TV

O racismo contra Roberto Carlos na Rússia

Tempo de leitura: < 1 min

Um incidente lamentável:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

André'

Russos: racistas por natureza:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-int

Não é à toa que esse clube, Zenit, é declaradamente racista e só aceita jogadores brancos.

Alencar Santana

Parabéns ao Roberto Carlos, demonstrou caráter e respeito ao ser humano, seria bom que todo jogador de futebol ou qualquer esportista se manifestasse perante qualquer situação injustiça ou preconceituosa, pela influência que possuem, contribuíriam, e muito, pela mudança de algumas situações, comportamentos e valores. Ele deve continuar jogando lá sim e protestar a todo momento que novas situações como esta ocorra.

Marcelo

Azenha, infelizmente não precisa ir muito longe…
Na final do campeonato gaúcho, a torcida do Grêmio imitava macacos perto do atacante Zé Roberto.

Digno de revolta nesse caso todo é blog "oficial do torcedor" hospedado no globoesporte defendendo literalmente que era uma tentativa do jogador ganhar notoriedade e não uma ação de racismo.

Tudo uma invenção de um coitado segundo o blog, que de imediato omite que foi feita uma denúncia formal ao TJD/RS e que o Grêmio responde por suposta ação de racismo.

O link está aí, e nele a blogueira tece um compêndio de pensamentos preconceituosos para provar sua tese… Lamentável e repugnante que a rede oficial do futebol patrocine algo do gênero….
http://globoesporte.globo.com/platb/julianadebrit

Daniela

Racismo é sempre racismo em qualquer canto do mundo. Não há como negros possam evitar. A não ser com a morte. Portanto é enfrentá-lo, na hora, venha de onde vier. Ou vocês acham que os jogadores negros aqui no Brasil vivem uma democracia racial?

    André'

    Só negros foram vítimas de racismo, escravidão etc?

Alex Gonçalves

Pra quê Roberto Carlos se sujeita a isso? É um p. mascarado, mas admito que é super vitorioso, ganhou tudo no futebol. Pra que jogar na Rússia? Os russos não merecem vê-lo jogar. Que fiquem com seus e suas bananas.

    J. Paixão

    Deixe de ser bobo cara! Ele não está se sujeito. Ele está sendo vítima de racismo. É diferente, deu pra entender? O culpado não é ele. É o racista.

mateus

Todo brasileiro é tratado assim na Europa, mesmo quando é turista, obviamente que ao voltar para o Brasil procura esconde ao fato pra poder esnobar que foi para um país desenvolvido e, que lá é diferente daqui. Na verdade, se valoriza o fato por ele ser famoso, mas isso acontece todos os dias no Brasil, são pittboys, carecas, skinheads espancando, humilhando e matando negros, mendigos e gays nas ruas.
A diferença é que aqui nós, os brasileiros mascaramos a xenofobia.

    Felipe

    Mateus, não sei se você já foi para a Europa e, se for o caso, é um tanto errado usar a experiência própria como se fosse uma verdade universal. Eu jamais tive qualquer problema naquele continente, aliás, muito pelo contrário, fui muito bem tratado o tempo todo.

    No Brasil temos um racismo absurdo também. Se você entende um mínimo de futebol, deve saber de onde vem o "cocha branca" do Coritiba.

    É um tanto estúpido condenar um país inteiro com base em uns poucos imbecis. Aqui no Brasil queimaram um índio no dia do índio, os negros têm milhares de desvantagens, são em média mais pobres e morrem mais cedo. Quem é racista?

    É melhor olhar para o Brasil antes de apontar o dedo para os outros com um tom ufanista. O ser humano tem lá suas idiotices, e felizmente apenas a minoria é realmente estúpida.

    Bruno

    Mentira. Passei quinze dias na Europa – quase 100% do tempo andando pelas ruas – e em momento nenhum fui esnobado ou agredido de qualquer forma. A Rússia, em especial, é um país com sérios problemas de racismo, principalmente de base xenofóbica (o argumento insustentado de "estes safados estão vindo aqui sujar nossas ruas e roubar nossos empregos"), mas este tipo de sentimento existe entre nacionalistas de toda a Europa. O importante é saber que, lá ou cá, isto é o ruído de uma MINORIA barulhenta, mas que é apenas uma minoria.

