Via Oeste: dois pedágios, duas medidas

Tempo de leitura: 3 min

Via Oeste, mais um negócio da China

do blog Se a rádio não toca

1.      Negócio lucrativo: lucro acumulado de 793% (1998 a 2009)

A Via Oeste, concessionária que administra as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, teve lucro líquido acumulado (1.998 a 2009), descontadas  todas as despesas  de mais de R$ 558 milhões,  o que significou um crescimento de mais de 793% neste período.

2. Mudança no objeto do contrato: criação de novas praças de pedágio (não previstas no edital),  gerando aumento de 90% na quantidade de veiculos pagantes e, consequente aumento na receita.

Recentemente no projeto Cebolão a concessionária afirma que houve uma reprogramação do valor dos pedágios, segundo a qual haveria uma redução entre  41% a 60% no valor da tarifa.

Os moradores depois do KM 33, especialmente de São Roque, pagavam , até o reajuste de junho/10,  a quantia de R$11,20 (no trajeto São Roque/São Paulo ida  e volta), visto que o pedágio era unidirecional. Com a modificação passaram a pagar pelo mesmo trajeto o valor de  R$ 16,20 visto que, o pedágio do Km33, passou a ser bidirecional e no valor de R$ 5,60  e ainda foram criados mais  2 pedágios na pista expressa da rodovia Castello Branco no valor de R$ 2,80.Desta forma, somente houve redução no valor do pedágio para os moradores da região de Alphaville (os mais ricos são os beneficiados).

Para termos uma dimensão do impacto desta medida o volume de tráfego era de 19,3 milhões no primeiro trimestre de 2009 e em 2010 chegou a 34,9 milhões, aumentando em  91%. Isto ocorre porque os veículos que não usavam a marginal da Castelo, agora pagam a tarifa para usar a pista expressa da rodovia Castello Branco.

Obviamente estas medidas  propiciaram o crescimento da receita de pedágio do primeiro trimestre de 2009 para 2010 de R$ 122 para R$ 149 milhões, ou seja um crescimento de 22,5%.

3. Postergação no cronograma de investimentos (mesmo com aumento no valor da tarifa para essas obras), gerando receita ainda maior para a concessionária.

Ainda devemos lembrar que o cronograma de obras da Viaoeste está bastante atrasado. Em 2006, o montante de investimentos correspondente às obras não entregues estava estimado em R$ 551 milhões, essa informação faz parte da análise técnica realizada pela Artesp por ocasião da lavratura do termo aditivo de prorrogação dos contratos realizado no final de 2006 para justificar o alegado desequilíbrio do contrato que ensejou sua prorrogação por mais 57 meses, após o prazo inicialmente previsto para encerramento (2018).

Para medirmos estes atrasos, a duplicação da SP-270, rodovia Raposo Tavares, teria de ser totalmente duplicada até 2002. Mas nas notas explicativas do  balanço da concessionária do  1º trimestre de 2010 (informações extraídas do site da CVM), consta que:

“Duplicação da Rodovia Raposo Tavares, entre o Km 34 e Km 115,5. A duplicação entre os trechos do Km 34 ao Km 45 e do Km 89 ao Km 115,5 já foram concluídas. A duplicação entre o Km 45 e Km 89 deverá ser concluída até 2022, conforme Contrato de Concessão nº. 003/CR/1998, de 30 de março de 1998 e seus Termos Aditivos e Modificativos.

A construção de dois contornos alternativos, um em Brigadeiro Tobias e o outro em São Roque, os quais foram concluídos em agosto e setembro de 2007.”

Os contornos alternativos são provisórios e foram inaugurados com pompa em 2007, com a presença do então governador José Serra . Os contornos definitivos e a duplicação da rodovia entre Vargem Grande e Sorocaba, cuja conclusão estava prevista para 2002 (Edital de licitação para concessão do lote 12 – página 13 do anexo VII)  só serão entregues daqui  a 20 anos.

Além do mais, não há informações sobre a construção das marginas da Rodovia  Raposo Tavares, que deveriam ter sido entregues no início de 2007.

4.      Redução no valor dos investimentos da concessionária x aumento no lucro

Levantamento nos balanço da concessionária Via Oeste mostra que de 2005 a 2009, a receita subiu  52%, já as despesas gerais e administrativas caíram quase 31% e as despesas financeiras aumentaram 117%.

