Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

MIGUEL DO ROSÁRIO FRITA MIRIAM LEITÃO NO ÓLEO DO DIABO

Atualizado em 11 de outubro de 2008 às 15:03 | Publicado em 11 de outubro de 2008 às 14:58

por Miguel do Rosário, no Óleo do Diabo

Miriam, a louca

Durante toda minha vida convivi com o medo da loucura. É uma coisa de família, uma paranóia horrível. No entanto, nunca surtei, nunca perdi um milímetro de minha lucidez. Devo ter perdido alguns milhões de neurônios com bebedeiras, ok, mas não faz tanta diferença para o conjunto de aproximadamente 14 bilhões de neurônios com que nasci, segundo a ciência. Convenci-me, por fim, que não era louco, nunca fui, embora não possa assegurar que nunca serei. Em momentos de depressão, todavia, a paranóia insiste em voltar. Hoje descobri quão ingênuo tenho sido. Doida é a Miriam Leitão. E se uma louca como ela pode ser a principal colunista econômica do país, eu, se eu for louco (e o Frank Sinatra dizia que todos o somos), também posso ter minhas ambições. Leiam a matéria abaixo:

O peso da máxi

Já é maxidesvalorização. De 26 moedas emergentes, o real foi que mais perdeu: 35%. Desde agosto, se a conta do PIB for feita em dólar, é como se o Brasil tivesse perdido US$ 309 bi. Parte é efeito dos derivativos dos exportadores, um problema que ninguém sabe a dimensão. Um exportador me disse o seguinte: “O BC pede serenidade como o capitão do Titanic mandava a orquestra tocar."

O Banco Central fez ontem várias operações no mercado de câmbio e não reduziu a pressão do dólar. Quanto mais o dólar sobe, mais os exportadores que fizeram operações especulativas com câmbio perdem dinheiro.

— O exportador estava apostando a favor da moeda brasileira. Quem está ganhando dinheiro são os bancos estrangeiros. Além disso, os exportadores não estão conseguindo se financiar para produzir; a exportação vai parar — disse o presidente de uma das maiores empresas brasileiras.

O BC, segundo me garantiu ontem um dos seus dirigentes, não tem qualquer compromisso em defender a queda do dólar. Não está fazendo leilões para evitar que o dólar suba, mas sim para suprir a falta das linhas de crédito internacionais para o comércio. O problema é que não tem adiantado.

Nathan Blanche, especialista em câmbio, acha que o BC tem que vender dólar líquido, em operações direcionadas aos exportadores. Com mais oferta, o dólar pode cair, reduzindo a cotação e o prejuízo das empresas.


Leram? Acreditam nisso? Durante seis anos, a senhora PIG vociferou contra o dólar baixo, dizendo que as exportações brasileiras seriam fortemente prejudicadas. Fazia, sistematicamente, previsões catastróficas para a balança comercial, que, segundo ela, não resistiria ao câmbio desfavorável. Os números sempre contradiziam suas previsões. O Brasil ampliou e ainda vem ampliando suas vendas externas mesmo com moeda forte. A razão é a enorme diversificação de nossos produtos, e a melhora da qualidade deles. Em muitos setores, como carnes, autopeças e aviões, produto brasileiro é sinônimo de excelência e o mundo aceita pagar um pouco mais caro.

Mas, como todos sabem, exportadores ganham em dólares. Quando o dólar cai, portanto, eles perdem. Eles têm resistido, nos últimos tempos, através do aumento da produtividade e redução de custo. Agora, com essa disparada do dólar, a senhora PIG quer nos convencer, na contra-mão de tudo que afirmou por anos a fio, que os exportadores terão prejuízo com a alta do dólar e cita empresários que teriam "especulado" com o câmbio.

Ora, senhora PIG, no mercado cambial existem diversas ferramentas para evitar riscos com o câmbio. São os chamados hedge, onde você faz um seguro para evitar sustos com dólar baixo ou alto. Os exportadores prudentes fazem hedge, os especuladores especulam. Há séculos que exportadores brasileiros que especulam com o câmbio acabam quebrando uma hora ou outra. Com isso, surgiu uma classe de empresários que prefere dispensar o lucro fácil e arriscado e fazer negócios de maneira mais segura e estável. Não se trata apenas de capitalismo, mas da própria vida. De valores. Concorrência. Pegue dois empresários que competem no mercado de exportação de um determinado produto. Um deles especula e procura, com o lucro, prejudicar seu concorrente, que não especula e, por isso, não pode oferecer os descontos que o outro oferece aos clientes. Quando ocorre uma crise cambial que dá prejuízo ao especulador, há uma justiça. No fundo de todo movimento, há uma justiça, uma busca pelo equilíbrio. A senhora quer defender os especuladores? E ainda afirmar que os exportadores estão perdendo dinheiro com o dólar alto? Ora, o dólar está pouco mais de R$ 2. Há seis anos era R$ 4!!!! O exportador que não especulou, ao contrário, poderá ganhar muito mais com o dólar alto, pela razão óbvia de que o preço de seu produto é cotado em dólar.

A ideologia vendida por nossa mídia é estarrecedora. Dinheiro para melhorar salários e assistência social é considerado "aumento de gastos". Mas sempre que o governo acena com empréstimos paternalistas (ou mesmo doações, sob o título de pacote anti-crise sistêmica), os mesmos colunistas e editorialistas reagem com indisfarçável entusiasmo.

E ontem (ou anteontem) Arnaldo Jabor comete mais uma fraude jornalística. Diz que o governo Lula não se preparou para a atual crise financeira americana. Naturalmente, sob patrocínio da família Marinha, usa o palanque para fazer propaganda ideológica do PSDB e do governo FHC. O país, sob a tutela de FHC, acumulou uma trilionária dívida pública externa e interna quase inteiramente atrelada ao dólar. Se a crise fosse hoje, o Brasil, literalmente, teria sua espinha dorsal rompida. Lula não só pagou inteiramente a nossa dívida externa, como desdolarizou a dívida pública interna. O que temos hoje são reservas internacionais em dólar, de forma que, com a alta da moeda americana, nossas reservas dispararam. Ou seja, estamos com mais dinheiro hoje do que antes da crise. A bolsa de SP despencou, mas bolsa é para isso mesmo, para subir e descer.

Sou contra qualquer ajuda a bancos, pequenos, médios ou grandes. Eles que se virem sozinhos. Se é para haver ajuda, então que se estatize ou se transfira ações e carteiras de clientes para o Banco do Brasil. É um absurdo que, num país onde existem ainda milhões de pessoas se alimentando mal e onde o principal programa assistencial, o Bolsa Família, distribui um valor irrisório para as famílias (máximo de 120 reais), de R$ 17 a R$ 107, uma ninharia tão acidamente criticada pelos segmentos conservadores, os mesmos segmentos agora venham defender ajuda para especuladores que se deram mal na bolsa de valores.

O dinheiro da bolsa não desaparece. Os valores migram para outros segmentos: para imóveis, terras, ouro, indústrias de base, para títulos públicos (ou seja para os governos). O estouro da bolha é sempre benéfico para as economias reais. Os fundamentos da economia global não são apostas financeiras, mas a produção de tecnologia, aço, soja, petróleo, alimentos, autopeças. A crise financeira global tem uma razão de ser e será benéfica para desmistificar o poder dos mercados. A civilização não pode depender de mercados de risco, não pode depender de bolsa. Precisamos de governos fortes. Precisamos de organizações internacionais fortes que não estimulem a especulação e sim os fundamentos de cada economia.

O Brasil seguramente sairá mais fortalecido dessa crise, porque a sua economia é diversificada e possui um mercado interno suficiente para viver autonomamente. Se o mundo inteiro acabasse e só restasse o Brasil, teríamos alimentos, petróleo, água, minério de ferro, suficientes para toda a eternidade. Teríamos um déficit de tecnologia que a necessidade nos obrigaria a superar rapidamente. A civilização humana evolui aos trancos, superando dificuldades. A crise financeira americana, para começo de conversa, representa um tremendo desgaste ideológico para o tipo de capitalismo lobbista, mafioso, privatista e concentrador, um capitalismo aqui defendido pelo PSDB e DEM, que produz monstros como Daniel Dantas. No capitalismo neo-con, bancos e especuladores têm cada vez mais liberdades e o cidadão comum cada vez menos. É uma fraude ideológica, assim como foi o governo FHC. Falavam em reduzir impostos, mas foram os tucanos, assim como Bush nos EUA, que patrocinaram o maior aumento da carga tributária da história recente do Brasil. A carga tributária brasileira passou de 25,09% em 1993, último ano do governo anterior à FHC, para 35,53% em 2002, último ano da gestão tucana. Um aumento de 42%! Já sob Lula, a carga tributária passou dos já citados 35,53% em 2002 para 37,37% em 2005 (último ano apurado pela Receita), aumento de 5%. Quem aumenta mais imposto?

