Da importância didática dos números do Datafolha

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Alguém está errando seriamente nas pesquisas eleitorais. Só o tempo dirá. Registro, como curiosidade, que o Datafolha já produziu pelo menos uma pesquisa que nos pareceu fora da curva. No entanto, quem é do ramo alega que pode ser apenas uma questão de metodologia. No Vox Populi a diferença em favor de Dilma é de 8 pontos; no Datafolha, de um ponto em favor de Serra, dentro da margem de erro (que é de 2 pontos no Datafolha, contra 1,8% no Vox Populi).

De qualquer forma, como diz meu amigo Rodrigo Vianna, talvez o efeito de uma pesquisa assim seja benéfico para energizar os dois campos e evitar que haja salto alto. O que está em jogo no Brasil em 2010 é de imensas proporções. É muito mais do que a escolha de um presidente da República. Trata-se de uma escolha:

1. Que pode ditar os rumos políticos da América Latina, onde os Estados Unidos trabalham para isolar politicamente os governos da Bolívia e da Venezuela;

2. Ditará os rumos da exploração da maior reserva de petróleo descoberta no mundo nos últimos 30 anos;

3. Ditará os rumos da oitava maior economia do mundo que está a caminho de se tornar a quinta maior, num contexto de crise econômica internacional.

Internamente, as eleições deste ano selarão o destino de um grupo político pelos próximos 16 anos!

Diante de tal enormidade, é muito útil que a eleição não se decida de véspera, através de pesquisas eleitorais. E é muito útil que todos se engajem de corpo e alma no debate e na tarefa de convencimento que não aconteceram até agora, muito porque à mídia corporativa esse debate aparentemente não interessa, mas sim os factóides que nos são vendidos diariamente a título de “campanha eleitoral”.

PS do Viomundo: Aqui tem um texto importante do Rodrigo dirigido àqueles que superestimam o poder de blogosfera e subestimam o poder da mídia tradicional.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cristian Korny

à mídia corporativa interessa a despolitização do debate elitoral

Olho na oPósição

Mais um pouco de didática: http://blogbloqueio.blogspot.com/2010/07/tendenci
DILMA 2010 E NO 1o. TURNO!

Olho na oPósição

Azenha:
Não estou entendendo mais nada!
Antes eram as intenções de votos, agora é um cassino onde são feitas as apostas.
Veja (ou olhe, se preferir) a manchete do PIG(*): “Pesquisa Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra”.
Esse PIG(*) é muito ruim: além de ideologicamente contaminados e comprometidos pelo que de pior existe em termos políticos, SÃO INCOMPETENTES EM DEMASIA.
Pensam que a convicção para o voto em determinado candidato é fruto de “uma jogada na roleta”.
Tudo bem, que assim seja: vai dar “vermelho 13″.
DILMA 2010 E NO 1o. TURNO!

Taques

Um fato muito interessante na pesquisa Datafolha tem sido sonegado aqui: a total irrelevância do PT no estado mais importante do país.

O irrevogável Mercadante conseguiu a proeza de ter um percentual de rejeição muito maior do que a intenção de voto.

Um vexame.

Parece que, definitivamente, o petismo jamais assombrará os paulistas.

Parabéns aos paulistas, que nas urnas honram o seu lema revolucionário.

Non ducor, duco.

    Leider_Lincoln

    Não vi nada disso no estado de Pernambuco, onde se formou nosso povo e nossa nação. Mas já que você falou do Mercadante, deve estar _erroneamente_ se referindo a São Paulo. Na real, Taques? Você acha que se fez lambança com o Brasil, para favorecer o Serra, que irá perder, imagina o que o Data Fraude não fez em São Paulo, onde se não der Alckmin eles estarão fritos? Poupe-nos!

Henrique

Azenha, olho vivo! O "Eixo do Mal" está de olho nas nossas eleições. Tem muita muita grana disponível para fazer chover! As chaves destas eleições estão em dois itens: 1- as urna eletrônicas; e 2- as pesquisas de boca de urna! Precisamos começar a espalhar o "OLHO DA LEGALIDADE" do Brizola Neto, inclusive adesivo para colocar no carro.

IV Avatar

Não somente o DataFolha, deputado.
A Globo também precisa ser chamada na retranca.
É que a Globo é concessionaria de serviço público e está sonegando informações sobre o dia-a-dia dos presidenciáveis.
É como se uma empresa de telefonia cortasse os telefones dos cidadãos.
Não pode.

SérgioFerraz

Folha de SP – Não compre. Se comprar, não folhas. Se folhar, não leia. Se ler, não acredite. Se acreditar, relinche.

Brincadeira a parte, vamos a luta PT – nós somos muitos, nós somos fortes.

José

Pesquisas:Façamos o seguinte raciocinio: Os candidatos (governo) nos principais estados(base governista)(RJ-MG-RS_BA-PE-CE)estão todos na liderança-Os candidatos ao senado da base governista também estão com boas perpectivas(PI-RN-PB-PE-BA-SP-RJ-CE-) significando a eleição de uma forte bancada diluindo o forte ranço conservador atual do Senado.A pergunta que se faz é a seguinte: como pode se em ambas as disputas a coligação situacionista está bem cotada, como pode o Zé vampiro ainda está empatado com a Dilma.Só o Datafraude prá explicar tal fenômeno.Há um cheiro de vitória da Dilma no primeiro turno…

José

Pesquisas:A tática do Datafolha é a seguinte: Finalidade-manter o zé vampiro, pelo menos,vivo até os debates e não deixar a Dima disparar.Modus operandi: agraciá-lo com generosos pontos nas pesquisas evidenciado em 02 formas já repetidas.Primeiramente,naquelas regiões/Estados onde o Nosferatu teria,em tese,alguma vantagem(SP-RS-PR_SC) ampliar essa diferença(fazendo-a maior do que ela realmente é),Em segundo lugar,Nas regiões nas quais ele,seguramente,vai perder,reduzir ao máximo,para também não dar tanta bandeira(Ne-Co-No). Devemos pois, redobrar o trabalho pois o PIG vai tentar até onde for possível a vitoria para o Zé pedágio*(.Deus nos livre)Medidas têm que ser tomadas.Eles querem tomar a eleição…

Elaine

O Lula está no palanque há 30 anos, dos quais os três últimos para promover a candidatura da Dilma.
Como ela é muito ruim de intenção de voto, não consegue ultrapassar o Serra.
Cada vez que o petista Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi tenta passar uma pesquisa fraudulenta a credibilidade desse Instituto piora.
Só quero ver quando chegar a hora dos debates. Ela vai fugir de todos.

    Tenório

    Troll no feminino é trolla?

