Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

O DIREITO DE SABER

Atualizado em 14 de março de 2008 às 22:18 | Publicado em 14 de março de 2008 às 22:13

O povo brasileiro não está acostumado a ver desnudar-se a seus olhos a vida particular dos homens públicos.

O povo brasileiro também não está acostumado à prática da Democracia.

A prática da Democracia recomenda que o povo saiba tudo o que for possível saber sobre seus homens públicos, para poder julgar melhor na hora de elegê-los.

Nos Estados Unidos, por exemplo, com freqüência homens públicos vêem truncada a carreira pela revelação de fatos desabonadores do seu comportamento privado. Não raro, a simples divulgação de tais fatos os dissuade de continuarem a pleitear a preferência do eleitor. Um nebuloso acidente de carro em que morreu uma secretária que o acompanhava barrou, provavelmente para sempre, a brilhante caminhada do senador Ted Kennedy para a Casa Branca - para lembrar apenas o mais escandaloso desses tropeços. Coisa parecida aconteceu com o senador Gary Hart; por divulgar-se uma relação que comprometia o seu casamento, ele nem sequer pôde apresentar-se à Convenção do Partido Democrata, na última eleição americana.

Na presente campanha, ninguém negará que, em todo o seu desenrolar, houve uma obsessiva preocupação dos responsáveis pelo programa do horário eleitoral gratuito da Frente Brasil Popular de esquadrinhar o passado do candidato Fernando Collor de Mello. Não apenas a sua atividade anterior em cargos públicos, mas sua infância e adolescência, suas relações de família, seus casamentos, suas amizades. Presume-se que tenham divulgado tudo de que dispunham a respeito.

O adversário vinha agindo de modo diferente. A estratégia dos propagandistas de Collor não incluía a intromissão no passado de Luís Inácio Lula da Silva nem como líder sindical nem muito menos remontou aos seus tempos de operário-torneiro, tão insistentemente lembrados pelo candidato do PT.

Até que anteontem à noite surgiu nas telas, no horário do PRN, a figura da ex-mulher de Lula, Miriam Cordeiro, acusando o candidato de ter tentado induzi-la a abortar uma  criança filha de ambos, para isso oferecendo-lhe dinheiro, e também de alimentar preconceitos contra a raça negra.

A primeira reação do público terá sido de choque, a segunda é a discussão do direito de trazer-se a público o que, quase por toda parte, se classificava imediatamente de 'baixaria'.

É chocante mesmo, lamentável que o confronto desça a esse nível, mas nem por isso deve-se deixar de perguntar se é verdadeiro. E se for verdadeiro, cabe indagar se o eleitor deve ou não receber um testemunho que concorre para aprofundar o seu conhecimento sobre aquela personalidade que lhe pede o voto para eleger-se Presidente da República, o mais alto posto da Nação.

É de esperar que o debate desta noite não se macule por excessos no confronto democrático, e que se concentre na discussão dos problemas nacionais.

Mas a acusação está no ar. Houve distorção? Ou aconteceu tal como narra a personagem apresentada no vídeo? Não cabe submeter o caso a inquérito. A sensibilidade do eleitor poderá ajudá-lo a discernir onde está a verdade - e se ela deve influenciar-lhe o voto, domingo próximo, quando estiver consultando apenas a sua consciência.

EDITORIAL PUBLICADO EM O GLOBO NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 1989, QUINTA-FEIRA, DATA EM QUE LULA E COLLOR TRAVARAM O DEBATE FINAL ANTES DO SEGUNDO TURNO, EM 17/12/89


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PEDRO M. (15/10/2008 - 19:25)
Nossa, tem gente aqui que não sabe diferenciar uma pergunta ou ler qualquer texto. Deus me livre!
Perguntar se o Kassab tem filhos é uma coisa...
Perguntar se a Marta traiu seu marido é outra coisa completamente diferente.


Douglas Quina (15/10/2008 - 10:04)
Alguém poderia me dizer por onde anda Dona Beliza Ribeiro? Sim, a autora de toda essa peça teatral que com certeza garantiu sua aposentadoria.
Tenho certeza que o PFL mordeu a isca e o estrago já está feito. Baixou o nivel? Mas quem disse que campanha eleitoral tem nível em nossa jovem democracia? A passagem para a idade adulta será o voto facultativo em que todo aquele que se dispuser a ir à urna irá consciente verdadeiramente.
Quero que temperatura suba.

Douglas Quina
Mogi Guaçu - SP

João Martins São José SC (15/10/2008 - 00:54)
Um absurdo ter a midia manipulando todas eleições com interesse, isto tem que acabar Fora Midia sem vergonha que causa miseria e pobreza ao povo.

Julio Rodrigues (14/10/2008 - 22:50)
A questão não é o ataque, e sim como a mídia observou este ataque. Quando Lula foi o atacado o Globo disse "ah, mas temos que saber a verdade, e se Lula tem mesmo uma filha, e mandou abortar?", mas agora que o "atacado" foi o conservador Kassab o mesmo o Globo diz "mas como assim? O que interessa se ele é casado? Como puderam perguntar isso? Oh Meu Deus!!!

Por favor!! Porque são dois pesos e duas medidas? Porque sempre o que a direita faz é posto em panos quentes, e nada é apurado!

Claramente este post não justifica o "ataque" da campanha de Marta, mas demonstra com clareza como a mídia avalia cada ação, dependendo da posição política dos candidatos ou eleitos.

É para pensar.

Abraço

Júlio
(julioderodrigues@yahoo.com.br)

William Silva (14/10/2008 - 22:13)
Impressiona a defesa que a Folha de São Paulo vem fazendo do candidato Kassab. Basta olhar os artigos na página 2 e as cartas dos leitores que eles selecionam. Para não falar das fotos, índices de aprovação do prefeito, etc. Enquanto as forças progressistas deste país não tiverem um veículo forte de comunicação estarão condenados aos desejos das famílias que dominam estes meios. Ninguém pode perguntar pro Kassabinho se ele tem filho ou é casado...todo mundo se ofende. O poder da mídia me impressiona. Parabéns pelo blog!

francisco.latorre (14/10/2008 - 18:04)
mordeu a isca .
agora já era.

Filipe (14/10/2008 - 17:28)
Por esse tipo de bola fora que o Viomundo dá, que o Conversa Afiada faz a toda hora é que é difícil levar a sério esse aparente compromisso com a verdade. Quer dizer que justifica-se a campanha preconceituosa da Marta porque um dia foram assim com Lula? Ah, faça-me o favor. Sou esquerda de coração e alma, mas se a Marta, ou qualquer partido de esquerda, moverem 1 milímetro que seja para fazer uma campanha baseada no preconceito, sorry, quero mais é que vença o DEMo. Eu não quero ser contado entre aqueles que têm o governo que merecem. Preconceito não é comigo.

Luiz Carlos Azenha (14/10/2008 - 17:26)
Fábio, houve alguma dificuldade de entendimento aí. O texto acima é um editorial do jornal "O Globo", não é meu.
abs

Marcos Marques de Sousa Trindade (14/10/2008 - 16:27)
Sobre a pessoa ser ou não homossexual, isso não me interessa. Cada um no seu "quadrado" como diz uma música atual muito ruim. Agora, se como prefeito de São Paulo, o senhor Kassab criar uma Secretaria Municipal especialmente para acomodar seu suposto companheiro, tendo o benefício que isso não se caracterizaria oficialmente como nepostismo devido ao sigilo da privacidade do prefeito, isso interessa a todos sim, e como. Como diz a propagando do TSE, devemos procurar saber tudo dos nossos candidatos.

Sagarana (14/10/2008 - 16:26)
Quem tirou a Globo, aliás a GloboPar do buraco foi o Sr. Carlos Slim, com a consultoria do Sr. José Dirceu.
Não entendi porque a foto do jovem FHC? Acho que vc está com idéia fixa no guapo.
Lembranças ao seu novo patrão, o Bispo Edir Macedo.

Fabio Guedes (14/10/2008 - 16:23)
Pra mim seu texto não muda nada, seu Azenha. Foi baixaria pôr a ex-mulher do Lula no programa eleitoral. Mas isso não concedeu salvo-conduto ao Lula (e por extensão ao seu partido) de praticar essa mesma patifaria em horário eleitoral pago pelo contribuinte, contra seus adversários. Não culpe a "imprensa" pelo que ela condena. O que era errado em 1989 continua errado em 2008. E tanto antes como agora, cabe ao eleitor decidir individualmente quem será o melhor prefeito para os próximos 4 anos. Ao contrário do que muitos de vocês jornalistas pensam (alguns até desejam), o dono do jornal não governa quem o lê.

