Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Time: A Casa Branca enfrenta a mídia

Atualizado em 12 de outubro de 2009 às 22:20 | Publicado em 12 de outubro de 2009 às 20:29

A Casa Branca decide encarar a 'imprensa'

8/10/2009, Michael Scherer, revista
Time

Não houve um momento determinado, quando a equipe de comunicação da Casa Branca decidiu que os grandes órgãos da mídia não estavam dando conta do recado, nem faziam jornalismo. De fato, houve vários momentos.

Para o secretário de Imprensa, Robert Gibbs, o dia da virada aconteceu no início de setembro, quando o New York Times publicou, como matéria de primeira página, o "crescimento nas pesquisas, de pais e mães preocupados com o conteúdo do discurso de Obama para crianças e adolescentes" – antes mesmo de o jornal (e os 'pais e mães'!) conhecerem o teor benigno do discurso. "Chega um momento que... Chega! Páre aí! Mas... que negócio é esse?" – disse Gibbs. "Essa coisa está transformada em circo de três picadeiros!"

Para o diretor de comunicações da Câmara de Deputados, Dan Pfeiffer, foram os ataques mais hiperbólicos, esse ano, contra o plano de Obama para a reforma da assistência à saúde, sempre noticiados como se houvesse alguma "controvérsia", que acionaram um alarme em sua cabeça. "Quando se debate se se trata ou não de assassinar velhinhas e criancinhas doentes" – diz ele –. "não se aplicam as regras normais do jornalismo: é preciso ser a favor de não assassinar ninguém. É preciso ter lado e a opinião do 'outro lado' absolutamente não interessa."

Para a chefe de Pfeiffer, Anita Dunn, o momento do "aha!" aconteceu quando o Washington Post publicou uma segunda coluna assinada pelo mesmo político Republicano, 'denunciando' que haveria "32 czares" indicados por Obama e já trabalhando na administração pública. Nove deles foram nomes aprovados pelo Senado, quer dizer, em nenhum caso seriam 'czares'. "O que de fato me surpreendeu e ainda surpreende até hoje, é que o Washington Post nunca questionou essa opinião de seu colunista. É inacreditável... mas aconteceu."

Todas as críticas, diárias, repetidas, as justas e também as injustas, e as delirantes, todas, estão pesando sobre a Casa Branca, objeto de ataques incansáveis. Então, a Casa Branca pensou em uma nova estratégia: em vez de facilitar a vida dos jornalistas, oferecendo-lhes fatos que os jornais e jornalistas usam em seguida como se fossem 'prova' do que escreveriam contra Obama mesmo sem qualquer verificação ou sem qualquer prova, a Casa Branca decidiu entrar no jogo e criticar mordazmente o jornalismo de futricas, os políticos e os veículos que vivem de publicar bobagens, ou mentiras, ou invenções completamente nascidas das cabeças dos 'jornalistas', como, por exemplo, a ideia de que o plano de Obama para reforma da assistência à saúde dos norte-americanos incluiria "clínicas sexuais" a serem implantadas nas escolas. Obama, descansado e relaxado depois dos feriados em Martha's Vineyard, riu da ideia dos 'jornalistas' e disse aos auxiliares que "Ok. Vamos chamar os caras p'ra conversar lá fora."

A estratégia de não fazer prisioneiros surpreendeu alguns 'jornalistas', considerando a cobertura amplamente favorável ao candidato Obama e considerando, também, a tendência do presidente de trabalhar em temperaturas retóricas menos exaltadas que o padrão de Washington e de não dar atenção às hipérboles partidarizadas. Nada disso. O Blog da Casa Branca, agora, não perde vez para falar mal dos críticos do governo. Um dos postados mais recentes levava o título de "A rede Fox mente" e sugeria que a rede estaria militando contra os interesses dos EUA, ao ridicularizar os esforços de Obama para que Chicago fosse escolhida para as Olimpíadas 2016.

