Julio Silveira: O debate sobre o dia do heterossexual

Tempo de leitura: 2 min

Prezados Azenha e equipe, sugiro trazer o assunto da iniciativa do vereador paulista, sobre a instituição do dia do heterosexual, para o debate.  Um abraço a todos.

Atenciosamente,

Julio Silveira

Dia do Orgulho Hétero envergonha São Paulo, diz ABGLT

do Terra

O projeto de lei que cria o Dia do Orgulho Heterossexual, aprovado nesta terça-feira na Câmara Municipal de São Paulo, é uma vergonha para a maior cidade do País, afirmou a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) em nota enviada ao Terra. No documento, a ABGLT pede ao prefeito Gilberto Kassab que vete o projeto do vereador Carlos Apolinario (DEM), classificado como “obscurantista”, “discriminatório” e “excrescência homofóbica”.

Para a associação, é “descabido” propor a celebração do orgulho heterossexual de modo a “desmerecer a luta social justa da população LGBT”, que “ocorre justamente para reafirmar a necessidade do enfrentamento da discriminação, agressão e violência comprovada às pessoas homossexuais”.

“Os heterossexuais não são discriminados pelo simples fato de serem heterossexuais, ao contrário dos homossexuais, a exemplo dos casos recentes de violência homofóbica na Avenida Paulista tornados públicos pelos meios de comunicação (…). Os heterossexuais não são vítimas de agressões verbais e físicas, de violência, não são assassinados em virtude de sua orientação sexual”, sustenta a associação.

No texto, também é criticada a “conivência” dos parlamentares com o “desrespeito à laicidade do Estado”, em referência aos argumentos religiosos erguidos contra os homossexuais. “Enquanto o Supremo Tribunal Federal dá uma lição de direitos humanos e cidadania para o mundo inteiro, ao julgar, tão somente nos preceitos da Constituição Federal, pelo reconhecimento efetivo da igualdade de direitos dos casais homoafetivos, os 19 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo expuseram para o mundo sua mediocridade ignorante em compartilhar da mesquinharia do vereador autor do projeto de lei.”

Dia do Orgulho Hétero cairá perto do Natal

A data será celebrada anualmente no terceiro domingo de dezembro de cada ano, dia que passará a constar no Calendário Oficial da capital paulista. De acordo com o projeto, o Executivo “envidará esforços no sentido de divulgar a data (…), objetivando conscientizar a população e registrar a luta pela consolidação e defesa daqueles que desejam se manter homens e mulheres”. A lei deverá ser regulamentada pelo Executivo dentro de 60 dias.

Recorte de jornal via @flaviadurante e @linobocchini, no twitter


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JOSE DANTAS

Essa questão do orgulho heteroxessual é uma coisa completamente desnecessária e idiota.
Ser hetero é o normal, já que a maioria nasce assim e não há motivos para comemoração. Do contrário precisariamos criar o dia dos vivos, uma vez que existe o dos mortos e por aí vai.
Alguém aí está disposto a participar de uma passeata em favor desse movimento? Se existir algum interessado provavelmente estará pretendendo mostrar que é hetero, o que já indica que o sujeito não tem essa segurança toda quanto as suas preferências sexuais.
E se o cara é hetero e de repente pinta um filho ou um neto gay? Ninguém está imune a isso por mais macho que seja.
Vamos cuidar das nossas vidas e deixar que os outros cuidem das suas e sigam seus caminhos conforme a cabeça que possuam, desde que suas opções não nos prejudiquem.

Diniz Lima

Para não pairar dúvidas quanto ao seu "orgulho heterossexual" e que levou-o a criar um dia para homenageá-lo, sugiro ao verador Carlos Apolinário (DEM) que também trocasse o seu próprio nome. Apolinário designa aquele que é adepto a cultura do deus grego Apolo, um deus que, segundo a mitologia, teve inúmeros amantes homossexuais !

Aline C Pavia

A divisão de partidos "contra" e "a favor" já diz tudo.
Bom ver que um dos vereadores do PPS contrariou a base e votou contra.

