Rodrigo Cardia propõe dois dias sem foto no Facebook

Tempo de leitura: 2 min

por Rodrigo Cardia 

 Na quarta-feira (24 de março), a Argentina lembrou o aniversário do golpe militar de 1976, que derrubou o governo de Isabelita Perón e deu início a uma ditadura militar no país. Desde 2006 o dia 24 de março é feriado na Argentina, sendo chamado Dia Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia (http://).

Na rede social Facebook, uma interessante ideia surgiu entre os argentinos : uma convocação aos usuários para retirarem suas imagens de perfil no dia 24 de março, deixando no lugar apenas a silhueta que aparece quando não se escolhe nenhuma foto. Eis o motivo (que tomei a liberdade de traduzir ao português):

Para que quem ainda pergunta por que este dia é feriado, veja como seria se muitas pessoas queridas se ausentassem todas juntas, como aconteceu durante a ditadura.

Logo que tomei conhecimento da mobilização argentina (aliás, à qual eu aderi), pensei: que tal fazermos algo semelhante no Brasil? Seja em 31 de março ou 1º de abril, o golpe militar que derrubou João Goulart completará 46 anos. E por aqui não temos feriado, muito menos lembranças – o que facilita a vida dos que dizem não ter havido ditadura no Brasil (negar algo contra todas as evidências históricas, isso lembra algo, né? ou, que até teve, mas ela foi branda, “ditabranda” .

Pensando melhor, não basta tirarmos imagens de perfil no Facebook (e também no Orkut, onde há muito mais brasileiros). Façamos mais: é necessário que as pessoas entendam que há um motivo importante para a mudança da imagem e assim seja atiçada a sua curiosidade: “o que ele(a) quer dizer?” – do contrário, poderá parecer apenas uma falha do Facebook ou do Orkut.

Assim, nos dias 31 de março e 1º de abril, substituamos nossas imagens de perfil no Facebook e no Orkut por um NUNCA MAIS. Pode ser apenas as duas palavras em um fundo branco, ou a silhueta de quando não se escolhe nenhuma foto – também com o NUNCA MAIS, é claro. Induzamos as pessoas a pensarem, a lembrarem que houve uma ditadura militar em nosso país, e que isto não deve ser esquecido.

Claro que poderá acontecer de muitos não entenderem o motivo do NUNCA MAIS, daí a importância de se colocar no perfil uma explicação – pode ser lembrando que 31 de março/1º de abril é aniversário do golpe de 1964, e que nosso objetivo é dizer DITADURA NUNCA MAIS.

Procure difundir esta ideia, seja em blogs ou por e-mail, para que tenhamos a maior adesão possível.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Christian Schulz

Feito!

Matheus Nahkur

Vou aderir!

Daniel Faria

Infelizmente esse ano foi meio em cima de hora e não deu pra se mobilizar muito bem, mas vamos nos organizar mais cedo no ano que vem (e nos próximos), e ai a gente faz um movimento digno de nota.

Ditadura nunca mais!

Mari-Jô Zilveti

Excelente ideia, Azenha e Cardia. Saberemos nos dois dias quem se aventura. Imagino que todos os que trabalham em corporações não vão aderir. Sem falar nos publicitários, a grande maioria de despolitizados (nada contra a categorias, mas a despolitização me incomoda em todos os aspectos).

Abraços,
Mari-Jô Zilveti

Rodrigo Cardia

Em primeiro lugar, agradeço pela publicação do meu texto aqui no VIOMUNDO – o que proporciona maior adesão à ideia de lembrar as vítimas da ditadura assim como fazer as pessoas pensarem.

O Daniel Faria deu a ideia de se fazer uma foto-modelo para todos usarem, e o Paulo Ramos propôs aquela do Wladimir Herzog após o "suicídio" – provavelmente seja uma das que mais simbolizem o triste período pelo qual o Brasil passou. Eu estou pensando em usá-la nos meus perfis, mas sugiro que cada um faça da maneira que quiser: pode ser simplesmente o NUNCA MAIS num fundo branco, ou com imagens da repressão ou a do Herzog (mas com o NUNCA MAIS). Como já falei, o fundamental é fazermos com que as pessoas pensem e principalmente saibam que houve ditadura por aqui – pois é contando com a ignorância que os defensores do autoritarismo espalham aqueles e-mails chamando de "terroristas" os que combatiam o verdadeiro terrorismo, que era praticado pelo Estado.

