Ibope: Dilma a 5% da vitória; Marina cai quatro pontos, Aécio parado; presidente vence ambos no segundo turno
Tempo de leitura: 2 min


PS do Viomundo: Notem que 7% dos entrevistados pelo Ibope “não sabem ou não responderam”. Além disso, existem outros 7% que declararam voto em branco ou nulo. Ou seja, 14% dos entrevistados. Aí podem estar os votos que faltam para Dilma vencer no primeiro turno. Ela também pode pescar votos entre os eleitores que, até domingo, abandonarem Marina. Está no campo das possibilidades, já que a curva ascendente de Dilma reduziu a velocidade, mas continua.
PS do Viomundo2: Enquanto o Ibope ouviu 3010 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro, o Datafolha ouviu 7.520 eleitores nos dias 19 e 30. Neste aspecto, a pesquisa do Datafolha é mais recente e mais ampla. No Datafolha, são 10% de votos brancos ou nulos, com as perdas de Marina, pelo menos na aparência, indo integralmente para Aécio e a ascensão de Dilma estancada. Mas, lembrem-se sempre, o Datafolha é aquele que disse que Fernando Henrique Cardoso venceria Jânio Quadros na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Em pesquisa de boca de urna! Eu estava lá, em carne e osso (leia em O dia em que o Datafolha derrotou Jânio Quadros).
E o Ibope, bem… o Ibope dava como certa a derrota de Lula na sucessão, em 2010. Já se esqueceu das previsões de Carlos Montenegro? Refresque a memória aqui.
Para outros desastres testemunhados, leia o texto em que descrevo os dois tiros que uma empresa de pesquisas dos Estados Unidos deu em Hugo Chávez, em Queimando a língua com as pesquisas eleitorais.
Leia também:




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!