Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Você escreve Utilidades

O TERCEIRO MANDATO

Atualizado em 12 de maio de 2008 às 10:32 | Publicado em 12 de maio de 2008 às 10:30

por Rui Martins, do Direto da Redação

O TERCEIRO MANDATO .

Berna (Suiça) - A intenção inicial era a de promover um bom debate provocando-se petistas, não petistas, lulistas e realistas como eu. O objetivo parece ter sido bem atingido e o tabú foi rompido – tem muita gente querendo Lula outra vez.

É ilegal, não. É golpe? Não, porque existem três etapas bem democráticas para se dar a Lula um terceiro mandato.

Primeira, o povo tem de ir às ruas para pedir. Se isso acontecer, isso é democracia, a mesma das Diretas Já.

Se milhões forem às ruas, vem a segunda etapa – a realização de um plebiscito, proposto por alguns deputados e/ou senadores e aprovado em regime de urgência.

Até aí o Lula não pia, não diz nada. Ele já disse não querer um terceiro mandato. E por que disse isso ? Para não dar mais munição à imprensa golpista.

Mas vamos lá. Pressionado pelo povo que quer Lula outra vez, é aprovado um plebiscito. Pode ou não haver um terceiro mandato ?

Sim ou Não ? Lula não se manifesta, e o povo vota Sim, digamos por 60%.

A seguir, realiza-se uma grande concentração popular em Brasília, diante do Alvorada, pedindo Lula outra vez. Uma hora depois de escandirem slogans, tipo Lula 3, o homem vem, brinca com aquela história do Dia do Fico, do Pedro que seria Primeiro, e daí aceita – “bem pessoal, já que vocês insistem, vamos tomar mais uma. Mas depois chega. Daí é mesmo pra Dilma”.

E, enfim, terceira etapa – Lula é candidato à uma segunda reeleição ou terceiro mandato. FHC não dorme mais e se morde, a imprensa golpista endoidece, xinga o Lula, amaldiçoa, faz aquele escândalo. Enquanto isso, os grandes jornais econômicos europeus, norte-americanos apostam na vitória de Lula, não levam a sério a cachorrada que ladra, a caravana da vitória passa.

E Lula ganha com 65% dos votos.

Onde o ilegal, onde o golpe ?

Como um leitor achou que eu estava bebado ao escrever a coluna, vai uma informação - bebo muito chá e café, mas alcool quase nada, me dá sono.

O leitor Jorge Veríssimo ao citar os EUA da época do new deal, me lembrou uma bela autobiografia do escritor norteamericano Howard Fast, no qual o autor de Spartacus conta as campanhas eleitorais de Roosevelt, apoiado pelos comunistas americanos da época.

Me disseram para ler uma das últimas crônicas de Laerte Braga, um ótimo autor de crítica política, são textos excelentes, que eram ainda melhores quando malhava o FHC.

Tá certo Laerte, também não gostei dos transgênicos e sou defensor do MST, mas trocar Lula por um privatizador que venda o que nos resta, como a Petrobrás, não seria solução.

O Laerte, valente mineiro esquerdista, gente boa, só vai parar de malhar quando se instaurar na Terra o Reino de Deus, das Testemunhas de Jeová.. E olha lá, é capaz até de puxar briga com Jesus, o governador mundial.

PS - Numerosos leitores se manifestarem no falar com o colunista. Como parece ter havido recorde, estou ainda respondendo, logo chegará sua vez se também escreveu. E uma surpresa: as adesões superam as oposições à idéia e quase nada de xingamento (pelo menos nas que já li! )


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
jose moura (26/05/2008 - 16:27)
Não acredito na morte ocmo soluç~~ao, mas dou graças a deus nunca ter encontrado esse safalóide - atual presidente o pais - pelo frente, m,uito provavelmente eu o teria assassinado. Mesmo ñão acreditando em morte. Saímos de um presidente de luxo, para um prepsidente de lixo. todos os valores construídos pelos brasileiros sérios e honestos indo pro ralo, enquanto têm como presidente um safalóide. o FHC, um dos poucos homens que nasceram como missão de interesse coletivo, nasceu exclusivamente pra ser presidente deste país, e ainda jovem, já havius livros escritos falando dessa missão. O governo Collor foi um remendo pra evitar que a bandidagem articulada no PT dominasse o país naquele momento. E foi graças aos virulismo do PT que o FHC teve o seu cronograma de eleição adiado, sendo ocupado naquele momento por um cultuado herói nacional, agora nas vestes do Collor. O Collor sabia qual era sua tarefa, por isso smpre se dizia "em missão". É necessário dilatar a visão e o entendimento para além dos intersses humanos mesquinhos e imediatistas para poder ler asd páginas da vida. Observe-se que o FHC acabou com os roubos dos bancos estaduais e nos deixou a lei de responsabilidade fiscal. E o safalóide quebrou a lei de responsabilidade fiscal pra salvar a companheira de são Paulo. O medo do PT sair do poder é de ver interrompida a escalada de apropriação de recursos públicos que vem fazendo ser desmascarado pelo governo sucessor.