De 2006 a 2009, os investimentos caíram de 451 milhões para R$ 237 milhões, um recuo de 47% e curiosamente, o saldo em caixa cresceu de R$ 60 milhões para R$ 103 milhões, ou seja, mais de 72%. Esses dados apontam que após a prorrogação do contrato em 2006, a concessionária diminui despesas (investimentos em obras) para aumentar recursos em caixa, sem levar em conta os interesses dos usuários.


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Comentários

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Nana

Dízimo invertido
Em vez dos ricos pagarem mais, pagam menos. Esse é o jeito tucano de administrar.

José Roberto

Bem. Como Paulista eu tenho que dizer o seguinte. Moro em Vinhedo (cidade chique) mas num bairro pobre. A cidade recebe 20.000 carros a mais por dia cortando o pedagio do Km 83 da Anhanguera. Esse assunto aqui é meio tabu porque já cogitaram de criar um pedagio dentro da cidade (o que seria uma solução torta para um problema maior). O que eu acho que acontece em SP é que 1) a eleição pra Governador acontece junto com a de Presidente e todas as atençoes estão voltadas para a eleição do Presidente 2) A midia (PIG) esconde todas as mazelas do Estado a) A Polícia mais mal paga do Brasil b) Educação caindo aos pedaços, as crianças terminam o ensino analfabetas c) 1 km de metrô por ano e o povo igual lata de sardinha d) Trafico de drogas dominando as periferias. A Oposição tem que bater pesado nestes temas pra desconstruir a imagem falsa de bons administradores do PSDB.

ZePovinho

"Menos empresários vagabundos nas tetas do Estado e mais Estado para quem realmente precisa dele".
(F.A.Hayek do B)

monge scéptico

Roubágios do zé extinto? ARGH!!!

Nilton

Dê a Cezar o que é de Cezar! E vamos horar a Deus que nos livre desse caos!!!

Nelson

Na verdade, meu caro Alexandre, eu penso que é caso de tri-tributação, haja vista que não é somente o IPVA que pagamos, mas também a CIDE.
Aqui em Passo Fundo, onde eu moro, temos um exemplo didático do quanto o povo pode perder ao aceitar o repasse de algum serviço público para mãos privadas.
O cidadão que quiser viajar de Passo Fundo a Getúlio Vargas, distância de 45 km em direção ao norte, vai pagar R$ 3,60 no pedágio comunitário. Na volta a Passo Fundo, nada pagará pois não há cobrança.
Se o mesmo cidadão quiser ir até Carazinho, rodando igual distância, desta vez em direção ao oeste, vai ter que pagar R$ 6,00 no pedágio. Na volta a Passo Fundo, vai pagar outros R$ 6,00, uma vez que a cobrança é feita nos dois sentidos.
A pergunta é inevitável. Se a distância é a mesma nos dois trajetos citados, qual a razão de tamanha diferença de preço entre os dois pedágios?
A explicação é simples. O primeiro é comunitário, ou seja, não tem como fim o lucro, e o segundo é privado, tendo por objetivo primeiro – muitas vezes único – garantir lucro a seus donos.
No pedágio comunitário, tudo o que é arrecadado deve ser investido naquilo para o qual foi criada a praça de pedágio: a manutenção da estrada em boas condições de uso. Já ouvi opinião de alguém que trabalhou na Secretaria de Transportes aqui do Rio Grande do Sul afirmando que o preço desse pedágio comunitário poderia ser bem menor que os R$ 3,60 e ainda assim cobriria os custos de manutenção da estrada.
Enquanto isso, no pedágio privado temos arcar com o custo da manutenção da estrada e ainda com o lucro que o concessionário que ter. E este lucro nunca é pequeno, pois o concessionário não se satisfaz com um ganho que garanta apenas uma vida confortável para ele, seus sócios e suas famílias. Não. O lucro tem que ser cada vez maior para que sua vida passe de confortável a ser luxuosa. É casa na praia, dois ou três carros na garagem, caminhonetão cabine dupla, motoca, etc…
Então, fica claro que um pedágio privado não tem como praticar uma tarifa menor que a de um pedágio público.

IV Avatar

Ai quando se propõe um imposto como a CPMF, que tem clara conotação de distribuição de renda, a mídia alardeia que se trata de aumento de imposto contra o povão, quando se se sabe é uma forma de taxação da burguesia para ajudar no custeio da saúde.
Mas a extorsão via pedágio de SP pode, ninguém reclama, ah se Alckmin fosse petista!!!
Eta nóis

    Flavio Lima

    Falou tudo!