Malu

Eu acho o racismo sempre deplorável, mas é engraçado como na internet, às vezes uma imagem causa tanta discussão. O Roberto Carlos, pelo menos, pode se dar ao luxo de protestar, pior é o dia-a-dia dos nossos negros e pardos, que são sempre alvos de piadinhas, discriminação, mesmo dentro da família. Quantas vezes, em brigas domésticas, onde todo mundo é misturado, o irmão mais branco, "xinga" o outro de macaco que é mais escuro? Cansei de ver isso, mãe branca brigando com filho mulato na rua, chamando de macaco safado, essas coisas. Infelizmente, o racismo está arraigado na cultura de quase todo o mundo, que se acha superior porque é branco e até por ser menos moreno.

    Samuel Lima

    Vi e revi as imagens, li comentários e texto a respeito desse abjeto e lamentável episódio. E confesso, caríssima: não consegui encontrar nenhuma graça. Mais, penso que sua comparação é infeliz e reforça aquele tipo de "razão cínica" muito presente em nosso meio, quando os episódios de racismo acontecem, com um cidadão comum ou alguém na condição social do Roberto Carlos. Em qualquer circunstância, deve merecer, como crise lesa humanidade e inafiançável, nosso mais veemente repúdio.

Felipe

Não acho certo insinuar que a Russia talvez não devesse sediar a copa por causa disso. É como diz um dos comentários no youtube – não se condena um país inteiro com base em 1 imbecil.

O Brasil mesmo, com uma população tão misturada, é um lugar ridiculamente racista. Em São Paulo tem os bairros brancos até hoje (onde as pessoas são ricas e os pardos e negros meio que só vão à trabalho).

E, para finalizar, se o Roberto Carlos fingisse não se incomodar, seria muito melhor. O que ele faz é o mesmo que dar aos corintianos o poder de tirar um dos melhores jogadores do São Paulo ou do Palmeiras de campo quando bem entender. Deve ter gente que é menos racista do que torcedora muito tentada a fazer o mesmo para ajudar o seu time. Quando a banana vier da própria torcida é que a coisa será realmente grave.

Sérgio

Só uma banana?
O racismo é uma praga em extinção.

Gerson Carneiro

Racismo é cruel. E está presente até em Salvador-BA cuja população é predominantemente negra.

Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Ninguém, ninguém é cidadão

Haiti – Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil

[youtube usRaDW9Pjfc&feature=fvst http://www.youtube.com/watch?v=usRaDW9Pjfc&feature=fvst youtube]

Maria Dirce

Isso mostra qto é bom e chicccccccccc morar fora do Brasil. e voltar do país que esteve, falando a lingua cheio de caras e bocas.Aqui no Brasil tb ja jogaram bananas e discriminaram negros.Agora que a homofobia ta pegando, que estão "tolerando" principalmente gays, que estão casando e celebrando o amor!!!!!!

SILOÉ -RJ

Eduardo: Nada a ver também o seu comentário!

El Cid

eis aqui a imagem do palhaço russo:
http://www.portalcorreio.com.br/obj/11/81613_W400

Comentário do Renato Lira:

Depois de jogar a banana ele foi pra trás do estádio, onde tem uma graminha bem verdinha e suculenta, pra fazer um lanche.

FrancoAtirador

.
.
Corre um boato que, no jogo Santos x Peñarol,
4ª-feira, na final da Libertadores da América,
havia no Pacaembu: um Ganso Branco em campo
e um Peru, parecido com um Corvo,
no camarote do Cisne Negro.
.
.

Dinha

Roberto Carlos não foi quem disse que não voltaria a morar no Brasil por que os ares da Espanha eram melhor para a saúde?

    André'

    E daí? Ele merece ser chamado de macaco por isso?

    andre i souza

    Prefeito, xará. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

    JOSE DANTAS

    Também não deveria comparar os "ares", que só ele sabe o que quiz dizer com isso. Não sejamos hipócritas.

    mateus

    Todo brasileiro é tratado assim na Europa, mesmo quando é turista, obviamente que ao voltar pra esconde ao fato pra poder esnobar que foi para um país desenvolvido e, que lá é diferente daqui. Concordo com a Dinha, ele tambem renega a sua origem e a sua Patria.

