Celeste (08/11/2008 - 23:21)
Ai gente, até parece que voces não conhecem a Veja, ela adora fazer essas reportagens bombásticas, sabem para quê?? para ter ibope, só isso. Para que as pessoas lembrem que ela existe e tal...querem ver uma coisa?? aquele senhor Minardi ainda escreve para a Veja?? alguém conhece pessoa mais idiota?? eu não. Então é isso, a Veja quando quer levantar o ibope, faz essas reportagens idiotas. E quanto ao sr. Marcos que fez um desafio, tão ou mais deprimente que a reportagem, tenho a dizer que as teorias de Paulo Freire estão em todas as salas de aulas de escolas com projetos políticos pedagógicos democráticos, porque antes de Freire, só havia a escola bancária, tradicional, baseada nos ensinamentos da ditadura, onde com certeza você não estudou, porque do contrário, não estaria emitindo sua opinião, ainda que absurda, porém democrática.
Vanessa Fernandes (17/10/2008 - 10:02)
A fim de saber mais a respeito das contribuições desse filósofo da educação pode-se pesquisar o acervo eletrônico das principais universidades brasileiras como USP, UNICAMP, UFSCAR, UNESP, PUC, FGV e lá será disponibilizado um material riquíssimo de doutores e mestres que vem aplicando e estudando melhor as teorias freireanas.
Mas, não só as universidades brasileiras discutem PAULO FREIRE, pode-se encontrar artigos, livros e teses nos países de tradição científica como: EUA, Inglaterra, França, Portugal, Espanha e etc.
Agora questiono-me, uma reportagem de revista não especializada no assunto deve nortear nossa concepção a respeito de um filósofo pesquisado por toda uma comunidade científica? E além disso, um filósofo que é base bibliográfica para os nossos documentos oficiais? Não é óbvio que Paulo Freire esteja "na boca" dos professores?
Aliás, que comparação ridícula, entre a importância de Freire e Einstein, os dois são de campos completamente diferentes, devem ser citados em momentos diferentes, em disciplinas diferentes e etc.
É óbvio que Einstein tem extrema importância, e dar relevância a Freire não significa de forma nenhuma anular ou menosprezar os estudos e grandiosidade do primeiro.
Paulo Coppi (14/10/2008 - 19:45)
Lembro do que a revista Veja fez nas vésperas da re-eleição para presidente: dedicou uma infinidade de capas criticando o PT e o Lula. Depois descobri que a editora Abril estava mal das pernas e o governo estava pressionando. Eu não votava no PT, mas a imparcialidade era escandalosa. E o pior é que essa porcaria de revista junto com aquelas amaldiçoadas revistas de auto-ajuda para executivos se tornaram ícones da classe média que acha que está "antenada". Che Guevara, Max Webber, Karl Marx e outros estão aí para serem discutidos e não adorados como salvadores.
Letícia (04/10/2008 - 20:51)
Voltei a estudar Geografia para o instituto Rio Branco e só agora me dei conta de quanto a grande mídia idiotiza as pessoas... Após cinco anos numa faculdade de Direito (que deveria ser mto mais pautada na realidade do que é) retirando quase toda minha formação geopolítica recente de artigos jornalísticos, pude observar quão regressiva essa atitude foi na minha vida... A mídia não informa, reforma. Ela pinta a realidade com as cores que convêm aos patrões (acionistaa, anunciantes) para doutrinar as pessoas. E depois ainda vem falar do MST e sua doutrina... Um exemplo clássico foi o epísódio ABIN: a mídia é, notoriamente, a grande vilã da intimidade e vida privada das pessoas, contudo, para atingir os dirigentes desse órgão público, ela finge-se defensora ardorosa de um princípio constitucional que desrespeita reiteradamente.
Alexandre Macedo (26/09/2008 - 15:12)
Paulo Freire vive em cada brasileiro alfabetizado.
Seu incessante trabalho na Educação do Brasil deve ser respeitado.
Os editores deste panfleto de direita chamado "veja" deveriam ter vergonha de um fato como este. Mas a vergonha é uma qualidade que eles não possuem. Estas duas senhoras, deveriam perceber que estão erradas e pedir desculpas em memória de tão ilustre educador. Mas pedir desculpas é outra qualidade que pelo que podemos ver essas "zinhas" não têm.
Vou no popular " Peçam pra cagar e saiam"
Douglas Rezende (23/09/2008 - 11:18)
Para os que quiserem aprender um pouco mais sobre o mestre brasileiro
http://www.paulofreire.org/
"...esta tendência dos opressores de inanimar a tudo e a todos, que se encontra em sua ânsia de posse, se identifica, indiscutivelmente, com tendência sadista...um amor a morte, não à vida...usam como força indiscutível da manutenção da "ordem" opressora, com a qual manipulam e esmagam."
