITÁVEL E A GLOBO NÃO DIZ NADA

    augustinho

    Havia canceres diversos no espirito de 2006, todos admitem. Dunga devia corta-los: ponto pacifico para o proprio, para CBF, para imprensa em geral, para Kaka e Lucio, e para nosotros… E o fez muito bem, vencendo.
    São Dunga é ilaçao. Mas ele teve a santidade de cortar TAMBEM o cancer global da usar a seleçao comercialmente,
    deslavadamente e imoralmente, isto é, em prejuizo dos outros. Ni que fez muito bem, mesmo enfurecendo-se muito ( ainda que tendo razoes no massacre sofrido no passado). E quer saber? A imprensa em geral não aceitava a globice
    passivamente, com poucas exceçoes? Entao ela tinha que levar os respingos e respingoes sim!
    Mas quando lancetava este cancer… o mundo caiu, como descreve o post e ai sim, valia tudo contra a seleçao.

    Heitor Rodrigues

    faltorpan,

    O General RT cometeu um êrro em sua estratégia pós 2006. Esperava que Dunga fôsse tão medíocre quanto êle próprio é, e que o técnico pelo menos mascarasse, ou fizesse desaparecer – de preferência, por encanto – a razão primeira para o fracasso de 2006, ou seja, o BBB em que foi transformado o ambiente de preparação da Seleção, com a devida conivência de Parreira, o Educado. O que não esperava é que o saneamento do ambiente produzisse resultados consistentes e promissores em tão curto prazo. E, como general de merda, RT não teve coragem de destituir Dunga para colocar alguém mais maleável, já que faltariam argumentos para justificar a demissão do técnico. RT e a Globo tiveram que engolir o prêto no branco de Dunga e passaram a golpeá-lo constantemente – a Globo por ações, o general por omissões – na tentativa de dobrá-lo. Nos últimos meses, nada tendo conseguido anteriormente, a emissora passou a usar suas táticas habituais, as ofensas pessoais, o achincalhamento, o assassinato de reputação, que conhecemos tão bem da cobertura que ela faz da política brasileira. As raízes dos fracassos brasileiros desta década estão no envolvimento descarado da Globo com a CBF, que passa pela redução das concorrentes da emissora ao nível da insignificância, a fim de submeter os corações e mentes dos brasileiros aos desígnios da Vênus platinada, desíginios que vão muito além do futebol, já que o esporte tornou-se um importante meio de difusão da influência ocidental na África, na Ásia e no Oriente Médio.

    E, quer saber mais? Em vez de um símbolo heráldico, de armas de destruição em massa, de violações à soberania dos países membros, que tal uma camisa amarela laureada por cinco títulos mundiais, vinda de "um país tropical abençoado por Deus…." cobrindo a ponta das lanças dêstes Cruzados do Século XXI?

Gerson Carneiro

É por isso que em Copa do Mundo a única coisa que consigo comprar é cerveja que independentemente do resultado eu sei que vou consumir. Não gasto com mais nada.

É uma ingratidão com o Dunga. Não consideram sequer aquilo que o Dunga fez como jogador da seleção principalmente na conquista do tetra. Esse mesmo Carlos Eduardo Galvão Bueno vibrou bastante quando o Dunga dava aqueles socos no ar logo após cobrar os pênaltis.

Esses senhores não tratam apenas o torcedor como marionete mas o próprio trinador é transformado em algo descartável.

Ed.

É "perplexante" como há pessoas que não percebem os efeitos NEFASTOS de uma empresa de comunicação que usa um gigantesco poder apenas em seu proveito. não pelo seu obrigatório interesse público. Globo e Abril / Veja, as piores, por sua disseminação nacional. Folha e Estadão por estarem no estado mais populoso. Fora outros…
O pior é que há um verdadeiro cartel, oligopólio, monopólio, daquilo que hoje é o recurso mais importante da humanidade: a informação.
Viva a Internet!

Mauro A. Silva

Seri interessante o Azenha dizer quem é que financiou a Copa na África. Será que não forma os "africâners"? Estes descendentes de holandeses, que criaram e mentiveram o apartheid durante décadas… e continuam mandando no país…
A Holanda está "em casa"… começo até a supeitar o motivo pelos quais não deram o pênalti contra o Kaká logo no proimeiro tempo… agoram validaram um gol impedido no jogo contra o Uruguai…
Acho que a Copa já foi "vendida" para a Holanda…

Aquiles

A covardia do "general" foi grande… Mas ele e o Galvão não perdem por esperar. O côro nos estádios será: Olê…Olê…Olê.. Olà…DUNGAAA …DUNGAAA…

Marcos Fontes

Essa parceria CBF/globo é a coisa mais abjeta que existe. Espero que as outras redes de tv comecem a agir, principalmente a Record.

