VIOMUNDO

Nassif: A última carta de Moro-Gilmar de atuar politicamente através da Justiça

16 de fevereiro de 2016 às 10h06

moro_gilmar

O último lance de Moro-Gilmar

ATUALIZADO EM 16/02/2016 – 09:26

Luis Nassif, no GGN

Nos últimos dias, o juiz Sérgio Moro explicitou de vez seu ativismo político.

1. Manteve um fluxo interminável de vazamentos contra Lula, em relação ao tal tríplex de Guarujá e o sítio de Atibaia.

2. Quebrou “inadvertidamente” o sigilo que a própria Polícia Federal solicitava para a ampliação das investigações sobre o sítio, a fim de não interromper o fluxo de vazamentos.

3. Mandou deter funcionários da Murray, empresa controlada pela Mossack Fonseca, lavanderia panamenha, em nome da qual estavam vários imóveis do edifício Solaris de Guarujá. Quando se soube que a Murray detinha o controle também da mansão dos Marinho, das Organizações Globo, em Paraty, foram soltos imediatamente e o assunto morreu.

***

Essas preliminares são importantes para se analisar os antecedentes de sua decisão de “oferecer” ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) três delatores visando incriminar o Caixa 1 da campanha de Dilma Rousseff.

***

Esse jogo estava desenhado desde novembro de 2014, logo após o encerramento das eleições.

No dia 18 de novembro de 2014, alertado por fonte altamente informada, publiquei o post “Armado por Toffoli e Gilmar já está em curso o golpe sem impeachment” (http://bit.ly/1TjVrfU).

Lá, explicava que o processo de impeachment exigiria 2/3 do Congresso a favor. Já a rejeição das contas impediria a diplomação A estratégia de Toffoli e Gilmar consistiria em trabalhar o conceito de irregularidade no caixa 1.

“Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe”.

***

No dia 21 de novembro, Gilmar montou uma operação de guerra para analisar as contas de Dilma, inclusive digitalizando todos os recibos e colocando na Internet, confirmando o que antecipara.

No dia 22 de novembro, sob o título “Juiz Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment”(http://bit.ly/1PNqts6) relatava o segundo passo da operação, a decisão de Moro de estender a quebra de sigilo das empresas de Alberto Yousseff até 2014.

Nos dias seguintes, Moro e a Lava Jato trataram de abastecer a imprensa de notícias insistentes sobre o Caixa 1 visando preparar o clima para a votação final no TSE.

No dia 25 de novembro, por exemplo, o pessoal de Moro vazou para o Estadão uma tal “Operação Apocalipse”, um executivo da Galvão Engenharia teria feito em junho desembolso a emissário da Petrobras. Informava que, segundo Paulo Roberto Costa, o dinheiro ia para Renato Duque que repassaria parte para o PT.

***

Por aqueles dias, advogados de empreiteiros acusaram Moro de estar ocultando o nome de políticos mencionados nas delações, visando manter o controle sobre aspectos políticos da operação.

No dia 26 de novembro Moro veio a público defender-se da acusação. Admitiu que crimes de agentes políticos eram da alçada do STF e sustentou que se limitava a apurar “crimes licitatórios, de lavagem e, quanto à corrupção, apenas de agentes da Petrobras”.

***

Por pouco Gilmar não logrou emplacar a tese do Caixa 1.

Já tinha assegurado 3 votos a favor quando Luiz Fux, o esperado quarto voto, refugou. Sem ter maioria, Gilmar acabou votando pela aprovação das contas com ressalvas.

Gilmar não desistiu. No dia 30 de agosto de 2015, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot arquivou pedido de Gilmar para investigar duas prestadoras de serviços da campanha de Dilma.

Janot alegou “a inconveniência” da Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral se tornarem “protagonistas exagerados do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores”, demonstrando ainda preocupação de haver judicialização exagerada capaz de atrapalhar as condições de governabilidade do país.

***

Agora, Moro joga a última grande cartada, com essa proposta de transformar o TSE em um tribunal criminal, para ouvir depoimentos de presos da Lava Jato.

Comprova que a Lava Jato virou o fio e se despiu das preocupações de aparentar uma postura neutra.

***

Por já ter virado o fio, provavelmente será a última tentativa de Gilmar Mendes e Moro de atuar politicamente através da Justiça.

Superado mais esse movimento, espera-se que volte uma relativa normalidade política para que o governo comece a governar e a oposição a fazer a crítica política – como ocorre nas democracias maduras, e não nas republiquetas de Terceiro Mundo.