Fundamentalista (21/05/2008 - 15:39)
O terceiro mandato petista seria a pá de cal em qualquer tentativa desse país se tornar sério. Dizer que a democracia respalda o anseio da população pelo "Dia do Fico", vindo de alguém com um mínimo de educação formal é ir muito além dos anseios da esquerda no mundo. O terceiro mandato é a perpetuação da corrupção no poder; o argumento que faltava para um golpe de estado legitimado seja ele feito pelo exército ou por uma esquerda míope. A alternância de poder foi conquistada a duras penas pela população e garante que os extremos sejam sempre coibidos ao final de cada mandato. A média aparada gera crescimento.

Jamilton Lopes Soares (17/05/2008 - 02:06)
É muito discutido o terceiro mandato, eu como muitos brasileiros queremos o Lula mais uma vez. Como já foi dito aqui, se é da vontado da maioria, não vejo nada além da mais pura democracia. Ora, ou será que o conceito de democracia mudou?

donizeti costa (13/05/2008 - 18:11)
As viúvas tucanas/demoniacas que pontificam neste espaço, dizem que o Lula está fazendo um bom governo por causa do bom momento da economia mundial. O gente deficitária de massa cinzenta, vulgo cérebro! Esses "experts" em economia, que repetem a torcida da globo contra o Lula, se esquecem que o FHC conseguiu quebrar o Brasil 3 vezes, quando os EUA, maior economia do mundo, crescia vigorosamente sob o governo do democrata Bill Clinton. Mas a desculpa que essas viúvas tucanas repetem sem raciocinar, é que o Brasil quebrou nos governos FHC por que o mundo vivia crises economicas, na Malásia(!) e na Russia(!). Olha o tamanho dessas economias que quebraram o Brasil tucano! Quer dizer, hoje a economia do Brasil está "bombando" e o carro chefe da economia mundial, os EUA estão numa profunda recessão. Isso não é grave crise mundial? Que falta de vergonha na cara desses tucanos enrustidos. Os EUA estão quebrados e o Brasil surfando na prosperidade economica. Imaginem se fossem os tucanos no poder hoje, com o Brasil atrelado na ALCA, como era o sonho do FHC e caterva! Hoje estariamos completamente lascados! Vão chorar na cama, bando de incompetentes! Deixem o povo brasileiro em paz e feliz!

André - Sorocaba/SP (13/05/2008 - 12:40)
A oposição sabe que a Dilma pode ser a futura sussessora do Lula. E essa mesma oposição insiste no assunto do terceiro mandato, para dar a entender que o governo planeja o chamado "golpismo", o que seria ponto para a oposição. Mas, eles sabem que a verdadeira ameaça é a continuidade que a Dilma pode promover, sendo eleita.

René Amaral (13/05/2008 - 12:37)
Sou totalmente a favor do terceiro mandato, qualquer coisa para que turma doadora de uma parte grande do Brasil não volte nunca. E hoje só Lula consegue isso, e não faz feio!

Diego Alexandre (13/05/2008 - 11:07)
Concordo com o autor do texto. Porém eu não votaria nele. Simplesmente isso. Sou anarquista e creio que um único mandato já é uma tirania, que dizer de dois ou três? Bom... mas também concordo que o Lula é menos pior que os tucanos e demos... Só que não voto em nenhum deles. O que eu tenho vontade, já que não tem jeito de instaurarmos o anarquismo, por enquanto, é ver a Heloísa Helena dando um soco na mesma, apontar o dedo na cara do Bush ou de outros canalhocratas tipo Merck, o Rei da Espanha, e dizer: - Seu cabra da peste!!!! Deixa meu país em paz!!! ahuhauhauhau