Alexandre Felix

Os vereadores paulistanos têm pretensão de se tornarem grandes humoristas. Dentro daquela câmara, defender a moral e os bons costumes é uma tremenda piada…só que sem graça. Agora, engraçado foi saber que o capacho do tio Maluf, Agnaldo Timóteo, votou a favor do dia do orgulho hétero…isso, sim, é uma boa piada…k k k k. Abs.

Paulo O.

Considerando que heterossexuais simpatizantes da causa homossexual comparecem à Parada Gay anualmente e não sofrem nenhum tipo de represália durante todo o evento, será que os diletíssimos vereadores paulistanos garantem a integridade dos homossexuais simpatizantes da causa hetero nessa Parada Evangelizadora?

Julio Silveira

Minha idéia, ao propor esse tema, foi mais para trazer ao debate minha percepção sobre o sentimento oportunista e manipulador que acomete muitas vezes minorias, que ao meu ver esquecem o carater de suas reinvindicações, que são justas e até mesmo necessárias (para que com a criação de seu dia possam mudar culturas e consciencias), e passam a incorporar o papel de seus detratores, buscarem suprimir algo, que vejo como uma manifestação legitima da expressão de muitos, apenas por entenderem uma afronta ao seu movimento, algo como uma provocação (pode ser, ou não) . Mas o que não se pode negar é o legitimo direito, ao meu ver de também se representar. Acredito que o papel que a ABLT vem cumprindo, de romper barreiras, e retirar a mascara da sociedade, também da hipocrisia da mesma, é muito importante para o entendimento de cidadania que precisamos construir. Mas a cultura de liberdade, dentro dos estritos espaços legais, deve ser uma via de duas mãos. Construir um monologo discricionário baseado na hipotese da vitimização por que passaram, pode tornar o movimento tão reacionário quanto os que hoje ignorantemente lhes rejeitam a aceitação. Para é fora homofobia e fora heterofobia.

Luiz Fortaleza

Falando sério, as mulheres, os negros, os homossexuais, os índios, os excluídos sociais de uma forma geral, são as pessoas mais discriminadas e oprimidas no mundo. Mulheres até hoje ganham menos que os homens, tem pouco espaço na política, no poder, os índios foram dizimados pelos coloniadores, os negros escravizados e os homossexuais repudiados, agredidos, hostilizados, condenado por religiões, pela sociedade patriarcal, ou melhor, existem até leis em determinados países onde há pena de morte para homossexual que tem por objeto de desejo sexual pessoa do mesmo sexo. Não existe HETEROFOBIA, pq ninguém tem medo de heterossexual, medo de ser amigo, de andar junto, etc. Homofobia sim, existe na sociedade machista patriarcal dominado por valores judaicos-cristãos, islâmicos blá blá… O que os homossexuais querem é apenas direitos civis e respeito humano e só. Não existe essa estória de homossexual querer transformar o mundo em um mundo gay. Basta praticar o primeiro mandamento de Deus e pronto: amar ao próximo como a ti mesmo. Aí acaba as guerras, o ódio, as perseguições, a violência. O amor ao próximo, o respeito humano às diferenças, é a chave de compreensão ou de resolução dos problemas sociais. Quem é cristão, quem é humano sabe disso. RESPEITO HUMANO é a palavra-chave de uma convivência social amorosa.

Júnior

Sobre esse negócio de orgulhos, aí vai um texto:
.
.
. http://ceticismo.net/2011/06/29/o-orgulho-de-ter-

Sérgio

Uma cidade com um trânsito caótico, transporte público de péssima qualidade, um centro histórico abandonado, etc. e os vereadores se preocupando com este projeto "imprescindível".
Se jogar uma lona na Câmara vira circo.

    ana

    já, Sérgio, já é

Helio Filho

Pelo que tenho lido, sera preciso tambem criar
o Dia Nacional do Gay Enrustido.

