Rodrigo Vianna: Na campanha, tudo em família entre PSDB e mídia

Tempo de leitura: 6 min

As versões da grande mídia sobre Jeferson tentam desmoralizá-lo como vira casacas em potencial

Imprensa familiar

Editora da “Folha” vai se declarar impedida?

publicada terça-feira, 20/05/2014 às 11:56 e atualizada quarta-feira, 21/05/2014 às 13:20

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

No mesmo dia, duas revelações: a campanha do PSDB assediou dois comunicadores, tentando atraí-los para a candidatura de Aécio Neves.

Jeferson Monteiro, responsável pelo perfil @dilmabr (o famoso “Dilma bolada”), disse não aos tucanos. Ofereceram dinheiro para que ele se bandeasse pro outro lado. É o que diz o Jeferson (leia abaixo a carta boladíssima, em que ele esculhamba a campanha do PSDB).

Otavio Cabral, jornalista da revista “Veja” disse “sim” aos tucanos. Cabral é o mesmo que escreveu uma biografia de péssima qualidade sobre o ex-ministro José Dirceu. Mario Sergio Conti (que de petista não tem nada, mas mantem o hábito de escrever em português intelígível, e de desprezar jornalistas que pisoteiam a verdade factual) esculhambou o Cabral. Disse que a biografia é “invencionice delirante”.

Aécio não se importou com isso. O sujeito é ruim de apuração, escreve mal? Não tem problema nenhum. Importante para o PSDB é consolidar as alianças formais com a mídia velhaca. Assim como tenta fechar com o Meirelles do PSD para vice, Aécio propõe aliança formal com a Abril. São partidos políticos: Abril, PSDB, Folha, Globo, DEM. E jogam juntos. Os cabrais fazem o serviço sujo enquanto os patrões se acertam pelo alto.

Jeferson não foi para a campanha de Aécio, ok. Mas Cabral, a rigor, também não “foi”. Ele sempre esteve nela. Jamais deixou de estar. Agora formalizou tudo. Outro fato: Cabral é casado com a editora da coluna ”Painel” da “Folha” – dedicada a temas da Política. A tal editora (Vera Magalhães) vai-se declarar impedida para publicar qualquer nota sobre a eleição presidencial? Bobagem. A mulher de Ali Kamel (Patricia Kogut) assina a coluna de TV de “O Globo”. E não há qualquer impedimento. Tudo se resolve em casa. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres…

A mídia velhaca brasileira é um grande acerto familiar. A Revolução de 30 não chegou à imprensa – que vive como se ainda estivéssemos na República Velha.

Jeferson é o ponto fora da curva nessa história de acertos familiares. Não é à toa que os cabrais, mervais, kamels e koguts sejam filhos da … (ops, calma) velha imprensa. Enquanto os jefersons, cloacas e outros detestados pelos kamels e mervais são resultado da revolução digital.

O Aécio está errado? Não. Claro que não. Ele se cerca de gente da mais absoluta confiança. Já o PT faz o que? Contrata para SECOM, para campanha e tudo mais, jornalistas ligados ao tucanato.

Cabral segue firme, construindo uma gloriosa biografia no jornalismo familiar, cujo subproduto é o tucanato.

Jeferson fez uma opção diferente. O que posso dizer é que, ao recusar o convite do PSDB, o criador de “Dilma bolada” perdeu a chance de construir – ao lado de Aécio – uma longa e brilhante carreira.

===

A Carta de Jeferson no Facebok

“DILMA BOLADA NÃO ESTÁ À VENDA!

Pois bem, como todos sabem há 4 anos eu criei a Dilma Bolada. Desde então minha vida mudou muito devido a isso. Conheci diversas pessoas, lugares e aprendi um monte de coisa. A minha personagem trouxe uma releitura da vida cotidiana da mulher que governa o nosso país, o tom pessoal sempre foi o mesmo, a exaltação e exacerbação da figura de poder de Dilma. Dilma essa que eu sempre admirei, ainda quando Ministra do Presidente Lula, e que resolvi lá em 2010 criar uma conta fake para assegurar o nome de usuário para que terceiro não o usassem de má fé. Bem, o resto dessa história vocês já sabem.