Nenhum funcionário da Casa Branca ofereceu 'fatos' explicativos ou pediu desculpas. "A melhor analogia é o beisebol" – disse Gibbs. "O único modo de arrancar os caras de uma base, é mandar uma bola rápida. Aí, eles se mexem."

A generala dessa guerra é Anita Dunn, 51, veterana estrategista de campanhas eleitorais, que chegou em maio à Casa Branca. Dunn é um dos grandes nomes das campanhas dos Democratas desde o final dos anos 80 e, nesses meses, foi ela quem montou a nova estratégia de respostas rápidas. Na Casa Branca, converteu-se em leitora aplicada de todos os jornais mais conservadores e crítica ferocíssima da rede Fox News, comandando o movimento para impedir que funcionários do governo (inclusive Obama) deem entrevistas ou façam declarações àquela rede.

"Trata-se de opinião partidarizada, travestida de noticiário e de jornalismo" – diz Dunn. "Eles ainda estão com bons números de audiência, mas estamos nos movimentando e não vamos perder essa."

O diretor de jornalismo da Fox, Michael Clemente, reagiu; disse que as críticas pela Casa Branca misturam os jornalistas da rede e colunistas não-jornalistas, como Glenn Beck [âncora de um dos programas de debates da Fox. Para saber quem é, ver O Público, de Portugal, em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1401620]. Para Clemente, Beck seria como "um colunista não-jornalista, dos que escrevem nos jornais"."

Dunn — mãe de um adolescente de 13 anos, que planejou o cronograma do novo emprego na Casa Branca, de modo a poder passar mais tempo com o filho – é uma raridade feminina, no círculo mais íntimo de auxiliares de Obama, só de rapazes. Mas o impacto que ela teve na Casa Branca é indiscutível. Desde sua chegada, a operação das comunicações foi reformulada, firmemente re-focada, com forte ênfase no planejamento de um novo ciclo de noticiário e estrito controle sobre os contatos entre sua equipe e os jornalistas dos grandes jornais. Nas reuniões internas diárias da equipe, é ela quem decide quem 'ouvirá resposta rápida', quando e como; é ela também quem decide onde, quando, como e para quem é caso de justificativas, admitir erros ou pedir desculpas.

É mulher de instintos ferozes, que rapidamente vêm à tona. "Aqui na Casa Branca, (...) temos de ser mais agressivos, em vez de sempre dar explicações, bater em retirada ou só nos defender" – diz ela. A imprensa vive de falar. Não há silêncio, na imprensa. Por isso, a imprensa sempre pode usar qualquer mínima coisa e converter em notícia, mesmo que, para isso, os fatos sejam distorcidos. Não precisamos aceitar isso. Por quê?"

Em outras palavras: depois de oito meses de governo Obama, acabaram-se os dias de harmonia 'suprapartidária' ou 'despolitizada', e ilusão de que a imprensa naturalmente ofereceria "dois lados" das notícias. Agora somos "NÓS" contra "ELES". E o governo Obama está jogando para ganhar.

Leia aqui como a Casa Branca está partindo para dentro da Fox News


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
rodrigo (15/10/2009 - 09:06)
mais comédia do que cháves são os tucanos que querendo fazer bonito para a população inventam umas expressões pomposas que nada tem a ver com a realidade dos fatos e depois acabam por enfatizar a incompetência tucana.
ex:choque de gestão.
no desgoverno fhc não houve choque nenhum,faltou até eletricidade,pela primeira vez em 50 anos o país sofreu um racionamento de energia.kákáká

mineiro (14/10/2009 - 17:47)
ta certissimo , tem que partir pra briga mesmo , tem que ir em cima desse pig nojento que so trabalha e fala mau do brasil , la e aqui no brasil. é o que o lula tem que fazer , pra começar cortar os patrocinios como eu ja li aqui. tem que responder as mentiras deles e falar a verdade , ai eu quero ver o que eles vao fazer .

rodrigo (14/10/2009 - 11:42)
leônidas,se houvesse identidade entre os programas de chaves e do pt,lula não seria saudado tanto nos principais foruns econômicos do planeta,nem entre tantas lideranças mundiais escrevi abaixo duas mensagens que exemplificam mais isso.

