Pedro dos Anjos: Entre os aiatogás e togabãs brasileiros não há salvação

Tempo de leitura: 2 min

SOBRE AIATOGÁS E TOGABÃS

por Pedro dos Anjos, especial para o Viomundo

Por aqui hegemônicos, aiatogás e togabãs brasileiros compartilham com aiatolás iranianos e talibãs afegãos fanatismo religioso e desejo de privilégios materiais e poder ilimitados.

Afinal, o que é um aiatogá e um togabã ? O quê o aproxima dos imãs do Irã e do Afeganistão, e o quê os diferencia?

Explorando um verniz religioso – aqui cristão fundamentalista, lá islâmico –, aiatogás e togabãs buscam uma ascendência quase absoluta nos respectivos aparelhos de Estado, não poupando agressividade e arbitrariedades contra seus adversários e inimigos.

A exemplo de seus antípodas orientais, os aiatogás e togabãs costumam apresentar-se como semi-divindades acima do bem e do mal, não vacilando em acusar seus desafetos como a representação do inferno em si.

E assim, por se verem como seres celestiais – aqui como lá –, querem abiscoitar para si vantagens e exclusivismos, mesmo ao arrepio da ética e da moral, e não raro da própria lei.

Uma diferença importante é que o poder lá no oriente foi alcançado pelos imãs por meios insurrecionais – e, portanto, com grande risco para os insurretos – ao passo que aqui aiatogás e togabãs não fizeram força alguma para empoderar-se, a não ser infiltrarem-se paulatinamente no Estado, em geral via concurso e pistolão e marmelada, para subir na carreira e ganhar posições de mando.

Outro aspecto que aproxima os nossos aiatogás e togabãs dos aiotolás e talibãs orientais é o lado corrompido que marca as suas práticas de vida, matreiramente maquiado por uma retórica inflamada contra a corrupção dos costumes.

Aqui como lá, parecem ter orgástico prazer de sentar em seus rabos presos – o auxílio-moradia é apenas uma das excrescências de suas excelências – e apontar seus dedos acusatórios para inimigos ou adversários, estejam eles envolvidos ou não em corrupção.

Mas, entre uns e outros há uma diferença – ainda que parcial – e ela diz respeito à misoginia: aquela dos imãs orientais extrapola a dos aiatogás e togabãs cristãos.

No Irã, as mulheres devem andar de hijab nas ruas – no Afeganistão era de burka – e não podem pastorear as almas. Aqui, elas podem ser até aiatogás ou togabãs, não havendo contudo estímulo ou clima algum para que julguem em favor das questões de gênero.

De modo semelhante, aiatogás e togabãs brasileiros e os imãs do oriente compartilham o mesmo proselitismo monoteísta que evoca um Deus maior que a história, o qual – acreditam – os absolverá de qualquer condenação por parte desta última.

De outro modo, aiatogás e togabãs cristãos e pregadores do Islã nutrem uns pelos outros um desejo macabro de extermínio mútuo, que se fosse consumado os liquidaria de vez, juntamente com suas semelhanças e diferenças.

Se não estivéssemos no meio deles e não sobrasse para a gente, até que não seria mal que o fizessem! (E ainda poderiam levar junto aquela parcela de judeus alinhados com o militarismo fundamentalista de Israel dos nossos dias) .

Leia também:

Wladimir Pomar: “Eleição sem Lula é golpe” não pode ser mais um slogan


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eulalia Rosa

MAIS UMA COISINHA LEIA ESTES ARTIGOS, AH ESQUECI DE PERGUNTAR…. VC SABE INGLÊS????

O AFEGANISTÃO ESTÁ UMA CATÁSTROFE POR CAUSA DOS EUA QUE QUERIAM TIRAR A RÚSSIA DE PERTO DO AFEGÃOS, E AÍ????

E O QUE OCORRE NO BRASIL HOJE É EXATAMENTE A MESMA HISTÓRIA, POR ISSO ANTES DE OLHAR O PROBLEMA DO OUTRO QUE TAL VC OLHAR PARA O PROBLEMA QUE OS EUA ESTÃO CAUSANDO AO BRASIL????

