Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Vox Populi: Serra 36%, Dilma 19%

Atualizado em 10 de novembro de 2009 às 20:54 | Publicado em 10 de novembro de 2009 às 20:42

Pesquisa do Vox Populi que acaba de ser divulgada pelo Jornal da Band mostra que José Serra lidera a corrida presidencial, seguido pela ministra Dilma Rousseff.

Serra passou de 40% para 36%.

Dilma passou de 15% para 19%.

Ciro passou de 12% para 13%.

Marina passou de 5% para 3%.

Heloisa Helena, incluída nessa pesquisa, apareceu com 6%.

A taxa de rejeição de Serra é de 11%, a de Dilma está em 12%.

Dos entrevistados, 55% estão longe de se decidir em quem vão votar.

A taxa de aprovação do presidente Lula passou de 65% para 68%.

A margem de erro é de + ou - 2,4%.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Marcos D. (13/11/2009 - 12:53)
Azenha, costuma-se dizer que governantes populares não transferem popularidade para um outro candidato ou candidata. Transfere, sim.

Em 1945, a eleição presidencial estava muito acirrada e somente foi decidida quando Vargas falou que os trabalhadores deveriam votar em Dutra. Sabe o que aconteceu? Dutra (do PSD) ganhou disparado a eleição, deixando os candidatos da UDN (Eduardo Gomes) e do PCB (Yedo Fiúza) a ver navios. E a popularidade de Lula é ainda maior do que a de Vargas.

Logo...

Leider Lincoln (12/11/2009 - 15:19)
Rodolfo: que tal vender uma empresa pelo valor do seu lucro bimestral? O que você acha que deu mais prejuízo, diga-nos aí...

jose Geraldo (12/11/2009 - 14:53)
"Rodolfo (o oficial) (12/11/2009 - 11:47)"
Quantos anos voce tem? Parece que voce não viveu a epoca
das privatizações.

Rodolfo (o oficial) (12/11/2009 - 11:47)
"francisco.latorre (12/11/2009 - 05:16)

sarney é centro fisiológico.

fhc-serra é direita entreguista.

desenhado."

O que seria uma direita entreguista? Entregar duas refinarias na Bolivia por 30% abaixo do seu preço real? Tomar calote do presidente do Equador, que se recusa a pagar por trabalhar já finalizados? Ou seria aceitar produtos brasileiros serem barados pelo protecionismo argentinos, enquanto nós continuamos a importar produtos dos Hermanos?

Desenha melhor pra eu entender o que seria um entreguista.

francisco.latorre (12/11/2009 - 05:16)

sarney é centro fisiológico.

fhc-serra é direita entreguista.

desenhado.


mineiro (11/11/2009 - 21:24)
como esse calhorda nojento tem 36% ,nazista safado tem essa porcentagem, essa pesquisa foi feita em sp , so pode, gente o povo de sp nao sabe votar nao , como eles podem responder pelo resto do brasil.

neto (11/11/2009 - 21:18)
Duas semanas atrás, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil estava a salvo de um novo apagão elétrico,

A declaração da ministra foi dada durante o programa "Bom dia, Ministro" do dia 29 de outubro.

serra vai ganha no primeiro turno sim deus ki ser

vinicius souza (11/11/2009 - 19:22)
Veja Mente DE NOVO!!!
Por Nelson de Sa com comentario de Vinicius Souza 11/11/2009 às 18:58

A mentira da inVeja é tão escandalosa que até a Falha (outra mentirosa patológica) não resistiu e mostrou

http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-11-08_2009-11-14.html#2009_11-11_11_46_42-10987816-0

11/11/2009
Vox Populi vs. Vox Populi

No "Jornal da Band" de ontem, terça-feira:

Pesquisa Vox Populi aponta uma recuperação da pré-candidata Dilma Rousseff e uma queda de José Serra nas intenções de voto para 2010, em relação a outubro. Serra está em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. No mês passado, tinha 40%. Dilma vem em segundo lugar, com 19%, aumento de quatro pontos. Ciro Gomes é terceiro, com 13%; Heloísa Helena, 6%; e Marina Silva, 3%. Num segundo cenário, trocando o candidato tucano por Aécio Neves, Dilma aparece em primeiro lugar, com 20%, tecnicamente empatada com Ciro Gomes, que tem 19%, e com Aécio, 18%.

Na "Veja", sábado:

Uma pesquisa nacional do Vox Populi concluída na segunda passada confirmou a folgada liderança de José Serra na corrida presidencial. Ele tem 40%, mais do que o dobro dos 15% obtidos por Dilma Rousseff e mais do que o triplo dos 12% registrados por Ciro Gomes. Marina Silva ficou com 5%. Nesse quadro, Serra levaria no primeiro turno. Quando Aécio Neves é apresentado como candidato tucano no lugar de Serra, constatou-se uma surpresa: Aécio superou Dilma pela primeira vez numa pesquisa do Vox Populi. Ainda que seja por um ponto porce

Sidrack (11/11/2009 - 19:15)
MUITO ESTRANHO! O apagão ter ocorrido exatamente na data de publicação da pesquisa VOX POPULI revelando a que do Serra e o avanço da Silma. Alguém pode comentar?

Marcus Vinicius (11/11/2009 - 17:46)
Em quase todos os assuntos deste Blog, O dvoranta (dvorak) defeca suas verborragias... tem animais que marcam territórios com urina (lobos, por exemplo) mas ele é um caso típico: cada assunto aqui no Blog, ele abaixa as calças (suponho que tenha) e mandar ver !! que triste, que fedor...

Fernando (11/11/2009 - 17:45)
Quero ver essa pesquisa aí quando tirarem o nome da Heloísa e colocaram o Plínio Sampaio pelo PSOL.

Aí o bicho vai pegar!

Eli (11/11/2009 - 17:24)
Hoje de manhã, esperei pelo Bom(?)dias Brasil, só pra ver as caras da Leitão, do Renato Machado, do Alexandre Garcia, da Zileide Silva. Pareciam que estavam a ponto de ter um orgasmo, ao comentar sobre o blecaute. É, blecaute. Apagão foi o que aconteceu em 2000/2001 e custou 45 bilhões por culpa de FHC. Não confundam, apagão foi o racionamento de energia imposto pela privataria generalizada e a falta de investimento da era FHC.

Arthur Golgo Lucas www.arthur.bio.br (11/11/2009 - 17:17)
Ah, sim... Marina Silva está lá embaixo e despencando. :-P

Arthur Golgo Lucas www.arthur.bio.br (11/11/2009 - 17:16)
Cadê a Marina Silva nessa pesquisa?

laura (11/11/2009 - 16:28)
Obrigada mais uma vez por seus esclarecimentos, Flávio Luiz Sartori!

Mac (11/11/2009 - 16:23)
Quem não se lembra da eleição de Jaques Wagner na Bahia??!?!!?!?!?! o Ibope e o Datafolha davam como certo a vitória do finado:) PFL !!!... e o PT ganhou no primeiro turno .

Alexandre Duarte (11/11/2009 - 16:10)
E olha como o PIG deu a noticia

http://todamidia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-11-08_2009-11-14.html#2009_11-11_11_46_42-10987816-0

Rodolfo (o oficial) (11/11/2009 - 15:06)
então fhc-serra é melhor que sarney?...