Fernando (14/10/2008 - 16:20)
Engraçado que os outrora defensores da privacidade do Sr. Lula não tenham a mesma defesa do Sr. Kassab.

Silvia (14/10/2008 - 16:19)
A questão da homossexualidade de Kassab serviu para que se constate mais uma vez a hipocrisia da mídia corporativa... Noblat teve a pachorra de juntar em um post de seu blog colunistas que jamais se juntaram, para defender preconceitos contra o Presidente, contra Marta, contra o próprio Gabeira (quando não era o queridinho da Globo)... com a maior cara de pau do mundo transformaram o próprio preconceito em preconceito da candidata... o PT precisa aprender de uma vez por todas que essa mídia sempre vai reverter tudo o que for possível contra ele e não dar escada pra malandro... eles querem saber é de tudo que prejudique o PT, jamais de seus patrões... óbvio...

José Humberto (14/10/2008 - 16:14)
Quando leio os blogs, comentários e opiniões sobre essa polêmica, só uma coisa me vêm a cabeça. Aquele velho ditado:
"Pau de bate em Chico, também bate em Francisco"

Veronica (14/10/2008 - 16:10)
Foi bom saber que o Kassab é solteiro e não tem filhos. Gostaria de saber tambem se a Marta traiu o Eduardo antes de separar-se dele e casar com o Favre.Gostaria também de saber se é verdade que ela teve um caso com o Abilio Diniz quando o Euardo era candidato a prefeito e perdeu os eixos. Gostaria também de saber o que o atualmarido dela(favre) faz para vicer

donizeti (14/10/2008 - 16:03)
O problema nessa questão envolvendo o candidato Kassab, foi provocado pela própria grande mídia que o apóia, principalmente o jornal Folha S.Paulo.
Afinal, não bastassem todas as campanhas midiáticas, verdadeiras cruzadas feitas por essa midia contra a Marta e o PT,usando fatos, mentiras, boatos ou factóides, no dia 05/10/2008(1º turno), o Jornal Folha de São Paulo, não contente com toda a parcialidade que já havia praticado nesta eleição da capital contra a Marta e a favor do Kassab, no dia do primeiro turno "requentou" o caso do divórcio da Marta do Suplicy em 2003 e seu casamento legal com o Luis Favre em 2004, de forma provocativa, procurando mais uma vêz atiçar o preconceito da classe média/alta contra a Marta.
Isso demonstra o senso de onipotência que essa mídia possui, de que tudo pode manipular a quem lhes são simpáticos e prejudicar quem considera seus adversários.
O problema é que a Folha esqueceu que a direita política que ela apóia,tinha um "armário de vidro" e não era aconselhável nessa situação, ficar atirando pedras no vidro alheio.
A Folha extrapolou, o que era latente e escondido se escancarou, e agora resta ao homem público ter honestidade e assumir fatos da sua vida pessoal.
Afinal, a grande imprensa sempre se achou no direito de entender que a Marta, nem sua família tinham direito à preservação de assusntos de sua vida íntima e privada.
Agora é assumir e discutir a relação com a sociedade, de forma honesta, pois ser gay não é demérito, nem crime.

Thomas (14/10/2008 - 15:53)
Azenha, é por isso que gosto muito do Presidente Lula, queira ou não ele é o melhro Presidente que já tivemos.
Veja esta notícia: Lula reprova atitudes de Marta
"http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2008/interna/0,,OI3255585-EI11879,00-Jornal Lula reprova atitudes de Marta.html"
Abraços, Thomas.

Ka Correa (14/10/2008 - 15:31)
Eu nao sabia que o Kassab era homo. Acho importante, sim, saber. Porque ele não assume? Ele tem medo? Quero saber de tudo e de todos. Como soube da Lurian em 1989.

LUIS ROBERTO (14/10/2008 - 14:58)
Assisti a peca publicitaria e achei politicamente correta. Eh preciso conhecer melhor o candidato antes de votar....ver a ladainha da propaganda eleitoral do TSE. Ademais, o questionamento foi feito de maneira inteligente no sentido de fazer o eleitor a refletir...quem eh kassab? qual a sua historia? No final, acho q a campanha quis sinalizar para a midia e para o kassab, praticamente sao a mesma coisa, que se quiserem utilizar o jogo sujo denegrindo a imagem da marta (que fazem quase diariamente, VER BLOG DO FAVRE), o telhado deles eh de vidro. Nesse sentido acho q a intencao foi brilhante.

O fato da pergunta se eh casado e tem filhos, induz o eleitor a pesquisar.O homossexualismo nao assumido de kassab podera tirar muitos votos...pq as vivandeiras da moral e dos bons costumes talvez preferiram anular o voto do que votar nele.
A campanha de marta....colocou ele na situacao se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.A midia ira silenciar sobre a opcao sexual dele, pois podera ser fatal, dificil sera conter a internet....rs.
Como eleitor nao tenho nenhum preconceito em votar num GAY. Ele nao teria jamais meu voto, em funcao de sua biografia politica e pq aqui no nordeste, ja nos livramos dos CORONEIS DO PFL(DEMOS).Eh triste ver uma cidade como SP ser tao conservadora e retrograda...e nos eh que somos chamados de atrasados....hein...DEIXA O KASSAB SE SOLTAR....

Evaristo Almeida (14/10/2008 - 14:45)
A propaganda de Kassab é extremamente preconceituosa. Principalmente a do rádio que de forma sublimar trata a candidata do PT como Martaxa, Dona Marta e sempre com baixo nível. Isso a Folha de São Paulo até o momento fingiu que não viu. aliás, o jornal do Sr Frias é extremamente preconceituoso com a Marta. Na campanha de 2004 o jornal fez fogo cerrado contra a prefeita. Os CEUs eram tratados de escolões, esconderam os feitos da prefeitura, entre outras baixarias que só a Folha faz. É só observar as fotos da Marta que saem nesse jornal. Escolhem as piores possíveis. A imprensa paulista no geral é preconceituosa. Estão gritando com medo de perder a eleiçãoo,pois o grupo que eles apóiam, divulgou na periferia que a prefeita iria fazer estátuas de gays na cidade e implantar o casamento homossexual. A imprensa fingiu que não viu. Agora, o Kassab deveria assumir que é homosexual, ficaria mais claro ao eleitor paulistano em que ele está votando. Essa condição gay não muda em nada a sua capacidade de administrar a cidade. Só que o Kassab faz parte do que há de mais conservador e reacionário na política brasileira. É por isso que ele tem o apoio da imprensa paulistana. A mesma imprensa que apoiou o golpe de estado de 1964. E não contente com isso, a Folha ainda emprestou as peruas do grupo para transportar presos políticos, que seriam torturados e mortos nos porões da ditadura. Dessa forma não há inocentes nessa história. Os que hoje gritam, são os inquisidores de sempre.

Rui Leite (14/10/2008 - 14:39)
Sobre a temática começaria assim: Quem somos nós para condenar quem quer que seja por seus atos, um tanto quanto não adequados aos preceitos morais e éticos de qualquer sociedade? Será que tem "nego" com tamanha petulância (cara-de-pau), para atirar a primeira pedra? É certo que todos nós cometemos "deslizes" infanto-juvenis (muitas vezes até adulta mesmo!) por todas as fases de nossas vidas. No entanto, alguns escondem seus segredos para não serem maqueavelizados por outrém. Com certeza, ninguém brada aos quatro quantos o instinto maquiavélico que habita as entranhas de seu ser. Aliás, quem tem cátedra para maquiavelizar os outros, dado o vasto conhecimento por seus estudos de diversos autores, que seguiram linhas de conceitos dessa natureza é ninguém menos que FHC. Esse sim, podemos afirmar sabe tudo da política tacanha, tal qual ACM, entre outros. Agora, o sapo barbudo, nem de longe é flor que se cheire. Esse, para mim, foi a maior decepção no campo da ética e da moral, ao ponto de resvalar no PT!

jr_bahia (14/10/2008 - 14:37)
Azenha, a mídia corporativa se comporta como os tigres naquela batalha entre o General Maximus e o invicto Tigris de Gália no filme o Gladiador.