rodrigo (14/10/2009 - 10:31)
terminei o meu último comentário abreviando o final e sem expor tudo o que deveria por falta de espaço para poder escrever mais...

rodrigo (14/10/2009 - 10:30)
leônidas como se pode supor que "essa cruzada moralista contra a mídia tem como objetivo fazer com que a mídia passe a se alinhar automaticamente com o governo",se hoje se reconhece que a mídia em todo o planeta está em decadência e como "exemplo perfeito de indústria de intermediação" será gradativamente substituída pelas novas mídias que nascerão da interação entre as pessoas via internet.
toda essa ação contra a mídia tem como objetivo "acelerar o seu fim" e fazer com que cada vez mais pessoas busquem informação e entretenimento na internet,abandonando gradativamente tvs,rádios jornais e revistas.
apoio totalmente as ações contra "o pig"por entender que a moderna sociedade que está nascendo nesse século 21 não precisa mais de "indústria de intermediação"
concordo com críticas em relação a chaves,por isso voto em dilma ,por entender que o governo lula mesmo sendo antítese do desgoverno fhc,possui muitas diferenças em relação a chaves,a saber:
aqui o governo não busca anular o mercado substituindo-o integralmente por empresas estatais como ocorre na venezuela,o que o governo quer é criar algumas empresas estatais que atuem em alguns poucos setores da economia como concorrentes de empresas privadas.
outro ponto que diferencia o projeto chavista do de lula e dilma é que o governo quer diversificar o parque industrial brasileiro e criar novos polos de desenvolvimento(um exemplo são os polos de industria petroquímica serão gerdos pela exploração do pré-sal.ñserãosóesespolo

Mauro Barth (13/10/2009 - 21:24)
O governo LULA deveria imediatamente cancelar as propagandas/patrocínios das empresas estatais (Banco do Brasil/Petrobrás) dos programas da Globo/Veja e outras empresas. Não consigo entender o BB patrocinando o Bom Dia Brasil e os jornalistas criticando sempre o governo. Onde estão os Senadores e Deputados do PT para denunciar esses absurdos.

Thiago (13/10/2009 - 21:15)
Acho que se os governos democraticos quiserem manter a democracia de seu país, tem que tornar a internet o mais acessivel possivel para sua população, daqui a pouco a internet será usado como medidor da democracia de uma nação(quanto mais a sua população tiver acesso, mais independente intelectualmente e mais democratico será o país).

leonidas (13/10/2009 - 21:06)
Leider

Hugo Chaveaz é um cómedia, o que faz para o povo pobre nao passa de sua obrigação.
O caminho que usa para propiciar essa " melhoria " é que se mostrou um desastre a longo prazo em paises que trilharam esses passos falidos de uma economia estatal e sem dinamica de mercado.
O capitalismo é ruim sim, nao existe para ajudar pobre nenhum pelo contrario.
Dai a importancia do estado doma-lo, para isso o estado deve ser forte concordo , mas nunca cair na besteira de achar que pode prover bens de consumo, qualidade de vida, e progresso tecnologico sem a parceria com a iniciatvia privada.
A Venezuela de hoje esta atacando a pobreza?
Pode ser, mas como esta se preparando para o futuro no sentido de diversificar seu parque industrial e fortalecer sua econmonia?
Acho que Chavez é um desastre para a VEnezuela, o triste dessa historia é que ele é melhor do que os que antecederam...rsrsrsrsrs
ah sim nao pude deixar de notar um desejo de sua parte em podar a voz de quem discorde da opinião dominante aqui quando o assunto seja politica.
Espero que o Azenha jamais se deixe levar por esses cantos de sereia...