Bush faz a mesma coisa. Prega o Estado mínimo e redução de gasto, e patrocinou o maior aumento de gastos públicos da história norte-americana, com a guerra contra o terror, e a guerra contra o Iraque. FHC fez aqui também. Os tucanos falam em redução de gastos públicos, mas o Estado nunca gastou tanto como em sua gestão - com a diferença que não gastavam com melhores salários, programas sociais, programas industriais, estradas, hidrelétricas, prospecção de petróleo no fundo do mar e financiamento à agricultura familiar, como faz Lula. Não, o governo gastava tudo com juros de dívida pública, doação aos bancos e para cobrir o rombo financeiro de sua política cambial incompetente. O neo-liberalismo é um capitalismo para enganar trouxas, leia-se classe média, que nunca sofreu tanto como sob sua batuta. A única vantagem que o neo-liberalismo proporciona à classe média é que ele ferra tanto mas tanto os pobres, que esses não têm condições de disputar com ela o mercado de trabalho, sobretudo as vagas no serviço público. Por outro lado, o neo-liberalismo não respeita o serviço público - veja a humilhação que o governo de São Paulo impõe a seus servidores, pagando-lhes os piores salários do país, mesmo sendo o Estado mais rico.
 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
augusto galvão bueno (20/11/2008 - 09:55)
fale tb sobre suposto "salário" que miss pig recebe da gang do sr. dantas. FORÇA!

edmar(recife) (09/11/2008 - 19:19)
Li, no Diário de Pernâmbuco(09/11/2008), mais um tema de Miriam leitão relacionado a "AQUECIMENTO GLOBAL". A mesma fala que desde a era do gelo o planeta experimentou uma elevação de 5 graus. não sei bem o que foi a era do gelo, mais com certeza não gostaria de viver nela. Já li várias informações de cientistas que contrariam tão tema; as pessoas interessadas podem fazer pesquisa na internte. Vejam só, Miram Leitão recorre a um economista em assunto de clima, o que acho no mínimo estranho.

Talitha (18/10/2008 - 20:23)
Gostaria de parabeniza-lo pelo texto - não são só meras informações e sim transmissão de conhecimento, coisa que pouco se faz hoje em dia. Me ajudou a entender uma série de coisas que minha 'analfabetisse economica' impedia :D. Graças a Deus ainda existem 'quase' loucos muito lúcidos como você por aí.
Obrigada
Obrigada

Amyra El Khalili (15/10/2008 - 19:07)
Miriam Leitão versus Maria da Conceição Tavares, será mesmo?

Redação da Carta Maior entrevista Maria da Conceição Tavares " Entupiu o sistema circulatório do capitalismo. É preciso agir rápido, antes que ocorra a trombose"

"Decana dos economistas brasileiros, uma espécie de banco de reflexão de última instância ao qual se socorrem economistas quando o horizonte do mercado exibe mais interrogações que cifrões, a professora Maria da Conceição Tavares, 78 anos, quase não dormiu na noite de terça para quarta-feira. E voltou a fumar, muito, o que não deveria, por orientação médica. Motivo: os abalos seguidos nos alicerces do sistema capitalista norte-americano e seus efeitos sísmicos no mundo, inclusive no Brasil.

Conhecida pela rara capacidade de equilibrar razão e paixão - não necessariamente nessa ordem - , costuradas em frases contundentes e metáforas esmagadoras sobre os desafios da economia e do desenvolvimento, Conceição falou à Carta Maior sobre a crise em curso no sistema capitalista. A voz rouca e o cansaço de uma noite insone não impedirem que reafirmasse a reputação construída a partir de uma lucidez corajosa, que mesmo os adversários respeitam - e temem...... "

E Nathan Blanche? É para espancar?

Obs: Conceição é signo de persuazão. Não se meta com "Conceições"!

J Bastos (15/10/2008 - 17:05)
Sim Amyra, a Miriam estah noticiando o que o BC tem comunicado aa imprensa e mercado enquanto a MC esta dando palpite sobre o que o BC deveria estar fazendo. Gracas a Deus, Nossa Senhora de Aparecida, Alah e Padim Cisso, ninguem no BC ouve o que a MCT fala a nao ser na hora de rir de humor involuntario (o que eh maldade, em minha opiniao)... Enquanto outros BCs mundo afora tem perdido reservas, nosso BC vendeu menos que 2% de suas reservas nessas semanas turbulentas.

Amyra El Khalili (15/10/2008 - 00:02)
Alguém comparou a análise de Miriam Leitão com a entrevista de Maria da Conceição Tavares?

Então vejamos os argumentos:

Segundo Miriam Leitão: "O BC, segundo me garantiu ontem um dos seus dirigentes, não tem qualquer compromisso em defender a queda do dólar. Não está fazendo leilões para evitar que o dólar suba, mas sim para suprir a falta das linhas de crédito internacionais para o comércio. O problema é que não tem adiantado."

Miriam Leitão solta um "insider information" (?) (como de hábito, aliás) de uma suposta autoridade do Banco Central sem citar nomes. Estranho. Muito estranho um dirigente do BC dar tal declaração sem identificar-se.

A argumentação de Maria da Conceição Tavares vai na mão contrária da argumentação de Miriam Leitão, cujo trecho eu fiz a postagem abaixo em

Amyra El Khalili (11/10/2008 - 19:49)
Segundo Maria da Conceição Tavares: "O Banco Central tem o registro, sabe quem fez operações de hedge, mas não sabe quem derivou daí a segunda operação, especulativa. Se soubesse deveria intervir, sanar rapidamente o problema para evitar essa incerteza. Mas o BC, infelizmente, não tem os controles de operações que são totalmente desreguladas. O jeito então é intervir direto no mercado. Impedir a disparada do câmbio que dificulta a vida dos exportadores e importadores. A volatilidade impede o fechamento de contratos de exportação e importação; isso desequilibra a oferta de dólares e empurra ainda mais as cotações. O BC deve intervir direto vendendo dólares (NR: foi o que ocorreu depois que Conceição falou a CM). Não adianta mais fazer swaps (contratos futuros), precisa vencer moeda mesmo. Moeda das nossas reservas - fazer o quê? Note que não há fuga de capitais, não é como no passado. Se fosse fuga de capitais, a simples existência de reservas de US$ 207 bilhões controlaria. O diabo não é fuga, nem inflação, nem recessão... É irresponsabilidade, exportadores- especuladores". Carta Maior.

Ou seja, a economista Maria da Conceição Tavares está dizendo o contrário, afirmando que o papel do Banco Central é exatamente esse: defender a queda do dólar. Intervir rápido, imediatamente. Não tem nada a ver com suprir o mercado para resolver a demanda dos especuladores vendidos à descoberto no dólar.

Ela termina dizendo: "O diabo não é fuga, nem inflação, nem recessão... É irresponsabilidade, exportadores- especuladores".

E Natan Blanche? É para espancar?

Roberto Carlos (14/10/2008 - 18:18)
Jonh Bastos : dá lugar a João Basta !

zequinha (14/10/2008 - 17:56)
A Miriam Leitão, o nosso "homem do tempo"!
Antigamente aparecia na tv o homem que "chutava" o tempo do dia seguinte, pois não havia as agências de meteorologia. Se dava que ia fazer sol, se saia de guarda chuva, pois vinha tempestade. Se ia fazer frio, podia se sair de bermuda...A Miriam é inteligente, mas não sabe nada. Fala para a platéia. Sempre tem alguém muito influente que lhe confidencia algo. Algo tão importante que serve apenas para reforçar os interesses de quem a paga. Ela, que já foi de esquerda heimm...

Fabio Ferreira (14/10/2008 - 12:32)
Meu amigo, concordo contigo até o momento em que vc começa a dizer que governo de fulano foi pior do que o de ciclano. Acho que oque falta para humanidade é simplesmente parar de pensar politicamente e começar a pensar logicamente.
Em primeiro lugar nenhum governo deveria se vangloriar daquilo oque fez, pois os mesmos são funcionários contratados pelo povo para fazer o melhor, e diga-se de passagem são extremamente bem pagos para isso.
Seja Fernando Henrique, Lula, ou qualquer outro que foi ou será, na realidade todos não passam de um bando de safados que governam em prol de benefícios próprios.
Me admira vc, uma pessoa esclarecida estragar um texto tão bom ao fazer essa propaganda ridícula do governo Lula.
Amiguinho, acorda! Vc é um daqueles que também acredita que o Lula está sendo melhor que os outros safados???
O Brasil acontece porque o povo faz acontecer, porque ainda é um país rico e cuja a população talvez seja a mais pacífica e otimista do mundo. Não vejo mérito nenhum em tudo oque o Lula tem feito. Se ele fez alguma coisa boa, não fez mais que a obrigação.
Odeio todo e qualquer tipo de político. Não tem um que se salve. São todos corruptos e aqueles que não são foi por falta de oportunidade.
O Brasil deveria ser governado, ou melhor, presidido por administradores competentes e não por políticos. Não considero política como profissão, caso contrário deveria existir uma universidade de política e os aspirantes à candidatos deveriam ter diploma.

