Câmara aprova Código Florestal com anistia a desmatadores

Tempo de leitura: 3 min

Publicada em 25/05/2011 às 01h03m

Catarina Alencastro e Luiza Damé, em O Globo

BRASÍLIA – Depois de muita polêmica, bate-bocas e discursos raivosos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 410 votos a favor, 63 contra – sendo 35 do PT, que contrariaram a posição do partido e da presidente Dilma Rousseff – e uma abstenção, o projeto que altera o Código Florestal. Mas o embate maior ficou para a votação de emenda do PMDB apoiada pelos ruralistas e sem o aval de Dilma.

Com a base rachada, o governo foi derrotado. Por 273 votos a favor, 182 contra e duas abstenções, foi aprovada, pouco depois da meia-noite desta quarta-feira, emenda do PMDB que permite a manutenção de áreas de pasto e lavoura em áreas de preservação permanente até julho de 2008. Na prática, o texto anistia quem desmatou. Ao fim da votação, os ruralistas festejaram.

A emenda 164 do PMDB amplia ainda a possibilidade que o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) dá aos estados, afirmando que atividades agropecuárias não previstas na lei sejam definidas por cada um deles. Dilma já avisou que vetará artigos como o que dá aos estados a prerrogativa de definir áreas de preservação e o que permite a anistia a infrações ambientais e novos desmatamentos. O projeto agora segue para o Senado.

Pouco antes da votação da emenda do PMDB, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), tentou impor a orientação do Executivo.

– Trago a mensagem da presidente: ela considera que essa emenda é uma vergonha para o Brasil. E pediu para que dissesse isso para os deputados. A emenda muda a essência do relatório do deputado Aldo Rebelo – disse. E alertou: – A Casa fica sob ameaça quando o governo é derrotado.

As declarações irritaram Aldo Rebelo e também a oposição.

– Quero que o líder do governo seja interpelado para dizer se confirma isso: se a presidente falou mesmo que esta Casa está votando uma proposta que é uma vergonha – protestou o relator.

– Nunca vi uma postura tão autoritária como essa do líder do governo – emendou o líder do DEM, ACM Neto (BA).

Pouco antes da intervenção de Vaccarezza, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), defendeu o texto que ele negociara. Disse que sabia que ministros de outros partidos estavam ligando para cobrar votos de seus correligionários:

– Quero pedir aos ministros do PMDB que não constranjam, não peçam para (o deputado) mudar seu voto. Lobão (Minas e Energia), Wagner (Agricultura), esse é companheiro, Novais (Turismo), Jobim (Defesa) e Moreira (Assuntos Estratégicos). Antes de serem ministros, são do PMDB, são do meu partido. Não constranjam minha bancada. Até porque não vai adiantar nada.

O texto básico aprovado diz que o Programa de Regularização Ambiental (PRA) será feito pela União, pelos estados e pelo Distrito Federal. O programa definirá as regras para que o proprietário fique legal depois de ter desmatado áreas proibidas. Após aderir ao programa, a multa aplicada ao produtor será anulada desde que cumpra um cronograma para recuperar o passivo ambiental que causou. O governo defende que apenas a União possa elaborar o programa, para evitar a diminuição de áreas preservadas, como fez Santa Catarina. Segundo o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), isso poderá criar “uma guerra entre os estados”, que flexibilizarão a lei para atrair investimentos.

O projeto de Aldo também permite a plantação de cana, fumo, café, maçã, uva e outras espécies em encostas e topos de morro, consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). O governo não concorda com a permissão de cana nessas áreas. Outro ponto contra o qual o governo brigou, mas acabou vencido, foi a liberação de Reserva Legal para os pequenos produtores, de até quatro módulos fiscais (que varia de 20 a 400 hectares). Esses produtores não terão de reflorestar áreas desmatadas, devendo apenas manter o que ainda está preservado.

– Esse texto é um texto em elaboração. Poderemos corrigir no Senado. Mas não vamos admitir nenhuma anistia a desmatadores. Não vamos concordar que a política ambiental seja definida no âmbito estadual – avisou Vaccarezza.

– O Brasil hoje ganha com uma noite memorável produzida pela Câmara dos deputados – comemorou ACM Neto.