    Marcelo

    Cara Elaine, respeito muito a sua posição, mas as vezes tenho uma sensação de que não estamos no mesmo país. Geralmente o se humano dá rumo a sua conduta pelas vantagens que recebe em troca e neste caso eu egoisticamente fui bem favorecido pelo governo atual.
    O governo fhc sucateou o Colégio Pedro II e chegou o cúmulo de em 2001 não ter mais professor de física na unidade de São Cristovão, por sorte e esforço Lula ganhou em 2002 e meu filho fez prova pra essa unidade no mesmo ano, que por competência e visão de governo reestruturou o centenário colégio, aumentando o número de vagas para acesso e com concursos para novos professores, assim eu, meu filho e milhares de crianças foram beneficiadas.
    Em 2004 eu trabalhava em uma multinacional de TI e tb era professor, de Ed. Fisica, só que almejava mudar radicalmente área e optei por largar tudo em TI e fazer um mestrado, que sem os novos investimentos em pesquisa em desenvolvimento não seria possível, principalmente com a merreca de bolsa que fhc fez os alunos de pós-gradução receberem por 8 anos, enfim a bolsa com 150 % de aumento que por dois anos recebi ajudou a sustentar a minha família e acho que tb a família de muito estudante, assim como a inserção do Brasil entre os 10 países com maior número de publicações científicas.
    Tenho tantos outros casos egoístas para contar, mas saiba que é um egoismo dividido por trabalhadores da industria naval, mães que recebem o bolsa-esmola como o psdb chama, famílias que finalmente puderam ter luz eletrica em suas casas nos confins do Brasil, professores que veêm uma luz no final do tunel com novas politicas de investimento, entre tantas outras.
    Elaine se você existe mesmo como brasileira, veja o que favorece a você e a quem está ao seu lado e este egoismo passará a ser orgulho de ser brasileiro e brasileira.

    Elaine

    Marcelo,
    Você bem disse que tirou proveito desse governo. É assim mesmo. Brasileiro só pensa em tirar proveito.
    Com relação ao Brasil maravilhoso que você diz que o governo Lula conseguiu, você está enganado.
    Temos um dos piores sistema de ensino da América do Sul, o Sistema de Saúde não funciona, a Segurança está muito pior que há dez anos, o transporte coletivo um caos.
    A expansão do crédito que serve para a classe média se endividar comprando automóveis em 72 prestações e ficando inadimplente nos cartões de crédito e os malefícios do Bolsa Família serão o legado do Lula.
    É só marketing. E tudo faz para se manter no poder. Transgride as leis eleitorais, se associa com políticos desonestos e sempre diz que nada sabe quando os assaltantes dos cofres públicos do PT agem.
    Abra seu olho e não se iluda.

    Maria 1

    Políticos desonestos existem em todos os partidos. Estão no Congresso pelo voto dos eleitores de seus respectivos estados. O Presidente da República, seja qual for, não pode prescindir de apoio no parlamento. Afinal, o chefe do Executivo brasileiro não governa em regime ditatorial. Isso é elementar. O Marcelo não relatou um caso de brasileiro aproveitador, mas de utilização de programas de incentivo para sua formação. O nome disso é INVESTIMENTO. E quanto ao "brasileiro só pensa em tirar proveito", MAS RESPEITO COM O SEU PRÓPRIO POVO. Por aí, vc apenas se desqualifica, tornando suas críticas imprestáveis. Se quer fazer campanha contra ou a favor, tem todo o direito. Mas melhore a qualidade de seus argumentos.

Ed.

Azenha, ótimo enfoque e, se me permite, repito comentário já feito por mim (abre aspas):
Quando vemos pesquisas, temos também que levar em conta outras evidências paralelas.
Os cenários, o entorno, o momento, o "bias"de cada um, etc..
No caso do DataShit* e do IlGolpe, sabemos a que tendência pertencem (quem usa, divulga, quais donos, declarações de seus titulares, histórico, necessidades, etc.). Com o Vox Populi e o Sensus e outros, vale a mesma consideração.
Daí podemos concluir, a cada momento, uma provável tendência, não muito mais que isso.
As "tendências" soam positivas para quem quer Dilma, e isso é ótimo para um menor "risco país" e "risco DO país"….
Mas não dar saída a cachorro acuado e bater em cachorro morto não costuma ser uma boa atitude.
Como diz Lula, "o bicho vai pegar!", e não se pode afrouxar em momento algum! É pauleira até a decisão!

Ed.

…"aplicou ponderação estatística para calcular o peso proporcional do eleitorado de cada Estado".
Aí pode estar a "explicação"do DataShit* fechar de volta (e "amarrar") a boca do jacaré …
Aumenta a abrangência, dá mais peso pra SP e menos pros outros.
Truquezinhos…

*(oops, Sheet)

Antonio Silva

Está na hora de nossas autoridades do judiciário pedirem orientação aos nossos vizinhos latino-americanos pra que organizemos ao menos um centro de pesquisa confiável .
Procurem o Uruguai, Equador ou mesmo a Bolívia, do querido Morales .

PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO, VERGONHA MUNDIAL !

Ed.

Concordo! Aleluia DataShit (oops, Sheet) e Il Golpe! Vox Populi não é Vox Dei! Sensus não tem bom sensus.
Sugiro também que Serra e seu "VIXE" continuem com o mesmo e eficaz "modo de proceder"!
E também parabenizo-os (eles e vc) por esse tonitroante (gostou?) "empate técnico" no DataShit (oops, Sheet).
Apenas uma correção: o mês que de fato define é outubro.
O resto é fotografia e retoque (ou, pra vc, informação e manipulação).
Viu como te apoiei nessa?!

Marat

Sugestão de pesquisa ao Vox Populi e ao Sensus:
1) Você acredita nas pesquisas do Datafolha?
2) O Datafolha manipula dados?
3) O Datafolha tenta tapar o sol com peneira?

Geraldo Mendes

http://twitter.com/trashnews – Para não precisar dar cavalo de pau, DataFolha já entra na curva derrapando no "empate".

Milton Hayek

http://www.tijolaco.com/?p=20889

"………Qualquer estudante de estatística sabe que você não pode misturar critérios de amostragem para partes do mesmo universo e, no final, “ponderar” pelo peso de cada uma destes segmentos no total. Da mesma forma que não se pode pegar uma parte de uma amostra nacional e dizer que, no Estado X, o resultado é Y.
O resultado será viciado pela base amostral distorcida.
Mas o Datafolha não parou aí. Esta pesquisa “nacional” (protocolo 19.890/2010) foi registrada tendo como contratantes a Folha e a Globo, com o valor de R$ 194 mil. Cada uma dos ” estratos desproporcionalizados” foi registrado, no dia 19 último, como uma pesquisa “separada”. Veja:
Protocolo 20158/2010 – Paraná, 1.200 entrevistas, contratada pela Empresa Folha da Manhã S/A. e Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. por R$ 76 mil;
Protocolo 20125/2010 – Distrito Federal, 690 entrevistas, contratada pela Empresa Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A. por R$ 70.900;
Protocolo 20141/2010 – Rio Grande do Sul , 1.190 entrevistas, contratada pela Folha da Manhã S/A. e RBS – Zero Hora Editora Jornalística S/A por R$ 68 mil;
Protocolo 20124/2010 – Bahia , 1.060 entrevistas, contratada pela Folha da Manhã S/A. por R$ 80.258;
Protocolo 20164/2010 – São Paulo , 2.040 entrevistas, contratada pela Empresa Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A. por R$ 74.100 (mais que o dobro por entrevista que na Bahia).
Protocolo 20140/2010 – Pernambuco , 1.080 entrevistas, contratada pela Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A. por R$ 65 mil;
Protocolo 20132/2010 – Minas Gerais , 1.250 entrevistas, contratada pela Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A. por R$ 80 mil;
Protocolo 20161/2010 – Minas Gerais , 1.240 entrevistas, contratada pela Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A. por R$ 68 mil.