Mello (13/05/2008 - 10:57)
Eu quero o molusco, de novo. Podem chamar de molusco, da bixiga toda. Mas que ele É o melhor Presidente da História desse país, isso É!!!! O Presidente do Grau de Investimento, do poço de Tupi, do Biocombustível, do Combate à fome, da Quitação da Dívida, do Adeus ao FMI, dos 10 Milhões de computadores, de Todas as Escolas com internet de Banda Larga - DE GRAÇA ATÉ 2025!!!!, do Combate à miséria. Chorem direitalhas tucanalhas. Passaram anos como carrapatos chupando o sangue do boi-magro que era essa nação, e agora que botamos o carrapaticida "Molusco", estão todos caindo. Se desesperem, vocês tem esse direito. A sua hora de prestar as contas com as urnas está chegando - de novo - e a sua extinção está em contagem regressiva!!!! Serão exterminados da vida política dessa nação, como os insetos que são. Agripinos, Virgílios, Serras, Heráclitos, Kassabs, vocês serão apenas verbetes no Grande Dicionário da História Política do Brasil. Vivemos numa época prodigiosa. Assistimos a ascensão de uns dos maiores Estadistas de todos os tempos. A oposição a ele vaia, mas o mundo inteiro aplaude!!! Para quem sempre quis que um brasileiro fizesse "sucesso lá fora", Lula, molusco, como quiserem, tá fazendo mais que bonito. Um verdadeiro "Player" do cenário mundial. E ainda não querem o 3º mandato!!!

Marcos (13/05/2008 - 09:53)
Sou a favor do 3º mandato como plano A, o plano B é a Dilma em 2010 e nosso líder em 2014. Mas acho que vem algum tucano-PMDB em 2010. Eles estragam tudo junto com os filhos dos DEMOS e o Lula volta em 2014. Isso se não contarmos com a variavel não-controlável que é o mundo acabar em 2012 como previsto pelo calendário Maia!

Marcelo (13/05/2008 - 09:51)
Tudo muito correto, constitucional e democrático... Mas torçam muito para que a bonança global, explosão do preço das commodities, China crescendo e crise dos alimentos durem até o dia do plebiscito às 17:01 h.

Zeca Marajó (13/05/2008 - 08:33)
Prezado L.C. Azenha, Boa provocação. Isto dá chance às mais dispares opinões... O horror dos donos do Puder, herdeiros das capitanias hereditárias. meu palpite é avis rara: o cidadão Luiz Inácio das Silva pode tomar a decisão que quiser... Mas, o Presidente Lula é uma entitade pública, patrimônio político do Povo Brasileiro (se uma novela de TV tem que seguir o gosto do Ibope, imagine uma história como esta, que está acima de partidos, grupos e opiniões idividuais). Acho que a ideía de consultar o povão é correta. Mas, não deve ser um cheque em branco para marcar SIM ou NÃO. Deve incluir para resposta pontos complementares. Eu, p. ex., marcaria NÃO ao terceiro mandato de Lula em 2010; e SIM ao primeiro mandato de Lula em 2010 como Presidente do Estado federal num sistema de Governo Parlamentar. Este é o momento de abandonar essa ficção de rei provisório que é fonte das desgraças americanas do Alasca à Patagônia. Veja a biografia autocrática dos principais defensores do presidencialismo e as desculpas esfarrapadas contra o parlamentarismo. Não acredito que seja uma panacéia, mas sim que é menos mal que esse bicho de sete cabeças onde sempre ha "300 picaretas" para chantagear o Executivo e parasitar o trabalho dos verdadeiros representantes do povo no Lesgislativo. Acho que transferindo o governo para responsabilidade dos nobres paralamentares os picaratas não suportariam os holofotes por muito tempo. Enquanto como chefe de Estado Lula lá os faria trabalhar. Ou não?

Francisco Andrade (13/05/2008 - 07:57)
É engraçado ouvir o que os políticos falam, dizendo que o terceiro mandato é um golpe. Eu tenho a opinão de que tudo o que se afasta da VONTADE SOBERANA DO POVO, é golpe. Deveria acontecer um plebiscito sobre o terceiro mandato, e a vontade do povo ser respeitada.

