VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Antônio de Souza: As duas caras de Aécio, recuos para inglês ver


28/06/2014 - 10h03

Aécio com Armínio Fraga (à sua direita) e João Dória Jr., do “Cansei”. Alguma dúvida sobre a sua real cara?

por Antonio de Souza, especial para o Viomundo

O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República, é um camaleão em busca de votos.

Sem convicções realmente democráticas, ele apela apenas ao “marketing político”.

Nos últimos meses, foi possível flagrarmos alguns exemplos desse comportamento.

O mais escrachado foi em decorrência dos xingamentos à presidenta Dilma pelos VIPs do camarote do Itaú na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo.

Aécio disse: os xingamentos foram a resposta à “arrogância” da presidenta.

Maciçamente a sociedade rechaçou os xingamentos. Foram um tiro no pé da elite brasileiros e de setores reacionários da mídia brasileira.

Aécio, então, provavelmente orientado por seus marqueteiros, repentinamente voltou atrás. Afirmou que críticas não devem “ultrapassar limites do respeito”.

Esse ziguezague mostra bem os dois Aécios: o que caminha junto com a direita brasileira e internacional aquele que, ao perceber o custo político-eleitoral da estratégia, recua.

Isso ficou bem claro anteriormente quando, em encontro com empresários, Aécio disse a Mônica Bérgamo, da Folha de  S. Paulo: “estou preparado para [implementar] decisões impopulares”.

Nessa mesmo matéria, Aécio e seu guru econômico, o ex-presidente do Banco Central de FHC, Armínio Fraga, foram muito claros sobre a necessidade de implantar medidas contra a população.

Diante dos ataques de seus adversários, Aécio voltar atrás. Mas de mentira.

Em entrevista recente ao Estadão, Armínio Fraga, que é o coordenador do programa econômico de Aécio,  diz que deve ser revista a política para o salário mínimo, reduzindo os seus aumentos, que provocará menor consumo e terá impactos no crescimento do PIB brasileiro.

Armínio Fraga defende também criar um teto para o gasto público e, assim, aumentar o superávit primário e cortar gastos, muito provavelmente nas áreas sociais, como fez no governo Fernando Henrique Cardoso. Além disto, pensa em diminuir o papel dos bancos públicos, reduzindo o crédito e levando o país à recessão.

O fato simbólico de Aécio ter entrado de mãos dadas com FHC na convenção tucana sinaliza bem como será o seu eventual governo: uma continuidade das políticas neoliberais que quase arruinaram o Brasil nos anos 90.

O governo FHC, para quem não se lembra, aumentou brutalmente a carga tributária, não gastou nas áreas sociais, ampliou o desemprego e quebrou três vezes o Brasil.

Portanto, muito diferente do que se vê hoje, em que mesmo enfrentando o sexto ano da maior crise internacional, o Brasil ainda se aproxima do pleno emprego e gera milhões de empregos.

Nesse sentido, que declarações de Aécio que valem?

As primeiras manifestações, claro, e não os recuos, para inglês ver.

Elas expressam com clareza a linha ideológica neoliberal e a prática política do governo FHC, que concorda em transformar a política e as eleições em partida de futebol e aprofundar o clima de ódio que vê nas redes sociais.

É terrível um candidato à presidência achar normal a agressão de baixo calão à sua adversária e sinalizar que nas eleições teremos um vale tudo.

Esta tragédia é reforçada com a nova declaração de Aécio que sinaliza para os partidos da base aliada “sugarem tudo” [de Dilma] e depois passarem a apoiá-lo.

Esta frase mostra que Aécio, sempre querendo parecer como paladino da moralidade, aprova as ações suspeitas e aceita a possível imoralidade com recursos públicos.

Ainda tem dúvida sobre a cara que vai um eventual governo Aécio?

Leia também:

Adriano Diogo: Nem irmã resgataria Aécio Neves de seu tsunami

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



11 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Rose PE

01 de julho de 2014 às 20h40

Candidato sem compromisso com o social tem que ter esse discurso de pobre retrógrado , o que o povo brasileiro que tem memória lembra muito bem, era FHC. Deus nos livre disso! Dilma 2014!