Milton Hayek

http://www.tijolaco.com/?p=20889

"…………………….E quantos somavam os “estratos desproporcionalizados”? Está lá: As UF´s onde houve expansão da amostra foram: SP-2040 entrevistas (1080 na capital), RJ-1240 entrevistas (650 na capital), MG-1250 entrevistas (400 na capital) , RS-1190 entrevistas (400 na capital), PR-1200 entrevistas (400 na capital), DF-690 entrevistas, BA-1060 entrevistas (400 na capital), PE-1080 entrevistas(400 na capital). A soma, portanto dá 9750 entrevistas, de um total de 10.730.
Logo, sobraram para todos os 19 demais estados brasileiros 980 entrevistas".

eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

Eudes H. Travassos

Como sempre a ironia refinada e cheia de humor de Paulo Henrique Amorim pode explicar o que para muitos como eu é inexplicável.
Segundo ele e com muita lógica a questão é não deixar a campanha do monstro demotucano morrer de inanição financeira.
Vejam o que ele diz: Fiquei perplexo com a desfaçatez do Datafalha – clique aqui para ler Serra reage espetacularmente.
E liguei para o Vasco Moscoso de Aragão.
– Vasco, o Otavinho ficou maluco.
– Parece que sempre foi, disse o Vasco.
– Não, mas agora o caso ficou sério: como é que ele diz que o Serra está na frente da Dilma, com essa história de “empate técnico” ?
– O Otavinho não quer eleger o Serra. Desistiu.
– Então, o que ele quer ?

Segue a baixo num segundo post

Eudes H. Travassos

– Ele quer salvar o Serra.
– Salvar de que ?
– Da insolvência financeira.
– Como assim ? Ele virou banco ?
– Vinte dias antes da propaganda na televisão, se ele diz que a Dilma está na frente – ele, o Datafalha – o Serra não paga as contas no marqueteiro. É só isso. Grana.
– Mas, e a credibilidade do Datafalha.
– Crê, o que ?
– Credibilidade da Folha. Para onde vai ?
– Isso já foi para o saco. Eles sempre podem dizer que a Dilma virou porque tinha mais tempo no horário eleitoral.
Pano rápido
Paulo Henrique Amorim

EBRG

Azenha, vamos entender bem !! – Além do que voce lembrou sobre o que está em jogo, quero refrescar a memória de alguem que pense em subir no salto alto.
De um lado – Todo o interesse economico, politico e geopolítico do império, a nivel do Estado USA, tal como os seus dirigentes, equivocadamente entendem. Como eles insistem em procurar posições de supremacia pela força, militar, economica, sem muito cuidado em convencer, mas sim em vencer, a posição deles é contra tudo o que possa rivalizar, mesmo de longe com eles. Farão tudo o que puderem contra a Dilma – mais, todo o interesse das camadas mais retrogradas da nossa elite dominante, especialmente capital ligado ao rentismo, – mais toda uma grande massa de adventícios e pescadores de águas turvas, que, com dificuldades de encontrar lugar ao sol mediante competência, pensam aproveitar época de dificuldade e acomodação de poder para oferecer o seu "trabalho". – mais, todos os políticos em vias de entrar em eclipse durante o resto de suas carreiras, e os ligados a eles. E os que estão prestes a ser afastados das comodidades do poder, e começar tudo de novo. É MUITA COISA.
Pelo outro lado temos o prosseguimento do principal do gaverno Lula – a SERIEDADE no trato da gestão pública e a prioridade dada à causa dos menos favorecidos, mediante emprego, aumento da renda do trabalho, programas de desenvolvimento, de moradia, de escola pública e saude e segurança, e uma politica externa de dignificação do Brasil.
O caso é que isso representa para milhoes de brasileiros ( atrevo-me a dizer de sulamericanos) a diferença entre ter saude ou não, entre ter o filho na escola ou não, ter emprego ou não, ter o salario reajustado ou não, fazer a sua casinha, ou não, ter dignidade ou não, e, para centenas de milhares de empresários ir à falência ou não, e para centenas de milhares de pequenos e médios agricutores, continuar vivendo com certo conforto, ou afundar-se em dívidas e até perder a terra. Para essa gente, é questão de vida ou de morte.
Seria bom que brasileiros bem intencionados, mas equivocados, se dessem conta da diferença dos projetos – O elitista/aliado ao imperialismo, e o nacional/popular, para deixar de dizer que os dois lados são semelhantes, colaborando com a confusão. A coisa é séria, gente. Não vou dizer que o projeto Dilma representa a felicidade geral e a volta ao Paraiso. Mas o projeto neo-liberal sem duvida representa a desgraça do Brasil e do seu povo.

    Marat

    Temos que ficar espertos também com o outro malandro eleito na Colômbia…

josé paulo

A importância didática da Folha é diretamente proporcional aosmeus conhecimentos de estatística, ou seja, nenhum! Se pelo Vox Populi a Dilma está 8 pontos na frente, e pelo DataFolha 1 atrás, noves fora zero e então continua 7 na frente! Mas, o mais didático mesmo em matéria de pesquisas, é ver de que lado partem os ataques raivosos, os factóides e as declarações inconsequentes. Essa estatística não falha. Desde que me conheço por gente e acompanho eleições e pesquisas, quem está na frente fica frio e se limita, quando muito, a retrucar com jeitinho. Quem parte para o ataque latindo alto, atabalhoado e feroz, é porque está atrás nas pesquisas e sabe disso.

laura

O Datafolha é simplesmente ridículo.O que preocupa é a possibilidade de fraude nas urnas e tentativa de golpe na candidatura da Dilma através da judicialização das eleições. tenho medo. E essa pesquisa deve ser analisada por aí. Quanto a "credibilidade" dos resultados, só para imbecis .

    Cátaro

    Laura, você reparou que depois da gritaria a tal da procuradora diminuiu as críticas?

