Cargos, prêmios, promoção e viagens: como a CIA e fundações “compraram” setores da esquerda

Tempo de leitura: 8 min
Progresso americano, de John Gast, 1872, Wikipedia

Progresso americano, de John Gast, 1872, Wikipedia

por Luiz Carlos Azenha

Em nosso primeiro texto sobre o poder das grandes fundações filantrópicas do mundo, nos perguntamos: a quem servem?

Respondemos: inicialmente, aos próprios bilionários, que em troca de isenções fiscais montam um poder político paralelo que, ainda que indiretamente, vai beneficiá-los e a seus descendentes no futuro.

Mas, obviamente, não é apenas isso que move os herdeiros dos Rockefeller, de Henry Ford ou o megainvestidor George Soros.

Trata-se de naturalizar a hegemonia dos Estados Unidos, como se não houvesse imperialismo, mas apenas a expressão de um Destino Manifesto, cumprimento de um desejo divino de civilizar primeiro o Oeste dos Estados Unidos, depois as Américas, o Pacífico, a Europa, e agora todo o planeta.

Entrevistamos a professora Joan Roelofs, autora de Fundações e Política Pública, que opinou sobre o motivo pelo qual praticamente inexiste debate público sobre o assunto: “Elas não gostam de críticas públicas e tem poder suficiente para marginalizá-las. Eu fui chamada de teórica da conspiração por tentar jogar luz nas fundações. A maioria dos acadêmicos e repórteres evita morder a mão que os alimenta”.

Nos Estados Unidos, as fundações estão por toda a parte: financiam universidades, think tanks, publicações, institutos, seminários, conferências temáticas, organizações da sociedade civil e, crescentemente, as novas mídias. Fazem isso em larga escala, e a partir de lá espalham sua influência em todo o planeta.

Para a professora, os Estados Unidos se afastaram da democracia ao abraçar um modelo em que as políticas públicas são definidas a partir de um jogo entre grupos de pressão, todos eles financiados pelas fundações e sempre dentro de parâmetros que não coloquem em risco os interesses do establishment que financia o jogo… através das fundações.

Por sugestão da própria professora Roelofs, hoje nos debruçamos sobre um período específico da História em que as fundações se misturaram como nunca ao poder político dos Estados Unidos, de tal forma que era impossível determinar onde começava um e terminava o outro: a Guerra Fria, o confronto entre EUA e União Soviética que foi do final da Segunda Guerra Mundial até 1989, quando o muro de Berlim veio abaixo (ou 1991, quando a União Soviética foi dissolvida).

Para isso, apresentamos uma resenha do livro The Cultural Cold War, de Frances Stonor Saunders, que será a base para nossas futuras entrevistas.

OSS E CIA

O Escritório de Serviços Estratégicos (OSS) antecedeu a Central de Inteligência Americana (CIA), criada logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947.

Ambos foram produtos, eminentemente, da elite da costa Leste dos Estados Unidos, tendo como grande articulador o diplomata e acadêmico George Kennan.

Kennan introduziu conceitos fundamentais do período, como o da contenção da URSS, mesmo que através da “mentira necessária”.

Tratava-se, na verdade, de um nova escalada do imperialismo, aproveitando o vazio deixado pela Grã Bretanha no cenário internacional, desta vez disputando espaço em todos os continentes com o poder soviético.

Do ponto-de-vista dos países não alinhados, que mais tarde teriam sua própria organização, era uma disputa que escondia o imperialismo de ambos, em suas respectivas áreas de influência.

Kennan foi o formulador do Plano Marshall, que bombou a economia dos Estados Unidos com a reconstrução da Europa ocidental. É considerado um dos pais da CIA.

A CIA tinha algo em comum com fundações como a Ford e a Rockefeller: uma formação elitista, que pregava um Executivo forte, capaz de driblar a soberania popular expressa no Congresso.

A tradição liberal dos Estados Unidos, afinal, sempre foi calcada no desprezo pelas “massas”, que deveriam ser guiadas pela elite “instruída”.

Foi no contexto da Guerra Fria que o Conselho de Segurança Nacional dos EUA, recém-criado, formulou seus objetivos, a serem alcançados por ações clandestinas da CIA: “propaganda, guerra econômica, ação direta preventiva, inclusive sabotagem, anti-sabotagem, demolição e medidas de retirada; subversão contra estados hostis, inclusive assistência clandestina para movimentos de resistência, guerrilhas e grupos de libertação formados por refugiados”.

A ESQUERDA NA QUAL SE PODE CONFIAR

Para efeito de propaganda, a CIA abraçou o conceito de promover a esquerda não comunista (NCL), que havia sido formulado pelo Departamento de Estado e intelectuais ligados à inteligência.

