Erika Kokay: Pau que bate em Chico não bate em Leilane

Tempo de leitura: < 1 min


Não se pode expressar essas preferências [políticas] publicamente nas redes sociais, mesmo aquelas voltadas para grupos de supostos amigos. Pois, uma vez que se tornem públicas pela ação de um desses amigos, é impossível que os espectadores acreditem que tais preferências não contaminam o próprio trabalho jornalístico, que deve ser correto e isento. Como entrevistar candidatos, se preferências são reveladas, às vezes de forma apaixonada? O mais grave é que, quando os vazamentos acontecem, as vítimas, com toda a minha solidariedade, dizem que foram mal interpretadas. Não importa, o dano está feito. A Globo é apartidária, independente, isenta e correta. Texto atribuído ao diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel

Nada tenho a dizer a respeito. Chico Pinheiro, à Veja, sobre vazamento de áudio atribuído a ele

Da Redação

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) escreveu hoje no twitter que a TV Globo, que se declara “isenta”, trata de maneiras diferentes seus funcionários, a depender das inclinações ideológicas.

Para a parlamentar, a reação da Globo a áudio atribuído ao âncora do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro, que motivou um comunicado interno, não aconteceu quando outra âncora, da Globonews, Leilane Neubarth, celebrou a decisão do STF que negou habeas corpus ao ex-presidente Lula reproduzindo um trecho do hino nacional.

Veja também:

João Damasceno: Jornal Nacional trata ruralistas como “manifestantes” e sem terra como “criminosos”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Amigo.

Até mesmo em salas de aula de primeiro grau os professores estão sob severa vigilância. Basta que se pronunciem, minimamente, discordando de informações que são divulgadas a respeito do PT e de seus governos, por exemplo, para que passem a correr sérios riscos de serem denunciados e, por isso, sofrerem retaliações.

Nas salas de aula do segundo grau e de faculdades o clima é muito pior. Sabemos disso tudo e é por isso que, ao contrário de muitos que se puseram a comemorar o áudio “vazado” do Chico Pinheiro, muitos petistas, inclusive, eu prefiro ser cético.

Será que o jornalista Chico Pinheiro colocaria em risco o cargo que ocupa na Globo só para defender o Lula?
Será que o tal áudio foi, realmente, vazado, ou seja, tornou-se público por mero descuido?
Sera que o lance não foi planejado pela Globo para inflar ainda mais a monumental desmobilização do povo brasileiro?

Desconfiemos, amigos, desconfiemos.

Em tempos de Guerra de Quarta Geração, de Guerra Psicológica, de Guerra Híbrida, uma guerra de desinformação, de despolitização e de desmobilização sem quartel a qual estamos submetidos já há vários anos, temos que manter prudência – muito mais do que já mantínhamos – diante do que é divulgado pela mídia hegemônica.

Temos, muito mais que antes, que “ficar com um pé atrás” diante das técnicas de manipulação dessa mídia que, sabemos por demais, é mestre em nos vender o opressor como defensor da liberdade e da democracia e o oprimido como o terrorista e inimigo do que chamam de mundo livre.

Prudência, amigos, prudência em doses elevadas antes de ficarmos a reproduzir, gozosamente, coisas desse tipo. Tenhamos em mente, vamos nos convencer de uma vez por todas, que o golpe não foi planejado por amadores.

Bel

Vê que até esse jornalista da globo fala em ¨eles¨. Lula tem razão: ¨Eles¨ existem.

Batista Neto

A pergunta do Julio é instigante e não parece tão difícil de responder e entender a causa do comportamento que ele questiona.
Vamos à pergunta:
“Com que fim, ainda estou por entender, creio que por interesse oportunista, quando sua “inteligencia” planejou se beneficiarem, oportunisticamente, dessa que sempre foi reconhecida como uma estrutura podre.”

Antes de entrar no mérito do questionamento, valeria destacar que na questão expressa-se uma suposição injusta e absurda. Quem teria planejado beneficiar-se com a estratégia de não enfrentamento do que vc chama, com justa razão, de “estrutura podre”?