Elvys

Olha, não tenho nada contra gays Agora, o que esses infelizes tão propondo é uma baita idéia idiota!!! Ou será que não sabem que macho é macho e ponto final?Vão querer uma parada com carros alegóricos???O pior que os sujeitos tem essas idéias e recebem para isso!!!E são pagos com MEU DINHEIRO!!!!

Eduardo

Ate o Agnaldo Timoteo tem orgulho de ser heterossexual? Por essa eu não esperava…
Rsssssssss….

Agora, na boa, esse papo de orgulho heterossexual soa coisa de enrustido…

Luiz Fortaleza

Nem homossexualismo, nem heterossexualismo, nem bissexualismo, mas sim o multissexualismo… risos. Podemos fazer sexo com uma árvore…kkkkkkkkkkkk

    Alexandre Felix

    Segundo o tal de Serguei, isso é "panssexualismo"…

    ana

    cada um faz sexo como quiser, com quem ou o que quiser. se é multi, pan, não sei, mas que é liberdade, isso é.

Marcos AC Lopes

Isso é consequência das escolhas do eleitor. Quem manda votar nessas antas fundamentalistas. Bando de reacionários. É essa bandidagem ( que se diz representante do povo) que estimula o ódio e incentiva atos como os do Norueguês, como dos homofóbicos da paulista, como dos jovens que agradiram pai e filho em São Paulo. Esses religiosos fundamentalistas no parlamento é um atraso para o país.

Rafael

Correto. As minorias paulistanas precisam de um dia de comemoração.

robledo duarte

Porque estas coisas somente acontecem em São Paulo…..

Ronaldo Luiz

Nada disso. Tem muito tempo que penso nisso. Eu já estou me sentido um ultrapassado, só por não ser gay. Uma coisa é ser contra a homofobia, outra muitíssimo diferente é desejar que o homosexualismo seja um ato normal. Normal não é e nunca será. Sua prática não deve ser objeto de discriminação e muito menos violência. Porem o que está ocorrendo é que os homosexuais, estão querendo impingir à sociedade que eles estão certos e os errados são os heteros. Considero que a sociedade está sendo provocada com o casamento gay e outras aberrações que nos querem forçar a concordar. Qualquer pesquisa de opinião mostraria claramente a minha posição. Porque não fazemos um plebicito?

    ana

    não é para você. pode ser para outros. e não adianta a maioria não aprovar. o homossexualismo está aí, na sua frente, atrás, ao lado. você pode não querer conviver com eles, mas nunca reprimir. aliás, e quando foram enrustidos, aí pode?

Gerson Carneiro

Dia do Orgulho Lulo-Dilmista.

#InventeUmOrgulho

    Aline C Pavia

    Como sempre, humor e ironia finíssimos, irretocável.
    Gerson, vc e mais uns poucos comentaristas "salvam a lavoura" em meio a tanta treva nos comentários deste blog.

Gerson Carneiro

Viva o Orgukho Hétero!!!!
(assista o vídeo na íntegra)

[youtube 1plTm6cR5EU http://www.youtube.com/watch?v=1plTm6cR5EU youtube]

@amattana

Pior não é nem a proposta do Apolinario, mas 31 vereadores votando a favor dessa barbaridade.

Roberto Ribeiro

Mais conhecido como "dia da idiotice". A lista dos que votaram a favor é auto-explicatva.

    david

    Quer dizer então que eu, hétero, não posso ter orgulho de ser hétero ???

    Isso é idiotice ????

    Volta

    sim

    ana

    pode, mas precisa de um dia para isso? eu sou hetero e tenho orgulho todo dia e nunca fui discriminada por isso. e você?

Danilo

Depois da primeira parada do orgulho hetero, boa parte desses homens defensores da moral e do bom costume vão ficar tão contentes e excitados que vão procurar transexuais que se prostituem, pra aliviar tanta tensão.

Francisco

O Estado deverá apoiar "a luta pela consolidação e defesa daqueles que desejam se manter homens".