    Isto significa que a indignação da sociedade, expressada através, principalmente, dos bogs, e com o reforço da ameaça do PT de fazer uma representação, teve o seu efeito.

    Um setor da República não pode se dar ao luxo de ignorar olimpicamente as manifestações populares. O chefe da mencionada procuradora a prestigiou publicamente, como não poderia ser de outra forma, mas certamente deu-lhe um puxão de orelhas reservadamente.

    Extrapolo este episódio para as eleições e não encontro respaldo para um golpe.

    Vamos colaborar na campanha para eleger a Dilma por uma larga margem e conceder-lhe cacife para o "diálogo" com os coligados.

    É importante também elegar o máximo possível de deputados e senadores alinhados com a Dilma.

    Sucesso e muita Paz . . .

    H. Back™

    Esse silêncio do Zé Sofisma é que me intriga. Será que eles não estão tramando algo à socapa?

    Jorge Zimbábue

    Laura, compartilho a mesma preocupação de fraude, pois a "Urna Eletrônica" é instrumento manipulável, definitivamente e eles não aprovaram a impressão do voto exatamente pelo poder de manipulação. Olho vivo, pois nas eleições passadas, resurgiram políticos há muito sepultados pelo povo quando o presidente do TSE era o primo do Collor, que ganhou em Alagoas, (não ganhava nem prá deputado estadual) pro senado, surpeendendo até pesquisa de boca de urna que dava a vitoria ao outro candidato e outras surpresas que pareceu um baita acordo de bastidores… Nosso pleito pode ser fraudado, de tal forma, mesmo elegendo DILMA, para o congresso, os eleitos não representam a tendência do povo, do voto esclarecido. É cada figura???

Marat

Ao que tudo indica, a "pesquisa" datafolha estás restrita aos seguintes locais: Jardins, Higienópolis e Morumbi em SP e no Rio, em Copacabana e na Barra da Tijuca…

    Ed.

    Poxa, Marat, vc "furou" minha "notícia"!…
    Hehe

    Marat

    Ed., tudo bem, estamos no mesmo barco… ficarei feliz também, quando vc "furar" minhas notícias!!!

waldir ferreira

Alguem pode me dizer se a Dersa ainda pertence a famiglia Covas????

Jairo_Beraldo

Esse Datafolha é furado. Sério é o Dataprado, cujas pesquisas que são com precisão cientifica:

Serra- 105%
Dilma- -2%
Marina- -1%
Brancos- -1%
Nulos- -1%

A margem de erro é de 100% para mais (ou será para menos?sei lá,vai assim mesmo)

Amostragem feita na tarde de ontem, no Edificio Joelma nos 11º,12º e 13º andares, com 150 entrevistados.

francisco.latorre

na luta.

..

Carlos.

Tem gente que acredita em Duendes, tem gente que acredita no Dataserra. Alguém já tem os resultados do sul para compara-los aos da última pesquisa? Como se sabe, os sulistas vivem mudando de opinião só para confundir os pesquisadores…

Milton Hayek

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/07/2

Fiquei perplexo com a desfaçatez do Datafalha – clique aqui para ler Serra reage espetacularmente.

E liguei para o Vasco Moscoso de Aragão.

– Vasco, o Otavinho ficou maluco.

– Parece que sempre foi, disse o Vasco.

– Não, mas agora o caso ficou sério: como é que ele diz que o Serra está na frente da Dilma, com essa história de “empate técnico” ?

– O Otavinho não quer eleger o Serra. Desistiu.

– Então, o que ele quer ?

– Ele quer salvar o Serra.

– Salvar de que ?

– Da insolvência financeira.

– Como assim ? Ele virou banco ?

– Vinte dias antes da propaganda na televisão, se ele diz que a Dilma está na frente – ele, o Datafalha – o Serra não paga as contas no marqueteiro. É só isso. Grana.

– Mas, e a credibilidade do Datafalha.

– Crê, o que ?

– Credibilidade da Folha. Para onde vai ?

– Isso já foi para o saco. Eles sempre podem dizer que a Dilma virou porque tinha mais tempo no horário eleitoral.

Pano rápido

Paulo Henrique Amorim

Em tempo: clique aqui para ver como o Serra reage nas pesquisas, segundo o Cloaca News.

Julio Cesar

Gostei do post! Ele complementa o post do Eduardo Guimarães do MSM! Esse Datafolha é ótimo! Lembremos que essa diferença, ainda q manipulada, tem se reduzido ou se mantido! Isso é bom (tem uma vitória aí da blogosfera). E esse resultado também nos motiva a continuar no voto a voto, na conscientização de mais e mais pessoas. Hoje, na padaria, ouvi uma senhora dizer que á melhor que a Dilma ganhe, pois o Governo Lula foi um dos governos mais fiscalizados pela mídia e que isso é bom para o bolso lá dela e de todos os brasileiros! Aí entrei na conversa e mandarei pra ela pelo correio um resumo das operações da polícia federal nos oito anos do Governo Lula!! Essa senhora atrairá mais votos! E isso em São Paulo!
É a hora da militância, temos muito o que mostrar!

Maria Dirce

Eu acho que é uma manipulação séria, grave, onde os brasileiros ficam de joguete nesses contorcionismos de números que ja estão mais do que claros a preferência do povo ao Lula , que no contraditório desses orgãos de pesquisas, dão 78% ao presidente de aprovação popular e votam em Serra. Há quem acredite que é assim!!!!

josé fernandes

fraude anunciada! ficaremos atentos…

José

Gostaria de perguntar ao Sr. Henderson onde foram parar os bilhões de reais gastos para a limpeza do Tietê? E pior, limpeza que nunca foi feita! Ah competência|!! Se o sr. Henderson não souber as respostas vou perguntar para o Índio comedor da merendinha das crianças do R.J.

José

Azenha: Vejo que o DATAFALHA está, sem querer, ajudando a DILMA., pois se ela confirmasse a pesquisa da Vox, muitos de nós poderíamos "calçar sapatos altos". Assim sendo, calçemos os "sapatos da humildade" e continuemos a: TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR…………………….TRABALHAR até à vitória!

cesarlaus

Azenha,

A conta, segundo o datafalha (da falha de SP), é fácil de fazer:
1. sERRA – 37
2. Dilma – 36
3. Lula – 4
4. Candidato do Lula – 3
5. Candidato do PT – 1
Total:
sERRA – 37
Dilma – 44
Diferença pró Dilma – 7.

O perigo, pra eles (DemotucanagemPig) é que a Marina só tem 10. Com mais 4 pontos a coisa acaba no 1º turno.

Abs

Cesarlaus

ferrera13

O interessante é ouvir o PIG ficar o tempo todo justificando o resultado datafolha. A CBN está fazendo um esforço hercúleo para mostrar que o resultado tem que ver com período, metodologia etc. Dá pena dos jornalistas que se submetem à essa prática. O que percebo como justificativa é a empregabilidade e a necessidade de se afirmarem enquanto jornalistas.

