Em duríssimo discurso, Dilma ataca Gilmar, Moro e denuncia “ruptura institucional”

Tempo de leitura: 2 min

dilma pronunciamento

Da Redação

Num dos mais duros discursos que fez até agora, desde o início da crise política, a presidenta Dilma Rousseff denunciou adversários, lembrou Leonel Brizola, a ditadura militar e disse que não renuncia “em hipótese alguma”.

Dilma falou no Palácio do Planalto diante de juristas, advogados, promotores, defensores públicos e estudantes de Direito.

Ela comparou os que dizem que impeachment não é golpe aos que negavam a existência de presos politicos na ditadura, enquanto “muitos viviam dentro das cadeias”.

Para Dilma, o golpe pode surgir “de um fuzil, vingança ou da vontade política de alguns que querem chegar mais rápido ao poder”.

Ela afirmou que não cometeu crime de responsabilidade e, assim, se for afastada pelo Congresso, trata-se de ruptura institucional.

“O que está em curso é um golpe”, disse a presidenta.

Dilma lembrou o ex-governador Leonel Brizola e a Cadeia da Legalidade, que foi formada para defender João Goulart e permitiu que ele assumisse o poder quando Jânio Quadros renunciou, em 1962.

Pode ter sido um recado de que vai até o fim na resistência.

Sem mencionar o nome do ministro Gilmar Mendes, ela atacou os que optam “por condenar adversários ao invés de fazer Justiça”, “abdicando da imparcialidade” e afirmou que um juiz “não pode se transformar em militante partidário”. Gilmar barrou a indicação de Lula à Casa Civil, em ação do PPS assinada por advogada que trabalha na empresa da qual o ministro do STF é sócio.

Dilma também atacou o juiz Sérgio Moro. Sem mencioná-lo pelo nome, disse que gravar e divulgar grampos da Presidência da República sem autorização do STF “é violação da segurança nacional”, especialmente quando as falas “não dizem respeito ao objeto da investigação”.

O juiz Moro, como descrevemos aqui, é missionário da Operação Mãos Limpas e, na falta de provas que levem à condenação, defende que políticos sejam condenados ao ostracismo pela opinião pública a partir da divulgação, pela mídia, de investigações em andamento.

Moro divulgou uma conversa entre a presidenta Dilma e Lula para fazer parecer que havia uma conspiração em andamento quando o ex-presidente foi indicado para ser ministro da Casa Civil.

Dilma terminou seu discurso dizendo que “há uma ruptura institucional sendo forjada nos baixos porões da baixa política”, numa possível referência ao fato de que o PMDB se prepara para deixar o governo.

Leia também:

O projeto de “salvação nacional” de Sérgio Moro 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Orlando de Assis Oliveira

Eu,como uns das totalidades de todos os brasileiros,excetos os escárnios deplorável de alguns poucos,que nós os confiaram a tutela de administrar o país e que foi quebrada.

Em nomes de todos brasileiros do bem,que levantam cedo,pagão seus impostos,na construção do país,concordo com tudo que a presidenta Dilma Rousseff disse,que está em curso,uma ruptura constitucional.

Em nenhum país do mundo,se admitiriam tais afrontas e,violações constitucionais,onde o respeito pelo país,não são relevantes.

Acho que a presidenta Dilma Rousseff,demorou muito a se pronunciar,em favor da democracia…Também,eu,o aconselho a não se curvar a nenhum desses parlamentares,que estão saqueando o país.

Com a sua volta,ela tem que continuar com mãos de ferro,em combates as corrupções e,colocar todos os envolvidos nas cadeias,a começar,do presidente do Senado;da câmara dos deputados;parlamentares já condenados em segundas instâncias e,cobrarem das autoridades competentes nas operações lava-jatos,as celeridades dos processos.

claudio dos santos araujo

Li pouco acima um comentário em que o cidadão dizia que Dilma estava certa, mas não para o mundo civilizado. Mas de qual mundo civilizado ele esta falando, o europeu francês, o le monde concorda com ela, o italiano, o Le fígaro também, o inglês, o The guardiam mostra imensa indignação com esse golpe, pronto o Americano, o The new York times é o de editorial mais duro com o Golpe, a me desculpa, ele tava falando da Globo, Estadão, Veja, Jovem Pan, Folha de Sampa, e dos civilizados da paulista, então ele ta certo. Parabéns coxinha, mais uma vez vocês me surpreende com um comentário de mundo civilizado. Aterrador.

