Juristas: STF perde chance de mostrar independência e respeito aos princípios constitucionais

Tempo de leitura: < 1 min
Brasília- DF. 25-06-2019- Reunião da segunda turma do STF. HC do Lula . Foto Lula Marques

NOTA

STF perdeu a chance de mostrar independência e respeito aos princípios processuais constitucionais, diz ABJD

O país acompanha, com espanto, a revelação das relações entre o então juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, e os procuradores da República da força-tarefa da Operação Lava Jato.

A parcialidade do juiz Moro não é nenhuma novidade, ela se mostrava cristalina diante da forma como ele conduzia os processos, como ocorriam os vazamentos seletivos, as conduções coercitivas sem intimação, as colaborações premiadas, os espetáculos das prisões, os sucessivos indeferimentos de recursos da defesa, a animosidade manifesta.

O que os diálogos do The Intercept Brasil ajudam a fazer é explicar como cada passo se dava, no jogo combinado entre juiz e acusação.

Contudo, mesmo diante de todas as evidências de que não houve um julgamento justo, o Supremo Tribunal Federal não concedeu o habeas corpus ao ex-presidente Lula, perdendo a chance, nessa terça-feira (25) de mostrar independência e respeito aos princípios processuais constitucionais.

Se dúvidas persistem sobre o grau de implicação do juiz, o correto seria que o réu aguardasse o debate de mérito em liberdade.

A dúvida sempre será em benefício do réu, diz nossa doutrina.

A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) continuará denunciando a parcialidade do juiz Sérgio Moro e a postura totalmente desvirtuada dos membros do Ministério Público, e lutando para que o Sistema de Justiça cumpra seu papel e reconheça as ilegalidades praticadas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

As instituições fascistas antipetistas
estão funcionando normalmente …
com Supremo, com tudo …

Herbert

Pois é. Infelizmente para o ex-presidente Lula esses princípios não se aplicam, tampouco as leis que regem este país. Lula, aliás não está sendo julgado, mas sim massacrado por carrascos que se intitulam juízes. Esses carrascos, juntamente com a mídia golpista e outros setores da sociedade brasileira, armaram um calabouço intransponível para que o ex presidente fique definitivamente preso. É lamentável, mas é esta a dura realidade que o cerca.

Deixe seu comentário

Leia também