Luci

Quando acordou, Weslley já estava sendo socorrido, a caminho do hospital, e Juan desapareceu. Ainda conforme Freixo, moradores da região que não querem se identificar dizem ter visto o menino sendo colocado dentro de um carro da PM. Weslley está internado no hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). A pedido do deputado Freixo, policiais civis estão protegendo o menino. noticia Folha.

Luci

Determinados jogadores de futebol aprendem na Europa que o racismo é cruel, aprendem que são negros, em nosso país não emprestam sua voz e imagem para combater a desigualdade, discriminações e racismo.Estou preocupada com os meninos negros lá do Rio de Janeiro.O menino Juan de Moraes de 11 anos está desaparecidoEle foi visto pela última vez quando voltava a pé para casa, na favela Danon, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), por volta das 20h30 da última segunda-feira (20). Junto com o irmão, Weslley Felipe de Moraes, 14, Juan tinha ido levar para casa, na estrada de Madureira, duas crianças de quem a mãe deles toma conta. Na volta, passavam por um beco na rua Paulo Lemos quando se depararam com o tiroteio. Weslley foi atingido no ombro e na perna esquerda por duas balas perdidas e desmaiou. Segundo o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), o menino afirma que se lembra de ver o irmão caído, também ferido por tiros, antes de desmaiar.

.

Alexandre Felix

Estranho…os gringos são racistas e isso não é novidade (muitos brasileiros também). Porém, adoram fazer turismo sexual em nosso país…com pessoas de todas as cores e com a conivência do governo…estranho, muito estranho.

Fico triste em ver manifestações racistas, como alguns comentários aqui postados.

É, caros amigos, falta muito para evoluirmos…

    JOSE DANTAS

    O turismo sexual é muito difícil de ser combatido por um motivo muito simples: elas querem e de maneira pensada, pois meninas de 15 anos hoje em dia tem opinião formada a respeito de coisas assim e quanto as adultas a prostituição não é crime.
    Mesmo que o governo colocasse o cinto de castidade na moçada apareceria sempre o jeitinho brasileiro. O governo não consegue inibir os crimes de assalto e estupro, onde apenas uma das partes está de acordo, imaginem quando as duas estão querendo?

    Tilda

    então, JOSE DANTAS, para o senhor a vítima é culpada do próprio abuso?
    é com esse tipo de raciocínio que se "justificam" as maiores atrocidades.
    o senhor está buscando justificativa para que?

    JOSE DANTAS

    Eu não estou buscando justificativa para nada, até porque não me envolvo com esse tipo de coisa. Apenas estou dando minha opinião baseada na realidade. A minina de 16 anos vota, ou seja, escolhe quem administra o País e na hora de vender o corpo em troca dos dólares do turista é vítima inocente? A culpa muitas vezes é mais da família do que das autoridades, que começa a falhar na hora que coloca as meninas no trânsito para pedir dinheiro. Ali elas aprendem de tudo como produto daquele meio. O problema é que nem só as carentes financeiramente se envolvem com isso.

Ao sul do equador

O Roberto Carlos fez o certo tem que sair do jogo. Acho que todos os jogadores deve fazer isso em caso semelhante.
O jogador brasileiro é muito perseguido na Europa. Vários jogadores a nível de seleção já falaram de racismo principalmente na Alemanha e Espanha.
O fato que o racismo no futebol esta num estágio muito preocupante, principalmente na Europa. Isso não quer dizer que a Europa é mais racista, mas porque lá jogam jogadores de todos os continentes.
A lição tem que ser seguida no Brasil, qualquer jogador que sofrer de racismo deve sair de campo, e os companheiros também como apoio.

