Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

Por que Luiz Inácio desagrada Caetano Veloso

Atualizado em 12 de novembro de 2009 às 14:39 | Publicado em 12 de novembro de 2009 às 10:56

por Marta Peres, Professora da UFRJ

Grande artista, não faz falta a Caetano Veloso um diploma de nível superior. Seus recentes comentários injuriosos a respeito do presidente com a maior aprovação da História do Brasil são indiscutivelmente coerentes - com sua visão de mundo, com a visão da classe a que pertence, assim como dos meios de comunicação que as constroem incansavelmente, bloqueando qualquer ensaio de questionamento ao seu insistente pensamento único.
 
Ao se referir a Lula como 'analfabeto', o termo está sendo utilizado de forma equivocada, pois 'analfabetismo' significa 'não saber ler nem escrever'. Imagino que ele esteja se remetendo, de maneira exagerada, ao fato de Lula não ter diploma de graduação, coisa que o compositor tampouco possui. Esse tipo de exigência não é nem mesmo cogitada ante outros artistas geniais como Milton, Chico, Cora Coralina... Gilberto Gil, ex-ministro do governo Lula, graduou-se, mas não em música... 'Ah, mas eles são artistas...'. E não seria a Política uma arte? Um pouco de Platão e Aristóteles não faz mal a ninguém...
 
Quanto à suposta 'cafonice' de nosso presidente, situado na revista americana Newsweek em 18° lugar entre as pessoas mais poderosas do mundo, Pierre Bourdieu (1930-2002) nos traz uma contribuição preciosa. De origem campesina, como Lula, o sociólogo francês criou conceitos que desmoronam o velho chavão do 'gosto não se discute'. Para Bourdieu, não só se deve discutir, como estudar, compreender, aquilo que se trata de, mais que uma questão de 'classe', uma questão de 'classe social'. Além do enorme abismo do ponto de vista propriamente econômico, os 'gostos diferenciadores', referentes ao 'estilo de vida', consistem na maior marca de violência simbólica e num fundamental instrumento de legitimação da dominação das classes dominadas pelas dominantes. Não somente é desigual a distribuição de renda numa sociedade dividida em classes, mas também o acesso à educação formal e informal - o hábito de freqüentar museus, espetáculos de teatro, música, dança - à sofisticação do vocabulário, às regras de etiqueta, à constituição da apresentação pessoal, dos 'modos' e atitudes corporais.
 
Obviamente, alcançar maior poder aquisitivo não possibilita a aquisição desse 'capital cultural' adquirido ao longo de toda uma vida no convívio com 'outras pessoas elegantes', ou seja, com a 'elite'. Uma expressão precisa para designá-las, utilizada corriqueiramente na Zona Sul do Rio, é 'gente bonita' - como sinônimo de portadores de determinadas marcas de classe evidentes pelo vestuário, linguajar, cabelos, corpos, modos, atitudes. Bourdieu demonstrou os aspectos, às vezes despercebidos, da 'construção social' do gosto, seja o gosto de Caetano, das elites, dos que gostariam de ser elite, pretendendo se distinguir da massa supostamente 'inculta'. Em outras palavras, as classes às quais pertencemos determinam, em grande parte, nossos critérios aparentemente inatos do que vem a ser elegância, numa relação de constante imitação, pelos 'cafonas', dos considerados detentores dos critérios de julgamento estético.
 
Lula não segue a corrente dos imitadores: mantém-se fiel à cafonice que o identifica com suas origens populares. Ah, como isso incomoda...
 
Embora seja assistido desde tempos imemoriais, lembrando que Norbert Elias estudou como a nobreza francesa era imitada por suas congêneres do resto da Europa no Ancien Régime, aqui, no Brasil, o fenômeno da distinção alcança as fronteiras do 'nojo', das reações fisiológicas desagradáveis, diante de tudo que possa remeter a atributos das classes populares, tudo que venha do 'povão'.
 
Não é à toa que o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais que tem como objetivo "criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível da graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas Universidades Federais" - seja alvo de críticas ferrenhas, apesar de vir ao encontro de demandas por mais vagas já presentes nos protestos estudantis da França e do Brasil há quarenta anos, os quais, aqui, jamais sequer haviam sido objeto de atenção pelos governos. A demanda por cidadania e não por privilégios restritos é assunto que dá nojo, dá 'gastura', como se fala no interior do Brasil. Mas isso são outros quinhentos...
 
Embora o acesso universal à educação deva ser uma meta, podemos questionar - como muitos eminentes acadêmicos questionam - que a universidade seja a única fonte de conhecimento legítimo, sob o risco de repetirmos, em outros moldes, o papel de detentora do saber exercido pela Igreja Católica Medieval. O que seria de nós sem a contribuição inestimável de tantos notáveis que por ela não passaram?
 
