Gilson Caroni: Marina, a segunda morte de Chico Mendes

Tempo de leitura: 3 min

Marina Silva e as novas florestas

por Gilson Caroni

O verdadeiro mestre não é somente o professor que sabe dar a aula com a lição na ponta da língua – é, sobretudo, aquele que sabe fazer discípulos. Quanto ao discípulo, é este mais do que o aluno que aproveita a lição na sala de aula. Na verdade, corresponde ao prolongamento do mestre, retendo-lhe o fascínio pelo resto da vida, como se o saber do professor continuasse a acompanhá-lo além do curso, alongando-lhe a presença.

Cortejada pela grande imprensa como possibilidade de levar a eleição para o segundo turno, Marina parece bailar nas decisões hamletianas: faz que vai e volta do meio para trás como cantilena do Grande Sertão. Já não convida mais seu coração para dar batalha. Quando está madura a oportunidade de colocar o Brasil na trilha das aspirações populares, a “cabocla de tantas malárias e alergias” coloca-se como linha auxiliar de uma elite desprovida de projeto de consenso para o país.

Rifando sua biografia, tergiversa sobre questões caras ao campo democrático-popular do qual, até bem pouco tempo, foi militante expressiva. A mulher que apostava na organização do povo como único agente capaz de resolver seus próprios problemas, elegendo suas prioridades e lutando para atingi-las, deu lugar a uma “celebridade” que, pretextando buscar um novo espaço político, reproduz o discurso dos editoriais reacionários. Deixou de dar valor ao partido político, ao sindicato, aos movimentos populacionais, às ações associativas. Esqueceu que são essas as instâncias capazes de superar um modo de vida que não corresponde às expectativas reais dos seres humanos de verdade.

Sua candidatura busca cobrir um vazio que não existe. Hoje, todos reconhecem que o crescimento econômico deve ser visto como condição necessária, mas não suficiente, do desenvolvimento social. O governo petista criou as condições políticas para o surgimento de uma nação que efetivamente combate a miséria e a pobreza extremas, implementando princípios econômicos que aumentaram a oferta de emprego e a remuneração condigna de trabalho.

Há oito anos, a visão progressista contempla valores ambientais imprescindíveis à saúde e ao bem-estar do ser humano, não isentando, como muitos querem crer, as elites regiamente capitalizadas nos tempos do consórcio demo-tucano. Sendo assim, onde estaria a novidade, e até mesmo a necessidade da agenda de Marina Silva?

Equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável são elementos indispensáveis ao futuro do país. Exigem do movimento ecológico uma reformulação radical que o torne matriz de uma nova esquerda. A Amazônia é um exemplo. Seu desmatamento é obra conjunta de latifundiários, grandes empresários e empresas mineradoras. São os inimigos a serem confrontados prontamente. É essa a perspectiva da “doce” Marina e seus aliados recentes?

Quando em entrevista a uma revista semanal, a ex-ministra do Meio Ambiente disse: “tenho um sentimento que mistura gratidão e perda em relação ao PT. Sair do partido foi, para mim, um processo muito doloroso. Perdi quase 3 quilos. Foi difícil explicar até para meus filhos. No álbum de fotografias, cada um deles está sempre com uma estrelinha do partido. É como se eu tivesse dividido uma casa por muito tempo com um grupo de pessoas que me deram muitas alegrias e alguns constrangimentos. Mudei de casa, mas continuo na mesma rua, na mesma vizinhança“. Marina  mistura oportunismo e desorientação espacial.

A senadora do PV sabe que, uma vez derrubada, a floresta não se recompõe. Que tipo de “empates” se propõe travar com as alianças escolhidas? O partido que a convidou para bailar sobrevive de parcerias antagônicas a sua antiga história de combatividade, coerência e superação. Como nas matas degradadas, a política tem fios de navalha onde tudo perde a cor e dificilmente se refaz. A rua e a vizinhança são decorrências geográficas de escolhas caras. No caso de Marina, tudo mudou.

Chico Mendes reafirmava que “se descesse um enviado dos Céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta, até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver”.

Por sua discípula isso está cada vez mais improvável.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Benedito Scarpellini

Morre Marina silva, no coração de pessoas idealistas, sonhadoras e que sabem o valor da verdade, em seu lugar aparece uma bailarina avida por prestigio pessoal, uma caricatura mal elaborada que rifa valores morais e éticos.
DEUS é um para direitista e esquerdistas e assim tambem são os valores morais que são imutaveis.
Quem muda DEUS são as pessoas que se autorizam como profetas (falsos ) . A igreja de cristo não esta nos templos nem na boca dos padres e pastores nem nas denominações religiosas. A igreja de cristo continua no coração dos justos, naquelesque praticam o amor a caridade e acima de tudo a verdade, o ato vale mais que o que sai da boca. e o julgamento de DEUS aqueles que fraquejam começa em suas conciencias, não a consciencia declarada ,mas a consciencia sentida. felismente o PAI ainda criou o perddão e todos tem uma nova oportunidade de corrigiir seus erros.
Marina . DEUS E JESUS perdoará seus pecados assim como os meus , você morreu para mim , mas não para CRISTO e quero crer que um dia também eu possa te perdoar.

mirabordin

Marina é inocente útil, ou espertinha ?

Maria Cristina

Adorei o texto e concordo plenamente. Acho tão ridículo ser contra apenas por ser contra, e não reconhecer os avanços ambientais e sociais do governo Lula. Marina fez uma escolha pessoal, talvez melindrada pelo ciúme.

    Felipe

    E quem é que é "contra" alguma coisa? Acho que você nunca prestou atencao no que diz a Marina. Quanto a "avancos ambientais° do governo Lula, nem se poderia deixar de reconhecê-los, já que os que houve foram obra da equipe da Marina.

Alex Gonçalves

Os bots tucanos estão a toda. Repetem comentários depois que a discussão acabou pra ficar no topo da lista.

Felipe

Conta outra, Gilson Caroni!!!!
Tirando o blablablá bonitinho, o que sobra do seu texto são uma insinuação bizarra e quatro afirmações despropositadas. Insinuação e afirmações expostas – isto é o pior! – sem o mínimo esforço argumentativo. A insinuação é quanto às "alianças" de Marina, que você não se atreve a nominar, já que teria de fazer ilações impróprias e daria margem a que pensássemos sobre as de Dilma – estas, sim, problemáticas. As afirmações:
1) Marina é "linha auxiliar" da elite – balela que esquerdistas infantis tentam transformar em verdade;
2) Marina "reproduz o discurso dos editoriais reacionários" – distorção, maldade eleitoreira;
3) Marina já não dá valor "ao partido político, ao sindicato, aos movimentos populacionais, às ações associativas" – julgamento abestado;
4) A visão progressista [do lulo-petismo, supõe-se] "contempla valores ambientais" – falsidade deslavada.

Paulo

Sei que aqui é um reduto de petistas, sinto muito mas o PT não existe mais.
O novo partido que comanda o Brasil é o Lula, somos todos lulistas agora.
Lula, que está acima do bem e do mal, preferiu lançar sua candidata Dilma, apesar
dela não ser da base do partido, veio do PDT e filio-se ao PT, como gratidão a tudo que os petistas
fizeram por ela.
Marina foi traída pelo PT e não o contrário, mesmo assim ela nunca deixou de se
referir ao partido com gratidão e respeito, afinal ela ajudou a escrever a história do
PT.
Marina não saiu por mágoa, mas porque o PT mudou tanto para aplacar sua sede
de poder, que tudo o que Marina defende não interessa mais ao PT governista.
Qual a preocupação da governo com desenvolvimento sustentável?
Com a Amazônia?
Com o Aquecimento Global?
Lula colocou Dilma, então Ministra de Minas e Energia, para representar o Brasil na Conferência de Copeguage , o ato falho fala por si: "O meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável".
Nomeou Mangabeira Unger, um dos fundadores do PMDB para dirigir o Plano Amazônia Sustentável.
Marina tinha que sair, não é possível fazer parte de um governo que rifa a Amazônia, aplaude as queimadas do Blairo Maggi no Mato Grosso para leiloar o cerrado para os grandes latifundiários e saciar os os novos aliados.