Neste momento, tem um entrevistado (Paulo Moreira Leite) jurando ser o datafolha um instituto independente e confiável porque "o Vox Populi é utilizado para fazer pesquisas internas do PT", sugerindo que isso tira a credibilidade do Instituto.

Mas que é interessante e chega a ser cômico, é que divulgam uma pesquisa num dia, e passam uma semana justificando o resultado dela, como numa tentativa de fazer crível, primeiro eles próprios, algo que está numa posição extremamente delicada.

João

Azenha e amigos (sei que é off topic): dois fatos, aparentemente isolados, mostram a estratégia de campanha de Serra.
Uribe, em seus últimos dias de mandato, acusou a Venezuela de abrigar membros das FARC; no Brasil, Índio acusou o PT de ser ligado às FARC.
Some-se um mais um e se verá que a estratégia da campanha de Serra não é tresloucada. Como o Governo brasileiro tem boas relações com a Venezuela, a Colômbia acusa a Venezuela de abrigar membros das FARC, por deducação: o Governo brasileiro tem ligações com as FARC!!!
Fiquemos atentos, porque a direita não perderá estas eleições calada! Deve ter dedo, inclusive, dos "amigos de olhos azuis do north".
Daí podemos entender a pesquisa do DataFalha.
Azenha, não valeria uma matéria esta hipótese (que não considero hipótese).

Fernando

Margem de erro.

Não sou especialista em estatistica, mas entrevistar 3 mil ou 10 mil não faz muita diferença, pois afinal a margem de erro é particamente a mesma dos dois institutos, aproximadamente 2% (aliás o DATAFALHA é maior).

Ou seja, que mede a precisão é a margem de erros.

Luiz Carlos Azenha – Da importância didática dos números do Datafolha. « Virgulinoreidocangaco's Blog

[…] http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/da-importancia-didatica-dos-numeros-do-datafolha.html […]

MILA

O destino do Brasil esta em jogo. É simples assim: Com os tucanos o Brasil era devedor do FMI, que mandava seus funcionarios cheirosos dizer o quem podiamos ou não comer.; o ministro das relações exteriores de fhc era obrigado a tirar os sapatos a mando de um funcionario subalterno da afandega usamerica.
Com Lula, o Brasil é credor do FMI, socio do clube e protagonista politica e financeiramente no mundo.
O atorzinho Stalloni em um ato falho declarou o que os patrões do PiG pensam do Brasil. O povo brasileiro é que não deve introjetar esse discurso de vira-lata há decadas cantado e decantado pelo PiG defensor dos interesses dos gringos.

Ronaldo Caetano

Sempre que sinto turbulencias em um voo, imediatamente procuro olhar para a tripulacao… se estao calmos, nao existe motivo para preocupacao.

Como interpretar tanta calmaria e equilibrio na campanha de Dilma e tanto nervosismo e turbulencia na de Serra?

O Datafolha, explica…

Marcio Gaspar

A manipulacao eh flagrante. O que querem eh levar a eleicao para o segundo turno, pois a eleicao para presidente ja esta perdida para os tucanos, a duvida eh se perderaa no primeiro ou no segundo turno. O medo dos tucanos eh Sao Paulo. Imaginem perderem o governo federal e ainda perderem o governo do Estado de Sao Paulo. Se Dilma ganhar no primeiro turno e a eleicao em Sao Paulo for para o segundo, o Mercadante teraa Dilma e Lula em seu palanque. Eh quem vai subir no palanque do Alckmin. Serra?!?! As ultimas noticias que aparecem na midia eh o ataque do Serra a Dilma e ao PT, eh o desespero de quem estaa atras no placar.

O Brasileiro

Acho que descobri porque a folha entrevistou mais pessoas nos sete estados. É que o troll da folha não soube explicar!
É que nesses estados, o DataFraude também fez pesquisas para governador. Dai a necessidade do ajuste!
A folha devia treinar melhor seus trolls, assim como aqueles que escrevem as matérias (como a postada pelo troll).

Milton Hayek

Temos ainda que saber a distribuição amostral dessa pesquisa.Como é que foi a distribuição dos municípios???Foram mais áreas urbanas ou rurais???As pessoas são de bairros mais ricos ou pobres???No Leblon,por exemplo,Marina Silva arrasa.
O tamanho da amostra é bobagem,dado que as técnicas de amostragem nos permitem inferir o comportamento de populações com amostras pequenas(tem até tabela de tamanho de amostra correlacionado com o tamanho da população).
Vocês notaram que,no Datafolha,Dilma caiu um porto percentual enquanto Marina subiu um?????????O Datafolha colocou mais gente dos redutos verdes nessa pesquisa,foi????????????????????????????????

Urbano

O instituto de beleza tratafalha, da oposição ao Brasil, sendo ligado a quem é, nem por decreto eu consigo confiar.

Milton Hayek

Me parece que a estratégia do pessoal do Datafolha é forçar esse empate entre Serra e Dilma na esperança de que Marina Silva Silva tire votos de Dilma e auxilie Serra.Se isso não ocorrer,com Marina e Dilma tirando votos de Serra(como está acontecendo),apelarão para o corpo jurídico do PSDB dentro do Poder Judiciário e tentarão fraudar as eleições por meio da urna eletrônica.
Quando o Índio do Serra veio com aquele papinho das FARC em consonância com o mesmo discurso do governo da Colômbia,isso nos permite perceber que os EUA estão muito interessados nessa eleição que pode jogar a América Latina no colo deles,de novo,se o Brasil eleger Serra-que é do PSDB,o partido que defende os interesses dos EUA no Brasil.

Fabio_Passos

O frias vai fraudar pesquisas durante toda a eleição.

É questão de sobrevivência.

sergio pinto

Continuo insistindo num ponto: o que mais me preocupa é a falta do "papelzinho" do Brizola. Espero, com muita fé, que isso também seja grande preocupação do PT.

mariazinha

Análise perfeita, querido Azenha!
Meus amigos! Existem muitas coisas em jogo, nessas eleições! O povo brasileiro não pode bobear, logo agora, que consegue vislumbrar o que andou perdendo. Também precisamos votar em massa, para não dar chances de fraudes nas urnas eletrônicas; existem dois morcegões da capa preta, amigos do Dantas, tomando conta das urnas. É lógico que a Cia, todos os buches demoníacos e seus setélites sionistas, estarão a postos fazendo de tudo para que os traidores brasileiros, os entreguistas melequentos, voltem ao poder. Sem ficarem, nem um pouco, corados, os alienígenas nefastos, garantirão de qqer. maneira a volta dos malfeitosos da época de fhc, ao poder, para usufruírem do bom e do melhor, deixando os brasileiros na pior e um país devastado pela usurpação.
Vamos às urnas com D. DILMA, minha gente, para defendermos o Brasil da injúria, do roubo, da infâmia deslavada.

