Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

SECRETÁRIO AFIF DIZ QUE NÃO OFENDEU BAIANOS OU CARIOCAS

Atualizado em 23 de setembro de 2008 às 23:29 | Publicado em 23 de setembro de 2008 às 23:23

Recebi do secretário Guilherme Afif Domingos, a quem conheço de longa data, ainda dos tempos de Bauru, o seguinte esclarecimento, a respeito de uma nota que reproduzi no blog, publicada originalmente no jornal ABCDMaior. Está aqui:

Caro Luiz Carlos Azenha,

Em seu blog  "viomundo.com.br" encontrei a cópia de uma matéria publicada pelo jornal ABCDMaior em 08 de maio de 2008.

No blog a matéria está com data de 20 de maio de 2008.

Lamentamos, na época, saber como ocorreu a manipulação da informação, até mesmo porque respondemos aos ataques do jornal e do jornalista que acompanhou a inauguração do Banco do Povo Paulista em Mauá.

Gostaria, entretanto, que a mesma nota fosse publicada em seu blog, pois em nenhum momento fomos procurados por vocês para comentar a mentira noticiada pelo jornal petista.

Ressalto ainda que no dia da inauguração havia repórteres de pelo menos seis veículos de comunicação, mas nenhuma das matérias publicadas nestes veículos foi reaproveitada em sua página na internet.

Segue a nota que enviamos sobre o ocorrido.

Agradeço a atenção,

Guilherme Afif Domingos

Nota de Esclarecimento

Sobre a matéria "Afif diz que só paulistas têm vontade de trabalhar", publicada por este site na última quinta-feira, dia 08/05/08, gostaria de esclarecer o assunto, uma vez que o tema foi tratado de forma errada pelo repórter Diego Sartorato, que usou da sua própria interpretação para escrever a reportagem, que mais me pareceu um "artigo":

No dia 08 de maio último estávamos no município de Mauá para a inauguração de mais uma unidade do Banco do Povo Paulista. Em meu discurso, falava do município de Mauá e da origem de seu nome, escolhido em homenagem ao Barão de Mauá, que foi o homem de maior visão do Império e ao mesmo tempo um dos que mais sofreu as represálias da Corte Brasileira que, para quaisquer de suas propostas apresentadas, era ridicularizado inclusive com o trocadilho "algum mal há".

Barão de Mauá foi discriminado porque era um empreendedor, que gostava e valorizava o trabalho. Um homem de negócios. E a palavra negócio, vinda do latim, significa a "negação do ócio". Era exatamente o contrário do que pregava a Corte, que cultivava o ócio já que trabalho era coisa para os escravos e não para membros da elite.

O Brasil aboliu a monarquia, mas a cultura da corte permaneceu. Ainda hoje há quem se julgue superior à sociedade como um todo e sustente o pensamento de que esta sociedade deve trabalhar para sustentá-los.

O que eu disse na ocasião da inauguração da unidade do Banco do Povo Paulista de Mauá foi que "São Paulo é o que é exatamente porque a Corte aqui não esteve. Sempre foi calcada no trabalho. E foi o trabalho que construiu a pujança desse estado".

Em momento algum pronunciei ou fiz referência a pessoas nascidas em outros estados, mesmo porque, São Paulo é um estado construído com o trabalho de cidadãos de todas as partes do País (e do mundo - como é o caso de minha família), que os recebe e aceita, de bom grado, o trabalho oferecido.

As palavras "cariocas" e "baianos" ficaram por conta da interpretação do repórter deste veículo já que por mim, não foram ditas em momento algum. Também não citei ou fiz qualquer referência aos programas assistenciais do Governo Federal.

Quando disse que "... há no Brasil essa situação em que alguns trabalham e pagam pelos benefícios dos que não trabalham", me referi exatamente a essa cultura da corte dos chupins, da elite de um sistema que ainda está incrustada no poder, desde o Império, e não na população.

Guilherme Afif Domingos - Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho

14/05/2008





Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Guilherme Lacerda (02/10/2008 - 01:07)
"o Sul nem sequer conheceu de fato o sistema colonial. " Digamos que voce nao eh um grande entendido de Historia do Brasil...
De fato não tive caracteres suficientes para terminar o comentário, não se você john é um grande "entendido" da história brasileira para estar fazendo tal colocação, mas, de qualquer forma vale salientar que me refiro ao sistema colonial português tradicional, à prevalência da monocultura de exportação enquanto modelo sócio-econômico, que de fato nunca ocorreu na região Sul como um todo.

JOhn Bastos (29/09/2008 - 19:28)
"o Sul nem sequer conheceu de fato o sistema colonial. "

Digamos que voce nao eh um grande entendido de Historia do Brasil...

Guilherme Lacerda (28/09/2008 - 15:41)
E o pior é que aí em São Paulo, quando se fala "baiano", não se fala só do natural da Bahia, e sim do da região Nordeste toda, é o equivalente ao "paraíba" do Rio de Janeiro. Existe aquele velho preconceito contra as pessoas dos estados da região Nordeste, dizem que somos pobres por sermos vagabundos, sub-raça, referindo-se provavelmente ao mestiço, que é o tipo mais encontrado nos estados da região Nordeste, não é esse afinal o brasileiro típico? O oriundo da mistura do índio, negro e branco? Geralmente quando falo com alguém aí do sul geralmente perguntam se eu sou "do Nordeste" como se fosse uma coisa só, não houvesse diversidade entre os estados de cultura mais antiga do Brasil, além de falarem Nordeste como se fosse um palavrão, com nojo.
São Paulo, por ser um estado muito rico se comparado aos outros, talvez queiram justificar alguns de seus habitantes sua riqueza pela vontade de trabalhar comparativamente, assim como devem fazer também alguns habitantes dos estados da região Sul para justificar a maior qualidade de vida nesses lugares frente ao Brasil todo, porém talvez não saibam que pernambucanos, cearenses, baianos, nordestinos nunca tiveram as mesma chances que eles: Se São Paulo não tivesses recebido a imigração européia, que reduziu o peso da escravidão, da cultura de dependencia externa de colônia de exploração na sociedade de lá provavelmente não estaria em situação muito diferente da de Pernambuco, o Sul nem sequer conheceu de fato o sistema colonial.