Leia também:

Testemunha diz que Mossack Fonseca tinha “estoque de offshores”

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
Ex-Ministra-Igualdade-Racial-Luiza-Bairros-morre-cancer-pulmao_001-850x566
26 - jul 0

Fátima Oliveira: Luíza Bairros, obrigada pela turronice e teimosia!

Estilão inconfundível e o Dia da Mulher Negra

viviany_beleboni
14 - jul 1

Patrick Mariano: A comovente Balada de Gisberta

Violência homofóbica mata e fere

 

15 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mauricio Gomes

16/02/2016 - 18h26

Quero saber quando o PT terá coragem de pedir o impeachment do Gilmau Mentes, o bandido de toga.

Responder

    Mauricio Gomes

    16/02/2016 - 20h39

    Está na hora de termos a nossa queda da bastilha, como na Revolução Francesa de 1789. Temos que derrubar esse judiciário corrupto e conservador, bem como o PIG e seus lacaios. Alguns, como o porco beiçudo do STF, o juizeco fascista de CÚritiba e as famiglia$ que controlam o PIG, merecem ter o mesmo fim que o infame Marquês de Launay.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_da_Bastilha

Messias Franca de Macedo

16/02/2016 - 17h21

Gilmar Mendes representa a elite mais predadora do mundo
A Casa Grande lhe dá cobertura
Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Bst2LY5Myd0

Responder

Messias Franca de Macedo

16/02/2016 - 17h13

Exclusivo! Triplex dos Marinho tem sócios ligados à corrupção da Fifa

Por conspícuo e impávido jornalista Miguel do Rosário
16/02/2016
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2016/02/16/lava-jato-triplex-dos-marinho-tem-socios-ligados-a-corrupcao-da-fifa/#comment-167939

Responder

Urbano

16/02/2016 - 16h52

Feitos, espalhados e juntados…

Responder

Messias Franca de Macedo

16/02/2016 - 16h20

[MAIS NITROGLICERINA PURA NO COLO IMUNDO DOS CRIMINOSOS MARÍN(HO) “DO RIO CENTRO DE PARATY”!

Tremeis, nazifascisterroristas &$ golpistas de meia tigela IMUNDA!
Mais um ‘Tijolaço’ do conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito vem aí!
Aguarde somente alguns minutinhos!
Entenda

#########################

(…)
A descoberta de que a mansão dos Marinho em Paraty, construída em área proibida e objeto, por isso e outras coisas, de um processo judicial pertence – oficialmente – a uma empresa “agropecuária”, 90% de propriedade de um grupo panamenho e outros 10% pertencentes a uma senhora que vive em um modesto apartamento no Grajaú, baixo da Zona Norte do Rio.
Já a localizei, mas como ela tem 70 anos, parece apavorada e é apenas uma “laranja” neste esquema, ainda preservo sua identidade, apesar dos xingamentos que me dirigiu ao telefone. Só depois de ter documentos que comprovem que continua sócia da empresa ela passa a ter relevância, porque também responde pelas ilegalidades cometidas.
[E atenção, canalhas (mega)corruptos!]
Volto a postar em seguida sobre o assunto…
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/desenhando-fica-mais-facil-entender/comment-page-1/#comment-254980

Responder

Messias Franca de Macedo

16/02/2016 - 15h56

COLABORAÇÃO ‘NÃO PREMIADA’ OBJETIVANDO ABASTECER *O ÚLTIMO LANCE DE MORO-GILMAR

[*O último lance de Moro-Gilmar
TER, 16/02/2016 – 07:13
Por conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif
(…)
FONTE (LÍMPIDA!): http://jornalggn.com.br/noticia/o-ultimo-lance-de-moro-gilmar#comment-844559 ]