Marina veio para PV para evitar que aconteça ali o mesmo que aconteceu no PT.
Ela se identifica com a essência do PV e vai reformar o partido e não permitir que ele seja leiloado em troca de minutos no horário eleitoral.

Marina é o século 21.

Pedro Vizcaya

Alguns Petistas precisam entender que existe vida longe do PT e não precisam usar os mesmos metodos da grande imprensa, detonando quando alguem resolve mudar de ares.
A grande diferença entre Dilma e Marina, e que Marina tem historia e experiencia, coisa que Dilma não tem e o que deve deixar alguns apoiadores da Dilma com dor de cotovelo a questão da Marina ter uma Historia de vida parecida com a do Lula.

Norton

É imprescindível alguém pautar amplamente a questão ambiental neste momento, mesmo que sujeito às mais diversas formas de desqualificação e/ou pejoração por parte de quem se acha plenamente satisfeito com o Brasil atual, e Marina é nossa melhor opção. Dizer que a candidatura Dilma preenche as exigências do novo paradigma ambiental soa desqualificar essa discussão mais que urgente e necessária. Ademais, comparar Marina com HHelena tbm não me parece sincero, pois há uma diferença clara de posicionamento e questionamento entre as duas. Uma defende os avanços e propõe, à moda do lulista, conciliação (aqui podemos alongar a discussão). A outra serviu de fato àquilo que a direita jamais pode fazer, que era questionar os procedimentos ditos morais adotados pelo PT na construção dos alicerces que o permitissem governar e se perpetuar no poder. Esta raivosa, a outra propositiva. Seria o momento adequado para esta ruptura? Não se sabe, mas questiono: quando de fato aceitaremos as limitações que nosso desenvolvimento predatório nos impõe e iremos projetar um futuro dito sustentável? Sem a política, conseguiremos? saudações

lindivaldo

Mais uma jogada da Marina! Ou da campanha do Serra?
Pois, é… Ecoada pela velha mídia, deu para semear intriga no PT. Com a falsa intenção de defender pessoas do partido, divide o PT entre bons e ruins!
Que astúcia: de uma só tacada, dissemina a discórdia, confirma que há corrupto no partido e ainda se passa por justa… de boazinha!
Porém, lá no fundo… bem escondidinnnhho… quem se beneficia, quem sai preservado? Claro, o Serra, que vai para o segundo turno com mais voto…porque os votos da Marina têm que vir da Dilma!
Temos que agir! Essa turma é muito maquiavélica!

felipevaz

Eu acho a coisa mais curiosa os Dilmistas detonando violentamente a Marina. Se tem uma coisa que representa a bancarrota do projeto do PSDB e do DEM, e o crescimento da Marina, e a melhor coisa pro Brasil seria ela chegar à frente de Serra. Por esta lógica, deveriam adorar a Marina, mas não.

Uma parte dos Dilmistas preferem se definir pelo seu oposto em lugar de acreditar em suas propostas. Parece que é preciso ter um DEM/PSDB para odiar, e empurrar qualquer alternativa à polarização para o outro lado.

lindivaldo

Mais uma jogada da Marina! Semear intriga no PT!
Com o apoio da mídia e da campanha do Serra, está injetando o veneno da discórdia no PT, dividindo o partido entre bons e ruins!
Com isso, vai tentar tirar votos somente da Dilma! E, assim, o Serra ficará preservado, para disputar o segundo turno com a Dilma.
Quanta falsidade!

Ricardo

Que medo do 2o. turno, hein lulistas?? Não conseguem se conter contra um avanço, ainda que tímido, da Marina. Incrível. Esse texto, e seus comentários a favor, é coisa de sectário, ops, quer dizer, de petista-lulista.

    Alex Gonçalves

    Ô rapaz.. típico tucaninho.. espera 1 dia pros comentários passarem e posta pro seu ficar no topo.

    Acho que só eu mesmo antes de ir dormir pra ter saco de te responder. Te vejo 4 de outubro, Rickinho.

hugo

Hoje consegui convencer mais um eleitor que ia votar na marina , a nao votar nela , sao sao varios que consegui convencer , sabem como simples , expliquei pra eles votando nela vc ta ajudando o serra , e que nao podemos jogar fora 8 anos de crescimento por uma ideia de uma traidora vestida de verde , que nada mais é que uma marionete na mao da midia , pobre marina antes de coraçao adimirava vc e sua luta , hoje te desprezo e vejo em vc uma traidora oportunista e rancorosa , só porque lula escolheu a dilma e nao vc , vcs viram as pesquisas la no acre , a marina esta em 3 atras do serra , nem o povo do seu estado te quer rsssssssss

Paulo

Sei que aqui é um reduto de petistas, sinto muito mas o PT não existe mais.
O novo partido que comanda o Brasil é o Lula, somos todos lulistas agora.
Lula, que está acima do bem, preferiu lançar sua candidata Dilma, apesar
dela ser da base do partido, veio do PDT como gratidão a tudo que os petistas
fizeram por ela.
Marina foi traída pelo PT e não o contrário, mesmo assim ela nunca deixou de se
referir ao partido com gratidão e respeito, afinal ela ajudou a escrever a história do
PT.
Marina não saiu por mágoa, mas porque o PT mudou tanto para aplacar sua sede
de poder, que tudo o que Marina defende não interessa mais ao PT governista.
Qual a preocupação da governo com desenvolvimento sustentável?
Com a Amazônia?
Com o Aquecimento Global?
O Lula colocou Dilma ex-Ministra de Minas e Energia para representar o Brasil na Conferência de Copeguage , o ato falho fala por si: "O meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável".
Nomeou Mangabeira Unger, um dos fundadores do PMDB para dirigir o Plano Amazônia Sustentável.
Marina tinha que sair, não é possível fazer parte de um governo que rifa a Amazônia, aplaude as queimadas do Blairo Maggi no Mato Grosso para leiloar o cerrado para os grandes latifundiários.

Marina veio para PV para evitar que aconteça ali o mesmo que aconteceu no PT.
Ela se identifica com a essência do PV e vai reformar o partido e não permitir que ele seja leiloado em troca de minutos no horário eleitoral.

Marina é o século 21.

pela história do PT.

FrancoAtirador

CONTRA A HIPOCRISIA FARISAICA.
.
Gostaria que a preconceituosa travestida de terceira via respondesse a seguinte pergunta:

"Uma prostituta, que se chamava Maria, fez um aborto com uma agulha de tricô na privada de um sanitário público.
Ela deve ir para o hospital, para a cadeia, para o inferno ou ser apedrejada em praça pública ?"
.
.

    felipevaz

    Pra Marina, deveria haver um plebiscito pra decidir sobre isso. A Dilma já deixou claro que não quer mudança no texto da lei: portanto esta mulher seria presa, no que depender da Dilma.

felipe augusto

Quando eu via Marina eu pensava em Chico, eles até se parecem fisicamente, mas depois que ela mostrou com quem passara andar, eu vejo nela Serra.