Renato Ribeiro (28/09/2008 - 12:39)
Acho engraçado criticar bairrismo sendo bairrista.Muito característico de um povo sem identidade e sem um mínimo de corencia politica.Paulista não cresce ouvindo que trabalha mais, SP só é a maior economia, mas isso não quer dizer que o resto seja provinciano.É muita frescurinha ficar com esse tipo de comentário.Sobre a sura de 32, não precisa agradecer pela constituinte não.Abraços

John Bastos (28/09/2008 - 02:43)
"Por fim, sou baiano e dizer que aqui não temos "cultura do trabalho" não só é uma grande falta de respeito como também demonstra um grande desconhecimento sobre a Bahia."

Sim, na Bahia a etica de trabalho eh a mesma da etica de trabalho de SP e Nova Iorque... Hahahhahaha

JOhn Bastos (28/09/2008 - 02:42)
Conheco o Afif e um de seus filhos.

Sao gente finissima, culta, trabalhadora e de talento (nao ter talento eh um perrengue para muita gente).

Essa eh uma maravilha do sistema capitalista e da democracia, assim como no leite fervendo, a nata sobe para o topo.

pio (28/09/2008 - 00:00)
Leider Lincoln,
I love Sampa.
Eu gosto muito dos paulistas. Acho que a quantidade de babacas que existe em São Paulo não é maior que em qualquer outro estado da federação. Mas acho que eles crescem escutando estas estórias que são mais trabalhadores, que no resto do Brasil só tem preguiçosos, e aí ficam um pouco chatos mesmo. Seria uma boa tese para algum estudo sociológico: "A origem do pseudo-fascismo paulista".

Grato
Pio

Leider Lincoln (27/09/2008 - 22:20)
O João Bastos é de onde mesmo?!?

Leider Lincoln (27/09/2008 - 22:20)
Nossa pio: você lembrou um dos únicos momentos de glória militar deste nosso estado em constante Perillo: a surra que demos nos paulistas na tentativa de golpe de 32... Boa!
Mas de um modo geral, os paulistas são gente boa: tirando o Olavo de Carvalho, o Ives Gandra, o Serra, o Maluf, o Alckmin, os Fleury, o Quércia, os Mesquita, os Civita, os Frias, O Reinaldinho, o Mário Sabino, o Diogo Mainardi, a Cantanhêde, o Clóvis Rossi e mais um ou outro, São Paulo só nos dá alegrias!

Amyra El Khalili (27/09/2008 - 21:17)
Azenha escreveu (26/09/2008 - 18:54) " César Augusto Azuma Lijó wrote....e (26/09/2008 - 18:46) César Augusto? São Paulo? Você está aí? " Olha o que eu achei Azenha! (abre aspas) " Galera, baixei da net um filme que acho que é o mais projetivo que existe, o Matrix. Já vi esse filme várias vezes, quem ainda não viu vale a pena ver, pra baixar no micro tem que ter um pouco de paciência, demora várias horas, o arquivo tem 646MB de tamanho e está no formato DivX. Se vc quiser ver o filme, baixe ele do meu micro, digite ftp://200.206.192.239 e entre na pasta Clips_Filmes. Tem também o Senhor dos Anéis, esse tem quase 800 mega de tamanho. Pra quem tiver paciência é um show, estou assistindo Matrix no micro em tela cheia, com sonzão stéreo (colocando um fone de ouvido fica como no cinema!), e a nitidez é espetacular, como DVD mesmo! []s César " (fecha aspas). Link: César Augusto Azuma Lijó: http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/13180 . O REI está nú Azenha! O REI está nú Azenha! Aja IPs! Aja IPs!


Vinícius (27/09/2008 - 18:17)
Parodiando a música da torcida do Botafogo: "E ninguém cala, esse chororô. Chora a elite branca, chora o prefeito e o governador".

Silvia Andrade (27/09/2008 - 16:35)
Eh meu caro Azenha, axo q foraom os meus q foram perdidos p nao os axei!!...dexa p lah, se a matéria foi de um meio profissional q escreve o q qr jah tah explikdo e se no seu blog soh vai o q cria polemik tb tah explikdo...Imagina q Guilherme Afif ofenderia nossos irmão bahiannos, cariocas, qm fossem...além de um homem de sucesso, d uma educação, gentileza e carisma impar!!
Abraço!

Tomudjin (27/09/2008 - 14:37)
Se eu trabalhar 8 horas por dia como operário de uma industria, sem contar o tempo desperdiçado no trajeto até o serviço, e no fim de semana ainda tiver de fazer horas extras para suprir minhas necessidades básicas e de minha familia, que chances eu tenho de me tornar um presidente da república?...Ociosidade tem muito a ver com filosofia.

pio (27/09/2008 - 13:48)
Pessoal da OBAN,
Sou goiano mas se a galera de sampa quizer se separar do Brasil eu me alisto do lado deles. Ajudo-os a vencer a guerra, peço baixa e depois volto para o Brasil. Tenho medo que eles sozinhos levem outra surra e não consigam a separação e teremos que aguentar mais alguns séculos de choradeira.
repito: "o que é ruim para São Paulo é bom para o Brasil. E vice-versa".

abraços
Pio


Galerius (27/09/2008 - 13:41)
Normalmente gostamos de criticar os americanos por este tipo de coisa como que nós não temos nada disso. Ví tanto racismo no brasil, racismo puro e simples, e insulto contra chineses do tipo do mais desgraçado. Preconceito existe e está vivo, e a arrogancia de classe no brasil corta como faca. Só basta o camarada ter uma continha de banco que logo anda despejando desprezo pelos lados. Isto dito; eu não ouví o discurso de Domingos mas eu não acredito que ele seja um homem racista, e ele mesmo bem educadamente se dá ao trabalho de querer esclarecer seus comentários para não ser mal entendido. Ser citado fora de contexto é uma coisa muito grave e terrivel que ninguem merece. Pelo que lí, os comentários de Domingos parecem postura política e ataque a seus adversários politicos. Mas não quero defendê-lo porque suas idéias são muito perigosas e trazem como consequencia miséria e sofrimento e não riquezas como ele cre, e condeno ele, sim, por ser ignorante da história de nosso país.