Uma boa:
no blog osamigos… há uma pesquisa que já coloca as mulheres votando em massa em D. DILMA. OBA! As mulheres brasileiras acordaram! Stop, stop, Mr. Burns! Olha para ELA ! É amiga do CARA e VC não é nada! Stop, stop, Serra. Sorry, VC vai perder! http://videos.sapo.pt/f7JQtYSJcyy81pA5Pj6E

Jairo_Beraldo

Furado este Instituto Datafolha…acredito mais no Instituto Dataprado, que é sério, honesto e científico.

Lks

Metodologia por "metodologia" fico com a do Ibop – instituto briguilino de opinião pessoal -, que divulga os resultados dos votos válidos igual o TSE. Confiram a última http://blogdobriguilino.blogspot.com/2010/07/pesq

Fernando

Falha – trabalha com margem de erro.

Somando os dois pts na Dilma 39 e subtraindo 2 pts de Serra 36. No Vox – fazendo o contrário temos Serra com 35 e Dilma com 39.
Portanto, resultados bem próximos, com diria um membro do Gov FHC, eles trabalham no limite da irresponsabilidade.
Em minha modésta opnião Dilma esta na frente, porém a vantagem deve estar entre 5 a 7 pts.

beatriz

Azenha, não seria interessante um post comparando os diferentes métodos usados pelos institutos de pesquisa? Acho que contribuiria em muito para a discussão. Afinal, as metodologias empregadas podem ser realmente responsáveis por dados tão discrepantes?

trombeta

Globope, data-fraude e elogio de mãe só vale pra quem acredita.

O Brasileiro

Quem já trabalhou pelo menos um pouco com pesquisa sabe que, para que esta reflita a realidade, é fundamental que a amostragem seja realmente representativa do todo de forma proporcional.
Para analisar estas duas pesquisas conflitantes é necessário avaliar tanto a amostragem quanto a metodologia. O troll da folha postou um comentário (tive que ler ali, pois não leio a folha para não estragar meus neurônios) onde diz que eles "ajustaram" a amostragem em sete estados. Para que fazer isso aumentando os custos da pesquisa???
Fica difícil confiar numa pesquisa feita por um grupo que já publicou em primeira página uma ficha falsa sobre uma ministra de Estado!

voxetopinio

Datafalha vai continuar fazendo isso. Mas a sua argumentação é boa Azenha. Muito boa, na verdade. Vale a pena ver essa história passar.

Stanley Burburinho

Vão levar esse suposto empate até às eleições para fraudar a contagem de votos.

    O Brasileiro

    Exatamente, Stanley. Foi isso que pensei quando vi os números manipulados do DataFraude.
    O PT tem que trabalhar em dois fronts: na campanha e numa maneira de evitar a fraude.
    Os métodos "Daniel Dantas" do Serra são bem conhecidos.
    E ele e o PiG já mostraram que jogam muito sujo! Lunus, "delegado Bruno", ficha falsa em primeira página, Lurian.

    Antonio Silva

    Está lá na Folhaditabranda on line, o Eduardo Dutra afirmando que o PT está satisfeito com o resultado desta fajutíssima dataserra, então….
    A Dilma vai ter que contar com o grande Dep.Brizola Neto e o MSM pra tentar desqualificar este datafraude .

    Marcos C. Campos

    Dependerá do horário eleitoral, mas do jeito que a campanha de Serra nos palanques estaduais anda, ele só ganha se for na fraude mesmo .

    MarcosC. R. Carvalho

    Se o Stanley está dizendo é porque tem alguma coisa errada. Por isso alguns direitistas convictos, como o atual ministro da defesa foram contra a impressão dos votos em papel na urna eletrônica. PT, fique de olhcos abertos!

    Roberto Locatelli

    Sim, também acho que é essa a intenção, Stanley. Com certeza a oposição tem intenção de fraudar essas eleições. São as últimas sem o comprovante em papel (o papelzinho do Brizola). Acho que a oposição está consciente de que é agora ou nunca. Vem fraude por aí.

LEN

Azenha, o problema é que o resultado não bate com as mudanças de estratégias da campanha de Serra nos últimos dias.

Os partidos também tem seus resultados de consultas feitas em intervalos bem menores e você acha que se a campanha de Serra acreditasse ou tivesse em mãos números próximos aos do Datafolha eles estariam partindo para esse vale-tudo que até aliados tem reprovado? não faz o menor sentido para mim…

Se Serra acreditasse que está na frente ainda seria o Serrinha paz e amor, o pós-Lula, e cá para nós, ele hoje está mais para Jason do sexta-feira 13…

A minha preocupação, e não tem nada a ver com teoria da conspiração, é que esses resultados Mandrake sejam mantidos até as urnas e sejam usados para validar um tipo de fraude bem pior, o das urnas, e depois de tudo que já vi nessas eleições do quanto estão dispostos a ir para não perder essas eleições, é bom as pessoas ficarem de olhos bem abertos e a PF investigar esses institutos de pesquisas, porque senão é melhor eu me mudar para Honduras logo de uma vez

Valentin

O datafoia cumpre o papel de dar oxigenio do jenio(como diz PHA). Como os partidos têm suas pesquisas internas, o destempero dos demotucanos dos ultimos dias mostram e contradizem o instituto dos frias. Os pés de chumbo do jenio o faz cada dia mais lento. As frechadas do indio carioca estão funcionamento como bumerang.Continuam assim que tá bão, prá Dilma. Parabens pelo texto, Azenha, como sempre lúcido.

Milton Asbechi

Não devemos ensarilhar as armas. Devemos aumentar nossos esforços em favor da Candidatura Dilma. Não podemos e não queremos a volta desta turma de entreguista TucanoDemos.

Mario

Azenha,

sem teorias da conspiração mas vamos a pequenos fatos e factóides:

1 – Índio afirma que o PT faz parte das Farc e de tudo o que é pior no mundo (o que será pior para um playsson?)
2 – Serra confirma e reafirma o Índio
3 – Alckmin diz o mesmo
4 – Serra já vinha fazendo ataques à Bolívia e ao Mercosul
5 – Uribe acusa a Chavez, o que poderá levar a uma guerra na região entre povos irmãos
6 – USA estão tentando há tempos derrubar Chavez e reestabelecer o dominio novamente
7 – Uribe não é colombiano, é americano
7 – não sou fã de Chavez, acho-o um real populista

Nas noites quentes, nas madrugadas, os gatos que são todos pardos se reunem.
Estariam tentando criar um eixo político no cone sul, vulgo quintal ianque? O Brasil é mais que estratégico.

Pense nisso.

Abraços e parabéns pelo trabalho.

