Na Bahia, TV e Ibope deixam petista fora de simulação em pesquisa

Tempo de leitura: 4 min

rui_costa

Rui Costa, do PT, limado da pesquisa por não aparecer com 10% de intenções de voto

Nova Ibope exclui Rui de cenário do segundo turno

do Política Livre, sugerido pelo Charles Carmo, publicado ANTES de sair o resultado

A terceira pesquisa Ibope/TV Bahia sobre a sucessão estadual que será divulgada nesta quarta-feira, dia 27, só apresenta como cenário para um eventual segundo turno no Estado uma hipotética disputa entre os candidatos do PSB, Lídice da Mata, e Paulo Souto, do DEM, excluindo do páreo o candidato do PT, Rui Costa.

É o que se deduz da pergunta de número seis do questionário. “E se a eleição para Governador da Bahia tiver um SEGUNDO TURNO, em quem o(a) sr(a) votaria se tivesse que escolher entre: (LEIA ALTERNATIVAS 1 E 2 – FAÇA RODÍZIO A CADA ENTREVISTA) 1 ( ) Lidice da Mata 2 ( ) Paulo Souto 7 ( ) Nenhum/ Branco/ Nulo 8 ( ) Não sabe 9 ( ) Não respondeu”, é a questão apresentada aos entrevistados.

Nos dois levantamentos anteriores (de julho e maio), Lídice e Souto aparecem com os mesmos percentuais em segundo e primeiro lugar, respectivamente. Souto tem 42% e Lídice, 11%, enquanto Rui surge com 8%, um ponto a menos que no levantamento anterior, de maio.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-00013/2014 e está sendo realizada desde o último dia 23 até a data da divulgação pela emissora. Ao todo, 1008 pessoas serão entrevistadas. A pergunta sobre o segundo turno é a sexta de um questionário com 15 questões. A pesquisa foi contratada ao Ibope pela TV Bahia ao custo de R$ 62.324,64.

Uma outra pesquisa foi registrada no TRE sobre a sucessão estadual. Ela pertence ao Instituto Sensus. São mil entrevistas em sete regiões, abrangendo 56 municípios, entre os dias 25 e 28 de agosto. O Sensus não informou a data de divulgação. Procurada, a representação do Ibope na Bahia, não soube confirmar se a pergunta nº 06 do candidato exclui o candidato Rui Costa.

PS do Viomundo: A TV Bahia, retransmissora da Globo, é ligada a ACM Neto, que apoia Paulo Souto. O PT tentou impedir na Justiça a divulgação da pesquisa, mas não conseguiu.

*****

Agora vejam a desculpa do Ibope para não incluir mais duas perguntas na pesquisa, simulando segundo turno entre Paulo Souto x Rui Costa e Lídice da Mata x Rui Costa:

do Bahia Notícias:

Quarta, 27 de Agosto de 2014 – 12:40

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto. Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.

O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%. Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%.

O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.

PS2 do Viomundo: Estas regras definidas por emissoras de TV a partir de resultados de institutos de pesquisa são altamente questionáveis, especialmente quando se trata da inclusão ou não de candidatos em debates. Sobre a cobertura televisiva, o PT paulista protestou contra as regras definidas pela TV Globo de São Paulo, que deixou Alexandre Padilha de fora utilizando critérios arbitrários.

Em outras palavras, as emissoras agem como se fossem donas do espectro eletromagnético. No debate presidencial da Band, por exemplo, Boris Casoy e José Paulo de Andrade fizeram perguntas que, em si, continham críticas ao governo Dilma.

No Maranhão, o entrevistador da TV Mirante, que retransmite a Globo e pertence à família Sarney, fez perguntas que pareciam até encomendadas pelo patrão Sarney, ao candidato comunista Flávio Dino.

Finalmente, William Bonner, garoto-propaganda da antipolítica, age de forma imperial diante de candidatos como se ele mesmo fosse disputar o Planalto. A respeito, leiam o Venício Lima.

Leia também:

Seringueiro que atuou com Marina diz que ela privatizou a Amazônia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente. O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x) Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

FrancoAtirador

.
.
quinta-feira, agosto 28, 2014
Portal Jaguarari

Rui ironiza pesquisa que ignora seu nome no 2º turno‏

O candidato do PT a governador, Rui Costa, ironiza o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira (27), que, inusitadamente, simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugar.

“O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.

Além do mais, lembra ele, “a emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia”,
para completar:
“Alvoroçados com a aberração que produziram, fizeram a divulgação no telejornal do meio dia para conseguir incluir os dados no horário gratuito da noite”, disse.

“Se esperassem até o noticiário noturno, como sempre fizeram, só poderiam usar os dados no horário gratuito da próxima sexta-feira”.

Em relação à pesquisa da Babesp, Rui ressalta que apresenta um quadro mais próximo daquele que ele e seus companheiros de chapa – Otto (senador) e João Leão (vice-governador) – observam nas ruas.

“Mas pesquisas refletem um momento apenas. É nas ruas que enxergamos a vontade do povo de ver a Bahia mudar mais e melhor e não voltar para o passado de atraso, com saúde sucateada, estradas esburacadas e servidores maltratados, ganhando menos que o salário mínimo”, fala.

Rui afirmou, ainda, que a forma calorosa como ele tem sido recebidos durante as Caravanas 13, que já percorreu cerca de 100 municípios, mostra que há motivos reais para manter a certeza de que ganhará a eleição no primeiro turno.

A pesquisa do Ibope será contestada pela coordenação jurídica da Coligação Pra Bahia Mudar Mais.