Compare seus estados de origem e seus cabos eleitorais que a reposta está lá.

Gosta do Lula eu até entendo, mas se cegar a tal ponto de defender o segundo maior coronel da história do Brasil chega ser cômico. Mais cômigo só você tentando me ofender, chamando-me de nazista independente do assunto.

Latorre, vc é patético.

Flavio Luiz Sartori (11/11/2009 - 15:03)

NÚMEROS DA PESQUISA VOX POPULI/BAND QUE DESMASCARARAM A FARSA DAS PESQUISAS DO PIG DEVEM LEVAR A OPOSIÇÃO AO DESESPERO 3

(continuação)...contra nenhum candidato e que não responderam a pergunta do Vox Populi.

Conclusão, a pesquisa do Vox Populi é uma ducha de água fria na oposição, que já defendi aqui a tese, não se manifesta no processo político brasileiro somente através dos partidos, se manifesta também por órgãos de comunicação, como por exemplo, a Rede Globo de Televisão, a que atua da maneira mais descarada fazendo política veladamente contra o Governo Lula.

Flávio Luiz Sartori - flavioluiz.sartori@gmail.com

http://flavioluizsartori.blogspot.com/


Flavio Luiz Sartori (11/11/2009 - 15:01)
NÚMEROS DA PESQUISA VOX POPULI/BAND QUE DESMASCARARAM A FARSA DAS PESQUISAS DO PIG DEVEM LEVAR A OPOSIÇÃO AO DESESPERO 2
(continuação)...eleitor brasileiro ao longo dos anos refletem a soma das diferentes gerações.

Outro aspecto importante é sobre a questão da rejeição, concordo plenamente com o método do Vox Populi, eu mesmo que sou profissional de pesquisa de opinião e mercado já constatei na prática que tem uma parcela de eleitores que respondem sempre não ter nada contra nenhum dos candidatos. Essa parcela oscila sempre entre 30% e 40%. Para que exista um índice acima de 30% de rejeição é necessário que o candidato tenha feito muitas coisas ruins. Esta questão da rejeição metodologicamente tem que ser verificada por perguntas estimuladas por fichas em forma de pizza com o nome de todos candidatos e a opção do eleitor entrevistado não rejeitar nenhum candidato. A rejeição sempre é exposta combinada com uma indignação em relação a atos de algum candidato, que eu saiba, pode existir descontentamento em relação a Jose Serra, Dilma, Ciro, Marina e Heloisa, agora indignação não, isto é para coisas muito graves, que a maioria da população não tem conhecimento.
Os números do Vox mostram que a rejeição de Aécio é de 5%, Ciro tem 8%, Heloisa Helena tem 10%, Serra e Marina tem 11% e Dilma Roussef tem 12% de rejeição. Somando a rejeição de todos candidatos temos 57%, ora na escala de 100% ficam faltando 43%, que representam os eleitores que não tem rejeição contra...(continua)

Flavio Luiz Sartori (11/11/2009 - 14:58)
NÚMEROS DA PESQUISA VOX POPULI/BAND QUE DESMASCARARAM A FARSA DAS PESQUISAS DO PIG DEVEM LEVAR A OPOSIÇÃO AO DESESPERO 1
A pesquisa do Vox Populi/Band divulgada ontem, dia 10 de Novembro é extremamente esclarecedora sobre questões que levantei aqui desde de que iniciei o blog.
Vamos as questões:

Sempre questionei as amostragens do IBOPE e também do Sensus porque sei muito bem e de cor e salteado que o ensino superior no Brasil sempre foi privilégio da classe média, de B para cima, aqui no Brasil. As novas políticas educacionais que abrem a universidade para as classes C, D e E e a ascensão social que acontece no Brasil no Governo Lula já produzem uma nova realidade na escolaridade do eleitor brasileiro, mas estamos em transição, qualquer super dimensionamento em uma amostragem de uma pesquisa eleitoral favorável a escolaridade com ensino superior reflete no resultado da pesquisa em variáveis de 3 a cinco pontos para determinado candidato. Quando temos números entre 13% e 19%, cinco pontos a menos nos 19% se transformam em 14% e cinco pontos a mais em 13% se transformam em 18% e, ai está feito o resultado, basta manipular a amostragem.
Os números apresentados por mim referentes a escolaridade do eleitor brasileiro em outras pesquisas estão lá na página do TSE e só entrar no link http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/distr_instr_blank.htm,escolher a data e ler os números, de acordo com o TSE eles representam o histórico da escolaridade do eleitor...(continua)

PAULO SERGIO MOREIRA (11/11/2009 - 14:51)
AZENHA,
a Globo, por tabela, quer a tingir a Dilma. Até no Vídeo Show estão "martelando' o assunto apagão.

Ricardo Homrich (11/11/2009 - 13:57)
Já sei quem é o dvorak ..... Willian Waack.

SÁVIO SOBREIRA - DO CEARÁ (11/11/2009 - 12:49)
Se essa pesquisas do vox-populi diz que o josé serra tem 36% é por que ele só tem 33 ou 34% ( MANIPULANDO A MARGEM DE ERRO PARA MAIOR), Se diz que a Dilma só tem 19% , é porque ela tem no mínimo 22%(MANIPULARAM A MARGEM DE ERRO PARA MENOS).... O CORRETO HOJE É: SERRA COM 32% E A DILMA COM ALGO EM TORNO DE 25%, PORISSO É QUE O PIG E A OPOSIÇÃO ANDAM TÃO FRENÉTICAS!!!!!

francisco.latorre (11/11/2009 - 12:41)

aliança PSDB-PT...

pode uma bobagem dessas...

é rodolfo... você não sabe nada mesmo... delírio.

então fhc-serra é melhor que sarney?... tem dó...

e antissemita é o governo de israel...

sou anti-nazissionista.

com muito orgulho.

antissemita... fácil pra tirar da reta.


Ali Kômiko (11/11/2009 - 12:27)
Os 55% que estão longe de se decidir em quem vão votar são:
36% do Serra mais 13% do Ciro mais 6% da Heloisa.
Todos querem debandar prá Dilma.

Dvorak (11/11/2009 - 12:12)
"Milton Hayek (11/11/2009 - 08:32)
Antes que digam que o apagão é culpa das Dilma:"


É mais fácil dizer que é culpa do "PIG", do Serra ou da CIA, não é bloguiado Rayovac???


eheheheheheh

Donizeti Costa - SP (11/11/2009 - 12:11)
Azenha,mesmo com toda a massacrante propaganda eleitoral que o José Serra tem feito no Estado de São Paulo, o sujeito continua a cair nas pesquisas divulgadas e a ministra Dilma, que não tem 10% da exposição do tucano na grande mídia, continua a crescer de forma lenta, mas contínua.
O José Serra tem oscilado no patamar de votos da oposição nas eleições de 2002 e 2006, sempre na casa dos 30% a 39%/40%. Não Passa disso, é o patamar máximo de votos da oposição.
Ontem a noite, minha esposa tinha comentado que está cheio de propaganda politica do Serra na TV, e ela não é uma pessoa "ligada" em questões politicas.
Ontem assistiamos ao Jornal Nacional da Globo e num intervalo do noticiário, entrou uma propaganda do Governo do Estado de São Paulo que é a mais pura, acabada e rematada propaganda eleitoral.
E o pior disso, pago com nosso dinheiro para dar publicidade a um péssimo governo,que é o do tucano José Serra em São Paulo. E a Justiça Eleitoral?
A propaganda eleitoral descarada começa com uma atriz "fantasiada de médica, até com jaleco branco e estetoscópio pendurado no pescoço", falando que a Dona Maria(que também dever ser uma atriz e não doente), que mora na Zona Leste e se trataria no Hospital das Clinicas, graças ao novo sistema de transporte que "será construido pelo governo do Estado", vai fazer em 20 minutos um percurso que hoje gasta 50 minutos para fazer.
E dá-lhe maquetes computadorizadas, no melhor estilo campanha de horário político eleitoral.
O PT DORME ?