Pode-se argumentar, contudo, que o referido compositor não tem preconceito de classe ou contra a falta de diploma, pois pretende votar em Marina Silva que, como Caetano, não possui graduação, e que, como Lula, tem origem humilde. (O curioso é que, sendo a candidata à sucessão de Lula uma economista, dessa vez, a mesma é cobrada por não possuir mestrado e acusada de ter lutado contra a ditadura militar: sempre inventarão motivos contrários a políticas públicas que ferem ideais de distinção de classe). Ao contrário do que parece, os atributos de Marina caem como uma luva para nossa conservadora classe média leitora do Globo e da Veja e que jamais se assumirá preconceituosa: portar a nobre e indignada bandeira da causa verde faz disparar sua pontuação no quesito 'elegância'. Os que se preocupam ardentemente com a possibilidade de vida de seus netos e bisnetos são tocados em seu íntimo pelas questões ligadas à salvação das florestas.
 
Só que, mais uma vez, como a História sempre ajuda a enxergar, o buraco - na camada de ozônio - é mais embaixo: a destruição do planeta é a consequência inexorável de um sistema perverso que nele vem se instalando há alguns séculos. Ao longo de suas notáveis transformações, atingiu um ponto em que passou a se dar conta de seu próprio potencial de destruição e de identificar na preocupação com a natureza uma boa - e quem sabe, lucrativa - causa.
 
Do ponto de vista das chamadas 'Gerações' de Direitos Humanos, ao longo dos desdobramentos do capitalismo, a causa ecológica nasceu como a terceira filha. Enquanto a primeira, a segunda e a terceira gerações são identificadas com os ideais da Revolução Francesa - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - a quarta, mais recente, relaciona-se a questões da Bioética e aos movimentos de segmentos minoritários ou discriminados da sociedade. A liberdade refere-se aos direitos civis e políticos, chamados de 'direitos negativos', pois limitam o poder exorbitante do Estado, que deve deixar o indivíduo viver e atuar politicamente. A igualdade consiste na luta pelos direitos sociais, culturais, econômicos, e demandam uma atuação 'positiva' do Estado no sentido de realizar ações que proporcionem condições de acesso de todos os indivíduos à educação, saúde, moradia, assistência social, dignidade no trabalho. Finalmente, a fraternidade esta ligada à ecologia, à preocupação com o destino da humanidade, irmanada por sua condição de habitante do planeta Terra.
 
Como se situaria o Brasil nessa História? Não vivemos mais no tempo de Marx, das jornadas de trabalho de 18 horas que não poupavam mulheres e crianças caindo mortas de fome ao redor das grandes máquinas sujas das fábricas. Hoje, longos tentáculos buscam mão de obra barata como a planta se dirige à luz do sol e os dejetos - da poluição e os seres humanos excluídos da participação em suas benesses - são escondidos do campo de visão dos que têm 'bom gosto'. Depois de destruir suas próprias florestas, os países ricos se preocupam e ditam regras da etiqueta politicamente correta aos pobres, abraçando a 'causa ecológica' com a mesma eloqüência que ontem defenderam que a 'mão invisível do mercado' traria a felicidade geral. Hoje, uma mão visível segura imponente a bandeira do orgulho verde. Porém, o corpo do qual faz parte constitui-se de fome, miséria, doença, condições abaixo de qualquer noção de dignidade da pessoa humana. A bandeira parece ser de um médico, mas o sujeito que a segura é um 'elegante' monstro. Chega a ser apelativo falar em salvar o planeta tirando de contexto uma causa que ninguém ousará contestar. Mas que tal pesquisar casos concretos de vínculos incontestáveis entre partidos verdes de diferentes países com os setores mais conservadores das respectivas sociedades? Visualizando a imagem do monstro, de braços dados com uma chiquérrima Brigitte Bardot salvando animais, faz todo sentido. A Bela e a Fera...
 
De modo algum defendo qualquer teleologia e que tenhamos que passar por fases que os outros já passaram. Nem que os sete anos de Governo Lula tenham se proposto a enfrentar bravamente, contra tudo e contra todos, o capitalismo que domina quase toda a superfície do planeta. Ninguém falou em Revolução, aliás, não era esse o combinado. Apenas assisto a um esforço hercúleo de instaurar políticas que ferem o coração desses mecanismos de violência, real e simbólica, que o julgamento do que é ou não cafona só vem a perpetuar, no sentido de minimizar o enorme fosso que separa os que têm e os que não têm acesso a conquistas históricas impreteríveis do Ocidente, independentemente de obediência a qualquer cronologia, identificadas com os direitos humanos: combate à fome à miséria, acesso universal à educação, à energia elétrica, diminuição da desigualdade ímpar que nos assola. Fraternidade, também quero, mas junto com a Liberdade, e principalmente, o que mais nos falta, Igualdade! Não igualdade no sentido anatômico, igualdade de condições, junto com a quarta geração.
 
Não indignar-se com a miséria, agarrar-se ferrenhamente a seus privilégios, assim como espernear diante de sinais de mudança, faz parte do aprendizado de cegueira, inércia e arrogância por que passam nossas elites com seu gosto sofisticado. Mas ao contrário de um regime de concordância geral, o ideal de democracia é caracterizado justamente pela coexistência de opiniões diversas a respeito das políticas do governo. À insatisfação proveniente de certo campo ideológico correspondem, certamente, avanços jamais assistidos na História do Brasil. Com vínculos ideológicos resumidos na figura de ACM, nutridora de uma ordem social desigual desde 1500, existe uma indiscutivelmente sincera elite baiana à qual, desagradar, é sinal de que Lula está no caminho certo!
 