Paulo Freire - Pedagogia do Oprimido
abraço fraterno para todos e todas
Marcelo (21/09/2008 - 16:26)
Quanto ao comentário de Marta faço algumas observações: A educação é um meio importante para a constituição do ser humano, seja no campo político, social, ético, cultural, religioso etc. Todavia, atribuir à educação toda a responsabilidade na formação de seres humanos e na definição de rumos para a humanidade é um projeto arriscado...O seres humanos e suas sociedades são muito complexa; envolvem diversas instituições, saberes, modos de vida, ideais etc. Tudo isto se relaciona, indivíduos, famílias, Estados, partidos, sindicatos, grupos religiosos , de forma muitas vezes conflituosas, outras pacíficas. Existem muitas mediações na relação indivíduo-sociedade.Os profissionais de educação tem funções delimitadas. Para que funcione bem, a escola e outros lugares de educação precisam de apoio do Estado, dos familiares, enfrentam necessidades financeiras, alimentares, de higiene e saúde. A expressão, ou melhor slogan "A educação é o único caminho" tende a escamotear outros problemas,que afetam muito o ensino, como política económica, habitação, saúde, desemprego, distribuição de renda,segurança pública, que, se não funcionam adequadamente, uma educação, por melhor que seja, não fará milagres. A educação tem prioridades especialmente culturais e científicas. Um cidadão consciente não é formado apenas pela escola, existem outros processos e mediações. É preciso cuidado com slogans e palavras de ordem que parecem ajudar mas são elaborados por grupos que querem deixar tudo como está.
Janaina (20/09/2008 - 19:04)
A veja se supera mais uma vez. É incrível como existem "especialistas em educação". Nem sei se estas duas se intitulam desta forma, mas cetamente não chegam nem perto de ser.
Celina Coelho (20/09/2008 - 10:29)
Não sei muito sobre a teoria da educação mas posso afirmar com toda a certeza que a veja não faz jornalismo sério, posso ser ingênua ao acredita nos principios da minha profissão, sou publicitária, mas acima de tudo me formei em comunicação social, aprendi na universidade e com alguns amigos jornalistas q por mais que não se possa ser totalmente imparcial o meio de comunicação tem como dever passar todas as versões do fato, não li a matéria, mas desde dos 17 anos eu sei o quanto a veja pode ser imparcial e mostrar o lado dos fatos que mais lhe interessa alegando assim não ter faltado com a verdade, mas aí temos o questionamento do que é verdade, não posso afirmar o q é e nem a veja, acho que a veja peca quando não dá a liberdade para seus leitores decidirem o que é certo ou errado, omitindo opiniões, sendo desrespeitosos e muito pouco éticos ou profissionais. O dever de qualquer meio de comunicação é manter bem informado seus leitores, telespectadores ou consumidores a veja parece esquecer que educação não se dá só em sala de aula, mas também em todo meio do qual podemos tirar informações incluindo revistas, televisão, histórias em quadrinho etc...eu pergunto qual é o compromissão da veja quando educa seus eleitores, educar eu falo num sentido bem maior: o de formar pessoas críticas de seu mundo, quando não informa plenamente, deixa bem claro em seu texto quem são os mocinhos e os bandidos, pior do que educar mal por não saber é educar mal sabendo muito bem o que está fazendo
Marcos (18/09/2008 - 10:36)
No meu entendimento a maioria das pessoas que votou nessa pesquisa não sabe nada de nenhum dos cientistas. Não conseguiriam falar em uma frase qual a principal contribuição de cada um.
Obviamente as contribuições do Sr. Einstein são mais conhecidas e estão presentes no dia-a-dia de cada um de nós e na programação diária da tv à cabo.
Quanto às contribuições do Sr. Freire, essas normalmente estão documentadas em livros e alguns artigos científicos. Desta forma, o cidadão comum, talvez a maioria dos leitores da Veja, não tem acesso fácil.
Para finalizar, gostaria de fazer um desafio aos que protestaram com veemência contra a reportagem publicada.
Eu, assim como milhares de pessoas, gostaria de ver melhor como funcionam as teorias do Sr. Freire na prática, na atualidade.
Assim, o desafio é de que sejam disponibilizados LINKS de páginas que apresentem a APLICAÇÃO das teorias do Sr. Freire com os estudantes.
Desta forma todos nós teráimos melhores condições de avaliar se o que foi escrito é realmente uma bobagem ou nem tanto.
Obrigado e fico aguardando os links,
Marcos
Marcilio Oliveira (17/09/2008 - 22:57)
Ana Maria, aceite nossa solidariedade de educador de muitos anos, que teve a honra de conhecer o Paulo Freire, o maior educador brasileiro,e usar seu fantastico método. Não dê importancia a pessoas e revistas desse nível. "...e a caravana passa." Não são dignos, sequer de resposta. Com certeza ELE não o faria, desprezaria a ignorancia ou tentaria educa-la.
Douglas Rezende (17/09/2008 - 17:17)
Juntos em repúdio a dita revista. Minha práxis educacional de professor de escola pública, com todo simbolismo que isto carrega, tem em Freire motivação e exemplo de vida. Gostaria de ver os jornalistas da "Veja" por um ano dando aula em escola pública e vivendo de nosso salário, enfrentando nossos desafios, como professores de escola pública. Se forem tão inteligentes como se vêem, em 6 meses se tornariam Freireanos.