John Bastos (13/10/2008 - 23:16)
A Miriam Leitao nao eh perfeita, de vez em quando eu tenho objecoes a suas colunas, mas em geral ela eh muito boa e um grande ativo para o pais. Quanto aa sua inteligencia e capacidade, posso testemunhar a favor - eu jah tive oportunidade de discutir conceitos complexos com ela assim como com outros jornalistas economicos, e ela eh uma das melhores do ramo, alem de ter sido 100% correta em todas as ocasioes em que citou minha pessoa.

Amyra El Khalili (13/10/2008 - 21:16)
Fui "dealer" do Banco Central do Brasil e Banco do Brasil na década de 80/90, bem como estrategista de operações da Caixa Economica Federal e vários outros bancos estatais e privados por várias corretoras. Entre elas, a Magliano CCVM, corretora de Raimundo Magliano. Sabe quem é Raimundo Magliano? Também não estou entrando no mérito da questão administrativa e política destes bancos. Eu, graças a Deus, sempre executei ordens de funcionários de carreira, concursados e não de políticos nem de consultores/especuladores. Se tiver dúvidas, pesquise em AMYRA EL KHALILI na biblioteca da Febraban - Federação Brasileira de Bancos.

Fabio Passos (13/10/2008 - 21:14)
João Bastos é que está certo. O BB não tá é com nada... bom mesmo é o banco do tio patinhas. Huguinho, Luizinho e miriam leitão são correntistas.

bentoxvi-o santo (13/10/2008 - 20:31)
AZENHA.A MIRIAM PIGTION...VAI MONTAR UMA EMPRESA DE ACESSORIA "ECONOMICA"...JÁ TEM ATÉ NOME...TITANIC CONSULTORIA ECONOMICA...

Marco Antônio Leite (13/10/2008 - 20:28)
A Miriam Leitão não tem nada a dizer. Ela não serve nem para ser aproveitado com Leitão no rolete, precisa ter muito cuidado, pois a carne poderá estar deteriorada.

Athos Rache (13/10/2008 - 18:31)
Jílio,

Se você não sabe nem como se esconde um BURACO, como procurar uma notícia?
Procure por "AUMENTO" de capital do BB exercido APENAS pelo Tesouro Nacional. Em 1996, se não me engano, foram o equivalente a US$9BI, do nosso $ pra fechar o buraco deixado por administrações irresponsáveis.


Pelo visto a Mirian não esta sozinha nesta:
MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15281
"O jeito então é intervir direto no mercado. Impedir a disparada do câmbio que dificulta a vida dos exportadores e importadores. A volatilidade impede o fechamento de contratos de exportação e importação; isso desequilibra a oferta de dólares e empurra ainda mais as cotações. O BC deve intervir direto vendendo dólares (NR: foi o que ocorreu depois que Conceição falou a CM). Não adianta mais fazer swaps (contratos futuros), precisa vencer moeda mesmo. Moeda das nossas reservas - fazer o quê? Note que não há fuga de capitais, não é como no passado. Se fosse fuga de capitais, a simples existência de reservas de US$ 207 bilhões controlaria. O diabo não é fuga, nem inflação, nem recessão... É irresponsabilidade, exportadores- especuladores".

Sinto por quebrar a corrente de espancamento.
Alguém a fim de espancar a Maria da Conceição? Ninguém?

Lucélia (13/10/2008 - 18:03)
Miriam Leitão é um despropósito. O problema é que existem pessoas que perdem tempo ouvindo o que essa górgona tem a dizer(?).

JULIO SILVEIRA (13/10/2008 - 17:49)
Continuação...
Nessas ocasiões são escolhidos a dedo gestores que rezem pela cartilha dos interesses do governante, que fazem de tudo para facilitar os objetivos escusos e impatrióticos desses espertalhões.
Nos povo brasileiro vivemos ao choques por que não fazemos à leitura correta. Somos envolvidos pela cantilena e gritos das hienas nos devorando as pernas. Por isso nosso país hoje é considerado paraíso pelos malfeitores. Aqui grassa a impunidade, muitos não percebem que quem faz à lei as fazem por encomenda, e a cadeia que liga os poderes lhes tiram a isenção. A democracia fica comprometida quando fica deturpada a independência entre os poderes, e grupos de mesmo interesse conseguem estar em todas as instâncias do poder. Nos três poderes e se perde o objetivo democrático, o poder fiscalizador, a isenção e o interesse público.


JULIO SILVEIRA (13/10/2008 - 17:47)
Gostaria de fazer uma pequena contribuição para o debate da "quebra" do Banco do Brasil. Empresa publica, ou de economia mista como o Banco do Brasil, onde o estado tem a maioria ou o total do capital de sua formação, não quebra. O que ocorre é que essas empresas em geral subordinadas a algum governante de plantão ficam a deriva de seus interesses ocasionais. A representação política brasileira é financiada por grupos de interesse, que cobram esses apoios. Os projetos de poder submetem as instituições dos estados, de modo a beneficiar seus grupos de interesse. Com isso, sempre de acordo com interesses, podem esvaziá-las por má gestão ou impulsioná-las agindo de forma oposta e com a injeção de dinheiro público, fica para nós a concepção, plantada, que a empresa foi mal ou bem. Empresa publica, não é criada para atender a lógica do mercado, empresas privadas sim, empresas publicas são criadas para atender a lógica da estratégia do interesse público. Interesse público se sobrepõe ao privado. As prerrogativas dos governos, nem sempre voltado aos interesses públicos, aliados a conduta de gestores alinhados é que fazem purgar empresas públicas, como ocorreu por vezes em empresas do quilate do BB, inclusive, na época de triste lembrança do governo FHC quando esvaziaram grandes empresas para justificar privatizações. Hão de se lembrar, o BB era um alvo, a Petrobrax outro...
Continua...

John Bastos (13/10/2008 - 17:28)
"Como é que o Banco do Brasil pode falir se é a maior imobiliária do país com ativos reais "sub judice"? Desde quando o Banco do Brasil empresta dinheiro sem garantias como apartamentos, casas, terrenos, etecetera, etecetera, etecetera."

---- Amyra, essa realmente foi engracada... Existem dois motivos principais que justificam a existencia do BB. O primeiro eh manter a corporacao de funcionarios. O segundo eh dar emprestimo que NUNCA vai ser repagado para firmas ou fazendeiros conectados ao poder politico. O resto eh acessorio. Se voce nao entende isso, bem o problema eh seu. Alias, eh meio obvio, um banco que existe somente para distribuir favores politicos, tem que quebrar mais ou menos a cada 5-10 anos, nao?

JOhn Bastos (13/10/2008 - 17:24)
"Fiquei curioso com a afirmação do John Bastos. Procurei sobre as tais duas quebras do BB na internet (e não apenas em "pasquins de esquerda") e não achei nada. O colega poderia indicar links com tais informações?"
--------- Procure pela "recapitalizacao" do Banco do Brasil em 1996. O buraco no BB foi coberto por emissao de divida publica. Mais tarde eu desencavo os dados sobre o tamanho do buraco - nao foi nada pequeno. A segunda falencia recente do BB foi no comeco dessa decada, nao me lembro o eufemismo que foi usado; sugiro que voce use o radar do UOL, certamente saiu algo na Folha.

Júlio (13/10/2008 - 17:09)
Fiquei curioso com a afirmação do John Bastos. Procurei sobre as tais duas quebras do BB na internet (e não apenas em "pasquins de esquerda") e não achei nada. O colega poderia indicar links com tais informações?

Amyra El Khalili (13/10/2008 - 17:01)
Como é que o Banco do Brasil pode falir se é a maior imobiliária do país com ativos reais "sub judice"? Desde quando o Banco do Brasil empresta dinheiro sem garantias como apartamentos, casas, terrenos, etecetera, etecetera, etecetera. Se o Banco do Brasil pudesse especular com todas as garantias que tomou dos seus clientes inadimplentes como os banqueiros Brothers, será que não estaria nessa altura com o capital dobrado fazendo justamente a ponta inversa?

Thomas (13/10/2008 - 16:34)
Azenha acabei de ler este trecho extraído do site "http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200810131315_RED_77533618"

"(...) "O time de economistas do Morgan Stanley agora prevê que 100% do crescimento econômico mundial em 2009 virá dos países emergentes", afirmou o banco em relatório. (...)"

O que ML diria sobre essa notícia? hahahahaha
Abraços, Thomas.

JOhn Bastos (13/10/2008 - 16:31)
"O Banco do Brasil quebrou?! Duas vezes, nos ultimos 10 anos!!? Pelamor de Deus!! Onde eu tava que perdi esse evento Dantesco..."
----- Nao sei onde voce estava, mas se voce busca sua informacao em pasquins de esquerda, tenho certeza que tem muita coisa que voce nao deve saber. Sim, de fato, o BB faliu em 1996 e faliu de novo no comeco dessa decada. Em ambas ocasioes, voce e eu pagamos a conta. A diferenca eh que voce eh tao manada que nao sabe disso.