Carlos. (11/11/2009 - 12:09)
19 13 = 32. 32 6 = 39, já Serra está no teto tradicional da direita, mesmo fazendo campanha desde 2002. Na hora que o PMDB fechar definitivamente com Dilma e Ciro assumir a candidatura em SP, vai ter tucano pendurado em tudo quanto é torre de transmissão tentando provocar blecaute que impeça as pessoas de tomarem conhecimento das pesquisas.

Rodolfo (o oficial) (11/11/2009 - 12:05)
"francisco.latorre (10/11/2009 - 21:21)

Rodolfo (10/11/2009 - 21:04)...

aconteça o que acontecer... israel vai continuar matando.

sujeito chato.

chato chato. linear."

"Rodolfo (10/11/2009 - 21:26)
Honorável latorre, minúsculo mesmo, assim como vc se autodenomina. Sua lógica é bem peculiar, digamos. O congresso sem demônios, mas com Sarney dando apoio, deve ser isto. Bem, Caro Honorável, cada um tem as suas preferências, só me resta respeitar as suas.

--------------------------------------------------------------------------------
"

Esse Rodolfo não era eu, apesar de concordar com o comentário dele. Deve ser mal do nome, ter consciência e capacidade de raciocio.

Pior é o seu latorre, cujo antissemitismo, ódio a Israel e a minha pessoa desfocam sua capacidade de avaliar um comentário sólido e inteligente.

O Rodolfo que você achou ofendera provavelmente não é nem judeu, nem partidário de Israel e o seu comentário é perfeito: independente de quem for eleito, o PMDB continuará no poder com todos os seus caciques.

Será que uma aliança PSDB-PT não seria menos nociva ao país? Ou a miopia ideológica e doutrinação partidaria não permitiriam?



Dvorak (11/11/2009 - 11:49)
"SOROCABA, SP - O Tribunal de Justiça do Pará decretou hoje a prisão preventiva de seis integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) acusados do ataque ao retiro Ceita Corê, da Fazenda Espírito Santo, em Xinguara, sudoeste do Estado, no dia último dia 3. A propriedade do grupo Santa Bárbara foi invadida por 70 militantes, que expulsaram os funcionários e saquearam suas casas. Por conta da ação, a Justiça já havia decretado a prisão preventiva do coordenador estadual do movimento, Charles Trocate, que está foragido.



Com a decisão, passam a ser procurados Edimilson dos Santos Gomes, o "Boca Cheia", Baltazar Luis de Souza, Jorseley Alves da Silva, Lourival Santos Ferreira, Moisés Lima Silva e Antônio Luiz de Souza. De acordo com o despacho, "Boca Cheia", coordenador do acampamento Alto Bonito, era o líder do grupo invasor e portava na ocasião uma carabina. O TJ considerou haver indícios de serem os acusados os autores dos crimes ocorridos na fazenda..." (Fonte:Estadão)



Como a Justiça ousa fazer isso com pessoas tão "pacíficas"????




eheheheheheheeheh


Gb (11/11/2009 - 11:26)
Por falar em pesquisa, deu no Professor Hariovaldo:

http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/11/09/ult5022u3974.jhtm

francisco.latorre (11/11/2009 - 11:20)

tem mais...

sarney não vendeu o brasil.

entreguista.


francisco.latorre (11/11/2009 - 11:19)

rodolfo...

bom mesmo é o netaniahu... e o lieberman.

explica aí...

porque a colônia é radicalmente contra lula?...

e pró-tucanos?...

explica aí...


Urbano (11/11/2009 - 10:57)
A maior e mais importante pesquisa só ocorrerá em outubro de 2010, quando teremos a certeza de que o zé burranha alcançou o fundo do poço. O resto é "mise-em-scène".

ALEX (11/11/2009 - 10:32)
TROPICÁLIA, SOB O SIGNO DE ESCORPIÃO

José Celso Martinez Corrêa
Estadão, 10/11

Trechos:

No mesmo dia em que Caetano fazia sua entrevista de capa, muito bela como sempre, no Caderno 2 do Estadão, o Ministro Ecologista Juca Ferreira publicava uma matéria na Folha na seção Debates. Um texto extraordinariamente bem escrito em torno da cultura, como estratégia, iniciada no 1º Governo de Lula ao nomear corajosa e muito sabiamente Gilberto Gil como Ministro da Cultura e hoje consolidada na gestão atual do Ministro Juca. Hoje temos pela primeira vez na nossa história um corpo concreto de potencialização da cultura brazyleira: o Ministério da Cultura, e isso seu atual Ministro soube muito bem fazer, um CQD em seu texto.

Percebi isso ao prefaciar a tradução em português crioulo = brazyleiro do melhor livro, na minha perspectiva, claro, escrito sobre a Tropicália: Brutality Garden, Jardim Brutalidade, de Chris Dunn, professor de literatura Brazyleira, na Tulane University de New Orleans.

Acho, diferentemente de Caetano, que temos em Lula o primeiro presidente antropófago brazyleiro, aliás Lula é nascido em Caetés, nas regiões onde foi devorado por índios analfabetos o Bispo Sardinha que, segundo o poeta maior da Tropicália, Oswald de Andrade, é a gênese da história do Brazil. Não é o quadro de Pedro Américo com a 1ª Missa a imagem fundadora de nossa nação, mas a da devoração que ninguém ainda conseguiu pintar.

e CONTINUA ...

Messias Franca de Macedo (11/11/2009 - 10:15)

O MST tem que processar este tal de Alexandre 'Engraçadinho para as coisas da DIREITONA'! Oxalá os autos do processo aterrissem na mesa do ínclito ministro do TSF, Joaquim Barbosa!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Wladimir (11/11/2009 - 10:14)
Azenha, em suma (para quem acredita em pesquisa, é lógico): a diferença entre Dilma e Serra diminuiu oito pontos em relação à pesquisa anterior; a rejeição de ambos, levando-se em consideração a margem de erro, é praticamente a mesma, e tendo em conta que Serra é muito mais conhecido por ser um "eterno candidato" e a Dilma nunca ter disputado uma eleição sequer, nos dá uma única certeza - Dilma leva no primeiro turno!