Roberto Locatelli

Os pedágios do estado de SP são mais altos dos que os de estradas dos EUA, como mostrou matéria do VioMundo.

E pagamos várias vezes: ao trafegar pela rodovia, ao comprar passagens de ônibus rodoviários, ao comprar produtos que trafegam por essas rodovias.

O alto preço dos pedágios paulistas é um dos fatores que empurra indústrias para fora do estado e desestimula novas indústrias a operarem aqui. Com isso, São Paulo cada vez mais "importa" produtos de outros estados, mandando os imposta pra fora. De certa forma, isso é justo. Não deixa de ser uma distribuição de renda, à moda demotucana.

valdemar

A nova Presidenta Dilma não precisa mais reinventar a cpmf é só reestatizar as rodovias brasileiras e usar os lucros do pedágio na saúde! correto? al menos teremos algum retorno dessa cobrança absurda.

O_Brasileiro

Brasil e China são exemplos de que a economia não pode ficar só nas mãos de poucos "empresários" inescrupulosos!
Um país só tem bem estar social quando suas riquezas são usadas para este fim!
Acho que empresário de verdade é aquele que investe o excedente. Já outros tendem a guardá-lo.
"Freud explica" porque algumas pessoas têm tendência a acumular coisas…

    Luís Felipe

    Mas que empresário que quer investir o excedente? Empresas querem é LUCRO!

    Conversando com um amigo meu empresário que estava acreditando que o PT queria censurar a mídia… após muita conversa ele disse que ia votar no Serra porque ele é empresário e paga muitos impostos, o que é difícil pra ele. Eu falei: "ah, se vc é empresário faz sentido votar no Serra".
    Ele falou: "Mas empresário é mal?"
    Eu respondi que não.

    Precisamos de empresários para gerar empregos e desenvolver o país. Mas pensando bem… o empresário faz isso sempre por lucro, para maximizar o lucro ao máximo. Se eles pudessem, contratariam com mão de obra escrava.

    Ou seja: sim, os empresários são maus!
    (perdoem-me a generalização — se houver empresários aqui –, mas é algo meio inevitável em consequência da busca pela maximização do lucro)

Geraldo Melo

Isso ocorreu antes das eleições:
Diante dos resultados das últimas pesquisas, criou-se um desespero total na dobradinha casal vinte – psdb e dem – essa oposição inconsequente.
Os seus asseclas estão criando uma série de intrigas, como se fosse mudar o rumo natural da história.
Até o Serra está mudando o seu slogan para o Zé Promessinha, inclusive usando a imagem do Lula para ver se consegue ganhar alguns votos.
Ele não conta que o seu maior canteiro de obras foi a criação das praças de pedágios no estado de São Paulo , uma verdadeira proliferação, onerando as despesas de quem precisa trabalhar com o seu automóvel ou caminhão. Isso, consequentemente, aumenta o custo de vida, através da alimentação e dos bens de consumo, em todos os sentidos. E ele não diz a quem pertencem as concessionárias dos pedágios no estado de São Paulo. Por que?

E para concluir, por hoje.
Enquanto o pai falava para o filho:
– serra, serra, serrador…
O filho retruca o pai:
– É melhor aquela dos flinstones:
Ôh Dilmaaaaaaaaaaaa….

luiz c vasconcelos

O problema é que em São Paulo, que tem 95 das 100 melhores estradas do Brasil, o povo ainda quer reclamar, quem não está contente que vá usar estradas de outros estados.

    O_Brasileiro

    Essas 95 estradas não foram construídas pelas concessionárias que exploram os pedágios!!!
    Mas tem gente que paga, e pelo jeito feliz, por algo que foi construído com o SEU dinheiro!!!

    LuisCPPrudente

    luiz c vasconcelos (minúsculo mesmo), por acaso você é um dos sócios destas empreiteiras que constroem pouco, mas que cobram muito, através dos pedágios?

    ROberto

    São Paulo tem 99 das 100 rodovias mais congestionadas do Brasil. Pagar para ficar parado nas estradas é diversão de Paulista.

george vidipo

Dizer que Tiririca é voto de protesto e o psdb ser reeleito pela classe alta e media e pelos pobres, nos faz perguntar: "O que pensam os paulistas"? É curioso este teorema.