Tudo ocorrera muito bem até que a repercussão e a influência da Dilma Bolada começou a ganhar destaque na mídia de uma forma geral. Isso acabou atraindo a atenção de pessoas que não simpatizavam com a Dilma verdadeira, a Presidenta. Em meados do ano passado, eu tive um sério problema com uma pessoa chamada Pedro Guadalupe(que hoje trabalha para o PSDB). Pra quem não sabe, Guadalupe é um auto-intitulado “marketeiro digital” que atua em Minas Gerais(mas na verdade a especialidade dele é mesmo comprar uns bots, inflar páginas, spam, umas montagens ~engraçadas~ toscas tudo com o engajamento tendendo a zero). Ele já trabalhou para o PT e agora está com o PSDB. Pois bem, ano passado esse mesmo Pedro Guadalupe criou uma página também chamada “Dilma Bolada” e ameaçou dizendo que caso eu não me juntasse a ele e apoiasse quem ele apoiava, ele iria tomar o nome “Dilma Bolada” de mim e derrubar a minha solicitação de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), ele não apenas me mandou mensagens dizendo como expôs isso no Twitter onde todos puderam ver o caráter do sujeito. Eu, obviamente, ignorei e tudo que ele falara foi de fato um blefe.

Dito isto, vamos aos fatos:

Há algumas semanas uma agência de publicidade entrou em contato comigo para conversar. Eu naturalmente aceitei porque é normal as agências procurarem blogueiros e influenciadores para parcerias, eventos, etc. Então, um dos diretores então marcou uma reunião por videconferência e me explicou do que se tratava: a agência que administra diversas páginas aqui no Facebook disse que estava interessada em me convidar para o “casting” deles pois viam em mim um “potencial muito grande”.

Primeiramente eles quiseram saber se eu estava coordenando ou tinha algum contato com a direção do PT, ao negar eles foram direto ao assunto: a agência tinha um plano de venda de apoio político das suas páginas para as Eleições Presidenciais deste ano. Ou seja, diversas páginas que todos curtem, gostam e recebem conteúdo diários, iriam fazer campanha eleitoral para o candidato que fechasse um contrato milionário com eles e iria assim difamar os opositores, praticamente um “mensalet”. Na hora que ele me disse isso, eu fiquei meio que sem reação. A naturalidade com que tudo era dito, era realmente inacreditável.

Quando eu pedi para que me fosse detalhado o plano, ele me adiantou que já havia tentado fazer acordou ou reunião com a Equipe do PSB(Eduardo Campos) e PT(Dilma Rousseff) mas que não obtivera sucesso. Contudo, ele afirmou que o PSDB de Aécio Neves ficou muito interessado na transição e que havia chances de fecharem com eles. Eu concordei e disse que era bem o estilo tucano de ser e que provavelmente obteriam sucesso nas negociações.Ao fim da conversa, ele perguntou se eu toparia fazer parte dos “talentos” dele para que fosse feita a negociação com a turma do PSDB. Para a supresa dele eu aceitei. Por sua reação ele provavelmente deu pulos de alegria. Ele não estava acreditando que já tinha o maior trunfo nas mãos: eu, com a Dilma Bolada, para o ninho tucano. (HAHAHA – SABE DE NADA INOCENTE!)

Aos finalmentes: uns dias depois, o cara me retorna o contato dizendo que falou com o Pedro Guadalupe, membro da equipe digital de Aécio Neves, que por sua vez queria falar comigo. Nem deu tempo d’eu responder: o próprio Pedro Guadalupe me enviou um e-mail ansioso se fazendo de amigo, no melhor estilo “lobo em pele de cordeiro” num cinismo sem igual e como se nunca tivesse feito nada pra mim, querendo saber se era mesmo verdade que Dilma Bolada, estava a venda para aproveitar a personagem e usar o seu “capital político/poder para mudar opiniões” dos internautas. Confirmei que eu tinha falado com a Agência e que tudo deveria ser tratado por via dela. A tal agência, por sua vez, disse que eles queriam que eu assinasse um CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE para garantir uma amarra da Dilma Bolada a eles e que pudessem efetuar a transação com os tucanos. Eu, é claro, não assinei coisa alguma.

Fui em frente, levando a coisa só pra saber até onde ia a cara de pau. Informei que só assinaria após que estivesse tudo acertado e depois que falassem de como seria de fato o tal esquema. Diante disso, na semana passada, a Agência combinou com Pedro Guadalupe uma reunião com os dirigentes responsáveis pelo veredicto final…Pra mim foi o bastante. Eu, como vocês podem ver, não esperei o tal veredicto.

Resolvi expor tudo isso aqui porque eu há mais de 1 ano venho sido constantemente atacado por pessoas dessa corja. Sujos e cínicos que têm a capacidade de inventarem mentiras absurdas que vão desde histórias de que mantenho “ligação direta com a Presidenta” até “de sou pago com o dinheiro público e recebo R$120 mil/mês” como foi dito recentemente num blog de simpatizantes tucanos. Não, Pedro Guadalupe, eu não quero o dinheiro sujo de vocês. Diferentemente de você eu tenho caráter. Mas é esse o tipo de gente, que Aécio que diz com a maior cara de pau do mundo que “não vai tolerar campanha suja na internet” mantém na equipe, em contato constante com sua irmã, fazendo o possível e impossível para atacar a honra das pessoas e espalhar todo esse chorume de desinformação na internet.