Gustavo Horta

PREJUÍZO PODE VIR A SER A RESPOSTA! – Quem planta merece COLHEITA DO QUE PLANTA.

Os endinheirados temem demais perder seu rico dinheirinho, né dona baratinha! É a única coisa que eles temem. É a única coisa pela qual eles de fato têm amor. Mais que amor, paixão. Suas coisas, seus bens materiais, seus carros, suas fábricas, seu dinheirinho no exterior, …
Sempre correndo atrás do lucro insano e a qualquer custo. Na linha de pensamento dos editoriais da GBOBO&CIA, da mídia pervertida que controla a notícia e distorce a informação editorial, podemos oferecer-lhes PREJUÍZOS!
Que tal? O que acham da ideia. Isto sim seria uma guerrilha eficaz e eficiente.
PREJUÍZO, A GUERRILHA MAIS EFETIVA?
Nenhum de nós, povo, nação, precisará agir com a violência e a truculência das tropas e dos comandados fascistas da direita repugnante. Nenhum de nós precisará enfrentar a força das tropas dominadoras e invasoras. PREJUÍZO, A GUERRILHA MAIS EFETIVA?

“PREJUÍZO! ELES SOMENTE TEMEM OU RESPEITAM ISTO: MENORES LUCROS”
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/23/prejuizo-eles-somente-temem-ou-respeitam-isto-menores-lucros/

FrancoAtirador

.
.
MINISTRO-RELATOR TEORI ZAVASCKI, MANDA JUIZ MORO ENVIAR AO STF
.
TODA A INVESTIGAÇÃO CONTRA LULA E REVOGA A QUEBRA DE SIGILO.
.
22/03/2016 22h04
.
Teori Determina que Juiz Moro Envie Investigação sobre Lula para o STF
.
Com a Ordem do Ministro-Relator no STF, a Ação Sai da Alçada do Paraná.
.
Renan Ramalho, G1, em Brasília
.
A Decisão de Teori Zavascki, Relator no Supremo Tribunal Federal (STF),
inviabiliza a determinação de Gilmar Mendes que havia determinado
que as investigações sobre Lula ficariam com o Juiz Moro, no Paraná.
.
O ministro Relator atendeu a um Pedido Liminar da A.G.U. que apontou Irregularidade
.
na Divulgação de Conversas Telefônicas entre a Presidente Dilma Rousseff e Lula.
.
No mesmo despacho, Zavascki decretou novamente o sigilo sobre as interceptações.
.
No prazo de 10 dias, Moro deverá prestar informações à Corte
sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações,
por conta do envolvimento de autoridades com foro privilegiado,
como a própria Presidente da República e Ministros e Parlamentares.
.
.
Pelo menos desta vez, a Assessoria Jurídica da Presidente da República
.
adotou, no Supremo, a Medida Processual Correta contra o Autocrata.
.
Agora, tem de esperar para ver no que vai dar o Julgamento do Mérito.
.
(http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4948919)
(http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4948822)
.
.

IEDA

VOCÊS ESTÃO CONFUNDINDO AS COISAS! UMA MULHER QUE SOBREVIVEU A DITADURA, NÃO PRECISA DA PENA DE NINGUÉM! ALIÁS NENHUM SER HUMANO PRECISA DESSE SENTIMENTO , VOCÊS ESTÃO ESQUECENDO QUE ELA É PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ISSO É FATO! E SE ELA TOMAR ESSAS MEDIDAS O POVO QUE A ELEGEU , E OS QUE RESPEITAM A DEMOCRACIA IRÃO APOIA-LA.