Fernando Silva (13/10/2008 - 16:12)
Apesar de interessante e ate bem escrito, tenho que dizer que esse texto do Miguel do rosario me pareceu contraditorio por diversas vezes....
Difícil de saber a posição dele.....
Pare com esse movimento senoidal e se fixe no centro....;)

Marcos (13/10/2008 - 15:41)
Azenha: Nada a ver com a discussão, muito pertinente, aliás, mas sua matéria na Caros Amigos está excelente. Grata surpresa lê-lo na Caros!

Athos Rache (13/10/2008 - 15:24)
Concordo com a idéia geral do artigo, porém, também concordo com o John.

A administração pública de empresas é ineficiente SIM.

O BB quebrou duas vezes SIM nos últimos 10 anos.

Acorda.


Roberto (13/10/2008 - 13:55)
Repito uma pergunta feita anteriormente: "caso o Lula tivesse sido mais radical,em termos de governo, com mais distribuição de renda, com impostos seletivos para os ricos, com uma política externa mais agressiva, considerando o padrão de comportamento da direita na AL, hoje (ou desde o primeiro governo do Lula) estaríamos em guerra civil, assim como na Bolívia; portanto, a distribuição de renda e a abertura economica foi aquela "possível"; mesmo assim, corremos o risco de perder tudo, por culpa de um pequeno grupo, aquele 0,1% da nossa população... Lembro que "forças ocultas" atuaram neste país em diversos momentos e diversas fases da nossa sociedade...Se eu estou certo, como mobilizar a parte saudável da sociedade para que não ocorra um desastre, o "milagre ao contrário"??

Wilson Carvalho Alves (13/10/2008 - 13:36)
O Banco do Brasil quebrou?! Duas vezes, nos ultimos 10 anos!!?
Pelamor de Deus!!
Onde eu tava que perdi esse evento Dantesco...

bentoxvi_o santo (13/10/2008 - 12:51)
AZENHA.QUEM AINDA ACREDITA NA MIRIAM PIGTION...ESTA ELEMENTO TÁ MAIS POR FORA QUE UMBIGO DE VEDETE...MIRIAM PIGTION...TU CALADA É UMA POETIZA...

marcos lima (13/10/2008 - 12:20)
Não sei pq determinados comentaristas econômicos dão tanta ênfase o que esta senhora diz, ou seja, ML. Não sei o que ela diz pq não assisto seus comentários. Primeiro pq não acho que tenha competência para tal, pois se assim fosse a balança comercial brasileira teria despencado o dia das crianças não teria sido tão bom para o comercio, etc. Se tudo o que o canal dela quisesse fosse a verdade, o Presidente LULA não estaria com o índice que está. "E se uma louca como ela pode ser a principal colunista econômica do país". Isso não é verdade, Leia Carta Capital que tem muito mais gente inteligente. Ela não dá nem pra saída, em comparação, com Prof. Luiz Gonzaga Belluzzo

John Bastos (13/10/2008 - 11:47)
Vera:"quanto você ganha ou qual é o seu prazer em desqualificar pessoas pelo mundo a fora... Juro."
--- Nao ganho nada, eh filantropia mesmo. Noblesse oblige.

Amyra El Khalili (13/10/2008 - 11:28)
O texto do Miguel Rosário é válido. Talvez não concorde com todas posições do autor mas se é para criticar Miriam Leitão ou qualquer outro (a) PIG, que seja com argumentos e não com o mesmo expediente do PIG que estão a criticar.

JOhn Bastos (13/10/2008 - 11:17)
Gilberto despista:
"Não sei qual a intenção desse John Bastos, mas está bem desinformado. Definitivamente, a informação de que o Banco do Brasil faliu duas vezes nos últimos dez anos não tem o menor lastro na realidade. É FALSA!"
------- Tah bom, Gilberto, nao foram 10 anos, na realidade sao 12 anos, pois a primeira quebradeira recente do Banco do Brasil foi em 1996.

Horacio M. Pires (13/10/2008 - 10:36)
Vamos a imprensa oficial (chapa branca da direita): Gostei demais da escrita. Mas ......, não é tão boa assim. Eu acho o banco do Brasil bom. Mas......, não é tão bom assim. O governo anterior PSDB/DEMO cometeu erro (talvez um só). Mas...... o PT e LULA cometeu mais. Ai vem a ladainha, velhas e desgastadas palavras: porém, contudo, todavia, no entanto, injetou e não estatizou e por ai vai. Tudo sem nome, apócrifo. É assim ... NO IG (?). Eles sabem debater democraticamente, ou apocrifamente?

Daniel Campos (13/10/2008 - 10:32)
A Mirian leitão não é louca, é hipócrita. O problema é que "criaturas" como ela só continuam existindo porquê há - por incrível que pareça - quem leve à sério o que ela diz

P.S: Eu não bateria na mesma com uma luva de pelica, usaria luva de armadura medieval.

Cici Barbosa (13/10/2008 - 10:00)
Eu sinceramente não consigo entender banco quebrar. Ou as agências financeiras não estão fazendo seu trabalho ou os bancos estão omitindo números. Em ambas as hipóteses a primeira providência não deveria ser a prisão dos responsáveis? Em qualquer lugar do mundo quem tem muito dinheiro no bolso não vai preso. Ainda bem que não é exclusividade brasileira.

Testemunha do fato, de fato (13/10/2008 - 03:26)
Gostei do texto e achei boa a colocação "Sou contra qualquer ajuda a bancos, pequenos, médios ou grandes. Eles que se virem sozinhos." Agora, na segunda parte, quando o autor escreve "Se é para haver ajuda, então que se estatize ou se transfira ações e carteiras de clientes para o Banco do Brasil.", aí fica meio embrulhado o texto, indigesto. Esse banco na verdade é um tamburete. É o banco do Brasil, apesar e não ser bom para o Brasil. Todos os funcionários da prefeitura de Belo Horizonte "tiveram migradas" sua contas-salário para esse banco, num piscar de olhos, no apagar das luzes, em plena crise financeira do PT, no estouro da crise dos empréstimos do Marcos Valério, lembram-se? Sob o olhar sonolento e jocoso do Delúbio, ex-tesoureiro do PT, astro da TV na época, foi absurdamente realizado um ato mal informado, mal explicado, mal planejado e pior, ao que tudo indica, mal intencionado. Muito do mal esse banquinho e esse partidinho.

Adilson (13/10/2008 - 02:37)
Azenha, a cada dia ouvimos um monte de asneiras dessa Louca Miriam Porcão, ela pode ser tudo na vida, menos economista. Pois, ela e seus asseclas vivem pregando que é preciso privatizar, muito bem, o que ela nos diz da estatização de várias instituições americanas que estão no epicentro dessa crise? Outro detalhe que ela não sabe é que o Brasil, já passou por várias crises, não há uma crise que nós não somos capazes de sair, mas a Miriam Porcão quer que a crise arrebente a ótima gestão do governo Lula, uma vez que para eles é doloroso aceitar que um metalúrgico sabe governar melhor do que um sociólogo.

alexandre de melo martins (13/10/2008 - 01:19)
comentario definitivo so a miriam
esta infeliz , certa feita comentou sobre o governo do evo morales e disse QUE A BOLIVIA PERDEU O CICLO DA PRATA E PERDERIA
A CICLO DO GAZ ;
a prata de potosi foi levada pela espanha
assim como o ouro das minas gerais foi levado por portugal.
sem dixar um unico centavo.

numca bati em uma mulher , sou louco de amor por minha mae
sempre ajudo as minhas irmas
mas desta anta eu gostaria de dar um soco na boca

Vera (13/10/2008 - 01:08)
Querido John Bastos,

quanto você ganha ou qual é o seu prazer em desqualificar pessoas pelo mundo a fora... Juro. Queria muito entender. para você só têm duas categorias de "gente de esquerda": os idiotas e os idiotas... Que coisa feia. Tua mãe não te ensinou bons modos não menino!

José Simões (13/10/2008 - 00:05)
Senhores;
Por favor comportem-se!
Miriam;Jabor;Hipólito;Mainard;Kamel;Reinaldo; etc, etc...., devo ter esquecido alguém, mas não importa, pois a lista é longa.
Contudo, gostaria de dizer-lhes que, nossos comentários sobre estas pessoas, só as tornam importantes, na medida em que são citadas.Por isto, gostaria de sugerir-lhes que as esqueçam, não as leiam mais, tal como eu, pois seus comentários por sí só, são a própria contradição. Caso houvesse o contraditório com justiça e equilibrio, teriam nosso respeito, mas não é o que se observa.
Basta lermos alguns comentários emitidos por eles no passado,para medir a incoerência do presente.
É perda de tempo!
Existem coisas melhores com que nos preocuparmos.
Um abraço
J. Simões
Observador do Observatório


Gilberto (12/10/2008 - 23:46)
Não sei qual a intenção desse John Bastos, mas está bem desinformado. Definitivamente, a informação de que o Banco do Brasil faliu duas vezes nos últimos dez anos não tem o menor lastro na realidade. É FALSA!