    Matheus Nahkur

    Bela iniciativa!

Maria Magnoni

Ótima idéia!! Que tal colocarmos também nos nossos perfis do MSN e do Skype? Eu vou caprichar e ainda complementar: José Serra? Tô fora! Ditadura de novo? Jamais!!

Abraços.

poa resiste

Muito BOM.
E também escutar a música PESADELO de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro…

Vladslav

Ditadura nunca mais!!!
Vamos dizer não à possibilidade que nos assombra, embora se mostre cada vez mais remota, do estabelecimento da ditadura que se insinua, ao modelo da Venezuela e de Cuba!!!!
DEFINITIVAMENTE NÃO AO CERCEAMENTO GRADUAL DE NOSSAS LIBERDADES!!!!!

Mônica Simões

ok… aderi à idéia. Coloquei esta imagem no orkut que um colega repassou – segue o link abaixo. Fiquem a vontade para copiá-la, se quiserem. Abraço a todos!

Mônica.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=158960

ou meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=90664549

francisco.latorre

a idéia é boa.

mas essa história de imagem… tem dificuldade. técnica. poucos sabem operar.

que tal postar amanhã com homenagens aos heróis caídos?…

vou começar….

vivas a marighella… o poeta revolucionário.

Andre

TO DENTRO!!!!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=62840459

Rafael O silva

Acabei de colocar no meu orkut…

fundo branco..com os dizeres: em memoria dos mortos na ditadura militar
ditadura nunca mais

abraços
rafael

Aldo Luiz

O meu já está no ar

Aldo Luiz

" Já é! " como diz a rapaziada.

@AdilsonGuilhem

http://esquerdopata.blogspot.com/

deletaram o blog do esquerdopata.

VIVA O BRAZIL!!

Stella

Ou talvez pudesse ser usada a imagem do Latuff que foi publicada aqui no Viomundo em Herzog, revisitado. Acho que a mesma imagem usada por todos que aderissem teria mais força. Dá idéia de união. Em tempos de agentes infiltrados em movimentos sociais, ditabrandas e institutos Millenium com a neo TFP, cairia muito bem!

Kecmaster

A idéia é interessante mas não vejo efeito. Tirar foto é mole, mas vale se tivermos algo para a próxima eleição, ir pra rua e convercer as pessoas a votarem conscientemente, ou seja, PSDB/DEM NUNCA MAIS !!!

cebolinha

Excelente ideia. Aguardo um modelinho também.

Acrescento outra ideia, desculpe mudar um pouquinho de assunto: Batizo-a de "Stick Mob".
Consiste em fazer um adesivo "anti-pig" para levarmos aos consultórios e colar nas capas da Veja e outras. Infelizmente o esgoto das revistas é mais duradouro que o dos jornais.
Mas tendo sempre uns adesivos na carteira, a gente espalha a ideia por aí, acordando a população para o mundo dos blogs.
Trago aos amigos para darem a ideia do que escrever no adesivo.
(sim, infelizmente a maioria pensa que o que sai no pig é consenso…)

Klaus

Ditadura Nunca Mais: Nem do Proletariado. Abaixo os Castros!!!

    francisco.latorre

    pô mané.

    quer mudar de assunto?…

    sois um calhorda.

    canhestra tentativa de desviar o foco.

    tamos falando do brasil.

    nossos mortos. e torturados.

    calhorda. e desonesto.

    cara de pau tem limite.

    a data é nossa.

    a vergonha é sua.