Tá danado! Os deputados que apoiaram o projeto, precisam de apoio do governo para continuar sendo homem!!!!!!! Vão ter de criar o Bolsa-culhão!!

Os cabras tão sem conseguir se segurar, passando uma tentação retada. Tão perigando, tão periguete. Tão entregando os pontos!!! Ajuda, acuda, minha gente!!! Os cabras tão se descontrolando!!! Se passar o Gianechini na rua, os cabras piram, enmlouquecem, surtam, se entregam, aaaaaiiii!

Minha mãe do céu… O que pode ter menos noção de mais ridiculo do que um parlamentar cristão?

Semana que vem vão votar a obrigatoriedade, além do cinto de três pontas e do air-bag, do cinto-gay. Para evitar que os "hetero" de São Paulo se atirem uns em cima dos outros… homens (os "malditos" gays!).

Fransciso de Souza

Por contrato com a Fifa, governo federal vai gastar até R$ 200 milhões para ajudar Oi

O governo federal planeja gastar até R$ 200 milhões para levar estrutura de internet de banda larga para os 12 estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014. A empresa "Oi" de telecomunicações é quem tem contrato de exclusividade com a Fifa para prover banda larga nas arenas, mas afirma que compete ao governo federal prover a estrutura física que leve os cabos de fibra ótica até os estádios. O trabalho deverá ficar a cargo da estatal Telebrás.

Depois dos 30 milhões pra Globlo, agora é a vez de 200 milhões pra OI… dinheiro público…é mole ?

Paulo C.T.

Enquanto continuarem a importar "pautas" dos EUA, transportando-as para o Brasil automaticamente, haverá reação desta forma. Cada segmento estigmatizado cria uma forma de "vingança institucionalizada" contra o sentimento que está somente diluido. Nenhuma política de "reparação" é mais do que "vingança institucionalizada".

Morvan

Boa noite.
Parafraseando o "Seo Madruga":

– Tinha de ser do DEM!

Morvan, Usuário Linux #433640.

Pedro1

"registrar a luta pela consolidação e defesa daqueles que desejam se manter homens e mulheres"

Homossexuais são o quê? To tentando pensar em uma frase mais homofóbica que essa e não estou conseguindo…

Amereno

Proponho criar o "dia do orgulho imbecil", afinal o nobre vereador não pode ficar sem ser homenageado.

davi

Caramba! que preconceito é esse dos homozinhos, ué eles podem e nós não, eu heim, tem que acabar logo com esse discriminação, queremos o dia do orgulho heterosexual já e me avisem o dia da parada que eu to lá.

Leider_Lincoln

AZENHA E POVO: Dêem uma lida nisso aqui => http://www.cartacapital.com.br/politica/os-perigo… . Sardonismo sutil e de alta qualidade!

José Ruiz

O pior é ter que pagar o salário destes panacas…

Miguel

Acho que ninguém deveria se orgulhar ou envergonhar de algo que não é mérito nem demérito seu. Orgulhar-se de ser homo ou heterossexual é o mesmo que orgulhar-se de ter nascido branco ou negro, de olhos azuis ou castanhos ou verdes, de cabelos lisos ou crespos, etc. Cada um deve ter orgulho daquilo que realiza ou conquista por esforço próprio, não de suas características genéticas.

    Nilson

    Miguel acertou na mosca. Orgulho é mérito. Se não tomarmos cuidado estaremos comemorando o Dia do Orgulho de ter Pé Pequeno ou Grande, Dia do Orgulho de Ser Lindo Por Natureza e assim por diante. Talvez o Apolinário goste de desfilar. Ele poderia desfilar na SP-FashionWeek.

    Ana

    Prezado,
    Homosexualismo como determinação genética é uma falácia, que alguns inventaram e alguns meios de comunicação assumiram e espalharam. Não existe qualquer prova científica que homosexualismo é determinação genética. Esta é uma grande discussão no meio científico. Hoje, a posição mais aceita é que até pode existir tendência genética mas que se desenvolve sob a influência de fatores(ocorrências) psico-sociais. O homossexualismo é visto como diferenciação comportamental, não genética. Como condição comportamental, o ambiente, os exemplos, a edução, o desenvolvimento emocional/afetivo são preponderantes para a formação do homesexual ou heterossexual.

    ana

    gente, essa Ana NÃO SOU EU. por favor, não confundam. acho que vou usar Ana Maria.