Milton Hayek (11/11/2009 - 10:13)
The Launching of U.S. Cyber Command (CYBERCOM).
Offensive Operations in Cyberspace

by Tom Burghardt

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=14186

Messias Franca de Macedo (11/11/2009 - 09:44)

Um dos mais vigorosos antídotos à farsa da tal CPI da Petrobras foi o blog da empresa estatal, comprovação cabal de que a DIREITONA não resiste a um fio de democracia participativa. A CPI da Petrobras, factóide do tipo Lininha, significa mais uma literal desmoralização da 'OPOSIÇÃO AO BRASIL', representada pelo famigerado consórcio tucanoDEMoníaco & a$$ecla$!... E por falar em desmoralização, como ficou a comum cara de tacho do *"réu confesso mais réu confesso da não" e a dos representantes do **PIGOTA?! Estou me referindo à restituição do imposto de renda! Esta trupe fez estardalhaço, piegas, anunciaram que iriam convocar o ínclito ministro Guido Mantega para depor em uma comissão do Senado literalmente desmoralizado [e grafado com todas as letras microscópicas] e coisa e tal!
O ministro tem mais o que fazer, ô golpistas inveterados!

*Arthur Virgílio, o líder [líder!] do tal partido!
**"Partido da Imprensa Golpista Terrorista e Antinacionalista"

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

EDSON MEDEIROS (11/11/2009 - 09:43)
Está no vídeo abaixo Azenha. Alexandre Garcia coloca a culpa do apagão no MST. Temos o vídeo e o texto (logo abaixo).

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1374399-16020,00-FISICO DA UFRJ LEVANTA HIPOTESES SOBRE CAUSA DO BLECAUTE.html

Se preferir tem a transcrição da conversa no mesmo endereço

(...)

Alexandre Garcia diz que passou a terça-feira conversando com o presidente da Itaipu binacional, Jorge Samek, que apontou estar tranquilo quanto ao nível de água de Itaipu, que recebe afluentes de diversos regimes de chuvas. Restava a transmissão, com uma certa incerteza. Vemos ameaças de índios e de MST a hidrelétricas e torres de transmissão. O que é preciso fazer para que se tenha segurança absoluta na energia elétrica?

Não existe segurança absoluta na engenharia. Não se pode garantir 100% de nada, nem em uma viagem em um avião dos mais modernos. O que se pode é minimizar o risco. Notamos que isso não vai bem. É preciso se dedicar a esse problema. Temos uma belíssima usina de Itaipu, obra da engenharia, que nos orgulhamos no Brasil.

(...)

Pedro Dias (11/11/2009 - 09:30)
Renato. Eu garanto a você que a Dilma somente chega atrás do Serra em São Paulo e Paraná, com falta de energia ou não. APAGÃO, meu caro, foi o que ocorreu entre 2001 e 2002 no governo DEMO-TUCANO.

Milton Hayek (11/11/2009 - 09:27)
Eu tenho um irmão,Azenha,que é do Corpo de Fuzileiros Navais e está lotado bem perto de Itaipu.Concordo com os argumentos técnicos do Brizola Neto,mas prefiro acreditar que mais uma covert action ocorreu nesse "apagão" de menos de 1 hora.A Agência está aí!!

http://tijolaco.com/

Não dá para dizer com certeza o que se passou com as linhas de transmissão de energia elétrica do país, ontem, para provocar o gravíssimo "apagão" que atingiu 10 estados brasileiros. Pode ter sido um acidente - que só agora, com o dia claro, se possa identificar. Mas nisso há um dado positivo: depois de alguns anos de bonança, o incidente volta a chamar a atenção para os problemas do setor elétrico brasileiro, que hoje opera segundo um modelo - se é que se pode chama-lo assim - fadado ao desastre.

Desde o governo Fernando Henrique, com a privatização das distribuidoras de energia e de parte das geradoras, vivemos uma verdadeira torre de babel entre os diversos atores que passaram a fazer parte do sistema elétrico nacional. Como a energia parte de vários lugares para ser consumida em toda a parte e os fluxos de produção (sobretudo a hidrelétrica) e demanda variam muito, há uma coordenação - privada- que comanda as ordens de carga atribuídas a cada geradora e usina. Chama-se Operador Nacional do Sistema, e ele é quem as determina.

Acontece que quase todo o sistema é interligado e, mesmo as ordens de operação sendo coordenadas de um só ponto, as decisões de investimento não são. Cada geradora e transmissora tem suas próprias políticas. Nem mesmo Furnas, a maior empresa de transmissão, opera mais sob ordens exclusivas do Governo, pois muitas das suas linhas, agora, são feitas em consórcio com empresas privadas.

É de Furnas a responsabilidade de operar o chamado "linhão" de Itaipu, um marco na engenharia nacional por se tratar de uma linha de transmissão em corrente contínua, em lugar da corrente alternada utilizada nas instalações elétricas. O uso da corrente contínua permite transmissões de 600 mil volts com perda muito menor de energia ao longo de seus quase mil quilômetros de extensão.

Embora Furnas seja uma empresa de altíssima capacidade técnica, internacionalmente reconhecida em matéria de transmissão de energia, hoje ela tem que cortar custos e competir como qualquer empresa privada. E cortar custos numa empresa como esta significa, algumas vezes, reduzir as reservas de segurança, equipamentos ociosos necessários só em emergência, etc%u2026 No caso do linhão de Itaipu, por exemplo, a transmissão em corrente contínua - que, embora muito mais eficiente, é mais sujeita a panes - isso significa investir e deixar ociosos - "de plantão" - uma enorme quantidade de equipamentos. Até torres de transmissão - semimontadas - são deixadas ali, imobilizada, esperando o momento de, quem sabe, serem utilizadas. Tudo isso custa, e muito.

A verdade é que a lógica do nosso sistema elétrico hoje é, essencialmente a do "quem-cobra-menos-e-o-que-é-mais-barato". São situações assim que nos levam, por exemplo, a esta decisão ambientalmente desastrosa de fazer a alimentação da Siderúrgica do Atlântico através de uma termoelétrica a carvão - que vai emitir quantidades imensas de CO² na atmosfera. É que vão produzir energia elétrica para os alto-fornos a partir de parte do carvão trazido da Africa para o uso propriamente siderúrgico - o aço é uma liga entre ferro e carbono -, pois esta operação de importação é casa com a exportação de minério de ferro, o que deixaria espaço sobrante nos porões dos navios, então completados com carvão para a termoelétrica. Se a energia é mais suja ou mais limpa importa menos do que se ela fica mais barata ou mais cara.

A criação de alternativas de geração mais próximas aos centros de consumo aliviaria muito a carga de nossas linhas de transmissão. Mas, para que isso aconteça, é preciso investimentos que a iniciativa privada não vai bancar, como usinas de biomassa - aproveitando, em Sao Paulo e Minas, sobretudo, a associação com aa produção agrícola - termoelétricas a gás - nas áreas litorãneas onde, fatalemente, o pré-sal trará novas disponibilidades deste combustível - e até mesmo concluindo Angra 3, cujos equipamentos, importados há muitos anos, só não se perderam pelo imenso zelo com que os tratam os trabalhadores e dirigentes da Eletronuclear.

Fábio (11/11/2009 - 09:26)
Já tem a desculpa do apagão pronta. Foram as inúmeras obras do PAC em plena execução que causaram uma demanda exagerada de energia. Vão ter que ir mais devagar com as obras, infelizmente. Desse jeito eles matam 2 coelhos com uma caixa d´água só.

