“Lutz não sai, Lutz fica!”, dizem funcionários no abraço simbólico ao instituto ameaçado de demolição pelo governo Tarcísio
Tempo de leitura: 2 min
Na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, dezenas de funcionárias e funcionários do Instituto Adolfo Lutz (IAL) participaram de um abraço simbólico na instituição, realizado em frente à escadaria do seu histórico prédio central, situado à Avenida Dr. Arnaldo, no chamado Quadrilátero da Saúde.
A iniciativa foi do Grupo de Defesa do IAL, que se opõe aos planos do governo estadual de ceder para o futuro “Hospital Inteligente”, ou Instituto Tecnológico de Emergência, a área hoje ocupada pelos prédios do Instituto.
Embora o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Felício Ramuth (PSD) pareça haver recuado de suas intenções iniciais, a equipe do IAL permanece preocupada, pois não há transparência.
A ideia inicial era simplesmente desalojar os laboratórios e demais instalações atuais do instituto, instalar o “Hospital Inteligente” no prédio central, que é tombado pelo Condephaat, e demolir outros quatro prédios.
“Hoje os funcionários do Instituto Adolfo Lutz se mobilizaram contra a demolição do Instituto para a construção do Hospital Inteligente. Nós não somos contra o hospital, claro, mas somos totalmente contrários à derrubada do IAL para isso. O IAL é um instituto de pesquisa que tem papel fundamental para a saúde pública, atuando no diagnóstico vigilância em saúde, pesquisa científica e formação de profissionais para o SUS”, declarou ao Informativo Adusp Online a pesquisadora científica Roberta Morozetti Blanco, integrante da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que apoiou o “abraço”.
“A nossa luta não acabou. A gente precisa continuar a reafirmar a importância desse instituto, que tem 134 anos de ação na saúde pública e que está estruturado para atendimento de emergências na área do SUS”, disse Giselle Ibette Silva López Lopes, assistente técnica de pesquisa científica e tecnológica do IAL.
Leia também
Osvaldo Coggiola: A dívida pública como alavanca do capitalismo
Heloisa Vilella: Orçamento Secreto — em Pernambuco e Alagoas, corrupção, abandono e até assassinatos
José Geraldo Couto: Anatomia do Caos
Apoie o VIOMUNDO




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!