Luca Vianni (13/10/2009 - 17:55)
Muito já se falou sobre a questão. Mas, o centro dela é mesmo a divisão de classes. Com o detalhe de que o grupo social que a dita "mídia" representa é simplesmente o que há de mais retrógrado e tacanho neste país. Uma parcela da população que teve o poder nas mãos durante 500 anos e - como os ditos colonizadores - esqueceram o amanhã, que é hoje. Um outro mundo, com mais comensais. É preciso dividir e eles não têm a menor noção do que seja dividir.
Concordo que Lula já deveria ter dado um basta no PIG, logo nos primeiros seis meses de governo. Os milhões que saem dos cofres do Tesouro para abastecer com publicidade os bolsos de Globo e cia bem que já deveriam ter-se esvaído. Aí, sim direcionar todo esse capital para a criação e manutenção de um aparelho de comunicação - com emissoras de rádio e TV - fortes e afinados com os verdadeiros anseios da população deste país. Ainda há tempo. Não precisa esperar.
Que o Planalto siga o exemplo da Senhora Anita Dunn e estamos conversados. Não tem nada a perder.
Imagina o que é a Globo e cia descapitalizados dos montões de reais que recebem do Governo federal hoje!
Eu pagaria pra ver.
Um abraço

Eduardo Guimarães (13/10/2009 - 16:53)
Já não sei mais o que é certo. Obama, apesar de ter partido para a briga - que eu mesmo, inclusive, vivo pregando que Lula compre -, caiu nas pesquisas. Já Lula, que apanha calado como gente grande, só faz subir...

Maria de Fátima (13/10/2009 - 16:31)
Imprescindível Azenha,

Cancelei minha assinatura da FSP desde o dia 5/10. Cansei de ler sempre a mesma lenga-lenga rancorosa dos pseudo articulistas, dos pesudo editoriais, das manchetes viesadas. Cansei de pagar para ser insultada em meu discernimento. Este é meu "cansaço"!! Só lamento que o governo LULA continue tratando o PIG como se fosse jornalismo embora tenha absoluta convicção do contrário. Socorro, OBAMA!!! Mostra p'ro Cara como se faz com midia rastaquera!

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (13/10/2009 - 16:19)
Televisão é arma de extermínio em massa. Quer vocês ameaçados e paralisados, discutindo sua escassez (planejada pelo poderes governantes) diante das imagens horrorosas suas e de suas família em extinção.

Quem assiste TV não vê um programa, está sendo programado. http://www.youtube.com/watch?v=SrzfG2MyGhk&feature=player_embedded

Democratas & republicanos encenam uma peça de ficção e fancaria do tipo Abel & Cain, sob direção da premiadíssima serpente do paraíso, uma "super produção em rede" para o mundo se ocupar como em todas as manobras do "pão &circo" mais velho no mundo do que o antigo Egito.
Enquanto isso a real New World Order angloamericana nazisionista escravagista de republicanos & democratas segue com sua agenda de continuação das guerras, golpes, pandemias e toda sorte de conspirações para dominação perene do escravizado mundo humano.
Sinto muito, sou grato.

mila (13/10/2009 - 14:07)
OBAMA DISSE: "Ok, vamos chamar os caras para conversar lá fora".
o POVO BRASILEIRO E LULA DEVERIAM CHAMAR Clovis Rossi, Josias de Sousa, Boris Casoy, Fernando Meireles, Noblat, Monica Waldwoger, Willian Whaac, Os Bonners, Os Renatos, as Renatas, Os Alexandre gracinha da ditabranda, a mirian porcão, O ALI KAMEL DAS TARAS PROIBIDAS, etc., enfim, TODOS os "COLABORADORES DO PIG para coversar lá fora.

Ricardo Oliveira (13/10/2009 - 14:03)
Que fazem aqui no Brasil Veja, folha,globo e outras coisas ? Claro que não fazem jornalismo. Fazem uma oposição, suja, mentirosa, manipuladora e rídicula ao governo Lula. Não existe credibilidade em globo e cia. Ainda bem que temos a internete para desmascarar todas as farsas dessa imprensa suja. O pig agoniza e grita. Não consegue mais o alcance de consciências que tinha antes. Em função disso radicaliza com Leitão, Hipólito, Casoys e outras coisas nojentas.