E se o Kassab for...E se nomear...Secretário, ou Assessor?

Carlos E duardo (14/10/2008 - 14:35)
Tudo bem, se é importante se o prefeito é ou não gay, também é importante saber, houve ou não traição no casamento da Marta com o Eduardo?

eduardo (14/10/2008 - 14:14)
Eu não defendo o que a campanha do Collor fez com o Lulla. Até porque o Lulla não precisava daquilo para provar sua incompetência misturada com corrupção. Agora, isso não justifica o que a campanha da Marta fez. Se ela não sabia, é incompetente! Não saber o que o marqueteiro fez e ainda quer comandar a maior cidade do Brasil, com um grupo maior de assessores? Legal heim petistas! Se ela sabia, usou de um método baixo, o que mostra sua essência.

Tiago Santos (14/10/2008 - 14:06)
Lembro do Sr. me desmentindo dizendo que não era pau-mandado da Record....mas o tempo e o Senhor da Verdade... "Coluna do Ricardo Feltrin no UOL de Hj- Azenha e Dornelles " que coisa hein! o dinheiro é uma coisa......

Flavio Jacopetti (14/10/2008 - 13:56)
A hipocrisia da mídia revela-se, também neste caso.
Mas o Pig não inventou que a campanha de Marta fez insinuações sobre a sexualidade do outro candidato e estabeleceu, implicitamente, que um prefeito homossexual não seria confiável.

carlos quintela (14/10/2008 - 13:21)
Engraçado que os hoje defensores da privacidade do Sr. Kassab não tivessem exposto a vilania do Color ao comprar a declaração daquela senhora contra o Pres. Lula. Quanto à propaganda da Marta, queremos saber sim, se o homem é homosexual, qual o motivo de não se expor. Afinal se não há prconceito da parte dele, nada lhe custaria sair do armário. Quanto ao resto é exploração de uma mídia comprada pelos neoliberais de araque do FHC. Só há uma expliração para esconder algo, medo de perder o apio dos conservadores!

JULIO SILVEIRA (14/10/2008 - 13:10)
As pessoas tem direito a votar de acordo com seus princípios, ainda que não sejam os que concordemos, isso é democracia. Ditar a concepção de que tipo de informação o povo deve ter para votar, é querer escolher as regras, as armas e o terreno que vai ser disputada a contenda. Isso têm possibilitado a especialização de profissionais que são mestres em pintar fachada, os marqueteiros. E tem sido uma das causas de dores de cabeça e fraudes eleitorais. O conhecimento tardio da real personalidade do candidato tem trazido grande prejuízo à avaliação que a sociedade tem que fazer dos candidatos. Afinal ninguém quer adotar filho ruim, quanto mais trazê-lo para sua residência. A prefeitura é casa do povo, só que muitos ainda não sabem disso.

JULIO SILVEIRA (14/10/2008 - 13:08)
O PIG gosta de dizer o que o povo pensa, de formar opinião, dirigir o pensamento da população de acordo com seus interesses. Quando os adversários dos candidatos do PIG utilizam contra eles expedientes que eles comumente usam na maior naturalidade, imediatamente passam a ser desleais e até antiéticos. Agora querem dizer que é jogo baixo, a atitude tomada pela Marta. Quando na disputa batem abaixo da linha da cintura. Jogam com a memória curta de população, e com a confiança em seu poder de manipulação. Precisamos sim, saber quem são os candidatos, suas vidas pessoal e pregressa. Debaixo de vidas obscuras é que se escondem os perigos ao povo. O PIG demonstra isso a toda hora, a história demonstra isso. Se ocultarem algo que lhes envergonha, é porque não confiam nem em suas escolhas. Afinal eles estão lá buscando assumir posição de interesse publico, de representação da comunidade. Quem quer vida anônima deve procurar a iniciativa privada. Precisamos conhecer as opções, e respeitar as decisões democráticas, negar informações que mascarem ou negá-las é desserviço sim. É hipocrisia negar informação para sua escolha, ainda que muitos sejam contra a homofobia, ela existe.
Continua...

Gilson (14/10/2008 - 12:26)
Engraçado!!! Os defensores da Sra. Marta não tecem nenhum comentário sobre a situação que envolveu sua separação do senador Suplicy. Se ela colocou ou não chifre no senador, pouco me importa, o que importa é sua eventual capacidade de administrar. Mas é bem verdade que quem bota chifre no marido é capaz de fazer coisa pior com qualquer outra pessoa, inclusive com o eleitor. Aliás! Aquela na TV era a Marta? estava tão esticada, tão cheia de botox. Uma perguntinha. porque a Sra. Taxa não tira o sobrenome Suplicy e coloca Favre? Favre é mais bonito, vocês não acham? Bem! Ela deve ter suas razôes para não trocar.

Jorge Nogueira Rebolla (14/10/2008 - 12:12)
O presidente Lula foi vítima do mais grave episódio de ataque pessoal feito por um adversário político. O caso Miriam Cordeiro, protagonizado pelo Collor. Nas campanhas seguintes, o então candidato Lula, foi derrotado 2 vezes, porém, jamais se utilizou de fatos da vida pessoal dos oponentes. Perdeu, mas, nunca saiu menor do que entrou nas campanhas. Não será este o caso da Marta. Pelo histórico de defensora das minorias sexuais e em décadas de luta contra o preconceito, dos quais, muitas vezes, foi vítima, o ataque gratuito a suposta homossexualidade do Kassab mancha sua biografia. Mais uma no grupo dos políticos brasileiros que esqueceram o que disseram ou escreveram.
Eu tenho 43 anos, sou solteiro e não tenho filhos, isto quer dizer o quê? Nada! Foi minha opção!
Na minha cidade a candidata do PT tem uma situação pessoal semelhante a do Gilberto Kassab, nas suas três campanhas à prefeitura, sendo uma delas vitoriosa, não vi os outros candidatos fazerem algo semelhante.
Os que tentam justificar a grosseria e a falta de ética da campanha petista levantando fatos semelhantes ocorridos em algumas cidades estão muito mais para torcedores do que eleitores. Um erro não justifica o outro e dois não fazem um acerto. A verdade é que muitos dos apoiadores sensatos da Marta repensarão futuramente este alinhamento. No pós 2008 em São Paulo teremos o Alckmin candidato a vereador em Pinda e a marta sem rumo e espaço no PT.

Roberto (14/10/2008 - 12:11)
Já posso até ver o Zé Simão da Folha falando sobre o fechamento do Bahamas, agora sob outro enfoque...

Arilo (14/10/2008 - 12:01)
Texto hipócrita.

Sergio Murilo (14/10/2008 - 11:31)
Vê la na pg 56 de Carta Capital última edição: Inventário eleitoral de São Paulo. São Paulo contra getúlio e à favor da oligarquia. Apoiou Ademar e inventou Jânio. Foi contra Juscelino. Preparou o golpe de 64com a Marcha com Deus pela família. Em 85 elegeu Jânio contra FHC. Nas diretas elegeu Collor. FHC duas vezes contra LULA. Maluf contra Suplici. Maluf e Pitta contra Erundina. Pitta e Serra contra Lula. Serra e Alckmin contra Lula. Geraldo e Serra contra Marta. Kassab contra Marta. Vereador mais votado Gabriel Chalita. Tão reclamando de que? Isso é São Paulo, o estado mais reacionário do Brasil.

Sergio Murilo (14/10/2008 - 11:19)
Na minha modesta opinião daria um conselho ao Tomas. "Tomas quando você ficar maiorzinho não exija do FHC o reconhecimento da paternidade viu fio? Se ele nanou com a mamâe deveria ter assumido naquele momento não é? E tem mais, papai é um crápula viu? Quando ce voltar po Brasil pergunta pra qualquer um. Ninguem merece um pai desse.

Lídio Pinho (14/10/2008 - 11:13)
Caro Azenha:

Se alguém por aí, quiser saber do que esse partido (dem) é capaz, perguntem a Sra Lídice da Mata, o que ela sofreu aqui em Salvador, numa campanha encabeçada pela Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, que é de propriedade do clã Magalhães e por pura coincidência o pres. da época era o Sr Fhc!