Marcos

Vcs são uns bandos de pelegos, me respondam foi o Moro que quebrou a lei de responsabilidade fiscal, essa está na constituinte, foi o Moro que deixou a Petrobrás ser robada quase a até falir, vcs acham que o PT é diferente dos outros partidos? Eu sou mais do que favor que a Dilma saía do governo. Mas tbm sei que qualquer não vai fazer diferente dela. Antes achava que petistas eram brasileiros como, vcs são petistas, Lulistas ou qualquer outra coisa menos BRASILEIROS. Vcs deveriam separar uma parte do país só para vcs, com as suas ideologias políticas suas corrupções, e suas formas de punir os ladrões. Neste lugar de governo petista pessoas como Zé Dirceu estaria livre pq p vcs ele não fez nada de errado, com ele tbm o traficante Marcola pois esse tbm não cometeu crime algum, lá fariam uma estátua do Lula e colocaria uma clara em baixo dizendo, esse foi o homem mais honesto do mundo, mas não poderia esquecer de dizer que tbm não ver nada quando outros roubam.

    Josete Cristina Aridi

    Caro Marcos, de fato acho que, em parte, o PT paga o preço de ter jogado pedra no telhado de vidro dos demais partidos e depois ele mesmo ter sido corruptível. O que eu, como pessoa esclarecida, não aceito é generalizar, afirmando que todos do PT são corruptos; condenar alguém quando ainda ele é apenas um investigado (quantas pessoas já sofreram execração pública e depois eram inocentes?), pois a lei é clara quando afirma que todos são inocentes até serem condenadas e todos têm direito à defesa; fingir que não sabemos que nenhuma empresa financia políticos sem querer depois ter o retorno e não lutar para que TODOS os partidos tenham financiamento público ( o que colocaria em pé de igualdade todos os partidos disputarem os pleitos); reproduzir o discurso da mídia sobre “as pedaladas fiscais” (o banco pagou uma conta do ano fiscal de 2014 e o governo só ressarciu ao banco em 2015, aparentando não está com tal déficit, meio como a gente faz quando usa o cheque especial) sem entender o que é isso e considerá-las como motivo forte o suficiente para derrubar um Presidente. A gente precisa de reforma política para acabar com as possibilidades de os partidos serem corruptíveis e precisamos punir TODOS e não tomar o PT como bode expiatório, acreditando que, ao puni-lo, lavaremos nossa alma. Só uma ressalva: nunca fui filiada ao PT e tampouco pretendo, mas desde sempre sou contra a todo e qualquer tipo de injustiça.

    LÚCIA DE FÁTIMA AVELINO

    Qual mesmo é a forma petista de punir o que quer que seja? Até agora o PT não puniu ninguém o que eu acho que é um erro. será que em outro governo o Moro, o Cunha e cia, ainda estariam dando as cartas? Quanta hipocrisia dos que querem tirar a Dilma! Eu defendo esse governo porque não existe nenhuma opção melhor e, quanto a ideologia do PT, qual é ela na sua opinião?

Bacellar

Não foi uma boa líder em períodos de paz e conciliação. Quem sabe não seja uma boa líder de guerra?

Sidney

Os únicos golpista são os próprios que tem anunciado veementemente que o nasso país está sofrendo um golpe.o maior golpe é o tempo todo estar mentindo pró povo que já não aguenta mais ver tanta robalheiras e falcatrua que a cada dia surge nas denúncias daqueles que foram beneficiado pelo comandante lulalauuu.
Fora lula fora Dilma .

João Machado

Isto mesmo Guerreira, o povo brasileiro está com você !! Não abaixe a cabeça pra estes corrúptos que só querem o bem próprio !! Força Dilma, estamos juntos !!

Dilma Coelho

O que a Presidenta está esperando para convocar o exercito e mandar prender o moro, o que o damous esta esperando para pedir o impedimento do giumau decrépto?

Gilson

O processo em si ainda não existe. O que existe são evidências de que algo andou errado. Se não há o que temer, porque esperneia?