Leider Lincoln (13/10/2009 - 14:02)
leonidas
Em bom português: você chama de confiança jurídidca as duas eleições do Bush? A que ele não ganhou mas levou e a que ele fraudou?
Você chama o Chávez de aventureiro? Dê uma olhada nos dados do PNUD e veja qual pais foi que mais melhorou sua qualidade de vida no mundo este ano, nos últimos 5 e nos últimos 10 e nos diga, que tal? Seu discurso, prezado não se alicerça em fatos, mas em ideias que te venderam sem te passar recibo.
Eu penso que o efeito da mídia sobre as mentes mais suscetíveis é justamente este: angariar soldados que lutam sem saber por quem
A atitude de Obama merece ser copiada e penso que deveríamos todos adotar a estratégia vitoriosa de Giap no Vietnã: um combate de guerrilha, onde nós escolhemos os alvos e os temas.
A se pensar bem, os trols se escondem quando o assunto não lhes é favorável, atuando apenas com os "combatentes" mais medíocres e atacam em bando quando diante de uma arena em que têm chance de fazer alguma "vítima".
O problema é que nos sítio deles eles nos bloqueiam e nos "nossos" eles ladram quase a vontade.Para nossa sorte contudo, o mantra deles não se baseiam em fatos, nem em evidências, mas em tijolos de areia, facilmente desmontáveis.
Diz-se, no mesmo sentido, que a maior astúcia do diabo é fazer quer que ele não existe. Ora, é neste sentido que se insere a estratégia obamista: eles apontaram para o diabo, agora todos sabem quem é o inimigo. Doravante, o que a Fox disser, o dirá sobre a pecha partidarista que lhes infringiram.

Zilda (13/10/2009 - 13:50)
Espero que o governo Lula e o PT aprendam alguma coisa com a lição vinda da Casa Brasnca. Para o jornalista Franklin Martins tudo faz parte da democracia, do jogo da política e da oposição. Assim não dá!

Denise (13/10/2009 - 13:02)
Sabe porque a Constituição dos EUA nunca foi mudada? É porque ela foi feita pensando no que era melhor para o povo e não no que era melhor para os partidos políticos.
A constiuição da Venezuela foi mudada sim , para o povo tivesse vez e voz, coisa que antes não existia.
Um país rico em petróleo e composto por uma população composta de de 10% ricos com concentração de 90% das riquezas e 90% de miseráveis, sem direitos.

Everaldo Lopes (13/10/2009 - 12:47)
Abaixo a mídia burguesa, vamos procurar ler jornais e revistas alternativas.
Abaixo aqueles que enganaram o Brasil por 500 anos.
Viva LULA!
Viva DILMA!

jose carlos ( santos - sp) (13/10/2009 - 12:39)
O Lula nem precisaria enfrentar o PIG. Bastaria pôr no ar uma tv e uma rádio, que pegasse bem em todo o país, fosse aberta; bem como um jornal, baratinho, pra todo país ler, e que funcionasse como antídoto da parcialidade da mídia. Além, é claro, de diminuir a verba oficial de propaganda para esses sabujos.

vinicius souza (13/10/2009 - 12:17)
Enquanto isso,No Rio Grande do Sul, a midia partidarizada resolveu inventar um "golpe" contra a Yeda!!!!E o pior eh que a se levam a serio,e certamente tem reacionarios da direita que acreditam!!! Outro dia, recebi um e-mail de "amigos de Honduras" associando Chavez ao satanismo (sem meias palavras) e falando sobre como o papa Pio XII condenava o comunismo russo (sem dizer que com isso ele apoiou Hitler na sua luta contra o "o perigo vermelho".