Luiz Affonso (14/10/2008 - 11:06)
Que mundo vivemos.
A Marta que é hétero é discriminada por defender o casamento gay.
O Kassab que é gay é defendido por anti-gays.
Moral da história: o pre-conceito, que é uma forma de ignorância, torna o sujeito uma presa fácil de oportunistas.
Eu estou cada vez mais convencido que que há um pequeno grupo de pessoas muito bem esclarecidas e muito mal-intencionadas que alimentam os pré-conceitos para poder manipularfacilmente os débies-ignorantes.

Luiz Carlos Azenha (14/10/2008 - 11:05)
Abdelnur, eu não estou comprando a TV Record. Ainda não.

Abdelnur (14/10/2008 - 10:56)
Nada com o texto. Amigo Azenha. Achas mesmo que a TV vai te dar a liberdade que tens no Blog? Fatalmente, terás que trabalhar na "cartilha" da emissora. Veja o PHA. No Conversa Afiada é um e no Domingo espetacular é outro bem diferente. Bem! Mas quem sou eu para lhe dizer isso, não é? Por essa experiência você já passou.
Abraços e Boa Sorte.

Romanelli (14/10/2008 - 10:37)
Pra que não pairem duvidas, no meu último comentário, quando falo que os de direita dão agora até "privatização", por favor, trocar por "estatização"

odonir (14/10/2008 - 10:25)
Como é difícil deixar de ser partidário, não é mesmo? Essa história de um erro justifica o outro etc. etc. deixa qualquer cidadão dolorido. Episódios recentes e outros um pouco menos recentes nos lembram candidatos americanos que não se elegeram porque contrariavam valores éticos, religiosos e morais de seus eleitores- por isso a informação é importante. É relevante questionar o seguinte: o que vale saber da vida particular de um "homem público"? Ora, de que vale analisar sua vida pregressa quanto a relações políticas, envolvimentos em acordos nada cidadãos, negociatas partidárias e até mesmo ligações perigosas com "nosso querido S" ?(sic). O mesmo discurso que dá em Chico, dá em Francisco, ou não? Hipocrisia de quem sugere que fulana/fulano e beltrano/beltrana por serem/terem sido democratas/sociólogos/sexólogos etc. não poderiam cometer os mesmos deslizes.Assim, esconder filho fora do casamento de candidato(depois eleito) de toda a mídia brasileira, fotos, tudo, em vésperas de eleição decisiva é tão grave quanto desvelar ou esclarecer a sexualidade, assumida ou não, de outro candidato? Não, acho que não, né. Uma coisa é omitir outra coisa é desvelar ou fazer refletir sobre, isto dói mais, não é mesmo? Quem elege é o povo, com suas idiossincrasias, seus valores, sua religião, sua instrução, sua desinformação, sua ideologia, entre outros motivos. Portanto, que se esclareça tudo de todos: de Maria e de João, o que não se pode é tentar atribuir ao povo brasileiro a pressão midiática, sem oportunidade de reflexão, de discussão. Há os que têm ideologia e há os que votam com valores, coração, religião...O resto é gastar tinta e digitação para querer parecer politicamente correto e não partidário. Desespero? É pena. Mesmo.

Luciano Tiara (14/10/2008 - 10:05)
Hhahahahah

Essa é boa né? Qual o argumento? Chumbo trocado não dói? repito meu bordão, da esquerda á direita, de um extremo ao outro, canalhas por todos os lados. E vem RP da Marta legitimar qualquer merda né amiguinho? Tamos ruim de retórica hein?

Messias Franca de Macedo (14/10/2008 - 09:51)
DA SÉRIE A OBSESSÃO PELO PODER - OU UMA ENTREVISTA COM O VAMPIRO [OU SANGUESSUGA]
... E o José Serquécia assinou um documento se comprometendo a cumprir os 04 (quatro!) anos de mandato à frente da prefeitura de São Paulo... Mandou às favas os mais elementares princípios da credibilidade e da ética política [estelionato eleitoral], deixou o "mala" do Kassab num vagão da ASTON, apunhalou o correligionário dele, Geraldo Alckmin, [José Serra Elétrica] - e governa o Estado de São Paulo investido da condição de presidente eleito pelo PIGOTA (Partido da Imprensa Golpista, Terrorista e Antinacionalista)... Viva o Cláudio Lembo!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA


Felipe Guerra (14/10/2008 - 09:48)
Fala Azenha, tudo bem?
Vai pra Record então?
Será que consegues manter a isenção?
Abraço

Renan Bastos Nunes (14/10/2008 - 09:11)
Hum... será que temos o direito de saber que você foi contratado pela Tv Record? Está no UOL: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/10/13/ult2548u617.jhtm

ze telles (14/10/2008 - 08:55)
Kassab tem o direito inalienável de optar sexualmente.

Maria das Graças Brandão (14/10/2008 - 08:02)
Há gente que se afoga em copo d'água. É forçação de barra insinuar que a propaganda de Tv da Marta diz que Kassab é bicha. Vejam:
... O locutor pergunta: "Você sabe mesmo quem é o Kassab? Sabe de onde ele veio? Qual a história do seu partido?" Em seguida, aparece a foto do prefeito: "Sabe se ele é casado? Tem filhos?"

Questionada pelo editor da "Folha" Fernando de Barros e Silva sobre se as perguntas feitas na propaganda não traziam "insinuação de homossexualismo", a candidata afirmou: "Não acho. É uma pergunta como qualquer outra".
Ora, vão procurar o que fazer. Chega, não?

Carlos da Silva (14/10/2008 - 07:52)
Na verdade a Marta pode ser vitima das Urnas - As eletronicas - vejam o video de como fraudam essas urnas
http://www.youtube.com/watch?v=0AKR-Lo-700

Romanelli (14/10/2008 - 07:32)
Aliás sobre FHC. O filho que ele teve era quando foi presidente ? Era ato criminoso ou ilegal ? Interferiu no desempenho ao cargo dele como senador e/ou presidente ? Ele era um ditador moralista ? SINCERAMENTE, acho que a esquerda precisa se reinventar ...os caras da direita vão se bandeando pro centro, dão (mesmo que não ideais e na marra) direitos humanos, civis, trabalhistas, sociais, e agora até privatização ...e os da esquerda estão sem FORÇAS e cabeça pra novas idéias ...é do caramba mesmo ...TÁ FALTANDO idéía e liderança nova? Come um Nissin Miojo, quem sabe passa

Romanelli (14/10/2008 - 07:27)
CAFAJESTES, esta é a melhor palavra pra se definir as insinuações-denúncias. SEMPRE defendi uma esquerda ÉTICA, paradigma, mas parece que estou perdendo pros DESESPERADOS por cargos públicos, onde pra eles, vale tudo. CONDENEI c/todas minhas forças o episódio de Miriam Cordeiro ou o medo de SERRA. QUERO idéias de MARTA, não fofocas. Idéias e não acordos c/radicais evangélicos, idéias e não MENTIRAS, como qdo ela escondeu da separação c/Suplicy pra não se prejudicar em 2000. DISSE e REPITO, o maior inimigo de Marta é ela mesma. NÃO quero saber o que o Kassab dá que é dele ! Quero saber o que ele não deu pra mim, ou o que de mim a outro. ALIÁS, SAFADOS tb os que colocam o tema, pois é uma forma MANJADA de se dizer, dizendo que não se esta dizendo ...bobo eu

Sueli-Porto Alegre (14/10/2008 - 02:41)
Sr. Azenha...Euzinha,acho,só acho que a Internet tem que ser Ping-Pong,
e quem conhece o jogo sabe que é tri,tri,tri rápido.
Ou vamos nos Rapidaz ou Devagarz...

os comentários = informações nesse blog,estão lesmadexxx.
Ponto,Ponto.Os Klingons chegarão muito adiantados, e disseminarão a idiotice.Vai ver eu sou uma sonhadora dos fatos.

Acho que sim... Ideológica... se for isso, Gostaria imensamente que me mandasserm prá CUBA !Seria reabilitada.
Tem alguém que faça acontecer meu sonho de Cinderela
Socialista Castrista ?

AH... o MAR !