Luis Carlos Amorin

Se não vai renunciar, terá q ser expulsa!
.
E será!
.
Simples assim…

Francy Granjeiro

Até que enfim nossa presidenta tacou paus nos coxinhas…tava na hora ne presidenta? Afff!!! E no belo discurso Dilma, enterrou os coxinhas, falou que JAMAIS RENUNCIAREI”..AEEEEEE DILMINHAAAAA!!!!! ” DIGA O POVO QUE FICO”…..KKKKKKKKK…..#NAOVAITERGOLPE

Fernando

ATENÇÃO!!! HAVENDO UMA “RUPTURA INSTITUCIONAL” CABE À PRESIDENTA DA REPÚBLICA, LEVADA AO CARGO PELO VOTO POPULAR, COM TODO DIREITO, MANDAR PARAR TODO O PROCESSO DE IMPEACHMENT, MANDAR “RECOLHER” TODA A PODRIDÃO: TODOS OS JUÍZES, PROMOTORES E PROCURADORES CORRUPTOS, POLICIAIS FEDERAIS, TODOS OS POLÍTICOS QUE ESTÃO METIDOS NA LAVA JATO E QUE QUEREM JULGAR A PRESIDENTE, E FINALMENTE, TER DIREITO DE RESPOSTA PARA TODAS AS MENTIRAS QUE VEICULAREM NAS MÍDIAS TELEVISIVAS, RADIOFÔNICAS, ETC.,SE NECESSÁRIO COM A AJUDA DA PARTE SAUDÁVEL DA POLÍCIA FEDERAL, E QUEM SABE, ATÉ DA PRÓPRIA FORÇAS ARMADAS, DA QUAL A PRESIDENTA É “COMANDANTE EM CHEFE”!!!

    Luis Carlos Amorin

    E ela faria isso como?
    .
    Com o “exército” do Stedile na rua?
    .
    Dilma q tentasse prender “todo mundo” e melar o processo de impeachment!
    .
    Tenha a santa paciência!

Roberto Lago

É uma vergonha para o mundo que o maior país democrático da America do sul esteja sendo golpeado pela trama daqueles que querem o poder a todo custo, violando a constituição do Brasil.
Vejo o golpe de estado preparado, planejado pela mídia (globo) como em 64, policia federal, a suprema corte e ali baba e todos os ladrões do congresso nacional.

MAAR

Ao invés de duríssimo, o discurso da Presidente Dilma é bastante brando e polido, ao tempo em que contém mensagem relevante e verdadeira.

Sem dúvida, a tentativa de impixe movida sem a indispensável comprovação de crime de responsabilidade constitui ameaça de ruptura institucional.

A possibilidade de interrupção do mandato presidencial pelo parlamento através de impeachment é admitida pela Constituição Federal apenas nas hipóteses de efetiva comprovação de ato ilícito cometido no exercício do cargo. E, na medida em que tal comprovação não foi demonstrada, resulta inconstitucional a tentativa de impixe.

Então, não adianta a direita golpista querer dourar a pílula, a máscara já caiu e todo mundo sabe que esta encenação toda para forçar o impixe constitui uma tentativa de golpe de estado, que segue o roteiro das modernas manipulações de regime change.

Diante de tais evidências, confirma-se a urgência na articulação de ampla frente política de apoio institucional à defesa da democracia e de repúdio ao golpe.

Na minha humilde opinião, para que se consiga evitar graves danos à democracia brasileira, com reflexos negativos para toda a sociedade, é recomendável abordar de maneira coerente e incisiva as fragilidades observáveis na tentativa de golpe em marcha.

Neste sentido, surge como elemento central da estratégia de defesa da democracia a explicitação minuciosa e incansável de todas as inúmeras evidências que mostram a flagrante distorção da realidade alardeada pelos asseclas do golpismo, bem como de todos os aspectos que demonstram à exaustão a absoluta inexistência de requisitos jurídicos válidos para embasar o pseudo impiche da Presidente Dilma Roussef.

Fato é que, apesar de todo o bombardeio midiático cotidiano, com vazamentos seletivos, espetacularização de operações policiais e investigativas, delações premiadas e grampos ilegais, não existe nenhuma prova de nenhum crime de responsabilidade da Presidente.

E a absoluta inexistência de provas concretas contra a Presidente Dilma pode ser verificada tanto em relação às falaciosas denúncias alegadas no pedido de impiche interposto na Câmara, quanto em relação a tudo que a direita golpista assaca contra o governo federal no TSE e na mídia corporativa, serviçal do capitalismo predatório.