CLARO SE VC FOR BRASILEIRO!!!!

OPERATION CYCLONE IN AFEGANISTAN, OK???
IF WERE SO DIFFICULT TO YOU SEARCH, READ AND UNDERSTAND…. ASK TO SOMEBODY TO HELP YOU!

https://www.cia.gov/library/readingroom/docs/DOC_0000408887.pdf

http://www.historycommons.org/context.jsp?item=a86operationcyclone

http://www.investigatingtheterror.com/documents/Covert_Operations_Documents.htm

Eulalia Rosa

EU SOU BRASILEIRA E GOSTO DE USAR O HIJAB, ESCOLHI USAR HIJAB…. QUAL É O PROBLEMA????

QUEM É VC P ME DIZER O QUE EU TENHO QUE FAZER????? SE NÃO GOSTA DE MUÇULMANA…. SOME…. NINGUÉM É OBRIGADO A SE VESTIR COMO EU, NEM A FALAR COMO EU, NEM A TER A MESMA RELIGIÃO QUE EU!!!!!

EU ESCOLHI SER MUÇULMANA, CERTO??? RESPEITE A MINHA ESCOLHA E EU SEI MUITO BEM, COMO BRASILEIRA MUÇULMANA , ME DEFENDER!!!!

TA TE INCOMODANDO, FECHA OS OLHOS, MUDA DE CALÇADA, SE MATA, AGORA PARE DE FALAR DO MEU DIREITO DE ESCOLHA!!!!

QUEM ESCOLHE A MINHA VESTIMENTA, A MINHA RELIGIÃO, A MINHA COMIDA, A MINHA CULTURA, O MEU TRABALHO, A MINHA CASA SOU EU…. E VC SE CALE, QUE EU NÃO TE DEI O DIREITO DE FALAR SOBRE MIM!!!!

MAIS UMA COISINHA PEDRO DOS ANJOS, É O SEGUINTE: VC NÃO CONHECE O ISLAM, VC NÃO CONHECE O IRÃ, VC NÃO CONHECE O AFEGANISTÃO, ENTÃO PQ CARGAS DÁGUA FICA DANDO PALPITE SOBRE OS ASSUNTOS QUE DESCONHECE???? PQ FICA FAZENDO REFERÊNCIAS NORTE AMERICANAS PARA PROVOCAR AQUELES QUE NUNCA TE FIZERAM NADA????

POR ALGUM ACASO UM MUÇULMANO TE PREJUDICOU????? OU UM IRANIANO????? OU UM AFEGÃO???? A RESPOSTA É NÃO!!!!

ENTÃO PARE DE FAZER REFERÊNCIA DE PAÍSES, PESSOAS E RELIGIÕES DAS QUAIS VC DESCONHECE!!!!

E RABO PRESO TEM VC!!!
SE NÃO QUISER MAIS TER MEUS COMENTÁRIOS NÃO FALE DAQUILO QUE DESCONHECE!!!

EULALIA

PS.: FUI SUFICIENTEMENTE CLARA, OBJETIVA E CRISTALINA OU VOU PRECISAR DESENHAR????

Eulalia Rosa

Pedro dos Anjos pq vc não procura um exemplo ocidental, vc conhece a história e o Irã, NÃO!!! vc conhece a história e o Afeganistão???? NÃO!!!!

ENTÃO VÁ PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS!!!

PRIMEIRO VC FALA DAQUILO QUE DESCONHECE,

SEGUNDO VC FALA SEM SABER A REALIDADE ORIENTAL… PQ OS DOIS PAÍSES SÃO LOCALIZADOS NO ORIENTE, OU SEJA VC É TOTAL IMBECIL!!!

TERCEIRO EU SOU MUÇULMANA XIITA JUSTAMENTE A MESMA RELIGIÃO ISLAM DO IRÃ, CERTO???

