Cunha mais próximo de se livrar de punição no Conselho de Ética

Tempo de leitura: 2 min

cunha_entrev_cama foto José Cruz/Agência Brasil

Pinato deixa Conselho de Ética e pode abrir caminho para vitória de Cunha

RANIER BRAGON

DÉBORA ÁLVARES


Folha

13/04/2016 20h02

Primeiro relator do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Fausto Pinato (PP-SP) renunciou a sua vaga no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

O movimento pode abrir espaço para uma virada de Cunha que, na fase de apreciação do relatório preliminar, foi derrotado por uma margem apertadíssima –11 a 9.

Ao justificar sua saída do Conselho, Pinato disse que não se sentia à vontade de permanecer na vaga que cabe ao PRB no colegiado após ter mudado para o PP.

Ele foi substituído por Tia Eron (PRB-BA), ligada à Igreja Universal. Pinato afirma acreditar que a deputada seguirá a posição que ele manteve em seu relatório, contrária à Cunha.

Apoie o VIOMUNDO

“Creio que ela seguirá o relator, se fizerem diferente será um absurdo, um tiro no pé. Existem provas absurdas [contra Cunha]”.

Pinato foi destituído da relatoria do processo contra Cunha após o vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), acatar uma questão de ordem de aliados do peemedebista.

O parlamentar foi substituído por Marcos Rogério (DEM-RO), que também elaborou um relatório contrário à Cunha.

O Conselho é composto por 21 deputados. O processo agora está na fase de recolhimento de provas e oitiva de testemunhas.

Em seguida, o relator vai elaborar mais um parecer que, novamente, será submetido ao plenário do colegiado, antes de seguir para apreciação no plenário da Câmara.

Leia também:

Jornalista espancado na rua em Santos

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também