Eduardo

Já pensou se o Brasil ganhar a medalha de ouro em 2012? o Galvão vai morrer com essa frustração de não narrando esse momento do futebol e eu vou achar BOM DEMAIS!!!!
Pelo menos em 2012 também não teremos que aguentar o Galvão

kimparanoid

Agora só falta o Ricardo Teixeira ser convidado para a pizza do Faustão… (é bem capaz de eles reeditarem o quadro no domingão)

    Gerson Carneiro

    Tô achando que o Ricardo Teixeira e o Galvão Bueno farão dupla na "Dança dos famosos".

Leonidas de Souza

Cada vez mais nos aproximamos do mundo pensado por George Orwell "1984" Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão e Ignorância é Força.
Pelo jeito o Duplipensar é a nova moda.
O que eu disse ontem não vale mais nada, o que eu estou dizendo agora é o mais importante.
Duplipensar não requer nenhum estudo, é só treino e teremos 4 anos para isso.
Vamos todos ter muita paciência até uma nova derrota em 2014, até lá toquemos a vuvuzela ou adotemos outra besteira qualquer para passar o tempo.
Antes que eu me esqueça "Cala a boca Galvão".

josé fernandes

sempre digo que a globo e um câncer que precisa ser estirpado, faz muito mal a sociedade brasileira.

Malchíades A. Prado

Azenha, PHA e Rodrigo Vianna
Por que não levar o Dunga para uma entrevista ao vivo, na Record no próximo domingo (espetacular)? Seria uma reportagem honesta, onde ele pudesse contar o que realmente aconteceu e porque a Globo o passou a perseguir e "minar" durante e depois da desclassificação de nossa seleção.
Para ser sincero, o programa dominical que começou muito bem, está se transformando numa cópia empobrecida do Fantástico, com reportagens ridículas de domadores de cães, professores de passarinhos e pegadores de bicho do mato. Era uma opção, mas está deixando de ser. Ainda estou dando uma chance, mas se continuar assim eu e milhares de outros vamos mudar para o canal da Mancha ou de Suez. Assim não dá, assim não pode, como dizia um atual morador da Caverna do Ostracismo.

    edy aquino

    caro malchiades, tenho a mesma opiniao q vc em relaçao ao domingo espetacular, logo ,logo será a mesmice do fantastico da grobo , o que mais me incomoda nas materias do domingo espetacular sao essas materias sem fim , tem materia que chega a ser quase um documentario,e olha que tem muitas coisas espetaculares acontecendo pelo mundo a fora que deveria ser explorado pelo programa .

    Dil

    Acho uma excelente idéia. Uma reportagem honesta com Dunga . Se puder ter a presença de pessoas que entendam de futebol, para desmistificar as enxurrada de bobagens que lemos desses "especialistas do ar-condicionado" , com certeza enriqueceria muito a reporttagem

    Achei uma excelente idéia. Dunga, durante pelo menos 3 meses sofreu um massacre , talvez comparaddo ao ex-chefe da casa civil do PT, embora ache que com o treinador a a barra foi ainda mais pesada. E ele não tinha vias pra se defender, o máximo que consegiu foi aquele "Algum problema?",com o reporter da Globo, e mesmo assim aquilo voltou forte contra ele.

    O que a Globo quer agora são duas coisas: Paciência do torccedor, pois ela está no comando novamente, e que o Dunga se esconda pra sempre em Ijuí (RS) e nunca mais apareça…

    Um espaço pra ele poder falar seria muito bem vindo Azenha.

    abraços

    Adilson

Antonio Silva

Que isso pessoal ?
Voces vão deixar de torcer pela seleção brasileira por causa das pilantragens do ricardinho com a rede lixo ? .
A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL É UM PATRIMÔNIO APENAS DO POVO BRASILEIRO .