Joana Maranao (12/10/2008 - 22:56)
Outro dia ouvi um comentario que achei muito interessante: Bush deveria ter ajudado aos devedores dos bancos pois assim manteriam seus pagamentos e os bancos nao quebrariam alem de manterem suas residencias.

wilson cunha junior (12/10/2008 - 21:44)
O que está em jogo é o controle das mentes e corações das pessoas que sempre foi exercido pela mídia talvez inspirados na filosofia de Goebbels na Alemanha, cujas estratégias foram adotadas pelo governo estadunidense como forma de controlar e manipular a política de regiões como a AL. A globo e demais meios de comunicação no Brasil são filhos desse processo. No entanto a internet vem promovendo uma revolução nas diversas formas de informar e ser informado. O acesso a internet é hoje um desejo primário entre os jovens e não consigo imaginar como estaremos daqui há vinte anos nesse contexto. Mas se essa forma de comunicação livre não for impedida de evoluir pelo 'deus mercado' com certeza os empregos de pessoas como Lins, Gaspari, Rossi, Leitão, Cantanhede, Jabor e demais membros do coral estarão extintos.

Hélio Silva (12/10/2008 - 21:41)
Amanhã, segunda-feira, o mundo da Miriam Leitão vai derreter! Essa Miriam é mesmo uma piada! Será que ela vai levar sua criação de urubús? Ou ela acha que nos engana, ou nós somos muitos trouxas em acreditar nas suas professias da mãe diná.

Mateus de Campos (12/10/2008 - 21:34)
Esta senhora Mirian Leitão, jornalista de empreitada da direita egoísta, é um fracasso total, até em nossas bandas do interior de Minas,

Fabio Passos (12/10/2008 - 20:57)
Ih! Ó o João Bastos aí de novo todo nervozinho... apareceu todo raivoso prá defender a burralda da miriam leitão.

Milton Ribeiro (12/10/2008 - 20:35)
Ela é muito divertida.

Horacio M. Pires (12/10/2008 - 19:52)
A melhor atitude a ser tomada com este texto, foi a recomendada por alguns companheiros aqui: Mandar a todos amigos para tomarem conhecimento. Como, falando de outro "jornalista" (95% da grande midia age assim) Claudio Humberto vendendo matérias suas, difamatórias, por 10 mil reais (www.vermelho.org).

John Bastos (12/10/2008 - 19:22)
O melhor humor eh o humor involuntario:

"Sou contra qualquer ajuda a bancos, pequenos, médios ou grandes. Eles que se virem sozinhos. Se é para haver ajuda, então que se estatize ou se transfira ações e carteiras de clientes para o Banco do Brasil."

---- Hahahaha... Banco do Brasil? Seria a mesma instituicao que faliu 2 vezes nos ultimos 10 anos? --- Minha teoria particular eh que existem apenas 2 tipos de pensamento de esquerda. Uma pequena minoria sao pessoas sem carater algum que usam o discurso de esquerda para chegar ao poder a qualquer custo; o resto sao simplesmente pessoas que nao entendem, nao sabem nada, pequenos idiotas boiando mundo afora.

Adriana Costa (12/10/2008 - 19:21)
COMO É QUE MIRIAM CONSEGUE GANHAR PRÊMIOS E MAIS PRÊMIOS TODOS OS ANOS? NÃO SÓ ELA É COMPRÁVEL....SEU ALTO SALÁRIO DEVE SER USADO PARA COMPRAR TODA ESSA GENTE A QUE PREMIA.

Glória Rocha (12/10/2008 - 18:26)
Quem é Jabor mesmo???

Marco Antônio Leite (12/10/2008 - 18:23)
Carne de Leitão é indigesta, principalmente temperada com molhos e outros ingredientes de nome pomposo, ou seja, rede Globo de sofismar e disseminar o medo na população.

Fabio Passos (12/10/2008 - 18:03)
A miriam leitão é realmente muito muito ruim. Não percam tempo que suas análises são mesmo uma bela porcaria... sempre esteve em sintonia com as receitas destes irresponsáveis e incompetentes que ruíram o mundo. Aquele sardemberg da CBN é outro doidivanas neoliberal que só fala e escreve lixo. Não é por acaso que ambos trabalham prá globo.

Amyra El Khalili (12/10/2008 - 17:34)
Essa premiação de Miriam Leitão deu pano para a burka com debate acalorado entre os jornalistas ambientalistas.
Separo um trecho: "As reportagens de Miriam
Leitão e Maria Zulmira de Souza veiculadas, respectivamente, no Jornal O
Globo e no Repórter Eco da TV Cultura são as vencedoras anunciadas na noite
de entrega do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica
2007. A cerimônia, promovida pela Aliança para a Conservação da Mata
Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS
Mata Atlântica), reuniu cerca de 300 jornalistas e formadores de opinião em
, na Pizzaria Bendita Hora, em São Paulo. Ao todo, 15
finalistas foram premiados na cerimônia apresentada pela vereadora e
comunicadora Soninha Francine. Em 2007, o Prêmio recebeu 92 inscrições na
Categoria Impresso e 46 na Categoria Televisão, com participantes de 12
estados brasileiros. Na categoria Impresso, 1º lugar: Miriam Leitão (em
parceria com Sérgio Abranches), do jornal O Globo, com "O Rei da Mata
Atlântica", que narra a bela trajetória de Feliciano Miguel Abdalla, que em
1944 prometeu proteger a Mata da fazenda que adquiriu em Caratinga, Minas
Gerais. De lá para cá, Feliciano - e após sua morte, sua família - combateu
caçadores, recebeu pesquisadores internacionais, garantiu a conservação dos
muriquis do norte e criou um exemplo de sucesso em sua Reserva Particular do
Patrimônio Natural.. E na categoría Televisão: 1º lugar: Maria Zulmira de
Souza, do Repórter Eco da TV Cultura, com "Expansão urbana /litoral", sobre
a expansão urbana no litoral norte de São Paulo e os problemas que isso traz
para os remanescentes do bioma mais ameaçado do Brasil. Na categoria
Impresso, a edição 2007 foi avaliada por Adalberto Marcondes (diretor da
Agência Envolverde), Roberto Vilar Belmonte (pesquisador e jornalista
especialista em Meio Ambiente), Patrícia Palumbo (jornalista da Rádio
Eldorado), Ricardo Ribeiro Rodrigues (coordenador do Programa Biota/FAPESP e
professor doutor da Esalq/USP) e Paulo Lyra (mestre em Comunicação,
atualmente no Programa de Comunicação para Prevenção da AIDS da OPS). Na
categoria Televisão, os jurados deste ano são Francisco César Filho
(cineasta, criador e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista), Camilo
Tavares (diretor e roteirista), Sérgio Túlio Caldas (jornalista, escritor e
roteirista), Denise Marçal Rambaldi (diretora da Associação
Mico-leão-dourado) e Luciano Candisani (fotógrafo especializado em meio
ambiente e conservação).
O concurso foi promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica
em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas e a Federação
Internacional de Jornalistas Ambientalistas. No Brasil, conta com o
patrocínio exclusivo da Colgate-Palmolive/Sorriso Herbal. Sobre o Prêmio:
www.premioreportagem.org.br. Por Marco Polo em 23 de agosto, 2007
(www.nosrevista.com.br).

Gilson Costa (12/10/2008 - 16:08)
O Miguel do Rosário passou como um trator por cima do besteirol cumulativo da Miriam leitão. E fazendo uso do bom combate, mostrando as incoerências dessa moça que parece viver em constante prisão de ventre, constipada ad extremum e seculorum. Recomenda-se, sem querer ser médico que a moça faça uso de uma pílula 46 diariamente, só assim arriscaremos algum dia vê-la com um soriso, nem que seja no cantinho da boca. Mas talvez ela pense que ser feliz neste país só é privilégio dos que gostam do Lula. Coitada!

cadu (12/10/2008 - 16:08)
''Sou contra qualquer ajuda a bancos, pequenos, médios ou grandes. Eles que se virem sozinhos.''

o texto eh bom , mas como alguem eh capaz de dizer um absurdo desse ????

imagina se u bradesco quebra, quantas empresas iam quebrar tb, quantas pessoas seriam prejudicadas, imagina
isso eh a maior sandice dos ultimos tempos.