 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Diana Santos (29/11/2009 - 20:02)
Caetano não sacou que quando Djavan fala que "o que há de bom" é "caetanear", o grande Dja (não maior, nesse sentido, do que Caetano)fala tão somente em arte, em música, em poesia. Disso ninguém duvida. Mas Caetano tá confundindo tudo. Tanto que, de uns tempos pra cá, vive caindo ou simulando caídas de palcos...quer chamar a atenção??? Caetano tá velho e confuso pra se meter em política. Pra compor e cantar, nunca. Mas, quem mandou Lula nunca ter convidado-lhe para assumir o Ministério da Cultura, não é? Lula sabe o que faz: quem nasceu pra caetanear nunca chegará perto de Gilberto Gil.

Fátima Afonso (18/11/2009 - 17:50)
"O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar um alíngua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pêra, o damasco e a nêspera?" (José de Alencar).
Desconheço esse Caetano que, de repente (ou não ... rs) esqueceu onde nasceu, viveu, vive e desenvolveu esse estranho estranhamamento ... (de repente, sei lá ... rs).

Antonio José (18/11/2009 - 01:35)
DORA KRAMER

Origem e destinos

Do que fala Caetano Veloso - que, aliás, será apontado como preconceituoso por isso - quando diz que Marina Silva não é "analfabeta" como o Lula? Fala sobre o esforço da senadora em se aprimorar e aproveitar as oportunidades dadas pela vida. Fala da recusa da senadora em fazer da adversidade de origem um proveitoso destino.

Fala de uma mulher nascida nos seringais da Amazônia, alfabetizada aos 14 anos de idade e que tem hoje na expressão do idioma de seu país um de seus melhores atributos. Marina não precisa da grosseria para se identificar com seu povo. Ao contrário: oferece-se a ele como prova de que o aperfeiçoamento - de palavras, pensamentos e comportamentos - vale a pena.

Marina não nivela o Brasil por baixo, mostra o valor do esforço e não celebra a indulgência.

admir (17/11/2009 - 16:03)
Ao flavio cunha (12/11/2009 - 17:16), atribuir a Marina a aliança com os mais retrogrados da nação, desculpe, mas quem tem esta honra é o Lula, aliado do Renam, Collor e Sarney. E o texto contem mais erros, como dizer que a revista Newsweek coloca o Lula como 18 mais poderoso do mundo, na verdade ele está para lá do 30, e deram uma boa colher de chá...

Luiz Humberto Guiotti (14/11/2009 - 12:10)
Exemplo típico do discurso hipócrita da neo-esquerda, acodem todos quando a Sereia de Garanhuns é criticada, "ah ele tem origem pobre, coitado não pode estudar,etc,etc". Não rebatem as criticas, atacam os críticos, no interessante jogo de "desacreditar a testemunha". Ora, Lula não tem nenhuma educação formal por que só ele sabe, Frei Chico estudou ou não ? E é irmão do Presidente. Lula não exibe uma sequencia trabalhista formal, era contra os "300 picaretas do Congresso", depois aliou-se a eles, era contra o Collor, Sarney, depois aliou-se a eles num pragmatismo luliano que sugere a junção entre Jesus Cristo e Judas em nome da governabilidade, puro Maquiavel. O Dr.Roberto da Matta escreveu há poucos dias: " o realismo do Lula é diferente". Dura missão desse pobre eleitor "que nunca antes nesse país" vivenciou presidentes que afirmaram, "esqueçam o que escrevi" e o bordão do século "eu não sabia de nada". Eu só queria entender.
Sempre que leio alguma crítica ao Presidente Lula noto uma singularidade: não contestam a afirmação,explodem o autor, rotulam da mesma maneira que fiz acima (estou aprendendo). Não seria salutar exercer o contraditório? Contestar o que disse Caetano Veloso, sem discutir suas origens ou preferências? Lula tem estudo formal? Ótimo, é só dizer. Fala bem? Beleza.É fino no trato com as pessoas?Que maravilha, e por aí vai.
Incomoda a posição de Time de Futebol, alcançada pelo Presidente Lula, virou uma torcida, não tem como questionar e isso é muito perigoso

francisco.latorre (13/11/2009 - 18:39)

nível ético...

boa essa.


Miguel Montagner (13/11/2009 - 17:14)
Usar Marx para defender Lula, mais ainda, Bourdieu, é um enorme contrasenso, típico de quem não entendeu o autor. Por fim,
Lula anda se comparando a Jesus Cristo, parece que já superou o Marx e resolveu ser imortal.
Parabéns Caetano,

Miguel Montagner (13/11/2009 - 17:14)
Com todo respeito, dizer que o Lula faz esforços hercúleos para mudar o sistema é no mínimo uma afirmação falsa, mais ainda ideológica. Ele paga mais juros aos banqueiros que o FHC (imensíssimo FDP) e numa conjuntura internacional 100 vezes melhor. Além disso, o nível ético e de corrupção é no mínimo o mesmo, senão pior, pois realizado por pessoas que diziam ser 'puras' e incorruptas.

