O último verso do poeta

Tempo de leitura: 2 min

“Gran finale
Avise aos amigos
que preparo o último verso
A vida
dura menos que um poema
e no alvorecer mais próximo
saio de cena.”

De Damário Cruz

O Recôncavo, de Charles Carmo, publicou a nota lamentando a perda do poeta:

Em Moção de Pesar, UFRB lamenta a morte de Damário Dacruz

Moção de Pesar

A UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia manifesta o seu pesar pelo falecimento de Damário Dacruz, fotógrafo e poeta de Cachoeira. Damário Dacruz faleceu na madrugada desta sexta-feira (21/05), em Salvador.

A UFRB, gestada em consonância com os ideais de resgate e valorização da cultura do Recôncavo Baiano, tão brilhantemente perseguidos pelo poeta Damário Dacruz, manifesta aqui as suas homenagens a este homem que, com a sua obra, dignificou a si mesmo, a sua terra e a sua gente.

Damário Dacruz é universal porque cantou a sua aldeia, a heróica Cachoeira, e nossa gente. Seus versos e suas fotografias, admirados no país inteiro, são uma amostra do gênio criativo de nosso povo. Damário Dacruz, quer seja em suas fotografias, ou ainda em seus poemas, exprimiu com inigualável talento os anseios, as percepções, as inseguranças e os dilemas inerentes à toda existência humana.

Damário Dacruz também falava do amor. Entretanto, nunca saberemos se o poeta deu-se conta de que, na verdade, ele escrevia sobre o que sentíamos por ele.

O Recôncavo Baiano aprendeu a amar este homem e tudo aquilo que ele representa. A UFRB, por sua vez, agradece ao poeta por todo esforço que ele empenhou para a tão sonhada implantação desta universidade e do quanto foi parceiro das atividades do CAHL.

Damário Dacruz sonhava com a emancipação do ser humano, o renascimento do Recôncavo Baiano e a valorização de nossa cultura, que ele representou tão dignamente. Por isso era forte, bravo e belo.

Em sua despedida, escreveu seu derradeiro poema.

As palavras, estas que sempre lhe acompanharam em vida, serviriam, mais uma vez, a expressar aquilo que o seu coração ansiava em dizer: adeus.

“Gran finale
Avise aos amigos
que preparo o último verso
A vida
dura menos que um poema
e no alvorecer mais próximo
saio de cena.”
Damário DaCruz

A UFRB, em nome de sua comunidade universitária, apresenta as suas condolências aos familiares e amigos deste homem que, em vida, representou toda a beleza, sensibilidade e inteligência do homem do Recôncavo.

Adeus Damário, adeus poeta.

PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF
Reitor da UFRB

Data: 22 de maio de 2010, 08:03


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ney Flávio

Todo risco
(Damário da Cruz)
A possibilidade de arriscar
É que nos faz homens
Voo perfeito
no espaço que criamos
Ninguém decide
sobre os passos que evitamos
Certeza
de que não somos pássaros
e que voamos
Tristeza
de que não vamos
por medo dos caminhos

Numa noite da distante decada de 80, me deparei com esse poema cartaz no bar "Toalha da Saudade" em Salvador, sou um dos 100.000 que um dia decorou seus quartos e seus sonhos com tão bela poesia. Hoje essa bela poesia decora o quarto de meu filho.
Obrigado Damário.

Cici

Damário foi um homem especial. Um poeta sensível aos detalhes da vida. Um colega de trabalho excepcional. Uma pessoa daquelas que levam muitos anos para nascer outra igual.

IV Avatar

A vida virou poesia até no leito da morte
Incrível
Estes poetas desconhecidos Brasil afora porque não rezam na cartilha do PIG

Nivia de O. Castro

O cordelista baiano Antonio Barreto prestou uma belíssima homenagem em versos a seu grande amigo, intitulado "Um Cordel para Damário":

Damário da Cruz, poeta
Acaba de viajar
Com destino a uma Estrela
Que não deixa de brilhar.
Ali será o seu ninho
De musas, versos e vinho
No calor do verbo amar (…)

Completo, aqui:http://barretocordel.wordpress.com/2010/05/22/um-

Leider_Lincoln

Requiescant in pace

Gerson Carneiro

Damário Dacruz, poeta cuja nobreza de atitudes e versos expurga da Universidade Federal do Recôncavo Baiano os pecados poucos originais da revista Veja e seus repórteres João Figueiredo e Roberta de Abreu Lima revelados na infeliz reportagem “Pecados poucos originais” dizendo respeito às novas universidades federais, entre outras, a UFRB.

Damário Dacruz fará frente em outras batalhas. Avante!

Jairo_Beraldo

Damário Da Cruz era um poeta, fotógrafo e jornalista brasileiro.
É autor do poema Todo Risco e um dos nomes representativos da geração de poetas da Bahia dos anos 70 e 80. Nascido em Salvador, era cidadão da cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, professor da UFRB..
Faleceu no dia 21 de maio do ano de 2010, vítima de câncer de pulmão.

Tweets that mention O último verso do poeta | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by VIOMUNDO, NilsondeVix. NilsondeVix said: RT @VIOMUNDO: O último verso do poeta – http://tinyurl.com/25ond32 (via @viomundo) […]

Deixe seu comentário

Leia também