Vinícius (27/09/2008 - 12:37)
Ortiz/Rodrigo (Sim vocês 2 são 1) você é tão covarde que precisa se esconder atrás de dupla personalidade. Quem tem essa mania são os transexuais. Nada contra eles. Mas sim contra os enrustidos.
O que respondi ao Elias serve pra você, o argumento é sempre o mesmo quando se é crítico tanto para um lado quanto para outro. Ou para a direita (extrema lógico) você é um "esquerdista, sindicalista, mamador de tetas, vagabundo" ou para a esquerda (extrema é claro) você é um "sectário, porco capitalista, pária da sociedade e etc".
Vocês não possuem argumentos, nem conseguem ser irônicos é sempre a mesma coisa.
Eu não sou o que você insinuou, "barbudinho com camisa do Che" Mas não teria o menor problema em ser, pois prefiro isso à ser um covarde, bIPxual.

Como já disse abaixo, sou bem sucedido graças à Deus, e a universidade Pública que cursei, paga com o seu erário é lógico (UFRJ). E mesmo que não fosse não tenho o menor tipo de problema com quem não o é. Trato a todos da mesma forma, afinal caráter é um atributo que não escolhe classe social.
Sou Economista, Vascaíno, Carioca e moro em Florianópolis. Trabalho com análise em tendências para investimentos.
E tenho me dado muito bem (muito mesmo "$"), exatamente porquê tenho feito o contrário de tudo o que leio na Veja, no Globo, e vejo na TV.
Um abraço, opa, melhor não, você não é muito "firme" hehehe.

Vinícius (27/09/2008 - 12:05)
Elias, quem disse que eu te ofendi, bem vindo ao clube dos que "perdem" seu tempo na internet meu camarada, só isso...
Vocês tem o mesmo discurso da extrema esquerda, isso é muito divertido "Você é um esquerdista quebrado, decadente, procure um sindicato, vai trabalhar", quando é alguém da "extrema-esquerda" me atacando é assim "Você é um sectário, um porco capitalista e blá blá blá"

Quando exponho opniões e fanáticos como você se ferem, A DIVERSÃO É GARANTIDA!

Quanto à minha situação financeira, ela vai bem obrigado, diferentedo que vocês acham que todo mundo que tem algo à questionar, está com "pendengas" financeiras e etc. Não é meu caso, para sua tristeza.


Jair de Souza (27/09/2008 - 10:13)
Não quero perder muito espaço comentando coisas do Afif, ele não merece tanto. Quanto ao comentarista que tem mais poder do que Jesus Cristo (Cristo multiplicou os pães e nosso comentarista multiplica a si mesmo), precisamos compreender a dor que deve estar sentindo. É realmente muito triste para um estafeta das oligarquias (claro, pois oligarca que se preza não perde tempo com essas coisas, para isso contrata seus estafetas) ver que um nordestino, ex-torneiro mecânico, sem "diproma", tendo toda a grande mídia em contra de si, vai passar à História como o melhor presidente que o Brasil já teve em todos os tempos. Se eu estivesse em sua posição também estaria cheio de ódio, de bronca de preconceito. Como pode um barbudo analfabeto conseguir melhores resultados que aqueles super-diplomados, cheios de dinheiro e tradição, que nos governavam antes? É que o povo é burro, não é mesmo, multicomentarista? Onde já se viu, deixar-se levar pelas chamadas "bolsas esmolas" em lugar de apoiar que os dinheiros públicos sirvam para oferecer "dignas contribuições milionárias" a nossos ilustres representantes de elite!!! Eu te apoio, multicomentarista, vamos pregar a volta do voto censitário no país! Que tal a seguinte fórmula: cada 1 milhão de reais de patrimônio (reais e não dólares, pois estes estão desprestigiados) dará direito a 1 voto? Assim, logo, logo, vamos acabar com esta ralé que decidiu fazer valer o peso de sua quantidade. Estou certo de que você vai gostar de minha sugestão.

Leider Lincoln (27/09/2008 - 10:01)
Fato 1: paulista não trabalha mais que os outros: estatisticamente, os mais trabalhadores são os fluminenses. Fato 2: a riqueza e o trabalho de São Paulo se relacionaam muito mais aos imigrantes estrangeiros (italianos, lusos, espanhóis, japoneses, judeus...) e nacionais (baianos, maranhenses, mineiros, goianos...) do que propriamente aos paulistas. Fato 3: se historicamente os paulistas fossem tão trabalhadores assim, por que escravizaram os índios e mais tarde os africanos para trabalhar por eles e por que buscaram ouro, forma de riqueza fácil, para preguiçosos e gananciosos? Fato 4: me lembro deste Afif tentando convencer os eleitores que deveriam votar nele para presidente por que uma vidente assim havia previsto. Dá para levar a sério um infeliz destes? Fato 5: São Paulo é o estado mais industrializado do país não somente por obra dos paulistaas, mas do Vargas, que empenhado em destruir a oligarquia cafeeira, fez mundos e fundos com dinheiro de todos os brasileiros para industrializar o país. Mais tarde, com o mesmo propósito, JK atraiu investimento multinacional. Basta lembrar que a smais eantigas empresas do país são gaúchas (Iochpe-Maxion, Gerdau., Brahma..), catarinenses (Sadia, Perdigão, Chapecó)e paranaenses, como a Klabin. Reparem bem, são empresas sulinas, não paulistas. O problema não é nem taanto inventar mentiras, é passar a se acreditar nelas. E pelo jeito, nãao é só o Afiff que acredita...

Luís Carlos P. Prudente (27/09/2008 - 08:46)
O senhor Guilherme Afif Domingos é um homem sério mesmo! Ele não permite que a Associação Comercial de São Paulo manipule as informações sobre o impostômetro que acusa sempre que o Custo Brasil vem dos encargos trabalhistas e direitos sociais que beneficiam os trabalhadores!

Luiz Carlos Azenha (27/09/2008 - 08:24)
Rodrigo e Ortiz são a mesma pessoa. Não tenho nada contra o anonimato, nem contra o uso de pseudônimos. Mas acho desonesto quem tenta "ganhar" debates na internet criando uma onda de comentários na mesma linha com nomes diferentes.

Lucas Cardoso (26/09/2008 - 23:49)
Tsk, Tsk Rodrigo/Ortiz, agora você destruiu seu argumento. Já tava quase acreditando que todo sindicalista é preguiçoso e a única coisa que impede os patrões de aumentarem os salários são os impostos e encargos trabalhistas. Uma pena mesmo.