Depois do Mercadante defender o Sarney, não dá para essa dona Marta se indignar com a declaração do Caetano.

Por fim, Bourdieu não concordaria que "Obviamente, alcançar maior poder aquisitivo não possibilita a aquisição desse 'capital cultural' adquirido ao longo de toda uma vida no convívio com 'outras pessoas elegantes', ou seja, com a 'elite'. porque ele fez isso com requinte e mostrou ser capaz de ultrapassar e transcender estas dificuldades. E não reputo nem Bourdieu nem outros como imitadores. Se " Lula não segue a corrente dos imitadores: mantém-se fiel à cafonice que o identifica com suas origens populares" é por puro relaxo e desprezo à cultura e ao conhecimento. Ele não trabalha há muito tempo e foi financiado pelo partido durante décadas, podia sim ter melhorado e aprimorado sua "alma", como pregaram todos os filósofos desde então, incluindo o nosso Marx, para quem a cultura e a educação eram dados básicos, indiscutíveis, como bom alemão que era.

AInda, Lula usa e se aproveita de sua pretensa 'origem' sofrida para amealhar votos dos incautos.


francisco.latorre (13/11/2009 - 15:35)
JAIMINHO DIZ:
13/11/2009 - 12:37
Essa aqui foi retirada da Playboy, edição 11/2009, nº 414, pág. 44:%u2028%u2028"Simonal não é meu inimigo. Há dedos-duros com mais capacidade de enganar as pessoas. E o pior é que eu gosto deles. Principalmente de um deles: Caetano Veloso." (Henfil, em maio de 1979).


johan (13/11/2009 - 12:52)
gente, se observamos a cronologia de besteiras "caetanas", vemos que tem como pano de fundo a divulgação de seus discos insossos e desimportantes...

aliás, o caetano já é desimportante desde estrangeiro (1989)...

José Raimundo Mamu Oliveira Reis - Tucano/Bahia (12/11/2009 - 23:00)
O Caetano tem como líder maior na política brasileira, o ACM. Prefiro não comentar!

José Raimundo Mamu Oliveira Reis (12/11/2009 - 22:58)
Caro Azenha, O texto que enviei, onde citei Helóisa Helena,Marina Silva e as receitas de Dona Canô, onde no final escrevo que a direita esté embriagada de ciúme acho que esqueci de enviar com o meu nome. Por favor, divulguem. Ok? José Raimundo Mamu Oliveira Reis.

(12/11/2009 - 22:55)
O Caetano sempre sofreu de complexo de vira-lata.Tem gente que é assim mesmo, apanha da vida,sofre muito, e depois que se dá bem não encontra o caminho da humildade.Assim são esses emerGENTES.Quando Caetano diz que gente é pra brilhar e não pra morrer de fome, é pura retórica.Tem muito intelectual nesse país que se dar bem cantando a miséria do zé ninguem mas no fundo não tá nem aí.Caetano é mercenário.Quem já ouviu falar de algum show feito por Caetano com caráter beneficente em décadas de carreira?A não ser lá pras bandas de Santo Amaro da Purificação para promoçaõ pessoal familiar.A exemplo do livro culinário lançado por Dona Canô.E aí,Caê,tem alguma receitinha caseira de bolinhos de hipocrisia ou preconceito,na obra de arte da mama sua?
O "x" da questão é que essa elitizinha falida moral e intelectualmente jamais irão acordar do pesadelo de que os tempos são outros,o do chicote e do açoite acabou.
Lembra,Caê,quando a Heloisa Helena era do PT?pois é,não prestava,era uma agitadora de palanque.Hoje,Caê,virou musa do PSDBDEM(longe) e do Roberto Freire,o muso.E a Marina Silva? Até ontem era uma diabinha para os grileiros e latifundiários assassinos.Hoje,não.É a Heloisa Helena do Acre.Os obamistas da direitona brasileira dirão:Marina,você é a cara!A cara de não ter onde botar a cara quando a verdadeira personalidade se revela.Superar o complexo de vir-lata não é pra qualquer um,isso só é possível na universidade da vida.O Lula conseguiu,Caê.A direita está embriagada de ciúme.

Messias Franca de Macedo (12/11/2009 - 22:11)

AJUSTE EM COMENTÁRIO ANTEROR:
Cafonice é referendar - ainda que simbolicamente - uma estrutura de sociedade na qual as oportunidades são atributos de classe. Portanto, os "virtuosos" são os que revelam o mundo cafona como tal, e não os que compreendem o mundo. Ou nas palavras da professora Marta Peres: "A demanda por cidadania e não por privilégios restritos é assunto que dá [às elites torpes!] nojo, dá 'gastura'..."

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Paulo (12/11/2009 - 20:54)
A questão é que o Caetano é "orgânico".

Ellen Kelly (12/11/2009 - 18:44)
Para ser bom presidentet ter diploma de nível superior ou título de doutor não é fundamental.
Fundamental é ter caráter e vontade política. Isso o Lula tem de sobra.


mariazinha (12/11/2009 - 18:27)
Azenha:
obrigada por trazer para nosso deleite um texto desta qualidade.
Navegar nas palavras de tão sábia PROFESSORA,Marta Peres, é gozar o privilégio de sentir a brisa mais fresca e pura do pensamento iluminado. Fiquei em êxtase, saboreando cada palavra.