Tiamat (17/09/2008 - 13:55)
Caro Jorge Borges, muito obrigado pelo comentário, que um pouco tardiamente respondo. Certamente Veja não está interessada em discutir idéias. A revista já possui opinião formada(e fechada) sobre todo assunto que vai tratar e, só molda realidade complexa de acordo com "sua verdade". E ai de quem contrariar... Nenhuma dúvida nisso, acho que fui claro em minha postagem de 13/9. O que eu questiono é o seguinte: o pensamento de Paulo Freire é absolutamente perfeito, não possui problema (conceitual, metodológico, empírico)algum? Não é passível de falhas, de apropriações equivocadas que vão promover efeitos contrários do que foram planejados? Toda pessoa que trabalha em educação e segue o caminho da democracia, do questionamento, ética etc tem obrigação de aceitar tudo que ele diz? Trata-se de uma verdade religiosa, um dogma de fé? O único caminho válido? Por que tanto silêncio nesta questão? De fato doutrinação é algo muito forte. Todos nós passamos por professores socialistas, comunistas, conservadores, católicos, ateus ou espiritas. A maior parte deles estava ensinando sua disciplina,e não fazendo proselitismo. A relação entre seres humanos é muito complexa,estruturada em várias mediações. Muito diferente do manda-obedece. Veja se baseou em situações caricatas ou fora do contexto.Deviam estudar um pouco de antropologia e comunicação O problema é honestidade intelectual. O educador possui sua visão de mundo e postura política.Mas não deve transformá-la num absoluto frente ...
Cláudia Sales de Oliveira (16/09/2008 - 23:50)
Indignante, revoltante. Chega a dar asco. Certamente quem diz algo desse tipo contra Paulo Freire não sabe o que é Educação. Se sabe algo, a intenção é privar nosso povo de uma educação de qualidade.
Claudemir (16/09/2008 - 15:08)
Acho que o grande temor que VEJA e outros instrumentos de opressão midiática tem de Paulo Freire não está no seu método, mas no que seus textos dispertam nas pessoas: humanização e reflexão. Eles não suportam a idéia de ter pessoas pensando, tomando decisões, lutando por seus direitos. Daí esse negócio de comunismo... acho que deveríamos estar mais atentos porque daqui a pouco vão começar a nos prender e nos torturar.... confessa... confessa... você é um comunista...
Gerson Pompeu (16/09/2008 - 09:59)
Agora eu tenho certeza.
John Bastos, deixa de palhaçada e assuma o seu verdadeiro nome. Ou você se envergonha dele e de seus pensamentos?
joão sal (16/09/2008 - 07:27)
Sugiro que a Srª Ana Maria Freire, em nome de todos os educadores brasileiros, e em nome da memória de Paulo Freire, peça direito de resposta e entre com uma ação judicial contra este panfleto fascista, que é a revista veja.
Norton Drongek (16/09/2008 - 00:35)
ops, é Levi M. Filho, o que dá no mesmo por que esse discurso todos conhecem; o que eles não sabem é que Paulo Freire fala a cada ente humano, por sua própria vocação e distinguindo suas origens e percepções de mundo, aliás essas percepções é que faltam aos livres defensores de tudo-isso-aí-que-está-dando-errado-e-ninguém-tá-nem-aí. A vida segue, um dia eles aprendem, ou senão vamos ao paredón..hehe
Nora, nossa sociedade é uma farsa, então não há que concordar ou não se há doutrinação. Há que se lutar pra se livrar o maior número de pessoas desta vida medíocre que nos é posta.. saudações
Patricia Queiroz (15/09/2008 - 23:17)
...estou absolutamente chocada com tamanha selvageria da reportagem... o que está acontencendo com esses CDBs? A Veja me encomenda uma pesquisa com educadores e fica chocada que o nome do Paulo Freire seja mais citado do que do Einstein?
É óbvio que ele será muito mais lembrado junto a educadores do que um físico e isso não é nem questão de importância de um frente a outro, pois as contribuições de ambos são distintas e em momentos específicos da história... ou seja, querer que um anule o outro é, no mínimo, uma ingenuidade vil...
Acho que estes babacas que fizeram a reportagem acreditam num ensino neutro, ainda que de física... pelo amor... estou chocada... chocada, chocada... vão ler Thomas Kun
Mas o pior foram ter usado os nomes do Roberto Romano e da Hanna Arendt totalmente fora de contexto, dando a impressão de que eles concordam realmente com isso.... espero realmente que role processo...
Aloisio da Costa Val (15/09/2008 - 22:42)
Dou meu integral e respeitoso apoio à Sra. Ana Maria Araújo Freire. A "veja" (não merece maiúscula) deveria fazer um esforço para evitar a divulgação de textos tão infelizes e respeitar mais os grandes nomes do Brasil, como o de PAULO FREIRE. Realmente,hoje em dia, só pessoas pessoas ingênuas ou mal intencionadas lêem a "veja", que, há muito tempo atrás poderia ser lida. Da minha parte não tomo conhecimento dessa revista, o que tem melhorado muito a minha qualidade de vida.
Marco Aurelio (15/09/2008 - 20:59)
Por uma questão de elegância: "...devia ler Paulo Freire antes de falar as bobagens que falam".
Gabriela Arévalo (15/09/2008 - 19:25)
Escribo desde México, desde un organismo internacional dedicado a la educación de personas jóvenes y adultas. Ignoro quién es la persona que escribe, tampoco conozco el periódico y, por tanto, desconozco su tendencia u orientación; sin embargo, siempre es lamentable ver que la gente exhiba tanta ignorancia. Es un error común dar más importancia a los intelectuales europeos y no valorar a aquellos que tienen una vocación verdaderamente latinoamericana, pero más allá de eso, no reconocer las aportaciones -aún vigentes- que un educador como Paulo hizo a la educación popular, a la educación de personas jóvenes y adultas, a la alfabetización y a la educación en general; no es otra cosa sino signo de una profunda ignorancia y desconocimiento de la realidad latinoamericana, lo cual es siempre lamentable -por decir lo menos- en alguien que se precie de ser periodista. Convendría que la persona que redactó el artículo se acercara a la educación de personas jóvenes y adultas, a los movimientos de educación popular, al quehacer educativo no sólo de América Latina sino de África, por citar un ejemplo; ahí en la práctica (y no sólo en sus innumerables libros, artículos y textos) cuál es el legado de un hombre como Paulo Freire quien es, sin duda, el máximo educador latinoamericano.
