Petroleiros: Em 18 meses, Petrobrás vai gastar em aluguel tudo o que ganhou vendendo transportadora de gás

Tempo de leitura: 2 min

Advogada explica no Senado o engodo da venda da TAG

Da Federação Nacional dos Petroleiros, via AEPET

Na última quarta (19), A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado realizou uma Audiência Pública sobre a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) pela Petrobrás.

Em pauta, um Debate sobre os aspectos legais, infralegais, logísticos, fiscais, financeiros e contábeis que justificaram a transferência de controle acionário, bem como apresentar os principais desafios regulatórios e socioeconômicos da cadeia produtiva de gás natural, na perspectiva do desenvolvimento regional do Nordeste brasileiro.

O encontro contou com a participação de Márcio Félix Carvalho Bezerra, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – SPG; Hélio da Cunha Bisaggio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação; Claudia da Costa Vasques Zacour, gerente geral da Carteira de Aquisições e Desinvestimentos e Relacionamentos com Órgãos Externos; Marcelo Lima de Mendonça, diretor de Estratégia e Mercado e Raquel Sousa, advogada especialista em petróleo e gás.

A Venda da TAG é um crime contra a soberania do Brasil e contra o patrimônio brasileiro, construído por seu povo. A malha de dutos da TAG é imensa e nova construída com o dinheiro público. A TAG teve um lucro líquido em 2016 de R$ 7bi, sendo vendida por R$ 33 bi. Ou seja, foi vendida por pelo menos cinco anos de seu lucro líquido. A Constituição Federal em seu artigo 37 diz que um dos princípios da administração pública é o da eficiência. É eficiente vender uma empresa por menos de cinco anos do seu lucro líquido? Os prejuízos com esse tipo de venda já foram anunciados lá atrás quando se vendeu a NTS [Nova Transportadora do Sudeste], empresa de dutos da Região Sudeste. Nós temos duas grandes malhas de gás no Brasil a TAG e a NTS, o fato que usaram a desculpa de se acabar com o monopólio da Petrobrás para vender essas empresas para esse monopólio parar nas mãos de duas empresas privadas: o Fundo de Investimentos canadense Brookfield , que adquiriu a NTS também por cinco anos de seu lucro liquido, e agora o monopólio da TAG pela francesa Engie. Isso significa que do ponto de vista da soberania nacional que a Petrobrás, produtora de grande parte do gás do Brasil está nas mãos de duas empresas privadas estrangeiras para operar o seu transporte de gás. Isso é eficiente, garante a concorrência, garante a soberania nacional? Essa são perguntas que deveriam ser respondidas aqui nesta audiência – indagou a advogada Raquel Sousa que também atua para a Federação Nacional dos Petroleiros (FPN) em sua apresentação.

Os cafetões do gás

Para termos ideia do prejuízo dessas vendas, no caso da NTS a própria Petrobrás, em relatórios trimestrais, aponta o aumento nos custos logísticos por conta dessas transações para o pagamento de tarifas a terceiros, a partir de 2016.

O absurdo é que em menos de 18 meses a Petrobrás vai ter pagado de aluguel todo o dinheiro obtido com venda da malha da própria NTS.

Isso só mostra que a esse negócio da NTS foi um grande prejuízo, da mesma forma que será com a TAG.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bat Duster

É algo parecido com aquele negócio da compra da refinaria de Pasadena, feito pela mulher que estocava vento? Alguém ganhou e alguém perdeu ali, não? Ganharam o grupo americano que vendeu uma coisa enferrujada, que não produzia; ganhou a facçåo criminosa que assaltou o paìs por 16 anos, e perdemos nós brasileiros de bem que pagamos a conta. Sobre isso o que diz o site vi o mundo?

Jardel

Mais ou menos a história da venda da Vale do Rio Doce, hoje, Vale.
Com apenas dois anos depois de comprar a empresa o “sortudo” comprador conseguiu recuperar o valor total gasto na compra.
Não é nem um negócio da China, é “negócio” do FHC mesmo.

Zé Maria

http://vod2.camara.gov.br/playlist/5ldhgj9qngrmysyxf32w1g.mp4

De tirar o chapéu para o Discurso do Deputado Mineiro André Janones,
de um pequeno Partido que nem é ‘de esquerda’, sobre a Defórma do Guédes,
hoje(26), na Comissão Especial da Câmara:

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/arquivos/videoDep?codSessao=77654&dep=ANDR%C3%89%20JANONES

Deixe seu comentário

Leia também