Apesar de todas as ilações teleológicas expendidas na mídia e alhures, nenhuma das informações divulgadas até o momento mostra indícios aptos a comprovar a ocorrência de iniciativas do Executivo federal voltadas para a obstrução da Justiça, nem nenhum envolvimento da Presidente em ilícitos de qualquer espécie.

Portanto, a fragilidade da estratégia de golpe em ação é a sua dependência de falácias insustentáveis, pois se apreciadas à luz da verdade e do Direito, as acusações de crime de responsabilidade esgrimidas pelos golpistas carecem de qualquer fundamento.

Assim, urge intensificar a mobilização da consciência coletiva acerca da necessidade inadiável de ampliar e fortalecer a articulação das instituições em defesa da democracia. Para tanto, é imprescindível a difusão do entendimento de que a sociedade brasileira e o mundo civilizado anseiam pelo resgate e pela efetiva preservação do respeito às leis, com a expectativa de que a alta corte da Justiça esteja à altura de sua missão histórica.

Neste sentido, é crucial valorizar as iniciativas coerentes e exemplares que buscam alertar a sociedade para a importância crucial e inexorável da defesa da democracia.

    Rafa Almeida

    Brilhante comentário MAAR.

FrancoAtirador

.
.
A Presidente da República tem de voltar a falar
em Rede Nacional de Rádio e Televisão.
.
Deixa os Zumbis Fascistas baterem Pinicos.
.
O que importa é Romper o Bloqueio Midiático.
.
O Povão tem o Direito de ouvir o Contraponto.
.
.

Lukas

A questão agora não é mais SE, mas QUANDO.

Sandro salvamentos cavini

A Dilma não está só pois nos povo estamos com vc é se derem o golpe, temos a obrigação de transformar o país num campo de guerra , a democracia deve ser defendida a qualquer custo, não queremos que nossos filhos e netos nos vejam como otarios e que e quê questione o sufrágio das urnas como poder que emana do povo , por ter sido golpeado por um bando de ladrão que estão sendo investigados pela PF e ministério público

Maria de Lourdes

O Moro e o Gilmar Mendes viraram DEUS da direita, provaram que não tem competência para gerir suas funções e além de partidários políticos estão violando a constituição. “É vergonhoso para nós brasileiros saber que todos dois são corruptos”, precisam ser punidos.

mosalia Moreira pires

Lulupi a Presidenta Dilma foi eleita por mais de 54 milhões de pessoas que escolheram livremente e por direito constitucional dando a ela o direito de governar o Brasil até 2018. Golpista inconformados interesseiros que tem na fora do poder porque sabem que não terão apoio pra suas falcatruas e roubalheiras. Dilma, Coração Valente, não tem NADA que desabone a sua conduta moral, social ou política ; NADA que infrinja a lei; NADA que a faça envergonhar perante a nação brasileira. Ao contrário dos bandidos que querem praticar o impeachment! TODOS são réus ou estão respondendo processo! #NAOVAITERGOLPE #DILMAFICA #FORAGILMAR #EMLULAEUCONFIO #LULAMINISTRO #foramoro #MORONACADEIA #foracunha #CUNHANACADEIA #VEMPRADEMOCRACIA #ESTOUCOMLULA #NAOVAITERGOLPE

lulipe

Eu já estou ficando com pena da ex-presidente, ops, presidente, está sem rumo, atira pra todos os lados, se segura em qualquer um que a iluda com algum fio de esperança, até por que é iminente a saída do PMDB do governo. Se hoje ela não mais governa, sem o apoio do PMDB será uma presidente-zumbi cambalenado no planalto, quando terá perdido até o apoio do “eu não sei de nada”, conhecido por abandonar os amigos quando a coisa aperta. Será um fim melancólico. Tenho pena, mas que ela mereceu, mereceu….

    josue ferreira

    TENHAS PENA DE TI MESMA LULIPE!
    ESSA MULHER QUE MENOSPREZAS TEM A CORAGEM E O VALOR QUE A TI TE FALTA.
    CERTAMENTE JAMAIS FARIAS TAIS COMENTARIOS SE NAO FOSSE DILMA QUE HOUVESSE SIDO ELEITA E REELEITA PARA TE PERMITIR ESSE DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSAO.
    PELO AMOR DE DEUS, ENXERGUE PELO MENOS UM MINIMO DA REALIDADE!