Francisco Pereira Neto (13/05/2008 - 02:07)
Gostei dos bons argumentos da matéria do Rui Martins. Eu até então não via com bons olhos a tese do 3° mandato. Era muita munição para o PIG e a oposição que não tem o que fazer a não ser inflar as crises que o PIG inventa. O que a oposição faz mesmo? Quais alternativas ela propõe? Nada, nadinha. Falta massa cinzenta nos cardeais do tucanato. Tasso Jereissati, FHC, Arthur "bochecha do Kiko" Virgílio, que só dá as caras quando surge uma "crise" inventada pelo PIG, Jorge "nazista" Bornhausen e quem mais? Acabou? São só esses? E fazem esse carnaval todo? Gostei da comparação, Roosevelt, François Mitterrand, general de Gaulle. Nem por isso esses países deixaram de ser democráticos. E é aquela idéia mesmo, reeleição comprada dos congressistas por FHC vale? Manda vir um plebiscito para nós enfiarmos na goela dessa turminha que adora a elite governar o país para se beneficiar. Gostei manda ver.

Ricardo Coração de Leão (13/05/2008 - 01:23)
Manda o PIG se catar e vamos botar mais 4(só) nas paginas deles. Comprar um suco de maracujá para os jornalistas(sic) economicos(sic) da GROBO. AHAHAHAHAHAHAH

Nazareno Lima (12/05/2008 - 23:36)
Definitivamente, NAO ao terceiro mandato.

Leamartine Pinheiro de Souza (12/05/2008 - 23:12)
Prezado Sr Beto São Pedro (12/05/2008 - 17:27), Casuísmo é querer LIMITAR A SOBERANIA DO POVO, pois, sendo o povo soberano, ele está acima até dos constituintes que elegeram e, portanto, jamais poderiam, estes constituintes, limitar a soberania do povo ao seu bel prazer. Por conseguinte, enquanto o representante do povo for por este eleito, jamais será um ditador e, somente ao povo, em um regime democrático, pode ser dado o direito de eleger, reeleger e até promover a derrubada de um representante legitimamente eleito, o resto, é golpe contra esta soberania e deve ser execrada por qualquer cidadão que propugne pela liberdade de escolha pertinente aos seus direitos de cidadania.

Leamartine Pinheiro de Souza (12/05/2008 - 23:04)
O Parágrafo Único do Artigo 1o da CF-88, determina: Todo o poder emana do povo...; e, o Art. 14o daquela Carta Magna expressa: A soberania popular será exercida pelo sufrágio univeral e pelo voto direto e secreto... Por conseguinte, se o Poder emana do Povo, sendo, este, o LEGÍTIMO SOBERANO, pode e dever reeleger seus representantes quantas vezes lhe aprouver, caso contrário, não será soberano coisíssima nenhuma, afinal, não existe soberania relativa. Ou a soberania é absoluta ou fica, apenas, no faz de conta e isto deve prevalecer em todas as esferas do poder, seja ela federal, estadual ou municipal, cabendo, à oposição, mostrar para o POVO SOBERANO que o candidato não merece a reeleição, caso contrário, teremos a repetição do que acontecera nos EUA, nos quais, Bill Clinton fora proibido de se candidatar para um terceiro mandato, dando vez ao George W Bush que arrasou com a economia norte-americana. É isto que queremos para o Brasil, ver a quadrilha de FHC entrar novamente para acabar de entregar o que FHC não conseguiu em seus dois mandatos, em que até a nossa Base de Lançamentos em Alcântara, no Maranhão, queria entregar aos militares norte-americanos, CRIANDO UMA GUANTÂNAMO NO BRASIL, em que os brasileiros, como os cubanos em Guantânamo, sequer poderiam por os pés ?!! Duvido que o povo brasileiro queira enfrentar o mesmo destino dos norte-americanos !!!

Isabel (12/05/2008 - 22:58)
Pois é Lênin, quem sabe o Serra morre no meio do caminho...não custa sonhar. Eu não discuto a possibilidade de terceiro mandato, acho que o Lula não quer mesmo, mas os dois artigos do Rui Martins são muito bons, matam a pau o discurso do "não pode", "é golpe" e outras cositas más. Ao desvalorizar um plebiscito, se desvaloriza todos. A consulta popular é um instrumento democrático com o qual as elites no Brasil não estão acostumadas. Na verdade não estão acostumadas com nenhuma nuance da democracia, o que gera essa convulsão nas oposições e essa histeria midiática. Ninguém quer saber o que o povo pensa, de preferencia o povo deve ficar bem caladinho. Com uma simples pesquisa de opinião eles já tem estertores, imagina com plebiscito.