    Tania R Guimaraes

    Pesem e bem pensado pois o Barak Obama caiu de popularidade e esta desesperado e se Bushinizando. Alem disto a CIA pediu aumento de verbas especificamente para a America do Sul fazem 3 ou 4 semanas. Millenium e o mesmo que CIA. E o que eles chamam de: Think Tank

José Marcio Tavares

Nada a acrescentar. Talvez seja o texto mais lúcido que eu já li sobre eleições. Você está de parabéns.

Ricardo MA

O DATABOLHA será varrido do mapa após 03 de outubro 2010.

Antonio Lyra Filho

Azenha, o seu comentário foi oportuno.
A oposição além de ter de ficar mais tempo fora do poder, deseja apoiar o Estados Unidos para isolar a Bolívia e a Venezuela.
Mas o principa é o pré-sal, que a oposição faz de tudo para ser eleitra a entregar o nosso petróleo ao americanos.

Acreito até que tem verba neste sentido.

Henderson Sousa

Datafolha entrevistou 10.905 eleitores em todo o país

Publicidade

DE SÃO PAULO

Realizada entre os dias 20 e 23 de julho, a mais recente pesquisa Datafolha ouviu 10.905 eleitores de 379 municípios em todo o país (exceto em Roraima).

O número de entrevistas, bastante maior que o de levantamentos anteriores, é resultado da intenção de obter maior detalhamento dos resultados em algumas unidades da Federação.

Assim, o instituto ouviu proporcionalmente mais pessoas em sete Estados (RS, PR, SP, RJ, MG, BA e PE) e no Distrito Federal.

Na pesquisa nacional, o Datafolha aplicou ponderação estatística para calcular o peso proporcional do eleitorado de cada Estado.

Por exemplo, no Rio Grande do Sul foram realizadas 1.215 entrevistas, o que equivale a 11% do total da amostra. Porém, para o cálculo do resultado nacional, o percentual foi corrigido para 6%, que corresponde ao peso real do Rio Grande do Sul sobre o total do eleitorado do país.

A margem de erro máxima para o total da amostra e para São Paulo é de dois pontos percentuais. Para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco, é de três pontos, e para o DF, de quatro pontos.

O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Os contratantes da pesquisa são a Folha e a TV Globo.

    jgnunes

    Mas a proporção da amostragem não está um pouco estranha?
    A amostragem por faixa etária, escolaridade, renda e região em comparação com os dados do IBGE segue a proporção?

    Alguma coisa está errada…

    Ed.

    Folha e TV Globo contrataram…
    DataShit* fez a pesquisa
    Humm, certo … Folha, TV Globo e DataShit:*: "tuuudo a ver"

    * (oops, Sheet)

Henderson Sousa

http://www1.folha.uol.com.br/poder/771953-com-49-

Mercadante, onde estão os aloprados? Vai tomar uma tunda como essa sem agir no submundo da política? Aguardemos…

    Ed.

    O PIG fala e os amestrados assimilam…

Henderson Sousa

Vox populi é que estava errada. Onde já se viu alguém que é mais conhecido e na mesma pesquisa perder de muito na espontânea como foi o caso do Vox?

E agora? Onde estão aqueles oportunistas de plantão que diziam que o modo de proceder de Serra e Índio nos últimos dias os prejudicou?

Mais uma coisa: Vox populi: 3000 pessoaa; Datfolha: 10000.

Parabéns Almo Serra!!! Aguentou a pressão e está na frente antes do mês que de fato define: agosto.

Saudações.

    alexandre

    De onde saiu esse louco? Deve ser o próprio serra!
    Já estudei estatística na graduação, no mestrado e no doutorado e não entendi:
    1) com uma amostragem tão grande se ter uma margem de erro também tão grande?
    2) se era pra produzir uma representação de 6% para o sul, por exemplo, por qual motivo ir a 11% para uma margem de erro tão grande?
    3) se em alguns estados a margem de erro chega a ser tão estupidamente alta, qual a razão de tal amostra cavalar?
    4) se o que dá representatividade a amostragem é a sua distribuição, pois se procura diminuir a quantidade, qual seria o valor da quantidade exorbitante (?) do datafraude, já que a margem de erro ficou grande?
    5) não sei nem porque estou questionando, pois sei que esta pesquisa se trata de mais uma farsa.

    MILA

    Eu não entendo nada de estatistica, mas o grafico baseado nos resusltados da pesquisa da datafalha e vox populis mostra quem esta fraudando. É o samba do crioulo doido. Esquisofrenia em alto grau. Em outubro mandaremos o velhaco e o indiota comedor de merenda escolar para aposentadoria.

    Gerson S.

    Quanto delírio. Quem mesmo que é exposto de forma massacrante pela grande mídia comprada com assinaturas de jornal e revistas sem licitação e anúncios do governo paulista e das empresas concessionárias dos pedágios?
    Se deleite com o massacre que a Dilma imporá em breve, nas ruas, sobre o zé pedágio e os tucanodemos.
    DILMA Presidente.

beattrice

Azenha, definitivamente não é momento apra salto alto.
Nem para a Dilma nem para o MERCA, o SEGUNDO TURNO em SP nunca foi tão viável e o estado não aguenta outro mandato tucano, vai quebrar.

Christian Schulz

Heheheheh, Datafolha…

Precisa ver se não vão tentar algo assim nas eleições ELETRÔNICAS…

Didaticamente (e ludicamente), nesse vídeo ultrassecreto:

[youtube 1aBaX9GPSaQ http://www.youtube.com/watch?v=1aBaX9GPSaQ youtube]

    kimparanoid

    É Christian…
    Essa tal de urna eletrônica muito me preocupa. Enquanto não tiver o comprovante impresso do voto, que permita eventual recontagem, eu não estarei plenamente seguro sobre ela. Escrevi um post no meu blog sobre isso, se interessar o link é http://wp.me/pKZ4D-4N .

Nilson Moura Messias

Azenha, Dilma ganhará no primeiro turno e o Data fraude, continuará com empate técnico.kkkkkkkkkkkkk

    beattrice

    Ou vai "virar" na boca de urna.

    Henderson Sousa

    Amigo, o que lhe fez crer que o Vox está certo e o Datafolha não? O segundo fez uma pesquisa com uma abrangência 3 vezes maior.

    Juarez Marques

    Eu acredito no Datafalha, Saci Mula sem cabeça, curupira, coelho da páscoa e até em papai noel.

    sergio

    o senhor não entende nada de pesquisa de opinião, amostras e probabilidades. estude um pouco de estatística. melhore seus argumentos.
    aliás, quanto o senhor recebe do PiG para defendê-lo?

    Haral

    Só quero ver se o troll vai estar aqui depois das eleições.

    Christian Schulz

    Vai estar no mesmo lugar que todos os outros, ou melhor, TODO o outro.

    Sempre que um some, aparece outro.