Nao se iludam, eh com esse tipo de gente que estamos lidando

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/10/456440.shtml

Murilo Costa (13/10/2009 - 12:12)
Caro Azenha,

Lendo esse trecho: (...)a Casa Branca pensou em uma nova estratégia: em vez de facilitar a vida dos jornalistas, oferecendo-lhes fatos que os jornais e jornalistas usam em seguida como se fossem 'prova' do que escreveriam contra Obama mesmo sem qualquer verificação ou sem qualquer prova, a Casa Branca decidiu entrar no jogo e criticar mordazmente o jornalismo de futricas, os políticos e os veículos que vivem de publicar bobagens, ou mentiras, ou invenções completamente nascidas das cabeças dos 'jornalistas',(...)

é possível dizer que a estratégia da Casa Branca copia a estratégia da Petrobrás, com o blog Fatos e Dados.

Show de bola!

Abraços.

MAS (13/10/2009 - 12:10)
LULA, corte a verba do PIG, rápido, antes que acabe o teu mandato.

Rocha (13/10/2009 - 12:08)
Azenha, sabe por quê a imprensa tanto de lá dos EUA, quanto a de cá do Brasil atacam representantes legítimos eleitos pelo povo? Simples: Porque eles perderão o poder de manipulação das eleições. Perderam para a internet. O Grande poder de informação do mundo hoje é a INTERNET, com seus blogueiros e seu exército de comentaristas. Eles estão comandando. E a grande imprensa mundial esperneia tentando impor a ferro e fogo seu poder (que não é político (PASMEM) é privado) sobre os governos democráticos.

priscila maria presotto (13/10/2009 - 11:36)
A Fox é um lixo reacionário ,republicano ,conservador...

PAULO SERGIO MOIRERA (13/10/2009 - 10:35)
Azenha, aqui os jornais são:"De mal com o patrão(Lula), mas de bem com o caldeirão(verbas)."

leonidas (13/10/2009 - 09:50)
Leider
Ma que analogia heim? rs
comparar a solidez das instituiçoes americanas, um pais cuja constituição foi pouquissimas vezes alterada com o salseiro que é o historico da america latina em relação a confiança juridica é osso...rs
Ainda mais quando a analogia direta é feita com a venezuela uma nçaõ esplorada pela oligarquia supostamente de direita e agora nas maos de um aventureiro como aquilo que atende pelo nome de Hugo Chavez...rs

cleusa (13/10/2009 - 09:43)
Premio Nobel da Paz, da prestigio e responsabilidade tambem. É isso ai Obana!

Leider Lincoln (13/10/2009 - 09:40)
Ninguém há de dizer que os EUA, a maior democracia do mundo, como bem disse nosso célebre John Bastos, que inclusive lá tem propriedades pelas quais paga impostos que ajudam a sustentar a democracia na AL, deixou de ser democrática.
Se lá o governo pôde ir para o pau contra umamídia partidarizada, por que a Venezuela não pôde fazer o mesmo e por que nós também não podemos?
Alguém aqui dirá que lá o Obama quer uma mídia 100% estatal?

bento de abreu (13/10/2009 - 09:38)
Aqui é bem mais fácil enfrentar o PIG, não precisa contratar jornalista, é só cortar a verba de estatais e da publicidade governamental que o PIG afunda!

Jorge Santos (13/10/2009 - 09:11)
A verdade é que Lula, em nome da tal governabilidade, não pode enfrentar o PIG da maneira como muitos de seus admiradores gostariam de assistir, da forma como a Casa Branca está fazendo. É notório que seus aliados possuem relações com a Mídia Gorda há décadas. Essa relação incestuosa tem impedido os avanços da democracia brasileira, pois não há como governar sem a maioria no congresso, cara pálida.
Lula tem medo da mídia marrom porque apanhou feio dela muitas vezes. Eu penso: onde estão os partidos de esquerda? Esses partidos são pequenos e nem ao menos conseguem eleger governadores de peso e credibilidade para formarem um base aliada consistente. Os partidos de esquerda devem abandonar as idéias caducas e iniciarem um trabalho junto à população com o objetivo de esclarecer à população sobre quem de fato está ao seu lado. E não se iludam: Dilma não vai enfrentar o PIG, vai trabalhar visando a conciliação pelas mesmas razões que Lula não enfrentou a Imprensa em seus oito anos de mandato.

