Marina Lacerda: Cumprir o programa de Lula é a razão do sucesso dos militares nos Jogos

Tempo de leitura: 2 min

Lula e atletas 2

por Marina Lacerda, especial para o Viomundo

As Forças Armadas são, sim, importantes para o sucesso olímpico do Brasil. Mas os comentários de viés direitista a esse respeito caem por terra quando damos os três nomes dos responsáveis por esse resultado: Lula, Orlando Silva e Nelson Jobim.

As Forças Armadas incorporam atletas que têm conquistado medalhas pelo Programa Atletas de Alto Rendimento, criado em 2008 em parceria com os Ministérios do Esporte e da Defesa. O então presidente Lula (responsável pela realização das Olimpíadas do Brasil, não esqueçamos disso nesses momentos de entorpecimento esportivo) criou o programa em parceria entre os ministérios da defesa e do esporte, de responsabilidade de Jobim e do comuna Orlando.

Assim, os atletas de ponta concorrem ao edital específico e ingressam nas Forças Armadas para poderem treinar. Isso contempla inclusive atletas assumidamente LGBT. Trata-se de uma política pública que tem dado os resultados esperados.

A contribuição das Forças Armadas também é menor do que determinados veículos fazem supor. Sua contribuição é, pelo menos se considerarmos as declarações do técnico da seleção de ginástica, limitada ao Programa criado por Lula. Não é anterior a isso, tampouco influencia o esporte na base ou apoia os treinadores. As FA simplesmente pegam o atleta pronto, como prevê o programa, criado apenas para aqueles com alto rendimento. Além disso, Arthur Zanetti, por exemplo, ingressou nos quadros da aeronáutica só em julho, há menos de um mês dos jogos.

Além desse programa, os atletas de ponta são beneficiários do Programa Bolsa Atleta Pódio, criado por Dilma, e do Bolsa Atleta, criado por Lula e aperfeiçoado pela Dilma. Então os resultados são reflexo de política pública de governo de centro-esquerda. Não é estado mínimo nem viva ao autoritarismo.

Por fim, uma anotação contra o complexo de vira-latas. Como observou o blogueiro Tarso Cabral Violin, “o Brasil já empatou o recorde de medalhas de ouro de Atenas 2004 (5 ouros), já tem 15 medalhas no total (o recorde é de 17 medalhas em Londres 2012), já está em 13º lugar (o recorde é 15º em Antuérpia 1920). O Brasil é hoje a segunda potência olímpica da América, na frente do Canadá e Cuba, e na frente de potências como Espanha e Jamaica”. Estamos bem na frente da Grécia, que está na 30ª posição.

Leia também:

Raduan Nassar: O linchamento de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Nem sei de quem são os lauréis, mas certamente sei que um deles teve o seu primeiro turno no decorrer da Copa do Mundo e o segundo turno durante as Olimpíadas…

FrancoAtirador

.
.
Desempenho Geral nas Olimpíadas

Competições Desportivas por Equipe

Modalidades de Esportes com Bola

Primeir@s Colocad@s (Exceto Duplas)
.
Basquetebol
Feminino = EUA
Masculino = EUA
.
Futebol
Feminino = Alemanha
Masculino = Brasil
.
Handebol
Feminino = Rússia
Masculino = Dinamarca
.
Hóquei Sobre Grama
Feminino = Grã-Bretanha
Masculino = Argentina
.
Pólo Aquático
Feminino = EUA
Masculino = Sérvia
.
Rugby de Sete
Feminino = Austrália
Masculino = Fiji
.
Voleibol
Feminino = China
Masculino = Brasil
.
.

FrancoAtirador

.
.
Dupla Baiana de Ubatuba, Queiroz dos Santos & De Souza Silva,

Conquista Mais uma Medalha Para o Brasil, na Canoagem 1000m

https://pt.wikipedia.org/wiki/Erlon_Silva
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaquias_Queiroz
.
.