Bertold

Oh Marina… oh marininha, você se bandeou pro lado de lá. É uma nova Heloisa Helena.
Acho que os PIGs vão rifá-la após a eleição presidencial. Não terá mais utilidade para eles, foi inútil, não barrou a eleição da Dilma. Ou terá? Que tal se ela formar uma dupla com Aecio para liderar a nova oposição de direita? Pode ser que os PGS encampem a idéia. Quero direito autoral, será que eles pagam?

Elias São Paulo SP

Marina superfaturou os 15 minutos de fama do astuto Andy Warhol. Há 15 dias (até um pouco mais) a mídia golpista a usou dia após dia. E o mais triste foi ver Marina se deixar usar. Sua história não tem nada a ver com o PV. A troco de levar seu projeto ambientalista em nível nacional, ela jogou por terra até mesmo sua atuação como ministra. O que Soninha fez em São Paulo, Marina fez no Brasil. Ambas traíram o ideal coletivo pelo oportunismo pessoal. E terão como recompensa um e outro ‘carguinho’ nos redutos da direita.

Wilma Ferreira

Frei Betto tem toda razão: a política é um lugar privilegiado para revelar quem são as pessoas. E, se tiver segundo turno como é o desejo e a obstinação de Marina neste momento, saberemos quem ela é realmente. Seja como candidata ou como apoiadora. Não tenho certeza se Chico Mendes iria gostar. Acho que vamos constatar, como no filme O Advogado do Diabo: "a vaidade é meu pecado preferido"

    Guto Josman

    é o Frei Betto de fato tem toda razão ele passou pelo governo Lulla e revelou quem de fato é.

Gleisson

Aqui parece ter tanta gente culta, mas é só ilusão.
Se acham tão espertos e nem conhecem o histórico daquela que vão votar (Dilma).
Aposto que todo aquele qu diz "Dilma, Dilma" não sabe nem em quem votou pra deputado nas ultimas eleições.
Depois aquela "inculta" derruba o país e todos que a apoiam aqui irão dizer que todo político é corrupto sem ter a menor noção de quem os elegeu.

    Marta

    "aquela inculta derruba o país". Palmas para você tucaninho. Quando o grande Farol de Alexandria, aquele que iluminava toda a antiguidade, derrubou o país, onde você estava? Dormindo?

    Gleisson

    Aiaiai Marta, ja ouviu falar em força de expressão??? Quando eu disse derrubar o país, quis dizer que aquela terrorista é só a "ponta do iceberg".
    Aquela sujeita é apoiada por toda sorte de ditador, terrorista da laia dela.
    Por acaso voce acha que haverá alguma verba para o combate as drogas por exemplo??
    Eu acho que não, porque ela deixaria de importar dos camaradas dela,
    aqueles amiguinhos que financiaram sequestros,roubos,enfim, durante a ditadura??
    Ah, mais uma coisinha: voce citou a antiguidade,meus parabens por isso e meus pesames por não conhecer ao menos sua candidata!!

luiz pinheiro

marina
morena marina
voce gabeirou
marina
agora faz tudo
que o tucano mandou
não lembra mais
nem das coisas
que o chico falou
marina
foi ser candidata
e se apequenou…

    Selma

    Amei, Luiz Pinheiro! Embora, claro, seja triste…

Elias São Paulo SP

Marina superfaturou os 15 minutos de fama do astuto Andy Warhol. Há 15 dias (até um pouco mais) a mídia golpista a usou dia após dia. E o mais triste foi ver Marina se deixar usar. Sua história não tem nada a ver com o PV. A troco de levar seu projeto ambientalista em nível nacional, ela jogou por terra até mesmo sua atuação como ministra. O que Soninha fez em São Paulo, Marina fez no Brasil. Ambas traíram o ideal coletivo pelo oportunismo pessoal. E terão como recompensa este ou aquele ‘carguinho’ nos redutos da direita.

Leonardo Câmara

Isto que está acontecendo com Marina é fruto de extrema limitação intelectual (evidenciado na extrema dificuldade em explicar uma atitude, como a saída de seu antigo partido) e falta de percepção emocional do fosso no qual viria se enfiar. É seu réquiem. Tudo isso prova que a aluna não estava a altura do mestre. Outros terão de vir em socorro de suas idéias…

João Carlos

Ela mesma cometeu um ato falho quando recentemente, respondendo à pergunta de um eleitor, indicou o número 45 como sendo o seu número…

vania maria

vai ter o mesmo triste fim da heloisa helena…
no dia que saiu do pt e destilou seu veneno, inveja e orgulho ferido no editorial da folha, marina mostrou sua cara…os holofotes interesseiros do pig inflaram o ego da coitada…

Viva o Brasil!!!
Viva o Lula!!!
Dilma arrasando no primeiro turno!!!
Avante Mercadante!!!

Gleisson

Uhuuu a Dilma vai perder!!!!

    Demarchi

    Quem vai perder é a Marina. Vai perder credibilidade. Ela tem um projeto pessoal de ascensão na política que não vai se concretizar. E ela tem muita raiva da Dilma, que lhe cobrava resultados e competência. Ela só tinha discurso mas na prática seus resultados deixaram muito a desejar. Ela faz parte dos teóricos, que na prática são outros quinhentos.
    DILMA é uma mulher de realizações. Já fez muito e vai fazer muito mais por esse país e pelo povo brasileiro.

    Gleisson

    Amigo, por favor, a Dilma não tem moral nenhuma pra cobrar nada de ninguém. Mesmo que a Marina não ganhe, só de não ter o histórico podre da Dilma ja coloca ela muito acima de qualquer suposta credibilidade da Dilma.
    A propósito, a Dilma só é lider nas pesquisas porque um sujeito sem nivel médio foi malandro o suficiente pra comprar votos pra ela.R$75,00 mensais é o preço da decadência cultural desse país.
    Agora convenhamos, voces elegem a nova versão da Maria Bonita, e depois reclamam que no país só tem corrupto.

    Renato Lira

    Tá na hora do Gardenal, viu, menino?

    Gleisson

    Voce sr. Renato, vota em uma criminosa pra presidente e sou eu quem precisa de gardenal??????????????????????Realmente, vou precisar de muito gardenal depois de ver Collor, José Dirceu e companhia por trás do governo sujo da Dilma.

    J. Faustino

    Rapaz, esse seu gritinho revela que é vc que está perdido!

Adriana

Marina tá na moda e como toda moda passa e depois que passa se torna ridícula e cafona.

Nada como uma eleição atrás da outra pra desmascarar os falsos moralistas.

Hugo

Durante toda essa semana a midia vai elevar a Marina as alturas , essa mulher que traiu seus principios , e se bandeou para a direita , peço a Deus que ela tenha o mesmo fil daqueles que deixaram o pt e a esquerda de verdade , pra servir de pau mandado desses tucanosdemonios , Marina a justiça popular , o povo ira fazer justiça com vc , ainda te quero ver , subindo em pé de açai , pra ajudar a natura enriquecer na sua costa , pra mim vc nao passa de uma ecologista de araque , enganadora , o que eu puder fazer pra convencer as pessoas a nao votar em vc farei com o maior prazer , sua traidora

    Gleisson

    Há oito anos que o PT nao é mais partido de esquerda!!
    Tanto se diz que "trocentos" pobres subiram pra classe média. Pois é, a custas de quem?? da atual classe média que ficou estagnada enquanto a elite continuou mais elite que nunca.