Quer dizer que a REDE LIXO vai usar e abusar dos maiores eventos esportivos do mundo com investimento bilionário com dinheiro de 190 milhões de brasileiros e nenhuma autoridade constituída vai questionar ? .
Cadê a Record e a Bandeirantes pra botar a boca no trombone ?
Cadê o MPF e os congressistas brasileiros para acabarem com esta zona ?

    EDSON HAUTSCH

    Prezado Antonio,
    Sua indignação é a nossa.
    Mas esqueça de solicitar Justiça.
    Todos fazem parte da mesma máfia.
    O Imperador Ricardo Teixeira, está no poder há 25 anos.
    Quem vai tirá-lo de lá, se ele é parceiro da Globo?
    Afinal, parece ser a Globo quem manda nos três poderes deste País.
    Pelo menos, até prova em contrário.

Ivonete

Se a seleção Brasileira ficar à mercê da Globo, adeus copa 2010, a diferença é que os jogadores já estarão em casa.

Derli

Azenha,
Não sou historiador, nem especialista em história.
Em todos os meus muitos anos de leitura, não encontrei nenhum sargento, tenente ou coronel que tenha vencido uma guerra. Nem tampouco perdido.
Sempre li, que quem ganha ou quem perde a guerra é o general.
Logo, quem perdeu foi o Ricardo Teixeira.
Se o Dunga não tinha a competência necessária, deveria ter sido tirado a mais tempo.
O presidente da empresa aérea só descobre que o piloto do avião é incompetente quando ele está sobrevoando o Atlântico?
Incompetente é o presidente que demorou tanto para descobrir.
Incompetente é o general.
Incompetente é o ricardo teixeira.

Yacov

Não tem politização de futebol coisa nenhuma. O que tem são interesses econômicos, stupid!!! Porque é que o RT não sai da CBF há 21 anos, mesmo com o futebol brasileiro capengando cada vez mais nesse período??? No país do futebol, não temos um estádio sequer em condições de receber a COPA 2014… Isso é surreal!!!! Porque é que os clubes estão sempre endividados??? Porque é que as familias não vão mais aos estádios?? Porque é que as organizadas tomaram conta do pedaço??? Porque é que há jogos durante a semanda e após as 22h00??? Tudo isso está relacionado à eternização do presidente da CBF que mais parece um REI, sempre entronizado pelos estados que lhe prestam vassalagem e que não tem sequer um plano de metas a cumprir durante seu mandato vitalício. Ou seja, tudo no futebol é BOLA, meu amigo.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gLObo é um braZil para TOLOS"

mano

Gente, a CBF é uma entidade privada, não tem nenhum compromisso público. Criam estas nacionalices para ganhar dinheiro em cima da massa.
E tem uns bobinhos que compram estas patriotadas.

    kimparanoid

    Acho que vc tocou no ponto-chave da questão: a CBF é uma entidade privada que se apropria de uma criação da cultura brasileira – a seleção de futebol.
    A seleção e o futebol só são o que são pela paixão do povo brasileiro, responsável pela popularidade do esporte (que permite sua exploração econômica) e pela contínua formação de jogadores.
    Eis que um espertalhão encontra um jeito de lucrar com essa riqueza que nasce da sociedade, monopolizando a "marca" seleção brasileira, comercializando-a como se fosse uma propriedade privada – e dando um tratamento diferenciado para os seus "clientes VIP".
    Portanto, acho que há uma questão política envolvendo o futebol brasileiro. E essa questão passa pela retomada da seleção pelo povo brasileiro. Nem sei se é juridicamente possível, mas a seleção deveria se tornar uma espécie de "patrimônio imaterial" do povo, a fim de evitar sua mercantilização. Só desse modo podemos garantir que quem estiver à frente da seleção terá tranquilidade para desenvolver seu trabalho.
    Uma primeira atitude que poderíamos tomar como torcedores políticos é evitar todos os produtos com o logo da Nike e da CBF. Ao invés de comprar uma camisa oficial, compre uma camisa amarela. Mais do que os logos, o símbolo maior do futebol brasileiro é a amarelinha – sem logo!

Christian Schulz

Eu torci contra o Brasil em 94, 98, 02 e 06.

Esse ano, resolvi apoiar o time. Por conta da coerência do Dunga.

Acho as vitórias em 94 e 02 fictícias. Na verdade, nem conto justo às do Tri.

E não é por governo ou oposição não, já que 70 foi o melhor time de todos do Brasil, ao mesmo tempo em que tinha o pior governo de todos. Acho que só o FHC conseguiu ser pior que o Médici.