Jorge Luiz (15/09/2008 - 14:22)
A única linguagem que os detentores dessas mídias entendem é a linguagem do bolso deles. Então, basta que não leiamos mais a Veja! Façamos um grande boicote contra essa revista! Que eles não nos levem mais nenhum centavo, para que não tenhamos que conviver com burrices como as que são publicadas nesse meio de comunicação que reflete um péssimo exemplo de jornalismo. E viva Paulo Freire!!
frederico binato (15/09/2008 - 11:40)
Veja é um escárnio. Essa revista é porta-voz do mercado e que se dane o compromisso com a informação decente. Vamos eliminá-la democraticamente, tornando-a desimportante por ela própria. Frederico
Baruck (15/09/2008 - 11:12)
Aposto que as tais autoras da matéria nunca leram Paulo Freire, não fazem a mínima idéia do papel e contexto de Guevara, jamais serão capazes de compreender nem um esboço da teoria da Relatividade. Se muito, leram o Manual de Redação da Abril.
Eduardo Silva (15/09/2008 - 10:39)
Sobre Freire, o pequeno, segundo a Veja:
http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/biografia/09_biografia_homenagens.html
Renata (15/09/2008 - 08:20)
A reportagem da Veja me enojou nem tanto pela referência negativa a Paulo Freire (cuja teoria não conheço, mas ainda assim achei a crítica pesada demais), mas sim porque eu esperava um panorama sério do estudo no Brasil e tudo o que encontrei foram páginas e páginas acusando nossos professores de comunistas. Vários deles podem seguir, sim, essa linha, mas acusá-los de doutrinadores (e principalmente falar SOMENTE disso na reportagem inteira) é demais. Fiz o colegial há 10 anos e esse papo comunista já existia, e nem por isso saiu algum revolucionário das turmas da escola onde estudei. Eu já não apreciava a revista, depois dessa ela passou a não valer mais nada pra mim.
raul magaña Ph.D (14/09/2008 - 23:44)
Cesar Max. Es un delito mundial decir lo que dices de las escuelas Basileñas, nada mas ve a Latino America incluyo a Brasil, y a Africa para saber lo q el profesor Freire logro, vuelvo a repetir: lo peligroso de Freire era enseñar al ciudadano comun a leer, entender y decifrar las estupideces que tu y yo decimos.
con respeto raul magaña
John Bastos (14/09/2008 - 21:00)
"Pois é, graças aos métodos de PF que a escola do Brasil está entre as piores do mundo... é só ver os resultados e analisar o fracasso dos seus princípios. O fato dele ser idolatrado e amplamente adotado no Brasil é só confirmação do fracasso de nosso sistema educacional. "
Isto eh injusto, porque Paulo Freire nao eh adotado nem no Brasil. isto eh, seu metodo nao eh responsavel por esse dano, eh um metodo inocuo, ensinado como curiosidade intelectual nos cursos de educacao, nunca adotado.
Gerson (14/09/2008 - 18:12)
Cesar Max, você está equivocado. Não é o metodo de ensino o problema; entre vários fatores, penso ser um deles, a mercantilização do ensino, onde não faltam exemplos de escolas particulares que não forma ninguém, pagam muito mal os professores e cobram caro dos alunos.
O método não tem nada a ver com nosso problema educacional.
Pare de ler a Veja meu amigo, melhor pra você.
Cesar Maximiano (14/09/2008 - 16:26)
Pois é, graças aos métodos de PF que a escola do Brasil está entre as piores do mundo... é só ver os resultados e analisar o fracasso dos seus princípios. O fato dele ser idolatrado e amplamente adotado no Brasil é só confirmação do fracasso de nosso sistema educacional.
Paulo (14/09/2008 - 14:09)
Sr. André, eu até concordo com a Veja quando diz que a educação vai mal. Mas, não acho que a causa dessa situação seja a "esquerdização" do ensino, como insinua esse tal panfleto que se diz revista chamado Veja. A falta de recursos no setor de educação ou até a má distribuição desses recursos deveriam ser apontados como causa principal. Ao invés disso, o "panfleto" trata o assunto ideológicamente, até de modo sofista, dizendo ser contra a "ideologização" do ensino.
manuka filho (14/09/2008 - 13:49)
A Revista Veja não faz jornalismo, faz propaganda política para o mercado... Uma revistinha medíocre que pensa o Brasil para seus pares. É uma indigesta produção que nunca deve ser chamada de jornalismo... É um panfleto sustentado pela pôdre elite do país, que a lê por interesse, não por informação. A Veja não informa, distorce. A Veja quer um Brasil para poucas pessoas e se incomoda com as idéias de pessoas que quer um Brasil para todos... Veja, você vai ter que engolir o povão, ok? A Carta Capital tá aí. Quem não quiser ter raiva, leia Carta Capital. Agora se quiser passar o fim de semana vomitando, leia Veja.
Vicente (14/09/2008 - 12:22)
Se a Veja falou mal, é porque o negócio é bom.!