Maria

Marina está tão em dúvida se é mesmo candidata a alguma coisa nessas eleições, que dá o número do "patrão" dela no hilário guia eleitoral: 45 ao invés de 43. Imaginem a que ponto nós chegamos. O que seria de nós se a onda VERDE, tomasse conta desse país(como governantes).

lindivaldo

Marina está aí a serviço das Elites! Sua candidatura foi para auxiliar a do Serra! E, agora, na reta final, anda a repercutir os editoriais odiosos e golpistas da velha mídia!
Na verdade, ela não tem esperança de ir para o segundo turno! Ela, apenas, quer dar a última mãozinha ao Serra!
Se ela fosse coerente, por que não devolveu o mandato de senador ao PT, quando o traiu?
Marina, Marina, lembre-se de que o eleitor, o povo, sempre foi implacável com as traidoras! E voçê, Marina, acha que, depois das eleições, a elite preconceituosa vai aceitá-la?

antonio

Parece que Marina abandonou, pelo menos temporáriamente, seu vice e suas convicções e passou a acompanhar caetano peloso, de quem ela deve ser fã calorosa, cantando "caminhando contra o vento sem lenço nem documento…" e lá vai a Marina "numa nice" cantando, cantando…

Carla Silva

Marina??? Lá em Natal o pessoal já sabe que ela é igual a todos os politicos. Ela se associa a todo tipo de gente para chegar ao poder. Veja o caso da prefeita do PV Micarla, um caos total na administração fisiologica e demagoga. Acordem!!
http://embolandopalavras.wordpress.com/tag/micarl
http://www.nominuto.com/noticias/politica/micarla
http://blogdobarbosa.jor.br/?p=6001

Jose Bentes

A Marina coitada, é o plano "B" Tucano, só o Mileski não vê.

beattrice

Azenha
atribuir a dona Marina conteúdo ideológico é o mesmo que acreditar que o Serra foi presidente da UNE porque um dia foi de esquerda e teve convicções.
Nem ela teve algum dia ideologia, nem o outro, o Zé, foi algum dia progressista.
As máscaras cairam, de ambos, simples assim.
Para entender melhor a logística dessa gente sugiro como leitura dominical: http://pedroayres.blogspot.com/search?q=esfinge+e

    Armando P. Silva Jr.

    Beattrice, fiz comentário em outro blog, faz alguns dias, justamente sobre a falta de conteúdo ideológico da Marina Silva.
    Você tem toda razão.
    Mais um fato interessante sobre a Marina, é o apoio do Pedro Simon para sua candidatura. Os dois se merecem.

    Bonifa

    Não sei porquê, quando penso na Marina me lembro do Payakã.

Marcio Leandro

Assistindo o debate da Rede TV, observei que existe uma grande mágoa de Marina com o PT e principalmente com a escolha de Dilma para ser a candidata. Numa das perguntas Dilma cita que Marina foi Ministra do governo Lula e ela responde que é a primeira vez que é citada pela candidata com tendo participado do governo Lula.

ruy garcia

E ela conseguiu que Leonardo Boff desembarcasse de sua candidatura. Abaixo trecho final do manifesto em que ele denuncia, com veemência, a parcialidade e a venalidade da mídia.
"Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser. E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da midia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construido com suor e sangue por tantas gerações de brasileiros."
Para quem quiser ler tudo, está aqui: http://www.viomundo.com.br/politica/leonardo-boff

    felipevaz

    Isso que vc escreve é um imenso silogismo. O fato de apoiar o manifesto contra a mídia não quer dizer deixar de votar na Marina. Em momento nenhum ele declarou voto em Dilma.

eli

Pensando bem, por mais que as pessoas dêm o voto para Marina, o candidato que tem mais possibilidades de ir para o segundo turno é o Serra abaixo. Ela está tão imbricada nisso que citou o numero de Serra como se fosse o dela – pode!!!.
Para governar um País é necessario escolher milhares de pessoas para ocuparem os cargos – já pensaram com quem ela irá governar. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Márcia Aranha

É bom que alertemos aos que pretendem somente agora votar em Marina que, na verdade, estarão votando em Serra…

Simples assim… O PIG desistiu de forçar em cima do Serra porque o cara tem pé de chumbo; nem arma nuclear faz o cara ir prá cima. Tentam a Marina porque é o único jeito de acontecer um 2o Turno que, para o PIG, teria gostinho de vitória ainda que seu candidato não tenha chance alguma com exceção da Cantanhede (esposa do marketeiro de Serra) que sempre acha que o jogo recomeça "zero a zero".

Alberto

A direita está marinando a Marina. Será reduzida a pó após as eleições.
Ela é tão eficiente que o desmatamento diminui após ela deixar do cargo.
Afinal, o que ela defende? Quais são os seus projetos? E os sonhos?
Muda de partido e não devolve o cargo, muda de ideologia, muda de religião, muda as idéias e muda os anseios.
Vendeu a alma ao diabo. O PT está sendo muito condescendente com essa criatura. E preciso denunciar a sua postura hipócrita para todo o Brasil, e o mundo. É preciso desmistificar essa história de verde que depõe contra os interesses nacionais.
Vade retro!
O jornalista Paulo Henrique Amorim tem razão: ela não passa de uma traíra…

Gerson Carneiro

A Marina tá achando que eleição é BBB. E o pior: tá achando que vai ganhar.

Rubens

D E C E P Ç ÂO !

Minha decepção com Marina, só não é maior agora, porque abandonei cedo minha intenção de votar nela, pela falta de dignidade com que ela trata a sua própria história. Felizmente, vejo muita gente, que inicialmente se entusiasmou com ela, desistindo. Ela é hoje a candidata da direita "esclarecida", aquela que tem vergonha de votar em Serra. Lisonjeada com o cortejo da direita, ela vendeu seu passado por trinta dinheiros.

Valdete Lima

Caríssimo Azenha
Excelente oportunidade para nos expressar sobre este espetáculo de momento político que estamos vivendo. Quando Marina entrou na disputa, fiquei com o coração sangrando, pois sabia que não votaria nela que até merecia um voto meu. Explico: a conheci em Nova Iorque, onde moro há algum tempo. Tínhamos um núcleo do PT e fomos tomar um café da manhã no hotel onde ela estava hospedada. O tempo passou, e eis Marina fora do PT para a minha grande tristeza e candidata à presidente. Ela etá dando um tiro no pé – como deu Heloisa Helena – que deixou o senado para que Collor entrasse. Marina é quinhentas vezes mais útil no senado pelo Acre Ela é mais uma facada nas costas que o Presidente levou, das muitas. Vamos com Dilma e não deixar que haja segundo turno. Ela tem que prestar a atenção que hoje, o JN deu a campanha de todos os candidatos – de todos os partidos, menos do Plínio Arruda Sampaio. Sabe porquê, porque ele já não serve mais aos seus propósitos. Pense nisso, Marina, que pena…

Márcio Martins

O que pensa Marina Morena? Quais seus projetos de futuro? Preservação, preservação, preservação? Da coerência é que não é. E viva James Cameron, o novo GURU-MESTRE da Marina!

Márcio Martins

Só confunde verde com vermelho quem sofre de "daltonismo político". Que me perdoem os daltônicos.

aurica_sp

Deve mesmo se a onda VERDE, MISTURE O AZUL e AMARELO dos TUK. Pobre Marina!!! E depois chamam a DILMA de MARIONETE…

Luis

Depois da Heloisa Helena em 2006, agora é a vez da Marina ganhar o troféu Roberto Freire 2010.

    francisco p neto

    E por falar em Roberto Freire, alguém poderia me responder como vai a campanha do Roberto a deputado federal por São Paulo?
    Sim senhor! Por São Paulo.
    Verme oportunista.

    beattrice

    Com a devida vênia, prefiro que SP eleja até o CACARECO ao invés do FREIRE.
    A camapnha dele está pior que a da Soninha se isso responde.