    JOSE DANTAS

    Perdão por discordar. O Roberto Carlos é pago para jogar e pelo time que o contratou. A atitude do torcedor é isolada e o fato deveria ser encarado como tal, inclusive com punição pela autoridade competente, uma vez identificado no meio da multidão.
    Não ha porque ter pena desses profissionais, que mesmo tendo muitos times pagando bem aqui no Brasil, preferem multiplicar a renda e ainda reclamam da discriminação, que atinge inclusive o nosso turista que vai lá deixar sua grana para os gringos. Esses sim, têm motivos de sobra para chiar.

    Tilda

    então, mesmo humilhado, na visão do senhor, ele deveria continuar jogando porque o time está pagando?
    para o senhor, porque recebeu, tem que aguentar tudo?
    dignidade o dinheiro não compra.

    JOSE DANTAS

    O trabalhador negro ao sofrer uma atitude racista por parte de uma pessoa que passa na rua enquanto carrega o balde de concreto não abandona o serviço e não é por falta de vontade e sim pelo compromisso com quem paga seu salário, que não teve participação no ato de racismo.
    Por que eu teria que achar que com uma celebridade como o Roberto Carlos deveria ser diferente?
    Se ele tivesse em fase de testes lá na Rússia, tentando fazer carreira no futebol, sairia de campo?
    Quem garante isso? A dignidade não seria a mesma? Ou a dignidade aumenta em função do patrimônio?

Myriam

A unica coisa que peço: Ensinem seus filhos o respeito total ao outro, ao diferente, Graças a Deusa, apesar de sermos de classe média e "brancos" , fui criada num bairro operário e pobre , cheio de "negros" , NUNCA, na minha familia, ouvi qualquer comentario racista, ao contrario, só ouvi carinho e solidariedade. Só fui saber que tinha racismo no mundo quando uma tia, veio falar coisas de meu primeiro namorado que era "negro", um vizinho … Assim criei meus filhos também. A primeira namorada de meu filho, "branco" de olhos azuis, é "negra" e ele, nem ela, mencionam este fato como sendo fora do comum, nem ninguem na minha familia ou ao meu redor. No meu microcosmo, vivo um mundo sem racismo e acho que isso vem mesmo de berço. Sonho com um mundo como o meu, como o da minha familia. As aspas sao para reforçar que, no Brasil, nao tem branco, nem negro, somos TODOS E TODAS mestiços como Roberto Carlos.

Fabio SP

Puxa, nem uma linha sobre o meu glorioso, grandalhão, maravilhoso, trizão…

S A N T O S F C

JOSE DANTAS

E se o Roberto Carlos fosse um servente de pedreiro, alguém daria importância para esse fato? O racismo é ampla e criminosamente praticado em nosso País assim como as demais modalidades de discriminação.
O Roberto Carlos conta com o apoio de todos e nem precisa disso, pois está lá por vontade própria e ganhando rios de dinheiro.
E o preto pobre daqui que é vítima do racismo simplesmente sendo ignorado em determinados lugares, como se não fosse gente? Ignorar não é crime, porém machuca do mesmo jeito. Será que quem faz "vista grossa" , não cuspiria na cara se a Lei permitisse?
O racismo além de abominável não é privilégio dos russos.

    João Paulo

    Tem o senhor toda a razão em seu comentário. Não esqueço do dia em que um pedreiro paraibano foi atropelado pelo filho de um ministro do FHC, e o rapaz era inabilitado. Todos os deputados e senadores da base do FHC se solidarizam com o ministro, pai do atropelador. O pobre pedreiro só teve as lágrimas da sua família. Não sei se ele era preto ou branco, mas esse desconhecimento, esse desprezo dos ricos pelos pobres é real.

    andre i souza

    É fato, João Paulo, e triste lembrança da massa cheirosa. Coisas assim que me fazem gritar: Pare o mundo que eu quero descer!

    SILOÉ -RJ

    Se você descer, ninguém perceberá. Mas se você reclamar, todos à sua volta irão ouvir.

    andre i souza

    Olá, Siloé, sim, é claro, irmão. Mas você sabe, é um tipo de "ufff", tá difícil de aguentar, mas agir é preciso.

    Um abraço, valeu.