Leonardo

E assim o Brasil segue firme e forte no processo de desunião do seu povo por religião, raça, comportamento sexual, classe social, ideologia política etc…

Adivinhem quem iniciou e instiga isso no meio da sociedade?

Vou dar uma dica: começa com "E" e termina com "A".

Para saber mais, alguns videos esclarecedores:
http://www.youtube.com/watch?v=GAPbfjXJNUc
http://www.youtube.com/watch?v=j4PFS3XvKCg&fe
http://www.youtube.com/watch?v=oI3jhyxq6F8&fe
http://www.youtube.com/watch?v=OAv9DODnGFc&fe

Leiam ainda:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo_cultural
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci

A sociedade que vemos hoje foi planejada há muito tempo…

    Étore

    Excelentes os vídeos do YouTube

Arthur Schieck

O Boechat comentou mais cedo no rádio que não acha ruim não. Calma, já explico:
"Deixa passar (a lei)… quero ver quantos retardados mentais vão as ruas no dia do orgulho heterosexual."
A ideia é oficializar o ridículo da coisa por ela mesma.

    David

    Imagina seu filho na adolescencia, iniciando aquela fase de "ficar" e logo beijando um outro garotinho.

    Pois é essa realidade que esses homossexuais desejam.

    Aline C Pavia

    David pegue a máquina do tempo e volte para a Idade Média, urgente.

    ana

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. eles querem dominar o mundo, né mesmo?

Polengo

Meu deus, o apolinário teve um faniquito…

Jota B

Realmente é falta do que fazer. A heterossexualidade não é discriminada.

Guilherme

Tenho algumas sugestões para o vereador Carlos Apolinario:

– Dia do orgulho da raça ariana.
– Dia do paulistano puro.
– Dia da mulher submissa.
– Dia do orgulho branco.

    LULA VESCOVI

    Dia do orgulho empresarial
    Dia do orgulho latifundiário
    Dia do orgulho corrupto
    Dia do orgulho da elite

    David

    Meu amigo, deve ter sim o dia da imigração Italiana.

    Se tem o dia da conscinência negra, nada mais justo que ter o dia da imigração européia.

    Mas muita gente acha isso fascismo, Hitlerista. Mas os brancos descendentes de europeus tem que aceitar numa boa o dia dos afros…

    ana

    eu sou hetero, descendentes de europeus e não estou nem aí para dia da imigração européia ou dia do orguilho hétero porque me parece tão desnecessário afirmar algo pela qual eu já me orgulho e pelas quais nunca fui discriminada. você não entende porque tem o dia do orgulho gay ou do negro ou acha que eles não merecem?

Iconoclasta

voces acham que seus vereadores são sem noção??? e os de Bh cujos principais projetos vão da proibição de embalagem de vidro para qualquer tipo de bebida liquida (ja pensou champanha em pet??) até a colocação de biombos (daqueles que se vê nos filmes onde as moças trocam de roupa) na frente do caixa do banco pra evitar assaltos – claro que seu funcionamento deve ser um tipo de simpatia ou superstição mesmo né?

Morvan

Boa tarde.

Estes senhores edis poderiam, no mesmo roldão, ter criado o dia do torturador e o dia do estuprador. O raciocínio é o mesmo, ou seja, reafirmar os direitos de quem jamais os teve negados e tornar o agente da agressão a vítima. Pense numa inversão de valores fascista. Só muita falta de senso de responsabilidade.
Que tal o "dia do Orgulho Bolsonaro / Mírian Rios" ou "dia do reaça fundamentalista"? Porque São Paulo é assim?

Morvan, Usuário Linux #433640.

    Francisco de Souza

    Dia do terrorista pode???