    Maria Helena Correa

    Fico torcendo para ele ser desmascarado em S. paulo, já que no Nordeste ele sabe que não se cria. Mas ainda tem outro amigo dele botando as manguinhas de fora, o Miro Teixeira, no Rio. O Miro, embora se aliste no PDT, andou dando declaraçoes que endossam essa campanha de "lula está acabando com a democracia". Isso me faz lembrar que eles 2, o Freire e o Miro pertenciam a um grupo de "ideólogos de esquerda", os Lua Preta que, devagar devagarinho foi aderindo ao FHC e hoje falam com a voz tucana. Vai ver que estão se cacifando pra fundar a "nova oposição" – desse jeito, natimorta.

Claudio Ribeiro

Daqui a oito dias, o povo brasileiro poderá derrotar, mais uma vez, a vontade dos patrões da mídia:
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/oit

Apesar do novo bombardeio midiático pelo discurso do medo, a "reginaduartelização" da campanha pela suspeição do autoritarismo (risível) e a "novidade" inventada a dez dias do primeiro turno, a tal de "onda verde"…As eleições caminham para a vitória do modelo que mudou a cara do país.

Luis

Gabeira vota em quem mesmo? Serra!! Marina não sabe nem qual é o número de sua legenda pois outro dia estava ensinando o pessoal a votar em quem mesmo? Serra, 45!! Então, para que votar nessa dona? Votem no dono dela.

Luis

Marina, rifaste Chico Mendes por 30 minutos de fama! Enlouqueceste, ficaste doida varrida! Que ódio é esse???

JOACIL CAMBUIM

Sempre tive muito respeito por Marina Silva, cuja trajetória tem ponto de convergência com a minha (guardadas as devidas proporções, evidentemente. É que concluí o primário – antigo MOBRAL – aos 22 anos e hoje sou Promotor de Justiça do Estado de São Paulo). Hoje, sinto-me decepcionado. Marina não tem mais qualquer vínculo com a esquerda, com as causas sociais, salvo o meio ambiente, que é do interesse de todos. Ao contrário, aliou-se à direita, como linha auxiliar de Tucanos e DEM. Acho até, sem exagero, que Marina manchou uma bela página da sua história. Será que ela não percebe o quanto está sendo usada pela grande mídia, que a transformou na "queridinha" do momento. Pobre Marina, deveria ter apreendido com Roberto Freire, Cristóvão Buarque e Heloísa Helena, que exerceram, em eleições anteriores, o mesmo papel que ela exerce na eleição deste ano. Penso que, lamentavelmente, Marina – que após as eleições será abandonada pela grande mídia – terá o mesmo fim melancólico dos seus antecessores.

Eliseu Abrantes

Para mim a Marina esta ótima assim,depois que ela trocou o PT pelo pv no meu conceito ela caiu a zero, portanto ela não nos oferece nenhum risco. E dia 30/10/2010 DILMA PRESIDENTE.

Rogério

Marina para presidente. Falta bom senso e ética aos radicais do PT.
Querem vencer no primeiro turno e nos empurrarem o Dilmão "goela abaixo".
O poder é bom né, viver do poder é bom né?!
Trabalhem com respeito e com ética. E deixem os brasileiros escolherem em paz e com cidadania.
O forte de Vcs não é a democracia.

    Mega

    Interessante.. agora, nesta última semana, o discurso de quem não gosta do Lula é com a palavra 'Democracia'. Oportunismo de argumentos é tão evidente de quem é pautado pelo preconceito, estupidez e a revista Veja.

    Herminio

    Essa história de verde, desenvolvimento sustentável, falta de comida na mesa, trabalhador rural catando ervas não sei de que… realmente a Marina Silva que ja foi uma grande defensora dos desfavorecidos principalmente dos da região centro oeste e hoje se bandeou pro lado do que tem de pior na política brasileira, como psdb/demos, grande midia que tudo que querem é voltar ao poder pra desfazer tudo que o Lula fez e refazer o que vinha sendo feito à época de fhc ou seja; dilapidação do patrimônio público, a metade da população na miséria e analfabetismo. Marina deveria estar do lado das forças populares e não fazendo eco aos gritos da elite deveria defender o governo ao qual ela participou por 6 anos e não fazendo couro aos que não querem ver o progresso do pais, pode-se até dizer que ainda é pouco mas sem sombra de dúvida esse é um governo que fez algo pelos menos favorecidos não ha como dizer o contrário, pois eu sou uma prova disso, não falo pelos outros.

    Luiz Octávio

    Você fala em ética? Quem precisa ter ética são os tucanos e principalmente a grande imprensa (folha, veja, globo). Brasileiros escolherem em paz? Democracia? Qual a democracia dessa imprensa, extremamente parcial e mentirosa.
    Faz denúncia sem prova, somente com a palavra de ex-presidiário. Até provar que "fucinho de porco não é tomada" fica difícil. O povo não é bobo. Viu que sua vida melhorou nesses anos de Lula e, não se deixará enganar!

    Fritz Rot

    Chamar a futura presidente do Brasil de "Dilmão" já demonstra muito bem quais são os princípios que regem sua vida; por gentileza, me responda as seguintes questões:

    Como estão as pesquisas lá no Acre?
    Porque o dono da Natura como vice?
    Como foi a atuação ética da sua candidata quando foi ministra?
    Explica como uma candidata comenta que o país esteve 08 anos com risco de apagão, sem assumir que travava todo processo de licitação de novas usinas quando foi ministra?
    Quem está jogando sua história de lutas sociais no lixo, se bandeando para a direita? E o que é pior, está sendo usada pelos grupos que representam o retrocesso (será que é míope?) e não enxerga nada.

    Jogar pedra na vidraça dos outros deve ser muito bom, não é mesmo?
    Não é questão de viver do poder, e sim a manutenção de um grande projeto de desenvolvimento para esse país.

Carlos

Essa estória dos verdes, pelo menos aqui no Brasil, sempre me causou alguma perplexidade: diante da total falta propostas efetivas que compatibilizem preservação e desenvolvimento (absolutamente necessário ao nosso País). Esse discurso fluído do desenvolvimento sustentável, sem apontar os caminhos para a montagem e solução dessa equação só tem servido para acolher a direita envergonhada nos quadros, a qual, em momentos como o atual, mostra sua verdadeira face.
Ironia do destino e da história: os integralistas eram chamados de galinhas verdes. Mera coincidência? O Gabeira, entre outros, tem demonstrado que não.

Regina

Um dos motivos que o brasieliro tem oara sentir orgulho de Lula, e que fez com ele tivesse o conceito elevado diante do mundo, foi nunca se curvar diante de ninguém, mas tratar a todos com decência, na medida certa.

Viva Lula.

Viva Chico Mendes e o brasileiros do Acre.

Que os brasileiros ( pobres e ricos deste país, que desejam um Brasil desenvolvido e moderno) sejam Dilmais!!!!

Regina

Marina está serelepe nos braços da elite envergonhada e decepcionada com o Serra. Ela está totalmente submetida às ordens do grupo dirigido pelo Vice e pelo terceiro setor rico. É uma pena!!!! No debate da PUC em Brasilia, quando na última pergunta ela disse, bem, perguntaram isso e aquilo e agora vou repsonder, ficou claríssimo que ali ela estava com grande felicidade obedecendo as orientações dos mestres. Ela lembrou!!! Ela fez direitinho!!!! Viva eu.
Que triste!!!!

Roberval Amador

Marina , Gabeira, Jarbas, Pedro Simom ( este então tá gagá de tudo, são trairas natos, mas, vamos dar um desconto, a idade já não ajuda mais)!