Gerson (26/09/2008 - 22:13)
Acho que o Afif deveria ler o livro de Domenico De Masi, sociólogo italiano, autor do livro "O ócio criativo". Segue trecho de um comentário do autor:"O ócio criativo une o trabalho com o estudo (conhecimento) e o lazer (jogo e diversão). Podemos organizar nosso tempo e fazer com que todos os três coincidam. Esta é a única forma de produzir idéias geniais. Para isso é necessário libertar-se da idéia tradicional de trabalho como obrigação ou dever e oportunizar uma mistura de atividades, onde o trabalho se confunde com o tempo livre, o estudo e o jogo. Por exemplo, ao dar uma aula o profissional deve priorizar a criação de um valor, associando divertimento e formação."

Carlos (26/09/2008 - 20:14)
Interessante, chegou aos ouvidos dele a notícia. Ele não perdeu tempo. Espertamente escreveu. Foi publicado a sua versão. AH! Quantas vezes os globos, as vejas, as folhas, estadões não dão esta mesma oportunidade para uma defesa ou esclarecimento. Eu não sei se a Associação Comercial de São Paulo possui um periódico, e se daria essa mesma oportunidade para um esclarecimento. Eu duvido muito! Mas duvido mesmo!

marcelo - curitiba (26/09/2008 - 19:58)
Azenha, o mesmo IP nao significa ser a mesma pessoa, né? Dois podem postar do mesmo computador, não podem?

Luís Carlos P. Prudente (26/09/2008 - 19:53)
Guilherme Afif Domingos é um grande batalhador sim, isto eu não nego! É um grande batalhador do grupelho Cansei! É um grande batalhador contra as conquistas sociais e trabalhistas que ele chama de Custo Brasil! É um grande batalhador das causas neo-liberais! É um grande batalhador do Estado Mínimo! É um grande batalhador contra os programas sociais do Governo Federal! Eu desconfio que ele batalha também contra os pobres, de todo o país, que vem fazendo a economia brasileira crescer ao participarem dos programas de distribuição de rendas do Governo Federal!

Luiz Carlos Azenha (26/09/2008 - 18:54)
César Augusto Azuma Lijó wrote:
> Não concordo em impedir a guerra. A guerra em si é ruim, mas temos que ver
> que tudo faz parte de um plano maior de Deus para a terra, a purificação do
> planeta, a implantação do paraíso na terra, ou nova Jerusalém, através da
> ascensão vibracional do planeta para a quarta dimensão física.

Luiz Carlos Azenha (26/09/2008 - 18:46)
César Augusto? São Paulo? Você está aí?

Luiz Carlos Azenha (26/09/2008 - 18:28)
Rodrigo e Ortiz são a mesma pessoa. IP: 200.206.192.239

Ortiz (26/09/2008 - 18:21)
Vinicius,
Deixe-me adivinhar como vc é:
1. estilo sujinho, barba por fazer, oculos retrô. Bolsa de couro à tiracolo. Aos sábados usa uma camiseta desbotada com o CHE pintado. Durante a semana finge que trabalha já que o seu chefe finge que te paga. Jamais pensou em mudar de emprego já que não gosta do que tem. A não ser se fosse para ser sindicalista ou ter um cargo de confiança na Secretaria da Pesca.
2. fala de comunismo sem nunca ter lido Marx, sem nunca ter conversado com um chinês ou um cubano ou um norte coreano que não fossem ligados ao "partido".
3. acha que seu insucesso financeiro é decorrente da "opressão dos ricos" e não pelo seu despreparo ou gana de vencer.
4. acha que os políticos de "direita" roubam e os de "esquerda" não. Se um ou outro rouba é pq eles precisam construir uma base política portanto é um roubo justificável.

Acertei?

Caia na real:
1.em sua grande maioria os politicos de esquerda e direita estão ali para usufruir do nosso dinheiro. São ladrões de colarinho branco, tanto os mulambentos do PT como os engomados do DEM e os pseudo-centro-esquerdistas do PSDB.
2. Vc nunca vai sair da m... pq pensa pequeno.

Rodrigo (26/09/2008 - 17:57)
Fatos indiscutíveis:
1. São Paulo trabalha mais que os demais Estados. O ritmo de trabalho aqui é diferente dos demais. A renda de seus cidadãos é muito superior em comparação aos estados do Rio para cima. Isso não tem nada a ver com raça ou origem. Os migrantes vêm para cá sabendo que aqui eles podem criar suas famílias com dignidade, que vão ser recompensados pelo esforço. São Paulo criou ao longo de 200 anos uma base sólida e industrial (leia-se empreendedores) e hoje colhe os frutos.
3. migrações como as que ocorreram nos últimos 60 anos para São Paulo são um problema. Pessoas humildes vêm esperando encontrar o paraíso mas o poder público é incapaz de suprir educação, moradia e urbanização para pessoas tão carentes. Além disso São Paulo fica apenas com uma pequena parte do que arrecada, contrbuindo para o caixa da União.
2. Sindicalistas em geral não gostam de trabalhar e vivem às custas de contribuições de seus pares. Patrões em geral remuneram seus empregados muito mal. Uns porque querem tudo para si mas a grande maioria pq os encargos trabalhistas são exagerados e a carga de impostos é abusiva. Sobra para o trabalhador pagar o pato, enquanto os políticos em geral de "esquerda" e "direita", sindicalistas, funcionários públicos graduados e detentores de cargos de confiança mamam nas tetas do governo.
3. Em geral os esquerdóides se consideram donos da verdade e guardiões dos pobres.Radicalismo não gera crescimento. Prova disso são os EUA, Reino Unido, Australia,Japão.