    Fred Oliva

    Continuam reféns da própria estupidez… Essa é a sina de boa parte dos paulistas.

V

793% !!! Isso é trólóló.. paguem e não reclamem.
Ou vão para as ruas se manifestar…. colem adesivos nos parachoques, enviem emails para os deputados estaduais, denunciem no MPE, paguem tudo com moedas de 5 centavos, criem um dia de boicote, ou uma semana.

    Carioca

    Apoio totalmente… tem que demonstrar a insatisfação…afinal foram 49 % de votos validos contra o PSDB…fora as abstenções e nulos/branco

Thomas Morus

Os donos dos pedágios são COMUNISTAS, no capitalismo o lucro vem do risco da atividade econômica. Pedágio não tem risco, logo não é capitalismo. Depois é fácil reclamar da china…

Pedro Soto

O dinheiro auferido pelos pedágios é o mais fácil do mundo. É como água correndo por baixo da ponte.
Estatização de todos os pedágios no Brasil já!

    Carioca

    E é um lucro facil pois as empresas sao todas de construtoras que ja tem equipamentos e mao de obra pra usar. E nao constroem nada, só fazem a manutençao.

kecmaster

Espero estar vivo para ver São Paulo acordar.

    LuisCPPrudente

    Eu também!

silver

Os paulistas gostam de serem roubados na estrada.

J_Amaro

Azenha, a título de informação, veja o que o subprocurador geral da República Aurélio Rios disse em 2007 sobre os pedágios: a margem de lucro das concessionárias de rodovias só seria comparável à do narcotráfico. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91

Gerson Carneiro

O Pedágio é o dízimo cobrado pelo PSDB aos seus fiéis eleitores.

E funciona: é a vista; instantaneamente, em espécie; e o otário, ops! quer dize, o fiel, ainda facilita, com moedas, o troco.

É de causar inveja aquele pastorzinho de pouca fé que não conseguiu eleger o Zé Bolinha.

ZePovinho

O patrimonialismo foi reinventado pelos tucanos,os homens bons.Eles transformam empresas públicas,obras públicas e tudo o que for público em cargos privados para os amigos empresários do partido :

Raymundo Faoro, em seu livro "Os donos do poder", descreve bem a situação da administração colonial e o modelo patrimonialista que existia. Veja o trecho abaixo:

"O cargo público em sentido amplo, a comissão do rei, transforma o titular em portador de autoridade. Confere-lhe a marca de nobreza, por um fenômeno de interpenetração inversa de valores. Como o emprego público era, ainda no século XVI, atributo do nobre de sangue ou do cortesão criado nas dobras do manto real, o exercício do cargo infunde o acatamento aristocrático aos súditos. Para a investidura em muitas funções públicas era condição essencial que o candidato fosse "homem fidalgo, de limpo sangue" (Ordenações Filipinas, L. I, tít. I), ou de "boa linhagem" (idem, tít. II). Nas Câmaras se exigia igual qualificação para a escolha dos vereadores entre os "homens bons" ? embora, na realidade, esses caracteres fossem muitas vezes ignorados. Os "homens bons" compreendiam, num alargamento contínuo, além dos nobres de linhagem, os senhores de terras e engenhos, a burocracia civil e militar, com a contínua agregação de burgueses comerciantes."

Junior

Mais 4 anos de tucanos em SP, eleito no primeiro turno, tá reclamando do que?

Sergio Jacomini

O Pedágio, uma praga do governo do Fernando Henrique Cardoso PSDB que se acha intelectual. O pedágio na forma privada de concessão, foi uma jogada do governo de FHC. Havia rodovia com pedágio sob concessão antes de FHC? Respondo Não, desconheço. Havia sim alguns pedágios em algumas rodovias mas cobrados pelo DER, DNER, ou seja, pelo Estado e comtarifas baixas. Foi o FHC assumir a presidência da república que as concessionárias de rodovias nasceram da noite para o dia seguinte. Ora se não havia empresas concessionárias de rodovia, como foi que surgiram derepente ? Foi coisa previamente combinada? ou coincidencia? se coincidencia como sabiam que o governo iria privatizar as rodovias ?
Sinceramente acredito que já estava governo e empresários todos combinados. Daí também surgiu a emenda constitucional para a reeleição, poder dar tempo de privatizar o maior número possivel de rodovias, para que as concecionárias e seus donos tenham o máximo possivel de lucro, e como contra partida prestam serviço fazendo roçadas nas beiras das rodovias. Sabiam que para garantir os lucros dos donos das concecionárias o Governo FHC, garantiu po a proibição do Estado ou da União fazer desapropriação das ações das concecionárias dos serviços públicos, e assim, evitar a reestatização dos serviços privatizados.