    Joana

    O Simon foi o primeiro governante no Brasil, no ano de 87, que jogou a polícia prá cima dos professores, jogou gás lacrimogênio, jogou policia montada, jogou policia de choque… ele criminalizou os movimentos sociasi e fez tudo isso com esta classe "tão perigosa", que são os professores… muita gente se engana com ele… faz carinha de bonzinho, é um dos piores… faz boa dupla com a Marina, essa traíra tucana!

    Sérgio

    E para piorar, Joana, ouvi numa rádio aqui em Sao Paulo, que já há uma lei no congresso para ser votada, de autoria desse mesmo Pedro Simon, aonde após um ano, qualquer governante – prefeito, governador, PRESIDENTE – pode ser afastado do governo bastando um abaixo assinado com somente 3% dos eleitores. Chama-se LEI DO RECALL, e uma nova eleicao é convocada!!
    Quantos odeiam Lula/Dilma/PT – 4%!

Ricardo Menezes

Olha, no geral, petistas do Acre sempre foram "simpáticos" à aproximação com a direita, com o PSDB. Nesse sentido, Marina Silva não é algo novo, é, isso sim, algo decepcionante politicamente.
Quanto a ser a "continuidade" histórica de Chico Mendes faz-me rir.
Quem pode – e já o fez – incorporar e defender com propriedade a causa ambiental é Dilma Rousseff.
Pense nisto.
Dilma presidente!

Carlos Rico

O engraçado neste tempo político,é quem sse diz contra Serra e Dilma,encontrando em Marina uma opção diferente,não consegue entender,que se fosse Marina a primeira colocada,sua imagem pessoal e política estaria sujos pela conjuntura golpista das oligarquias midiáticas.

ZePovinho

http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/megae

Megaescândalo do governo Roseana segue sem punições
02/05/2010 18:11h

OS RÉUS DO ‘CASO USIMAR’

"……..Processo do ‘caso Usimar’ está na Justiça Federal há mais de um ano e meio; Roseana Sarney, Jorge Murad e mais 38 pessoas são réus no processo, que resultou das investigações da PF e do MPF sobre o desvio de R$ 44,2 milhões da Sudam para uma indústria de autopeças que nunca foi construída…………………..

6. Fábio Vaz de Lima (técnico agrícola, marido de Marina Silva, hoje pré-candidata à Presidência da República; não se sabe seu papel no "caso Usimar")

    Joana

    E a paulista tucana que se instalou no Palácio Piratini, em Porto Alegre? cria da RBS, a afiliada da globo, o PIG do sul.
    Essa paulista é a pior corrupta. Deve dar de 10 a zero no Arruda. No centro do país nao falam nada. O segurança particular dela montou a maior rede de espionagem no estado dentro do palacio do governo. Espionava até filhos, crianças, de deputada. E a RBS tinha linha direta com essas informações. O PIG não mostra, claro. Mas ninguém no centro mostra o que essa corrupta.

    beattrice

    A dinastia tucana paulista é expert em "exportar" gente desse tipo, vide a dona Costin, cadeira cativa do conselho da A-FUNDAÇÂO CIVITA, da revista óia, que está desconstruindo a educação no RIO, não é isso Eduardo Paes?

Baixada Carioca

Ridículo foi o que acabei de ouvir: o Eymael dizendo que é possível virar o jogo. Esse cara vive em que mundo?

Agora sobre o PV, me diz quem sabe, quem entre os candidatos apresenta um discurso como o do PV de alguns anos atrás? O discurso de hoje é tão confuso que não sei distinguir onde termina o do PV e onde começa o do PSDB. É tão parecido que um parece ser o complemento do outro.

Só por curiosidade, o que houve no grupo de marqueteiros do tucano? O programa na TV tá cheio de mentiras, mas melhorou muito em relação ao que vinha sendo apresentado. Menos baixaria e mais promessas inexequíveis, sobretudo para quem as fazem, mas que está mais relaxado está.

    Gerson Carneiro

    Não vi, mas deve ser edição de sobra de programa… deve tá faltando dinheiro porque teve um lá que arrecadou cerca de quatro milhões e deu calote, não repassou a grana para o partido.

silvio

Aqui se dá a ditadura do pensamento único. Negar a quem quer que seja o direito a trilhar seu próprio caminho político em nome de um bem maior é na verdade um sofisma. Se existe a intenção de um projeto político distinto, como esperar que se abra mão deste em nome do projeto a que se pretende divergir? Em Recife, vivemos esta mesma situação durante a eleição a prefeito em 2008. O candidato impegido pelo prefeito João Paulo (PT) às forças de esquerda impediu, sob todas as formas de discurso em nome da continuidade e da não perda do espaço conquistado para as forças da direita, qualquer alternativa de projeto político, alijando outros nomes tão ou mais vanguardistas como o do vice-prefeito, Luciano Siqueira do PCdoB que viu sua candidatura minguar por conta desta prática. Marina tem dado mostra de não entender o papel que a grande mídia tem no país, mas negar a diversidade de opiniões e de oportunidades a outros campos políticos se estabelecerem como idéias relevantes politicamente é uma postura tão ou mais de direita quanto outras que campeiam por aí.

    Maria 1

    Eis a questão, Silvio: diversidade de opiniões. Nesta eleição presidencial, não há. Em todos os momentos em que questionei a Marina o fiz pela minha percepção de que o seu discurso de terceira via, ou alternativa, não correspondia ao seu programa de governo, que reproduz fielmente o pensamento neoliberal tão bem representado pelo candidato do PSDB, a quem, é bom não esquecer, ela dispensou rasgados elogios. A sua eleição, caso ocorresse, atenderia perfeitamente aos conservadores, dentro e fora do Brasil. Os chamados "nanicos" talvez representem a outra perspectiva, apesar dos radicalismos. São independentes, mas não tem qq espaço, sendo, de pronto, descartados. Eventualmente podem conseguir alguma visibilidade (caso Plínio) se servirem ao propósito dos oligarcas das comunicações: bater no governo e em sua candidata. O que há de dignificante nisso?

    silvio

    não concordo maria com esta visão de que seja um projeto neoliberal. Nem acho que o espectro político se resuma a direita, esquerda e ultraesquerda. Eu que sempre fiz campanha pelo PT, reconheço na candidatura de Marina pontos que acredito sejam relevantes para o debate. E tais idéias encontram respaldo de pelo menos 8% do eleitorado. Não se pode desqualificar os oponentes da maneira como os partidários de Dilma tentam fazer com a candidata Marina. É patrulhamento ideológico puro. Claro, sei que muitos instrumentalizam a candidatura dela para uma visão de oposição ao projeto do PT e aliados. A própria candidata tenta se aproveitar das tentativas de escândalos legitimando muitas vezes o discurso golpista da mídia. Mas ela tem direito a isso, assim como Serra, Plínio, etc. tem direito a expor sua visão de sociedade.

    Maria 1

    Vc já leu, ouviu alguma entrevista dos formuladores do programa econômico? É por aí, que tirei minhas conclusões. E a partir da política econômica todo o resto fica atrelado. Tem ainda a questão de política externa. Analise as declarações da candidata além das frases de efeito. Consegue explicar o pq de, em seus primeiros passos na campanha, a Marina visitar o embaixador dos EUA e declarar apoio ao Presidente Obama (http://www.votebrasil.com/noticia/politica/marina-silva-encontra-embaixador-americano-no-brasil)? Faz sentido? Pode até haver excessos nos comentários sobre a Marina. Mas, convenhamos Sílvio, ela deu uma enorme contribuição para o descrédito de muitos de seus antigos admiradores e companheiros. Reflita tb sobre o pq dela não ter sido escolhida pelo Presidente Lula como sua sucessora. Uma escolha em princípio natural que, certamente, teria muito pouca rejeição se associada a ele.