Fabio (11/11/2009 - 09:25)
Quem tem que explicar o apagão é o FHC, afinal, foi no governo Demo-Tucano que nasceu o famoso "apagão", em varios sentidos.
Vendo a pesquisa Vox Populi, não há duvidas, DILMA 2010!!

apagao (11/11/2009 - 09:21)
cuidado vcs ao usarem o termo apagao, pois trara a tona o pagao de 2001 que poi por falta de energia e nao por pane eletrica, ah sem falar no prejuizo minimo de 45 bilhoes isso mesmo 45 bilhoes. abracos

Jucera (11/11/2009 - 09:19)
A manchete deveria ser:

Diferença entre Dilma e Serra cai mais de 50%!!!!!!!!

Pra ser mais preciso: 51,428%

MILA (11/11/2009 - 09:19)
Ciro Gomes é a segunda opção. Sou contra a candidatura ao governo de SÃO PAULO. SÃO PAULO que continue com os TUCANOS e seu choque de jestão.
VOTO DILMA.
Não quero que o BRASIL retroceda. Não quero mais o BRASIL como PEDINTE NO FMI. Não quero MAIS o BRASIL sendo PIADA no mundo.NÃO QUERO O RETORNO DA PRIVATARIA, QUANDO 100 BILHÕES DESAPARECERAM.

mila (11/11/2009 - 09:16)
O PIG estava de PLANTÃO a espera do APAGÃO. Antes de acontecer o PIG JÁ SABIA. Estranho, não é?
O Eduardo Guimarães tem uma tese FACTIVEL para quem conhece a FUNDO o vampiro brasileiro, ZÉ PEDAGIO. CIRO sabe quem é ZEPEDÁGIO.
Houve SABOTAGEM e VEIO DE SÃO PAULO.

Márcio (11/11/2009 - 09:13)
Muito estranho esse "apagão", justo nesse momento... Isso pra mim tem cara de sabotagem.

Além disso, impressiona a eficiência da "mídia gorda": Lá pelas três da manhã, quando voltou a energia, já existiam dúzias de grandes reportagens falando sobre o tema. Até parece que já tinha muita coisa escrita de antemão...

Como diz o Edu Guimarães: "Parece até que havia um esquema de cobertura muito bem montado."

O Guimarães sintetiza muito bem:
"Bom mesmo seria pôr a Polícia Federal na parada. Sabotadores de linhas de transmissão podem ser contratados e poderiam agir com facilidade num país como o nosso. Sucessivos cortes de energia são tudo o que certa oposição descerebrada poderia querer no momento em que afunda nos próprios dejetos."

OK, pode ser teoria conspiratória, mas que isso cai muito bem pra essa oposição doida, ah, isso cai...

Sei lá, muito estranho tudo isso...

Valadares/RS (11/11/2009 - 09:11)
Azenha, veja como a manchete pode ser divulgada de outra forma, e foi divulgada esta pesquisa da Band aqui no Sul por um determinado site, na minha opinião tendencioso, da seguite forma: Serra lidera com 36 % e Dilma a mais rejeitada 12%. O cara não teve a diginidade de apontar que a margem de erro é de ou - 2,4 %. Este cara é uma velha raposa direitona.O negócio é confundir mesmo, porém o mesmo deveria colocar que o Sergio Guerra presidente do PSBD prefere o Áécio, deu um tiro no pé do Serra.Basta ler o PHA.

Marcus Vinicius (11/11/2009 - 09:09)
Interessante... chego aqui e vejo que a "militância direitista" já abasteceu-se das munições do PIG, a respeito do tal apagão de ontem... vamos aguardar por respostas técnicas.

Aliás, vejam um comentário do Eduardo Guimarães em seu blog "Cidadania" - http://edu.guim.blog.uol.com.br/ :

Fiquei impressionado com a eficiência da imprensa. Às três da manhã, quando a energia elétrica retornou, havia montes de matérias nos portais de internet sobre um "apagão" que se abateu sobre vários Estados do Sul e do Sudeste no fim da noite de ontem. E os jornais todos saem hoje com matérias amplas sobre o assunto.

Detalhe: a falta de luz começou depois das 22 horas, muito próximo do fechamento das edições do principais jornais do país, que mostraram-se incrivelmente mobilizados para coberturas tão emergenciais. Pareceu até haver um esquema de "cobertura" muito bem montado.

O termo "apagão", que foi o que vi no G1 e no UOL, deverá ser generalizado e explorado à farta pela mídia. Ela tentará vincular um episódio isolado e desencadeado por causa desconhecida ao racionamento de energia que ocorreu no fim do governo Fernando Henrique Cardoso devido a falta de investimentos em geração de energia naquela época.

A exploração de um episódio isolado, porém, terá vida curta... Mas será que terá mesmo? E se o episódio não for isolado e outros apagões misteriosos voltarem a ocorrer?

Chama atenção, assim, como os portais da grande mídia parecem ter organizado um plantão especial nas redações de ontem para hoje. Há uma fartura de informações em matérias longas que, repito, parecem ter precisado de um poderoso aparato jornalístico para ser produzidas

A colunista Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo, por exemplo, em plena madrugada produziu uma conversinha sobre "empurra-empurra entre Itaipu e Furnas". Eu poderia jurar que a matéria estava pronta quando acabou a luz em metade do país.

Aí entra em cena informação divulgada pelo jornal paraguaio "ABC Color" de que a primeira peça que caiu no dominó elétrico seria... de São Paulo.

Claro que tudo pode não passar de teoria conspiratória minha, mas é bom ficarmos atentos. Já imaginaram que maravilha seria, para certos grupos políticos, se outros episódios como esse continuassem acorrendo? Haveria como dizer, no ano que vem, que Lula também produziu um apagão como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

É por isso que quero recomendar ao menos ao Ministério das Minas e Energia que investigue a fundo as causas desse apagão supostamente desencadeado em São Paulo. Acredito que alguns políticos são capazes de "pisar no pescoço" de qualquer um que ameace o sucesso de seus projetos políticos, como sempre diz Ciro Gomes.

Aliás, bom mesmo seria pôr a Polícia Federal na parada. Sabotadores de linhas de transmissão podem ser contratados e poderiam agir com facilidade num país como o nosso. Sucessivos cortes de energia são tudo o que certa oposição descerebrada poderia querer no momento em que afunda nos próprios dejetos.

mila (11/11/2009 - 09:03)
Apagão MAROLINHA. Vai nascer muito bebê. O povo APROVEITOU.
Dilma ganha em todos os estados brasileiros.
Nos não queremos é o APAGÃO SISTEMICO de FHC, A FALENCIA DO BRASIL POR TRES VEZES, A PRIVATARIA QUE FEZ DESAPARECER 100 BILHÕES DE DOLARES, O DOLAR A 4 REAIS.

Daniel Campos (11/11/2009 - 09:00)
Azenha, você ainda acredita em pesquisa no Brasil?

Mas um dado é interessante (se estiver certo é claro). A maior parte nem sabe ainda em quem vai votar. O que deveria ser óbvio dado que estamos longe ainda da eleição, dado que a população têm mais coisas para fazer do que viver a eterna eleição dos políticos, como trabalhar.

E arrisco dizer que é por isso que o bandido... quero dizer, candidato serra está indeciso se oficializa candidatura. Porquê eu desconfio que ele será massacrado em uma eleição para presidente, e se tentar a mesma vai perder poder no único estado louco o bastante para elegê-lo para qualquer coisa.