ricardo silveira (12/05/2008 - 22:35)
Há muita coisa a ser feita: Reforma Política, Tributária e, principalmente, Judiciária. Quando ouço essas pessoas da oposição: PFL/PSDB, PIG e STF, acho, infelizmente, que o país ainda precisa do Lula. A foracidade que essa direita tem demonstrado, criando crise atrás de crise para desestabilizar o governo revela-nos o atraso que provocarão a esse país se voltarem ao poder. Em 4 anos, de um futuro governo, a opoisão vende tudo o que não foi possível vender nos 8 anos de FHC. Vejam que o candidato da direita é o SERQUÈRCIA, que já quis vender a cia de energia de SP e não deu certo. Com novos postos de petróleo sendo descobertos, e o potencial de riqueza que daí decorre, com as contas públicas saneadas, com o PAC que até 2010 já estará dando frutos e deixar tudo isso na mão dessa gente? Creio que é muita irresponsabilidade nossa, o país não merece isso. Êpa! É preciso pensarmos um pouco mais.

J Vieira (12/05/2008 - 20:17)
Não acho nada demais um terceiro mandato para o Lula;afinal, ele se mostrou bem mais competente que os seus antecessores. O meu voto será sempre dele, ou daquele que for indicado por ele.

Leonardo Luiz Verleun (12/05/2008 - 19:48)
Muito interessante a direita golpista... Lembrem-se que FHC, além de conseguir a reforma constitucional que lhe propiciou o sgundo mandato, apoiou a reforma constitucional Peruana que possibilitou a Fugimori o terceiro mandato... Uribe pode, Fugimori pode... Porque será que o Pres. Lula não pode???

Lênin Ferreira (12/05/2008 - 19:31)
Caros(as), acredito que o 3º mandato não acontecerá! Seria muito bom ver o Lula mais 4 anos, dar continuidade nos programas e ter tempo pra pensar em outras políticas que contemplarão as existentes. Aí sim veríamos o Serra numa situação difícil, acho que não teria mais vontade (saúde) pra enfrentar outra disputa. Agora, eu queria ver o que a Miriam Leitão e a Lúcia Hipólito iriam "arrumar" para mais 4 anos, continuando a nos insultar com análises que amendontram qualquer brasileiro minimamente com os pés no chão.

Nilson Euclides da Silva (12/05/2008 - 19:07)
Ao presidente Lula recomendo: Faça desse seu segundo mandato um governo incomparável, diminuindo por meio de ações políticas efetivas as diferenças e injustiças sociais do país; Procure nos partidos que o apoiam um nome capaz de dar continuidade ao seu trabalho, ampliando e realizando o que o Sr. não conseguiu fazer, e o eleja como o seu sucessor; O Sr. presenteou a democracia brasileira com os seus dois mandatos; Faça o mesmo quando sair da presidência, entregando a faixa ao seu candidato e sucessor; De a essa "oposição de quinta" o gosto amargo do remédio, que apenas os espíritos democraticos possuem; O resto.... deixe que a história julgue.

Luiz Henrique Gomes Moraes (12/05/2008 - 18:32)
Vejam essa:http://tangosetragedias.folha.blog.uol.com.br/blog da jornalista Adriana Küchler da Folha, Testando Hipóteses nop caso do Brasil.

donizeti costa (12/05/2008 - 18:12)
Caro Azenha Engraçados esses papagaios da direita raivosa que pontificam por aqui. Querem dizer que: se o povo decidir pelo voto em plebiscito, que o Lula pode disputar um 3º mandato, não pode, isso é golpe! Agora o FHC "boca de sovaco" comprar deputados federais por R$ 200 mil cada um, para aprovar, sem manifestação do povo, a emenda constitucional que lhe possibilitou o 2º mandato, está dentro das mais límpidas regras da democracia! Ora, vão lamber sabão, como diz o povão! Eu apóio o plebiscito nacional para que o povo brasileiro decida, democraticamente pelo voto, se o grande Presidente Lula pode disputar um terceiro mandato, já em 2010. Teremos a disputa do "Presidente do investment grade, ou grau de investimento" X candidato tucano do "apagão elétrico e do retrocesso", como bem disse o jornal inglês "The Independent". Vade retro Serra, Aécio, e aliança tucanos/demos!/PIG, vulgo consórcio do atraso.

Gérson (12/05/2008 - 18:06)
O negócio é o seguinte pessoal: Chamem o Agri Pino Solto, e os seus pares, e digam à eles que se a Dilma for eleita, na verdade quem vai governar é o Lula. Capaz de sairem repetindo isso por aí. Na próxima pesquisa a Dilma já vai parar nuns 35 %. Eles são tão expertos !!