    O Superman já tentou essa e não dá muito certo…

    Ed.

    …e 3 vezes mais falsificada? hehe… uns errinhos de 2 pontinhos pra lá e pra cá x 3, hehe…
    Se vc olhar os gráficos, deveria entender por que o Vox sempe foi mais coerente que o DataShit (oops, sheet).
    Ou será que "amarraram a boca do jacaré"?! Talvez pelas últimas trapalhadas de Serra e seu "VIXE"…
    Em outubro virá uma "pesquisa" com uma "amostragem" da ordem de > 100 milhões…
    Portanto, aproveite, comemore, regozige-se com o DataShit (oops Sheet)! Afinal como bom crente, vc merece…
    Aleluia, Folha!…Aleluia!

    Luis

    Henderson, eu comi um frango inteiro, mas a estatística diz que cada um de nós comeu meio frango. Não sinta fome, ok?

kimparanoid

Concordo contigo Azenha.
Os resultados divergentes do Datafolha são importantes para ponderar um pouco o otimismo exagerado na campanha da Dilma, que pode levar a um relaxamento e dar oportunidade para um contragolpe.
Agora, as eleições deste ano também terão um impacto gigantesco sobre a credibilidade dos institutos de pesquisa. Datafolha e Ibope podem sair queimados dessa.

Rodrigo Prado

Importante essa observação do Azenha. O PT deve trabalhar como se o resultado fosse o do Datafolha. Para que arriscar? Já tem a estrutura, os aliados, agora, mais do nunca, não é momento de baixar a guarda e entrar no clima de já ganhou.

flavio marcio

Concordo.
O pior do convencimento de que "já ganhamos" é a desmobilização.
Sem arregaçar as mangas, indo além deste debate virtual proporcionado por blogs progressistas como o do Azenha, isto é, indo nas favelas, nos bairros, na rua, trocar idéia com o povo, podemos vir até a perder ou ganhar por margem sofrível.
O PIG tem a ferramenta pra tentar lavar o cérebro da gente humilde, a maioria da população brasileira.
Já o fez em passado recente com Collor e FHC.
Botemos as barbas de molho!

Roberto Ribeiro

As "pesquisas" Datafolha e Ibope estão funcionando como uma espécie de balões de oxigênio da candidatura de José Serra.
Na Vox Populi já é uma candidatura em estado terminal.

Maria 1

Não se trata apenas de discrepâncias em pesquisas. Há tb uma deliberada omissão, por parte de alguns veículos da mídia, que não divulgam certas pesquisas (o caso das org. globo em relação à Vox Populis e à Sensus). Ou, quando divulgam, o fazem sem o menor destaque, de forma quase imperceptível (grupo folha). Daí, o acerto da sua afirmação quanto a importância dessa eleição, muito além de nossas fronteiras. Sem esquecer o destino do grupo político nacional mais "alinhado" com interesses externos. Ressalte-se ainda que por mais críticas que possamos ter ao governo atual, ele tem sido um contraponto à hipocrisia e à loucura que dominam o cenário internacional. Um sopro de conciliação em um mundo perigosamente hostil. Que as urnas eletrônicas sejam, como dizem, à prova de fraude. E protegidas pelas mãos de Deus.

R.Lago

Na mosca Azenha.Perfeito.O que esta em jogo é muito maior do que uma mera disputa Fla-Flu entre tucanos e petistas,são duas décadas adiante,quando o país pode tomar rumos totalmente diferentes por mais que pensem que no fundo o PSDB e PT não são tão diferentes assim.Então temos que estar alertas.

gilberto

Azenha

a pesquisa do data da folha mostra o mesmo resultado do sensus…dilma esta bem na frente do serra , vejam o detalhe do jornal :
ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos, o resultado é favorável a Dilma Rousseff.

Ela tem 21% e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já Serra tinha 19% e recuou para 16%.

A petista também tem potencialmente a seu favor as respostas dos 4% que declaram querer votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 3% respondem ter intenção de escolher o "candidato do Lula" e 1% quer um "candidato do PT".

Isso esta na folha de sp….

kkkkk

eles menten e se entregam

gilberto

    Ana

    O que mostra que, para variar, o Data Folha deve ter preparado um questionário que induz ao aumento da resposta em Serra na estimulada, como já fizeram.

Taques

" O que está em jogo no Brasil em 2010 é de imensas proporções. É muito mais do que a escolha de um presidente da República."

Perfeito, Azenha !!!

Mas do que nunca devemos escolher uma pessoa qualificada, experiente e não um simples produto de marketing que não tem o menor compromisso com a verdade.

Me dá calafrios só de pensar em uma escolha errada do povo brasileiro.

Leider_Lincoln

É isso: um dia, um voto! O negócio é lembrar aos mais velhos como era a vida no tempo do Farol e informar aos mais novos do mesmo.Acreditem, com excessão dos cansados, essa estratégia funciona muito bem.

Orlando Bernardes

Até quando teremos que assistir esta manipulação grosseira do DataFolha. O Vox Populi dá diferença de oito pontos à favor da Dilma e este apêndice da Folha de São Paulo, que até o reino mineral ( royalties para o Mino ) sabe que é Serrista até a alma vem com este resultado. Caso de polícia. E nada acontece? Só podemos contar com o povo, que não acredita em mais nada vindo deste folhetim, pois as autoridades deste país fingem que está tudo na maior normalidade. Que democracia é esta?

    Taques

    Até quando teremos que assistir esta manipulação grosseira do Vox Populi. O Datafolha dá diferença de um ponto à favor do Serra e este apêndice da PT, que até o reino mineral ( royalties para o Mino ) sabe que é Dilmista até a alma vem com este resultado. Caso de polícia. E nada acontece? Só podemos contar com o povo, que não acredita em mais nada vindo desta fábrica de pesquisas, pois as autoridades deste país fingem que está tudo na maior normalidade. Que democracia é esta?

    beattrice

    A última inovação no treinamento do GRAEFF é duplicar comentários????? QUANTA criatividade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    fui

    É a falta de inteligência para criar novos comentários mesmo…

    Cátaro

    Vamos apoiar o MSM (Movimento dos Sem Mídia), do Eduardo Guimarães, que está tentando interpelar os institutos de pesquisa.
    http://www.blogcidadania.com.br

doutormario

Ha males que vem para bem. Concordo que a campanha Dilma, embora de muito mais alta qualidade, corre o risco da presunção, caso não se fique muito atento. Tudo que está em jogo, merece muita seriedade, dedicação, trabalho e profissionalismo. O futuro das próximas gerações de brasileiros passa por esta eleição.

A. S. Braga

Sr. Azenha, será que o datafalha não está fazendo pesquisa para saber qual é o nelhor time, lá na sede da Gaviões da Fiel? Tá me parecendo isso uai! Só isso pode espricar!!! A. S. Braga

Deixe seu comentário

Leia também