Edson

Este modelo de pedágios adotado na maioria dos estados governados por "elles" é um assalto. Aqui em Caxias do Sul existe um pedágio que fica entre Caxias e Farroupilha que distam 12 KM, R$ 6,00 para cada lado. E o pior de tudo: este trecho não estava previsto no Edital aprovado pela assembléia.

    Aristharco

    As pessoas de Caxias do Sul e Farroupilha são bem parecidas com as de SP, gostam de pagar pedágios numa boa, tanto é que votaram no Zé Pedágio como garantia de que os amiguinhos das concessionárias continuariam a se apropriar da grana que entra mais fácil que a do narcotráfico.

Givaldo

Mas o PSDB não foi eleito novamente no PRIMEIRO turno???

lorival

Colei no meu carro,um adesivo com o Simbolo de uma cabine de pedágio, na qual o cobrador aponta um revólver
para o usuário e abaixo vem o texto: Assalto na estrada, pedágio adiante.
Esta é uma das formas que encontrei para protestar.

Luiz Fernando

Não sou paulista mas já participei de como sócio de uma empresa de transporte, pode acreditar ninguém gosta dos Pedágios Paulistas!

Ricardo

Prezados,
Sou usuário da rodovia raposo tavares diariamente em um trecho administrado pela ViaOeste e o restante pelo DER/SP, entre Vargem Grande até São Paulo. No mês passado, o governador tucano Alberto Goldmann, disse claramente que, "os problemas da raposo tavares no trecho administrado pelo DER, somente serão solucionados, quando de sua terceirização, isto significa em outras palavras, mais algumas praças de pedágio, provavelmente para ViaOeste que deverá ficar com a administração. Em meu trajeto diário, vejo outros usuários, felizes com seus carrões importados, literalmente parados no congestionamento, parecem não se incomodarem em ficar parados por horas seguidas, pois parados os demais poderão observar melhor suas incríveis máquinas.
Pergunto, em quem esta gente votou? Nem precisa responder, para bom entendedor, meia palavra basta!!!
Viva SP, Viva seu povinho.

Antonio Nascimento

E ainda sou obrigado a ouvir que nordestinos nao sabem votar.

    Coralina

    Disse tuuuudo, Antonio N.! Enquanto nordestinos votam com estômago, coração, senso de justiça e a partir de sua história, grande parte de paulistas votam com seu bolso. E é do bolso de seus candidatos que eles/as têm gerida a vida de seu estado.

Alexandre

Pedágio é puro roubo ou pelo menos bitributação, pois já se paga IPVA.

Indio Kondá

…"duplicação entre o Km 45 e Km 89 deverá ser concluída até 2022, conforme Contrato de Concessão nº. 003/CR/1998, de 30 de março de 1998 e seus Termos Aditivos e Modificativos."
A eficiênci tucana é um espanto. Doze anos para construir 45 km de rodovias? Nem no tempo do império se demorava tanto. Mas os pedágios superfaturados já estão em vigor. Será que se houvesse pedido de revisão de contratos e preços junto ao judiciário do Paraguai não haveria possibilidade de êxito? Sob o jugo dos bacharéis daqui está muito difícil engolir essas altas tarifas, ainda mais vendo que os pedágios da BR 101 custam apenas R$ 1,20.

ZePovinho

Esse almoço grátis dos empresários protegidos pelos tucanos está saindo caro ao bolso dos paulistas.Mas eles parece que gostam.

    Jairo_Beraldo

    Paulista é diferente em tudo! Até para ser extorquido, se acha chique!

    Sérgio

    Parodiano o EX-senador tucano Tasso "tenho jatinho porque posso", os paulistas vao dizer, "tenho pedágio porque posso". E falarao com orgulho…

Guilherme Milani, SP

Qual a novidade? Os donos das concessionárias são todos tucanos. É o governo do Estado mínimo, para nós, e enorme para eles. Essa turma governa para si. E o paulista ainda acha isso bonito.

    ZePovinho

    É o socialismo para eles e o capitalismo para nós,Guilherme.Os tucanos são socialistas.Como você falou,o Estado é aparelhado por eles e sobra o mercado para a escumalha.