Nero Molusco 1 (12/05/2008 - 17:40)
Mas aí o nosso Rei Lula Molusco 1 ficaria comendo hamburger de siri nas nossas custas eternamente...

Shirley (12/05/2008 - 17:40)
Sou contra a um terceiro mandato, mas que é sensacional vermos a possibilidade ventilar aos nossos ouvidos, isso, sem dúvida alguma é. Principalmente por sabermos que, estando Lula no meio do segundo mandato o povo, em sua grande maioria, faz menção a um terceiro governo consecutivo. Imagino como a oposição se contorce, pois o Farol de Alexandria (FFHH), nem bem tinha começado o seu segundo mandato e o POVO já não o aguentava mais.

Beto São Pedro (12/05/2008 - 17:27)
Perdão, amigos, mas casuismo nem de direitas, centro ou esquerda e de mais seja lá quem for! Mais dos que os resultados ou contas eleitorais devemos ter uma preocupapção de fundo, também, com a imagem de seriedade da nação. Não se muda uma constituição ao sabor de ventos eleitorias/conjunturais. A Democracia brasileira o Estado de Direito brasileiro ainda engatinham, não podemos nós dificultar esta caminhada. Olha que sou petista e só não votei no Lula quando ele se elegeu deputado constituinte porque meu domicílio eleitoral é no Rio Grande do Sul, em Santa Maria. Abraços.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (12/05/2008 - 17:23)
Empolguei mesmo!!! Imaginem as cenas... desfiles da realeza brasileira, súditos comparecendo as pencas, plebeus pedindo para beijar a mão do Rei Lula I ou pedindo a benção do Rei. e Lula diante do Palácio do Planalto ou da Alvorada em seu trono olhando para o horizonte num lindo dia de pôr-do-sol sendo iluminado com os raios solares batendo em seu rosto. Aê galera!!! Sonhem com isto!!! (hahahahhhahaha)

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (12/05/2008 - 17:14)
Sabem que eu gostei da idéia de ver Lula como Rei. Seria interessante ver a dinastia Lula governando o país. As notícias seriam assim. "O Rei Lula I viaja ao Brasil promovendo obras do PAC". Como seria a realeza brasileira? E os nossos príncipes então? Melhor ainda seria vermos notícias assim. "A Rainha Marisa foi ovacionada durante um evento onde promovia assistencialismo humanitário!" Eu agora mudei de idéia... não quero mais terceiro mandato ou tentativas infrutíferas de prolongamento de poder... EU QUERO É O REI LUIS INÁCIO LULA DA SILVA I!!! 8-D (hahahahahahah)

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (12/05/2008 - 17:06)
Por que não instauramos a monarquia no Brasil? Com Luis Inácio Lula da Silva como Rei. Teve um comentarista em outro artigo que disse que temos "reis provisórios" que são de fato o que os presidentes são... Eu realmente até hoje não consigo entender como alguém em sã consciência se candidata a presidente? É muita pressão, é muita cobrança, tentativas de golpe por todo o lado, sempre haverá gente disposta a derrubar pelo simples prazer de derrubar apenas para se sentirem poderosos consigo mesmos quanto ao fato. "Ohhh, derrubei o presidente!" Vide Diogo Mainardi, que uma vez afirmou na sua coluna que "por mim eu derrubaria o Lula todos os dias". E muito "mico" ser presidente.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (12/05/2008 - 16:50)
Para colocarmos no fim a discussão do terceiro mandato, bastaria o Lula negar veementemente isto... Lançar Dilma como presidente, ela vencer, subir nos palanques, e logo em seguida Dilma anunciá-lo como Ministro Chefe da Casa Civil. e depois voltar em 2014. Como na Rússia... Senão é como dizem por aí... 1, 2, 3 é Lula outra vez!!! ;-)

Evni (12/05/2008 - 16:48)
O terceiro mandato deve ser do partido e não de Lula. Se acontecer um terceiro mandato de Lula abre-se um precedente perigoso. A experiência histórica de países com a democracia consolidada e de uma reeleição e não duas.

Gabriel Dimas de Figueiredo (12/05/2008 - 16:35)
"Alternância de poder" não significa que o próximo presidente tenha que ser da oposição demo-tucana. Mas sou contrário a um 3. mandato para o Lula. Este deve eleger um sucessor e voltar depois. E voltará, certamente, mesmo sabendo que a política é dinâmica e muda como as nuvens. E Lula deve acabar com a re-eleição. Tremo nas bases só de pensar num tucano podendo ficar 8 anos no poder. O Brasil perderia TUDO o que conquistou desde 2002.