Dvorak (12/11/2009 - 18:27)
"Pedro Dias (12/11/2009 - 17:22)
O Dvorack só não é um perfeito idiota porque a perfeição não existe. Quando ele diz que um outro metalúrgico dificilmente será presidente, eu digo, que provavelmente nenhum outro sociólogo poliglota entreguista também o será. O que isso acrescenta? NADA!!!!!!!"



Ô dificuldade para entender um comentário.Só falta relinchar!!!

Julia (12/11/2009 - 18:19)
Tá vendo Caetano, quem fala bobagem acaba levando tombo. No teu caso, já é o segundo.

Celso Silva (12/11/2009 - 18:17)
Caetano quem? Meu avô crava a inchada na cabeça desse cabra se ver ele na frente, rsrs

mineiro (12/11/2009 - 17:42)
alguem ainda fala nessa merda de intelectual , puxa saco dos golpistas , e com essa voz dificil de ouvir. esse cara ta esquecido mesmo , para ele tentar aparecer desse geito.

Pedro Dias (12/11/2009 - 17:22)
O Dvorack só não é um perfeito idiota porque a perfeição não existe. Quando ele diz que um outro metalúrgico dificilmente será presidente, eu digo, que provavelmente nenhum outro sociólogo poliglota entreguista também o será. O que isso acrescenta? NADA!!!!!!!

flavio cunha (12/11/2009 - 17:16)
O fato de Marina Silva ter ou não, graduação e pós-graduação não interfere em nada no tema central do texto. Porém, sobre a Marina, é lamentável que por mágoas pessoais, tenha se aliado ao que há de mais retrógrado nesse país.

Fernanda Miguens (12/11/2009 - 17:04)
Texto interessante, mas ao escrever "Um pouco de Platão e Aristóteles não faz mal a ninguém..." a autora se aproxima muito das declarações de Caetano Veloso que estão sendo criticadas. É impressionante a dificuldade que todos nós temos para nos livrarmos dos preconceitos. Ufa, mas vamos em frente!

Pedro Wilson/Porto Velho-Rondônia (12/11/2009 - 16:58)
Professora Marta, minha querida, amei, de paixão, o seu texto. Sou daqueles que admiram a boa escrita, a boa oratória, porém principalmente a lucidez. Não sei ao certo se Caetano e sua fala tenha tanta importância assim. Tudo bem, do alto dos seus 60 anos creio que ele pode fazer, sim, quaisquer comentários a respeito do que quer que seja, respeitemos, mesmo que até certo ponto. Devo dizer a

Eibel (12/11/2009 - 16:28)
Parabéns Peres, seu texto é de uma coerência incrível, sim, essa desigualdade para a arte de redação é permitida.

Antenor Loula Moreira (12/11/2009 - 16:25)
Há muito tempo já tinha me decepcionado com Caetano e Gal Costa. Aqui na Bahia as duas celebridades eram consideradas Gênios por muitas pessoas. Eu também também os achava geniais até assistir ambos beijar a mão do coronel ACM. Foi um choque terrível. Gênio beijar mão de coronel? Só mesmo na Bahia.

Albany Sampaio Junior (12/11/2009 - 16:19)
O Problema do Sr. Ca(i)etano Veloso, A letra "i" é uma alusão à sua segunda queda no palco, está com a chamada crise de abstinência, faz tempo que ele não pega um "Leãozinho" ou "Menino do Rio" para "admirar".

alexandre (12/11/2009 - 16:09)
ao Milton hayek eu quero lembrar que o lula despreza não a leitura,mas a leitura de jornais. eu também desprezo. pelo menos a folhaestadãoglobãovejão. só leio o sai de graça na internet.
nunca vi o lula falar sobre a leitura de shakespeare ou james joyce.
quanto ao Caetano não mentiu nem falou a verdade . Apenas foi o imbecil superficial de sempre. Enfim,minhas desculpas aos adoradores do caetano mas ,na minha humilde opinoião , é um farsante.

Aldo (12/11/2009 - 15:44)
"RICHARD PEREIRA (12/11/2009 - 14:25)

O LULA incomoda o CETANO VELOSO por que o mesmo vive inconformado por não ser o muso do PSDB ( PARTIDO SOCIAL DOS BOIOLAS) já que seu muso é o ALVARO DIAS."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!! SENSACIONAL!!!!!!!!

Milton Hayek (12/11/2009 - 15:43)
O mercado de trabalho está realmente competitivo.Vejam o Dvoaraque.Formado em Direito,tem que ganhar a vida trabalhando como carregador de malas para os tunganos..........

Dvorak (12/11/2009 - 13:01)
"Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."


Podem até falar que o Caetano foi incoveniente, grosseiro nas palavras, mas existe alguma inverdade no que ele disse???O lula fala e o povão entende, mas não quer dizer que fale corretamente o Português, isso é fato e não há como negar.O mesmo já desdenhou do hábito da leitura, se vangloria de não ter diploma, mesmo que não seja imprescindível, quem tem possui maiores chances em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Lembrando que a imensa maioria dos torneiros mecânicos e daqueles que não têm diploma jamais se tornarão presidentes da república.

