Brasil “some” da contagem da covid da Universidade Johns Hopkins — e volta horas depois

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

O site do Ministério da Saúde dedicado à contagem de casos da pandemia de coronavírus estava fora do ar. Agora, voltou sem a contabilidade total das mortes causadas pela covid-19 no Brasil.

Ao mesmo tempo, os dados do Brasil desapareceram do notório banco de dados da Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos, dedicado a comparar a evolução da covid-19 em diferentes paises.

O Brasil tem hoje o segundo maior número de casos e o terceiro maior número de mortos, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, depois de Estados Unidos e Reino Unido.

Por falta de testes, a subnotificação é imensa.

A previsão do ex-ministro da Saúde Arnaldo Chioro é de que o Brasil pode chegar a 120 mil mortes.

A tática do general Eduardo Pazuello, sob ordens do presidente Jair Bolsonaro, é esconder os números, exatamente como a ditadura militar fez durante a epidemia de meningite nos anos 70.

Na sexta-feira, o Jornal Nacional da TV Globo driblou o truque do governo, de retardar para as 22 horas a divulgação dos números, com um plantão no meio da novela, quando a audiência é maior (ver vídeo acima).

Os números do Brasil sumiram

Os números relativos ao Brasil também sumiram do mapa interativo construído pela Universidade de Johns Hopkins, dos Estados Unidos, utilizada como uma das referências para internautas de todo o planeta.

Algumas horas depois, os números relativos ao Brasil voltaram a aparecer.

Várias autoridades já cogitaram adotar providências contra um possível blecaute de informações.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse, em uma rede social:

O que Bolsonaro está fazendo é uma clara tentativa de manipulação de dados acerca da covid-19. Como se sua gestão inepta e omissa não fosse o suficiente!

Ainda hoje, entraremos com ação no STF, obrigando o Governo a dar transparência aos dados da PANDEMIA!

— Requerimento à Comissão Especial de acompanhamento da COVID-19 no Congresso propondo a criação de uma contagem paralela.

— Requerimento ao TCU com o mesmo objeto;

Além disso, estamos analisando os elementos para protocolar um novo pedido de impedimento do Presidente por Crime de Responsabilidade.

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), também reagiu:

Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao TCU e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Quem não sabia o que foi a Ditadura Militar agora tem uma idéia.

robertoAP

Inacreditável ver um pseudo presidente degenerado ,como esse Messias de Tal ,jogando contra a população e a favor do vírus.
No mundo inteiro só houve um monstro assim, na Uganda com o genocida degenerado Idi Amim Dada.
E o pior é que aqui, o povo ignorante e alienado, sabia muito bem em que cavalgadura estava votando.

Eduardo

O problema desse pessoal é que na ditadura não tinha internet.
Agora tem. Simples assim.

Deixe seu comentário

Leia também