Um dos poucos partidos que, junto com o PV, votaram em bloco contra o texto de Aldo, o PSOL acusou os grandes latifundiários de usarem a bandeira dos pequenos para defender seus interesses. Os partidos tentaram, sem êxito, adiar mais uma vez a votação.

– O PSOL diz não aos que usam as reais dificuldades do pequeno proprietário com a liberação geral da atividade predatória ao grande empreendimento agrícola – discursou Chico Alencar.

– Esses verdes são iguais aos mandruvás, só servem para destruir a plantação – retrucou o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO).

De manhã, Dilma chegou a convocar reunião com os líderes e ministros para tentar fechar um acordo sobre o texto que iria a votação. Mas a reunião não chegou a acontecer porque Aldo explicou que, regimentalmente, não era mais possível fazer alterações.

– Foi uma tentativa de se achar uma solução, mas não havia amparo regimental – disse Aldo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Quem paga a conta do caso Palocci? « OPINIÃO

[…] à noite, não só foi derrotada na votação do Código Florestal, como teve de aguentar graçolas de um aliado (aliado?), o deputado peemedebista Henrique Eduardo […]

Sergio Lirio: Quem paga a conta do caso Palocci? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] à noite, não só foi derrotada na votação do Código Florestal, como teve de aguentar graçolas de um aliado (aliado?), o deputado peemedebista Henrique Eduardo […]

Lila Alvarenga

É uma vergonha nacional. Isso ultrapassou todos os limites da decência humana!!!!
Os políticos perderam o resto de vergonha na cara que ainda tinham. Temos que anotar o nome e o partido de cada político desses e nunca mais votar. O BRASIL PRECISA TER MEMÓRIA, e acabar com essa gente.
Nesse jogo de interesses quem sai perdendo somos nós e nossos descendentes.

"Somente quando se cortar a última árvore, pescar o último peixe e poluir o último rio, o homem vai perceber que não come dinheiro" ( índios do Xingu)

Myriam

Sinplesmente, uma catástrofe! Acho que deveríamos ir c0omentar nos sites dos ruralistas!

Jarbão

Enquanto isso, passarinheiros e pescadores que não tem terra continuam sendo presos.

Ricardo Galvão

A forma que estão se colocando aqui os contrários ao projeto não contribui em nada com o debate do que tipo de desenvolvimento queremos ter dentro do concerto do capitalismo imperialista-guerreiro mundial. É claro que os ruralista tentam pegar carona nos pequenos proprietários para obter insenções legais ou burlar mesmo a lei, que aliás sempre ajudaram a fazer neste país. Mas, para quem leu realmente as propostas do novo código e procurar fazer uma leitura contextualizada da disputa, percebe que não é só a questão do ambientalismo pelo ambientalismo que está em questão. Trata-se da sútil quebra de braço entre interesses mascarados da potencias capitalistas, com as forças produtivas locais, que as ONGs exponenciadas por oportunistas eleitoreiros cumprem o papel, aberto ou dissimulado, de implementar. Nesse sentido outras providencias tem que ser tomadas para evitar que interesses dos pequenos produtores se confundam com os dos grandes empreendedores, nacionais ou extrangeiros, que no geral, não respeitam nem a natureza nem, nem a economia nem a sociedade nacional, pois "dom-dinheiro" tem mais é que se multiplicar. Defender o país vai muito mais longe do que simplificar a disputa interna entre malvados ruralistas e ambientalistas angelicais. Quero só perguntar por que a maioria dos "indignados" de plantão, com ou sem mandatos, acharam "normal" Obama ter vindo aqui e cuspir em nossa soberania, com revista de congresso etc e nada fizeram? Quero ver, quando Americanos e Europeus, em nome de bagres, sucuris, onças pintadas etc. resolverem ocupar de vez a Amazonia, revirá-la de cabeça, como já iniciaram fazendo interfferindo absurdamente na construção de Belomonte, o que esses "indignados" de plantão vão dizer. NADA, como sempre tem feito…

mello

Vergonha para o PCdo B , PDT, PSB e grande parte do PT, ressalvadas a dignidade dos deputados Molon, Ferro, Fontana, dÁngelo, João Paulo, etc…
Mas os que usaram os pequenos proprietários como escudo, como fazem os traficantes com as crianças e as mulheres, todos capitaneados pelo aldo rebelo….Quanta sordidez !!

simonebh

O Brasil sangra e chora, junto com suas matas e seus defensores, como o casal que foi abatido ontem, no Amazonas. Estamos de luto.