De qualquer modo, após esse breve período na "situação", estou pronto a voltar à "oposição" à Seleção. Deve ser mais fácil agora, já que aquela ótima geração dos anos 90 não deverá ser repetida.

Dependeremos das "aves" em campo. Lateral não tem, zagueiro só o Chicão do Corinthians e olhe lá. Em 2014 o Hernanes já vai estar com 29 anos, talvez ainda valha. Vendo o Inter de PoA repatriar o Tinga e o Sóbis com pompa e circunstância me faz torcer para que o Santos não se desfaça do time tão rapidamente.

Ou não, já que pretendo voltar à "oposição". Times do Rio e de Minas, alguma luz?

Duvido muito que o Felipão vá encarar a Seleção agora. Já fez isso em 2000, declinando após o desastre Luxemburgo e aceitando, por fim, em 2001, após a tragédia Leão. Pegou só o filé, com o time praticamente classificado. E foi para a Copa patética que ninguém viu. Ainda conseguiu perder para Honduras na Copa América! E ganhou roubado de Turquia e Bélgica. Para mim não é um currículo dos mais impressionantes… acredito que ele vá deixar outros se estreparem até a CBF implorar que ele volte, digamos, em 2013… com a Copa no Brasil devidamente encaminhada… e acesso total à Vênus Platinada, claro!

    Dil

    Christian ,concordo plenamente contigo sobre Felipão. Ele que foi o maior retranqueiro que já se viu na seleção, colecionou derrotas lamentáveis como essa de Honduras, o time jogava aos trancos e barrancos com Anderson Polga, Vampeta, Eduardo Silva e outros de sua confiança ; mas por uma conjuntura aburdamente favorável , que incluiu claro uma parte de mérito seu por descobrir Gilberto Silva e Kleberson aos 47 do segundo tempo, o Brasil ganhou a Copa . A mídia, que trabalha com céu e inferno, atribuiu a ele uma proporção exagerada naquele título. Se o Felipão, voltar temos que lembrar que não temos mais Rivaldo e Ronaldo Fenômeno e uma copa tão atípica quanto aquela deve ter incidência maior do que a vinda do cometa harley!

Fernando

Globo e CBF já decidiram: será Leonardo até 2012 e Felipão depois.

Luiz Rogerio

Todos os treinadores têm um pouco do Dunga, acho que o que está errado é mais em cima, como pode um presidente de uma confederação de futebol, falar que já tinha entrado no avião e só restaria esperar para pousar, 4 anos treinando um “piloto” e depois de um pouso forçado ele vem com a cara lavada dizer isso???

Aí vem um monte de comentaristas dizendo que se tivessem o Roberto Carlos, o Ronaldinho etc… a coisa seria diferente, como assim caras-pálidas? E em 2006, quem estava lá?

Uma coisa tem que ser dita, em 2006 “os caras” nem voltaram para o Brasil, ficaram pela Europa passeando, talvez com medo, pelo menos os jogadores atuais vieram e deram as suas caras a tapas, vide Júlio César, o próprio Felipe Melo e outros com rostos inchados de choro.

juçânia facchin

É o que eu digo para as pessoas que me criticam pois eu não visto verde-amarelo, nem fico fantasiando minha casa com bandeirinhas do Brasil. Adoro futebol, adoro a copa, mas me recuso a torcer pela seleção do Galvão. Me recuso a fazer parte do circo que se arma, ou se armou para amar a seleção qdo interessa a eles ou odia-la pelos mesmos motivos.
Fiquei indignada com a postura de todas as redes de tv, pois apesar de sempre terem sido escanteadas por jogadores e tecnicos, que só davam exclusivas para a poderosa, não fizeram sequer um gesto de solidariedade a Dunga, por ter acabado com as mordomias de reporteres da PLIMPLIM.Vida que segue, 2014 é logo ali. Agora que a copa acabou para nós, vamos de eleições. Sai Dunga, entra Dilma. Tudo sempre do mesmo, ai vem muita manipulação Global!!

Roberto São Paulo SP

Artigo perfeito.

Deu nojo ver o jogo escancarado de "bons amigos" entre este Sr. que domina o futebol no Brasil há DUAS DÉCADAS e a Rede Globo.

Não fosse a história do futebol brasileiro tão bonita e iria me forçar a parar de torcer para o meu clube e ligar para uma seleção tão tristemente submetida a tantos interesses inconfessáveis.

