Moro condenou Lula e taxa de aprovação do juiz em pesquisa caiu 30 pontos em pouco mais de um ano

Tempo de leitura: 2 min
Lula Marques/Agência PT

Lula Marques

Da Redação

De um pico de 69% em maio de 2017, a aprovação ao juiz Sérgio Moro caiu para 37% em junho de 2018.

É o que informa a pesquisa Ipsos, publicada pelo Estadão.

O diário conservador paulistano tem a primazia de acesso aos dados, mas publica os resultados com o viés que lhe interessa.

Desta feita, o Estadão deixou Moro para o último parágrafo, embora tenha registrado a recente queda de aprovação do magistrado (de março até aqui, queda de 44% para 37%).

Convenientemente, o Estadão não contextualiza: a taxa de aprovação de Moro começou a cair depois que ele condenou o ex-presidente Lula, em julho do ano passado.

A estratégia da defesa de Lula, de politizar o caso, deu certo no campo da política — embora o ex-presidente permaneça preso em Curitiba.

Mas, não foi uma politização vazia: a rapidez do julgamento do recurso de Lula no TRF-4, que aumentou a pena do ex-presidente e permitiu a prisão, e a subsequente lentidão do mesmo tribunal, escancararam a politização do próprio Judiciário.

Recentemente, uma tabelinha do ministro Edson Fachin com o próprio TRF-4 adiou qualquer decisão sobre a liberdade de Lula ao menos até o próximo mês de agosto.

Nada disso escapa à opinião pública — e aqui é preciso destacar o sucesso da política de comunicação do PT nas redes sociais, seja através dos mandatos de seus senadores e deputados, seja no Facebook do ex-presidente — além, é óbvio, da penetração da blogosfera de esquerda junto a milhões de brasileiros.

A mesma pesquisa Ipsos demonstrou que Lula tem a menor taxa de desaprovação entre todos os presidenciáveis: 54%, contra 63% de Marina Silva, 64% de Bolsonaro, 65% de Ciro Gomes e 70% de Geraldo Alckmin.

Os números permitem chegar a outra conclusão que o Estadão tenta evitar: o apoio de Alckmin ao golpe que derrubou Dilma Rousseff não trouxe dividendos ao ex-governador paulista. Pelo contrário, ajudou os tucanos a afundarem junto com Michel Temer.

Leia também:

Eugênio Aragão: Ritmo da Justiça é ditado pela “necessidade” de manter Lula preso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Clarisse Novais

Ah, ele não faz nada contra o psdb, por isso ninguém mais acredita na lava jato. Cara de pau. Disse que o auxílio moradia é porque juiz não tem aumento.
Se não me engano mora no AP próprio de mais de 200 m2 e recebe 4377 reais para auxílio moradia. Chega uma hora que a máscara cai.
E essas viagens aos Estados Unidos quem paga ? $era a globo, o povo, ele mesmo, de onde vem a grana para viajar de primeira classe e se hospedar em hotel 5 estrelas ele a a mulher quase todos os meses do ano.
Povo burro. Acredita em Salvador da pátria, em herói.

Luiz Hortencio Ferreira

Matéria que não agrega nada a nada……. Ou vocês acham que a essa altura dos acontecimentos o tal juiz está preocupado com isso…. Ele e toda a estrutura por trás dele estão preocupados é com os planos traçados e as estratégias políticas que definiram e estão e levarão até o fim, custe o que custar…

Cláudio

:: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. :: Poemas (acrósticos) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas:

Para o Luiz Carlos Azenha, do Viomundo:

Luiz Carlos Azenha, a senha para a boa informação
Um jornalista que dignifica o jornalismo
Investigativo do poder e a liberdade de expressão
Zênite do mais humano altruísmo

Comunicação com amor à verdade
Ao nobre propósito de bem servir bem
Rumo a uma nova sociedade
Livre para se ir mais além
Observando criticamente a realidade
Somando experiência(s) e multiplicando-as também

Admirável ativista do bem humano
Zelando sempre pela justiça social
Entusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
Natural de quem é tal e qual
Homem civilizado, honesto, bom e lhano
Ah, se todo ser fosse a você igual!
.:.
.:. .:. .:.
Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * | * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * * | * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Lukas

Normal. Partidários de Lula são contra sua condenação. Nada disto indica a inocência de Lula.

Julio Silveira

Perdeu e continuará perdendo a medida que o povo for se dando conta de que este é um ator canastrão, que foi promovido e está em cartaz por sua capacidade de servir a multiplos propositos todos impopulares. Que vão dos interesses dos patrões midiaticos aos dos patrões estrangeiros, coincidentemente aliados e que se somam contra os interesses populares e do Brasil soberano.

J. Sculder

Como se ele se importasse com isso. Ele não dá a mínima. Tem feito o que lhe pediram e continuará entregando o que falta. Breve condenará Lula pelo sítio. A sentença já está pronta no PC dele.
Quem paga Moro é a Globo e o Mercado americano.
Só temos uma saída: ganhar a eleição. E isso tem que ser feito de forma inteligente: Lula e o PT devem indicar o seu ungido logo , pois o Judiciário também não permitirá a Lula ser candidato. O que o TRF-4 junto com Fachin fizeram na sexta feira é a maior prova de que eles estão usando todas as armas possíveis (lícitas ou não) para barrar a candidatura de Lula.
Indiquem logo o plano B e ponham este escolhido na estrada gritando “#SouLula Nas Eleições” para que o povo vá se acostumando. Precisamos desta eleição. O futuro do país corre muito perigo se cair nas mãos de um doido como Bolsonaro.

    Marcílio

    Errado. A candidatura lula é uma lança cravada no peito do Golpe. Indicar plano b é aliviar a dor. Briga de cachorro grande. Não pode ter dó.

    Morvan

    Bom dia.
    J. Sculder (25/06/2018 – 15h11
    ):
    … Como se ele se importasse com isso. Ele não dá a mínima… Indiquem logo o plano B e ponham este escolhido na estrada gritando “#SouLula Nas Eleições”….
    Amigo J. Sculder. Se o Jara fizesse isso, agora, o seu “dolphin” não demoraria quinze segundos, antes de queimar na reentrada. O império Global o trataria como inimigo público no ato. Lula está deixando para os 49:00´ do segundo tempo, justo por saber disso! Macaco velhíssimo. Aprendeu. Por incrível que pareça, este é o sonho de consumo da direita (incluso aí o bloco que se auto-rotula esquerda, sem o ser, claro…).
    Lula vai matá-los no arrocho. O Jara é Jiboia, podes crer…
    #LulaLivre, #LulaParaResolverABagaça.

Morvan

Boa tarde.
D´antanho, um país onde um magistrado (vá lá que assim se o chame) é escrutinado pela opinião publica[da] já evidencia o sanatório no qual nos metemos e do qual também não poremos o pescoço fora; quiçá nunca.
Somos uma grupamento de gente totalmente sem noção (povo? Não. População, “podissê“). Fato. Aqui, se vendem sentenças como se fazia, na Idade Média, com indulgências. Sem qualquer verniz. Inimigos são justiçados e amigos blindados. Simples assim.
Um país onde quem está preso, em sendo o candidato apontado como virtual vitorioso, em pleito havendo, o está por isso. E quem está solto, ou é da Ordem e | ou está a ser útil para derrubar | incriminar alguém.
O que pode dar errado, não é mesmo?

Deixe seu comentário

Leia também