Stanley Burburinho (12/05/2008 - 16:10)
Acho melhor o seguinte: 1 - O Lula elege o seu sucessor para 2010; //// 2 - Em 2014 o Lula retorna e se candidata à reeleição em 2018 e assim sucessivamente. //// São os vinte anos necessários conforme ele mesmo disse.

Bernardo (12/05/2008 - 16:06)
Sobre terceiro mandato, creio que seja um erro do PT e esquerdas personificar na figura do Lula as suas aspirações. Até Getúlio e Juscelino deram lugares a outros líderes. Não investir na formação de novas lideranças de esquerda é dar um tiro no próprio pé. Para mim, Lula deveria já, desde agora, começar a projetar seu candidato. Aliás, deveria fazer mais: mandar para o congresso uma emenda acabando com a reeleição. Ela é muito danosa ao país, basta ver como é a perpetuação nas eleições municipais e estaduais.

Ngal (12/05/2008 - 16:05)
É inviável o "povo" chamar um plebiscito. Temos a constituição de 88 que garante a chamada "leis de iniciativa popular" chamar plebiscito está dentro desta lei, mas o obstáculo para fazer a lei não são os 1 milhao de assinaturas em 5 ou mais estados diferentes(requerimentos para lei, não sei se são o mesmo para plebiscito, mas deve ser), mas sim o fato do congresso não ter instrumentos viáveis para verificar a validade das assinaturas com o RG e título eleitoral. POr isso a otra única forma de passar o plebiscito do Lula seria através de algum deputado ou Senador... mas politicamente isso é inviável.

Marcelo (12/05/2008 - 16:01)
Wolfgang... A alternância de poder não é compulsória, né... ela apenas garante nova consulta ao povo... Se for bom, continua... não necessariamente na mesma figura. Então, continua sendo democracia.

Marcelo (12/05/2008 - 15:53)
Tudo muito correto, constitucional e democrático... Mas torçam muito para que a bonança global, explosão do preço das commodities, China crescendo e crise dos alimentos durem até o dia do plebiscito às 17:01 h.

Wolfgang Lenk (12/05/2008 - 15:26)
A "alternância de poder" como pilar da democracia é um mito. Uma deturpação brasileira do espírito democrático, provavelmente graças ao posicionamento de Kubitschek na eleição de 1960. Coisa do nosso medo do povo, nossa obsessão pelo consenso nacional. Se o princípio da alternância de poder se sobrepor ao mandato da maioria (majority rule), não é mais democracia. Abraços.

José A. Matelli (12/05/2008 - 14:58)
Vamos parar de brincadeira, pessoal. Democracia é um negócio sério, e um de seus pilares é a alternância de poder. Se o Lula é tão bom assim -- eu considero que sim, apesar de alguns poréns --, ele que trabalhe para fazer seu sucessor. Modestamente, acredito que Lula pensa como eu e não dará ouvidos a uma loucura dessas. Além do que, ninguém é insubstituível. Digamos que aconteça o terceiro mandato. Lula será o mais poderoso dos brasileiros. Digamos ainda que o Lula morra. Quem vai pagar a conta de um eventual "vazio de poder"?

Miron (12/05/2008 - 14:43)
Sou a favor de Lula no terceiro mandato mas também torço para que ele beije a testa da grande dama de ferro, Dilma Roussef. Esta tese do golpe, alardeada pelo PIG/DEMos/PSDB, só existe nas mentes doentias deles, acostumados que estão em planejar golpes com o intuito de derrubar o Presidente Lula desde o 1º dia do seu governo, em parceira com o Legislativo, o Judiciário, a OAB, os cansados e a FIESP/Daslú. Golpe verdadeiro foi a reeleição comprada pelo cadáver ambulante, FHC, em benefício próprio, sem consultar ninguém, mentindo para todo mundo e pagando o preço de mais de duzentos mil reais a determinados deputados para aprovarem a emenda famigerada. Depois de aprovada a emenda e ele reeleito, ele quebrou (mais uma vez) o Brasil, isto sim é GOLPE ! - quanto ao 3º mandato para o maior presidente da história, é o povo que quer e se preciso for irá às ruas para se fazer ouvir. Ai eu pergunto ao PIG: onde está o Golpe ? -na minha modesta opinião, esta é a verdadeira democracia: do povo para o povo. O PIG/oposição (?) não entende muito bem o sentido da palavra democracia, pelo simples fato de nunca tê-la praticado. Após a crise do "dossiê", vem aí a crise da inflação. Ontem, os jornais do PIG daqui em Pernambuco (Folha de Pernambuco, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio) já começaram a alimentar a nova crise com a manchete: "A Volta do Fantasma da Inflação". É doentio.