Simple assim.
raul magaña Ph.D (14/09/2008 - 12:19)
Es una verguenza que su revista demerite el trabajo del gran pedagogo Paulo Freire. El nunca quiso parecerce ni a Che, ni a Einstein, el fue Paulo Freire un monumento a la humanidad en la pedagogia universal. LO PELIGROSO DE FREIRE ERA QUE ENSEÑABA A LEER Y DESCUBRIR AL CIUDADANO COMUN LAS PORQUERIAS QUE SE ESCRIBEN EN VEJA O PASQUINES SIMILARES.
Una ofensa de tal magnitud a la imagen de Freire es una ofensa contra la humanidad pensante y critica.
Los latino americanos repudiamos estos reportajes sensacionalistas de periodista que no son nadie y por medio de sus notas quisieran pretender estar a la altura de Freire o de Einstein.
Para poder escribir hay que trabajar, y no nada mas saber escupir a la cara.
Atentamente, esperando que sus editores tengan un diccionario español prtugues! Raul Magaña
Amyra El Khalili - Movimento Mulheres pela P@Z! (14/09/2008 - 11:37)
Perfeito Prof. Leider! "A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e passividade."
(Maria Montessori)
Leider Lincoln (14/09/2008 - 11:25)
André, ompessoal eu não sei. Mas eu, que sou professor, não acho que a situação esteja pior do que era na época da ditadura nem na época de quaisquer um dos dois fernandinhos, ao contrário. Outra: o grande problema que vejo são na verdade os pais, que acha que a escola deve fazer o trabalho deles. Eu, que dou aulaa em escola particular, percebo, inclusive, uma correlação estreita entre os alunos cujos pais assinam a Veja e a mediocridade. Você tem filhos meu caro? O que sabe sobre a escola deles, as dificuldades deles? Sabe se estão se saindo bem em química, em geografia, em educação musical e artística? Ou você só está preocupado com a educação por que o Kamel e aa Veja, "também" estão?!? Ah, a direita classe média funcionário público/gerente/pequeno comerciante...
Dolores Mota (14/09/2008 - 08:51)
Certamente me solidarizo com Professora Ana Maria, na sua indignação e na sua conclusão quanto ao fato de Freire vive, e ainda bem que vive, assim teremos um futuro melhor inclusive para a escola pública. Na história da civilização, contraditoriamente, o que sobrevive e se afirma são os valores e os fatos que constroem e aprondundam a humanidade, a condição humana, assim daqui há cem anos ninguém lembrará de Romano, mas Paulo Freire estará sem dúvida entre os nomes daqueles que viveram e construiram idéias e práticas para tornar o mundo melhor para todos e todas.
Adilson (14/09/2008 - 07:50)
Prezado Azenha,
São por essas e outras razões que já joguei o PIG no lixo. É uma vergonha, confesso que não tive estômago para terminar de ler a matéria, pois a "nãoVeja" usou uma estratégia repugnante, que consistiu em denegrir o trabalho de Paulo Freire com o objetivo de atacar o governo melhor avaliado na história do Brasil - governo Lula, com 92% de aprovação.
Ivan Moraes (14/09/2008 - 02:39)
"Uma coisa é certa: os resultados do construtivismo interessam a muita gente. Gente que hoje está no poder. ": desde quando a tucanada conseguiu colocar tanta gente na escola c omo o Brasil tem hoje? Desde quando a tucanada conseguiu alimentar tanta gente? Desde quando a tucanada conseguiu levar o Brasil pra frente um centimetro que fosse? Desde quando Veja parou de atacar educadores? Desde quando "gente que esta no poder" decide curriculo?
A DIREITA CLEPTOMANÍACA (14/09/2008 - 01:35)
A VEJA É A SATISFAÇÃO ALUCINATÓRIA DO DESEJO DOS COLARINHO BRANCO.UMA MIRAGEM DA "SUPREMACIA"(KAKAKAKAKA...) CLEPTOMANÍACA FEDORENTA DA DIREITA.
Vital B. Pontual (13/09/2008 - 22:44)
Não entendo por que muita gente ainda segue lendo essa revistinha de desinformação semanal e sem-vergonha, chamada VEJA. Aqui em casa eu só a uso quando meu cachorro precisa fazer suas necessidades fisiológicas diárias. Ali se pratica de tudo, menos jornalismo.
ana cristina de oliveira martins (13/09/2008 - 21:20)
estas pessoas que se denominam jornalistas,não tiveram professores,nem educadores...se tiveram não souberam honrar as boas aulas de ética e cidadania que com certeza exitem em qualquer escola brasileira que já leu,ouviu falar de educação popular, educação libertadora, de jequetibas,de alfabetização em areia e em grupos, com interesses e trabalhos dignos.
Haertel (13/09/2008 - 20:18)
João Batista, Veja? não vejo.
Rocha P Brito (13/09/2008 - 20:04)
Mais de 20Milhões de brasileiros chegaram aos primeiros degraus da classe média. E a revista VEJA continua com o mesmo número de assinantes. Ou a nova classe média não lê, ou não escolheram Veja para assinar. Também a revista se esmeirou em esconder essa nova classe e a diminuir o governo que içou milhões de brasileiros a mais degraus da pirâmide social. É o preço a se pagar pela manipulação e mentira.