    Fábio Venâncio

    Se isso acontecesse apenas com os pedágios estaria bom,tendo em vista que os tucanos abraçaram todas as areas em todos os cantos de São Paulo.Tanto no estado como nas prefeituras .
    E o povo daqui de São Paulo parece que esta´ em estado de torpor ou em hipnose.

    Lênin

    Ahhh, mas isso não é nada!!!
    O "melhor" é saber que o prefeito da maior cidade do Brasil, Gilberto Kassab, é ligado à máfia dos combustiveis.
    Que beleza de estado!!!

CLB

Como é que vão pagar os honorários do Paulo Preto se não tivermos esses assaltos pelo PCC com CNPJ???

    Jairo_Beraldo

    Quem recebe honorarios são os advogados. Paulo Preto recebia "contribuições" e "ajuda de custo".

    Gerson Carneiro

    e auxílio mordomia.

Baixada Carioca

Síndrome de superioridade. Os "paulistas" (São Paulo só para paulistas) adoram se sentir superiores e por isso podem pagar pedágios. Eles não ligam pro lucro da Via Oeste, querem mesmo é isolar São Paulo do restante do país.

    Lênin

    Liga não, paulista é burro mesmo!!
    Normal, gostam de se sentir elite, mas votam no Tiririca.
    Acham que são espertos, por isso temos 20 anos da dinastia do PSDB no governo.
    Que por sinal, destruiram, principalmente, a segurança pública, pois no governo do "tio" Serra, o secretário de segurança pública (Ronaldo Marzagão) caiu por estar envolvido com esquema de corrupção para reintegrar políciais civis corruptos!! E lá vem o Saulo para a chefia da SSP np governo Alckimin (paulista merece sofrer).
    As estradas são muito boas, mas por um preço absurdo (ué, pq ninguém tenta rever os contratos?)!!
    Mas não se alegre não Baixada Carioca, a galera do rio reelegeu o Sérgio Cabral, que é envolvido com bicheiro e a máfia dos combustiveis!!
    Estamos todos ferrados!!!
    Aliás, sou de SP1!!!rsrs

Marco Pires

Também acho o valor dos pedágios paulistas um absurdo, mas a matéria está equivocada. O pedágio da Castelo no km 33 é cobrado somente no sentido interior, passou de R$11,20 pra R$5,60, hoje em R$5,80 devido ao reajuste de julho último.
Aliás o "pulo do gato" dessas concessionárias está em reajustar os valores TODO ANO pelo IGPM. Moro na capital há 22 anos, vou em média 3 finais de semana por mês pro interior, antes o valor da viagem era dividido em 80% combustível e 20% pedágio. Hoje está 50% a 50%. E as estradas são as mesmas.
abs

Gilberto Santos

A elite e a classe média de São Paulo gostam, acham chick pagar pedágio. Não vejo outra explicação a não ser esta para que a população mantenha esta turma de psdb a tanto tempo governando o estado. Segurança pública péssima, saúde pública péssima, educação pública horrivel, ainda mais com a tal progressão continuada. Pergunte se algum político do psdb mantém os filhos em escola pública aqui em São Paulo.

    Ed Döer

    O pior é que depois ainda falam que a culpa é do Lula.

Juliano

Estes absurdos não são exclusivos da Via Oeste.

A AutoBAn era pra ter entregue em 2005 a quarta faixa da Bandeirantes e, agora em 2010, a quinta faixa. O que existe até hoje é um trecho de menos de 40 Km com a quarta faixa e o restante com apenas 3.

A Triângulo do Sol cobra pedágios caríssimos e, passados mais de 10 anos, sequer finalizou a obra de duplicação entre Matão e Jaboticabal, além da inexistência de investimento em qualquer obra de melhoria. E pra vocês que reclamam do pedágio da Imigrantes, saibam que no trecho entre Araraquara e Matão, há um pedágio de cobrança nos dois sentidos pela bagatela de R$ 11,25, ou seja, custo total de R$ 22,50!!!

josé medrano

Azenha, o pior é que o "povão" (aquele que não tem carro) é quem paga mais cara essa tarifa, já que ela é repassada ao custo das mercadorias que ele consome. As pessoas ainda não se deram conta disso, quando aparece o assunto elas simplesmente dizem "não é problema meu, eu não tenho carro!"!

    Jairo_Beraldo

    E se a gente for tentar explicar isso a eles, ainda nos chamarão de comunistas. Dificil sina.