Valdirio Guerra (11/11/2009 - 08:59)
Quem paga a mídia para defender abertamente a oposição?

Acredito que a maioria das pessoas gostaria de saber, porque a oposição ao governo Lula tem o respaldo da mídia, vinte quatro horas/dia.
Seria porque o Presidente Lula é torneiro mecânico, ou como dizem "analfabeto" ou por não ter os dez dedos nas mãos? Isso é o que eles querem que agente acredite pois o que isso iria mudar para a mídia em geral, nada, absolutamente nada. O PSDB quer derrubar o governo e voltar ao poder, custe o que custar seja lá quem fosse com dedo ou sem, medico, sociólogo ou qualquer aristocrata, basta ser contrários às idéias deles e para isso alguém tem que ajudar e para isso alguém tem que receber pelo apoio.
Ninguém em sã consciência dá "a cara para bater de graça", sem levar alguma coisa em troca.
Ultimamente existe uma enxurrada, nunca vista na historia do nosso país, de propagandas do Sr. Jose Serra, onde? Na mesma mídia que o defende abertamente sem qualquer constrangimento. Jornais, revistas, rádio e televisão, em horários nobres, sim senhor, em horários nobríssimos. Isso tem explicação, chegou à hora do acerto de contas da mídia para com o Serra e o seu partido (PSDB). A maneira como a coisa esta sendo feita, não levanta "a lebre", existe o pagamento com notas fiscais em troca pelas propagandas. Pagamentos são em dinheiro e dessa maneira a Policia Federal não tem nem como contestar. O Ministério Público Federal e a Policia Federal tem que descobrir, como esse dinheiro é repassado aos radialistas "puxa sacos" e sempre os mesmos. Será que receberam aumentos de salário expressivos no decorrer dos anos ou volumosas ajudas de custo? Pois ultimamente a maioria está indo para a Europa, a passeio, trocando de carro e outra coisas mais.
Estamos vendo que milhões de dólares estão sendo desviados, sabe da onde? Dos cofres públicos isto é, de todos nós contribuintes. Quem esta pagando a conta, que não é pequena, somos nos pobres otários que temos uma cidade caótica em todos os sentidos e o homem gastando a rodo o nosso rico dinheirinho em propagandas eleitoreiras, unindo o útil eo agradável, para ele é claro. No governo Lula, é o contrário. As verbas de publicidades para os meios de comunicação têm critérios técnicos.
O Sr. Governador Serra nem sabe se vai ser candidato ou não em 2010 e gasta em propagandas enganosas, sem determinar data para a realização, mentindo para a população. Sabemos que propaganda deve ser feita no mínimo no ano de eleição, isto é em 2010, mas a coisa descambou e dá-lhe propaganda diariamente.
Como a popularidade do Presidente Lula esta crescendo, a cada dia que passa, em todos os lugares, até mesmo no exterior. Por certo, a mídia, esta forçando a barra do Sr. Serra e seu Partido o pagamento pelos serviços prestados e o mais rápido possível, antes que fiquem totalmente desacreditadas perante a população e não recebam nunca mais.
Você brasileiro pense nisso ou se deixe ser enganado, pois somos nós quem pagamos a mídia para "sangrarem o Governo Lula.".

Vinicius (11/11/2009 - 08:59)
Renato e Julio Cesar, só posso entender os comentarios de voces como uma brincadeira e uma gozação, pois se voces pensam realmente isto, aí sim terei certeza de que voces são uns cangados pelo Psdb.

Eleuterio Boanova (11/11/2009 - 08:53)
Tá danado!!! Depois dos comentários de agora de manhã, do "noticiário" do "bom Dia Brasil" (seria melhor dizer Mau Dia Brasil) e até da Ana Maria Braga, vão descobrir que a Dilma foi lá e dedligou a tomada... Espera só pra ver. tem gente até que está misturando apagão com racionamento do FHC para malhar. Eta mídia vagabunda sô!!!

Marcelo José Gonçalves (11/11/2009 - 08:44)
Queda de Serra ( 4% ) e subida de Dilma ( 4% ) são dados relevantes. Vamos ver durante os próximos dias os comentariso em toda mídia.

raul (11/11/2009 - 08:35)
alguma pesquiza sobre segundo turno?

cassio (11/11/2009 - 08:35)
Dilma vai ganhar no primeiroa turnno.

Milton Hayek (11/11/2009 - 08:32)
Antes que digam que o apagão é culpa das Dilma:

Cyber Attack? Itaipu já opera em condições normais
NOTA: Porque especulo um Cyber Attack? Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, informou neste domingo (9) a rede de televisão americana CBS. O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao "60 Minutes" que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos. Segundo ele, caso um grupo de hackers consiga se inflitrar no sistema elétrico americano, "os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque". Segundo a reportagem, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers em 2009.

http://moraisvinna.blogspot.com/

Almir (11/11/2009 - 08:20)
Renato (11/11/2009 - 07:50)

Ah, você está falando do blecaute? Por acaso você está lembrado que foi FHC que vendeu (a preço de banana, como sempre), todo o sistema de distribuição de energia pra os amigos dele? Por acaso você sabe que isso aí é uma pequena amostra do desastre neoliberal? Por acaso você ainda não sabe que os neoliberais querem mais é obter LUCRO, LUCRO e mais LUCRO, não investem nada (pra aumentar a margem de LUCRO) e que o resultado só podia ser este a que estamos assistindo? Reestatizar o sistema? Mas como? Comprando a peso de ouro tudo aquilo que FHC entregou a preço de banana?

Stella (11/11/2009 - 08:13)
Como é triste a vida da oposição e seus apoiadores, estão tão sem rumo, que não sobrou nada para explorar. Ah! Sobrou o "apagão", né Renato? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Renato (11/11/2009 - 07:50)
Cade a Dilma a explicar o motivo do apagão.
Temos que explorar isso. Garanto nos 10 Estados ela não ganha.

Júlio César Taques (11/11/2009 - 07:45)
Dilma 2010, a rainha do apagão !!!

BigPhil (11/11/2009 - 07:39)
A metodologia foi uma ampla amostra populacional no Largo Treze de São Paulo. hehehehe....

Antonio Lyra Filho (11/11/2009 - 07:00)
Ninguém perguntou a Simom Perez sobre a matança em Gaza?

Bomba Atômica só que pode ter é Israel e os Estados Unidos.

Gabriel Sitônio (11/11/2009 - 05:27)
Teve manipulação e a queda de Serra é ainda maior. Marina não tem apenas 3%, no mínimo tem de 5% a 6%. Acre, Roraima e Rondônia não teve pesquisa, onde Marina tem bastante voto.

Mário Macaíba (11/11/2009 - 04:52)
Em complemento ao meu comentário anterior:

Faltaram as informações mais importantes sobre a pesquisa:

33% dos leitores já decidiram em quem votar

12% ainda não sabe

E 55%, ainda não decidiu

12% ainda não sabe, 55% ainda não decidiu. Total de indecisos: 67%. Qual a importância que tem uma pesquisa desse tipo para qualquer um dos candidatos? Tem para Dilma, por dois motivos: a) que ela se recuperou um pouco voltando ao patamar dos 19%; b) que a maioria dos eleitores vai decidir quando começar a propaganda eleitoral gratuita.