Michel (13/09/2008 - 19:55)
Sim, Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores da história; há milhares de artigos sobre ele na internet (e nas mais diversas línguas). Quem duvida desta informação e não tem preguiça, basta pesquisar no google com uma das seguintes entradas:
"paulo freire" education
"paulo freire" l'éducation
"paulo freire" educación
"paulo freire" istruzione
"paulo freire" ausbildung
Nilson de Vix (13/09/2008 - 19:13)
Porque a gente perde tanto tempo com o que distrata essa revistinha? Sinceramente, acho que o corpo editorial (?) da dita aposta na máxima "falem, bem ou mal, mas falem de mim". Especializaram-se e criar factóides e pseudo-crises a cada fim-de-semana e colherem as repercussões semana a fora... Destruir reputações se encaixa neste jogo. Ao lixo com esse lixo.
João Sérgio da Silva Costa (13/09/2008 - 17:32)
Cara, só fui ler a matéria da Veja depois de ter lido a carta.
A matéria mais parecia uma aula de anti-jornalismo. A revista chega a criticar o fato de um professor curtir Titãs. Simplesmente inacreditável
Carlos (13/09/2008 - 17:04)
"PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade".
Ok, ok: menas, menas.
Noe (13/09/2008 - 16:25)
E por reportagem desse tipo que a Veja não entra na minha casa, nem como papel que enrolou o peixe.VOTÊ e ruim demais.
Tiamat (13/09/2008 - 14:36)
Afinal de contas. Paulo Freire é um deus inquestionável? De fato, não estava esperando um texto denso e bem fundamentado da Veja sobre o autor e o assunto em questão. Desperdiçaram uma oportunidade, se é que estavam interessados em debater... O nó da questão é a seguinte: qualquer crítica, objeção a obra, posturas e a conceitos de Paulo Freire é manifestação de reacionarismo, conservadorismo (existem diferenças entre os dois),crença na religião do mercado,etnocentrismo, elitismo (seja lá o que a esquerda dogmática entenda o que este conceito signifique)sintoma de alienação crônica, adesão ao imperialismo ianque etc? Será será estigmatizado como herético algum profissional da educação (seja pesquisador, docente do ensino superior ou fundamental)procurar outros caminhos, dentro de uma convicção democrática e defesa do bem comum? Sobre o autor de Pedagogia do Oprimido predominam hagiografias e elogios vazios, quase um amontoado de palavras de ordem...Escassa reflexão sobre distorções que podem ser feitas de seu pensamento, especialmente na educação destinada às classes pobres. Ou será que as mazelas de nosso sistema de ensino são decorrentes apenas do neoliberalismo e da malvadeza de nossas elites? Nenhum pensador, de qualquer ideologia, é passível de equívocos e contradições. Só para provocar: se por acaso tivessem caluniado Demerval Saviani e discípulos (não devotos) existiria tanta indignação?
Daniel (13/09/2008 - 13:12)
leu na Veja? azar o seu.
Mari (13/09/2008 - 11:09)
A questão não está no que os educadores conhecem ou deixam de conhecer. A questão está na valorização da nobreza que os educadores brasileiros concedem a Paulo Freire. Neste infeliz paralelo, a revista VEJA não só minimiza Paulo Freire, mas, também todos os educadores do Brasil.
Marcelo Conti (13/09/2008 - 10:46)
Amigos, eu tenho uma camiseta com a estampa: "Veja que mentira" e outras que lutam contra esse monopólio da "verdade". Creio que devamos estimular o debate e fazer com que as pessoas sãs afastem-se desses panfletos extremistas: Veja, Época, Folha, Estadão, Istoé e os lixos que formam as TVs abertas. Eu mesmo já consegui, via argumentação, fazer algumas pessoas deixarem de ler esse lixo de veja. Conto com o apoio de vocês nesta insana e dura cruzada, mas, lutar pela verdade e contra as falácias da impren$a é dever de todos que pensam. PS.: pelo fato de Roberto Romano ser figurinha carimbada na Rádio CBN já é um sinal de que ele se vendeu ao mercado...
gilfs (13/09/2008 - 09:48)
de inicio em pensava em ignorar. mas é impossível. é tamanha a falta de ética, de imparcialidade, de credibilidade que é impossível ignorar essa revista. manipula informações como bem entende, é horrível.
Fátima Morais (13/09/2008 - 03:25)
Ao ler a Veja cujo tema foi a Qualidade da Educação no Brasil, lembrei-me que deixei de assina-la,desde a morte do querido amigo e mestre Paulo Freire devido a falta de conhecimento e respeito pela obra do Mestrenaquela ocasião.Mais uma vez encontro a ignorância histórica e educacional das jornalistas autoras,que passa em tudo que escrevem a falta de credibilidade de suas opiniões no momento em que falam de Paulo Freire de forma tão desrespeitosa,pois que tentam reduzir de forma criminosa
o que Paulo realmente realizou e representa na História da Educação Brasileira ,reconhecido no mundo pelos educadores.Meu apôio a Nita Freire.e...Adeus VEJA!
Márcio Joffily (12/09/2008 - 21:45)
Como cada um dá o que tem, o PIG é ... isso. Não pode oferecer outra coisa. Esse é o Estado Democrático e de Direita em que nos metemos. Até quando?
francisco.latorre (12/09/2008 - 20:57)
Paulo Freire Vive!