Jair

Moro em São José dos Campos e a cada 3 meses viajo para Cândido Mota (SP). São 535 Km de estrada e 12 (doze) praças de pedágio (3 na Dutra, 6 na Castelo e o restante Raposo e Orlando…), só para ir. Na volta são mais 12 praças. Tudo bem que as estradas são boas, embora alguns trechos da Raposo Tavares ainda estejam ruins, mas é muito dinheiro. Cada vez mais, quando viajo sozinho, vou de ônibus, pois sai mais barato. Claro, o mais barato pode sair caro. Depois de uma certa viagem, peguei uma infecção meio "braba" (as empresas de ônibus não se importam em limpar os filtros de ar e, cá entre nós, viajar num bonde todo fechado com gente gripada, tossindo, "flatulando"… não é nada divertido. Agora qdo viajo de ônibus até máscara eu utilizo). Pedágio é mais um grande negócio neste país, digo, Estado chamado São Paulo, governado por políticos mais preocupados com o bolso da elite que com o bolso do realmente necessitado.

Davi Lemos

Nada disso importa. Aqui em São Paulo, a maioria do povo gosta – ou é levado a gostar – do psdb. Infelizmente. Mas, pensando bem, de que adiantaria o PT eleger um governador aqui? Depois de 4 anos, nunca mais eles conseguiriam outro mandato, pois a culpa por todas as mazelas – de 20 anos de tucanagem -, seria inevitavelmente posta na conta do PT, é o que a mídia fez com a Marta, e é o que faria com o Mercadante, se tivesse vencido.

Rodrigo

Deixa, a paulicéia desvairada adora pagar pedágio.
Ainda me lembro de quando começou a VioOeste. Meteram um pedágio na castelinho, lá em Sorocaba, num trecho de 16 Km. Ilharam a cidade. Todo mundo bateu palma, 'Vai melhorar o serviço!'. Pergunta: Que serviço????16Km?

Nelson Luis Corrêa

Pois depois o PIG e o PSDEMB vem reclamar dos a cordos feitos pelo governo federal sobre pedagios, eles tem é que cudar dos pedágios deles.

Sandro

Paulista paga pouco pedágio. Tem que pagar 10x mais.

PS – Moro em São Paulo

    Jairo_Beraldo

    Nem assim deixarão de votar na direita…são diferentes…são chiques!

Jorge

As tarifas de pedágio no estado de São Paulo é uma vergonha já que caminhão e carros pagam valores diferentes de tonelada.quilometro, 4 vezes mais alto para carros e utilitários do que os praticados para os caminhões (melhor até esconder o caso das coitadas das motocicletas). O frete por sua vez, cujas planilhas incluem os gastos com pedágios, são repassados ao preço das mercadorias e ai a população paga de novo.
Conclusão:- o imposto do cidadão paga a rodovia, o governo cede a operação para uma empresa privada, esta cobra pedágio e faz uma manutenção "porco" no patrimônio público, o cidadão paga novamente seja utilizando as rodovias ou consumindo mercadorias transportadas e, cumulativamente como dizem no interior, leva no fiofó.
Sorriam paulistas, aparentemente existe alguma ligação nervosa antre fiofó e lábios…

Luiz Rogerio

Que paguem mais pedágios e continuem votando nos candidatos do PSDB… Tão reclamando de quê???? Já tiveram 4 eleições e ainda não aprenderam…

Josnei

Silvio Santos perdeu o bonde da história, deveria ter investido em pedágios.

Nilson Quintanikha

Infelizmente, eu que não votei nesse povo tenho que suportar isso, como é duro ser governado por pessoas ocas.

    Jairo_Beraldo

    Para alguém ganhar, outros tem que perder…e o pior é que só lamentam, não quebram o pau como fizemos aqui em GO, quando tentaram colocar praças de pedágios nas estradas daqui.

Augusto Cesar Vilela

Moro no butantã e uso diariamente as rodovias Raposo e Castelo. Meu trabalho se localiza na Castelo e fico muito chateado em ver os operários da empresa que moram na região de Itapevi e pagam uma alta porcentagem dos seus rendimentos com pedágios e o favorecimento da concessionária é emitido somente para os moradores de classe média e alta. A minha opnião é de intervenção as cobranças dos pedágios unido com estudos socias-financeiros, com definições de um valor real a ser cobrado, munido de muita fiscalização.

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