João Sales. jsandradeuro@hotmail.com (14/10/2008 - 02:32)
Lurian = Lula mirian. Significa que o operário assumiu a paternidade da filha. Thomás tem sobrenome Cardoso? Quem paga as contas dele? A GLOBO? A Marta assumiu um relacionamento às claras. Com dignidade. Tanto que o seu ex-marido tem por ela muito respeito e faz campanha para a sua eleição. Casamentos começam e terminam. Infelizmente, tudo foi explorado à larga pela fétida imprensa, que assumiu cinicamente o papel de juiz, no caso específico. Quanto ao Kassab, os quetionamentos foram muito mais amplos, tentando cobrar suas alianças, sua história. Aí não pode. Afinal, ele é o queridinho, sem passado e sem defeitos. Dois pesos e duas medidas. Dizem que São Paulo nunca dorme. Acho que nunca acorda.

Silvio (14/10/2008 - 01:48)
PARABÉNS, AZENHA, POR SEU RETORNO À TV.

Geraldo Mendes (14/10/2008 - 00:36)
Podem falar da ex mulher do Lula, da filha, do filho, do irmão, do compadre e dos hábitos pessoais do presidente. Pode-se compará-lo a uma anta, com direito a vitrine das principais livrarias do Brasil. Podem falar da Marta, do ex-marido, dos filhos, do atual marido, e dela própria. Mas a sacada genial da campanha da Marta, ao sugerir que o eleitor procure saber, entre outras coisas, se Kassab é casado e tem filhos, teve a reação do centro-avante que se joga na área para ver se o juíz (o eleitor) dá penalti. Essa reação do Kassab e tucanos da campanha e da imprensa tem a cara deles, gente que se dá o direito da baixaria, mas não suporta duas perguntinhas impertinentes.

Marcelo (14/10/2008 - 00:21)
Vale ressaltar que essa discução quase inócua, perde o foco por não tratar do principal. E fique bem claro que o principal não é o fato do Kassab ser gay.
O principal é o fato dele ser um gay dissimulado, daqueles que até agridem quem o é, só para paracer mais macho.
Esse comportamento duas caras que o caracteriza é o que está em discussão. O fato de ser gay é elemento acessório... e não o principal.
O Kassab não consegue ser autêntico nem com ele mesmo... nem isso ele consegue... tudo pra ganhar o voto do incauto!!!

Stanley Burburinho (14/10/2008 - 00:01)
Azenha, saiu essa matéria na Folha de São Paulo: "3/10/2008 - 19h06
Exclusivo: Record contrata Luiz Carlos Azenha e Carlos Dornelles" é verdade ?

http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/10/13/ult2548u617.jhtm

Se sim, é beleza. Parabéns.

Pedro de Sousa (13/10/2008 - 23:56)
Azenha, faz pra gente uma matéria com um levantamento do histórico do Kassab, algo que no momento só um jornalista livre, como vc e outros poucos no Brasil, poderia fazer. O que eu sei é que quando ele assessorou o Afif na campanha presidencial de 1989 ele era um pé-rapado de boa família, e passou os últimos 20 anos nesse submundo da política conservadora de São Paulo, conseguindo, não se sabe como, tornar-se um milionário. Será mais um desses casos extraordinários de funcionários públicos de muita $orte? Ou será... Sei lá. Ninguém sabe, e, pelo visto, perguntar ofende. Faz um perfil de pra gente, descobre e conta uns causos, faz essa matéria!!! ps: não sou petista, mas tenho horror a enriquecimento ilícito às custas da miséria. Esse dinheiro todo que esses caras roubam deveria estar sendo usado pra diminuir a angústia de milhares de crianças.

Ivan Navi (13/10/2008 - 23:43)
Esse texto será que foi escrito pelo Roberto Marinho ou pelo Evandro Carlos de Andrade?

Gerson (13/10/2008 - 23:38)
Ele é POLÍGAMO. CASADINHO COM O MALUF,PITA,RUSSOMANO,COLASSUANO,AGNALDO TIMÓTEO,ACMINHO,CESAR MAIA,YEDA CRUIZ CREDO,HEBE Q AMARGO,E COM TODA GALERA DO CANSEI. MAIOR SURUBA !!

Sueli-Porto Alegre (13/10/2008 - 23:37)
Temos que nos ater ao foco,que é tirar Marta...seja de que jeito for.Vamos nos ater aos argumentos, e vamos argumentar também. Se o Sr. Jesus Cristo aparecesse,haveria miles de evangélicos à oferecer a rosca sagrada! desculpe Sr. Azenha o baixo calão ,(coisa de barco,né ? ),mas qui baita entrevêro por causo de uns "PILA "de quem vai ganhar muito se o Sr. Kassab vencer.
Tô tapada de nôjo !

Abraçooo

Marco Aurelio (13/10/2008 - 23:35)
Deixem o Kassab queimar a rosquinha dele,gente!!!Deixem o Arnaldo Jabor no empreguinho dele,dado pelo papai Fernando Henrique Cardoso!!Vocês são muito maus viu!!!A esquerda come criancinhas!!!Tudo é culpa do Lula!!!KKKKKKKK!!!!!

Pedro A Tonelli (13/10/2008 - 23:33)
A diferença do editorial do Globo e da nota do Carlos Zarattini da campanha da Marta é o batom! E um porco com batom continua sendo porco! Ter que divulgar uma nota pra explicar uma propaganda é pior
que explicar piada. Acho que vou ficar mais quatros anos sem wifi
público em Sao Paulo!

Marco Vitis (13/10/2008 - 22:57)
Penso que o fato de Kassab ser homossexual (segundo as dicas da Folha de SP) é irrelevante. O grave é que Kassab permitiu que seus partidários atacassem Marta pelo fato dela ser contra a homofobia e defender os direitos civis dos homossexuais. Tem um grupo de evangélicos, partidários de Kassab, que em programa de rádio afirma: a Bíblia ou Marta. Enquanto Marta e sua família são atacadas e caluniadas, Kassab agradece os votos de evangélicos reacionários, das senhoras de Santana, etc... Isto tem um nome: hipocrisia.

Maria Helena (13/10/2008 - 22:54)
NOTA DO PT (continuação)


Não haverá manobra ou invencionice que nos impeça de continuar comparando projetos e trajetórias, desmascarando os truques de marketing que tentam impedir o povo paulistano de conhecer o verdadeiro Gilberto Kassab. Esse é, repetimos um direito inalienável dos eleitores.

Carlos Zarattini
coordenador-geral"

Maria Helena (13/10/2008 - 22:53)
NOTA DO PT

A campanha de Marta repudia veementemente as insinuações que alguns veículos têm feito a respeito do comercial levado ao ar no domingo (13/10). A equipe de marketing, ao perguntar sobre o estado civil do candidato Gilberto Kassab, em meio a uma série de outros questionamentos, apenas defendeu o legítimo direito do eleitor conhecer, em todos os aspectos possíveis, a história de quem se apresenta para governar a maior cidade do país.

O candidato Gilberto Kassab dedica-se, em sua campanha, a esconder sua trajetória e companhias, seus compromissos e lealdades, vendendo gato por lebre ao eleitor. Esconde sua condição de filhote do malufismo, de braço direito do ex-prefeito Celso Pitta, de integrante do partido mais conservador do país. Esforça-se para iludir os paulistanos com promessas falsas jogando para debaixo do tapete seus próprios atos como governante. Esses são os fatos que a candidata Marta desmascarou no último debate. Esses são os objetivos fundamentais que motivaram a peça publicitária ontem veiculada.

As insinuações absurdas e cínicas sobre invasão de privacidade do outro candidato são inaceitáveis. Basta lembrarmos da história de Marta, protagonista das principais lutas em defesa dos direitos da mulher e das liberdades individuais. Mais ainda: ela foi vítima constante do preconceito e da intriga, patrocinados ironicamente pelos mesmos setores que hoje apóiam Kassab.

(...)

Marcelo Gay (13/10/2008 - 22:50)
Imagine o que psicose coletiva. É o que está acontecendo. O programa da Marta não insinuou nada. Em meio amuitas perguntas surgiu a que se o Kassab era casado e tinha filhos. Por que ele não respobdeu logo que era gay? Agora fica essa gente da Veja, com Reinaldo Azevedo á frente, inventando chifre em cabeçca de veado que não é galheiro. Como é público, veado não tem chifre, só o galheiro. Tenho raiva de gay que não se assume.

Muchacho (13/10/2008 - 22:49)
Ta aí Azenha, chamamos os estadunidenses de hipócritas, mas pelo menos aí, algemar banqueiro e investigar a vida dos políticos nunca foi problema.
abraços.

Muchacho (13/10/2008 - 22:43)
Burburinho, então é por isso que o Jabor nunca fala nada do FHC....tudo é culpa do Lula e das infelizes crises internacionais que o pobre FHC enfrentou.
abraços.