Gersier (26/09/2008 - 09:39)
Esse Alexandre vive em qual planeta?Como é que é? Lula e seus quarenta ladrões?Se informe rapaz antes de escrever baboseiras nesse blog onde até o presente momento só apareceram pessoas educadas e bem informadas.Alienados como vc raramente aparecem por aqui.Porque que vc não vai para os blogs do tal RA,do Mainard,aquela anta, e outros do mesmo naipe que eu nunca acessei por saber que lá só existem baixarias e mentiras de idiotas que alienados pelo PIG,acreditam que em tudo que ele prega.Os quarenta ladrões que vc fala começou com o caixa dois de Eduardo Azeredo,passando pela compra da reeleição de FHC,das ambulâncias super faturadas do Serra,continuou com UM MILHÃO e DUZENTOS MIL dólares em um certo apartamento no Rio de Janeiro,onde o pobre coitado delegado da PF que descobriu que o ministro de FHC era o dono,foi o único punido por tamanha "ousadia",as "comissões" pelas entregas do patrimônio público,que eles denominaram de privatizações,e algumas continhas no exterior de algumas merrecas como essa do Dantas de 46 milhões que foram congeladas agora.Se vc quiser saber mais,passe pela "porteira fechada" do metrô de São Paulo ou pelo DETRAN do Rio Grande do Sul,etc.Pesquise que vc saberá quem são os verdadeiros ladrões e assaltantes dos bens públicos e do dinheiro da população desse País.Quem sabe vc se informando melhor,não pelo PIG claro,vc deixará de escrever tanta asneira e deixará de fazer papel de imbecil?

Ademir (25/09/2008 - 23:56)
Azenha,

Nada contra, cada deve expressar suas opiniões mas o pessoal anda exagerando na desconstrução dos oponetes para justificar suas teses. Brasileiro tem memória curta e isso não é só um bordão. Olhem para o passado de Sr. Afif vejam parte dos seus discursos e posicionamentos anteriores, inclusive foi secretário do Maluf. Os tempos mudaram e este pessoal teve que se adaptar para sobreviver na politica, mas não dúvido que la no fundo, eles ainda estão carregados de preconceitos contra nordestinos e pobres de maneira geral. A elite muda de acordo com suas prórpias conveniências politico financeiras, mas no fundo dói quando eles são obrigados a reverenciar um metálurgico no cargo mais importante do País, eles não conseguem engolir por mai caras e bocas que eles façam para a imprensa, no fundo eles odeiam esta situação e se tivessem força como no passado recente botam a marcha de Deus com a Família na rua e suplicavam por um golpe para por "esta casta" no seu devido lugar. Não dúvido que ele tenha dito a frase e tenha deixado-a vagando no ar com sues argumentos posteriores. O discurso da elite sobre os nordestinos de modo geral consegue influenciar até gerações posteriores desta brava gente que migrou em pau-de-arara e ajudou a construir a grandeza deste Estado. Esta elite mobiliarca não consegue largar as tetas do estado, sempre procura uma forma de manter seus privilégios através de acordos ou mesmo mimos dos governantes de plantão. O Povo Paulista é merece isto.

Roberto (25/09/2008 - 22:31)
Sou carioca, E já morei em São Paulo muitos anos. Sempre escutei,desde de menino, nos dois Estados, esta babaquice: "Paulista trabalha para o carioca se divertir". Eu pensava que era puro bairrismo. Hoje verifico que o buraco é bem mais embaixo. Acho que o Sr. Afif, com suas declarações, só contribui para reforçar este regionalismo escroto. Acima de tudo, somos BRASILEIROS.

Elias (25/09/2008 - 22:08)
Vinícius, seja Homem uma vez na vida. Porque está me ofendendo?? A carapuça lhe serviu?? Quem tem tempo para atacar os comentários e pessoas aqui é vc!! Se és um esquerdista "quebrado" e revoltado com a vida, vire um sindicalista e viva as custas do povo. Só que vc parece tão incompetente e pobre de espírito que parte para agressões pessoais e nominadas. Vc pelo visto adora falar deste tal saco de colostomina que na sua casa deve ter de fardo para vc fazer uso.
Vc deve ser um instavel sexual que agride os outros espontaneamente. Vai trabalhar para saldar suas dívidas ou sair desta sua posilga que chama de casa.

Gente covarde é assim. Xinga atraváes do micro mas pessoalmente se esconde, como os terroristas faziam décadas atrás.
Vai se tratar antes de falar tanta coisa desnecessária. Se vc não conhece o Sr. Afif, lave sua boca antes de falar dele. Se é que tem água aonde vc se esconde. guarde o seu "abraço cordial" para os ratos que lhe avizinham.....já sei o mês tá acabando e vc ainda não recebeu seu salário do sindicato...fica tranquilo jajá te mandam uma bolsa família para vc tomar sua cervejinha no botyeco e ficar falando mau da vida dos outros....Gente como vc só inveja e mete pau nos outros, porque na verdade nunca foi ninguém e jamais terá capacidade intelectual e EDUCAÇÃO para ocupar um cargo público de destaque. Vai lá para terra do Evo e do Hugo chaves que pessoas subversivas como vc tem tudo para dar certo...invadir, quebrar, pilhar é bem a sua linha...coitado

KAZUO I (25/09/2008 - 21:34)
o sr AFIF deveria esclarecer denuncia de uma tia, presentada quando de sua candidatura à presidencia da repulica, de ter se apossado de uma empresa, uma seguradora, salvo engano , e que minaram com suas chances eleitorais. Kazuo

Maria Aparecida Costa Aguiar (25/09/2008 - 21:09)
Em época de eleições, a guerra entre partidos acaba se transformando em uma triste indecência.
Os opositores procuram derrubar a qualquer preço pessoas de índole , pessoas íntegras.
Conheço o Dr. Guilherme Afif,um homem simples, trabalhador, honesto e excelente chefe de família.
Um homem que jamais discriminaria raças, Estados, ou qualquer cidadão.
Infelizmente no Brasil, "manipular" informações é um ato comum. E infelizmente, pessoas mal informadas acreditam em tudo que lêem e ouvem.
É o Brasil das novelas, dos noticiários sensacionalitas, do péssimo governo, que acaba dando Ibope.
Infelizmente, ainda estamos na fase de se trocar voto por bolsa família.
Um dia chegaremos lá, Dr. Guilherme Afif!! Continue lutando para manter sua dignidade e sua moral!!!
Estaremos sempre seguindo o seu caminho.



Vinícius (25/09/2008 - 19:52)
Fernando, respondendo a sua pergunta...
Nenhum morador de Pelotas se ofendeu quando Lula disse que els eram exportadores de viados, porquê quem cala consente.

Luiz Carlos Azenha (25/09/2008 - 18:50)
Atenção, leitores. Perdemos um ou dois comentários desse texto. Dá para repetir? Com nossas desculpas, abs.

Fernando (25/09/2008 - 16:44)
Algum morador de Pelotas se sentiu ofendido quando o então candidato Lula disse que a cidade era um pólo exportador de ´viados`?