Marcelo Ramos

Que babaquice esses caras… Temos que recomeçar a campanha. CALA BOCA, GALVÃO.

Marcos C. Campos

Felizmente para mim, nunca fui muito de torcer para time nenhum.

Nem mesmo a seleção brasileira me empolga muito. De uma escala de zero a 100 daria 50 para minha empolgação,

Portanto a CBF para mim é uma coisa quase inútil .

O dia que o brasileiro em geral se entusiasmar menos com este circo chamado futebol talvez tenhamos menos canalhas se apropriando e influenciando os sentimentos dos torcedores ….

Leonardo Câmara

Essa politização do futebol, que a blogosfera está fazendo, não vai levar a lugar nenhum.

É certo que os excesso atrapalham, e esse oba-oba de 2006 atrapalhou muito, mas não se pode culpar a Globo pelo resultado dessa copa. A Globo prejudica o campeonato brasileiro, mas na copa eu não vejo como ela pode influenciar tanto assim.

Tem que ter calma mesmo, pra fazer um trabalho bem feito e com bons profissionais trabalhando da maneira correta. Se o resultado for o resgate do nosso futebol, do nosso jeito de jogar futebol, isso já vai ser muito bom.

Antes de mais nada é preciso acabar com essa retranca europeia no meio de campo. São três décadas de erro crasso com Emerson, Dunga, Mauro Silva, Gilberto Silva, Felipe Melo etc.

Temos que voltar ao tempo de Gerson, Falcão, Andrade. A cabeça de área não pode ficar infestada de cabeças de bagre. Isso vai tomar tempo…

    carmen paiva

    E depois disso tudo que você disse ainda assim perder?Futebol é antes de mais nada um jogo e depende do imponderável, como é que fica?

    Leonardo Câmara

    Não consegui entender com perfeição o teu raciocínio, de qualquer forma vou tentar responder a partir do que creio ser a tua pergunta.

    Ganhamos vários títulos com talento, raça e estratégia. Deixamos de ganhar alguns por erros, em pontos básicos que já citei em outros posts e por erros na arbitragem. A única coisa que podemos garantir é que, jogando o nosso futebol, o time vai fazer o melhor.

    O Dunga é um dos responsáveis pelo pensamento único atualmente no futebol brasileiro, de que futebol feio ganha e bonito perde. Lembra do Júlio Cesar falando que preferia ganhar jogando feio do que perder jogando bonito?

    O fato é que time que joga feio é ruim, por isso, em geral, perde. E não vale contar 1994 pois Romário era gênio.

    O imponderável no futebol é margem de erro mínima. Um time bem preparado faz o resultado até meados do segundo tempo. Se não for prejudicado por arbitragem etc.

    A título de previsão, a Alemanha deve passar facilmente pela Espanha e vai ser campeã com placar dilatado sobre Holanda. Por que tem um excelente meio de campo, bom ataque, uma defesa consistente e boa estratégia de jogo, coisas que nenhum dos outros dois tem.

    Futebol é um jogo muito mais simples do que pensam alguns. Se ganhar o meio campo, provavelmente vai ganhar o jogo.

    Em torneios curtos, como a copa, perder ou ganhar depende do dia e de boa escoha no elenco (os reservas certos). Mas se jogarmos melhor durante uma larga fase, ganharemos mais títulos. São os fatos, olhe o que aconteceu de 58 a 70. Em quatro copas, ganhamos três. Jogando o nosso futebol. Quando o abandonamos, ficamos a mercê dos acontecimentos, viramos um time como outro qualquer.

    É isso que eu defendo, voltarmos aonde perdermos o rumo, no final de 1982. Preparar um time tão bom como aquele, sem os erros na marcação que caracterizaram aquele time, com balanço defensivo.

    A base para isso é o time do Santos atual.

    Ed.