Nara (13/10/2008 - 22:36)
A pergunta aqui é: qual a intenção de Marta ao insinuar que Kassab é homossexual? Minha resposta. Certamente não é fortalecer o movimento gay com a saída do armário do prefeito da maior cidade brasileira, mas angariar e vencer as eleições com os votos dos homofóbicos e preconceituosos. Justo ela, que queria fazer de São Paulo a capital gayfriendly do Brasil. Justo ela que tem um histórico de defesa da diversidade. Justo ela que sempre reclamou de invasão de privacidade. Na minha opinião, depois do episódio Miriam Cordeiro, esse foi, certamente, a pior demonstração de desespero ante uma derrota. Ignóbil, rateiro, sujo, nojento e preconceituoso. "A mão que afaga é a mesma que apedreja", basta ter oportunidade.

eduardo (13/10/2008 - 22:32)
Galera, é o seguinte: estamos entrando em uma era em que a liberdade individual é vista como bosta para os coletivistas (socialistas de hoje). Já Elvis...não adianta espernear...essa onda fedorenta do neo-socialismo está tomando conta de tudo...os valores estão sendo corrompidos...ao ponto de uma mulher como a Marta ser bem votada. Jesus está voltando...minha única esperança.

João Bravo (13/10/2008 - 22:25)
Detesto qualquer tipo de discrimanação.Para quem não sabe,o estupro é punido com morte nas cadeias,porque os presos aprenderam a muito, que a unica coisa que não se pode tirar de um ser humano é o direito sobre seu corpo, sua alma, sua dignidade. Esta é a mais elementar das leis carcerárias, guardadas a ferro e fogo pelo STC (superior tribunal carcerário) ou PCC, que aliás, é a unica "instituição" a fazer justiça no Brasil ultimamente.Voltando a questão, oque o candidato, ou qualquer pessoa, faz ou deixa de fazer, sendo licito,em sua vida particular, é problema dele.

Francisco Ernesto Guerra (13/10/2008 - 22:13)
Azenha, Parabéns pela lembrança de tão triste episódio. Os mais jovens, que frequentam este espaço, não vivenciaram o verdadeiro golpe de estado preventivo que Lula sofreu naqueles dias.
O cinismo do editorial do globo, foi marcante e amplificado pelas demais TVs e jornais. Tudo combinado. Era o que queriam. A chance de barrar Lula. A mídia não mereceu e não merece ainda hoje, que se alimente sobre ela qualquer ilusão de comportamento ético. Ingênuo é quem supõe que haja isençao. Se esta existe está confinada em blogs.
Desculpe o desabafo, mas ocorre que no último comício do Lula, lá estava eu, minha esposa e meu filho, sentados na grama, nas barrancas da Pça Charles Miller, assistindo o show do roqueiro Lobão. Lá pelas tantas o Lobão falou: Gente estamos na frente nas últimas pesquisas. Vamos ganhar a eleição! Eramos 300 mil pesoas na praça. De verdade, achei que íamos ganhar. Mas ao chegar em casa o jornal nacional...

Leonardo (13/10/2008 - 22:03)
Achar um absurdo se questionar a sexualidade de uma pessoa pública é hipocrisia, falso-moralismo com toques de homifobia.

Luiz Carlos Azenha (13/10/2008 - 22:00)
Não existe um contrato. Ainda não. Pode ser. Quem sabe? Se houver, a gente se vê na TV.

Kris Knobay (13/10/2008 - 21:58)
Desculpa aí Azenha, mas qnd vc estréia na Record???
O que vai fazer? Reportagem?

MARCIA (13/10/2008 - 21:36)
QUAL A DIFERENÇA D VÍDEO DO TSE Q PERGUNTA AO CIDADÃO QUE ELE TEM A OBRIGAÇÃO DE VERIFICAR TUDO O QUE O CANDIDATO FEZ NA VIDA ,VEJA:
http://tse.montana.inf.br/video/...o/ TVEscolha.wmv

E O VIDEO DA MARTA? VEJA:
http://www.youtube.com/watch?v=w...a.blogspot.com/
QUAL A DIFERENÇA???????

Gerson (13/10/2008 - 21:33)
A Luiza Erundina também passou por isso (insinuavam que ela era lésbica)e a Marta que botou uns "galhos" no Eduardo que perdeu o eixo, e a Capitú traiu ou não o Bentinho ??? Que coisa mais ridícula !!! Isso é critério para votar ou não votar em alguem ? Pìor do que isso só o famoso "Rouba mas faz".

Fabio Passos (13/10/2008 - 21:24)
Esta questão também é relevante agora que em São Paulo há comentários sobre a sexualidade de Kassab. Se Kassab é ou não é, em teoria, não é da conta de ninguém. Só que a questão é pertinente, não para tentar diminuir o sujeito, mas para questionar a hipocrisia daqueles que o apóiam. É o que há de mais reacionário no país. Inclusive o Estadão-Opus Dei do macacão anti-masturbação, o homofóbico inominável da quadrilha veja, a fsp e a rede globo que sempre tentaram vincular Marta com uma imagem de "libertina" que era contra os "valores família"... e agora hipócritas????

trombeta (13/10/2008 - 21:22)
Ouso discordar da maioria mas pra mim é importante saber os detalhes da vida de um candidato, não teria problemas em votar num gay mas jamais votaria num playboy do nipe do Aécio Neves p.e. O caso Kassab parece aquele que acontece quando se descobre um riquinho envolvido com tráfico de drogas, primeiro o espanto e depois a recomendação de que o problema desafia um tratamento psiquiátrico ou coisa do gênero. Se for pobre é cadeia direto... quanto barulho só porque o candidato da direita foi alvo de insinuação de ser gay, nossa que horror!!! se fosse com um pobre coitado seria a piada do dia...

Marco Antônio Leite (13/10/2008 - 21:09)
Quem nunca errou, ou brincou de médico ou fez troca-troca quando criança que atire a primeira pedra. Com raras exceções, quando jovem quem é que não fumou um cigarrinho do capeta, ou bebeu até cair ao chão. Se partirmos dessa premissa não terá ninguém que possa governar este país, pois ou é GAY, ou pedófilo, já algumas sapatão, tem muitos degenerados sexualmente entre outros anormais que são considerados humanos. Ademais, estamos esbarrando em muitos puritanos de mentirinha?

Lucas Cardoso (13/10/2008 - 20:58)
Sim, é fato que o tal do "PIG" tem o costume de ser parcial e à favor da revelação dos fatos da vida pessoal dos candidatos quando convém. No entanto, isso não é motivo para descer ao nível deles, mas para denunciar essas técnicas infantis, e demonstrar que estamos acima disso. Traficante no Rio tem o costume de matar gente, mas policial matando gente, como se vê, não resolve o problema. Usar as técnicas de nossos inimigos nem sempre é bom ou eficiente.

Josias (13/10/2008 - 20:51)
Realmente não falatava mais nada. Claro que é sempre bom saber com quem o prefeito dorme, já que ele é um homem público. Mas o danado é o Kassab achar que é invasão de privacidade. Também não vejo problema nenhum se ele dorme com mulher, com himem ou com ambos. mas ele vê. ÉR aíq ue a porca torce o rabo..

aldoluiz (13/10/2008 - 20:44)
Meu caríssimo Azenha isso não é paranóia não... Caramba! o mundo está entrando na marra com pouca ou nenhuma vazilina no NEW WORLD ORDER, leia-se ascenção do 4º Reich, http://br.youtube.com/watch?v=sSoYc7Yd3H0&feature=related e o fim das chamadas liberdades democráticas está em contagem regressiva, a internet está com os dias contados assista este filme e alerte seus leitores e amigos http://br.youtube.com/watch?v=diHHfxiGKo8&feature=related e nós aqui a falar do sexo dos anjos... Quando acordarmos desse delírio de política de fundo de quintal será tarde demais...
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!