Foi a fundação teórica sobre a qual se deram as operações da CIA contra o comunismo nas décadas seguintes.

Essa esquerda não comunista era, obviamente, carente de recursos. Seus escritos eram poucos e não tinham alcance.

Foi assim que surgiu o Congresso da Liberdade Cultural, com bases em Berlim, Paris, Londres e Nova York, financiado fartamente com dinheiro da CIA através da Fundação Fairfield — mera fachada — e também das Fundações Ford e Rockefeller, neste caso em programas específicos.

O Congresso foi o responsável pela criação ou financiamento de dezenas de periódicos em todo o mundo, muitos dos quais se tornaram veículos para a expressão também da esquerda não comunista.

O conteúdo impresso não era controlado minuciosamente pela CIA, incluía críticas aos Estados Unidos, mas tinha como objetivo central naturalizar o novo papel de Washington no cenário internacional, desfazendo a ideia corrente na Europa de que os EUA eram eminentemente provincianos.

A principal publicação era a revista Encounter, mas dezenas de outros periódicos receberam ajuda em dinheiro ou circulação: um determinado número de cópias era comprado e em seguida disseminado nas regiões que se pretendia atingir.

Na América Latina, a publicação ligada à CIA era chamada Cuadernos.

Também foram financiados clandestinamente institutos como o Comitê Nacional para a Europa Livre, o Comitê Internacional para Refugiados em Nova York e muitos outros.

Para isso, a CIA usou mais de 170 fachadas, inclusive pessoas físicas que concordavam em posar de doadores.

A ideia era demonstrar o caráter plural dos Estados Unidos, mas com uma esquerda que não colocasse em risco os interesses essenciais de Washington.

RELAÇÕES CARNAIS

À época, dentre os cargos mais cobiçados na elite branca, anglo saxã e protestante dos Estados Unidos estavam os da administração das fortunas das Fundações Ford ou Rockefeller, ambas “conscientemente instrumentos de operações clandestinas da política externa dos Estados Unidos, com diretores e agentes que eram intimamente conectados, ou eles próprios integrantes dos serviços de inteligência”.

Em 1952, por exemplo, 500 mil dólares da Fundação Ford foram usados para criar a revista Perspectivas, que tinha como alvo a esquerda não comunista da França, Inglaterra, Itália e Alemanha.

“O objetivo não era o de derrotar os intelectuais de esquerda no combate dialético, mas distanciá-los de suas posições através de persuasão estética e racional”.

A ligação-chave entre o Congresso da Liberdade Cultural e a Fundação Ford foi Shepard Stone. Antes da guerra, havia sido editor do New York Times.

Na guerra, serviu na inteligência militar. Nos anos 50, foi indicado para ocupar o Comitê de Psicologia Estratégica da CIA, mas em vez disso se tornou diretor de assuntos internacionais da Fundação Ford.

A ligação dos Rockefeller com o poder dos Estados Unidos era ainda mais íntima.

Dois presidentes da Fundação Rockefeller, John Foster Dulles e Dean Rusk, deixaram seus cargos para se tornar secretários de Estado.

Nelson Rockefeller tinha sido o encarregado de inteligência da América Latina durante a Segunda Guerra, com atuação no Brasil.

Mais tarde, tornou-se integrante do Conselho de Segurança Nacional, ao mesmo tempo em que seu velho amigo Allen Dulles dirigia a CIA.

A Fundação Rockefeller financiou experimentos controversos da CIA, como o de controle mental que pretendia promover líderes manipulados pela inteligência dos EUA.

O parceiro de Nelson Rockefeller no Brasil, o coronel JC King, tornou-se o chefe de operações clandestinas da CIA para o Hemisfério ocidental.

PORTA-VOZ DA ESQUERDA

Um dos casos mais simbólicos do poder de “convencimento” da CIA foi o que envolveu a revista Partisan Review, que havia sido lançada nos anos 30 pelo Partido Comunista dos Estados Unidos.

Para evitar que a publicação morresse nos anos 50 e 60, quando já havia se distanciado de Moscou, a CIA promoveu o financiamento indireto da revista.

Isso foi feito inclusive através de Henry Luce, dono do império construído em torno das revista Time-Life, tido como “o mais influente cidadão” de sua época, financiador da criação da Rede Globo no Brasil nos anos 60.

Luce, ferrenho anticomunista, foi aquele que publicou 50 fotografias de norte-americanos tido como simpáticos à União Soviética como forma de assassinato de reputação, dentre os quais Norman Mailer, Leonard Bernstein, Arthur Miller, Albert Einstein, Charlie Chaplin e Frank Lloyd Wright — isso antes da caça às bruxas promovida pelo macartismo.