    ramonaval costa

    Latorre, como Você é mau humorado. Destilas raiva para tudo que é lado. Deixe o cara escrever o que ele acha que deve. Como eu agora. Não acredito que o Azera tenha criado esse blog para que ele seja usado para detonar as pessoas,que bem ou mal, democraticamente, emitem sua opinião. Tenha calma, por favor. Tire sua foto do Orkut,Facebook,Plaxo e outros menos votados. Seja feliz e sorria, por favor. Combinado?
    RC

    francisco.latorre

    caríssimo…

    a gente aqui falando da sanguinária ditadura militar e o sujeito vem desviando o foco pra cubas vietnãs e sei-lá-onde…

    tá certo isso?…

    opinião é uma coisa. embaralhar a discussão é outra.

    ah… se você está feliz e sorrindo no aniversário do golpe que matou e torturou… parabéns.

    pra seu governo… já faz sete anos que eu e a imensa maioria do povo brasileiro estamos felizes e sorrindo…

    farei tudo pra continuar assim. faremos.

    tolerância zero com a trolagem reacionária.

    sem chance pros infiltrados.

    ramonaval costa

    Mas Latorre, que coisa. Veja como Você é embaralhado. Já colocou na sua boca que o meu sorriso tem haver coma ditadura, que eu nem conheci. Não era nem nascido. Você deve ter estado em Xambioá, à época, para saber o quanto ela foi sanguinária. Você esteve lá com o José Genoino? Era importante para quem veio depois conhecer quem viveu naquele tempo. Agindo como Você age acabas espantando quem veio depois. Ao final vão ficar no blog do Sr. Azenha, somente os que pertencem ao CEM( Clube do Elogio Mutuo). Você fala bem de querm fala bem e vice-versa e manda pau em quem ousa pensar diferente. Não creio que tenha sido esse o objetivo da criação do Blog do Sr. Azenha.
    Uma dúvida: Quem me garante que Você não é um infiltrado? Um provocador da direitaça!!! Você é punk demais para ser o que Você apregoa. Não sei, não.
    Em tempo, Feliz Pascoa!!.. Estou indo a Porto Feliz. Prometo deixá-lo em paz..
    RC
    RC

    Rafael O silva

    é complicado isso!
    Pq nos dois lados, vc ver as questoes muitos apaixonantes sobreo que é realmente cuba!
    Uns dizem isso , ditadura, paredao, etc…outos,assembleias populares, etc e tal

    Qdo analisar seriamente, politicamente sem lados, veremos o que se passou naquela ilha, que os que falam mal, sao mais contaminados pela raiva. pq sera?

Stella

Tô dentro! Aqui nesse link http://img152.imageshack.us/i/okmilicossimancaum5… tem uma imagem interessante; não sei se é possível utilizar e/ou acrescentar algo nessa imagem.

paulo ramos

sim essa foto seria do wladimir herzog

rafael

To dentro também

Tweets that mention Rodrigo Cardia propõe dois dias sem foto no Facebook | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Diego Calazans, Daniel Faria. Daniel Faria said: Tiram as fotos do Orkut no dia 31 de Março/1º de Abril: http://tinyurl.com/yfy2xvl […]

Luca Breviglieri

Acho muito boa sua idéia,mas que tal não ligarmos a televisão,rádio,não comprar jornais não atender telefones.Assim
como no filme o Dia em que a Terra Parou.Que tal mandarmos reimprimir o livro do jornalista Aloisio Biondi sobre a privataria Demotucana no gov FHC,e distribuirmos aos leitores de veja, época, isto é. estadão e folha?Participo na distribuição e economicamente.

Campanha: Não podemos esquecer o Golpe de 64!!! « Faltando Teclas

[…] por Rodrigo Cardia postado no Viomundo […]

Felipe Machado

Que tal se todos nós botarmos uma foto de Fidel Castro como forma de protesto?

Seria importante lembrar que, mesmo nos dias de hoje, existe um país que ainda padece desse mal…

    francisco.latorre

    dãã…

    esse idiota quer mudar de assunto.

    espertinho.

    guantánamo procê.

Daniel Faria

Ótima idéia, vou aderir.

Mas podiam fazer uma foto-modelo.

Deixe seu comentário

Leia também