Ana Monteiro (12/09/2008 - 20:32)
Acredito que a reportagem da Veja somente atende a política neoliberal, que fere diretamente o NOSSO Paulo Freire. Já que ele possibilitou a visualização de um sonho, sonho este de transformar este país em uma nação mais digna, em que todos poderiam ter acesso a cidadania básica de estudar, vamos destruí-lo. Paulo mostrou um caminho diferente, que até hoje é seguido de trazer a realidade do educando para dentro dos muros ideológicos das escolas. Esse foi seu grande crime. Paulo Freire demonstrou que nós, educadores, poderíamos atuar de forma a auxiliar a formação da cidadania. Esse foi seu crime: desafiar a elite econômica dominante... A Veja, como é de conhecimento público, é apenas um folhetim que serve aos senhores elitistas, e, já que Paulo Freire passou toda a sua vida buscando a igualdade entre as pessoas, deixando para todos nós, educadores, esta semente, a única saída para manter esta política podre é a de destruir Paulo Freire e jamais deixar suas sementes brotarem. Devemos continuar atuando de forma a buscar a igualdade social. Devemos continuar lutando para a construção da real cidadania, e não da cidadania que apenas possibilita o voto...
romério rômulo (12/09/2008 - 19:54)
azenha:quem lê um pouco sobre educação sabe que o paulo freire é figura mundial,com traduções em várias línguas e
reconhecimento da sua condição de elaborador de uma corrente educacional.se engana a "querida nita" do mestre quando chama o sr. roberto romano de filósofo.ele é,na verdade, um bacharel em filosofia.não consta que esse senhor tenha elaborado algo novo neste campo.
a principal elaboração conhecida dele é sua aliança com o kamel pra aparecer nuns programinhas chinfrins.certamente,
pra ele,isso é muito.provavelmente,o máximo.romério
Anon (12/09/2008 - 19:51)
Se liberdade de expressão fosse isso que esta podre revistinha faz, não deveria existir o juramento dos jornalistas. Será que os imbecis que assinam a matéria conhecem-no? Esta é uma revistinha destinada ao egoísmo da elite e à estupidez dos que admiram a Casa Grande.
Vão se catar, turma de anormais.
Francine (12/09/2008 - 18:51)
Pois é, essas jornalistas deveriam ter estudado na época da ditadura, como eu, pobre, miserável, para sentir na pele o que é bom; meus pais não tinham dinheiro para comprar material escolar, minha professora me batia com a régua de madeira na cabeça na frente de meus coleguinhas, esse era o método nefasto, fascista que predominava, pelo menos na escola pública que eu e minhas amigas estudamos, é algo que jamais esquecerei, mesmo eu sendo uma ótima "aluninha", não interessava, quem dera eu tivesse a sorte de ter tido professores com o mínimo de conhecimento sobre o método de Paulo Freire. Confesso que sou totalmente descrente com a área da educação.
Athos Rache (12/09/2008 - 18:37)
Realmente essa revista passa de todos os limites.
Um verdadeiro desrespeito essa reportagem!
Ricardo Souza (12/09/2008 - 18:01)
Como educador, me sinto mais uma vez enojado por esta publicaçãozinha chamada veja (como "v" minúsculo mesmo)! Denegrir a imagem de uma pessoa tão íntegra como Paulo Freire, é realmente dizer a todos: "estamos trabalhando para a elite deste país e recebemos por isso!"...Viva Paulo Freire e sua obra! Diga não à veja!!!
Menjol (12/09/2008 - 17:08)
O Hugo Albuquerque está coberto de razão. Ser atacado pela Bruna revistinha é praticamente um atestado de idoneidade. Se essa revista elogiar o Azenha a reputação dele vai pro beleléu... ainda bem que isso não vai acontecer mesmo!
Nelson Antõnio Fazenda (12/09/2008 - 16:50)
Sim, Ana Maria. Como o Che, Paulo Freire vive e vivo continuará por toda a eternidade. Para desespero daqueles que se arvoram donos das mentes e da imaginação alheias. Aqueles que vivem a pregar o rancor e o ódio ao invés do humanismo e da solidariedade que tanto Freire quanto o Che espalhavam.
Carlos Silva (12/09/2008 - 15:52)
Para acabar com a veja vale até o viés ecológico: mantenha uma árvore de pé, não compre veja.
Marcelo Conti (12/09/2008 - 15:22)
Arilo, as duas jornali$ta$ "estudam" apenas Adam Smith (se é que o conseguem entender) e livrecos de auto-ajuda... dai trabalharem naquela podridão de "revista".
Jorge Antonio. (12/09/2008 - 14:57)
Vergonha, essas jornalistas não tem vergonha.
elizabeth lorenzotti (12/09/2008 - 14:43)
Também não leio esse lixo de "revista" há anos. Mas quando Paulo Freire se foi eu ainda lia: deram uma nota de poucas linhas em Datas, e ainda falando mal. Enquantoisso, houver homenagens em váriso paises, onde le tem o devido reconhecimento.
Sandra (12/09/2008 - 14:36)
Se vê que não sabem nem do que falam, na academia a pedagogia vai estudar os pensadores da educação como Paulo Freire, Piaget, Freinet...como formuladores de métodos e práticas educativas, mas Einstein ou outro físico desconheço que tenham desenvolvido algum estudo de métodos pedagógicos para aplicar na sistematização do ensino, então é lógico que o professor em uma entrevista cite os estudiosos em que ele se apoia.
E calem a boca para desfazer de Paulo Freire, gente desorientada!
Bárbara Milagres (12/09/2008 - 14:24)
Tudo bem que vivemos numa democracia,(ou seria suposta democracia?), mas levando em consideração a quantidade de M... que essa revista publica e sua total falta de ética e moral, será que não existe alguma maneira de fazer que a mesma fosse fechada?