leonidas (13/10/2009 - 08:32)
Eu até acharia valida essas " cruzadas moralistas " pra cima da midia, se o real motivo delas nao fosse tão torpe como os que a faz conspirar contra o governo.
No fundo ( nao sei nos EUA ) mas na america latina os " indignados " com a mídia só tem o objetivo de trocar um monopolio ( privado ) por um publico para desse modo a parcialidade passar a existir a favor do governo de " plantao " .
Essa indignação toda , pelo menos 90% nao passa de demagogia barata de pessoas cuja ideologia tem paranóias com liberdade de expressão.
Midia é assim mesmo, um mal necessario.
Toda midia adora falar mal do governo, excesso existe obvio.
E só lutar para que a justiça funcione.
E com isso coibir o excesso de decisoes por parte de magistrados que transcendem o direito, coisas imorais que entre outras coisas tornam real o absurdo que envolve esse caso escabroso do Estado de S Paulo , vitima do arbitrio e corporatismo explicito da justiça de Brasilia.
Mas controlar isso ninguem quer, quer se aproveitar de reclamaçoes validas para simplesmente asfixiar a midia independente com o controle imoral inerente a tudo que for regulado por criterios redigidos por politicos fisiologistas e incopetentes como temos aos montes por aqui...rs

Flavio Lima (13/10/2009 - 08:20)
Essa é uma excelente noticia.
Esses "barões" da "midia" são de dar nojo. Esse tipo de "imprensa" não é só parte do problema.`É o CERNE do problema. Problema humano.

lmvp (13/10/2009 - 02:05)
Nada contra uma mídia que escolha um lado; nos EUA isso é comum.
O problema é a mídia brasileira tratar os cidadãos como imbecis ao posar de imparcial.

Saad, Marinho, Civita, Frias, MEsquita; quer ficar contra o presidente? Ótimo, mas digam com todas as palavras que são tucanas desde criança.

emerson (13/10/2009 - 01:09)
Obama está no início de um governo de oito anos, enquanto Lula esta no fim deste mesmo ciclo. Lula quer eleger Dilma e por isso não irá confrontar a mídia, até porque nunca a confrontou. Sua experiência de vida o leva a conciliar. Dilma sendo eleita é uma incógnita. Se for dura, correrá o risco de ser bombardeada levando o país a um impasse, talvez uma crise com feições de impeachment. Se for conciliadora, será engolida pela mídia e terá seu governo paralisado, em uma estratégia de sangrar até 2014.

Por outro lado, se Serra vencer, a mídia se fortalecerá e teremos quatro anos de paz em manchetes mas desmonte do Estado, e chegaremos em 2014 com uma oposição sufocada.

O PT e a esquerda precisam garantir a maioria no congresso de qualquer modo, caso contrário teremos anos tétricos depois de 2010.

Fabio Passos (12/10/2009 - 23:42)
José Araújo,
Torço por isso também.

E o Lula tem apoio da população suficiente prá bancar esta luta.

A Confecom vem aí... assistam o vídeo que é excelente:

"CFP - Importância da Conferência Nacional de Comunicação"
http://proconferencia.org.br/multimidia/211/

Luciano Prado (12/10/2009 - 23:40)
Fichinha perto do que a imprensa tupiniquim faz.

Aqui são todos, digo, os Marinho, Civita, Frias, Mesquita.


Franc (12/10/2009 - 23:40)

O Franklin Martins deve tá de olhos (e ouvidos) nesse assunto. As paraestatais (Banco do Brasil, CEF,BNB ) à semelhança do Blog da Petrobras, já poderiam começar a criar seus blogs, pois tem autonomia administravia e financeira, para começar a rebater o que de tronxo sai na Grandia Mídia (PIG conforme (muito bem) batizado por PHA).