Rogério (12/10/2008 - 14:46)
Bem não sou economista, tenho a pretensão de ser em breve, e enquanto isso não fico dando pitaco sobre política econômica como faz a Sra. Miriam, defendendo a preservação de quem ganha no mercado de capitais especulando. Agora que eles estão na lama até o pescoço e acabaram contaminando a economia, o mundo sacode e os "experts" em economia se lançam a criticar medidas do governo e a pedir apoio, pois sabem que o caldo está entornando. Sempre há um motivo pra criticar o Lula. O lula não tem educação, não fala inglês/francês/etc..., não aproveitou pra estudar e além disso é o causador da crise que faz o ibovespa despencar. E o pior ainda tem gente que fala mal pois o presidente tenta manter a população calma, dizendo que a crise passará longe daqui. A gente sabe que isso não ocorrerá, ele também sabe. Mas seria melhor se ele saísse gritando que o mundo vai acabar e o Brasil é o primeiro da lista a ir pra guilhotina e que todo mundo deve parar de gastar e começar a estocar alimento. É seria muito melhor, assim tudo para de uma vez e todo mundo se ferra junto.

marcus roberto da silva (12/10/2008 - 14:40)
Pois e mano nos abrimos um legue de comercio com os outros paises como a Bolivia Equador Argentina e venezuela so que comercio de uma mão so nos entramos com o dinheiro para construir refinarias, hidreleticas e eles nos expulsam e ficam com as nossos investimentos na maior e ainda são elogiadas pelas nossas autoridades como irmão menor o seu lula e seus acessores deveriam ir pra cadeia isso sim.

Marcos Andrade (12/10/2008 - 14:05)
Acho que a resposta do sr. Gerson Pompeu tá certa.

Pedro - Bahia (12/10/2008 - 13:40)
acabo de copiar o texto e vou remeter para alguns amigos internautas, sobretudo para aqueles que continuam assistindo o "Bom (ou mau) Dia Brasil" e insistindo em ler a "Veja". Aliás para os assinantes e leitores de "Veja" eu recomendaria a leitura de duas notas do Jornal Folha de São Paulo. Nelas a informação de que o grampo no telefone do Presidente do STF não passou de uma farsa.

Romanelli (12/10/2008 - 13:09)
Agora entendi, os DOIS estão malucos, tanto Miriam Leitão, por ser aética, partidária e DESONESTA e o tal Miguel do Rosário que não entende de NADA do que esta falando. Vai ver que o que os liga é o MI que tem nos dois nomes, um mi é o de MIriam, o outro de MIguel, mi inclusive de de outros MIs cabíveis na questão,como: MIação, MItomania, MIco, Micróbio, MIcuim, MIlitante, MIlitontoS, MIstério, MItridatizar, MIERDA

maria santos (12/10/2008 - 13:03)
Excelente!!! Sempre gostei do MR. Uma pessoa sensível e inteligente, como VC., Azenha. VCs. são PESSOAS possuidoras de uma luz própria que enche de orgulho o povo brasileiro.
Obrigada.

junior-go (12/10/2008 - 12:46)
pessoal ela so ta defendo a Blobo por causa da divida do patrao, é algo entorno de U$ 600,00 milhoes

Paulo Camargo (12/10/2008 - 12:12)
Muito bom o artigo. O importante nisso tudo não é possível verdade que um texto pode em conter, mas o que nos incita a perguntar sobre os porquês dos fatos. Sem dúvida, a nossa amiga "Leitão" não sabe muito o que diz, mas sabe o que faz: confundir para gerar medo. O alvo como sempre é a classe média, esse estrato social indefinido e suscetível a grandes manobras, cuja capacidade de ir contra seus próprios interesses é impressionante. O que esperar daqueles que perderam a aposta nessa orgia mercadológica? E agora? Sim, os responsáveis serão aqueles de sempre: os que lutaram contra este sistema, como os latino-americanos e também Lula, por que não? Vão obviamente ser incriminados como ineficientes. Isso faz parte de uma grande ofensiva para captar a classe média para seu projeto de poder. Em tempos de crise a história mostra que o processo de facistização avança, calcada principalmente no ressentimento. Aqui Nietzsche ajuda. Uma classe média acuada, que clama por segurança o tempo todo é o alvo fundamental para tanto. Não se sabe até onde irá essa crise, mas alguma coisa vai afetar o Brasil. Vamos esperar para ver. Mas o mais importante nisso tudo é essa contra-ofensiva do medo e do pânico pela mídia.

Valdete Lima (12/10/2008 - 12:03)
Caríssimo Azenha
Sou sua fä desde quando você estava do lado lá. Agora mais ainda. Fico muito arrependida quando via vocë nas ruas de Nova Iorque e nunca o cumprimentei para dizer o quanto lhe admirava enquanto jornalista. Lendo esta grande imprensa saturada, cansei e tive a sorte de encontrar o seu blog, vë-lo na Record comentando muito sabiamente sobre as eleiçöes americanas. Enfim, quero manifestar o meu apreço pelos seus comentários täo sensatos. Lembra, quando da primeira eleiçäo, Miriam Leitäo fez a absurda pergunta ao recém eleito Presidente Lula porque näo tinha aproveitado todo o tempo que teve para estudar e ele, brilhantemente respondeu que näo precisava, porque tinha viajado o Brasil todo e compreendia muito bem os problemas brasileiros. Agora está mais do que provado. Essa moça deveria aproveitar a inteligëncia que Deus lhe deu para fazer o que vocë fez. Sua inteligëncia à serviço da massa que precisa ser bem-informada. Parabéns.
Valdete Lima

raul soares (12/10/2008 - 10:15)
muito bom o artigo azenha,vou espalhar para o maior numero de aigos que puder.

ana (12/10/2008 - 08:23)
A numero 1 do PIG- eme PORCÃO - é muito bem PAGA, para vomitar na nossa cara.

Belchior (12/10/2008 - 02:56)
A mesa está posta; vamos comer a leitoa! Adiante Brasil!

Jose de Almeida Bispo (12/10/2008 - 02:40)
Sobre a Mirim, eu adoro é aquela cara eternamente raivosa dela - a cara da direita "CANSEI" - quando aparece na TV. Parece até que está com anos de atraso. Je-sus!

Mano (12/10/2008 - 02:17)
Lembro também que ela foi muito critica com relação ao governo não ter dado devida atenção a ALCA, o PIG queria porque queria que o Brasil fizesse parte desse comércio e que o Mercosul era um atraso de vida. Depois criticou e muito as constantes viagens do Lula ao exterior. Lula abriu um leque comercial com diversos países do mundo. E hoje não depende exclusivamente dos Estados Unidos e Europa. Vejam o México por exemplo, exporta quase a sua totalidade para os Estados Unidos, e agora com essa crise...,coitados. Ainda chamam o Lula de "burro", é mole!?

Mello (12/10/2008 - 01:49)
Quando Miriam Leitão entender algo de economia, eu serei Keynes!!!

Filipe (11/10/2008 - 23:53)
Sensacional, sem mais.

BETO LIMA (11/10/2008 - 22:59)
ELA É MEDIOCREMENTE FANTÁSTICA.........

romério rômulo (11/10/2008 - 22:57)
azenha:
o que o arnaldo jabor entende de preparação para uma crise econômica?este é o texto que essa gente merece.
romério

Gerson Pompeu (11/10/2008 - 22:16)
Nem a própria Miriam acredita no que diz.

FRANKLIN LAUTERT (11/10/2008 - 21:35)
A MÍRIAM É DE FATO UMA PORTA-VOZ DOS BANCOS E JÁ TRABALHOU NO BRADESCO.OS BANCOS DE FATO MANDAM PUBLICAR AS IDEOLOGIAS CITADAS NO BLOG. ENTRETANTO, SUA VERSÃO SOBRE OS EXPORTADORES É TOTALMENTE EQUIVOCADA. OS EXPORTADORES FIZERAM HEDGE, VENDERAM DÓLARES A 1.80, QUANDO A COTAÇÃO ERA 1,60. A PARTIR DAÍ O DÓLAR DISPAROU E OS EXPORTADORES TIVERAM DE VENDER POR 1,80 O QUE CUSTA 2,30. OS BANCOS ESTRANGEIROS OS ENGANARAM, OFERECENDO-LHE ESSE HEDGE ARMADILHA.

A SUPERVALORIZAÇÃO DO REAL É UMA DEMAGOGIA DO LULA EM CONLUIO COM A GANÂNCIA DOS BANCOS E A SORDIDEZ DO BANQUEIRO AMERICANO HENRIQUE MEIRELLES. A VALORIZAÇÃO CAMBIAL É INSUSTENTÁVEL, POIS AS FINANÇAS BRASILEIRAS NÃO SÃO BOAS COMO O SENHOR AFIRMA. O PAÍS É UM CASSINO, COM UMA GIGANTESCA DÍVIDA INTERNA, TAMBÉM CONVERTÍVEL EM DÓLAR E QUE ESTÁ SE MANDANDO, DAÍ O PÂNICO. A ARGENTINA NÃO TEM CASSINO E VAI PROVAR QUE É MAIS SÓLIDA QUE A MENTIRA DEMAGÓGICA DE LULA.

REFOLTA-ME ASSISTIR 400 EMPRESÁRIOS IREM PARA A ARGENTINA, JUNTO COM LULA E O BNDES PARA ARTICULAREM A IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIAS NO PAÍS VIZINHO, COM LINHA DE CRÉDITO DO NOSSO BANCO DE DESENVOLVIMENTO.