Responder

jacó

30 de junho de 2014 às 22h16

É DILMA reeleita em 1º turnom com apoio popular de 100% dos BRASILEIROS.

Responder

Regina Braga

30 de junho de 2014 às 15h37

Mas os demotucanos possuem uma cara para cada situação…Se estiver no inferno abraçe o demônio…Mas qual é a cara da Erundina, na coligação com o psdb? Com o PT ela teve um ataque…

Responder

jorge

29 de junho de 2014 às 16h42

PSDB acha que salário minimo está muito alto.
https://vimeo.com/93568106

Responder

FrancoAtirador

29 de junho de 2014 às 12h05

.
.
SÓ OS PICARETAS ESTÃO COM AÉCIO (http://migre.me/kaybt)

(http://www.youtube.com/watch?v=VHW96tWgZiE)
.
.

Responder

Marat

28 de junho de 2014 às 23h44

Aécio só engana os funcionários de pessoas de classe A ou B!

Responder

Fabio Passos

28 de junho de 2014 às 19h25

aécio neve não tem a coragem de defender o que pensa.
Um moleque sem grandeza política.

aécio neve deveria pedir emprego de colunista no PiG.
O PiG é o lugar certo para mentirosos e hipócritas.

Responder

Ulisses

28 de junho de 2014 às 12h51

Esta resposta é fácil

É só observarmos o que é as administrações PSDB nos estados de MG e SP. Em MG Aécio sumiu com 3 bilhões da saúde.Mentiu que era para a Copasa mas a própria o desmentiu. Prende e some com jornalista que denunciava o caso em seu Blog, NOVOJORNAL,único de oposição a Aécio em MG, o resto sob censura com ameaça de demissão de jornalista que contrariar Aécio. O mesmo fez a polícia invadir residência de jornalistas com a simples acusação que lalavam mal dele na Internet! Imaginem o quanto falam mal do Lula e Dilma todo dia na Internet. SE fosse eles que tivessem chamado a Polícia?
Em SP, o PSDB está envolvido em escândalo de roubalheira de 3,5 bilhões no metro de SP. O governo por falta de investimento, deixa a maior cidade da América do Sul, com risco de falta de água. Uma região urbana de 20 milhões de habitantes.

Responder

Urbano

28 de junho de 2014 às 12h03

O aéreo never e o carmínio naufraga são as faces de uma merreca furada e depreciada, sendo esta já tão conhecida desde os tempos do pútrido desgoverno do danoso ferrando henriqueaux. Foi nessa época que, pela incompetência e maledicência, ficaram impedidos de criar alguma coisa útil e decente. Diante disso, resolveram tão somente se apossar da criação dos outros, como o Plano Real, os genéricos, assim como uma outra ação na área da saúde, que não consigo lembrar agora. Há mais, muito mais senões desse consórcio formado em algum bunker infernal, a fim unicamente de destruir o Brasil e seu povo. Agora, justiça seja feita; desfazer riquezas como num passe de mágica, não há concorrente no mundo que consiga bater o que eles fizeram entre 1994 e 2002…

Responder

José X.

28 de junho de 2014 às 11h24

Aécio Neves é um desastre ambulante.

Agora que não pode ser escondido totalmente pelo PIG, porque precisa de exposição como candidato, dá pra ver claramente que é um candidato de papelão, em todas as acepções possíveis.

Basta abrir a boca pra sair besteira. Além de ser autoritário, não tem absolutamente nenhum estofo intelectual e moral.

Não consigo entender como pessoas inteligentes, como o Nassif, consigam levar a sério tal personagem. Porque tudo indica que é mesmo só um personagem, quem governa mesmo é seu staff, a começar pela tristemente famosa irmã Andrea Neves. E pelo amor de deus, Armínio Fraga ? Fala sério gente, como é que alguém pode querer esse carrasco do povo como condutor da política econômica ?

O que eu espero é que ele continue a dar tiros no pé, o que não é muito difícil de acontecer, a não ser que seu staff o proíba de falar em público sem supervisão. É um boçal, mas um boçal perigoso para a democracia e para a economia, enfim, para nós, o povo brasileiro.

Responder

Renato

28 de junho de 2014 às 11h15

Está na cara que este será mais fantoche que Dilma. Te.mos que ter cuidado

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.