ZePovinho

A Dilma ainda pode vetar partes do texto ou o texto inteiro e,aí,a Câmara ficaria sem coragem para derrubar o veto.

José Arimatéia

“O Brasil hoje ganha com uma noite memorável produzida pela Câmara dos deputados – comemorou ACM Neto.”
Quando esse sujeito vem comemorar é porque não foi bom para os brasileiros.
Mas, a Presidenta Dilma Rousseff, já disse que vetará os artigos que dá aos estados a prerrogativa de definir áreas de preservação e o que permite a anistia a infrações ambientais e novos desmatamentos.
Parabéns a nossa Dilma e aos petistas que foram contra, principalmente, devido essa emenda 164.

jaime

Isso é o que se chama fazer um limão com uma limonada. Com uma maioria esmagadora, o "governo" presta ao país esse tipo de serviço. É isso que dá colocar uma economista (uma guarda livros) pra fazer política. Bom, mas agora o agronegócio virou comunista, ai dessas multinacionais; vão ter que virar nacionalistas…

Zé Duarte

"A Casa fica sob ameaça quando o governo é derrotado"

Que frase, hein? Grandes democratas…

dinis

Este projeto trás a paz no campo, parabens aos deputados que o aprovaram.

José F4k3

Dilma continua sua jornada em direção ao centro, fugindo da direita, ignorando sua base eleitoral…

A única coisa que dá um pouco de consolo é que com o "presidente de nascença" a situação do país seria 1.000 vezes pior… seria a ditadura do PIG/PSDB. Mas que Dilma não está correspondendo não dá mais pra negar.

Ops, correção: fugindo da esquerda, não da direita.

dukrai

o demo-comuno-ruralismo deu a chance pra Dilma posar de avançadinha se ela vetar as presepadas que foram incluidas no projeto pelo aldo rebelo do pcdob, em minúsculas mesmo.
esse projeto aprovado tá parecendo bode na sala, feito pra ser derrubado e ao mesmo tempo impedir discussões mais aprofundadas, dentre elas a proposta pelas duas principais entidades de cientistas do País – a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) – http://www.jusbrasil.com.br/politica/6895546/cien

    Carmem Leporace

    OLha essa lista aqui de…. ""demo-ruralistas""""…. esses aqui também estão nessa tua lista???

    PT

    André Vargas PR Sim
    Angelo Vanhoni PR Sim
    Arlindo Chinaglia SP Sim
    Assis do Couto PR Sim
    Benedita da Silva RJ Sim
    Beto Faro PA Sim
    Bohn Gass RS Sim
    Cândido Vaccarezza SP Sim
    Carlinhos Almeida SP Sim
    Carlos Zarattini SP Sim
    Décio Lima SC Sim
    Devanir Ribeiro SP Sim
    Edson Santos RJ Sim
    Eliane Rolim RJ Sim
    Emiliano José BA Sim
    Gabriel Guimarães MG Sim
    Geraldo Simões BA Sim
    Gilmar Machado MG Sim
    João Paulo Cunha SP Sim
    Jorge Boeira SC Sim
    José De Filippi SP Sim
    José Guimarães CE Sim
    José Mentor SP Sim
    Joseph Bandeira BA Sim
    Josias Gomes BA Sim
    Luci Choinacki SC Sim
    Luiz Couto PB Sim
    Marco Maia RS Art. 17
    Miriquinho Batista PA Sim
    Nelson Pellegrino BA Sim
    Odair Cunha MG Sim
    Paulo Teixeira SP Sim
    Pedro Eugênio PE Sim
    Policarpo DF Sim
    Reginaldo Lopes MG Sim
    Ricardo Berzoini SP Sim
    Ronaldo Zulke RS Sim
    Rui Costa BA Sim
    Ságuas Moraes MT Sim
    Sérgio Barradas Carneiro BA Sim
    Taumaturgo Lima AC Sim
    Vicente Candido SP Sim
    Vicentinho SP Sim
    Weliton Prado MG Sim
    Zé Geraldo PA Sim
    Zeca Dirceu PR Sim

    Thau rapaz.

    Edfg.