O POVO SOFRERÁ COM A CRISE E A IMPREVIDÊNCIA DE LULA QUE ACEITOU O JGO DOS BANCOS E DO FMI. A FONTE SECOU. AS RESERVAS BRASILEIRAS REPRESENTAM UM QUINTO DOS NOSSOS PASSIVOS. NÃO FOI SÓ FHC QUE ERROU. LULA FOI PIOR, IMITOU FHC.

Ricardo Medeiros - Formiga - MG (11/10/2008 - 21:33)
Discordo. Ela nao é louca... está sendo paga para isso... esta se vendendo... ela tem seu preço... . Hora da ética e razão nas empresas. Empresas sérias terão seu valor nao em bolsas, mas em responsabilidade ambiental e social. Colabore com nossas causas. Visitem www.formigaverde.org.br Abraço Azenha !

Gracchus (11/10/2008 - 20:47)
Não tenho bola de cristal para saber se o Brasil perde ou ganha nesse jogo. Depende dos jogadores. E se armaram a crise para baixar o fogo dos emergentes erraram o alvo. Mas a PIG Leitão é demais. Não disfarça o cinismo de dizer qualquer coisa desde que ataque o governo. Não aceita um operário presidente. E ainda mais dando certo...Será que o código de ética dos jornalistas nãopode ser usado contra esta "senhora"??? ou talvez ela nem saiba o que é ética nem jornalismo...

Groo from grooeland (11/10/2008 - 20:40)
Miriam Big Pig, todas as manhãs no jornalzinho da Globo, tem orgasmos múltiplos ao falar da crise. E é impressionante que alguém a leve a sério. Se qualquer cidadão assistir os noticiários da "grande mídia" e com comentários de "especialistas" do porte de Miriam Big Pig e Arnaldo Jabor ( pseudo intelectual cineasta frustrado) entra em pânico mesmo sem entender muito bem o porquê deva entrar em pânico. "Óóóó a crise taí, ó! Cuidado! A crise! A crise! E o presidente não faz nada! Ó!" Os caras querem que o presidente demonstre pânico para piorar mais ainda as coisas! Adeptos do "quanto pior, melhor". Gostei muito do texto. Bom mesmo. Tem que ser difundido por aí!

Luiz Paulo - Vitória (11/10/2008 - 20:33)
Amigos, que a Miriam Leitão é uma "mala" que aposta contra o país, todos já sabemos. O que fazer, se ainda vivemos numa sociedade que "assiste" o que ela diz, que não tem espírito crítico suficiente para avaliar? O próprio governo federal não se cansa de ir a seu programa de entrevistas... e para quê? Ela não dá a menor oportunidade de esclarecer os pontos de vista de quem comanda o país. Sendo assim, ela fica como porta-voz, a última palavra. Neste país fantástico, mas onde o conteúdo foi substituído pela imagem, ficamos a mercê dessas pessoas. Honestamente, não se trata de traduzir para direita ou para esquerda, se trata de interesses, independente de ideologia. O povo não é esquerda ou direita e talvez seja essa a nossa dificuldade de fazer a maioria das pessoas entenderem o que acontece. Levar meramente para o campo ideológico não vai fazer com que mais pessoas tenham acesso a informação fidedigna. E nosso dia-a-dia, sempre insisto nisso, é que devemos auxiliar na formação do espírito crítico e isso só se consegue com muita leitura, até mesmo de origens com as quais não concordamos. Precisamos saber o que o outro lado pensa. A crise atual, enfim, tem um viés fortíssimo e fundamental de fraude, corrupção e ganância e aí não cabe se é esquerda ou direita e é isso que devemos sempre pontuar com as pessoas diariamente. Humanísticamente.

EVANDRO (MANAUS-AM) (11/10/2008 - 20:23)
Que pancada! Este Rosário mandou ver. Em vez de bater com pétalas veludosas, o Miguel bateu como um ramalhete cheio de espinhos na cara lambida da Mírian Leitão (comentarista e mocréia). Assino em baixo a sugestão do outro amigo internauta: vamos divulgar este texto, inclusive mandando uma cópia pro site da Globo. Prá eles ficarem sabendo que não mais enganam tanta gente assim.

Admar Junior (11/10/2008 - 19:50)
É catastrofico ter que ver, ouvir e ler Pessimistas de livre e espontanea vontade como essa Miriam Leitão, Jabor, o casal do Bom Dia Brasil, o casal do Jornal Nacional, o Wilhiam Waca, ainda bem que a massa da população brasileira só tá imteressada na rede globo quando se trata de novelas ou futebol, a no tal do BBB, esta emissora Rede Globo,tenta ALIENAR todo o mundo da realidade contra as suas verdades(interesses).
O apelido da Rede Globo deve ser:REDE TRAÍRA!!!

Amyra El Khalili (11/10/2008 - 19:49)
Segundo Maria da Conceição Tavares: "O Banco Central tem o registro, sabe quem fez operações de hedge, mas não sabe quem derivou daí a segunda operação, especulativa. Se soubesse deveria intervir, sanar rapidamente o problema para evitar essa incerteza. Mas o BC, infelizmente, não tem os controles de operações que são totalmente desreguladas. O jeito então é intervir direto no mercado. Impedir a disparada do câmbio que dificulta a vida dos exportadores e importadores. A volatilidade impede o fechamento de contratos de exportação e importação; isso desequilibra a oferta de dólares e empurra ainda mais as cotações. O BC deve intervir direto vendendo dólares (NR: foi o que ocorreu depois que Conceição falou a CM). Não adianta mais fazer swaps (contratos futuros), precisa vencer moeda mesmo. Moeda das nossas reservas - fazer o quê? Note que não há fuga de capitais, não é como no passado. Se fosse fuga de capitais, a simples existência de reservas de US$ 207 bilhões controlaria. O diabo não é fuga, nem inflação, nem recessão... É irresponsabilidade, exportadores- especuladores". Carta Maior.

Maxwell Barbosa Medeiros (11/10/2008 - 19:26)
A Míriam vende desastres. Não importa o que ela disse ontem, é o que ela diz hoje(isso do ponto de vista dela).

Marco Antônio Leite (11/10/2008 - 19:26)
As empresas que hoje reclamam com a alta do dólar não se preocuparam quando a bolha da incompetência do governo Bush estava para estourar e espirrar aquilo no ventilador do mundo neoliberal. Esses especuladores e empresas, agora, querem ganhar muito dinheiro do dia, para a noite estão correndo atrás do governo Federal com o pires na mão esperando que venha uma substanciosa ajuda estatal. Eu como um misero mortal nessa história, venho através deste excelente site pedir para ser estatizado e, receber meu salário em dólar, pois em real não esta dando nem para comprar o pãozinho, isso porque a farinha de trigo esta muito cara. Mai uma vez, rogo para ser estatizado, sou ateu, mas nesta hora apelo para o sentimentalismo cristão, adotem um pobre abandonado.

Caio Abelado. (11/10/2008 - 18:48)
No Bom dia Brasil de sexta, ela estava surtada quis até jogar água no vinho, do apresentador enólogo.

Cesar Rocha (11/10/2008 - 18:41)
Pertinentes observações quanto a Miriam Leitão (e sequazes) a "tagarela" do pensamento único tucano e da patifaria e logro que se transformou o tal "mercado". Todavia, a "defesa", mediante analogias, do governo Lula, cabe contraditório.

Marcio Gaspar (11/10/2008 - 18:37)
A Miriam Leitao eh uma piada. Toda entrevista que faz com algum economista ela tenta de qualquer formar tirar alguma informacao do entrevistado de que o Brasil ira a bancarrota ou o governo nao toma as medidas corretas, ou demora a tomar. Os entrevistados ficam ate constrangidos e tomam todo o cuidado nas respostas dadas ao interrogatorio,pois entrevista nao eh, imposto por Miriam Leitao para tentar alguma afirmacao que coaduna com seu ponto de vista(neoliberal). Mas como a palavra final eh sempre do entrevistador, neste caso interrogador, ela acaba sempre tirando alguma palavra do entrevistado para fechar com chave de ouro,conforme a cartilha neoliberal e a do patrao.Nao eh necessario assistir toda a entrevista, pois o final eh sempre algo assim: "Bem, telespectadores, nossas entrevistados concordam que o governo tem que cortar o gastos, pois o momento nao eh bom, eh bom ter cautela com os gastos, pois teremos grandes turbulencias. O Brasil nao eh uma ilha e blablablabla...." Eu pergunto: Qual a diferenca da opiniao dessa senhora com qualquer outra pessoa que tenha uma informacao minima sobre economia? Nenhuma. Ela repete o mais do mesmo. O que me parece eh que o colonista sao "paus mandados" para fazerem o que fazem. Eu nao consigo acreditar como esta senhora consegue ter o destaque que tem, se eh que tem. Vai virou chacota, so a Globo que nao percebeu.