O povão (que se encontra junto a classe média indecisa nos 2/3 restantes), que vai votar considerandos os pequenos ganhos, ainda se encontra alheio ao processo eleitoral.

Fazendo as contas:

1/3 de 130 milhões são 43,3 milhões de eleitores.
2/3 de 130 milhões são 86,6 milhões (estes são os indecisos).

Hoje SERRA conta com 36% de 43,3 que é igual a 15,6 milhões de votos.
A DILMA conta com 19% de 43,3 que é igual a 8,3 milhões.

Por outro lado, 2/3 de indecisos corresponde a 86,6 milhões, votos que serão distribuídos entre todos os candidatos.

Para Dilma ser eleita já no primeiro turno ela precisa obter pelo menos 70% dos votos dos indecisos, que corresponde aproximadamente a 60 milhões de eleitores (60 mais 8,3 igual a 68,3, que é um pouco superior a metade de todo o eleitorado).

Impossível? Não, se a consulta for pebliscitária. Mas com o Ciro no páreo a coisa complica.

PS: Obrigado, Azenha, por ter notado o erro em um outro comentário.

Claudio Assis (11/11/2009 - 01:40)
O curioso é que, a partir do momento em que Dilma começa a crescer nas pesquisas, ninguém mais duvida da veracidade dos dados.

Os números, pelo que percebo, já sinalizam que Aércio poderá ser o adversário de Dilma.

Jorge Vieira (11/11/2009 - 01:11)
O porta voz do PIG e da direita, Noblat, e o Lauro Jardim da Veja publicaram no domingo que a pesquisa da Vox Populi dera Serra com 40%, Dilma com 15%, Ciro com 12% e Marina com 5% e Serra ganharia no 1º turno.
Dá p'ra acreditar ?
Esses jornalistas são bandidos ou larápios da informação ?

O Brasileiro (11/11/2009 - 01:08)
A Dilma vai precisar ser menos arrogante e mais conciliadora quando for presidente!

Marcelo (11/11/2009 - 00:00)
Essa eleição promete!

jose carlos lima (10/11/2009 - 23:51)
Cadê os votos da Direita?
A direita não tem votos mesmos.
Tomara que as forças de esquerda se una, incluo aqui Marina Silva, que está minguando depois que debandou para Zé Serra.
Bem feito.

João Batista (10/11/2009 - 23:49)
Como já sabíamos, Serra (o fujão) vai cair fora da disputa presidencial.
Aécio? Aécio NEVER! Vejam o documentário intitulado "liberdade, essa palavra" no youtube. A irmã do Aecinho (Andréa Never) trata a imprensa mineira de um jeito....vejam, pois vale a pena!

Marcus Vinicius (10/11/2009 - 22:15)
quais os critérios que o Vox Populi usou? Azenha, a metodologia dessas pesquisas tem que ser explicadas, como por exemplo o critério de amostragem.

João Sérgio (10/11/2009 - 22:03)
O dado mais importante da pesquisa: apenas 1/3 do eleitorado já decidiu o voto, ou seja, a grande maioria ainda nem pensou em quem votar

Ubaldo (10/11/2009 - 22:01)
Se com essa votação minúscula ela já é arrogante e sem jogo de cintura.....

Giovani Blumenau SC (10/11/2009 - 22:00)
Tem que ficar esperto! Tem muitos interesses em jogo: O Paulo Henrique Amorim,detona o Serra diariamente, mas poupa o boxeador de mulheres das Minas Gerais. Tem algum mistério por aí, não se surpreendam se o PHA sair elogiando o Aécio (que apesar de tudo tem uma bela e grande "carreira" pela frente de seu nariz) e rifar a Dilma se o PSDB desistir do Serra. Ele seguramente não é a favor da Dilma, aparentemente usa o Lula só pra bater e colar a oposição somente no Serra, enquanto isso o Aécio vai posando de queridinho, e já começa a ter a simpatia da mídia, descolado do PSDB e do FHC.
Como diz o Requião,pós-Lula é disfarce de Anti-Lulismo. Não se pode agrdar a dois mestres, e PHA já escolheu o pós Lula, com certeza! Corre um sério risco de perder.

Euler (10/11/2009 - 21:50)
Serra cai e Dilma sobe, é a primeira análise da pesquisa. Mas, por que o nome de Aécio não aparece? Será que é porque está tão mal na pesquisa que resolveram poupá-lo? Uma coisa é certa: essa história de mandá-lo para o sacrifício caso Serra desista da disputa para a presidência não vai colar. Aécio tem declarado que, se até dezembro o PSDB não decidir pelo nome dele - e ele sabe que não farão isso este ano - em janeiro ele já é candidato ao senado. Logo, corre-se o risco de Dilma disputar sozinha a presidência, pois Serra é outro que não vai para o sacrifício: quando estiver convicto que não vence - e tudo indica que não vence mesmo - vai preferir o governo de SP. Isso se a população deste estado tiver estômago. E neurônios de menos.

Mário Macaíba (10/11/2009 - 21:48)
Faltaram as informações mais importantes sobre a pesquisa:

33%; dos leitores já decidiram em quem votar

12% Ainda não sabe

E 55%, ainda não decidiu

12% ainda não sabe, 55% ainda não decidiu. Total de indecisos: 67%. Qual a importância que tem uma pesquisa desse tipo para qualquer um dos candidatos? Tem para Dilma, por dois motivos: a) que ela se recuperou um pouco voltando ao patamar dos 19%; b) que a maioria dos eleitores vai decidir quando começar a propaganda eleitoral gratuita.

Ou seja, até agora a briga está sendo travada na internet, nos jornais e telejornais, nesses dois últimos veículos de uma maneira direta ou subliminar, mas despertando o interesse de apenas um terço do eleitorado.

Portanto, os votos computados para os dois candidatos é de natureza ideológica.

O povão vai votar por causa das pequenas melhoras e ainda se encontra alheio ao processo eleitoral.

Conclusão: o governo vai ter que fazer muita besteira para perder esta eleição.

francisco.latorre (10/11/2009 - 21:47)

shimon peres veio mandar regra.

levou uma invertida. de bate pronto.

audácia...


Moacir Simples Assim (10/11/2009 - 21:40)
Tá faltando o Roberto Requião nessa pesquisa fajuta!

Fabiano (10/11/2009 - 21:38)
Essa pesquisa eles vão esconder bem escondidinho...

tarcisio (10/11/2009 - 21:32)
Partindo do pressuposto de que os números são verdadeiros, não acho que os números são ruins para o lulismo!
Pelos seguintes fatores:
1) Dilma Ciro = Lula .: 19% 13%=32%
2) 55% dos eleitores não sabem em que vai votar:
Dentre esses 55% no mínimo 80% não sabem quem é Dilma mas sabem quem é Jose Serra(vide 2002). E mais não sabem que Dilma é Lula.
3)Em 1994 o candidato do governo Itamar, o FHC, não tinha 5% dos votos, nessa época, portanto a máquina faz toda diferença.