    Morvan

    Boa noite.
    Nesta toada, póoode.
    Com direito a foto do Breivik, o alter ego da "raça ariana".
    O dia do chauvinista. Este pessoal "igualado".

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Klaus

Achei este projeto uma tremenda de uma viadagem.

Jéssica Oliveira

Sério que ainda tem quem defenda um projeto desse? Não sei se sinto pena ou desprezo!

    ana

    ambos

mulato inzoneiro

agnaldo timoteo a favor????????????????????????????????????????????????????????? to bobo

    ana

    é tô passado. rssss

JNascimento/ PR

Vamos criar também o dia do político inútil.
Começando por estes vereadores que não sabem qual sua função.
Uma cambada de desocupados;ainda querem aumentar o nº de cadeiras nas câmaras municipais.

Jéssica Oliveira

Sério que ainda tem quem defenda um projeto desse? Não sei se sinto pena ou desprezo!

A ignorância realmente é uma escuridão viu, o Brasil nunca será "grande" enquanto houver pensamentos desse tipo… vergonha!

Edson

Nós heterossexuais temos direito a ter o dia do orgulho heterossexual, porque esta discriminação com relação a maioria da população. Orgulho Gay pode, Orgulho Hétero não. Vocês são heterofobicos isto sim;

    @renan2112

    O dia em que heterossexuais não puderem ser heterossexuais, o dia em que eles forem espancados por isso, o dia em que mãe e filho forem vítimas de violência por se abraçarem, a gente conversa sobre heterofobia, OK?

    Aline C Pavia

    "De acordo com o projeto, a data servirá para 'conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes'. Diante disso, só há algo a dizer: que vergonha de ser hétero." – do blog do Sakamoto.

    Quando achamos que SP chegou ao fundo da excrescência, conseguem fazer algo pior.

    "Só falta o dia do Orgulho Branco" – do blog da Maria Frô, que muito apropriadamente chamou de Dia da Ogrice.

    E o pior é que tem gente que vem aqui defender esse tipo de sandice. Tristes tempos.

    ana

    discriminação não, só um pouco de inteligência e sabedoria. o que faltou para o vereador cristão e o que falta em quem concorda

marisa

Esses vereadores não têm mais nada para fazer? Será que passou pela cabeça dessa cambada de aproveitadores que quem paga os salários, deles e dos tantos assessores que lhes cabem, além das demais verbas, somos nós – população da cidade de São Paulo? Estamos de olho em vocês, nem tentem pedir votos na próxima eleição. Salafrários!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Isto sim e que e um movimento reacionário!Ele e feito em reação ao dia do Orgulho Gay! Ridículo!

José Eduardo Camargo

Só em SP mesmo! Mas até que não será ruim, porque nesse dia todos os homofóbicos da capital vão desfilar pelas ruas, o que facilitará sua identificação. Já imaginaram a cena? Neonazistas, evangélicos, viúvas da ditadura, católicos reacionários e demais bichos da mesma espécie desfilando juntos portando faixas e flâmulas iradas. Será uma imagem dantesca! Só em SP mesmo, o antro da loucura!

    Lucas Brasil

    Sr José Eduardo: não entendi esta frase infeliz "só em SP mesmo".

    José Eduardo Camargo

    Porque São Paulo tornou-se nos últimos anos o atraso do atraso do atraso! Muitos paulistanos, ao que parece, enlouqueceram de vez no período. Quem era mesmo o candidato favorito dos paulistanos? Serra, que foi quem tirou a extrema-direita do armário durante a campanha. Uma extrema-direita localizada majoritariamente na capital, onde os ataques homofóbicos e racistas tem se repetido. Precisa dizer mais?

ana

eles deveriam criar o dia da vergonha na cara para que oudessem, pelo menos durante um dia, agir como pessoas decentes e não como salafrários.
ou talvez criar o dia dos políticos ladrões, em homenagem a eles mesmos, como fez o tal Apolinário.

Deixe seu comentário

Leia também