Paulo (12/11/2009 - 15:38)
O Caetano sempre foi oportunista, a Tropicália foi produto de marketing, uma espécie de mediação entre a jovem guarda e a MPB. A crítica grosseira ao presidente Lula não é sincera, mas ele precisava encher o show dele em Moema. Showzinho chinfrin, como o nome!
Caetano é muito menor, é minúsculo. Troca a venda de ingressos por uma paulada no que vai bem.

andre rezende (12/11/2009 - 15:27)
Caetano parte da elite baina...desta eu gostei...matou a cobra e mostrou o cacete

Suely de Freitas (12/11/2009 - 15:10)
Professora, Parabéns!!!!!
Amei o texto. Concordo plenamente.

sergio (12/11/2009 - 15:02)
Eu ainda continuo achando que o Caetano só atacou o brasileiro mais ilustre do momento para chamar a atenção para um show que anda fazendo.
A lógica é curtinha.
Ataco o Lula.
Todo mundo fala de mim.
Ficam curiosos com o meu espetáculo.
A casa enche.
Eu ganho dinheiro e volto prá noviorque.



RICHARD PEREIRA (12/11/2009 - 14:25)

O LULA incomoda o CETANO VELOSO por que o mesmo vive inconformado por não ser o muso do PSDB ( PARTIDO SOCIAL DOS BOIOLAS) já que seu muso é o ALVARO DIAS.

E qualquer um sabe a frustração é um perigo nos filiados ao partido pois revoltam-se fácilmente contra seus detratores, com unhadas, mordidas, e palavras apimentadas.ui,ui,ui .

RICHARD PEREIRA

Jbmartins - Fpolis SC (12/11/2009 - 14:22)
Belo texto, muito bom será que Caetano vai descer do chinelo para ler um texto que serve a ele, se não lê perdeu muito.

Urbano (12/11/2009 - 13:57)
Intelectual que assume a condição de gado quando tocam o berrante, se for comparado com boston, bostom vai chorar de raiva uma semana.

Maria Dirce (12/11/2009 - 13:53)
Qdo a Maruna for conferir após as eleições seus votos,ela vai ter que sumir dentro da floresta e ficar por lá mesmo!!!!!O Caetano achando que suas declarações que ja são chamadas de mesmices, iria derrubar o Lula e foi ele que caiu heehehheheheeh, Caetano cuidado, existem tombos e tombos!!!!

Remindo Sauim (12/11/2009 - 13:51)
Se o Caetano nnao entender este texto, o Lula explica para ele.

Ronei Pacheco (12/11/2009 - 13:49)
A comentarista anterior tem razão... pelo que sei Marina Silva tem doutorado na mesma universidade em que se graduou.

Fernando (12/11/2009 - 13:47)
Exatamente, Rita.

Mais do que desinformação, é preconceito. ´´Marina Silva, cabocla do Acre? Não deve ter curso superior não!``

Professor (12/11/2009 - 13:35)
Ótimo texto. Parabéns, diante de tudo isso, penso que cada vez mais devemos olhar para a educação básica de nosso país.O mais lastimável é o Estado de São Paulo, que apresenta índices educacionais muito baixos mesmo sendo o Estado mais rico.

Marcus Vinicius (12/11/2009 - 13:06)
Do excelente blog
http://classemediawayoflife.blogspot.com/

"Culpa do Lula" é um expediente médio-classista que caracteriza qualquer coisa que possa dar errado no Brasil. É um híbrido de "transferência de responsabilidades" com "senso de posição social", dois conceitos interligados que compõem a filosofia de vida da Classe. Logo, para ingressar neste grupo especial da nossa sociedade, será necessário aprender a vincular o nome do ex-metalúrgico a qualquer evento ou constatação negativa que envolva o Brasil. Afinal, não basta ignorar o presidente. A revista, a tevê, o jornal e tudo aquilo em que você acredita urram para que você o odeie. Obedeça.

Um bom estudo de caso consiste na observação das reações e do posicionamento da Classe Média em relação à disputa para sede das Olimpíadas de 2016.Imagine voltar a alguns dias antes da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos. Como bom membro da Classe Média, você primeiramente duvidaria, com todas as suas forças, da capacidade do governo brasileiro conseguir uma coisa dessas. Culpa do Lula. Um país tão bagunçado assim nunca será capaz de trazer pra cá um evento tão importante, de gente civilizada, uma coisa tão grandiosa e que nos traria tantos benefícios. Nosso presidente é despreparado e a comunidade internacional não o leva a sério. Culpa do Lula de novo.


Com o passar dos dias, a televisão (sua janela límpida e cristalina para a verdade sobre o mundo) lhe informaria que as chances são reais. E se o Rio vencer, não haverá culpa de nada para imputar no Lula. Isto seria capaz de botar em parafuso a cabeça do cidadão, tal qual um software mal programado com erro de sintaxe - um legítimo fatal error. Felizmente o cérebro humano possui mecanismos que impedem esse tipo de conflito: o médio-classista automaticamente começa a reconsiderar sua opinião sobre os Jogos Olímpicos, uma forma de desfazer esse nó nos neurônios.