Helenice Freitas (13/10/2008 - 20:42)
Fernando, ora me compre um bode, como bem disse Marta, é uma pergunta como outra qualquer!
E se ele for gay, por que se esconde no armário? Qual é o problema de ser gay? Preconceituoso é ele. Por que não asusme o que é? Poderia dizer que é um HETEROSSEXUAL ORTODOXO; que é BI; que é GAY. Mas saiu pela rabeira:
"O importante em relação a um candidato é o caráter. Se é solteiro, viúvo, divorciado, casado, se tem filhos ou não, é a vida pessoal de cada um. O importante é o preparo, a integridade"
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo,
reagindo à propaganda de Marta Suplicy (PT), candidata à Prefeita de São Paulo, que questionou no horário eleitoral se algum eleitor sabia se Kassab era casado ou tinha filhos.

Lorena Marques (13/10/2008 - 20:38)
NADA DE PRECONCEITO: É UMA PERGUNTA COMO OUTRA QUALQUER


'A decisão é do marqueteiro', diz Marta sobre propaganda
Em sabatina, petista admite que não viu propaganda que questiona vida pessoal e passado de Kassab

Andréia Sadi - do estadao.com.br


SÃO PAULO - A candidata do PT à Prefeitura de S. Paulo disse nesta segunda-feira, 13, que a decisão de retirar do ar propaganda na TV que questiona a vida pessoal de Gilberto Kassab não compete a ela e sim, a seu marqueteiro, João Santana. "Isso não compete a mim, tirar a propaganda da TV. A condução da campanha da TV o marqueteiro conduz, ele faz", disse em sabatina do jornal Folha de S.Paulo.


A petista disse que não chegou a ver a propaganda e foi avisada. "A decisão está na mão do marqueteiro, como Kassab disse que a dele também. Eu nem ouvi, eu soube, eu não vi a propaganda. Eu não sabia que ia para o ar", admitiu.

Marta disse ainda acreditar que não há insinuações de homossexualismo na campanha na TV. "É uma pergunta como outra qualquer".

Larissa Cantanhede (13/10/2008 - 20:36)
13/10/2008 - 19h17
Record contrata Luiz Carlos Azenha e Carlos Dornelles, informa Ooops!
Os jornalistas Luiz Carlos Azenha e Carlos Dornelles, ambos da Globo, foram contratados pela Record, informa a coluna Ooops! do UOL.

Atualmente, Azenha é correspondente em Washington e continuará nos EUA. Só não foi decidido ainda em qual cidade.

Já Dornelles será repórter especial no Brasil.

Marcos Hummel, Celso Freitas, Rodrigo Vianna, Paulo Henrique Amorim, Fabiana Scaranzi, Mauro Tagliaferri, Lucio Sturm, Silvestre Serrano são outros ex-globais, hoje na Record.

Fernando (13/10/2008 - 20:26)
Usar uma asneira do PIG pra justificar a asneira da Marta é admitir que eles venceram. Mais uma vitória do PIG demotucano contra contra a ética e seu baluarte político, o PT. Lamentável e medíocre essa postura.

Haertel (15/03/2008 - 18:17)
Azenha, concordo plenamente com o que diz o Cid e como você é do ramo, gostaria de lhe fazer algumas perguntas: O que rolava nas redações e bastidores da nossa mídia na época do fato? Você vivenciou ou tomou conhecimento de alguma determinação de não publicação/exibição de reportagem sobre o caso FHC X Mirian? Em qual empresa você atuava na época? Como funciona o ambiente jornalístico em tais situações?

Sergio Telles (15/03/2008 - 16:38)
A Globo achar que os EUA são democracia já é piada. Aliás, a Globo se achar em si é uma piada. Provavelmente esse deve ter sido mais uma daquelas colunas que saiam como "Opinião" e nunca vinham assinadas, que eram muito comuns no jornal (e acho que até hoje em dia saem de vez em quando). Excelente resgate desse golpe, belo trabalho de pesquisa, parabéns Azenha!

maria santos (15/03/2008 - 16:35)
E então, pq. o PT não quis partir para a baixaria, nesta eleição, deixou-nos 'nas mãos' de um psicopata. Os deslizes do bonitão das elites eram tão graves que denunciavam um desvio mental./////////////////////////////////////////////////
Nesse momento, em particular, o PT falhou. Ao agir assim, deixou o caminho livre para que os maiores crimes de lesa-pátria fossem cometidos pelo entreguista maquiavélico fhc[desgraçado!]. Tudo tramado, desde a candidatura do boy de Brasília. E assim, na calada da noite, os vampiros e sanguessugas, senhores das sombras e das desgraças, fizeram a festa.//////////////////////////////////////////////// As verdades escondidas a sete chaves, no maior complô já visto, bem armado pelos quatro poderes, começam a ser confessados pela boca que calou e abaixou a cabeça, como um cordeiro: do sr. itamar franco. Agora não precisamos mais, sr., a desgraça já aconteceu.[Ao me lembrar dos acontecimentos fico com raiva, muita raiva]. Ainda bem que é passado; mas que teima em querer voltar. XÔ!XÔ!XÔ!

Ivan Moraes (15/03/2008 - 15:32)
Stanley: a Nasper eh laranja, nao sei ainda de quem. Dulce Leao: voce eh otima, menina!

Messias Franca de Macedo (15/03/2008 - 14:42)
REDE GROBO & CIA!

Rede Grobo: TERRORISTA/GOLPISTA [e dane-se se incorri em pleonasmo!]. Antes um pleonasmo que ajuda a discernir e a potencializar o significado do que um mísero e abominável eufemismo!
IMPORTANTE: muito obrigado competente e impávido, conseqüentemente revolucionário, jornalista Luiz Carlos Azenha por nos resgatar a história. E mais: sim, a história tem que ser (re)vista, também, pelo espelho retrovisor - necessariamente. É premissa imperativa.
Aos que queiram refletir e fazer um juízo de valor, por favor, (re)lê: EDITORIAL PUBLICADO EM O GLOBO NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 1989, QUINTA-FEIRA, DATA EM QUE LULA E COLLOR TRAVARAM O DEBATE FINAL ANTES DO SEGUNDO TURNO, EM 17/12/89 [Acesso fácil em www.viomundo.com.br, seção você escreve, título do post: O direito de saber].

Messias Franca de Macedo
Conceituando democracia, segundo o império: Queremos petróleo, guerra; Queremos água, guerra; queremos guerra, guerra! Feira de Santana, pensando em instalar, imediatamente, bases antimísseis norte-americanos! As bases antimísseis, segundo a prefeitura, serão construídas com dinheiro público, óbvio! Os refúgios particulares receberão financiamento do erário %u2013 terão direito ao empréstimo subsidiado, os contribuintes que apresentarem declaração (confiável) comprobatória de renda mensal acima de 20 (vinte) salários mínimos.
NOTA: Como pode o povinho [poviléu, populaça, populacho...] estadunidense ser tão cretino?
NOTA: Como pode o povinho [poviléu, populaça, populacho...] estadunidense ser tão cretino?

Dulce Leão (15/03/2008 - 13:09)
Azenha, concordo com o texto...até cehgar aos dois últimos parágrafos...SÓ PODIA SER O MORDE E SOPRA DA GLOBO, PARA DEPOIS MANIPULAREM AS INFORMAÇÕES E SE PASSAREM POR SANTOS DO PAU ÔCO! Mas vamos lá.

O Caso de Ted Kennedy : Êle voltava de uma festa com uma secretária (que era sua namorada também), houve o acidente, e êle EVADIU-SE DO LOCAL, SEM PRESTAR ASSISTÊNCIA. Logicamente que a mulher dele saberia que estava acompanhado...isto é assunto DO CASAL. MAS A Mary Joe(?) MORREU! Isto sim é assunto público. NÃO IMPORTARIA PARA MIM, SABER SE NAMORAVAM...ISTO NÃO INFLUI EM UMA MORTE POR ACIDENTE. O RESTO É FOFOCA!

NA CAMPANHA DO LULA : APARECER UMA MULHER E DIZER O QUE A MÍRIAM DISSE, NÃO PODE SER LEVADO A SÉRIO. TEM UMA FILHA? TEM! e DAÍ? Iria comprometer a sua atuação como presidente? PROBLEMA DELE E DE D. MARISA.

SOBRE O COLLOR: FALAVA-SE A BOCA PEQUENA...TUDO. ATÉ CRIMES VENCIDOS E A VENCER...INTERESSAVA? SIM. Não foram divulgados pela mídia, e o LULA tomou a decisão certa de não usá-los, seria baixaria, mas a obrigação da imprensa de informar NÃO FOI FEITA. Se Collor pulava a cerca não era de MINHA CONTA, MAS SE TINHA CRIMES AÍ...SIM. QUE FOI FEITO DA JORNALISTA QUE COORDENAVA A CAMPANHA DO COLLOR? virou pocolé e derreteu a própria carreira. A última notícia que se tem dela é que mexe panelas em um bar em Sta. Tereza (Rio).