    Nossa, essa deve ter doído…

    dukrai

    no pt, maibródi

waleria

Parabéns Deputado Aldo Rebelo, por aprovar seu bom Codigo Florestal.

Parabéns ao Deputado Eduardo Alves do PMDB por seu belissimo discurso ontem na tribuna, por sua posição coerente com nossa realidade no campo, por sua boa emenda.

Uma pena a manifestação intempestiva e pouco democratica do Deputado Vacarezza – em quem votei por sinal – pois sempre voto na bancada, na legenda do PT.cionais se fosse derrotado, foi ridiculo, para dizer o minimo.

Se tiver mais de 3 neuronios, o governo Dilma se envolve, ao invés de resistir, nessa luta pela paz no campo, pela produção no campo, que tem sustentado as exportações brasileiras há anos, ao invés de fazer ameaças.

Parabéns ao Brasil, que ontem venceu – mesmo que tenha sido apenas uma batalha, mas ainda não a guerra contra as ONGs multinacionais e suas beterrabas.
Ameaçar o campo, ameaçar o Congresso, alegar instabilidades institu

    waleria

    Infelizmente meu texto saiu truncado.

    O paragrafo diz:

    "Uma pena a manifestação intempestiva e pouco democratica do Deputado Vacarezza – em quem votei por sinal – pois sempre voto na bancada, na legenda do PT.

    Ameaçar o campo, ameaçar o Congresso, alegar instabilidades institucionais se fosse derrotado, foi ridiculo, para dizer o minimo.

    Se tiver mais de 3 neuronios, o governo Dilma se envolve, ao invés de resistir, nessa luta pela paz no campo, pela produção no campo, que tem sustentado as exportações brasileiras há anos, ao invés de fazer ameaças.

    Parabéns ao Brasil, que ontem venceu – mesmo que tenha sido apenas uma batalha, mas ainda não a guerra contra as ONGs multinacionais e suas beterrabas."

    SAVIO SOBREIRA

    É WALÉRIA, VOCÊ JA IMAGINOU O RONALDO CAIADO, A KÁTIA ABREU, O BLAIRO MAGGI, O MOREIRA MENDES GOVERNANDO SEUS ESTADOS E LEGISLANDO SOBRE APP E SOBRE RESERVAS AMBIENTAIS????? SERIA UM DESASTRE, UM DESMATAMENTO SEM PRECEDENTE NA HISTORIA DA HUMANIDADE. DE REPENTE, A DIREITA VEM COM ESSE ARGUMENTO MENTIROSO DE QUE DEFENDEM OS INTERESSES NACIONAIS CONTRA OS INTERESSES AMERICANOS DOS PRODUTORES DE ARROZ, COISA QUE NUNCA DEFENDERAM, PELO CONTRÁRIO, SEMPRE FORAM SUBSERVIENTES E BABÕES DO IMPÉRIO AMERICANO !!!!!

    Conceição Lemes

    Savio, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

    Jorge

    Paz para os criminosos no campo!!! Para que producao inteligente, sustentavel, com respeito as leis, ao ambiente e aos trabalhadores, se podemos continuar com nossa producao a base de grilagem, pistolagem e muitas vezes com uma mao de obra infantil ou escrava…. Viva nosso atraso!!!

Francisco De Olavo

Governo fraco, um completo fiasco mesmo, incompetente, sem programa algum, totalmente perdido, com uma presidente que não sabe e nem nunca soubre fazer política, sem articulação alguma, todo mundo completamente perdido e sem comando.

Este é o resultado, tomaram uma lavada na votação, com votos até mesmo do PT, este país virou terra de ninguém e está sem liderança. O último a sair tranca a porta.

Fui!!!!

    SAVIO SOBREIRA

    FRANCISCO DE OLAVO, DEIXA DE SER BOBO , A BANCADA RURALISTA É ENORME E PODEROSA, É A MAIOR BANCADA DO CONGRESSO E ESTÁ EM QUASE TODOS OS PARTIDOS E VOTAM EXCLUSIVAMENTE POR SEUS INTERESSES, INDEPENDENTEMENTE DE PARTIDOS…

    carlao75

    Agora segura a moto serra….. o que não foi devastado até agora, vai abaixo e rápido pra entrar na anistia…. vide MT….. esses ruralistas não tem limite.

Deixe seu comentário

Leia também