    JOSE DANTAS

    Na verdade o mundo não para, porém o livre arbítrio é uma porta aberta para quem quiser pular. Só há um problema, não conhecemos o outro lado e se esse já não é o que queremos…

Flavio Lima

Muito boa a atitude no RC. Sair de campo.
São os russos que precisam dele, não o contrario.
O augusto da alimentação, põe teu nome completo aqui, se for Homem.
Seu babaca racista.

O_Brasileiro

Será que devemos julgar um povo pela atitude de UM de seus cidadãos ou pelo comportamento da coletividade?

    André

    Hummmm.

    Vou dar um exemplo de como os esquerditas são seletivos na sua moral:

    Quando UMA moradora de Higienópolis falou uma besteira, voce e seus pares vieram aqui julgar toda a população do bairro, nao foi?

    Agora quando o racismo acontece na Russia, herdeira da falida e destroçada URSS, aí a análise muda…

    Todo mundo sabe que os russos sao talvez o povo mais xenófobo e racista do mundo. Gays apanham de neo-nazistas no meio da rua e a policia ainda prende os primeiros.

    Tenho uma amiga russa que morou muito tempo no rio e me disse com todas as letras:

    "se um dia voce for na russia, tenha MUITO cuidado, pois eles nao gostam de gente do cabelo escuro, identificam facilmente um estrangeiro."

    Daniel

    Uma moradora de Higienópolis ou os 3.500 que assinaram o abaixo-assinado peticionando que a estação do metrô fosse construída em outro lugar?

    André'

    Voce quer cassar o direito de 3.500 pessoas se manifestarem? Por que?

    Estou falando do episódio "gente diferenciada", nao seja dissimulado.

    Gerson Carneiro

    Daniel,

    Foi UM morador que deferiu o requerimento dos 3.500 em detrimento de TODA população da cidade e de quem mais aparecer. Quando não deveria tê-lo feito.

    Mariano

    Perfeito, é exatamente a mesma situação, com as conclusões variando de acordo com o freguês.

Renato Lira

81613_W400Q60I2SASRFHFVRLRRCLCTCRCB.jpg

andre i souza

É isso que o povo evoluído tem pra dar ao resto do mundo que não reflete o que eles veem no espelho. E me dá raiva ver brasileiro abanado o rabinho quando vê um gringo de pele branca olho azul, as vezes nem precisa tanto, basta enrolar a língua. Não que tenhamos que maltratá-los, de maneira nenhuma, mas precisamos nos impor e exigir respeito. Porém, cá entre nós há aquela parcela, elite ou não, que por ser (ou pensar ser) branca é primeira a, no mínimo, zombar dos compatriotas. Haja vista as "brincadeiras com os baianos, índios, neguinhos, cabeças-chatas e por aí vai. Triste, muito triste. Ignorantes até a alma, pois desconhecem a natureza humana, preferem paparicar o seus bichos (os de estimação e os de seus espíritos).

Augusto

Vocês estão exagerando. Os torcedores apenas queriam alimentá-lo… Nada mais.

    Flavio Lima

    Vai toma no meio do seu sul, Augusto racista e babaca.
    Põe teu sobrenome aqui, trouxa!

    Fabio SP

    Pronto! Desceram ao nível do rapaz acima…

    Zé das Couves

    Negativo, Fábio.
    Pra descer ao nível do Augusto é necessário muito mais do que meia dúzia de palavrões.

    Augusto

    Pronto, babana pra você também!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Renato Lira

    E uma graminha pra tu ruminar, Augustão.

    Pedro Almodóvar

    huahuahuahauhauahua Grandessíssimo filho de uma p… você eim rapaz? Espero que sua vida seja tão baixa quanto suas palavras.

    cleide reis

    Vc so pode ser um idiota.

    andre i souza

    Ô esperto,
    quando estiveres precisando desesperadamente de algum auxílio humano não farás tal distinção.
    Vá a algum hospital e olhe as bolsas de sangue que salvam vidas diuturnamente, esperto, veja se há sangue com a cor, ou da raça, que mais te agrada para, num eventual dia de necessidade, exigires dos teus socorristas, que, por certo, só serão da sua cor predileta também, a administração de sangue que o teu evoluidíssimo entendimento acha ser o melhor.

    Boa sorte.