É lamentável que tenhamos chegado a um ponto tão baixo.Por fim, eu queria dizer que nem todo mundo tem seu preço. E que eu e nem a minha criação estão a venda, nunca estiveram. Eu esperei ansiosamente pra escrever isso: vocês podem comprar quem quiserem mas a mim não. O que eu faço não há dinheiro no mundo que pague. Vocês deveriam ter sido um pouquinho mais espertos e terem tido o feeling pra saber que eu não sou e nunca vou ser como vocês. Lealdade não se compra e nem se vende.

RALA TUCANADA!”

Leia também:

Dicas para jornalista que quer manter o emprego em 2014


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Não que a agente não soubesse, mas isso é mais um retrato irretocável da promiscuidade da nossa “mídia isenta” com um lado da história. Ainda tentam vender aos ignorantes esse papo para se livrar da lei de Médios.

levemente

De que adianta discutir asperamente nas caixas de comentários? Pelo modo que se discute, a impressão que temos é de que se debate nos “comments” a solução dos problemas do mundo, ou mesmo a sua própria definitiva aniquilação. É ridícula tal pretensão grandiloquente, infelizmente. Explico: até acho a pretensão louvável. Contudo, é de se ter absoluta certeza de sua inutilidade. Daí meu gosto por simplesmente escrever na caixa, deixar minha opinião e ir embora numa boa. Às vezes me respondem com extrema grosseria. Aí eu levo as coisas para o terreno da brincadeira. É de rir a pretensão belicista que adorna os sites de política do mundo afora.

A opinião dos comentaristas anônimos ou mais ou menos identificados tem tanto relevo quanto a do seu Fulano de Tal, que vende peixe ali no Mercado Público Municipal de Camaragibe.

A vida real é assim. Discussões por aqui não são como aquelas do telefone preto – ou seria vermelho? – por onde conversavam os líderes de EUA e URSS nos “áureos” tempos de Guerra Fria, a decidirem se o mundo deveria acabar ou não. Não se travam mais debates como antigamente, portanto. E a culpa é dessa tal internet, que dinamitou nossos cérebros. Volta, Guerra Fria, volta! Há muitos talentos bélicos desperdiçados nestas tristes e pacíficas caixas de comentários.

Marat

O PIG propala aos 4 ventos a eficiência da PF. Pois bem, está na hora de um certo ministro verificar por onde entra tanto dinheiro no PSDB. o partido apanha há anos, e sempre tem grana para comprar os compráveis!

Marat

A turma do Aécio vai precisar de anabolizantes. Estão fracos e sem argumentos!

levemente

Novidade?

Luís Carlos

No caso do Aécio a carreira certamente é longa, mas não brilhante.

    Marat

    Depende das aspirações!

Bacellar

Esse Guadalupe…Seria um aloprado?

Valmont

Certamente, o rapaz abriu mão de uma longa carreira, mas não diria que fosse uma “brilhante carreira”, afinal, se ele seguisse o caminho da mediocridade, como faz a maioria, jamais seria um personagem notável no futuro. Em minha opinião, atitudes dignas como esta são o que muda a história, o que nos faz humanos, imprevisíveis e, portanto, incontroláveis e livres. Do outro lado está a sabujada de coleira, a serviço da Casa Grande, autômatos dominados pelos barões da mídia. E ainda falam em liberdade de imprensa… contrassenso.

FrancoAtirador

.
.
BABAQUICES DO DATAFRRIAS DEPÕEM CONTRA A FOLHA BABACA


(http://migre.me/jiwUs)
.
.

Rodrigo

Azenha.

Ao final desta matéria tem o seguinte anúncio:

“E Se Aécio Neves Ganhar?
Que Ações Devem Subir se o Aécio Ganhar a Eleição? Descubra Aqui, Já”

Sabe a procedência?

se precisar tenho o print da tela

    Lúcio

    É da Empiricus, uma empresa de “equity research” que faz análise de ações no mercado.
    Como todo “profissional de mercado” é bem enviesado. Vi a msm propaganda e cliquei no link pra ver onde direcionava.

    Luiz Carlos Azenha

    Vamos bloquear, assim que o Leandro Guedes aparecer. abs

    João Luiz

    Antes de ler este post, agora há pouco, denunciei neste aqui http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pesquisa-espontanea-dilma-22-aecio-8-rejeicao-a-presidente-cresce.html#comment-735731 sobre a pesquisa ibope.
    Eles se esgueiram por todos os cantos! Apelam para terrorismo econômico enquanto surtam com a propaganda do PT que mostrava bem porque não podemos voltar atrás, rsrsrsrs.