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

Os tais Faixas-Preta do Escola Sem Partido do Frota,

que fazem a Segurança Pessoal da Janaína Paschoal,

como se saíram nos Jogos Olímpicos no Rio de 2016?
.
.

rita

programa de se incorporar atletas nos quadros das forças armadas começou quando o brasil sediou os jogos militares. as forças armadas perceberam que não haviam atletas em suas fileiras. e que o brasil seria sede dos jogos e que iria passar vergonha em casa. foi a partir disso que as três forças foram buscar experiencia internacional de como incorporar atletas nas forças armadas. e buscar informações com as confederações e clubes de todo o pais. foi assim que o ministério da defesa criou o departamento de desporto militar e atua com atletas, clubes e confederações do pais. então o programa de incorporação de atletas nas forças armadas começou muito antes… os atletas tem a missão de representar o brasil em jogos oficiais militares ou civis, além de outras atividades. Fernanda Garai, do nosso vôlei feminino, participou dos jogos militares no brasil, na sua modalidade esportiva. juntamente as forças armadas criaram um projeto para incentivar a pratica esportiva de nossa garotada, principalmente para as mais carentes. o objetivo é educar, ensinar , aprender a competir, apoio e, acima de tudo, revelar novos talento. o exercito e a marinha do brasil foram os primeiros a aderir ao programa. a aeronáutica, vendo os bons resultados, foi a ultima força armada a aderir ao programa.

    rita

    eu acompanhei na medida do possível o jogos militares no brasil. e eu adorei. a TV brasil foi a unica emissora que fez a cobertura dos jogos. houve provas somente para militares. e provas que acompanhamos na TV, como o vôlei, o basquete, a natação, o vôlei de praia. como a experiencia de sediar os jogos trouxe resultados para as forças armadas, para os nossos atletas e para o brasil . espero que isso continue.

lulipe

O que seria do universo se não existisse o fanfarrão?

Serjão

Solidariedade ao presidente Lula, que foi e está sendo traído por todos: Polícia Federal, promotores, juízes, Forças Armadas……

FrancoAtirador

.
.
Agora, sinceramente, como a Mídia Jabá é Vampiresca.

O que há de Apresentador(a) e Repórter se promovendo

às Custas do Sangue e do Suor d@s Atletas Brasileir@s.

E no fim é tudo para produzir Lucro aos Donos da Mídia.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Cumprimentos à Equipe de Vôlei da Itália

que de Forma Honesta venceu por 3 x 2

a Seleção dos Estados Unidos da América,

conquistando uma Vaga na Disputa do Ouro.
.
.

FrancoAtirador

.
.
A Mentira
Tem Pernas
Decepadas…

https://twitter.com/cartamaior/status/766648427220525056
.
.

FrancoAtirador

.
.
Esclarecimento Importante a se fazer, em relação à Graduação Militar dos Atletas.

Atualmente de um Total de 670 Candidatos Selecionados a Receberem o Bolsa Atleta,
através do Programa de Alto Rendimento Criado pelo Presidente LULA no Ano de 2008,

há 594 Civis que por exigência do Convênio ingressaram em uma das 3 Forças (E.M.A.)
com o Título de Terceiro-Sargento, mas não integram o Quadro Permanente das FFAA.
.
.

    rita

    os atletas ingressam como reservas das forças armadas.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não são os Atletas que estão fazendo Sucesso
    por conta do Apoio das Forças Armadas ,

    são as Forças Armadas estão fazendo Sucesso
    graças ao Alto Rendimento dos Atletas do Brasil.

    http://www.marceloauler.com.br/gracas-a-lula-as-forcas-armadas-se-beneficiam-dos-atletas-militares-termporarios/
    https://luizmuller.com/2016/08/15/legado-de-lula-e-dilma-77-dos-atletas-brasileiros-que-competem-nas-olimpiadas-recebem-bolsa-atleta/
    .
    .

    rita

    mas se não fosse o apoio das forças armadas muitos atletas ainda estariam no anonimato, sem apoio para desenvolver tudo o que podem. é uma parceira que funcionou. eu não diria que um é mais que o outro. o que eu digo é que é um trabalho de equipe de fato. o brasil ganha. é um trabalho que envolve as três forças armadas, o comitê olímpico nacional, o comitê olímpico internacional, o governo federal,através do ministério do esporte e da defesa; as confederações nacionais, os clubes, atletas e treinadores. é um trabalho gigantesco que funciona.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Sem Dúvida, um Projeto Desportivo Nacional

    deve começar nas Escolas e não nos Quartéis.
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também