Robson França (12/05/2008 - 14:34)
Sou contra o Terceiro Mandato não pelo Lula ou pelo seu governo (que conseguiu, apesar de tudo, abrir uma Universidade Pública Federal em pleno ABC, coisa que o "Sequércia" jamais faria) mas... e se algum DEMO ou Tucaninho amestrado resolve fazer o mesmo? 3 mandatos do Lula não vejo problemas, mas e se fossem 3 do FHC ou de algum DEMO?

Luiz Carlos Azenha (12/05/2008 - 14:32)
Geraldo, o texto é do Rui Martins. Eu apenas publiquei. abs

Geraldo Maia (12/05/2008 - 14:09)
Azenha, gostei imensamente da forma simples como você colocou um tempa tão importante, isento - ao contrário da forma que vem sendo tratado por todos. Se estamos numa democracia, a permanência de Lula na presidência deve ser uma decisão do povo brasileiro, não do congresso e muito menos dos juizes do supremo, que desconhecem totalmente nosso país.

Acauã Vieira de Almeida Gomes (12/05/2008 - 14:08)
Por mais atraente que possa parecer, eu ainda prefiriria que não houvesse isso. Minha preocupação não é um terceiro mandato do Presidente Lula, mas a prerrogativa que se abrirá com isso. Acredito que o ideal é a Dilma ou o Ciro Gomes saírem de candidato do governo, e 4 anos depois o Lula volta como candidato.

Gisela (12/05/2008 - 13:52)
Concordo com Nilson. Acho mais republicano a alternância de poder. Dilma assume por 4 anos e depois Lula volta, a oposição enlouquece e o Brasil continua melhorando e crescendo! ...mas se tiver um plebiscito, voto SIM junto com o povo brasileiro!

Fernando (12/05/2008 - 13:07)
Quais os critérios para se ter um plebiscito? Porque eu quero plebiscito para assuntos que eu sou contra as medidas do governo federal; tipo abrir as pernas para o capital internacional, matar haitianos pobres, regularizar a grilagem na Amazônia, optar pelos latifúndios, fazer acordão com Daniel Dantas, mudança de fuso-horário e etc.

Alê Moreno (12/05/2008 - 12:39)
Lindo! Lula assume o terceiro mandato e o Brasil só cresce. Chega 2014 e toda a oposição (ao Brasil) se une em torno de um candidato. Não tem mais Lula (ou depois falamos de quarto mandato?). É Dilma ou quem sobreviver até lá versus, Serra? FHC de novo? Sei lá... Enfim... Lula não faz seu sucessor. E o Brasil é entregue àqueles que tanto mal nos fizeram... E por mais 12 anos! Isso é bom?

fábio (12/05/2008 - 12:14)
..MUito BOOM, o texto!!! Sempre defendo éssa tése do plebiscito. Se o povo quer, QUEM É A mídia PRA QUERER dar as cartas..!?...fóra midia golpista. parabéns pelo TEXTO!MEU VÓTO É SIM PELO PLEBISCITO DO TERCEIRO MANDATO.

Fernando (12/05/2008 - 11:36)
O medo venceu a esperança.

O Chris Almeida - BH (12/05/2008 - 11:26)
É, se houver um movimento "Queremos Lula" estará instaurada a... (não sei o nome) Mas será engraçado de se ver. A "previsão" que o Rui fez foi bem apropriada. Não sei se voto no Lula de novo (de novo), mas tenho certeza de que não voto em uma coisa diferente dele, do tipo Aécio. Ciro Aécio é algo que me decepciona e assusta, dada a força de arrancada que o Ciro tem, e a imagem de credibilidade e diplomaticidade, falsa, que o Aécio expira (ou aspira).

Nilson de Vix (12/05/2008 - 10:59)
Provocações à parte, proponho Dilma "Joanna DÀrc" Roussef para 2010 e Lula-lá, de novo, em 2014. Mais simples, mais fácil. E o PIG que morra de raiva!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design