Augusto - Juiz de Fora - MG (12/10/2009 - 23:36)
Estamos - nós os cidadãos interessados neste país - a merecer uma atitude mais ofensiva, direta, do governo Lula a responder a essa maldita imprensa brasileira. Seu posicionamento (da imprensa) é inaceitável dado o seu comprometimento e corrupção.
É insuportável ver e ouvir Boris Casoy, Fernando Mitre, Alexandre Garcia, Miriam Leitão, Dora Kramer, Elio Gaspari, Joelmir Beting, e muitos outros jornalistas e âncoras, até mesmo religiosos, sem nenhum compromisso com a seriedade, emitindo opiniões e distorcendo a realidade com objetivos claros de opção político-partidária. O pior disso tudo é que sua opção político-partidária já se mostrou e tem mostrado que é nefasta aos interesses do país, da nação, e do seu povo.


Carlos Barreto (12/10/2009 - 23:33)
Concordo plenamente com o Marcelo José Gonçalves já passou da hora do Lula reagir e eu sugiro que ele convoque para esse trabalho o Marco Aurelio Garcia.Pra bater duro com direito a top top.

Leonardo Meireles Câmara (12/10/2009 - 23:29)
Prezados,

É preciso que o atual governo trate a mídia golpista como braço midiatico de certos partidos de oposição e pare de colocar dinheiro público nelas.

Quebrariam em dois tempos. O Brasil agradeceria, Sr. presidente.

MAC (12/10/2009 - 23:01)
Já estou a acendendo a brasa pro PIG !

Carlão (12/10/2009 - 22:16)
Azenha,
Lá nos EUA, a coisa está mais ou menos localizada: é a Fox News que age contra Obama de forma costumeira, assessorada, esporadicamente, por um ou outro órgão da mídia estadunidense. Aqui no Brasil, a situação generalizou-se: é, praticamente 100% da mídia PAULISTANA, o globo no Rio e os inúmeros satélites desses grupos, espalhados pela maioria dos municípios e todas as Capitais dos Estados brasileiros. Lá no norte, o vento começou a virar. Aguardamos, ansiosamente, que o Governo Brasileiro também comece a tomar as atitudes cabíveis, visando coibir os abusos praticados pelo PIG.

José Araújo (12/10/2009 - 22:03)
Bem que o Lula poderia fazer o mesmo com a Globo e o PIG

Rios (12/10/2009 - 21:58)
Lula, ainda dá tempo de virar a mesa... o blog da petrobras é um exemplo. deixou a imprensa golpista atordoada... faça valer sua palavra!!!

Aguinaldo Munhoz (12/10/2009 - 21:51)
Putz.. Esse debate sobre a mídia, se Deus, e é claro os homes, quizerem vai tomar proporções " como nunca na história da humanidade". Aqui tá começando. A Conferência tá ai!!! vamos participar!!!.Nem o estadunisenses escapam....

Ronaldo (12/10/2009 - 21:41)
Delenda est midia in totum, a radice ad finem.

Fabiano (12/10/2009 - 21:30)
"Trata-se de opinião partidarizada, travestida de noticiário e de jornalismo"
Rapaz, mas é exatamente o que pode-se dizer de Folha, Estadão, Veja, Globo.
O problema é que aqui não é só FOX, são quase todos.

zanuja (12/10/2009 - 21:19)
Já vi esse tipo de imprensa não sei onde!!! Parece que estão falando da rede roubo.

ana_bednarski (12/10/2009 - 21:05)
Está mais do que na hora de se rever o papel da mídia, sem dúvida se a midia continuar agindo de forma partidarizada, antes de mais nada há que se exigir a sua filiação e então se dar nome aos bois. Afinal chega de tomar partido sem uma filiação concretga apontando quais são suas reais intenções nas matérias e opiniões emitidas.

Que estes bons ventos soprem no Brasil.

Maxwell Barbosa Medeiros (12/10/2009 - 21:05)
Ah se isso virar moda...! PIG, prepare a gilete e os pulsos!

Marcelo José Gonçalves (12/10/2009 - 20:55)
Ja passou da hora do governo Lula reagir aos barões da midia brasileira. O blog da presidencia poderia ser um otimo canal pra rebater tudo que sai distorcido na imprensa brasileira



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design