Assange usa o Estadão para tirar casquinha da Folha

Tempo de leitura: < 1 min

do leitor Andre Veras, reproduzindo entrevista de Jamil Chade com Julian Assange, publicada aqui no Estadão:

Sobre liberdade de informação na América Latina, qual a avaliação do sr.? É algo que o preocupa ou não mais do que em outras regiões?
Há boas leis e proteções constitucionais em vários países latino-americanos. Mas a questão é se essas leis estão sendo seguidas na prática. A associação entre Estados (e seus Poderes Judiciários) e empresas pode permitir a censura na prática. Entendo que há um grande escândalo em relação ao blog Falha de S. Paulo, que é uma sátira ao nome do jornal com o qual temos uma parceria no Brasil (mais informações nesta página). Entendo a importância de proteger a marca e temos sites similares que se passam por WikiLeaks. Mas o blog não pretende ser o jornal e acho que deve ser liberado. A censura é um problema especial quando ocorre de forma camuflada. Sempre que haja censura, ela deve ser denunciada.

*****

O Estadão também publicou nota da Folha: “Não é verdade que qualquer blog tenha sido censurado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’. A Folha entrou com ação civil contra os criadores do blog para cessar o uso de seu logotipo e de nome de domínio virtualmente idêntico ao do jornal. Na própria ação o jornal deixa claro que não se opõe à sátira e não tem a intenção de criar obstáculos ao conteúdo do blog citado. Além de falsa, a informação não condiz com a conduta do jornal de defesa da liberdade de expressão, com responsabilidade e nos limites da lei”.

Saiba mais clicando aqui para acrescentar o Desculpe a Nossa Falha a seus favoritos

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também