FrancoAtirador

.
.
E se o PT tivesse tentando comprar o Aécio Bolado por 500 mil reais?

Por Renato Rovai, no Blog do Rovai – Revista Fórum

Ontem de madrugada Jeferson Monteiro, criador e administrador do personagem Dilma Bolada, escreveu um relato em que afirma que foi procurado para vender seu personagem por 500 mil reais.
Deu nomes, sobrenomes e detalhes da negociação.

Entre os citados, o publicitário mineiro Pedro Guadalupe, que atua para o PSDB nas redes sociais e que teria ligação com o atual governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP).
Monteiro apresentou a conversa que ambos tiveram e que segue no pé da matéria.
Este blogue, além de ter ouvido Monteiro, conversou com Guadalupe e a agência citada na história, a AMA.

Guadalupe diz o seguinte: “Em 29 de abril de 2014, recebi da empresa denominada AMA, que representa personalidades e canais na internet, a informação de que a Dilma Bolada participava de seu casting e fui indagado se tinha interesse em contratá-la”.

No relato publicado na noite de ontem, Jeferson Monteiro também fala da ação da AMA na sua contratação.

“Há algumas semanas uma agência de publicidade (a AMA) entrou em contato comigo para conversar. Eu naturalmente aceitei porque é normal as agências procurarem blogueiros e influenciadores para parcerias, eventos, etc.
Então, um dos diretores marcou uma reunião por videconferência e me explicou do que se tratava:
a agência que administra diversas páginas aqui no Facebook disse que estava interessada em me convidar para o “casting” deles pois viam em mim um “potencial muito grande”.

Mesmo com o contratante e contratado confirmando a operação, a empresa AMA emitiu uma nota hoje ao final da tarde dizendo que “nunca ofereceu valor nenhum pela página Dilma Bolada, pois não trabalhamos dessa forma”.
E que “a AMA não tem nenhum contrato ou oferece serviço para partido político”.
Arthur Eickmann, da equipe comercial da AMA, contatado pela Fórum, disse também que “ainda não trabalhamos com a Dilma Bolada e esta parceria ainda não existiu.”

Procurado pelo blogue, Jeferson Monteiro enviou um fac-simile de uma conversa com Marcio Calheiros, que se apresenta como da AMA no twiter de Jeferson.
Se a AMA nunca tratou com Dilma Bolada, poderia ao menos explicar quem é Marcio Calheiros e que cargo ele tem na empresa?

Segundo Jeferson foi Márcio quem fez o contato inicial pela empresa que desembocou nos 500 mil reais que seriam pagos pelo PSDB e cujo interlocutor era Pedro Guadalupe.

Essa história da compra da Dilma Bolada é algo pra lá de aloprado e o PSDB que foi citado como comprador do perfil simplesmente se dá o direito de não se manifestar sobre o fato.

E não é cobrado pela doce mídia a fazê-lo (nós da Fórum procuramos o partido).

Será que se por acaso um perfil do tipo Aécio Bolado tivesse sofrido assédio de petistas e recebido uma proposta de 500 mil reais para se vender o caso teria esse mesmo tratamento midiático?

PS: Dica do leitor Carlos.

Marcio Calheiros no Linkedin:
http://www.linkedin.com/pub/marcio-calheiros/31/743/85a

No Facebook: https://www.facebook.com/marciocalheirossm?fref=ts

E no Twitter: https://twitter.com/marciocalheiros

Em todos esses perfis ele aparece como diretor da AMA.

PS2: No dia 5 de fevereiro o diretor da AMA publicou a seguinte nota sobre a Dilma Bolada em seu Facebook:

“O que será que ele quer? Qual será a força de um personagem fictício diante de tantas informações que recebemos diariamente na internet? Sair em matéria no O GLOBO, mostra que alguma coisa a mais eles tem.#amamosinternet #internetlimpa.”

E dá link para essa matéria de O Globo sobre a Dilma Bolada
(http://oglobo.globo.com/cultura/megazine/criador-da-dilma-bolada-pode-tirar-personagem-das-redes-sociais-11510352)

http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/05/20/e-se-o-pt-tivesse-tentando-comprar-o-aecio-bolado-por-500-mil-reais

Urbano

O pig representa a pasta das comunicações do sistema fascista da oposição ao Brasil.

Zanchetta

No mínimo tá na hora da renovação do contrato do Jefferson com a Dilma…
Ele tá querendo se valorizar!
Tá certo o garoto!!!

    Rosa L.

    Ta passando de hora dos coxinhas entupirem as latrinas e pararem de praticar o suborno e a intimidação. Quem sabe queiram experimentar a ética.?

    José de Almeida

    Você julga os outros pelo seu (mau) caráter.

Deixe seu comentário

Leia também