Foi, aliás, durante o macartismo, que a CIA justificou plenamente o financiamento clandestino da esquerda não comunista: caso fizesse isso de forma transparente, provocaria um escândalo — Joseph McCarthy, o senador de Wisconsin, no meio-oeste, era desprezado pela elite da inteligência como um provinciano “populista”.

Além de sustentar dezenas de publicações, as fachadas da CIA promoviam a publicação de livros, festivais de música, seminários e concursos literários.

Nas artes plásticas, turbinaram vigorosamente o Expressionismo Abstrato de Jackson Pollock, em aliança com o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Moma.

Em Hollywood, a guerra cultural da CIA contou com a complacência da grande maioria dos estúdios, que se dispuseram a modificar roteiros para, por exemplo, eliminar traços da “decadência” dos Estados Unidos.

O agente clandestino da CIA encarregado disso relatava a superiores que “fui bem sucedido em retirar bêbados, em papéis de destaque, se não os principais, dos seguintes filmes”…

Foi a CIA quem financiou e distribuiu em todo o mundo as versões cinematográficas de Animal Farm e 1984, de George Orwell, devidamente deturpadas para cumprir seu papel na propaganda.

O crítico Issac Deutscher, aliás, acusou Orwell de ter copiado a ideia, a trama, os principais personagens, os símbolos e até o clima de 1984 do romance Nós, do russo Yevgeny Zamyatin, publicado em 1924.

Orwell mantinha cadernos onde anotava os nomes de simpatizantes comunistas, um dos quais, com 35 nomes, repassou ao departamento do Foreign Office britânico encarregado de propaganda, especialmente no meio sindical.

Um dos dedurados por Orwell, ironicamente, foi o ator Michael Redgrave, pai de Vanessa, que atuou na versão britânica de 1984 filmada em 1956.

NATO CULTURAL

Por trás do combate à propaganda soviética estava, obviamente, a tentativa de subordinar a Europa numa aliança que no campo militar se assentava na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Esta tarefa encontrava resistência nas principais capitais europeias, especialmente Paris e Londres.

No Reino Unido, a CIA trabalhou fortemente, através de suas fachadas, para apoiar um grupo tido como revisionista do Partido Trabalhista, que advogava pela abolição da cláusula 4 do estatuto do partido, que prometia nacionalizar bens públicos.

A cláusula contrariava a Aliança Atlântica e, àquela altura, o objetivo de criar um Mercado Comum, que exigiria “o sacrifício de certos direitos nacionais em favor da segurança coletiva”.

Os Estados Unidos já anteviam uma Europa recuperada da destruição da guerra como um mercado gigantesco para suas empresas e produtos — o que era incompatível com a ênfase em interesses nacionais.

Ao mesmo tempo em que trabalhava para disseminar as ideias de alguns intelectuais, as fachadas da CIA atuavam contra outros, notadamente o francês Jean Paul Sartre.

A CIA foi responsável por uma campanha de difamação clandestina para evitar que o poeta comunista chileno Pablo Neruda ganhasse o Prêmio Nobel de Literatura em 1964, mas não deu muito certo porque o vencedor foi… Sartre.

Neruda ganhou mais adiante, em 1971.

Ainda hoje há grande controvérsia sobre se os beneficiários sabiam, direta ou indiretamente, da origem do dinheiro que permitia viagens internacionais, hospedagem em hotéis de luxo, publicação e promoção de livros e outras vantagens, até então fora do alcance dos intelectuais.

As teias tecidas pela CIA enredaram de Gunter Grass a Hannah Arendt, de Jorge Luis Borges a W.H.Auden, de Carlos Fuentes a Wole Soyinka, tratados como peças de uma engrenagem que, em nome de combater a propaganda soviética, trabalhava pela expansão dos próprios interesses imperiais dos Estados Unidos.

A arquitetura veio abaixo somente nos anos 70, depois das denúncias na revista mensal da “nova esquerda” Ramparts, da Califórnia, que logo ocuparam as páginas de publicações nacionais.

A autora de The Cultural Cold War especula que, nos estertores do esquema, a própria CIA decidiu detoná-lo, pois já não fazia sentido financiar a esquerda não comunista quando ela atacava objetivos estratégicos dos Estados Unidos, agora materializados na guerra do Vietnã.

A própria guerra do Vietnã, estima Sanders, foi a extensão natural da campanha da inteligência americana na Guerra Fria, que tendo como cobertura o enfrentamento da propaganda soviética trabalhou pelo expansionismo dos Estados Unidos.

Conclui-se que houve um sofisticado pensamento estratégico de Washington, que há mais de 60 anos decidiu investir muito dinheiro na domesticação da esquerda internacional, através de cargos, prêmios, promoção e viagens.