Tenório (25/09/2008 - 16:29)
iô tô cum o dotô Carlos Del Bianchi... é a mió inspictativa du Basil. Que bão! Iô só careço di uma pregunta: Essa tar de inspictativa é pra quem, sô; pras minhas galinha o pro meus fio, memo?

Vinícius (25/09/2008 - 15:16)
São Paulo é a "locomotiva" do Brasil...

Então, deve ser por isso que o Brasil ainda está no início Séc XX, executando sua revolução industrial.

Tainá (25/09/2008 - 14:30)
Prof. Fontes, pelo que entendi a Cici Barbosa só repetiu o que Afif escreveu (entre aspas) e questionou a mesma coisa que Baader (25/09/2008 11:03). "SE" Afif afirma que o ócio é influencia da corte "E" a corte passou pela Bahia e pelo Rio, "ENTÃO", baianos e cariocas são preguiçosos. É apenas uma questão de lógica. Ah! Ela não falou nada sobre o Barão.

Jorge Nogueira Rebolla (25/09/2008 - 14:15)
Existe uma parcela da população brasileira que é incapaz de raciocinar além do seu preconceito ideológico. Durante anos ela foi mera esponja. Absorveu todas as distorções, falácias e mentiras de uma elite "intelectual" esquerdista que monopolizou a área de ciências humanas neste país. Quer reconhecer um destes indivíduos? É só perguntar o que ele entende por trabalho. Nesta novilíngua trabalho é toda atividade exercida fisicamente ou se intelectual, por empregado. Considero trabalhador todo aquele que utiliza a sua habilidade para produzir, independente de ser patrão ou empregado.
Em vários comentários a este artigo fica clara a tendência esquerdizante de tentar desqualificar o oponente e não contrapor o raciocínio do outro com argumentos.
Alguém aqui se lembra de um pronunciamento infeliz do José Graziano sobre nordestinos? Pelo passado dele e por suas idéias políticas somente um tonto o chamaria de preconceituoso, mas foi isso que fizeram com ele.Para quem não sabe quem ele é sugiro uma pesquisa no Google.

Lucas Cardoso (25/09/2008 - 13:54)
Eu não conheço o Sr. Afif, e nem lembrava dessa suposta ofensa dele, mas só pelos comentários das pessoas que apóiam suas palavras, eu percebo que coisa boa ele não é. Só faltam demonstrar seu apoio pela gloriosa revolução constitucionalista. Aparentemente a locomotiva do Brasil levou seus passageiros para o mundo da fantasia.

Carlos Del Bianchi (25/09/2008 - 13:06)
O Sr. Guilherme Afif Domingos deu a cara para bater, e a carapuça para a esquerdinha serviu perfeitamente... é claro que para não entupir sua caixa de e-mail de vermelho, ele deu uma "arrumada", mas para os verdadeiros membros da República Paulista isso representa a mais pura verdade... chega de hipocrisia! Esse é o estado que é a locomotiva do Brasil... que possui a maior expectativa de vida da Federação (da qual infelizmente ainda fazemos parte)e que contribui com a maioria dos recursos que chegam ao Norte/Nordeste, não para o povo necessitado mas para os coronéis!!!!
NON DVCOR DVCO!

Marco Antônio Leite (25/09/2008 - 12:31)
Senhor Elias, o Afif nunca trabalhou na vida, a única atividades que ele faz é explorar o trabalhador através de usar a palavra desonesta em prol de si e família.

Rodrigo (25/09/2008 - 12:17)
Após ler a maioria dos comentários postados neste blog fico com a certeza de que a ignorância e o radicalismo estão impregnados na alma do brasileiro. Não do baiano ou do paulista, do BRASILEIRO. Quem acusa o Afif de preconceito utiliza-se de preconceito para desconstruir a pessoa do Secretário. Pergunte a um cidadão de condição social e econômica frágil o que ele anseia para si e seus filhos. Se ele tiver um mínimo de ambição vai responder que ascender socialmente e conquistar algum nível de riqueza são prioridades. Ao mesmo tempo, os intransigentes de plantão são taxativos em dizer que empresários são o mal do país, que pessoas só podem ser ricas se aproveitarem-se de outras. Querem criar uma briga de classes em que os bons são os pobres/operários e os vilôes são os ricos/empresários. Eu pergunto: para um cidadão ser taxado de "vilão da sociedade" qual é o critério que devemos utilizar: quanto cada um tem na conta bancária, quantas gerações de sua família não passaram fome, qual a cor de pele de seus ancentrais, empregado ou patrão, vota no PCB ou no DEM? Não tive acesso ao que de fato o Afif disse e em que contexto. Se ele teve intenção preconceituosa, merece a desaprovação da sociedade, mas não por ser branco, paulista, empresário ou político alinhado com ideais de direita. Se o jornalista distorceu ou "interpretou" o texto do Afif prestou um de-serviço à democracia. Quem critica o preconceito com mais preconceito perde a razão.

Direitola (25/09/2008 - 11:30)
Taí um bom representante do Seu Afif, o Elias, desses que criaram até um "impostômetro" pra reclamar das obrigações.

Prof. Fontes (25/09/2008 - 11:23)
Cici Barbosa deveria ler a biografia de Barão de Mauá antes de manifestar tamanha baboseira.
Iletrada !!!

Alexandre (25/09/2008 - 11:21)
Lamentável como a esquerda continua manipulando informações.
Sou novo, mas acho que nunca nesse país se viveu um momento de tanta censurada e perseguição a oposição.
Está na hora de dar um basta à Corte de Lula. Aliás, acho que o termo Corte, utilizado por Afif, se aplica bem à Lula e seus 40 ladrões.

Baader (25/09/2008 - 11:03)
Ora, se a ausencia da corte explica a "aptidão ao trabalho" do paulista, a presença da corte significaria, sim, a implantação da cultura do ócio. Ou o papo dele eh furado ou meu raciocinio lógico está de mal a pior!!
Se bem que não vejo mal nenhum no ócio... Falando em ócio, acho q vou tirar uma soneca...
zzzzzz

Roberto Locatelli (25/09/2008 - 10:54)
Sou paulista. Isso não me impede de perceber que os cariocas e baianos trabalham muito, sim. Por isso é que os estados do Nordeste, por exemplo, estão se desenvolvendo vigorosamente.
Só que o Sr. Afif e outros de sua laia ainda acham que só existe civilização em Sampa.

