Comissão de Justiça e Paz de SP aos grevistas de fome: “Parem; já conseguiram uma vitória”

Tempo de leitura: 3 min
Foto Adilvane Spezia / MPA e Rede Soberania

Foto Adilvane Spezia/MPA e Rede Soberania

Da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, junto da CNBB, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Campanha contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, do Centro Santo Dias de Direitos Humanos, de muitas outras entidades de de defesa de direitos humanos, de milhares de brasileiros e do próprio presidente Lula, agradecem e pedem aos heroicos companheiros que fazem greve de fome que parem. Conseguiram uma vitória. Não precisam mais se sacrificar.

Leia abaixo o documento enviado aos companheiros em greve de fome

São Paulo, 20 de agosto de 2.018

Prezados irmãos, Frei Sérgio Görjen, do Movimento dos Pequenos Agricultores; Jaime Amorim, do MST de Pernambuco; Vilmar Pacífico, do MST do Paraná; Zonália Santos, do MST de Rondônia; ao Luiz Gonzaga Silva, o Gegê, da Central dos Movimentos Populares de São Paulo; e Rafaela Alves, do MPA de Sergipe.

A Comissão Justiça e Paz de São Paulo, criada em 1972 por Dom Paulo Evaristo Arns, integrante da Campanha Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, criada em 10 de dezembro de 2013, vem cumprimentar cada um de vocês pela determinação com que, em conjunto, conduziram sua manifestação pacífica que, sem duvida, muito contribuiu para que se conseguisse a medida cautelar em defesa do principio de presunção de inocência junto a ONU .

O questionamento que não mereceu, até agora, acolhida no Brasil, foi feito ao Comitê de Direitos Humanos, composto por 18 especialistas independentes em direitos humanos, de diferentes países do mundo, eleitos pela Assembléia Geral da ONU .

Após apreciar as denúncias o Comitê determinou, através de uma medida cautelar, que o Brasil tomasse todas as medidas necessárias para assegurar que um querelante, Luiz Ignácio Lula da Silva, pudesse desfrutar e exercer seus direitos políticos como um candidato nas eleições presidenciais de 2018.

O Comitê também pediu que o Brasil não o impedisse de concorrer à eleição presidencial de 2018, até que seus recursos perante os tribunais fossem resolvidos por meio de procedimentos judiciais justos.

Com esta decisão, o motivo que os levou à greve de fome, ou seja, que Lula pudesse concorrer à eleição presidencial de 2018, até que seus recursos perante os tribunais fossem resolvidos por meio de procedimentos judiciais justos, passou a ter um novo patrono: a ONU.

Ou seja: vocês, nesta luta, serão substituídos por um organismo que congrega todas as nações do mundo. Parabéns!

Juntamos nossa voz às centenas de entidades tais como a CNBB, a Comissão Brasileira Justiça e Paz e de milhares de pessoas que os apoiaram durante estes dia de heroísmo, inclusive o próprio Presidente Lula que encaminhou a vocês uma carta de próprio punho, para fazer um apelo:

A greve de fome foi vitoriosa!

A ONU com a medida cautelar assumiu a tese de presunção da inocência!

O Brasil precisa de vocês vivos!

É hora de recuperar a saúde para outras batalhas que virão.

A Vida é um dom de Deus!

Devemos cuidar com carinho este presente Divino.

A Paz é Fruto da Justiça!

Antonio Funari Filho
Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo

Leia também:

Lula a grevistas de fome: “Vamos juntos derrotar os candidatos das elites e da Globo”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio Carlos

O são lula mesmo preso está no bem bom .. com tudo do bom e melhor.
E essa turma nessa palhaçada toda.
Triste país esse.

lulipe

Não parem!!! Faltam 12 anos ainda de cumprimento da pena. Força, vocês conseguem!!!

Deixe seu comentário

Leia também