O único ponto fraco da candidata Dilma é o PIG ter feito coalizão com PSDB/PFL. Mas podemos dizer que a Globo, Veja, FSP, Estadão não têm mais o mesmo poder (como em 1989/94), pois, caso contrário Lula não teria 70% de Bom/Ótimo.

sds

Rodolfo (10/11/2009 - 21:26)
Honorável latorre, minúsculo mesmo, assim como vc se autodenomina. Sua lógica é bem peculiar, digamos. O congresso sem demônios, mas com Sarney dando apoio, deve ser isto. Bem, Caro Honorável, cada um tem as suas preferências, só me resta respeitar as suas.

Hugo Albuquerque (10/11/2009 - 21:21)
Em um cenário onde 55% dos eleitores ainda não decidiu o voto, tudo está em aberto - e o peso da liderança de Serra equivale, portanto, a 16,2% do total entrevistado, o que corresponde ao eleitorado de direita anti-Lula que já tem o voto consolidado na figura do candidato que melhor incorpore esse anti-projeto. Desses, há quem seja serrista por convicção, mas certamente não são a maioria.

A aprovação de Lula somada ao número de indecisos já está produzindo um crescimento da candidatura Dilma. Ainda é cedo, mas o potencial de crescimento dela é enorme. A soma de Dilma, Ciro, Marina e Heloísa é maior do que os votos em Serra, sendo que os quatro representam projetos que, apesar de diferirem entre si, se propõem a projetos bem diferentes do de Serra.

Enfim, o cenário para Serra é ruim neste momento. Os próximos meses serão decisivos: Se no em que esses indecisos começarem a decidir o seu voto, a candidatura Serra continuar a cair, ela estará morta e enterrada já no primeiro trimestre de 2010 - e neste momento, só resta a alternativa do governador paulista iniciar uma campanha mais propositiva, mas isso parece difícil neste momento, será reversível? Eu acho que não.

Adir Tavares (10/11/2009 - 21:21)
Não sou mãe Dinah, mas tenho certeza que o Lula vai fazer seu sucessor na maior moleza de todos os tempos, essa oposição vai ser esmagada de uma tal maneira que nem os mais renomados 'estudiosos', plantadores de visões apocalipticas, irão acreditar, quem viver até o último dia de outubro de 2010 verá!!!
Pedala canalhada de cassandras!!!

francisco.latorre (10/11/2009 - 21:21)

Rodolfo (10/11/2009 - 21:04)...

aconteça o que acontecer... israel vai continuar matando.

sujeito chato.

chato chato. linear.


francisco.latorre (10/11/2009 - 21:16)


serra desmancha.

dilma cresce.

a diferença caiu de 25% para 17%.

marina?... não existe... tem 3%... na margem de erro... pode ser até zero ponto caquinha.

aécio... quem?...

vai bem o jogo.


e a band deu segundos pra notícia. gangue...

tão com os dias contados.


dilma 2010.

com um congresso destucanalhado. e desendemoniado.


Messias Franca de Macedo (10/11/2009 - 21:14)

"*Presidente dos tucanos dá um tiro no peito do Serra." Bye-bye Serra 2010"
10/novembro/2009 18:31
*'o conde francês' - adendo nosso!
em www.paulohenriqueamorim.com.br

"Aécio é mais amplo politicamente que Serra", diz presidente do PSDB
Do UOL Notícias
Em Brasília
10/11/2009 - 16h22

NOTA: "NUMDISSE" que [José] SerrAlston irá preferir SUMPAULO?!
"O conde francês", o presidente nacional do tal partido, está preparando o espírito do governador sem prenome das Minas Gerais, para encarar a incumbência de protagonizar o papel deplorável de "o candidato-bomba da DIREITONA", "o candidato a primeira derrota para uma mulher a gente nunca [nunca!] esquece!"
Lembrem-se: apostem, e dividiremos o megaprêmio, com certeza!

IMPORTANTE: DILMA BRASILEIRA ROUSSEFF É LULA DE AGORA EM DIANTE!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Luiz Carlos Azenha (10/11/2009 - 21:10)
Eu quis dizer 1 milhão...

Julio Cesar (10/11/2009 - 21:06)
Lucas de Curitiba Vai transferir MUUUUITOOO VOTO SIM. Você vai ver. No próximo ano o Brasil vai tá bombando na economia. Lula liderava na reeleião de FHC e perdeu porque naquele ano a economia ia muito bem obrigado. Agora não só a economia. O país como um todo chegou no futuro.
Lula é Muitos
Dilma é Lula

Edson (10/11/2009 - 21:04)
Na minha pesquisa particular Dilma tem 100 e os demais 0%. Brincadeira. Ainda não estou levantando a lebre das eleições mas, expontânemente, ainda ouví ninguém dizer que votaria no outro cara.

Rodolfo (10/11/2009 - 21:04)
Vamos racionalizar a coisa toda, seja quem ganhe, teremos Sarney e bando por trás das armações. Isto sim é que custa mais do que U$ 1 milhão...

Messias Franca de Macedo (10/11/2009 - 20:58)

Estas pesquisas são mais do que fajutas, um ano antes das eleições!

Os resultados das pesquisas terão certa credibilidade a partir do momento em que a população brasileira souber que Dilma Brasileira Rousseff é Lula de agora em diante - e que o candidato da 'DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL E AO POVO, [José] Serra, tem o apoio de [José] Serra!

Aí, nós veremos o que é resultado de pesquisa! Por enquanto, ferramentas espúrias (de)formadoras de opinião!

EM TEMPO DE "NEOGOLPES"!: podemos vir quentes, porque a DIREITONA golpista/reacionária/entreguista/corrupta está fervendo, espumando de ódio e de malevolências mil!
"Se queremos a paz do não-retrocesso, intensifiquemo-nos para a guerra!"
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas



Luiz Carlos Azenha (10/11/2009 - 20:57)
Lucas, essa é a pergunta de 1 milhões de dólares. Acho que é cedo, né?

eduardo (10/11/2009 - 20:56)
tá tudo caindo. caetano caindo, serra caindo...

Luiz (10/11/2009 - 20:55)
Vejam novo Portal do PT e a nova TV do PT

http://www.pt.org.br/portalpt

hehehehe duvido que a TV globope ou datafolha / Estadao divulgue isso

Lucas Pereira /Curitiba (10/11/2009 - 20:54)
Azenha vc acha que é possível que a Dilma vire o jogo até a eleição?
Eu tô meio em dúvida pq ela tá muito atrás nas pesquisas e realmente não sei se o presidente Lula vai conseguir transferir sua aprovação pra ela, talvez a esquerda brasileira precisa ter uma segunda opção.

Olimpio Cruz Neto (10/11/2009 - 20:54)
os números dizem que a guerra está apenas começando...

Messias Franca de Macedo (10/11/2009 - 20:52)

Vox Populi - sites e blogs superam revistas e jornais

Em www.escrevinhador.com.br - ínclito, impávido e competente jornalista Rodrigo Vianna

Comentário:

É a democracia, estúpido!

NOTA: a descoberta da penicilina e a invenção da internet: as duas maiores revoluções da humanidade!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Marco Aurélio Mello - http://maureliomello.blogspot.com (10/11/2009 - 20:50)
O que é importante agora é saber se a pesquisa é espontânea ou estimulada e observar também que mais da metade dos eleitores ainda não tem sequer idéia de quem escolher no ano que vem, depois do carnaval e da copa, portanto...



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design