STF autoriza investigações sobre senadores Delcídio, Renan e Jader Barbalho

Tempo de leitura: 2 min

renan, delcídio, barbalho montagem_senadores

Renan Calheiros, Delcídio Amaral e Jader Barbalho viram alvos de novo inquérito (Foto: Imagens de Waldemir Barreto/Agência Senado, Moreira Mariz/Agência Senado e Jefferson Rudy/Agência Senado)

01/12/2015 19h05 – Atualizado em 01/12/2015 19h16

STF autoriza investigações sobre Delcídio, Renan e Jader Barbalho

Inquéritos vão apurar suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Senadores negam suspeitas; PGR pediu mais um inquérito sobre petista.

Mariana Oliveira e Renan Ramalho, Da TV Globo, em Brasília, via G!

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado – Delcídio do Amaral (PT-MS), e Jader Barbalho (PMDB-PA).

Os pedidos foram feitos nesta segunda pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em um deles serão investigados Delcídio (preso na semana passada), Renan e Jader. No outro inquérito, a investigação se dará sobre Renan, Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Os dois inquéritos buscarão provas sobre suspeitas da prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente relacionados aos parlamentares. Zavascki já determinou o início das diligências pela Polícia Federal. As investigações vão ocorrer sob segredo de Justiça.

Os pedidos estão em segredo de Justiça e se baseiam em petições ocultas – procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas. Com a decisão de Teori, Renan virou alvo de cinco inquéritos da Lava Jato. Delcídio do Amaral será investigado em duas apurações. Jader Barbalho entra pela primeira vez na lista de investigados da Operação Lava Jato.

Com a abertura dos dois inquéritos, o total de investigados na Operação Lava Jato vai a 68 – 23 deputados, 14 senadores, 1 ministro de Estado e 1 ministro do Tribunal de Contas da União. Atualmente, são 33 inquéritos abertos no Supremo e dois pedidos de abertura de inquérito pendentes, contra o senador Fernando Collor de Mello, que chegaram há duas semanas.

Ainda nesta terça (1º), Janot pediu mais um inquérito sobre Delcídio, a ser analisado também pelo ministro Teori Zavascki. O teor do pedido, no entanto, ainda não foi divulgado.

Senadores negam suspeitas

Nesta segunda, quando foi pedido o novo inquérito, Renan Calheiros reiterou, por meio de sua assessoria, que suas relações com as empresas públicas “nunca ultrapassaram os limites institucionais” e que “nunca autorizou, credenciou ou consentiu” que seu nome fosse utilizado por terceiros.

A assessoria do presidente do Senado informou, ainda, que ele já prestou os esclarecimentos necessários, mas que está à disposição para novos informações, se for o caso.

A assessoria de imprensa de Delcídio do Amaral informou ao G1 que o advogado do senador precisará se inteirar do caso para divulgar um posicionamento.

Procurado pelo G1, o senador Jader Barbalho informou desconhecer a situação. “Estou tomando conhecimento por você. Não tenho nenhuma manifestação a fazer por desconhecer qualquer razão [para abertura de investigação]”.

G1 tentou contato com a assessoria de Aníbal Gomes e com o advogado dele, mas não houve resposta.

Leia também:

Justiça aceita queixa-crime de Lula contra Marco Antônio Villa 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Apesar da rapidez superlux, mas infelizmente faltou papel ou tinta…

Guilherme Scalzilli

A Estranha Reação do STF

(Publicado no Brasil 247)

O debate sobre as flagrantes inconstitucionalidades que marcaram o encarceramento do senador Delcídio Amaral está deixando passar a grande questão do episódio: por que prender o indivíduo agora? Por que não processá-lo nos ritos normais, que acabariam inevitavelmente arruinando sua carreira política e seu apoio no Congresso?

A tese de “obstrução da Justiça” é ridícula. Ora, depois que o Judiciário conheceu o teor das gravações, a chance das tramóias vingarem desintegrou-se. Réu nenhum conseguiria fugir. Além disso, do ponto de vista estratégico, seria mais inteligente acompanhar as manobras de Amaral, apanhando todos os envolvidos no auge da ação criminosa.

Então repito: por que interromper um conluio fadado ao fracasso, diminuindo assim o alcance das investigações? Que tipo de malefício Amaral poderia causar conspirando à toa, sob a fiscalização atenta das autoridades?

Isento e probo como é, o STF não precisa temer ilações maldosas. Com o apoio da imprensa, os ministros citados já tiveram inúmeras oportunidades para afastar qualquer suspeita incômoda. A prudência legalista inclusive traria benefícios à imagem da corte, manchada exatamente pelo partidarismo intempestivo dos tempos de Joaquim Barbosa.

Tudo isso apenas reforça a certeza de haver um esforço na cúpula do Judiciário para evitar que as apurações em curso ultrapassem certos limites. Os elos de Amaral e do banqueiro André Esteves com o PSDB, de resto notórios, ganharam menções bastante constrangedoras nos diálogos que arruinaram o senador.

Amaral e Esteves trazem consigo a Petrobrás dos anos FHC, um nebuloso parente de José Serra, a Alstom da máfia metroviária paulista e as viagens de Aécio Neves. Sem contar Renan Calheiros, Michel Temer e os ministros do STF mencionados. É fácil imaginar o estrago que causariam algumas horas a mais de conversas grampeadas.

Alguém parece ter decidido recolher o falastrão antes que o caldo entornasse de vez.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

FrancoAtirador

.
.
01/12/2014
Notícias STF
.
Fachin considera “Reprovável e Lamentável
o Nível Rasteiro” das Declarações de Caiado.
.
Por Maioria, Ministros da 1ª Turma do STF
rejeitam Queixa-Crime de Lula contra Caiado.
.
Para o Relator, Ministro Edson Fachin,
as Declarações do Senador do DEM-GO
.
são Protegidas pela Imunidade Parlamentar
prevista no Artigo 53 da Constituição Federal.
.
Porém, ressaltou que foi “Reprovável e Lamentável
o Nível Rasteiro com o qual as Críticas à Suposta
conduta de um Ex-Presidente foram feitas”
.
Ficou Vencido no Julgamento o Ministro Marco Aurélio,
para quem as Declarações Prestadas pelo Senador
não têm Relação com sua Atividade Parlamentar:
.
“Os Cidadãos em geral devem-se Mutuamente Respeito,
e Respeito deve o Parlamentar em Relação aos Eleitores”.
.
“O que Retratado na Espécie foge ao Âmbito da Imunidade”.
.
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=305303)
.
.

J Ferreira

Não estou defendendo ninguém, mas o perigoso e escandaloso hoje é Eduardo Cunha. O que existe nele que se torna intocável?
Morro de vergonha destas coisas.

FrancoAtirador

.
.
ANÍBAL GOMES – PMDB/CE
Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ
Profissões: Agropecuarista e Cirurgião-Dentista
.
Filiações Partidárias:
.
PMDB = 1982-1997.;
.
PSDB = 1997-1999.
.
PMDB = 1999-…
.
(http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=74212)
.
(http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/politica/muito-alem-da-lava-jato-saiba-quem-e-anibal-gomes-o-deputado-do-ceara-investigado-nos-desvios-da-petrobras)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Não vai sobrar Pedra sobre Pedra…
.
Poste sobre Poste, Barril sobre Barril.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    PGR está esperando o recebimento do Impíxi
    para pedir ao STF o Afastamento de Edu Cão?
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também