Carlos Toledo (25/09/2008 - 10:42)
O que construiu a pujança do estado de São Paulo, para falar em termos bem atuais, foi a socialização dos prejuízos dos produtores de café deste estado por anos seguidos de uma política de estado nacional que bancava o negócio do café dos produtores paulistas em detrimento do resto do país. O que ainda não mudou muito, mas está começando a acontecer com o nordeste batendo recordes de crescimento econômico. Espero que agora possamos experimentar este "pujança paulista" em todo o Brasil.

Vinícius (25/09/2008 - 08:43)
Elias, seja bem vindo à trupe dos "falastrões", "fanfarrões" e "vagabundos" (Afinal se tens tempo para escrever tanta idiotice).

Vou te mandar um saquinho de colostomia também, pra você por na boca ok? Porquê é muito fedido quando você faz suas necessidades fisiológicas pela via oral!
***Antes que eu me esqueça, vai caçar uma mulher e uma pia de louça pra lavar vai...
Um abraço, cordial!

Elias (25/09/2008 - 01:53)
Vcs são um bando de complexados!! Esquerdistas falidos e preguiçosos. vivem metendo o pau em tudo. Usam a bandeira do racismo e do preconceito para pixar pessoas idôneas e que trabalham honestamente como o Sr. GUILHERME AFIF. VÃO TRABALHAR SEUS SINDICALISTAS!!! Vcs nunca estão satisfeitos com nada!! Vcs falam do pessoal do Nordeste que construiu São Paulo, como se eles tivesse trabalhado de graça...ninguém os obrigou a nada. vieram para cá porque lá eles estavam passando fome enquanto VCS ESTAVAM AONDE?? O que vcs bastões das critiquezes fizeram por eles?? Bando de falastrões!! VCS dão esmola no farol eacham que ajudam o povo a ser digno!! Em vez de ficarem pixando um homem ilibado e trabalhador como o AFIF, peguem na enxada como as classes que vcs adoram dizer que defendem e os ajudem, seus falastrões!! Ficam aí atrás do computador vomitando palavras de ordem e de falso moralismo mas o salário da empregada que vcs tem em casa é de quanto?? Vamos lá, aumentem o salário dela!! E se for de cor vcs deveriam dobrar para amenizar o preconceito que esta raça sofre nos empregos...mas vcs não farão NUNCA nada disso, e sabe porque?? Porque são iguais ao Lula, suplicy e outros que se dizem do povo, mas vivem como ricos. E o pior em vez de aceitar ficam discriminando quem tem. Vão estudar um pouquinho de história para depois postarem algo de útil por aqui. VCS sim são ignorantes de não conseguir entender mesmo depois de explicado. Jenoínos, dilmas Russef´s da vida esses lixos vcs gostam

Direitola (24/09/2008 - 23:06)
O Afiff precisa trabalhar mais seu português. Quem ele agradeceu, a Sra. Maria Atenção ou ao Azenha? Acho que ele quis dizer: "agradeço pela atenção"

Tainá (24/09/2008 - 22:17)
Azenha eu tenho uma teoria. O sr. afif não queria minimizar nem os baianos nem os cariocas, o problema é que a elite paulista já não raciocina mais, este "axioma"( fora de São Paulo ninguém trabalha) faz parte de subconsciente. Eles realmente acreditam que existem brasileiros que tiveram influência direta da passagem "corte vagabunda" no Brasil, só não sabem quem são, mesmo todos os fatos históricos mostrarem que a corte passou pela Bahia e pelo Rio. Resumindo: O problema não é preconceito, é burrice.........

carlos quintela (24/09/2008 - 21:59)
O Afif tentou consertar a cagada e ficou pior ainda. Trabalho em São Paulo ou nos demais rincões do Brasil sempre foi uma exclusividade das classes menos favorecidas. Quanto a esta história de corte e elite incrustada no poder, aí ele entende tudo. Quem é cria do Maluf, passou pelo Pitta e agora está abraçado no Serra falar em trabalho é deboche.

Maurício (24/09/2008 - 21:06)
ficou pior a emenda que o soneto...mas esperado para quem é cria de Maluf, fez parte da administração Celso Pitta e agora é secretário de José Serra. Aliás, Afif seguiu os ensinamentos do seu atual chefe, o mesmo que culpou os "migrantes" pela péssima qualidade do ensino público paulista, durante as eleições de 2006. Mas paulista (não todos, entre os quais me incluo...) adora esse tipo de político...

Sanzio (24/09/2008 - 18:42)
Afif é execrável por seu currículo, sua histórica servidão aos interesses da corte, de qualquer corte que o aceite como membro, seja a FIESP, o PSDB, o Cansei, o PIG.


Vinícius (24/09/2008 - 18:40)
Nossa...
Nem sei o que dizer.

Só que ele falou, falou, falou e não colou.
O problema é que esse preconceito que ele tem, existe e é real e não vai acabar nem tão cedo, porque infelizmente São Paulo ainda é o estado mais reacionário do país junto com Santa Catarina.

O engraçado é que são os "Baianos" que pegaram no pesado a vida toda para "construir" São Paulo, "braçalmente" falando.

Seria melhor esse almofadinha ir caçar uma mulher, uma roupa pra lavar, e morar uns 4 meses no Capão Redondo, antes de falar essas asneiras, vou mandar um SACO DE COLOSTOMIA de presente para ele usar na boca.

bentoxvi-o santo (24/09/2008 - 16:41)
AZENHA.ENTENDEU DE ONDE PHA TIROU A EXPRESSÃO...ELITE BRANCA...PRINCIPALMENTE A PAULISTA???O ELEMENTO ATACANDO A GENTE SANGUE BOM DO RIO DE JANEIRO...OS BAIANOS DA BOA TERRA...ACREDITO QUE A INTERNET TÁ DANDO UM NÓ NA IDEOLOGIA DESSES ELEMENTOS...PERDERAM O CHÃO...