O filho de FHC, me interessa porque houve TROCA DE FAVORES PARA ESCONDER O FATO. Não me interesso pelo fato em sí.

Quando FHC foi escolhido para a presidencia pelo partido dele, não sei se você lembra, a D. Ruth pegou um avião e foi para Nova York, sem falar nada...êle foi buscá-la, ela temis que isto vazasse como a FILHA DO LULA, e criasse constrangimento. QUANDO CUSTOU ESTE SILÊNCIO PARA OS COFRES PÚBLICOS? SABEREMOS DAQUI A 30 ANOS, QUANDO O TOMÁS ENTRAR COM PEDIDO DE DNA CONTRA OS HERDEIROS PARA SER RECONHECIDO, COMO MUITOS FIZERAM.

Não aceito baixaria de expor vida particular, MAS NÃO ACEITO OMISSÕES SOBRE COMPORTAMENTO CRIMINOSO.

Torcí pelo Senador Renan Calheiros...querem pegá-lo e cassá-lo façam POR OUTROS MOTIVOS, NÃO POR MOTIVO QUE TODO SENADOR ESTÁ CARECA DE FAZER, PRINCIPALMENTE OS NORDESTINOS...ONDE TODO AFILHADO NA FAZENDA, É FILHO BASTARDO COM UMA EMPREGADA DA CASA. POLÍTICO NORDESTINO DIZ...É TUDO AFILHADO... MENTIRA, É TUDO FILHO NÃO RECONHECIDO! QUE OS SENADORES NÃO QUEIRAM DAR UMA DE VESTAIS, PORQUE ESTÃO MAIS PARA VENAIS. O PROBLEMA DO RENAN VAI CUSTÁ-LHE CARO...MAS ESTE PREÇO QUEM LHE COBRARÁ É A MULHER DELE...NÃO EU!. Detesto o THE SUN, e espero que não prospere no Brasil, pelo menos em meio a assuntos sérios como política. \senão...daquí a pouco vou procurar "CARAS" PARA ME "INFORMAR", hahahah

Para Maria Santos (15/03/2008 - 12:06)
Maria à época a cúpula do PT tinha muita munição, o caso Aracely, fotos de baiana e 'farinha' em festas comprometedoras, mas agiu acertadamente, agiu com ética e manteve o debate no campo político. E muito embora esta postura hoje seja vendida na novela global pela moça burguesinha que quer ganhar a eleição do centro acadêmico de modo ético, sem revelar 'os podres' do concorrente, na vida política seria bom que isso fosse a regra.
A campanha do PT poderia ter feito se quisesse um escândalo tamanho, uma só fotografia desmoralizaria o candidato, mas não fizeram, ainda bem, ganhar eleição assim, não garantiria o apoio popular que o Lula tem hoje, não valeria a pena.

Stanley Burburinho (15/03/2008 - 10:58)
O silêncio sobre o filho do FHC com a Míriam Dutra custou para o país a brecha que o FHC abriu na Constituição para permitir a entrada de até 30% de capital estrangeiro o que favoreceu a Editora Abril que estava quase falida e teve uma recuperação com a entrada de capital sul-africano do Grupo Naspers que apoiou o apartheid e com a entrada de capital venezuelado do Grupo Carmona/Cisneiros, da Opus Dei, que derrubou o Chávez em 2002.

Na época, o FHC liberou um empréstimo bilionário do BNDES para as Organizações Globo para que nada fosse divulgado sobre o caso.

FHC exigiu das Organizações Globo que fosse dado emprego para um compadre do seu filho Paulo Henrique Cardoso. O tal compadre que fracassou em tudo o que tentou fazer na vida é padrinho de uma das filhas do PHC com a Ana Lúcia Magalhães Pinto, herdeira do falido Banco Nacional. O nome do tal compadre é Arnaldo Jabor.

Abraços em todos.
Stanley Burburinho.

Leider Lincoln (15/03/2008 - 09:27)
Azenha: concordo com as considerações do Cid Elias; aliás, era o que você queria: pôr-nos a refletir... Parabéns!
Leandro: um preview por favor!

Arilo (15/03/2008 - 08:45)
Nunca li nada tão hipócrita na minha vida. Que coisa descarada!

waleria (15/03/2008 - 07:04)
O filho de FHC? E a vida privada de Serra, Aécio, Virgilio...?

Cid Elias (15/03/2008 - 02:25)
Grande Azenha! Em relação ao filho bastardo do fhc com a repórter da grobo, a sensação que tive desde o instante que li pela primeira vez aquela aula de jornalismo, leia-se a reportagem do Mylton Severiano, isto em 2003, foi de ter levado uma punhalada nas costas. A gravidade para mim não estava no fato em si(o adultério), mas no porquê do silêncio ensurdecedor ouvido desde então em TODOS os meios de comunicação nativos, exceto a Caros Amigos. Tenho convivção que este SILÊNCIO nos custou BILHÕES, ou alguém seria capaz de pensar na possibilidade de ter sido "free of charge"? Azenha, me responda com sinceridade: estou delirando? Passei a divulgar a referida matéria, também a cobrar explicações dos prováveis "agraciado$ com o polpudo cala-boca", ou seja, à imensa maioria dos jornalistas, colunistas e outros istas. Te pergunto se é delírio, porque 99,9% dos que navegam na rede e compartilham idéias semelhantes às minhas, relevam o fato, acham que sou paranóico ou que tenho obsessão pelo tema...Não levam em consideração que o filho "extra" do fhc com a Mirian Dutra, nasceu meses antes dele ocupar a presidência pela primeira vez. Exercício hipotético: digamos que a mídia tivesse detonado na reta final da primeira campanha do fhc, a bomba Tomás Dutra "Cardoso", da forma como detonou a decisiva bombinha-Lurian contra o Lula em 1989 - bombinha porque à época, o Lula era solteiro - o que teria acontecido? A(NÃO)bomba Tomás poderia, repito, PODERIA ter implodido a candidatura fhc em 1993, consequentemente não teríamos visto sua reeleição COMPRADA quatro anos depois. Sempre no campo hipotético concluo que, caso a mídia grande tivesse praticado jornalismo de verdade, o fhc poderia não ter sido eleito duas vezes, portanto não teria feito o que fez: o Brasil NÃO teria entregue mais de 70% do seu(DO NOSSO) patrimônio, vendido a preço de banana em fim de feira - SEM permissão dos DONOS; o Brasil NÃO sofreria o aumento brutal da carga tributária - de 25,5 pra 35% do PIB; o Brasil NÃO teria multiplicado sua dívida em mais de dez vezes; o Brasil NÃO saberia o significado do termo APAGÃO!; etcetcetc.

Lider Lincoln (14/03/2008 - 23:12)
E o fato de o Serra não ter curso superior? De ter feito mestrado e doutorado no estrangeiro mas nunca concluído o curso superior aqui no Brasil, não divulgam não? O povo tem o direito de saber; e a ligação Alckmin e Opus Dei? E a proteção que Arthur Virgílio deu a exploradores d emenores? Cadê coerênciaaaaaaaaaaaaa!!!

maria santos (14/03/2008 - 22:53)
Uma fase deprimente, para os eleitores de Brasília. Sabíamos dos antecedentes desabonadores do candidato da elite. Histórias do arco da velha corriam à meia boca e não entendíamos o 'PQ.' nada era ventilado na mídia....o falso brilhante ganhou as eleições. Ai que raiva! E então mais tarde, a corja que o elegeu o tirou de lá. Ficamos sabendo do grande golpe aplicado em todos nós por estes canalhas que saracoteiam, até hoje por aí, nos bastidores do Poder, amparados por esta mídia venal, comprometida e desleal. E tem candidato por aí, que participou desta aberração, querendo se eleger nas próximas. Atenção!

Antonio Arles (14/03/2008 - 22:42)
Eu quero saber quando eles vão falar do filho de FHC com a jornalista da Globo. Será que os polpudos recursos do BNDES - fundamentais para tirar a Globo do buraco, junto com a não democratização das outorgas de TV - para recuperar a Globo não fizeram parte do pacote de transferência da jornalista para a Europa?



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design