O Rio está quase ganhando. A partir desse momento, o cidadão de Classe Média já conjectura se ser sede de Olimpíadas é realmente bom para o Brasil. Afinal, somos um país de terceira, violento, corrupto e pobre. Culpa do Lula. Tomara que o Rio perca. Aí, sai o anúncio: o Rio venceu. Agora, o médio-classista tem certeza de que isso é ruim. Além de ser um desrespeito com o Primeiro Mundo, um evento desse porte tem tudo para ser um fracasso em terras brasileiras. Vão desviar esse dinheiro, que deveria ser investido em educação e saúde (finja que você se importa, não interessa se você é usuário de educação e saúde privadas). E o dinheiro dos seus impostos vai pra mão dos políticos, que vão roubar quase tudo. Culpa do Lula (ignore que ele não será o Presidente em 2016).



Conclusão: para ser da Classe Média, a "Culpa do Lula" precisa ser uma entidade tão sagrada para você, que te faça torcer com ardor e sinceridade para que o Brasil perca essa ou qualquer disputa. Pois só assim você poderá pronunciar "culpa do Lula", em tom de palavras mágicas, sentando em seu sofá quentinho e macio, cercado pelas grades do condomínio, tomando seu café e vestido com seu roupão felpudo. Esta será a sua fórmula para dormir tranquilo depois do Fantástico.

Dvorak (12/11/2009 - 13:01)
"Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."


Podem até falar que o Caetano foi incoveniente, grosseiro nas palavras, mas existe alguma inverdade no que ele disse???O lula fala e o povão entende, mas não quer dizer que fale corretamente o Português, isso é fato e não há como negar.O mesmo já desdenhou do hábito da leitura, se vangloria de não ter diploma, mesmo que não seja imprescindível, quem tem possui maiores chances em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Lembrando que a imensa maioria dos torneiros mecânicos e daqueles que não têm diploma jamais se tornarão presidentes da república.

Marcelo José Gonçalves (12/11/2009 - 12:55)
Ta na hora do Caetano ficar no mundo das celebridades e socialites. Ou seja, sair noticias ao seu respeito apenas na colunas socias. Expresões como: "gente bonita", são amplamente empregadas nessas colunas, alem de so falar so de Paris, NY, Londres, Aspen, Gstaad...Brasil não se fala, pois nosso país é cafona!!!

Alberto (12/11/2009 - 12:55)
Também tive vontade de apontar para o erro de que Marina não possui graduação, sendo ela formada em história como é, pela universidade do Acre. O que está correto é dizer que ela, até 16 anos era analfabeta (e que, portanto, começou a estudar bem tardiamente, por viver em uma comunidade de seringueiros) e que tem uma origem humilde. Entretanto, sempre é bom apontar a hipocrisia da direita brasileira que torce por ela, não por causa da causa verde (que, no meu entender, não é monopólio de nenhum partido, muito menos dos tais "verdes" do Gabeira pós-moderno e aliado dos demo-tucanos), mas por que quer tirar votos da possível candidata Dilma, para favorecer a realização de um segundo turno em que o candidato tucano irá disputar com mais chances de vitória. Foi isto que fizeram com Heloísa Helena, a puritana ideológica de extrema-esquerda (tão brindada então com aparições generosas nos tais jornalões cariocas e paulistas e na TV do monopólio global), que foi utilizada como "inocente útil" aos propósitos da candidatura Alckmin (o que conseguiu realmente, provocar um segundo turno, por tirar votos do Lula, no primeiro turno, alçando a candidatura demo-tucana ao patamar do segundo turno, porque, é claro, evidente que os jornalões e os tucanos jamais pensaram que Heloísa Helena teria chances reais de ser tornar presidente; o que pensaram era que tinham chances de derrotar o Lula, após todo o tipo de manipulação e golpismos midiáticos, e impor o candidato do continuísmo neoliberal).

ACHO QUE FOI CIUMES (12/11/2009 - 12:52)
Fora a esfera de Lula não ter graduação e Gil ter ficado quase 08 anos com Lula, isto deve incomoda-lo, pois alguma vezes ele tentou tambem acerta-lo.

Angelo Frizzo (12/11/2009 - 12:50)
Pena que um grande artista como o Caetano, se coloque numa posição tão elitista e estúpida como essa. É mesmo um representante da elites-financeiras, ao invéz de ser de uma elite-cultural. Se ele não sabe, nos últimos 40 anos, com a implantação pela ditadura e, com ajuda da nossa "grande"imprensa, do que eu chamo de SBIM-Sistema Brasilieiro de Idiotização em Massa, nos tornamos o ÚNICO país do mundo com analfabetos de 3@ grau(universitários). Quem duvida, procure conversar com recém formados e notará que, pelo menos oito em cada dez, não chegam nem perto de ter os conhecimentos de Lula. São efetivamente analfabetos, principalmente culturais. Gostaria que gente com o Caetano, usasse seu "conhecimento" e seu poder (principalmente na mídia do PIG), para ajudar a melhorar as condições de vida de NOSSO povo. É obrigação de pessoas como ele, que também sairam da pobreza (pelo menos relativa), dividir, não seus bens, mas sua eventual sabedoria, com o povo que o levou a riqueza material.

