Enquanto você se preocupa com o aerococa: França, Canadá, Bélgica, China e Cingapura vão faturar alto alugando gasodutos para a Petrobrás

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

O Brasil se tornou refém de duas empresas privadas para transportar gás natural produzido em seu próprio solo.

A Petrobrás vai pagar aluguel, transportando ou não o gás que produzir, a empresas que pertencem a investidores da China, França, Bélgica, Cingapura e Canadá.

A denúncia foi feita por Raquel de Oliveira Sousa, especialista em gás e petróleo, que advoga para a Federação Nacional dos Petroleiros.

A Petrobrás vendeu por U$ 13,8 bilhões a maior parte de suas redes de gasodutos no Nordeste, Norte e Sudeste — mais de 6.500 quilômetros de extensão.

Os negócios, envolvendo a TAG (Transportadora Associada de Gás) e a NTS (Nova Transportadora do Sudeste), foram feitos com a empresa franco-belga Engie, o fundo canadense Caisse de Depot e Placement du Quebec (CDPQ) e a Brookfield, cujo consórcio inclui o fundo de pensão British Columbia Investment Management Corporation (BCIMC), do Canadá, e fundos soberanos da China e de Cingapura. Uma empresa associada ao Banco Itaú também investiu.

Em audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, a advogada Raquel disse que o compromisso destas empresas com o interesse nacional é zero, que elas obviamente visam lucro e que a Petrobrás, em troca da liquidação de patrimônio nacional agora, para fazer caixa, vai ficar dependente de tarifas sobre as quais não terá controle.

Em sua fala, Raquel questionou inclusive o argumento a partir do qual a Petrobrás entrou em “liquidação”, depois da Operação Lava Jato e já no governo do usurpador Michel Temer: o de que estaria quebrada.

Os objetivos principais de fazer caixa agora, às pressas, (diz o Viomundo, não a Raquel) são valorizar as ações da Petrobrás nas bolsas e turbinar a reeleição de Jair Bolsonaro a longo prazo.

Embora a empresa seja “estatal”, por causa do controle acionário majoritário da União, cerca de 40% dos lucros da Petrobrás são transferidos acionistas no Exterior.

O mito da “Petrobrás quebrada” tem grande poder político, uma vez que a ideia — falsa — de que a empresa está falida pode ser atribuída a Lula, Dilma e o PT.

Quem vai pagar a conta, a médio e longo prazos? Os consumidores brasileiros de petróleo, gás natural e derivados.

Trata-se de transferência de renda na veia de brasileiros para investidores estrangeiros — no caso dos gasodutos, repetimos, da França, Bélgica, Canadá, China e Cingapura.

Durante a fala da advogada Raquel Sousa, ela se refere ao princípio do ship-or-pay, ou seja, contratos em que você paga aluguel pelo gasoduto mesmo quando nada está sendo transportado nele.

A Petrobrás, que construiu em parte com dinheiro público a rede de gasodutos, impôs a si própria o ship-or-pay!

Assista ao vídeo para entender da fala de Raquel para entender melhor.

Reprodução, malha da TAG

Reprodução, malha da NTS


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

No livro “As Veias Abertas da América Latina”, o grande Eduardo Galeano escreve: “os políticos latino-americanos já descobriram a melhor forma de não fazerem a reforma agrária. É reivindicando-a todos os dias”.

Socorrendo-me de Galeano, eu digo que o governo de Bolsonaro descobriu a melhor forma de entregar todas as riquezas do nosso país para lucros das mega corporações capitalistas dos países ricos. É repetindo, a todo momento, o seu “Brasil acima de tudo”.

Zé Maria

Caso em que o Administrador da Empresa se esforça pra beneficiar a concorrência.
Aliás, se a Petrobras fosse propriedade dessa gentalha do governo e não do Povo Brasileiro – como de Fato e de Direito é – não fariam esse desmonte na própria empresa em favor das concorrentes.

Valdir Rocha de Freitas

É muito triste
ver estes canalhas dando as nossas riquezas e ainda se portarem como nacionalistas, fazendo arminhas com as mãos sujas de sangue, drogas, etc…
O que são na verdade: ENTREGUISTAS E CANALHAS, CANALHAS

Gustavo Horta

E SE FOSSE UMA BOMBA?
ALIÁS, FOI UMA BOMBA!

Nesta altura dos acontecimentos aqui na nossa envergonhada republiqueta Brasil, só nos resta fazer aquela sábia a pergunta: O que representa um peido para quem já está todo cagado?

MILICIANOS/PARAMILITARES, TRÁFICO DE ARMAS NA BARRA DA TIJUCA E, AGORA, TRÁFICO INTERNACIONAL DE COCAÍNA NO AVIÃO DA PRESIDÊNCIA… VERGONHA POUCA É BOBAGEM.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2019/06/27/milicianos-paramilitares-trafico-de-armas-na-barra-da-tijuca-e-agora-trafico-internacional-de-cocaina-vergonha-pouca-e-bobagem/

‘O QUE É UM PEIDO PARA QUEM JÁ ESTÁ TODO CAGADO?’

Desculpem-me pelo apelo escatológico, mas eu não resisti. Ou nao desculpem. Não ligo.

Nosso país vem sendo destruído sistematicamente de 2013 para cá, até que em 2016 derrubamos, em um golpe de estado definitivo, um governo democrático, eleito dentro da Constituição, com um programa focalizado na nação, para estabelecer no poder golpistas corruptos e safados, acobertados pela morte em vida de uma república que possuía uma democracia ainda incipiente, demolida pelo acumpliciamento dos três poderes e o suporte permanente dos meios de comunicação para a consolidação deste golpe cruel, covarde, traidor e entreguista, com esta ênfase  permanente no entreguismo do país e na destruição da nação.

O plano desta gente sempre foi… …

Robson Santos

O que fazer? Como resistir?

Zé Maria

Venderam o Campo do Povo Brasileiro.
E agora @s Brasileir@s terão que
arrendar o Campo pra plantar.

Deixe seu comentário

Leia também