Marcelo Conti (11/10/2008 - 18:34)
O pessoal do PIG está cada vez pior. Eles são horríveis. A Sra. Pig está na lista "os piores dos piores". Que mulher tenebrosa. Ela é totalmente vendida aos interesses estrangeiros. Sempre ouvi falar que incompetentes não têm vêz na iniciativa privada, mas o caso dessa pessoa é surreal...

Nilson Damole (11/10/2008 - 18:31)
Manchetes que farão história:

O GOVERNO AMERICANO SALVA O MERCADO
por Carlos Alberto Sardenberg
http://colunas.g1.com.br/sardenberg/2008/09/08/o-governo-americano-salva-o-mercado/

ESTADO VIVO
por Miriam Leitão
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/post.asp?t=estado_vivo&cod_Post=128162&a=496

com direito a conversão:
(...) O erro foi o Estado ter aberto mão, relaxado e sido descuidado com o papel que sempre será seu: o de regular, fiscalizar e proteger a economia popular.(...)

Lívio (11/10/2008 - 18:28)
Azenha, eu não entendo como ainda se dá voz a uma "jornalista" claramente comprometida com interesses escusos.
A Miriam Leitoa merece cair no esquecimento com toda a mediocridade que lhe é devida.

Edmar C. Lima (11/10/2008 - 18:02)
Azenha, as análises da Miriam Leitão não são mais "econômicas", são apenas "cômicas". Quem vai dar trela pro que essa destrambelhada acha ou deixa de achar?

Tiago Lira Vieira (11/10/2008 - 17:43)
Totalmente demais. Já lançaram esse hit, não é, então, mas, essa matéria é totalmente demais. Obrigado.

Lucas Cardoso (11/10/2008 - 17:14)
Apesar de um pouquinho otimista demais com a situação brasileira (ainda é cedo demais pra dizer se o Brasil sairá fortalecido pela crise. Também, é simplesmente impossível que qualquer país alimentos, petróleo, água e minério de ferro suficientes "para toda a eternidade"), essa reportagem exemplifica claramente a hipocrisia no pensamento neoliberal. Dar dinheiro pra pobre é "assistencialismo", mas se for dar dinheiro pra banco, então tudo bem. Ué, não era pra ensinar o peixe a pescar? Então que tal deixar que a natureza siga seu curso e ensine aos bancos uma lição de Administração? Claro que sou contra à "sobrevivência dos mais aptos" social, mas o que vale pros bancos vale pros pobres e vice-versa, não?

Ítalo (11/10/2008 - 16:55)
Vamos copiar e difundir esse e-mail, ou melhor, essa tapa na cara com luva de seda na Míriam Leitão!!!

Rosa Maria (11/10/2008 - 16:55)
Falar mais o quê? Ele disse tudo sobre o Brasil de ontem e de hoje, a crise e a Miriam Leitão, de ontem e de hoje. Ótimo.

Francisco Pereira Neto (11/10/2008 - 16:55)
Ainda bem que temos pessoas indignadas com as fajutices do PIG, principalmente o "meu ídolo" Arnaldo Jabor, boneco de ventríloquo e papagaio de pirata dos Marinhos.

Nilson Euclides da Silva (11/10/2008 - 16:22)
Azenha,

Na boa. Será que tem gente que ainda leva a sério os comentários da Mirian Leitão.

Luiz Affonso (11/10/2008 - 16:18)
É isto aí.
Nada a acrecentar.
Como eu não vejo a globo, não estava sabendo que o palhaço do Arnaldo Jabor e a serviçal da Míriam Porcão se deram a mais este desfrute.

Edison Alves de Souza (11/10/2008 - 16:17)
É, sou totalmente leigo em economia; contudo, tenho o pressentimento, e quem sabe, o bom senso, de que a mídia está simplesmente exagerando em relação à essa crise, que, graças a Deus, não foi o governo Lula que a criou, e está administrando muito bem os seus efeitos para raiva, tristeza, frustração e ódio de seus opositores que não se conformam da habilidade deste governo.

Otaciel de Oliveira Melo (11/10/2008 - 16:03)
Concordo 100% com o que está escrito. Esse pessoal do PIG não tem o menor escrúpulo em desdizer o que comentaram ontem de maneira enfática, contanto que os beneficiados deste comportamento ridículo sejam os políticos golpistas do DEM e do PSDB. Eles escrevem e falam com o objetivo de desmoralizar o que existe de mais benéfico no governo Lula. E eles ficam cobrando declarações bombásticas do Presidente sobre a crise, do tipo "o Brasil vai se acabar", como fez recentemente o senador Tasso Jereissati ao dizer que o comportamento do governo diante da crise era leviano. Pelo menos aqui em Fortaleza(a "crítica" do senador foi publicada no Jornal O Povo) as declarações e apelos do Sr. Tasso Jereissati não dão o menor IBOPE. Basta dizer que nos últimos dias da recente campanha eleitoral ele foi para a televisão implorar votos para a sua candidata, Patrícia Sabóia. Resultado: a Luizianne ganhou no primeiro turno e sua candidata (a do senador) não obteve um único ponto a mais na condição de terceira colocada. Ainda bem que o povo (pelo menos o de Fortaleza) está vacinado contra as tagarelices dos políticos do PSDB-DEM.

Leo (11/10/2008 - 16:03)
Excelente texto. Esse eu faço questão de guardar.
O pior de tudo é que a Mis. PIG fala para ninguém. Comentários econômicos de jornalismo global não são feitos para empresário e nem atinge o povão, que não entende patavinas de economês. No máximo uma classe média burra que acredita nela, na hora, mas que por sua vez acaba não traduzindo isso em influência política.

Danilo (11/10/2008 - 16:02)
Vamos internar a leitoa....

Jair Fonseca (11/10/2008 - 15:57)
Parabéns pelo texto. Claro que os ressentidos da direita não têm argumentos contra isso. Quanto ao ressentimento, deveriam ler Niezstche; quanto ao Kapital, deveriam ler Marx e Robert Kurz. Por que será que esse último deixou de ser publicado pela Folha de SP, há tempos, pelo que me consta, pois não leio mais tal tipo de imprensa?
Além do mais, a direita que não ousa assumir seu nome está incapaz de ler (e entender) a realidade em que está, afora não conseguir ler Nietzshe, Marx, Kurz e muitos outros que não são necessariamente pensadores alemães...

JULIO SILVEIRA (11/10/2008 - 15:54)
A Miriam Leitão é o boneco do ventriloco.
Ela é o resultado da consolidação do Marketing da número l, foi fabricada pela midia poderosa para ser digerida por muitos como a melhor. Mas é sabido por quem entende que existem melhores menos conhecidas. Dessas que ao surgir a oportunidade consome-se sem moderação.

Horacio M. Pires (11/10/2008 - 15:54)
Faço uma pergunta a mim mesmo (ainda não sei a resposta): O que merece uma cidadã dessa. Cadeia? Ou ser banida, em definitivo, dessa patológica midia? E esses mega-especuladores: Luiz Carlos Mendonça de Barros, Luiz Fernando Figueiredo e Armirio Fraga, por terem espaço e voz na patologica, o que merecem? Todos mentirosos, brancos e ricos (elite), o que merecem? Enquadrados por CONSPIRAÇÃO (essa lei existe sim)? Não sei o que vou responder pra mim mesmo.

Carlão (11/10/2008 - 15:44)
O Miguel do Rosário matou a leitoa a pau e mostrou a leitoa morta. De Jabores, Leitões, Sardenbergs, Hippólitos, Casal 20 das oito, Waak & Pelágio, Jô, Faustão, Luciano Huk, Anamaria Braga, Regina Duarte, já estou de saco cheio. O melhor que fiz há já algum tempo e pretendo continuar fazendo é não mais receber esses caras, no recôndito do meu lar, pelas suas incoerências. Num determinado dia, em que estava de saco cheio, resolvi, sumariamente, expulsá-los após flagrá-los, em inúmeras ocasiões, argumentando, não contra um Governo legitimamente constituído, mas em oposição aos interesses maiores e preciosos do nosso País.

miro (11/10/2008 - 15:26)
Ela nao é só louca, É burra também...

Gerson (11/10/2008 - 15:20)
Por Luis Nassif: "Não embarque nessa discussão sobre redução de gastos públicos. Com o tamanho da crise, todo investimento privado será travado. Se o Estado não entrar aumentando seus gastos e seus investimentos, haverá uma recessão interna que fará a de 29 parecer refresco."

priscila maria presotto (11/10/2008 - 15:09)
Excelente texto.
Miriam Leitão está totalmente surtada.
Não é a única.
Impressionante como um metalúrgico pode incomodar tanto como presideste.
Jabor,não deu certo como cineasta ,fernandista declarado.
O mundo não estava preparado para enfrentar o tranco financeiro iniciado pelos ianques.
Como podemos ver e ouvir ,mm o Império e a União Européia,passam pela crise ,que é mundial.
Mas,cheguei a uma conclusão ,caríssimo Azenha e Miguél


A CULPA DE TUDO ,É DE LULA............



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design