Bancada do PT repudia cassação de vereadora que denunciou saudação nazista em cidade de Santa Catarina

Tempo de leitura: 2 min
Por 10 votos a zero, os vereadores de São Miguel do Oeste (SC) – todos homens – cassaram o mandato de Maria Tereza Capra (PT), sob alegação de quebra de decoro parlamentar. A vereadora denunciou a saudação nazista feita por extremistas de direita em ato em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Arquivo pessoal e reprodução

Bancada do PT repudia cassação do mandato de vereadora petista que denunciou nazismo em cidade de Santa Catarina

PT na Câmara 

A Bancada do PT na Câmara, em nota assinada pelo líder Zeca Dirceu (PR), repudiou a decisão dos vereadores de São Miguel do Oeste (SC) de cassar, na noite de sexta-feira (3), o mandato de Maria Tereza Capra (PT), sob alegação de quebra de decoro parlamentar.

“Trata-se de uma arbitrariedade e de clara perseguição política simplesmente pelo fato de a vereadora ter publicado, no ano passado, nas redes sociais, um vídeo com a denúncia de manifestação de vários participantes com gesto nazista em frente à base do Exército da cidade, em 2 de novembro de 2022”, denuncia a bancada.

Segundo o líder, “é inadmissível que tais fatos ocorram, sobretudo num momento em que o Brasil luta para resgatar a democracia e o Estado de Direito”.

Assinalou também que “há evidências de parcialidade dos vereadores que conduziram o caso, bem como de falhas e vícios do processo”, além de ser uma decisão de caráter machista e misógino, uma vez que o ato arbitrário foi tomado por dez homens vereadores.

Leia a íntegra da nota:

Por Zeca Dirceu*

A Bancada do PT na Câmara repudia a decisão dos vereadores de São Miguel do Oeste (SC) de cassar, na noite de sexta-feira (3), o mandato de Maria Tereza Capra (PT), sob alegação de quebra de decoro parlamentar.

Trata-se de uma arbitrariedade e de clara perseguição política simplesmente pelo fato de a vereadora ter publicado no ano passado, nas redes sociais, um vídeo com a denúncia de manifestação de vários participantes com gesto nazista em frente à base do Exército da cidade, em 2 de novembro de 2022.

Maria Tereza tem recebido ameaças desde novembro, por ter cumprido seu dever como política e cidadã, num momento em que extremistas de direita ameaçavam a democracia e as instituições de Estado.

A decisão de ontem, tomada por 10 homens, com a ausência de uma vereadora, denota também o viés machista dos vereadores de São Miguel do Oeste.

Há evidências de parcialidade dos vereadores que conduziram o caso, bem como de falhas e vícios do processo. É inadmissível que tais fatos ocorram num momento em que o Brasil luta para resgatar a democracia e o Estado de Direito.

Brasília, 4 de fevereiro de 2023

*Zeca Dirceu (PR) é líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados.

Leia também:

Gilson Camargo: Professora demitida após aluno reclamar de aula sobre Iluminismo e exclusão histórica das mulheres

Um ano sem tornozeleira é o tema da coluna de estreia de Márcia Lucena no Viomundo. Assista


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Se os Fascistas Bolsonaristas do Brasil
queriam se igualar aos Confederados
Escravocratas do Sul dos EUA,
conseguiram.

Deixe seu comentário

Leia também