O advogado Adriano Soares argumenta que não existe justificativa técnica para excluir Rui da sondagem de segundo turno e que pesquisa eleitoral é mera expectativa, uma projeção de intenção de voto.

“A lei eleitoral determina tratamento igualitário. Vamos tomar medidas contra a TV Bahia e o Ibope por prática de fraude e propaganda eleitoral disfarçada”, afirmou o advogado Adriano Soares.

(http://www.portaljaguarari.com/2014/08/rui-ironiza-pesquisa-que-ignora-seu.html)
.
.

Franxaba lima

O POVO ACREDITOU ELEGEU O PT EM VÁRIOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO E TAMBÉM POR TRÊS VEZES À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, AGORA SE ELE PRÓPRIO SE AFUNDA AQUI, ALI E ACOLÁ, PACIÊNCIA, CONTINUAREMOS SOBREVIVENDO CONFORME ANTES DE PT EM GOVERNO. BOLA PRA FREEEEEEEENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauro Assis

Graças à desastrosa administração do Jaques Wagner na Bahia, o PT tem que se conformar com a irrelevância por lá. Simples assim.

Mardones

Foi nisso que deu fazer uma CONFECOM e não levar a debate os resultados das audiências. Ou seja, o PT está colhendo a governabilidade que plantou durante 12 anos fugindo da luta de classes. Se perder a eleição presidencial não poderá culpar o PIG, pois o alimentou com fartas verbas dos reclames do BB, CEF e BNDES.
Pior para o Brasil que poderá regredir aos anos de FHC e seu compromisso com os rentistas. O que representou desemprego, desinvestimento, privatizações e engavetamentos de investigações jamais vistos desde a CF/88.
O PFL destruiu o PSDB. O PMDB está fazendo o mesmo com o PT. Se esta aliança não for reavaliada com exigências de algumas contrapartidas (reforma tributária, Lei de médios), todo o partido será arrastado para a vala comum que grassa na política nacional.

    Mário SF Alves

    Infelizmente, com o coração partido e com a alma transpassada pela tranversalidade da retórica-cauda-de-taruíra da anti-política marinosilvista, tenho de concordar.
    __________________________________
    Hospedeiros, vírus e transgênicos de todos os gêneros e monsantos: uni-vos! É a vez do tudo ou nada, CQC, de novo, mais um corriqueiro capítulo da espetacularizado do tudo [só] contra o PT.

L@!r M@r+e5

Cadê a Ley de Medios? Culpa do PT.

FrancoAtirador

.
.
A DITADURA DA IMPRENSA TRANSFORMOU AS ELEIÇÕES

NUMA ZORRA DO CAPITAL ECONÔMICO-FINANCEIRO

A Ditadura da Globo nas eleições se revela no Piauí

A Ditadura da Imprensa para influenciar o resultado das eleições
está explícita nas regras impostas pela TV Clube no Piauí

Por Lourdes Melo, na Causa Operária

Além das restrições e burocracia para o registro e manutenção
das candidaturas impostas pela Justiça Eleitoral brasileira,
os partidos pequenos e sem representação parlamentar
enfrentam a Ditadura da Imprensa capitalista
que de todas as maneiras tenta tirar [do ar] evidências
de suas candidaturas, favorecendo os partidos burgueses.
É o que temos visto nas eleições no estado do Piauí…

(http://www.pco.org.br/eleicoes/a-ditadura-da-globo-nas-eleicoes-se-revela-no-piaui/ajea,j.html)
.
.
Esse tipo de discriminação aos partidos menores pela Mídia Empresarial,

que atenta contra a Pluralidade Política, cerceando a Liberdade de Expressão,

vem há décadas ocorrendo e sendo anunciada sob diversos pretextos falsos.

As Empresas de Comunicação e os Prostitutos de Pesquisa a elas vinculados

evidentemente não confessam os motivos reais dessa deliberada exceção imposta:

O principal objetivo dos Empresários de Mídia é o Lucro que advém do tempo disponível nas Redes de Rádio e Televisão para propaganda comercial dos patrocinadores, assim como do espaço reservado aos anúncios nos jornais e revistas impressos.

Dessa forma, a Mídia Empresarial só dará exposição nos Meios de Comunicação a políticos ideologicamente identificados com tal propósito, que poderão proporcionar, no exercício de cargos executivos ou parlamentares, vantagem financeira futura.

Na Mídia Capitalista, mais que em qualquer outra Empresa,
Tempo é Dinheiro. E Espaço também.
.
.

marcosomag

Com a palavra, HIBernardo.

Leo V

Marcelo Freixo, ontem, na Alerj, numa fala forte para ser ouvida inteira e divulgada, sobre o caso Rafael Braga Vieira, preto, pobre, analfabeto, condenado a 5 anos de prisão por carregar uma garrafa de Pinho Sol e outra de água sanitária.

O único condenado nas manifestações de junho do ano passado. Freixo explica porque se trata de uma injustiça histórica.

https://www.youtube.com/watch?v=ZUmm8YOfGyA

Léo

Digo tetas

Léo

Por que a Dilma e Governadores do PT, não usam o mesmo criterio para destinar verbas publicitarias para TV Globo?

Democratização dos recursos de publicidade Já

Vamos cortar as tedas para a Rede Globo.

    Jairo Junior

    Léo você tem toda a razão, é duro, mas, duro mesmo, ver uma propaganda do Banco do Brasil, Petrobraz, etc, inserida em uma novela, ou jogo de bola ou noticiário na Globo acho eu que é um desrespeito ao consumidor.

Deixe seu comentário

Leia também