Antonio Alvaro Guedes (12/09/2008 - 13:58)
Estas duas jornalistas da Veja são a prova viva da falta de qualidade da educação brasileira. O espaço que encontraram para manifestar sua inconformidade intelectual é este lixo, antibrasileiro, chamada Abril. São as noivas prenhes do Diogo Mainardi. A ética que sabem é aquela que aprenderam com o Roberto, ex padre, Romano: qualquer coisa por dinheiro. Dizer que Einstein é mais importante para uma criança excluída, das periferias, das comunidades pobres, do que Paulo Freire é uma ofensa à humanidade
Eli Braz (12/09/2008 - 13:33)
Cada vez menos pessoas leem Veja ( ainda bem ). Quem dera que todos os brasileiros fossem alfabetizados pelo método Paulo Freire. Vejam só: Suas primeiras experiências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias.Suas atividades são interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão. Exila-se por 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile, recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram à época, para a superação do analfabetismo.
Essas informações estão no site Centro de Referência Educacional. Como a Veja tem coragem de publicar tanta merda?
Paulo Camargo (12/09/2008 - 13:08)
Pobres meninas...burr(a)os de carga da Veja. Roberto Romano e seu anfitrião, Waack da Globo, cuidando da ignorância da classe média. A academia também não se toca.
Augusto José Hoffmann (12/09/2008 - 12:59)
As autoras são formadas em quê mesmo? Aonde conseguiram seus diplomas? Resumindo: toda ação corresponde a uma reação em sentido contrário. Tais "jornalistas" apenas servem ao seu dono cujo pagamento, polpuda ração de primeira, é servida a título de recompensa. O mundo reconhece Paulo Freire como Cientista e, cujo trabalho, atribui-se como de inestimável valor à humanidade. Na visão de tais "jornalistas" doutrinar, alertar às massas não é contribuição à educação! Boa. Mais um atestado de qualidade ISO para Veja. Cutuca e promove debate mas mesmo assim é indignante.
Di Carlo (12/09/2008 - 12:07)
A Revista Veja quer destruir as conquistas da LDB e voltar às (de)reformas MEC/USAID da ditadura civil-militar. Por que a Revista Veja não assume de uma vez que quer destruir todas as conquistas atingidas com o fim do regime civil-militar? Aliás, bom deixar claro, conquistas tímidas e, por serem recentes, ainda não se consolidaram.
carlos quintela (12/09/2008 - 11:46)
De há muito não compro nem leio a Veja. Tenho melhor uso para meus reais ganhos com tanto sacrifício e meu bestunto se ocupa com leituras mais easclarecedoras. Acho que se houvesse uma melhor compreensão dos leitores brasileiros dos reais objetivos dos patrões deses jornalistas, crtamente a rvista já teria ido à falência por inanição.
João Bravo (12/09/2008 - 11:38)
Azenha, viu porquê insisto em dizer que este país só tomará jeito, se destituirmos todos os ministros do STJ e STF?.A coisa é muito simples, se tivessemos justiça, a Dnª Ana entraria com uma ação por danos morais, contra esta revistinha, que com sua reincidência em desinformar e denegrir, certamente seria condenada em pagar alguns milhões, a ponto de pedir falência e pronto, duvido que eles fizessem novamente.Hoje, se Dnª Ana tentasse, certamente diriam os ministros (quando em recurso especial STJ) que foi um fato grave, mas que há de se ter razoabilidade (teoria muito utilizada em prol do poder econômico), seguindo a "doutrina e jurisprudência desta corte", sendo assim, acharão por prudente uma indenização de r$ 10.000,00, até porque Dnª Ana, não pode enriquecer ilicitamente. Sabe como é, quem não tem moral, não dá valor a tal.
Luiz Rogerio (12/09/2008 - 11:36)
Prezado João Bravo, se alguém em sua volta fizer uma cagada, dê a Veja para ele se limpar...
Abraços e um bom fim de semana a todos.
Jeferson Selbach (12/09/2008 - 11:21)
Só o fato da reportagem da revista Veja trazer a frase "Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização" já demonstra que o texto é parcial, algo que deveria ser impróprio ao jornalismo. As autoras não poderiam ter escrito que Paulo Freire não contribuiu para a civilização, pois isto é opinião delas! Se fosse um espaço opinativo, tudo bem. Cada um escreve o que quer. Mas é vedado numa reportagem decente. Aliás, o artigo só demonstra como juizos de valor, que antes apareciam implicitamente nas reportagens da Veja, hoje aparecem escancarados. Talvez a revista seja reflexo dos tempos: "Veja, não pense!"
João Bravo (12/09/2008 - 11:07)
Agora, quando alguem em minha volta fizer uma cagada, vou perguntar:Tchê!que erva tu tá usando no chimarrão?...andou lendo a VEJA de novo?.eheh
Maxwell Barbosa Medeiros (12/09/2008 - 10:48)
Na minha opinião o maior gênio da história da humanidade é Isaac Newton, a contribuição de Einstein é valiosa, mas ele não trabalhou tanto quanto Newton. Além do mais queria saber porque malham tanto o Paulo Freire, o que o homem fez de errado ?
Vai entender, né? Quandolembramo-nos de nossos grandes vem um veículo de imprensa nos criticar. E criticar logo com relação a quem?! Paulo é um de nossos maiores pensadores, motivo de orgulho para a nação. Seu reconhecimento internacional desmente toda e qualquer crítica que a ele foi ou seja dirigida.