    Augusto

    Vocês é que são babacas. Aquilo é um jogo de futebol… Vocês já foram alguma vez na vida a um estádio??? Pois eu digo que jogar banana é o de menos. Os caras jogam de tudo, até unina em saquinhos plásticos. O uso de xingamentos então nem se fala. O Roberto Carlos deveria ter levado na brincadeira, até porque ele está mais para branco que para preto. Pelo amor de Deus, os torcedores só estavam brincando! Só isso! Isso aqui está virando o blog do politicamente correto. Não se pode fazer nada que já é racismo.

    Alexandre Felix

    É, pelo visto você não é negro, mora em um bairro de classe média alta, dirige um carro que ganhou do seu pai…

    Seu mundo é diferente, nele racismo não é uma monstruosidade, é só uma piadinha, não é?

    Felicidades muchacho…

    SILOÉ -RJ

    Se você acha pouco chamar alguém de macaco, então não irá se ofender se eu lhe chamar de burro e (ou) idiota.
    É só bricadeirinha, tá!!!

    SILOÉ -RJ

    Está virando não!!! É o blog do politicamente correto, só que as vezes a gente perde a paciência com pessoas sem noção como você,
    "FILHOTE DO BOLSONARO"!!!

    Alexandre Felix

    Péssimo comentário…muito ajuda quem não atrapalha…

    SILOÉ -RJ

    Já sei : O seu problema é a BANANA ou a falta dela.
    A BANANA é uma das frutas mais nutritivas que existe, rica em fibras, potássio, vitamina A e C entre outros nutrientes e amino- ácidos.
    É digestiva e calmante e ajuda a regular os intestinos tanto nas diarréias quanto nas prisões-de -ventre.
    Daí o porquê de você ser tão "ENFEZADINHO"

Paulo de Vitu

Racismo (preconceito religioso) eu estou vendo aqui, uma multidão de 5.000.000 de pessoas tomam as ruas da zona norte e vcs nao escrevem nenhuma linha sobre o assunto? qdo é creve de categorias ai mesmo que seja 1.000 pessoas vcs falam ne? Será que realmente estamos vivendo em uma democracia?

    Renato Lira

    Na Record, que é da Universal, só se falou da Marcha para Jesus.

    Nenhum minutinho que seja foi dado para as comemorações do Corpus Crhisti.

    Dá na mesma, né?

    P.S.: O Azenha trabalha na Record.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Um conhecido Dono de Igreja,
    que se engajou na campanha de Serra,
    na eleição presidencial do ano passado,
    afirmou que "São Paulo é do Senhor Jesus".
    Esqueceu de dizer que o diabo deu o golpe
    e está no poder há décadas.
    .
    .

    mateus

    muito bom seu comentário…

    alfredo nascimento

    5.000.000 de Débeis mentais

    Vinícius

    Paulo, acredito que rola preconceito religioso aqui mesmo, vide o comentário do neardental ali embaixo. Mas acho que a idéia dos blogueiros é mostrar principalmente o "outro lado", ou seja, a Marcha para Jesus já foi muito bem representada na mídia, não precisava ressoar aqui,

    Além disso, em primeiro lugar acho que a Marcha para Jesus é linda, mas não tem importância política, em segundo lugar é melhor que nem se fale em evangélicos mostrando o rosto na rua neste blog senão o pessoal já se revolta e começa a xingar…

    Oliveira

    Dado que este é um espaço democrático, você teve liberdade de postar um comentário. Não misture as coisas.

Celson

Olá Presidente Dilma como vai? você é tão importante para o país, quanto o ex-presidente Lula. Portanto parabéns pelo o seu governo, fique firme o brasil esta com você! abraço.

    Eduardo

    O que isso tem a ver com a notícia? E porque tem 3+?

    Puxa-sacos.

    Renato Lira

    Não tem nada a ver com a notícia mesmo.

    Mas eu gostei.

    Concordo com o Celson.

    E tu tá muito nervosinho, Edu.

    Sabemos que Lula e Dilma incomodam os reaças.

    Pode espernear.

    Mas não precisa ofender.

Deixe seu comentário

Leia também