Dileto(a) leitor(a), o matuto que vos escreve “acaba de encaminhar termos de ‘delação não premiada’ [Risos] à dupla golpista Moro-Gilmar”!
Os termos da declaração:
Dupla golpista Moro-Gilmar já que os senhores estão diante do último traque (sic) “cheiroso”, recomendo repassar ao PIG a seguinte treta,
para ser publicada em ‘manchetonas’ em letras garrafais:
‘Lulinha, proprietário da Friboi, comprou ilha do apresentador Luciano Huck.’
[Lavagem de dinheiro, crime ambiental, grilagem de terras, etc., etc., etc.]
O texto deve informar ainda que o ‘japonês da Federal’ já se deslocou para a mansão do Lulinha, esperando, apenas e tão somente, o recebimento das algemas exclusivas (idem sic), as quais estão sendo, pacientemente (ibidem sic), esmerilhadas pelo “supremo juiz” Sérgio Moro!
Para rechear o documentário, as algemas do Lulinha receberão um acabamento especial, compatível com o cenário maravilhoso do ‘Jornal Nacional’!
‘O Bonner da Fatinha’ estará consagrado!
O Ali Kamel “nem se fala”!
Finalmente, é só ‘vazar’ depoimentos colhidos de vizinhos(as) fofoqueiros(as) – e, de preferência, dado a certos mimos e outros agrado$$$ -, e “pimba na gorduchinha”!
Segue em anexo *o vídeo que deverá balizar “as [providenciais!] investigações jornalísticas” do PIG.
De antemão, desejo felicidades aos senhores e seus colaboradores na mais esta ‘fabulosa’ empreitada golpista!

*[O vídeo que deverá balizar “as [providenciais!] investigações jornalísticas” do PIG.
https://www.youtube.com/watch?v=mgDw_vNp8SY

Assina, ‘matuto bananiense’ “a serviço do ‘braZ$&l'”!

Messias Franca de Macedo – ‘matuto bananiense’!
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas!

Responder

Trazibulo Meireles de Souza

16/02/2016 - 14h03

Esse juiz Moro juntamente com Gilmar Mentes são muito descarados a ponto de quererem retirar o poder genuíno e soberano do povo na democracia. São mesmo os juizes-ditadores, a farda substituindo a emporcalhada toga. Cadê o triplex do Marinho, Moro? E os HCs para soltar o médico estrupador, Gilmar?

Responder

Bacellar

16/02/2016 - 13h18

Não é possível que não exista algum tipo de mecanismo legal para afastar um juiz que sistematicamente se demonstra parcial e atropela o direito ditatorialmente dessa forma.

Responder

marilamar

16/02/2016 - 11h31

VAMOS PRA RUAS, VAMOS A BARRA FUNDA, VAMOS DEFENDER O LULA, VAMOS AS RUAS…..CONTRA O GOLPE BRANCO!!!!
O Moro, Gilmar, Toffoli, Aecio, Fhc, Cunha, Temer, Serra, Alckmin e todo PSDB estao desesperadamente tentando o GOLPE HONDURENHO, já que o GOLPE PARAGUAIO nao deu certo? VAMOS PRA RUAS, VAMOS PRA BARRA FUNDA, VAMOS DEFENDER O LULA, VAMOS PRA RUAS, DIZENDO FORA REDE ROUBO, FORA!!!
PorquÊ os promoBBB da Veja e da Rede Roubo do VazaJato do tucano MORO nao vao ao sitio do FHC lá em IBIUNA??? é mais perto que o seu APÉ chule mais rico da França? Porquê policia FEDE……GERAL chupa graos dos Marinhos!!!! Nao prende o Alckmin, ladrao de Merenda, Agua, Luz, Escola Publica?
Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara, Senado Federal e no Judiciario estao aprovando leis e processos que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO e a Midia Corrupta, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. E os corruptos e corruptores do PSDB, DEM, PPS, PV, SD, parte podre do PMDB que já foram denunciados pelos delatores e com provas materiais vinda da Suiça( lá existe uma CORTE DE JUSTIÇA) continuam soltos, roubando e rindo do POVO BRASILEIRO, por ter proteção 24 horas por todos os dias do JUDICIARIO, MIDIA CORRUPTA e os mafiosos da MAÇONARIA, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos brasileiro a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para todo o Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, ACORDA POVO BRASILEIRO..pegaram os Marinhos da GLOBO na VAZAJATO e o Morotucano esta escondendo, assim como fez na CPMI DO BANESTADO, nas 3 delaçoes contra o AECIO, na tarja preta do SERRA que a policia FEDE…geral fez, e etcs….

Responder

Maria Dolores de Fatima Silva

16/02/2016 - 11h27

Esse Juiz tá pensando mesmo q nós todos somos um montão de iditas q temos q acreditar nas palavras de Deus…. É bem assim: o dinheiro da campanha de Dilma e do Pt é propina viu cambada de idiotas, mas o dinheiro dos outros partidos citados por vários delatores, inclusive do PSDB foi ungido por todos os Santos, apesar de vindo das mesmas empresas. Até quando esse povo vai zombar da nossa cara? Alguém se habilita a me responder?

Responder

Deixe uma resposta