Neder, sobre saída dos cubanos: Ministério da Saúde se curva aos interesses das entidades médicas e grupos privados que combatem o SUS

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Araquém Alcântara/Mais Médicos

por Carlos Neder, especial para o Viomundo

A decisão do governo cubano de encerrar sua cooperação no Programa Mais Médicos é um ato de grandeza de uma Nação que suportou até o limite as grosserias e a ingratidão do governo Temer e do presidente recém-eleito, induzidos por preconceitos vindos de entidades médicas e outras representativas do que há de mais retrógrado em nosso país.

Na contramão do que deseja o povo brasileiro, que respeita, admira e se afeiçoou aos médicos cubanos e de outros países que, solidariamente, vieram nos ajudar a garantir acesso universal e assistência de qualidade no SUS.

Chama a nossa atenção o posicionamento do Ministério da Saúde e mesmo de entidades que perfilaram conosco no Movimento da Reforma Sanitária ao abordar o rompimento de forma burocrática, como se fosse um mero problema de substituição de peças de uma engrenagem que vai parar de funcionar.

Estamos falando de seres humanos, de princípios humanitários e de solidariedade colocados acima de diferenças ideológicas ou de outras naturezas.

Um padrão de comportamento que nos envergonha, de quem se curva a interesses corporativos e de grupos econômicos que atuam no mercado privado da saúde e combatem o SUS, tentando rever seus princípios definidos na nossa Constituição.

Diante de tamanho absurdo só nos resta agradecer à República de Cuba, ao povo cubano e aos médicos que participaram dessa ação humanitária e pedir desculpas em nome do povo brasileiro.

Além disso, dizer que estaremos em todas as frentes de batalha para honrar o exemplo que vocês nos deram e a história daqueles que também no nosso país dedicaram e dedicam suas vidas à luta contra o autoritarismo, em defesa do SUS e de uma sociedade justa, solidária e participativa.

*Carlos Neder é médico e deputado estadual (PT-SP)

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Comentários

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Rivellino

PT?
Mais Médicos?

PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

0.
“Coração Valente”

1.
“A Copa das Copas”
2.

“Fica Querida”

3.

“Impeachment Sem Crime é Golpe”

4.

“Foi Golpe”

5.

“Fora Temer”

6.

“Ocupa Tudo”

7.

“Lula Livre”

8.

“eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].

9.

“O Brasil Feliz de Novo”

10.
“
Lula é Haddad Haddad é Lula”

11.

“Ele não”.

12.

“Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
13.
ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).

É o tal de “me engana que eu compro”.
O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
PT é vigarista.

PT?… kuá, kuá, kuá!

Fernando Carneiro

Assino embaixo.

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