Conceição Oliveira

Chico Mendes deve estar dando muitas voltas no túmulo, jamais imaginaria a Marina que enfrentou Quartiero hoje apoiada por eleitores que fazem campanha no twitter contra os direitos humanos, lembrei-me de Darli, o mandante do assassinato de Chico Mendes que disse 20 anos depois, o matador não é quem puxa o dedo, mas quem pede pra ser morto. Para Darli, Chico Mendes era um vagabundo que mereceu morrer.

Vergonhoso os eleitores de Marina pensarem como os assassinos de Chico Mendes.

    beattrice

    Conceição
    há divergências quanto à fidelidade de Marina até ao Chico vivo, que não dizer a ele morto.

    Conceição Lemes

    Salve, Beatrice! Beijos

Jura

Sim, os verdes foram empurrados para a direita pela esquerda aliada ao agronegócio, à exploração de commodities como bauxita e às grandes empreiteiras.

    Leider_Lincoln

    A culpa do baixo nível do caráter da Marina então é do PT? Ridículo!

Nilson E da Silva

OLá,

Me decepcionei com a Marina quando ela saiu do PT, e não teve coragem de enfrentar a oligarquia dos Viana do PT no nosso querido Acre se candidatando a governo do seu estado. Preferiu se aventurar numa candidatura que todos sabiam que no máximo serviria para cumprir o papel que agora ela desempenha ao lado dos setores mais conservadores da política brasileira. Lamento muito porque tenho um carinho pela história de vida e respeito-a por tudo que ela representou.

    Joana

    Mas ela jogou no lixo tucano… respeito agora pra que?

Marina Serette

Excelente texto, eu penso da mesma forma e acrescento: o voto em Marina para mim, que me desculpem seus eleitores, é o voto das pessoas que não querem assumir responsabilidades. Esse tipo de eleitor, está sempre a posição de paladino da moralidade, escolhe um candidato "limpinho" que saiu da esquerda (geralmente que está no poder naquele momento) por não concordar com a descaracterização do projeto inicial que ele estava engajado, mas na verdade o candidato é um indivíduo que fracassou que não foi competente ou que não aguentou o "tranco". O eleitor sabe que seu candidato "alternativo' vai perder, mas o objetivo é ficar na confortável posição "eu não sou responsável" por esse governo que está aí. Dessa forma ele não é cobrado, sempre pode criticar a direita e a esquerda e ficar "bem na fita" com todo mundo.

    Márcio Martins

    É a famosa direita "envergonhada". A pior que existe.

Zhungarian

Pior de tudo é ver Marina reverberando a velha mídia e seu denuncismo vazio.

sonia divina

DILMA 13!!!!!!!!!!!!!!

MARINA SILVA, A SEGUNDA MORTE DE CHICO MENDES.

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/gilson-caroni-marina-a-segunda-morte-de-chico-mendes.html //  Imprimir |  Enviar Dê seu voto: (Seja o primeiro a votar!)  Loading … Publicado em Artigos, Política, Publicações […]

ruypenalva

A morte e a morte de Quincas Berro D'agua. Como já frisei, Marina sofre de inflação egóica, inflação do ego, identificação com o Self, uma forma de psicose que levou Nietzsche à loucura. Quando mudou de religião, para um a forma mais messiânica e atrasada de credo, ela não só pagou o dízimo como dizimou sua personalidade. Hoje não fala mais uma pessoa que pensa, mas que pensa que pensa. Fala alguém do discurso pronto, do discurso que agrada, do discurso que equilibra, do discurso político-midiático. Talvez ela ache mais moderno, mais verde, se juntar com um vice de patrimônio declarado de 1 bilhão de reais, que jura não prejudicou a natureza ganhando essa fortuna jogando produtos químicos no esgoto. Acha natural se reunir com os banqueiros dos bozzanos, dos setubal; é a banca no banco, um cheque sem fundo, uma TED e um tédio para quem quiser. Talvez quisesse, se sentisse no direito, inconscientemente, de ser a escolhida do Lula, mas como na canção do Caymmi ela se enganou. Pintou o rosto de verde, mas com o verde do dinheiro das elites do eixo Rio-São Paulo. Acha que está acima de qualquer suspeita, mas não suspeita que se tornou a principal suspeita.

    Carlos A Gomes

    Pra mim, o problema da Marina é de ego mesmo. Ela ficou "magoada" por ter sido preterida por Lula. A verdade é esta. O caso dela é de rejeição mesmo. Mas isso não justifica o que ela vem fazendo. Uma verdadeira decepção a postura dela de subserviência a essa turma do PIG. Lamentável, uma pessoa com história que ela tinha jogar tudo isso no lixo. Uma pena!

    Joana

    Putz… agora é que caiu minha ficha… claro, ela ficou "magoada" porque o Lula escolheu a Dilma… será que ela não tem espelho em casa? ou melhor, gravador, daqueles fora de moda como ela… que grave e escute seu discurso vazio, sem rumo, sem objeto.

    Oswaldo

    (E, no entanto, dito com emoção e poesia) PERFEITO!

    Maria Dirce

    Que resposta Ruypenalva adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii putz vc falou tudo o que eu penso.valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ruypenalva

    Quando falo o que sinto, sinto o que falo, não me calo, sai por instinto.

Fernando Souza Jr.

A Marina é uma tremenda decepção, mas isso não surpreende. Quando esta santinha do pau oco decidiu que iria se candidatar, saiu repetindo aquelas frases feitas que o PiG adora, do tipo "a máquina pública está muito inchada". Quando ouço alguém dizer isso, já nem dou atenção, porque é a frase estilo Mailson da Nóbrega e o sentido dela é um só: quem precisa da "máquina pública", via de regra, é o povão mais necessitado. Assim, desidratar a máquina pública, como fez FHC, é detonar o pobre, porque o pobre não tem grana para escola, saúde privada e assim por diante. O pobre precisa da máquina pública funcionando, e quem defende o desmonte da máquina pública, ataca os mais pobres, na minha opinião.
E a Marina, quando começou a repetir essas baboseiras, deixou bem claro de que lado estava. É traíra, e vai terminar como o Gabeira, de tanga na mão no clube militar, implorando por um golpezinho (porque voto que é bom, não tem).

    Joana

    Fernando, vc disse tudo… palmas pra vc…

Tunico

Marina funcionará como "estepe" para a "grande mídia" tentar levar a eleição para o segundo turno.

    Marat

    Ela ainda deverá ter muitas e muitas aulas de malandragem com o PIG. Ainda está no primeiro ano. Haverá quatro anos para ela se formar… No Diploma constará, se ela for boa aluna: Aprovada com louvor no curso PIG de graduação em presepadas, sofismas, mentiras e subserviência ao Império do IV Reich…

Maria Dirce

Ai que esta o mal dos pretensiosos.Ela achou que sobreveria politicamente sem o PT.Deixa a eleição passar que a Marina vai pro mesmo ostracismo do Serra, que dêem as mãos Serra e Marina e saiam cantando o hino nacional solitariamente!!!Ops, esqueci de falar que os seringueiros estão atrás da marina que nunca mais voltou lá!!!!!!!!!