PARE DE FALAR DAQUELES QUE VC DESCONHECE, VC NUNCA FOI AO IRÃ, VC NUNCA FOI AFEGANISTÃO, ENTÃO PQ COM A SUA FALTA DE CONHECIMENTO VC SE ACHA NO DIREITO DE FALAR DAQUILO QUE DESCONHECE????

E TODAS AS VEZES QUE VC ESCREVER SOBRE A MINHA RELIGIÃO E SOBRE AQUILO QUE EU CONHEÇO SEM TER O MÍNIMO DE RESPEITO EU VOU ME DAR O DIREITO DE TE CUTUCAR!!!

O IRÃ QUE VC JULGA TÃO ATRASADO PELA RELIGIÃO, TEM HISTÓRIA, TEM CULTURA, A MAIORIA DA POPULAÇÃO IRANIANA É FORMADA, INCLUSIVE AS MULHERES SÃO ENGENHEIRAS ARMAMENTÍSTAS!!!

ROUPAS COMPRIDAS E CABELOS COM VÉU NÃO FAZEM DIFERENÇA P QUEM QUER CONHECIMENTO… AGORA NO SEU CASO FAZ PQ VC É SÓ UM PAPAGAIO DOS EUA…

VOU DEIXAR ALGUNS SITES DE TELEJORNALISMO DE INTERNET DO IRÃ, UM É ESPANHOL OS OUTROS SÃO EM INGLÊS, CLARO SE VC SOUBER LER EM INGLÊS!!!!

http://WWW.HISPANTV.IR
http://WWW.PRESSTV.IR
http://WWW.FARSNEWS.IR
http://WWW.ALALAM

E TODAS SÃO REDES DE JORNALISMO EXTREMAMENTE LIGADAS A VERDADE…. COISA QUE NO BRASIL … A GENTE NÃO PODE DIZER ISSO!!!

MAS CONTINUANDO NO AFEGANISTÃO, TUDO COMEÇOU COM A GUERRA FRIA E OS EUA E A ENTIDADE PÁRIA DE israHELL QUERENDO CONTROLAR AS MILHARES DE MINAS DE LITHIUM… CONHECE LITHIUM??? AQUELA BATERIAZINHA DO SEU CELULAR, DO COMPUTADOR, DO LAPTOP???? POIS É O QUE O BRASIL TEM DE NIÓBIO, O AFEGANISTÃO DE LITHIUM… E OS EUA SÃO DOIDOS POR RECURSOS NATURAIS!!!!

O AFEGANISTÃO HOJE É O BRASIL AMANHÃ!!!!

http://www.mining.com/1-trillion-motherlode-of-lithium-and-gold-discovered-in-afghanistan/

https://duckduckgo.com/?q=AFGANISTAN+LITHIUM&t=ffnt&atb=v100-7&ia=web

ENTÃO ANTES DE FALAR DAQUILO QUE DESCONHECE FICA QUIETO É MELHOR P VC!!! PASSA MENOS VERGONHA

    Leo F.

    Apesar de sua agressividade ao comentar sobre o texto do autor, devo concordar contigo a respeito da ausência de conhecimento que o mesmo demonstra ter dos clérigos persas.

    Por incrível que pareça, os Aiatolás, por mais que sejam componentes de um sistema de governo “democrático” de fachada no Irã (pois dão a palavra final sobre aceitação ou não de candidaturas e das linhas gerais das estratégias nacionais), ainda assim são considerados muito mais sensatos e equilibrados (hábeis negociadores e não-jihadistas) do que seus contrapartes sunitas, como mulás e lideranças religiosas alinhadas aos clãs reais e Emirs árabes, que compõem a aliança do Golfo (Sauditas, Qatares, EAU e etc.).

    Na verdade, os Aiatolás foram os responsáveis por um salto (autoritário, mas, um salto) nos campos de Ciência e tecnologia, Educação e infra-estrutura do Irã, comparativamente aos tempos do Xá Rheza Palevi. Tornando o país sem sombra de dúvidas, em um dos menos socialmente desiguais, frente aos seus vizinhos árabes.

Deixe seu comentário

Leia também