Com planejamento, construção e implementação de políticas de redução das vergonhosas desigualdades, de investimentos públicos em políticas de desenvolvimento e infra estruturas, de soberania nacional, de protagonismo no cenário internacional, em políticas de diplomacia voltadas a multilateralidade e afirmação do Brasil como a 5ª economia do planeta, em valorização dos direitos sociais, com aumento real de salário mínimo e desemprego de 4% em 2014, quem se beneficiou com essas políticas?

Os petistas, ou o povo brasileiro? Presta atenção, oh Julio!

Feito esse breve reparo, vamos à pergunta sobre o motivo da opção pelo pacto com todas as forças políticas, com rentistas, agiotas, sonegadores, com acesso à representação e participação de todos os segmentos e entidades representativas das mais diferentes classes populares, “com STF, com tudo”, como diria Romero Jucá.

É simples. O motivo é a inteligência e a extraordinária capacidade de articulação política de lideranças cuja base de sustentação está no povo, que não tem armas, nem togas, nem qualquer tipo de força, a não ser o voto que o Poder joga no lixo na hora que bem entende, como acabou de fazer em 2016, nos restando apenas lamúrias e lamentos entre algumas bravatas inconsequentes. Todo o Poder está do outro lado e contra a força, sabemos, não há resistência. Se a turma do enfrentamento tivesse prevalecido nas decisões de governo, o GOLPE teria vindo antes. E a nós só restaria chorar e resmungar como estamos fazendo sempre. Vc não tem a FORÇA e nem eu. Então, pelo menos, tenhamos a decência de reconhecer quem ousou lutar e ousou vencer enquanto teve forças para sustentar a luta.

Grande abraço.

    Julio Silveira

    Meu caro, como um cidadão vivído aprendi que contra a força a resistencia do fraco tem que vir da inteligencia. E me desculpe mas não consigo aceitar essa justificativa, de que foi um ato de inteligencia se associarem com as forças atrasadas deste país para justificar as boas acões politicas praticadas durante as gestões petistas. Por que, na minha leitura, essa pratica se assemelha a trocar principios imateriais por vitorias materiais que a historia tem mostrado serem transitorias, ainda mais quando se trata de um grupo politico com convicções ideologicas e que deveriam já ter tido a sensibilidade para compreender o nosso passado infame tão criticado. E dogo mais, meu caro, Essa sua justificava também justifica todos os discursos vem intencionados que ouço desde a Diatura mikitar, de apoio aos mais pobres, mas que se revelam como o que estamos presenciando como consequencia, para mim dessa “inteligencia”. E quero ressaltar a vc minha decepção por ver tantas possibilidades de um aprofundamento critico reeducativo nas raizes de nossos problemas terem sido relegadas e desperdiçadas por um partido que acreditei seria capaz de fazer a transformação necessaria ao nosso país. O partido que se apresentou diferente, disposto a se democratizar seguindo as diretrizes das bases sucumbir ao interesses e a vocação cultural burguesa de seus lideres. Mas, as bases das esquerdas ainda podem fazer desse limão uma limonada fazendo uso das consequencias das ações e retorica desastrosa de lideres petistas, que abusaram ao buscarem para seu lado o que de pior o Brasil tem produzido em termos de representação de nossa cultura, Globo e seus congeneres dentro, inclusive economica e politica, os tubarões e gafanhotos, predadores do país. Sds.

lulipe

A Globo deveria ser agradecida aos petistas de todas as matizes, afinal quanta audiência é dada por eles. Geralmente sei das novidades da Vênus aqui no blog.

    RONALD

    Mentira, você baba ovo dos marinho e se lambuza com a baba que escorre deles !!!!

    Mauro

    Eu também soube da série da Netflix pelos petistas. Como esses petistas são idiotas !

FrancoAtirador

A Fala do Jornalista Chico Pinheiro,
Bem que poderia ser Aproveitado
como Editorial por uma Rádio.