    Jorge.

    Não fique com pena dela, pois já está na história. Fique com pena de você mesmo. Uma das coisas mais tristes na vida são pessoas que não entendem onde é que seu futuro está ligado. Sei que o meu futuro está ligado ao futuro da atual governante, quanto aos iguais vocẽ, estão ligados aos temeres, aos cunhas, aos aecios, aos acovardados, aos moros… Portanto, é muito triste ver, não a Dilma, mas quem é a favor disso, dar um abraço de afogado com outros, quando os tubarões, famintos como estão, chegarem ao poder. Juro por mim mesmo: não defenderei ninguem que foi a favor disso, somente prestarei assistência aos patriotas e democratas. Aos que escolheram esse caminho, salvem-se por sí próprios, se isso é possível. Somos de uma outra era, onde fomos talhados na resistência e sabemos como fazer isso; quanto aos de hoje, será difícil testemunhar o caminho deles, como está sendo difícil para os argentinos testemunharem o seu. Paciência. Mas dou um voto de louvor ao Macri: ele, se posicionando contra isso tudo, NÃO É TÃO burro assim —>> apenas foi usado, e deve saber disso!!!!

    RicardãoCarioca

    Chegou a esse ponto graças ao tal “republicanismo” à la Dilma, que é dar liberdade aos inimigos de atacarem sem revidar. Só ela não sabe que quem comanda também tem que mandar. Democracia é liberdade sim, de argumentar e também de contra-argumentar, o que ela sempre não quis fazer, acho muito em função do bunda-mole do zé, seu conselheiro inoperante. É a primeira vez que eu concordo com esse lulipe.

    Paulo Araki

    Você tem alguém que o represente? Então, prepare-se comprando ouro e estoque em casa. Vai perder trabalho/emprego, sua poupança e economias vão virar pó. Lembre de feagacê… fila para emprego de gari. Boa sorte!

    Paulo Elí Bill

    Alguém sugeriu um prazer “inenarrável” de chamá-la de ex-presidente… Eu votei na Dilma para reelegê-la, exatamente por causa dessa sua coragem… Eu vou, com muito mais prazer do que qualquer um que agora esbraveja, chamá-la de “querida ex-presidente” a partir do dia primeiro de janeiro de 2018. …

    Silvana Gomes

    E você crente que estão acabando com a corrupção. ” Ô Coitado (a), dá uma pena!”

    clara

    Meu caro, nós é que seremos ex-cidadãos-zumbis cambaleantes se não defendemos, e já, com unhas e dentes nossa democracia ou o pouco que temos dela.

    LUCIANEPASTORE

    KKKKKKKKKKKKKKK

    Maria do Carmo Oliveira

    Guarde sua pena para quem é da laia dos detratores da presidenta, pois a história lhes reserva um lugarzinho bem especial na lata de lixo. A presidenta é uma guerreira! Por não se misturar com gentalha, está sendo agredida, vilipendiada e submetida ao mais duro dos golpes, o parlamentar/juridicial. Mas não está sozinha, tem 54 milhões de corações pulsando em defesa da democracia e do seu mandato, legitimamente conferido pelo voto. Os aloprados de toda sorte: néscios, parvos, inocentes úteis e cínicos inúteis, podem grasnar, ladrar, relinchar à vontade. NÃO VAI TER GOLPE!

    Ieda Keattch

    lulipe você que é digno de pena. Ela vai ser retirada por um bando de golpistas, comandados por quem mesmo? Ainda bem que vivo fora do país, tenho a opção de desligar tudo e fingir que é apenas um pesadelo. Tenho nojo de pessoas que defendem o que está em curso no Brasil. Em momentos de devaneios acho bom que o golpe final venha e que chegue logo somente para ter o prazer de dizer que você e sua trupe têm – no cunha e seu bando- o governo que merecem, a corja que lhes representa.

Deixe seu comentário

Leia também