Por que haveria de ser diferente, hoje?

Leia também:

Joan Roelofs: O papel das fundações na estratégia dos Estados Unidos


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Comentários

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Luiza

O artigo já começou errando, ao mencionar: “Mas, obviamente, não é apenas isso que move os herdeiros dos Rockefeller, de Henry Ford ou o megainvestidor George Soros.”
Bastaria consultar o site da Fundação Ford para saber que a família Ford não tem nenhuma ingerência sobre a Fundação Ford desde a década de 1950. A família tem outra fundação, chamada Ford Family Foundation, que é inexpressiva no contexto internacional.

    John

    Não magina, quem tem ingerencia na fundação ford é o joão o cabeleireiro que corta o cabelo da turma ali na esquina e nas horas vagas vai lá administrar e controlar a fundação ford

Cristiano Couto

A revista Cadernos Brasileiros (1959-1970) também recebeu recursos do CLC.

Nelson

O Sr José Serra, o “Careca”, é um dos que estavam presos no Estadio Nacional de Chile, logo após o golpe de Estado que derrubou o governo eleito pelo povo chileno, o governo de Salvador Allende. O golpe, como outras dezenas pelo mundo afora, foi arquitetado e financiado pelos governos dos EUA.

Pois, como que num passe de mágica, o Careca conseguiu se evaporar do estadio, escapando ao fim que teve, por exemplo, o músico e cantor Victor Jara.

Aplicado o golpe de 2016 no Brasil, novamente arquitetado e apoiado pelo governo dos EUA, Serra assumiu o Ministério das Relações Exteriores e, esbaforido, saiu correndo a embalar, o mais rápido possível, o fim do regime de partilha na exploração do nosso petróleo.

Seria apenas o famoso “toma lá da cá”, o “é dando que se recebe”?

Deley Gazinelli

Atualmente o Atlas Network, uma organização de extrema direita aqui nos Estados Unidos que ajudou Donald Trump ganhar a eleição para presidente, está financiando o MBL no Brasil. Atlas Network declarou que o impeachment da President Dilma Rousseff foi a primeira vitória na America Latina. O grande objetivo do Atlas é desestabilizar os governos da America Latina, para ajudar os Estados Unidos tomar controle dos seus recursos naturais e economias.

John

Nossa isso é revoltante demais, me deixou completamente indignado precisamos fazer uma lista de sites e organizações de esquerdas que recebem dinheiro beneficios ou outra coisa mas isso deve ser difundido entre nós não como uma caça as bruxas (pois os direitistas podem usar isso contra nós para criar fake news) mas para ficarmos de olho em pseudo esquerdistas que sabotam á luta.

José de França Bueno

O livro de Frances Stonor é muito bom.

Merece todo tipo de divulgação. Muito bem documentado.

Lá vemos o financiamento do FHC durante a ditadura anterior à atual.

FrancoAtirador

A Nova Jerusalém: https://twitter.com/charlesnisz/status/980126142987427841

João Lourenço

Azenha ,48% tem um certo fundamento muito bem colhido ,mas o resto meu “camarada “….,só faltou dizer sobre os reptilianos e seus discos voadores !É muita maionese pra Páscoa querido!

    Hudson

    Também estou bastante curioso quanto à fundamentação, mas o artigo do Azenha apresenta apenas uma breve resenha de um livro, não uma análise mais aprofundada, que, pelo que se pode ler, se dará por meio de entrevistas com pesquisadoras.

    Guilherme Basso dos Reis

    Bata ler o livro de Frances Stonor Saudenrs indicado “Quem pagou a conta?” e verá que não tem nada das teorias da conspiração que você cita para tentar desmerecer este artigo. Tanto este artigo, quanto o livro, são todos baseados e apresentam os documentos da CIA e das demais organizações na fonte… nada inventado pela cabeça de ninguém meu amigo. Seu desconhecimento com relação a esta realidade não a torna menos verdadeira.

    FrancoAtirador

    O CEBRAP, fundado por FHC e Cia, em 1969, é hoje
    um dos principais Núcleos de Apoio Acadêmico
    da Ideologia NeoLiberal onde se Assenta o PSDB,
    sob Patrocínio da USAID e da Fundação MacArthur,
    dentre outras Entidades Estrangeiras e Locais

    Grande parte dos Ex-peSSialistas Convidados
    pela Rede Globo para Entrevistas são do CEBRAP
    que surgiu como Centro de Estudos e Pesquisas
    vinculado essencialmente a Professores da USP.

    http://cebrap.org.br/institucional/
    http://www.horadopovo.com.br/2008/fevereiro/2640-13-02-08/P3/pag3d.htm

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