Jose Olavo (24/09/2008 - 12:54)
Ninguem se lembra do Afif Domingues quando da eleição que elegeu o Collor? Ninguem tem este video? Era para ser passado muitas vezes. Eu me lembro. Num programa em que todos os canditados compareceram, só com ausência do Collor, Afif , saído da ditadura, interpela Covas dizendo que ele era comunista (fiel, como sempre foi, da ditadura militar que nos envergonha até hoje). Respondeu Covas, serenamente que ele nunca tinha sido comunista, mas que respeitava o cndidato Roberto Freire que era candidato pelo PCB. Mas ele concluiu dizendo que o deputado Afif Domingues, postulante `Prresidência da República, só tinha comparecido à Câmara por umas 2 ou 3 vezes, não cumprindo, portanto, com seu dever de deputado. O Afif sumiu. Agora volta apoiado pelo PSDB, o partido de Covas que com esta aliança afronta aquele que foi dos mais honestos do PSDB.

Marcelo Conti (24/09/2008 - 12:31)
Com todo o respeito, discordo de Rodrigo Leme. Eu acredito em pessoas boas, sejam elas de esquerda ou de direita. Já vi pessoas de direita praticarem espetaculares atos de filantropia. Já vi pessoas de direita tirarem infelizes da miséria. A esquerda não é a dona da verdade, porém, luta pela justiça e igualdade social. Nós, da esquerda (eu me orgulho de ser vermelho) lutamos pela verdade. Abraço cordial,
MC

Conceição Oliveira (24/09/2008 - 12:29)
Fabricio,
QED!

Azenha como assim o jornal do ABCDMaior petista? Não sabia que o PT estava com essa bola toda na imprensa. Vc já deve ter entrado em contato com Diego Sartorato, repórter do jornal, não?

Guilherme M. (24/09/2008 - 12:21)
Achei muito boas as explicações. Ele estava se referindo há um tempo em que não existia a luta burguesia x trabalhadores, mas do tempo em que a luta era entre nobres e "comuns" (sendo que dentre os comuns estava o povo)... Isso é História de segundo grau. Basta não sermos preconceituosos contra quem está(é) de Direita.

Rodrigo Leme (24/09/2008 - 11:59)
É, depois a esquerdaiada vem falar de PIG...pra eles, jornalista só é ruim ese bate de frente com a esquerda. estando do lado da esquerda, tudo é permitido; inclusive ser PIG.

Dulce Leão (24/09/2008 - 11:57)
No inferno está cheio de bem intencionados como GUILHERME AFIF DOMINGOS. Povo não faz parte do universo dele. A "população" brasileira que êle conhece e respeita é aquela que faz congestionamento de helicópteros, nos céus de São Paulo. O resto é resto.

Cici Barbosa (24/09/2008 - 11:55)
Fala sério !!! Alguém pode me traduzir isso?
"Barão de Mauá foi discriminado porque era um empreendedor, que gostava e valorizava o trabalho. Um homem de negócios. E a palavra negócio, vinda do latim, significa a "negação do ócio". Era exatamente o contrário do que pregava a Corte, que cultivava o ócio já que trabalho era coisa para os escravos e não para membros da elite."..."O Brasil aboliu a monarquia, mas a cultura da corte permaneceu...." "São Paulo é o que é exatamente porque a Corte aqui não esteve. Sempre foi calcada no trabalho. E foi o trabalho que construiu a pujança desse estado". --- Será que ele não sabe que a corte passou pela Bahia e pelo Rio? O que será que estão ensinando de história do Brasil nas escolas paulistas?

Everton, de Belo Horizonte (24/09/2008 - 11:05)
Seria bom termos o áudio ou uma outra matéria sobre o evento. Se ocorreu a "interpretação própria" do repórter, é lamentável. Não sou fã do Afif, nem do que ele representa, mas sou contra informações "trabalhadas", manipuladas, seja a favor ou contra quem quer que seja.

Menjol (24/09/2008 - 10:53)
leia-se "luminar do pensamento racista"...

Menjol (24/09/2008 - 10:51)
Secretário do governo paulista né? Não foi o governador José Serra que disse, quando era candidato a prefeito, que o problema da educação em São Paulo era a migração? Se o Afif realmente disse o que leitor Fabricio Lopes postou, então ele não pode ser acusado de incoerência. José Serra também é um lumiar do pensamento racista.

Marcelo Conti (24/09/2008 - 09:31)
Eu não gosto do Sr. Afif, de quem divirjo no campo da ideologia, inclusive, quando da postagem das supostas frases racistas, critiquei-o. Contudo, se ele realmente não falou o que foi noticiado, devo pedir desculpas... Azenha, será que há alguma possibilidade de se conseguir áudio daquele evento?

Horácio M. Pires (24/09/2008 - 09:12)
Perfeito Sr. Afif, esclareceu tudo com o nego-ocio. Essa imprensa comunista marrom petista, é lamentável. Como o Sr. sabe, Sr. Afif, a imprensa comunista distorce tudo. Por isso, só fale a imprensa oficial: CBN, BAND,GAZETA, GLOBO e etc. e tal. Desta forma, aqueles que nunca fizeram parte da elite paulista, estarão a salvo com a imprensa oficial que não distorce absolutamente nada e sempre falam/publicam a verdade. Em tempo: Estou ouvindo um CD da Hebe Camargo mas, ele está indo devagar, curioso. Será que o CD está cansado?

Bernardo (24/09/2008 - 08:51)
Babaquice dele ! Tem mais é que assumir que é bairrista e racista e ser mostrado em público a sua verdadeira face.

Fabrício Lopes (24/09/2008 - 08:30)
"O Banco do Povo tem a cara do paulista, porque é feito para o trabalhador e nós gostamos de trabalhar. Isso desde os tempos do Brasil Império, porque aquele pessoal da côrte não gostava muito de trabalhar, não. Só chegamos onde chegamos por essa distância da côrte. Até hoje, onde ainda há tentáculos dessa cultura, existe essa falta de cultura do trabalho. Por isso há no Brasil essa situação em que alguns trabalham e pagam pelos benefícios dos que não trabalham" (Afif Domingos)

Secretário, o senhor falou isso ou não falou? Porque se falou, o repórter tem todo o direito de achar que o senhor estava desdenhando de cariocas e baianos (por onde a Corte passou). E em relação ao último trecho, vindo do senhor, pertencente a esta elite que diz criticar, fica difícil de não achar que esteja falando dos programas sociais, como o Bolsa Família.

Por fim, sou baiano e dizer que aqui não temos "cultura do trabalho" não só é uma grande falta de respeito como também demonstra um grande desconhecimento sobre a Bahia. Mas o que esperar de alguém que acha que o Brasil se restringe a São Paulo?!!!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design