    Leo, concordo com seus enfoques, gosto do futebol de 58, 70 (bencedores), 82, 86 (perderam). Não gosto do futebol vencedor de 94, embora tenha nos dado mais uma das 5 estrelas e todos gostamos de falar do penta.
    Mas também concordo com a Carmen no que diz respeito a que são 11 contra 11. Não adianta termos um belíssimo time tática e tecnicamente falando, pura arte aplicada se…o adversário tiver tudo isso "um tantinho melhor"… Isto sem contar o escorregão, o vento, o montinho, o excesso de zelo (Julio e Felipe fizeram seu dever sim, estava lá onde deviam estar… só que "juntos demais"…sorte da Holanda). A fórmula parece ser simples sim: 1) Ser melhor que o adversário; 2) Melhor não errar; 3) Sorte se oportuno ou necessário.
    Por sermos hoje, inquestionavelmente, o país com os mehores resultados do esporte mais popular do mundo (que bom, dá até pra se orgulhar!), desenvolvemos a pretensão que, se não "errarmos", ganharemos todas. Falso: há o adversário… e o antológico Garrincha sabia que precisava "combinar" com ele, para uma simples tática dar certo, hehe.

    Leonardo Câmara

    Tem razão Ed, mas aproveitamento de 100% não existe em local algum. Afinal, não dá pra ganhar sempre, né?! Temos de aprender a lidar com isso. Não é por causa de um insucesso que vamos atear fogo às naus.

    O Dunga, por exemplo, recuperou o respeito à seleção, coisa que se havia perdido. Isso é algo a ser preservado.

    Nem o santos de Pelé, nem o Flamengo de Zico, nem o Chicago Bulls de Michael Jordan, Nem o Lakers de Magic Johnson, nem a seleção do Bernardinho ganharam tudo que disputaram.

    Mas, estatisticamente, a vitória acompanha os melhores times. Essa é a minha visão com relação ao imponderável. Você reduz essa margem de erro com trabalho sério, bem feito e continuado. Ta aí um bom exemplo: o Bernardinho!

catarino

Enquanto A Globo mandar na CBF, continuo torcendo muito para que a seleção continue tomando pancada

Carlos Marques

Galvão Bueno, Renato Maurício Prado, até o Faustão, que se referiu ao Dunga como "cachorro morto" em seu nojento programa, enfim toda a Globo e a grande mídia, venceram o treinador. Triste vitória ! Vencedores sem honra ! Tomara que o Dunga agora passe a ajuizar muitas ações indenizatórias por dano moral contra essa gente que o insultou e insulta. Certamente ele vai encaminhar o resultado útil dessas iniciativas às várias entidades que ele ajuda, sem qualquer publicidade.

geraldo chaves

A Globo "re-assumindo" a seleção, cortou o meu barato para 2014.
Vou me juntar a Larissa e torcer pelo Paraguai…

Ronaldo

A Globo não acha, a Globo sabe que a maioria da população é composta de marionetes.

À minha volta só vejo marionetes, que não sabem viver sem o JN, ou uma novelazinha.

Em qualquer lugar que vá e que tenha uma TV ligada em 101% está sintonizada na Globo.

Marco

É uma "entrevista" dos funcionários obedientes com o patrão. Nada mais que isso.

Felipe Sobrinho

Brilhante, excelente!!!!! Esperam que esses hipócritas tomem conhecimento deste artigo.

duarte

A grande sacanagem é que, Zagallo entre todos os técnicos foi o mais turrão, o mais grosseiro, o mais bruto, com os torcedores, aí tudo bem. Torcedor no Brasil é aquele idiota que paga ingresso para sustentar os clubes e a cbf. Precisa um copa no Brasil para a fifa dizer que nenhum dos estádios contenplam conforto e segurança para os torcedores. Quando a múmia, bater em torcedor pode, agora quando o Dunga bate na globo o mundo cai. O bom de tudo é que a globo não fez a cabeça de ninguém o povo brasileiro soube respeitar nossos jogadores.

Rodrigo

Se a Globo começar de novo a ter privilégios e a mandar na seleção, eu DESISTO de torcer pelo Brasil e pela copa de 2014.

Jairo_Beraldo

Quem nasceu ontem talvez não saiba que o Globo foi aquele folhetim que manifestou em editorial, o apoio à ditadura e ao golpe militar de 1964 que mergulhou o Brasil em duas décadas de regime da bala, da tortura e do desaparecimento.
Diziam que era a melhor coisa que poderia acontecer no Brasil e, pasmen, AGRADECERAM aos golpistas pelo levante.
Quem nasceu ontem talvez não saiba também que o Globo batia palmas toda vez que os presidentes americanos tinham negócios com os golpistas e ditadores da África e da América Latina. A quem o Globo quer enganar? Crianças de 14 anos?

Deixe seu comentário

Leia também