Valmont (12/11/2009 - 12:34)
Caetano não nos surpreendeu com seus comentários ferinos ao mais elevado estilo "nouveau riche".
Ele e Gal Costa beijaram a mão do coronel ACM e apoiaram abertamente as campanhas de FHC.
Há muitos anos esse, cara deixou de ser baiano para se incorporar à elite bacana do Rio.
O que me admira é que essas pessoas não tenham tempo (ou interesse) em se informar sobre a realidade atual do país em que vivem. Continuam "viajando" como analfabetos políticos.
Fazendo justiça, admiro a competência genial das composições de Caetano, embora odeie suas posições políticas destrambelhadas e sua absoluta falta de compromisso com uma atuação social digna de um grande artista.
As pessoas admiram os gênios, NÃO OBSTANTE as suas excentricidades ou chatices. Mas, no limite, estes aspectos negativos tendem a ofuscar a própria genialidade.
Não se pode exigir que alguém seja perfeito em todos os aspectos, mas a maturidade nos ensina a humildade de calar quando não temos competência para opinar sobre um dado assunto.
Como disse Millôr Fernandes:

"Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado."

Só que alguns não conseguem isto nem aos setenta.

Clara (12/11/2009 - 12:07)
Gostei muito do texto! Ótima visão da Professora!

Fico triste, embora tenha que encarar a realidade: Nosso País ainda tem muitas pessoas que realmente não querem o nosso progresso, não querem o povo alimentado, educado, não querem o povo conhecedor dos seus direitos, e nem um povo com igualdade social, política, econômica, etc.

Querem manter as diferenças para que a exploração continue.

Por isso a conclusão do texto da Professora é perfeita: Se o Lula está desagradando certos setores é por que está no caminho certo!

Dilma 2010! Lula 2014!

Messias Franca de Macedo (12/11/2009 - 11:59)

"Não indignar-se com a miséria, agarrar-se ferrenhamente a seus privilégios, assim como espernear diante de sinais de mudança, faz parte do aprendizado de cegueira, inércia e arrogância por que passam nossas elites com seu gosto sofisticado. Mas ao contrário de um regime de concordância geral, o ideal de democracia é caracterizado justamente pela coexistência de opiniões diversas a respeito das políticas do governo. À insatisfação proveniente de certo campo ideológico correspondem, certamente, avanços jamais assistidos na História do
Brasil. Com vínculos ideológicos resumidos na figura de ACM, nutridora de uma ordem social desigual desde 1500, existe uma indiscutivelmente sincera elite baiana à qual, desagradar, é sinal de que Lula está no caminho certo!" Professora Marta Peres

Bravo! Bravíssimo!


Messias Franca de Macedo - [mais] uma vítima do 'carlismo cafona de Caetano Cardoso'
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo (12/11/2009 - 11:43)

Cafonice é referendar - ainda que simbolicamente uma estrututa de sociedade na qual as oportunidades são atributos de classe. Portanto, os virtuosos não são os que compreendem o mundo, mas, sim, os que revelam o mundo cafona como tal! Ou nas palavras da professora Marta Peres: "A demanda por cidadania e não por privilégios restritos é assunto que dá nojo, dá 'gastura'..."~
Ou ainda: "Os que se preocupam ardentemente com a possibilidade de vida de seus netos e bisnetos são tocados em seu íntimo pelas questões ligadas à salvação das florestas."
É verdade, professora Marta Peres, a elite brasileira, colonizada, portanto necessariamente confortavelmente (sic) estupidamente mal-educada - sem princípios, sem raízaes, sem cultura na acepção ampla da palavra - sempre esteve antenada com o umbigo, reproduzindo, figadalmente, um modelo perverso, iníquo, isto sim, cafonice de uma barbárie desmedida!
Mas, lembrando o emérito escritor uruguaio Eduardo Galeano: "Esta gente despreza as próprias ignorâncias - e nunca foram nem serão o sal da terra!"

EM TEMPO DE "NEOGOLPES"!: podemos vir quentes, porque a DIREITONA golpista/reacionária/entreguista/corrupta está fervendo, espumando de ódio e de malevolências mil!
"Se queremos a paz do não-retrocesso, intensifiquemo-nos para a guerra!"

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas



Armando P. Silva Jr. (12/11/2009 - 11:28)
" Mantém-se fiel à cafonice que o identifica com suas origens populares. Ah, como isso incomoda." PERFEITO.
Me lembro de textos escritos por, Barbara Gancia e Danuza Leão na Folha, e agora a estrevista do Caetano, só para lembrar alguns.
Essa gente chic,é muito chic, ahahahahahahaha.

RITA LAGES (12/11/2009 - 11:10)
Texto interessante que trabalha com conceitos fundamentais de Bourdieu. No entanto, há um erro no texto ao dizer que Marina Silva não possui diploma de graduação. Ela é graduada em história pela Universidade Federal do Acre.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design