    Joana

    E com a ex-gabeira tb… mas que cantem o hino do PIG…

David R. da Silva

A Presidente do Sindicato dos Seringueiros do Acre, pulverizou a Traíra Marina. Disse que quando estava no PT, via e se encontrava com eles e também com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e que depois que caiu nos braços do PIG, depois de muito tempo, voltou ao Acre para encontro com os latifundiários, e por isso que hoje no Acre Marina é terceira colocada e inimiga dos Trabalhadores nativos. É o retrato real da Vigarista Político , a Marina, a que ponto chegou a ser Lacaio do PIG e da ultradireita, quem diria? Nós o Povo, elegeremos a DILMA13 em breve, ao menos nós Mineiros, votaremos em MASSA na DILMA13. no momento, é que os Tucanos usam o horário eleitoral pedindo voto pra DILMA13 e Anastasia, o chamado voto DILMASIA. de Belo Horizonte.

Carlos

Belo texto. Marina é uma decepção. Chico Mendes sentiria vergonha dela.
O outro, o Agente da CIA, está torcendo para que ela, Marina, tire votos de Dilma.

    Marat

    O agente da CIA entrou numa gelada, pois tá mais fácil da verde-limão tirar votos dele mesmo…

Márcia Aranha

É mais uma Heloísa Helena da hora… E, cá entre nós; que faro fabuloso tem os conservadores para detecta-las, envolve-las e cooptá-las…

Jairo_Beraldo

Desculpem-me os colegas internautas. Mas sempre me disseram colegas da faculdade lá do Acre que Chico Mendes era pior que Marina Traíra. E não é a primeira vez que expus isso aqui no site.

    Jair de Souza

    Grande besteira, diga-se de passagem.

    Robson Porto

    Pois Beraldo, um conselho: pare de repetir essas asneiras que interessam muito a mentes conservadoras que, como Serra, não tendo o que dizer, tentam desconstruir quem tem; ou teve…

    Chico Mendes, que era um ser humano como outro qualquer, com qualidades e defeitos, foi assassinado em plena defesa de seus ideais. São pouquíssimos os seres humanos que se propõe a defender seus ideais num ambiente tão hostil como ainda é o Acre e toda região amazônica.

    Vamos respeitar sua memória, por favor…

    Jairo_Beraldo

    Chico Mendes, pelo que dizem colegas acreanos, era um anarquista. E quanto a Marina, a propria presidente do sindicato dos seringueiros disse que ela sumiu do Acre e dos antigos companheiros.

Marat

Marina Silva, bem como qualquer político que tenha idéias diferentes daqueles que sejam realmente progressistas, receberá apoio do PIG, pois está mais que provado que o PIG é financiado pelos tubarões estadunidenses. Pessoas com pouco cabedal, como é o caso de Marina, logo incensados pela mídia, ficam inebriadas com os holofotes e logo abraçam as "idéias" do PIG. É uma pena, porque Marina até tinha boa visão sobre o meio-ambiente, mas foi engolida pelos tubarões.

Regi

Vai terminar a eleição menor do que entrou.
Merecidamente.

Clovis

Eis que te dei o caminho da luz, mas encistes no caminho das trevas. Tento alcançar o teu coração mas não consigo, e logo lembro que te dei o livre arbítrio!!!!

chanceLer

Como já postei aqui, Marina está caminhando os passos de Roberto Freire.
E o day after lhe será não muito promissor. Assim como eram os votos do antigo comunista, os votos da Marina do "dedo verde" são votos de opinião.
Outra questão que contraria a ética que a candidata verde tenta passar é a não devolução do cargo de senadora ao PT. Que não lhe requereu o direito como fizeram tanto o DEM quanto os tucanos.

    José Eduardo

    Boa lembrança. E ela acha que está abafando. Vai ser descartada quando não for mais útil.

    Mônica Rangel

    Chanceler,sabe quem me ligou hoje? Isso mesmo; o Freire! Me pedia voto. A voz mansa, discurso bonito…"DESLIGUEI NA LATA!" Ah, eu li "O Menino do dedo verde" quando era criança. Era a história de um menino que tinha um dedinho "mágico" e que, tudo que era tocado por ele,se tornava verde. No começo foi lindo! Mas depois…os problemas começaram! Alguma analogia?

    Marat

    Marina era verde,mas aliou-se com os agrotóxicos e transgênicos do PIG e está ficando desfolhada e amarelada…

José Eduardo

Que, que é isto meu amigo. Como você conseguiu expressar tudo aquilo que eu sentia!!!! Espetacular!!!

    Mariano S.Silva

    Exatamente, o plano B é o vice da marina!

rccmoraes

Sair do PT para ir ao PV? De duas uma: ou nao tem senso de realidade ou então tem muito senso de oportunidade (um pouco demais, beirando o oportunismo). E foi para o PV num quadro eleitoral que diz tudo: no Rio, onde ela tem razoavel votação, seu candidato a governador é, claramente, um cara da direita e um cabo eleitoral do Serra. Em S.Paulo, seu candidato a governador, Fabio Feldman, ex-tucano ainda tucano, é o marido de Bia Cardoso, a filha do FHC. No seu Acre, o papel de Marina é, apenas, o de desviar votos do PT para a filha da terra. Resta saber o que fará depois das eleições, para onde irá. Vai se tornar uma personagem de ONGs ambientalistas?

    Roberval Amador

    Oportunismo puro. Ela está igualzinho um certo candidato em Pernambuco um tal de Jarbas. Ele pensou que iria se dar bem aliando ao Serra. Agora tá lá arriscado a ter só o votod le mesmo, isto se ele não errar na hora de digitar a urna. A Marina e o Gabeira Idem!

robledo

Marina tá perdida, igual ao careca não tem propostas reais para o eleitor. A grande imprensa bomba marina na tentativa de tirar votos da Dilma, pois sabe que seu candidato o "competente" serra não vai mais subir.

Nilva

Irretocável! É exatamente o que eu penso, apesar de sempre tê-la achado sonsa e oportunista.

    Marat

    Qualquer sonso que se aproxime do PIG fica pós-graduado em pilantragem em curto espaço de tempo!

Mileski Neto

Comentarista partidario…parcial… que fala oq pensa…e não oq acontece…

mas fazer cada um tem sua opinião… mas estranho ele deve ser PTista… o PT não deixa os outros falarem abertamente oq pensam… mas os PTistas podem…

então tah… são dois pesos duas medidas…dia 03 de outubro…o POVO dara a resposta…

Pense nisso !!!

#Marina43

    Fernando Souza Jr.

    Mileski, me desculpe, mas você está viajando. Marina está traindo os ideais das pessoas verdadeiramente comprometidas com a causa ecológica. Até seis meses atrás, ela era detonada na grande imprensa, pois era considerada um empecilho para o crescimento do país. Hoje, é usada pelo mesmo PiG para servir de contra-ponto "ético" à Dilma. E a Marina deixa-se usar livremente, sem um pingo de dignidade e compromisso com seu passado de lutas. Pense nisso.

    Sandra Caballero

    Sem dúvida, dia 03 o povo dará a resposta e elegerá Dilma no primeiro turno. Quem é de SP não se surpreende com a Marina, afinal tivemos a Soninha, que dizia fazer política de forma diferente e saiu do PT para ser subprefeita do Kassab e agora acessora do Serra na campanha pela net, especialista em postar bobagem no twiter.

    swamy

    Sim, daremos a resposta a essa quinta coluna, tucana verde, fraude ideológica, chamada Marina Silva. A resposta será a eleição de Dilma Rousseff.
    Marina está no colo do Serra/burguesia.
    Marina não passa de uma laranja azul e amarelo.

    Leider_Lincoln

    Dará mesmo, meu caro, dará mesmo. Só que eu tenho certeza que não é a que você quer ouvir…

Deixe seu comentário

Leia também