    FrancoAtirador

    Quando o Moro separa uma ponte une
    Se a vingança encara o remorso pune
    Você vem me agarra, alguém vem me solta
    Você vai na marra, ela um dia volta

    E se a força é tua ela um dia é nossa
    Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí

    Você corta um verso, eu escrevo outro
    Você me prende vivo, eu escapo morto

    De repente olha eu de novo

    Perturbando a paz, exigindo troco
    Vamos por aí eu e meu cachorro
    Olha um verso, olha o outro
    Olha o velho, olha o moço chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí

    O muro caiu, olha a ponte
    Da liberdade guardiã
    O braço do Cristo, horizonte
    Abraça o dia de amanhã

    Olha aí…
    Olha aí…
    Olha aí…

    https://youtu.be/LePlhJolWas
    Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro

Fábio Lima

Nossa, mas quanta preocupação os petistas têm com os problemas da Globo. Eles não sabem viver sem quer saber o que se passa na Globo !

    Julio Silveira

    Vou te falar como um cidadão que nunca foi petista, quiça filiado a partido politico, mas não isento por que me sinto uma nacionalista de esquerda.
    Concordo contigo, vejo que há uma coisa estranha que faz os petistas terem esse apego estranho a Globo. Estranha, por que estranho terem eles tido dois governantes e nenhum deles tratou a Globo como deveriam, como um fruto da Ditadura militar, construida para destruir o senso critico do povo brasileiro e instalar nele o espirito de vira latas, com uma acomodação e aceitação aprofundada da propria alienação. Metodo conhecido via publcidade e propaganda para facilitar o aceite de nossa subordinação a tal parceria preferencia com os States, feita naquele tempo, provavelmente com contrato de prazo indeterminado, com o predominio da soberania deles sobre a nossa. A revisão desse protocolo provavel, secreto, que resgatou a soberania, e a nacionalidade, pode ter sido o erro petista que causou toda essa parceria persecutória que levou ao golpe. Por que leva a elite economica nacional, vendilhona desde sempre e parceira do estado origem da cultura da forma economica predominante, unica a ter vantagens exclusivas nessa entrega traira, que cria no topo uma tal “cidadania mundial”, que nunca virá para um brasileiro popular. Facil ente comprovavel quando se olham os tratamentos diferenciados que dão as distintas classes sociais que procuram entrar nos States. Há classes que não se enquadram no nivel de exigencias economicas daquele país.
    Francamente acredito que o acoitamento dos petistas com a estrutura nacional criada, a Globo em particular, sem envidar nenhuma luta para esclarecer as razões de sermos o que temos sido a tão longa data, contribuiu na consideração de cumplicidade que vejo em muitos cidadãos. Ainda que muitos tenham o reconhecimento de desvio moral e ético dentro de nossas instituições. Mas isso é percepção antiga que imperdiavel ente o PT agasalhou. Com que fim, ainda estou por entender, creio que por interesse oportunista, quando sua “inteligencia” planejou se beneficiarem, oportunisticamente, dessa que sempre foi reconhecida como uma estrutura podre. Entenfido por muitos, e hoje cada vez mais, que nunca levará o povo e o país a lugar nenhum.

    RONALD

    Se nome é Fábio lima, mas pode me chamar de LILIPINHA, ok?

    Bel

    Falta de informação e de falta de profunda reflexão nesse teu comentário. A Globo é monopólio. Em quase todas as regiões, para não dizer cidade, dos estados brasileiros tem uma repetidora e vários outros veículos que repetem o dia todo sem parar o que saiu na platinada. Mesmo sem querer, em qualquer salão de beleza, restaurante, bar…que tenha uma mísera TV, deixam ligada na globo pq ¨pega¨ melhor sem precisar nem de antena. Nos dias atuais, até que diminuiu, mas não faz muito tempo que todos os capítulos das novelinhas da globo eram recontados diariamente nos jornais de todo país. Quem traiu quem, quem transou com quem, quem apanhou, como fez para levar vantagem só porque é bonita ou ricaço. Essas são as novelas globais que foram enfiadas goela abaixo de um povo que acabou acreditando que saber o que acontece nas novelas é estar atualizado. Até porque o capítulo de ontem era o assunto de hoje, além da televisão, em jornais, revistas, rádios. Páginas inteiras com as novelas para alienar o povo a ficar horas sentado em frente à telinha e cooptar cérebros. Mudar isso é difícil. Ainda hoje há quem não fica sem assistir. Deixa até de dialogar com os filhos, exige silêncio para assistir. É a força da repetição como qualquer ditadura, seja ditadura da moda ou o que for.

Deixe seu comentário

Leia também